Atos 11
Argumento
Neste capítulo temos:
I. A necessária defesa de Pedro pelo que fez ao receber Cornélio e seus amigos na igreja, diante da censura que por isso sofreu entre os irmãos, e a concordância deles com sua conduta, vv. 1-18.
II. O bom êxito do evangelho em Antioquia e nas regiões vizinhas, vv. 19-21.
III. A continuação da boa obra iniciada em Antioquia, primeiro pelo ministério de Barnabé e depois pelo de Paulo em união com ele, e o nome duradouro de Cristão, dado pela primeira vez aos discípulos ali, vv. 22-26.
IV. A predição de uma fome próxima e a contribuição feita, nessa ocasião, entre os gentios convertidos para o socorro dos santos pobres da Judeia, vv. 27-30.
Versículos 1 a 18
A Defesa de Pedro.
A pregação do evangelho a Cornélio é algo sobre o qual nós, pobres pecadores dentre os gentios, temos motivo para refletir com muita alegria e gratidão, pois trouxe luz a nós, que estávamos sentados nas trevas.
Ora, como isso foi grande surpresa tanto para os judeus crentes quanto para os incrédulos, vale a pena investigar como foi recebido e que comentários se fizeram a respeito. E aqui encontramos:
I. A notícia chegou imediatamente à igreja em Jerusalém e nas regiões próximas, pois Cesareia não ficava tão longe de Jerusalém que não pudessem ouvir disso imediatamente.
Alguns por boa vontade e outros por má vontade espalhariam a notícia, de modo que, antes de Pedro voltar a Jerusalém, os apóstolos e os irmãos ali e na Judeia ouviram que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus, isto é, o evangelho de Cristo, que não é apenas uma palavra de Deus, mas a palavra de Deus.
Pois o evangelho é o resumo e o centro de toda a revelação divina. Receberam Cristo, pois seu nome é chamado Palavra de Deus, Apocalipse 19:13.
Não apenas os judeus dispersos entre as nações gentias e os gentios convertidos à religião judaica, mas também os próprios gentios, com quem até então se julgava ilícito manter convívio comum, foram admitidos à comunhão da igreja: eles haviam recebido a palavra de Deus. Isto é:
Que a palavra de Deus lhes foi pregada, honra maior do que esperavam receber. Ainda assim, admiro-me de que isso parecesse estranho àqueles que haviam recebido eles próprios a comissão de pregar o evangelho a toda criatura. Mas, com frequência, os preconceitos do orgulho e do fanatismo são mantidos firmemente contra as mais claras revelações da verdade divina.
Que eles a acolheram e a ela se submeteram, obra melhor realizada neles do que se esperava. É provável que tivessem adquirido a ideia de que, se o evangelho fosse pregado aos gentios, seria inútil, porque as provas do evangelho eram tiradas em grande parte do Antigo Testamento, que os gentios não aceitavam.
Consideravam-nos não inclinados à religião nem propensos a receber suas impressões; por isso, surpreenderam-se ao ouvir que haviam recebido a palavra do Senhor. Repare: Temos demasiada tendência a perder a esperança de fazer o bem àqueles que, contudo, uma vez postos à prova, se mostram muito receptivos.
II. Que os judeus crentes se sentiram ofendidos com isso (v. 2, 3): Quando o próprio Pedro subiu a Jerusalém, os da circuncisão, os convertidos judeus que ainda conservavam reverência pela circuncisão, contenderam com ele.
Acusaram-no como de um crime por ter entrado na casa de homens incircuncisos e comido com eles. Com isso, julgam que manchou, se não perdeu, a honra do seu apostolado e deve sofrer a censura da igreja. Tão longe estavam de considerá-lo infalível ou chefe supremo da igreja, a quem todos prestavam contas e que não prestava contas a ninguém. Veja aqui:
- Quanto é ruína e estrago para a igreja monopolizá-la e excluir dela, e do benefício dos meios da graça, os que não são iguais a nós em tudo. Há almas estreitas que querem açambarcar as riquezas da igreja, assim como há quem queira açambarcar as riquezas do mundo e ser colocado sozinho no meio da terra.
Esses homens tinham a disposição de Jonas, que, por ciúme do seu povo, irou-se porque os ninivitas receberam a palavra de Deus e justificou sua ira.
- Os ministros de Cristo não devem estranhar se forem censurados e envolvidos em desavenças não só por seus inimigos professos, mas por seus amigos professos; não só por suas tolices e fraquezas, mas por suas boas ações, realizadas no tempo devido e de modo correto.
Mas, se tivermos examinado nossa própria obra, poderemos alegrar-nos em nós mesmos, como Pedro, quaisquer que sejam as críticas que recebamos dos nossos irmãos.
Os que são zelosos e corajosos no serviço de Cristo devem esperar a censura dos que, sob alegação de cautela, são frios e indiferentes. Os que têm princípios universais, generosos e caridosos devem esperar a censura dos presunçosos e rigoristas, que dizem: “Fica aí sozinho, sou mais santo que tu”.
III. Pedro deu um relato tão completo e justo dos fatos que bastou, sem razão ou defesa ulterior, tanto para justificá-lo quanto para satisfazê-los (v. 4): Narrou o assunto desde o princípio e o expôs diante deles em ordem. E então pôde recorrer a eles mesmos para julgarem se agira mal, pois do começo ao fim parecia ser obra do próprio Deus, e não dele.
- Tem por certo que, se tivessem entendido corretamente como se deram os fatos, não teriam contendido com ele, mas o teriam elogiado. E há bom motivo para sermos moderados nas censuras e parcimoniosos ao fazê-las: se entendêssemos corretamente aquilo que nos apressamos a condenar, talvez víssemos motivo para apoiá-lo.
Quando vemos outros fazerem algo que parece suspeito, em vez de contender com eles, devemos perguntar-lhes em que se basearam. E, se não tivermos ocasião de fazê-lo, devemos nós mesmos dar ao ato a interpretação mais favorável que ele permitir e não julgar nada antes do tempo.
- Ele deseja muito conservar a boa opinião deles e se esforça para satisfazê-los. Não insiste em ser o principal dos apóstolos, pois estava longe da ideia dessa supremacia que seus alegados sucessores reivindicam.
Tampouco julga suficiente dizer-lhes que ele próprio está satisfeito com os motivos em que se baseou e que eles não precisam se preocupar com isso. Mas está pronto a dar o motivo da esperança que há nele a respeito dos gentios e a explicar por que abandonou suas opiniões anteriores, que eram iguais às deles.
É um dever que temos tanto para conosco quanto para com nossos irmãos esclarecer nossas ações que, a princípio, pareceram más e causaram ofensa, para removermos os obstáculos do caminho dos irmãos. Vejamos agora o que Pedro apresenta em sua defesa.
(1.) Que foi instruído por uma visão a não manter mais as distinções feitas pela lei cerimonial. Relata a visão (v. 5, 6), como a tivemos antes em Atos 10:9, etc. O lençol que ali se dizia ter sido baixado à terra, aqui ele diz que chegou até ele, circunstância que indica ter sido destinado especialmente à sua instrução.
Assim devemos ver todas as revelações que Deus fez de si mesmo aos filhos dos homens como vindas até nós, aplicando-as a nós mesmos pela fé. Outra circunstância acrescentada aqui é que, quando o lençol chegou até ele, fixou os olhos nele e o considerou, v. 6.
Se quisermos ser conduzidos ao conhecimento das coisas divinas, devemos fixar nelas nossa mente e considerá-las. Ele lhes conta que recebeu ordem de comer toda espécie de alimento sem distinção, sem fazer perguntas por motivo de consciência, v. 7.
Só depois do dilúvio, ao que parece, foi consentido ao homem comer carne, Gênesis 9:3. Essa concessão foi depois limitada pela lei cerimonial, mas agora as restrições foram retiradas, e o assunto voltou a ficar livre.
Não era desígnio de Cristo limitar nosso uso dos nossos confortos proporcionados pelas criaturas por outra lei além da sobriedade e da temperança e da preferência pelo alimento que permanece para a vida eterna, em vez daquele que perece.
Ele apela para o fato de que era tão avesso quanto eles poderiam ser à ideia de ter comunhão com gentios ou comer suas iguarias e, por isso, recusou a liberdade que lhe foi dada: “De modo nenhum, Senhor, pois nunca entrou em minha boca coisa alguma comum ou impura”, v. 8.
Mas foi informado do céu de que a situação agora mudara, de que Deus havia limpado aquelas pessoas e coisas antes contaminadas. Por isso, não devia mais chamá-las de comuns nem considerá-las impróprias para o contato com o povo peculiar (v. 9). Assim, não devia ser censurado por mudar de opinião, já que Deus mudara a própria situação.
Em coisas dessa natureza, devemos agir segundo a luz que temos no momento. Contudo, não devemos ser tão apegados à nossa opinião a respeito delas que fiquemos predispostos contra novas revelações, quando a situação pode ou ser diferente ou parecer diferente. E Deus pode revelar-nos também isso, Filipenses 3:15.
E, para terem certeza de que ele não se enganava, conta-lhes que aquilo aconteceu três vezes (v. 10): a mesma ordem para matar e comer e o mesmo motivo, porque não se deve chamar comum aquilo que Deus limpou, foram repetidos pela segunda e terceira vez.
E, para confirmá-lo ulteriormente de que era uma visão divina, as coisas que viu não desapareceram no ar, mas foram levadas de volta ao céu, de onde haviam sido baixadas.
(2.) Que recebeu orientação expressa do Espírito para ir com os mensageiros enviados por Cornélio. E, para mostrar que a visão se destinava a satisfazê-lo nesse assunto, chama a atenção deles para o momento em que os mensageiros chegaram: imediatamente depois da visão.
Contudo, para que isso não fosse insuficiente para deixar seu caminho livre, o Espírito lhe ordenou ir com os homens então enviados de Cesareia até ele, sem duvidar de nada (v. 11, 12). Embora os homens a quem ia e com quem ia fossem gentios, ainda assim não devia ter escrúpulo em acompanhá-los.
(3.) Que levou consigo alguns de seus irmãos, que eram da circuncisão, para que ficassem satisfeitos assim como ele. Fez esses irmãos subir de Jope para testemunharem a seu favor com quanta cautela procedera, prevendo a ofensa que isso causaria. Não agiu separadamente, mas com conselho; nem precipitadamente, mas após a devida consideração.
(4.) Que Cornélio também tivera uma visão, pela qual recebera orientação para chamar Pedro (v. 13): Mostrou-nos como vira um anjo em sua casa, que lhe ordenou mandar buscar em Jope certo Simão, de sobrenome Pedro.
Veja como é bom para os que têm comunhão com Deus e mantêm correspondência com o céu comparar suas observações e comunicar suas experiências uns aos outros. Pois assim podem fortalecer a fé uns dos outros: Pedro é mais confirmado na verdade de sua visão pela de Cornélio, e Cornélio pela de Pedro.
Acrescenta-se aqui algo ao que o anjo disse a Cornélio. Antes fora: mande chamar Pedro, e ele falará com você, ele lhe dirá o que deve fazer (Atos 10:6, 32). Mas aqui é: “Ele te dirá palavras pelas quais tu e tua casa sereis salvos” (v. 14).
E por isso, é assunto de enorme importância para você e será de vantagem indescritível mandá-lo chamar. Repare:
[1.] As palavras do evangelho são palavras pelas quais podemos ser salvos, salvos eternamente. Não apenas por ouvi-las e lê-las, mas por crer nelas e obedecer-lhes.
Elas põem diante de nós a salvação e mostram o que ela é. Abrem-nos o caminho da salvação e, se seguirmos o método que nos prescrevem, certamente seremos salvos da cólera e da maldição e seremos felizes para sempre.
[2.] Os que acolhem o evangelho de Cristo terão a salvação levada por ele às suas famílias: “Tu e toda a tua casa sereis salvos; tu e teus filhos sereis admitidos à aliança e tereis os meios de salvação. Tua casa, se crer, será tão bem-vinda ao benefício da salvação quanto tu mesmo, até o mais humilde servo que tens”.
“Neste dia veio salvação a esta casa”, Lucas 19:9. Até então, a salvação era dos judeus (João 4:22), mas agora é levada aos gentios tanto quanto jamais esteve com os judeus. As promessas, os privilégios e os meios dela são transmitidos a todas as nações tão ampla e plenamente, em todos os sentidos e para todos os efeitos, quanto antes haviam sido reservados à nação judaica.
(5.) O que pôs o assunto acima de qualquer contestação foi a descida do Espírito Santo sobre os ouvintes gentios. Isso completou a prova de que era vontade de Deus que Pedro admitisse os gentios à comunhão.
[1.] O fato era claro e inegável (v. 15): “Quando comecei a falar” (e talvez sentisse em seu íntimo alguma relutância secreta, duvidando de que fosse correto pregar aos incircuncisos), logo o Espírito Santo desceu sobre eles com sinais tão visíveis quanto sobre nós no princípio, nos quais não poderia haver engano.
Assim Deus atestou o que foi feito e declarou sua aprovação. Certamente é correta a pregação acompanhada pela concessão do Espírito Santo. O apóstolo parte desse princípio quando argumenta assim com os gálatas: “Recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pelo ouvir da fé?”, Gálatas 3:2.
[2.] Com isso, Pedro se lembrou de uma palavra do seu Mestre, quando os deixava (Atos 1:5): “João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo”, v. 16. Isso indicava claramente:
Primeiro, que o Espírito Santo era dádiva de Cristo e produto e cumprimento de sua promessa, aquela grande promessa que lhes deixou ao ir para o céu. Portanto, sem dúvida, foi dele que veio essa dádiva; e enchê-los do Espírito Santo foi seu ato e feito.
Assim como foi prometido por sua boca, assim foi cumprido por sua mão e foi sinal de seu favor.
Segundo, que a dádiva do Espírito Santo era uma espécie de batismo. Os que a receberam foram batizados com ela de modo mais excelente do que qualquer um daqueles que até o próprio Batista batizou com água.
[3.] Comparando aquela promessa, formulada dessa maneira, com essa dádiva recém-concedida, quando surgiu a questão de batizar ou não aquelas pessoas, Pedro concluiu que o próprio Cristo resolvera a questão (v. 17):
Pois, se Deus lhes deu dádiva semelhante à que deu a nós, dando-a a nós como crentes no Senhor Jesus Cristo e a eles ao crerem nele, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? Poderia eu recusar batizá-los com água, a quem Deus batizou com o Espírito Santo?
Poderia negar o sinal àqueles a quem ele concedera a coisa significada? Mas, quanto a mim, quem era eu? Como! Capaz de impedir Deus? Cabia a mim controlar a vontade divina ou opor-me aos conselhos do Céu?
Repare: Os que impedem a conversão de almas resistem a Deus; e arrogam-se demais os que maquinam como excluir da sua comunhão aqueles que Deus admitiu à comunhão consigo mesmo.
IV. Esse relato que Pedro deu dos fatos os satisfez, e tudo ficou bem. Foi assim quando as duas tribos e meia explicaram a Fineias e aos príncipes de Israel a verdadeira intenção e significado de terem construído para si mesmos um altar nas margens do Jordão. A controvérsia acabou, e eles se agradaram de que assim fosse, Josué 22:30.
Algumas pessoas, depois de censurar alguém, insistem na censura, mesmo quando depois se revela de modo claríssimo que ela era injusta e infundada. Aqui não foi assim. Pois esses irmãos, embora fossem da circuncisão e sua inclinação fosse contrária, ainda assim, quando ouviram o relato:
- Abandonaram suas censuras. Calaram-se e nada mais disseram contra o que Pedro fizera. Puseram a mão sobre a boca, pois agora percebiam que Deus o fizera.
Agora, os que se orgulhavam de suas dignidades como judeus começaram a ver que Deus lhes manchava o orgulho ao deixar os gentios entrar para partilhar com eles, e partilhar em igualdade. E então se cumpriu a profecia: “Não serás mais altiva por causa do meu santo monte”, Sofonias 3:11.
- Transformaram as censuras em louvores. Não apenas calaram-se quanto a suas desavenças com Pedro, mas abriram a boca para glorificar a Deus pelo que ele havia feito por meio do ministério de Pedro e em companhia dele.
Eram gratos porque seu engano fora corrigido e porque Deus mostrara aos pobres gentios mais misericórdia do que eles estavam dispostos a mostrar, dizendo: “Então, também aos gentios Deus concedeu o arrependimento para a vida!”
Deus lhes concedeu não só os meios de arrependimento, ao abrir uma porta de entrada para seus ministros entre eles, mas a graça do arrependimento, ao dar-lhes seu Espírito Santo. Onde quer que ele venha como Consolador, primeiro convence e dá a visão do pecado e a tristeza por ele; depois, a visão de Cristo e a alegria nele. Repare:
(1.) O arrependimento, se verdadeiro, conduz à vida. Conduz à vida espiritual. Todos os que na verdade se arrependem dos seus pecados demonstram isso vivendo uma vida nova, santa, celestial e divina.
Os que pelo arrependimento morrem para o pecado passam dali em diante a viver para Deus. E então, e só então, começamos de fato a viver, e isso conduzirá à vida eterna.
Todos os verdadeiros penitentes viverão, isto é, serão restaurados ao favor de Deus, que é vida, melhor que a vida. Serão consolados com a certeza do perdão de seus pecados e terão o penhor da vida eterna e, por fim, o pleno gozo dela.
(2.) O arrependimento é dádiva de Deus. Não é só sua graça gratuita que o aceita, mas sua graça poderosa que o opera em nós, tirando o coração de pedra e dando-nos um coração de carne. O sacrifício de Deus é um espírito quebrantado. É ele quem providencia para si mesmo esse cordeiro.
(3.) Onde quer que Deus tenha o desígnio de dar vida, dá arrependimento. Pois este é preparação necessária para os consolos de um perdão selado e de uma paz estabelecida neste mundo, e para ver e desfrutar de Deus no outro mundo.
(4.) É grande consolo para nós que Deus exaltou seu Filho Jesus para dar não só arrependimento a Israel e remissão dos pecados (Atos 5:31), mas também aos gentios.
O Evangelho Pregado em Antioquia; O Êxito do Evangelho em Antioquia; Barnabé em Antioquia.
Versículos 19 a 26
Temos aqui um relato do plantio e da rega de uma igreja em Antioquia, principal cidade da Síria, considerada mais tarde a terceira cidade mais importante do império, atrás apenas de Roma e Alexandria. Depois do patriarca desta, vinha o de Antioquia.
Erguia-se no lugar onde ficavam Hamate ou Ribla, de que lemos no Antigo Testamento. Sugere-se que Lucas, escritor desta história, assim como Teófilo, a quem a dedica, fosse de Antioquia.
Talvez seja por isso que ele repara mais particularmente no êxito do evangelho em Antioquia, e também porque foi ali que Paulo começou a ficar conhecido, e Lucas se apressa para chegar à história dele. Agora, quanto à igreja em Antioquia, observe:
I. Os primeiros pregadores do evangelho ali foram os que a perseguição dispersou de Jerusalém, aquela perseguição que surgiu cinco ou seis anos antes, segundo o cálculo de alguns, na época da morte de Estêvão (v. 19): viajaram até a Fenícia e outros lugares, pregando a palavra.
Deus permitiu que fossem perseguidos para que assim se espalhassem pelo mundo, semeados como semente para Deus, a fim de produzirem muito fruto. Assim, aquilo que se destinava ao prejuízo da igreja foi levado a contribuir para seu bem.
Do mesmo modo, a maldição de Jacó à tribo de Levi, “Eu os dividirei em Jacó e os espalharei em Israel”, transformou-se em bênção. Os inimigos tinham o desígnio de dispersá-los e perdê-los; Cristo tinha o desígnio de dispersá-los e usá-los. Assim, a cólera do homem é levada a louvar a Deus. Observe:
- Os que fugiram da perseguição não fugiram do seu trabalho. Embora por algum tempo evitassem sofrer, ainda assim não evitaram servir. Ou melhor: lançaram-se num campo de oportunidades mais amplo do que antes.
Os perseguidores dos pregadores do evangelho esperavam, com isso, impedir que o levassem ao mundo gentio; mas o resultado foi que só apressaram sua chegada. Contudo, não era isso que pretendiam, nem seu coração pensava assim.
Os perseguidos numa cidade fugiam para outra, mas levavam consigo sua religião, não só para desfrutarem eles mesmos do consolo dela, mas para transmiti-la aos outros. Assim mostravam que, quando se afastavam, não era por medo de sofrer, mas por estarem dispostos a preservar-se para serviço ulterior.
- Avançaram no trabalho, vendo que o bom prazer do Senhor prosperava em suas mãos. Depois de pregarem com êxito na Judeia, em Samaria e na Galileia, ultrapassaram os limites da terra de Canaã e viajaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à Síria.
Embora quanto mais viajassem mais se expusessem, ainda assim continuaram a viajar. Plus ultra, cada vez mais longe, era seu lema. Não poupavam esforços nem temiam perigos ao levar adiante obra tão boa e servir Mestre tão bom.
- Pregavam a palavra somente aos judeus dispersos por todas aquelas regiões, que tinham suas próprias sinagogas, nas quais se reuniam com eles separadamente e lhes pregavam.
Ainda não entendiam que os gentios deveriam ser coerdeiros e membros do mesmo corpo, mas deixavam-nos ou converter-se ao judaísmo e assim entrar na igreja, ou permanecer como estavam.
- Dedicaram-se especialmente aos judeus helenistas, aqui chamados gregos, que estavam em Antioquia. Muitos dos pregadores eram naturais da Judeia e de Jerusalém, mas alguns eram de nascimento cipriotas e cireneus, como o próprio Barnabé (Atos 4:36) e Simão (Marcos 15:21), embora tivessem sido educados em Jerusalém.
E estes, por serem eles mesmos judeus gregos, tinham interesse especial pelos de sua própria denominação e distinção e se dedicaram intensamente a eles em Antioquia.
O dr. Lightfoot diz que ali eram chamados helenistas, ou gregos, por serem judeus que possuíam cidadania ou direitos da cidade, pois Antioquia era uma cidade sírio-grega.
A eles pregavam o Senhor Jesus. Este era o tema constante de sua pregação. Que mais deveriam os ministros de Cristo pregar senão Cristo, Cristo, e ele crucificado, Cristo, e ele glorificado?
- Tiveram êxito maravilhoso na pregação, v. 21:
(1.) Sua pregação foi acompanhada por poder divino: a mão do Senhor estava com eles. Alguns entendem isso como o poder com que foram dotados para fazer milagres que confirmassem sua doutrina. Nesses milagres o Senhor cooperava com eles, pois confirmou a palavra com os sinais que a acompanhavam (Marcos 16:20); por eles Deus deu testemunho a respeito deles, Hebreus 2:4.
Mas prefiro entendê-lo como o poder da graça divina agindo nos corações dos ouvintes e abrindo-os, assim como o coração de Lídia foi aberto, pois muitos viram os milagres e não se converteram.
Quando, porém, pelo Espírito, o entendimento foi iluminado e a vontade se curvou ao evangelho de Cristo, esse foi um dia de poder em que voluntários se alistaram sob a bandeira do Senhor Jesus, Salmos 110:3.
A mão do Senhor estava com eles para levar ao coração e à consciência dos homens aquilo que os pregadores só podiam dizer ao ouvido exterior. A palavra do Senhor atinge seu fim quando a mão do Senhor a acompanha para escrevê-la no coração deles.
As pessoas passam a crer na notícia do evangelho quando, junto com ela, o braço do Senhor é revelado (Isaías 53:1), quando Deus ensina com mão forte, Isaías 8:11. Esses não eram apóstolos, mas ministros comuns; ainda assim, a mão do Senhor estava com eles, e faziam maravilhas.
(2.) Fez-se muito bem: grande número creu e se voltou ao Senhor, muitos mais do que se poderia esperar, considerando as desvantagens externas sob as quais trabalhavam. Algumas pessoas de toda espécie foram tocadas e levadas à obediência a Cristo. Observe qual foi a mudança:
[1.] Creram. Convenceram-se da verdade do evangelho e deram seu assentimento ao testemunho que Deus nele dera acerca de seu Filho.
[2.] O efeito e a evidência disso foi que se voltaram ao Senhor. Não se poderia dizer que se voltaram do serviço dos ídolos, pois eram judeus, adoradores do único Deus verdadeiro.
Mas deixaram a confiança na justiça da lei para confiar apenas na justiça de Cristo, a justiça que vem pela fé. Deixaram uma vida dissoluta, descuidada e carnal para viver vida santa, celestial, espiritual e divina.
Deixaram a adoração a Deus em aparência e cerimônia para adorá-lo em espírito e em verdade. Voltaram-se ao Senhor Jesus, e ele se tornou tudo em todos para eles.
Essa foi a obra de conversão realizada neles, e ela precisa ser realizada em cada um de nós. Foi fruto da fé deles. Todos os que creem sinceramente se voltarão ao Senhor, pois, seja o que for que professemos ou aleguemos, não cremos de fato no evangelho se não acolhemos de coração o Cristo que ele nos oferece.
II. A boa obra assim iniciada em Antioquia avançou até grande perfeição; e a igreja, desse modo fundada, cresceu e floresceu pelo ministério de Barnabé e Saulo, que construíram sobre o fundamento lançado pelos outros pregadores e entraram no trabalho deles, João 4:37, 38.
- A igreja em Jerusalém enviou Barnabé para lá, a fim de cuidar dessa igreja recém-nascida, fortalecer as mãos tanto dos pregadores quanto do povo e conferir prestígio à causa de Cristo ali:
(1.) Ouviram as boas notícias de que o evangelho fora recebido em Antioquia, v. 22. Os apóstolos de Jerusalém procuravam saber como a obra avançava nas regiões próximas e, provavelmente, mantinham correspondência com todos os lugares onde havia pregadores.
Assim, as notícias dessas coisas, do grande número de convertidos em Antioquia, logo chegaram aos ouvidos da igreja de Jerusalém. Os que ocupam as posições mais destacadas na igreja devem interessar-se pelos que estão numa esfera menor.
(2.) Enviaram Barnabé a eles sem demora. Desejavam que fosse ajudá-los e animar esse começo promissor. Enviaram-no como seu emissário e representante de todo o corpo para congratular-se com eles pelo êxito do evangelho entre eles, motivo de alegria tanto para os pregadores quanto para os ouvintes; e eles se alegraram com ambos.
Devia ir até Antioquia. Era uma longa distância, mas, por mais longe que fosse, estava disposto a fazer a viagem em favor de um serviço público.
É provável que Barnabé tivesse aptidão especial para esse tipo de trabalho. Era ativo e sociável, gostava de movimentar-se e tinha tanto prazer em fazer o bem longe de casa quanto outros têm em fazê-lo perto.
Tinha tanto do espírito de Zebulom, que se alegrava em sair, quanto outros tinham do de Issacar, que se alegrava em sua tenda. Como seu talento se inclinava nessa direção, era o mais apto para ser empregado nesse trabalho. Deus dá dons diversos para serviços diversos.
(3.) Barnabé alegrou-se muito ao ver que o evangelho ganhava terreno e que alguns de seus compatriotas, homens de Chipre, terra de onde era (Atos 4:36), haviam contribuído para isso (v. 23).
Quando chegou e viu a graça de Deus, os sinais da boa vontade de Deus para com o povo de Antioquia e as evidências de sua boa obra entre eles, alegrou-se. Dedicou tempo a observá-los e viu a graça de Deus entre eles não só no culto público, mas nas suas condutas cotidianas e nas suas famílias.
Onde está a graça de Deus, ela será vista, assim como a árvore é conhecida pelos frutos; e, onde é vista, deve ser reconhecida. O bem que vemos em qualquer pessoa devemos chamar de graça de Deus nela e dar a essa graça a glória por isso.
E nós mesmos devemos encontrar consolo nisso e fazer disso motivo de alegria. Devemos alegrar-nos ao ver a graça de Deus nos outros, tanto mais quando a vemos onde não a esperávamos.
(4.) Fez o que pôde para firmá-los, para confirmar na fé os que haviam sido convertidos a ela. Exortou-os, parekalei. É a mesma palavra pela qual se interpreta o nome de Barnabé (Atos 4:36), hyios parakleseos, filho da exortação.
Seu talento estava nessa direção, e ele o pôs em ação: quem exorta, dedique-se à exortação, Romanos 12:8. Ou, sendo filho da consolação, pois assim traduzimos a palavra, consolou-os ou animou-os a apegar-se ao Senhor com propósito de coração.
Quanto mais se alegrava com o começo da boa obra entre eles, tanto mais insistia com eles em continuar de acordo com esse bom começo. Devemos exortar aqueles em quem encontramos consolo. Barnabé se alegrava com a graça de Deus que via entre eles e por isso insistia ainda mais para que perseverassem:
[1.] Apegando-se ao Senhor. Repare: Aos que se voltaram ao Senhor cabe apegar-se ao Senhor, não deixar de segui-lo, não perder o ânimo nem se cansar de segui-lo.
Apegar-se ao Senhor Jesus é viver em dependência dele e devoção a ele: não só retê-lo firmemente, mas firmar-se nele, ser forte no Senhor e na força do seu poder.
[2.] Apegando-se a ele com propósito de coração, com resolução consciente, firme e ponderada, fundada em boas razões e fixada nesse fundamento, Salmos 108:1.
É prender nossa alma com uma amarra para pertencer ao Senhor e dizer como Rute: não me peça que o deixe, nem que volte de segui-lo.
(5.) Nisso deu prova do seu bom caráter (v. 24): “Era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé”, e mostrou sê-lo nessa ocasião:
[1.] Mostrou-se homem de temperamento muito amável, afável e cortês, que possuía a arte de tratar os outros com atenção e podia ensiná-la. Era não só homem justo, mas homem bom, de bom temperamento.
Ministros assim recomendam muito a si mesmos e à sua doutrina à boa opinião dos de fora. Era homem bom, isto é, caridoso, como já demonstrara quando vendeu uma propriedade e deu o dinheiro aos pobres, Atos 4:37.
[2.] Assim se mostrou que fora ricamente dotado dos dons e das graças do Espírito. A bondade de seu temperamento natural não o teria qualificado para esse serviço se não estivesse cheio do Espírito Santo e, assim, cheio de poder pelo Espírito do Senhor.
[3.] Era cheio de fé, ele próprio cheio da fé cristã e, por isso, desejoso de propagá-la entre os outros; cheio da graça da fé e dos frutos dessa fé que age pelo amor. Era firme na fé e, por isso, insistia para que eles também o fossem.
(6.) Foi instrumento para fazer o bem ao trazer para dentro os que estavam fora, assim como ao edificar os que estavam dentro: muita gente foi acrescentada ao Senhor e, por isso, à igreja. Muitos já se voltaram ao Senhor, mas ainda há mais para se voltar. Fez-se como você ordenou, e ainda há lugar.
- Barnabé foi buscar Saulo para unir-se a ele na obra do evangelho em Antioquia. A última notícia que tivemos de Saulo foi que, quando procuravam tirar-lhe a vida em Jerusalém, mandaram-no para Tarso, cidade onde nascera. Parece que permaneceu lá desde então, sem dúvida fazendo o bem.
Mas agora Barnabé viaja a Tarso de propósito para saber o que havia acontecido com ele, contar-lhe da porta de oportunidade que se abrira em Antioquia e pedir-lhe que viesse e passasse algum tempo ali com ele, v. 25, 26.
E aqui também se mostra que Barnabé era homem de boa índole em dois aspectos:
(1.) Que se dispunha a fazer tanto esforço para tirar da obscuridade um homem ativo e útil. Foi ele quem apresentou Saulo aos discípulos em Jerusalém, quando receavam aproximar-se dele. Também foi ele quem o tirou do canto para onde fora impelido e o colocou numa posição mais pública. É uma obra muito boa tirar uma vela de debaixo do alqueire e colocá-la no castiçal.
(2.) Que trouxesse Saulo a Antioquia, embora este, por ser um principal orador (Atos 14:12) e provavelmente pregador mais popular, pudesse ofuscá-lo ali com brilho maior que o dele. Mas Barnabé estava muito disposto a ser ofuscado quando isso fosse em favor do serviço público.
Se Deus, por sua graça, nos inclina a fazer todo o bem que pudermos de acordo com a capacidade que temos, devemos alegrar-nos se outros, de capacidade ainda maior, recebem oportunidades maiores e fazem mais bem do que podemos fazer.
Barnabé levou Saulo a Antioquia, embora isso pudesse diminuir seu próprio destaque, para ensinar-nos a buscar mais as coisas de Cristo que as nossas.
- Aqui ulteriormente nos é dito:
(1.) Que serviço se prestou então à igreja em Antioquia. Paulo e Barnabé permaneceram lá um ano inteiro, presidindo suas reuniões religiosas e pregando o evangelho, v. 26. Observe:
[1.] A igreja se reunia frequentemente. As reuniões religiosas dos cristãos foram designadas por Cristo para sua honra e para o consolo e o benefício dos seus discípulos.
O povo de Deus antigamente se reunia com frequência à entrada do tabernáculo da congregação. Agora se multiplicaram os lugares de reunião, mas devem reunir-se, mesmo que seja com dificuldade e perigo.
[2.] Os ministros dirigiam essas reuniões e realizavam em nome de Cristo essas assembleias às quais todos os que recebem dele, por ele e sob ele seus direitos devem comparecer e prestar serviço.
[3.] Ensinar o povo é parte do trabalho dos ministros quando presidem reuniões religiosas. Não devem ser apenas a boca do povo diante de Deus em oração e louvor, mas a boca de Deus diante do povo ao abrir as escrituras e ensinar por meio delas o bom conhecimento do Senhor.
[4.] É grande ânimo para os ministros ter oportunidade de ensinar muita gente, de lançar a rede do evangelho onde há grande cardume de peixes, na esperança de que mais sejam apanhados.
[5.] A pregação não se destina apenas ao convencimento e à conversão dos que estão fora, mas à instrução e edificação dos que estão dentro. Uma igreja constituída precisa ter seus mestres.
(2.) Que honra foi então conferida à igreja em Antioquia: ali os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez. É provável que eles próprios se chamassem assim e se constituíssem sob esse título, fosse por algum ato solene da igreja ou dos ministros, fosse porque esse nome se firmou ali pouco a pouco pelo uso frequente nas suas orações e pregações. Não nos é dito.
Mas parece que, com dois homens tão importantes como Paulo e Barnabé permanecendo ali por tanto tempo, sendo seguidos por muitíssimas pessoas e sem encontrar oposição, as reuniões cristãs ganharam mais destaque ali que em qualquer outro lugar e se tornaram mais importantes.
Por isso foram chamados cristãos primeiro ali. Se devesse existir uma igreja-mãe para governar todas as outras igrejas, isso daria a Antioquia título melhor para a honra do que Roma pode reivindicar.
Até então, os que entregavam seu nome a Cristo eram chamados discípulos, aprendizes, alunos formados sob ele para serem empregados por ele. Daí em diante, porém, foram chamados cristãos:
[1.] Assim, talvez fossem substituídos e abandonados os nomes de descrédito com que os inimigos os haviam marcado até então. Chamavam-nos nazarenos (Atos 24:5), homens daquele caminho, daquele caminho secundário que não tinha nome; assim predispunham as pessoas contra eles.
Para remover o preconceito, deram a si mesmos um nome que nem os inimigos podiam negar ser apropriado.
[2.] Assim, os que antes da conversão se distinguiam pelos nomes de judeus e gentios poderiam, depois da conversão, receber um só e mesmo nome. Isso os ajudaria a esquecer os antigos nomes que os separavam e impediria que trouxessem para a igreja suas antigas marcas de distinção e, com elas, as sementes da disputa.
Que um não diga: “Eu era judeu”, nem o outro: “Eu era gentio”, quando ambos devem agora dizer: “Sou cristão”.
[3.] Assim se empenharam em honrar seu Mestre e mostraram que não tinham vergonha de reconhecer seu vínculo com ele, mas se gloriavam nele, como os alunos de Platão se chamavam platônicos, e assim também os alunos de outros grandes homens.
Tomaram sua denominação não do nome de sua pessoa, Jesus, mas de seu ofício, Cristo, o ungido, colocando assim no próprio nome sua confissão de fé: que Jesus é o Cristo. Estavam dispostos a que o mundo inteiro soubesse que esta era a verdade pela qual viveriam e morreriam.
Os inimigos transformariam esse nome em motivo de descrédito e lhes atribuiriam isso como crime, mas eles se gloriariam nele: Se isso é ser desprezível, serei ainda mais desprezível.
[4.] Assim reconheceram sua dependência de Cristo e o que recebiam dele. Não só criam naquele que é o ungido, mas, por meio dele, eles próprios haviam recebido a unção, 1 João 2:20, 27. E se diz que Deus nos ungiu em Cristo, 2 Coríntios 1:21.
[5.] Assim impuseram a si mesmos e a todos os que algum dia professassem esse nome uma obrigação forte e duradoura de submeter-se às leis de Cristo, seguir seu exemplo e dedicar-se inteiramente à honra dele, para ser para ele um nome e um louvor.
Somos cristãos? Então devemos pensar, falar e agir em tudo como convém a cristãos, sem fazer nada que traga descrédito a esse digno nome pelo qual somos chamados. Que não nos seja dito o que Alexandre disse a um soldado que tinha seu nome e era conhecido como covarde: Aut nomen, aut mores muta, “Ou muda teu nome ou corrige teus costumes”.
E, assim como devemos ver-nos como cristãos e conduzir-nos de acordo, devemos ver os outros como cristãos e conduzir-nos para com eles de acordo. Um cristão, embora não concorde conosco em tudo, deve ser amado e respeitado por causa daquele cujo nome leva, pois pertence a Cristo.
[6.] Assim se cumpriu a escritura, pois isto foi escrito a respeito da igreja do evangelho (Isaías 62:2): “Serás chamada por um nome novo, que a boca do Senhor designará”.
E à igreja corrompida e degenerada dos judeus se diz: “O Senhor Deus te abaterá e chamará seus servos por outro nome”, Isaías 65:15.
Versículos 27 a 30
A Caridade dos Primeiros Cristãos.
Quando nosso Senhor Jesus subiu às alturas, deu dons aos homens, não só apóstolos e evangelistas, mas profetas, capacitados pelo Espírito a prever e predizer coisas futuras.
Isso não só servia para confirmar a verdade do cristianismo, pois tudo o que esses profetas predisseram aconteceu, provando que eram enviados por Deus (Deuteronômio 18:22; Jeremias 28:9), mas também era de grande utilidade para a igreja e servia muito para sua orientação. Ora, aqui temos:
I. Uma visita que alguns desses profetas fizeram a Antioquia (v. 27). Naqueles dias, durante aquele ano em que Barnabé e Saulo moraram em Antioquia, vieram profetas de Jerusalém para Antioquia.
Não nos é dito quantos, nem é certo se eram alguns daqueles profetas que depois encontramos na igreja em Antioquia, Atos 13:1:
- Vieram de Jerusalém, provavelmente porque agora não eram tão estimados ali quanto haviam sido. Viam sua obra ali de certa maneira concluída e por isso julgavam ser hora de partir.
Jerusalém havia sido infame por matar os profetas e maltratá-los, e por isso agora é justamente privada desses profetas.
- Vieram a Antioquia porque ouviram do estado florescente daquela igreja e esperavam poder prestar algum serviço ali. Assim cada um deve, conforme recebeu o dom, ministrá-lo.
Barnabé veio para exortá-los e, tendo eles recebido bem a exortação, agora lhes são enviados profetas para mostrar-lhes coisas futuras, como Cristo havia prometido, João 16:13.
Aos que são fiéis no pouco que têm será confiado mais. O melhor entendimento das predições das escrituras se obtém pelo caminho da obediência às instruções das escrituras.
II. Uma predição particular de uma fome próxima, comunicada por um desses profetas, de nome Ágabo. Lemos dele novamente profetizando a prisão de Paulo, Atos 21:10, 11. Aqui se levantou, provavelmente numa das suas reuniões públicas, e profetizou, v. 28. Observe:
- De onde recebeu sua profecia. O que disse não foi por conta própria, nem fantasia sua própria, nem predição astronômica, nem conjectura sobre a operação presente de causas secundárias, mas indicou isso pelo Espírito, o Espírito de profecia, que haveria uma fome.
Assim José, pelo Espírito que o capacitava, entendeu os sonhos do faraó e predisse a fome no Egito, e Elias a fome em Israel no tempo de Acabe. Assim Deus revelou seus segredos aos seus servos, os profetas.
- Qual era a profecia: haveria grande escassez em todo o mundo, por condições climáticas fora de época, que tornariam os cereais escassos e caros, de modo que muitos pobres morreriam por falta de pão.
Isso não seria num país particular, mas em todo o mundo, isto é, todo o império romano, que eles, no seu orgulho, como Alexandre antes deles, chamavam de mundo.
Cristo havia predito em geral que haveria fomes (Mateus 24:7; Marcos 13:8; Lucas 21:11), mas Ágabo prediz uma fome muito notável agora próxima.
- O cumprimento dela: aconteceu nos dias de Cláudio César. Começou no segundo ano do seu reinado e continuou até o quarto, se não por mais tempo. Diversos historiadores romanos a mencionam, como também Josefo.
Deus lhes enviou o pão da vida, e eles o rejeitaram, detestaram a abundância daquele maná. Por isso Deus justamente quebrou o bastão do pão e os castigou com fome; e nisso foi justo.
Eram estéreis e não produziam para Deus, e por isso Deus tornou a terra estéril para eles.
III. O bom uso que fizeram dessa predição. Quando lhes foi dito que uma fome estava próxima, não fizeram como os egípcios, que acumulavam cereais para si mesmos. Mas, como convinha a cristãos, separaram recursos para a caridade, para socorrer outros, que é a melhor preparação para nossos próprios sofrimentos e carência.
Aos que consideram os pobres é prometido que Deus os preservará e os manterá vivos, e serão benditos na terra, Salmos 41:1, 2.
E os que mostram misericórdia e dão aos pobres não serão envergonhados no tempo mau, mas nos dias de fome serão satisfeitos, Salmos 37:19, 21.
A melhor provisão que podemos acumular para um tempo de carestia é adquirir participação nessas promessas, fazendo o bem e repartindo, Lucas 12:33.
Muitos apresentam isso como motivo para serem econômicos, mas a escritura o apresenta como motivo para sermos generosos: a sete e também a oito, porque não sabemos que mal haverá sobre a terra, Eclesiastes 11:2. Observe:
- O que determinaram: que cada um, segundo sua capacidade, enviasse socorro aos irmãos que moravam na Judeia, v. 29:
(1.) As pessoas recomendadas a eles como destinatárias da caridade eram os irmãos que moravam na Judeia. Embora devamos, conforme tivermos oportunidade, fazer o bem a todos, ainda assim precisamos ter consideração especial pela família da fé, Gálatas 6:10.
Nenhum pobre deve ser negligenciado, mas os pobres de Deus devem receber consideração muito especial. O zelo que cada igreja particular deve ter pelos seus próprios pobres nos foi ensinado pelo primeiro exemplo disso na igreja em Jerusalém, onde a distribuição era tão constante que ninguém tinha falta, Atos 4:34.
Mas a comunhão dos santos daquele exemplo é aqui estendida ulteriormente, e a igreja em Antioquia faz provisão para o socorro dos pobres na Judeia, a quem chamam seus irmãos.
Parece que era costume dos judeus da dispersão enviar dinheiro aos judeus que moravam na Judeia para o socorro dos pobres entre eles, e fazer coletas para esse propósito. Tully fala de algo assim no seu tempo, Orat. pro Flacco.
Isso pressupõe que havia muitos pobres na Judeia, mais que em outros países, de modo que os ricos entre eles não conseguiam arcar com o custo de evitar que morressem de fome.
Ou porque sua terra se tornara estéril, embora tivesse sido terra frutífera, pela iniquidade dos que nela moravam, ou porque não tinham comércio com outras nações.
Ora, podemos supor que a maior parte dos que se tornaram cristãos naquele país eram os pobres (Mateus 11:5: os pobres são evangelizados). E também que, quando os pobres se tornavam cristãos, eram excluídos do registro dos pobres e privados das suas parcelas na caridade pública.
Seria fácil prever que, se viesse uma fome, seria muito árduo para eles. E, se algum deles morresse por carência, seria grande descrédito para a profissão cristã.
Por isso se tomou esse zelo antecipado, ao receber notícia dessa fome próxima, de enviar-lhes uma reserva previamente, para que, se isso fosse adiado até a fome chegar, não fosse tarde demais.
(2.) O acordo que houve entre os discípulos a respeito disso: que cada um contribuísse, segundo sua capacidade, para essa boa obra. Os judeus no exterior, em outros países, enriqueciam pelo comércio, e muitos dos judeus ricos se tornaram cristãos.
A abundância deles deveria suprir a carência dos seus irmãos pobres que estavam a grande distância, pois a situação desses deve ser considerada, e não só a daqueles que vivem entre nós.
Pessoas caridosas negociam com o que Deus lhes deu, e os comerciantes encontram vantagem em enviar bens a países muito distantes. Assim também devemos encontrar vantagem em dar esmolas aos que estão longe e precisam delas, o que por isso devemos estar prontos a fazer quando somos chamados a isso.
Cada um determinou enviar algo, mais ou menos, segundo sua capacidade, o que pudesse separar sem prejudicar o sustento de si mesmo e da sua família, e conforme Deus o tivesse feito prosperar.
O que se pode dizer ser segundo nossa capacidade precisamos julgar por nós mesmos, mas precisamos tomar cuidado para julgar com juízo justo.
- O que fizeram: fizeram conforme determinaram (v. 30). “O que também fizeram.” Não só falaram disso, mas o fizeram. Muitas boas propostas desse tipo são feitas e elogiadas, mas não são levadas adiante e assim dão em nada.
Mas essa foi levada adiante, a coleta foi feita, e foi tão importante que julgaram valer a pena enviar Barnabé e Saulo a Jerusalém para levá-la aos anciãos ali, embora lhes fizessem falta seus trabalhos enquanto isso em Antioquia. Enviaram-na:
(1.) Aos anciãos, os presbíteros, os ministros ou pastores das igrejas na Judeia, para que a distribuíssem segundo a necessidade dos que a recebiam, assim como havia sido contribuída segundo a capacidade dos doadores.
(2.) Foi enviada por Barnabé e Saulo, que talvez desejassem uma ocasião para ir a Jerusalém e por isso estavam dispostos a aproveitar essa.
Josefo nos conta que nesse tempo o rei Izates enviou sua caridade aos principais homens de Jerusalém em favor dos pobres daquele país. E Helena, rainha dos adiabenenos, estando então em Jerusalém e ouvindo que muitos morriam de fome ali e na região próxima, mandou buscar provisões de Chipre e Alexandria e as distribuiu entre o povo.
Assim diz o dr. Lightfoot, que também calcula, pela data do arrebatamento de Paulo, “quatorze anos antes de escrever a segunda Epístola aos Coríntios” (2 Coríntios 12:1, 2), que foi nessa sua viagem a Jerusalém, com essas esmolas e ofertas, que teve seu êxtase no templo, do qual fala em Atos 22:17.
Nesse êxtase foi arrebatado ao terceiro céu. E foi então que Cristo lhe disse que o enviaria dali aos gentios, o que de acordo com isso fez tão logo Paulo voltou a Antioquia.
Não é descrédito, num caso extraordinário, que ministros do evangelho sejam mensageiros da caridade da igreja. Embora assumir o zelo constante por esse assunto geralmente fosse desvio grande demais de trabalho mais necessário para aqueles que se entregaram à oração e ao ministério da palavra.