Apocalipse 8
Argumento
Já vimos o que ocorreu quando se abriram seis dos selos; agora chegamos à abertura do sétimo, que introduziu o toque das sete trombetas. E abre-se agora uma cena terrível.
A maioria dos expositores concorda que os sete selos representam o intervalo entre o tempo do apóstolo e o reinado de Constantino, mas que as sete trombetas são destinadas a representar o surgimento do anticristo, algum tempo depois de o império se tornar cristão.
Neste capítulo temos: I. O prefácio ou prelúdio ao toque das trombetas, vv. 1-6. II. O toque de quatro das trombetas, v. 7, etc.
Versículos 1 a 6
As Sete Trombetas. (95 d.C.)
Nestes versículos temos o prelúdio ao toque das trombetas, em várias partes.
I. A abertura do último selo. Isso era para introduzir um novo conjunto de símbolos e acontecimentos proféticos. Há uma cadeia contínua de providência, uma parte ligada à outra: quando uma termina, outra começa. E, embora possam diferir em natureza e tempo, ainda assim todas formam um só desígnio sábio, bem conectado e uniforme na mão de Deus.
II. Um profundo silêncio no céu pelo prazo de meia hora. Isso pode ser entendido ou: 1. Como o silêncio de paz, pois, durante esse tempo, nenhuma queixa chegava aos ouvidos do Senhor Deus dos Exércitos. Tudo estava tranquilo e bem na igreja e, por isso, tudo estava silencioso no céu. Pois sempre que a igreja na terra clama por causa da opressão, esse clamor sobe ao céu e ali ressoa.
Ou 2. Um silêncio de expectativa. Grandes acontecimentos estavam em movimento na roda da providência, e a igreja de Deus, tanto no céu como na terra, permanecia em silêncio, como lhe convinha, para ver o que Deus fazia, conforme Zacarias 2:13: Fique em silêncio, ó toda carne, diante do Senhor, pois ele se levantou de sua santa habitação. E em outro lugar: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.”
III. As trombetas foram entregues aos anjos que deveriam tocá-las. Os anjos continuam empregados como instrumentos sábios e dispostos da Providência divina; recebem de Deus, nosso Salvador, todos os meios e instruções. Assim como os anjos das igrejas devem tocar a trombeta do evangelho, assim os anjos do céu devem tocar a trombeta da Providência; a cada um é dada sua parte.
IV. Para preparar isso, outro anjo deve primeiro oferecer incenso (v. 3). É muito provável que esse outro anjo seja o Senhor Jesus, o sumo sacerdote da igreja, descrito aqui em seu ofício sacerdotal com um incensário de ouro e muito incenso: a plenitude do mérito em sua própria pessoa gloriosa.
E ele devia oferecer esse incenso, junto com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro de sua natureza divina. Observe: 1. Todos os santos são um povo que ora; nenhum filho de Deus nasce mudo. Um Espírito de graça é sempre um Espírito de adoção e súplica, ensinando-nos a clamar: “Aba, Pai.” “Por isso todo aquele que é piedoso orará a ti” (Salmos 32:6).
Os tempos de perigo devem ser tempos de oração, assim como os de grande expectativa. Tanto nossos temores como nossas esperanças devem levar-nos a orar; e, quando o interesse da igreja de Deus está profundamente em questão, os corações do povo de Deus devem ampliar-se muito em oração.
As próprias orações dos santos precisam do incenso e da intercessão de Cristo para se tornarem aceitáveis e eficazes. E por Cristo é feita provisão para esse propósito; tem seu incenso, seu incensário e seu altar. Ele mesmo é tudo para seu povo.
As orações dos santos sobem diante de Deus numa nuvem de incenso. Nenhuma oração assim recomendada deixou de ser ouvida e aceita. 5. Essas orações, aceitas no céu, produziram em resposta grandes mudanças na terra.
O mesmo anjo que, em seu incensário, ofereceu as orações dos santos tomou do altar o fogo nesse mesmo incensário e o lançou sobre a terra. E isso imediatamente causou estranhas comoções, vozes, trovões, relâmpagos e um terremoto.
Essas foram as respostas que Deus deu às orações dos santos e sinais de sua ira contra o mundo e de que faria grandes coisas para vingar a si mesmo e a seu povo dos inimigos deles. E agora, preparadas assim todas as coisas, os anjos cumprem seu dever.
Versículos 7 a 13
As Sete Trombetas. (95 d.C.)
Observe: I. O primeiro anjo tocou a primeira trombeta, e os acontecimentos que se seguiram foram muito terríveis: “Seguiram-se saraiva e fogo mesclados com sangue” etc. (v. 7).
Houve uma tempestade terrível; mas os expositores não concordam se devemos entendê-la como tempestade de heresias, uma mistura de erros monstruosos que caiu sobre a igreja, pois naquela época prevaleceu o arianismo, ou como tempestade ou tormenta de guerra sobre o estado civil.
O senhor Mede entende que se refere à inundação dos godos, que irrompeu no império no ano 395, o mesmo ano da morte de Teodósio, quando as nações do norte, sob Alarico, rei dos godos, invadiram as regiões ocidentais do império.
De todo modo, observe aqui: 1. Foi uma tempestade muito terrível: fogo, saraiva e sangue; que mistura estranha! 2. A limitação dela: caiu sobre a terça parte das árvores e sobre a terça parte da erva, que foram crestadas e consumidas pelo fogo.
Isto é, dizem alguns, isso se refere à terça parte do clero e à terça parte dos leigos; segundo outros, que entendem que o juízo recaiu sobre o estado civil, à terça parte dos grandes e à terça parte do povo comum.
Recaiu ou sobre o próprio império romano, que era a terça parte do mundo então conhecido, ou sobre uma terça parte desse império. O grande Deus estabelece fronteiras e limites para as calamidades mais severas.
II. O segundo anjo tocou, e o alarme foi seguido, como no primeiro caso, por acontecimentos terríveis: “Uma grande montanha ardendo em fogo foi lançada no mar; e a terça parte do mar tornou-se sangue” (v. 8).
Alguns entendem que essa montanha representa o líder ou os líderes dos hereges; outros, como o senhor Mede, entendem que é a cidade de Roma, saqueada cinco vezes pelos godos e vândalos no espaço de 137 anos. O primeiro saque foi o de Alarico, em 410, acompanhado de grande matança e crueldade.
Nessas calamidades, foi destruída uma terça parte do povo, chamada aqui de mar ou ajuntamento de águas. Mais uma vez houve limite, a terça parte, pois Deus se lembra da misericórdia em meio ao juízo. Essa tempestade caiu com força sobre as cidades e regiões marítimas e comerciais do império romano.
III. O terceiro anjo tocou, e o alarme produziu efeitos semelhantes aos anteriores: “Caiu uma grande estrela do céu” etc. (v. 10). Alguns entendem que se trata de uma estrela política, algum governador eminente, e aplicam isso a Augústulo, forçado a renunciar ao império em favor de Odoacro no ano 480.
Outros entendem que é uma estrela eclesiástica, uma pessoa eminente na igreja, comparada a uma lâmpada ardente; identificam-na com Pelágio, que por esse tempo se tornou uma estrela cadente e corrompeu grandemente as igrejas de Cristo. Observe: 1. Onde caiu essa estrela: sobre uma terça parte dos rios e sobre as fontes das águas.
- Que efeito produziu sobre elas: transformou essas fontes e correntes em absinto, tornando-as muito amargas, de modo que os homens foram envenenados por elas.
Ou as leis, fontes de liberdade civil, propriedade e segurança, foram envenenadas pelo poder arbitrário; ou as doutrinas do evangelho, fontes de vida espiritual, refrigério e vigor para as almas dos homens, foram tão corrompidas e amargadas por uma mistura de erros perigosos que as almas dos homens encontraram sua ruína onde buscavam seu refrigério.
IV. O quarto anjo tocou, e o alarme foi seguido por outras calamidades. Observe: 1. A natureza dessa calamidade: era escuridão. Por isso, recaiu sobre os grandes luminares do céu que dão luz ao mundo, o sol, a lua e as estrelas; ou os guias e governantes da igreja ou os do estado, que ocupam esferas mais elevadas que o povo e devem distribuir-lhe luz e influências benignas.
- A limitação: ficou restrita à terça parte desses luminares. Havia alguma luz tanto do sol durante o dia quanto da lua e das estrelas durante a noite, mas somente um terço da que havia antes.
Sem decidir o que é controverso nesses pontos entre os estudiosos, preferimos fazer estas observações claras e práticas: (1.) Quando o evangelho chega a um povo, é recebido com frieza e não produz os efeitos apropriados em seus corações e em suas vidas, costuma ser seguido por juízos temíveis.
(2.) Deus avisa os homens de seus juízos antes de enviá-los. Toca o alarme por meio da palavra escrita, dos ministros, da consciência dos próprios homens e dos sinais dos tempos. De modo que, se um povo é surpreendido, a culpa é sua própria.
(3.) A ira de Deus contra um povo faz uma obra temível entre eles; amarga todas as suas consolações e torna até a própria vida amarga e penosa. (4.) Neste mundo, Deus não desperta toda a sua cólera, mas põe fronteiras aos juízos mais terríveis.
(5.) As corrupções da doutrina e do culto na igreja são, por si mesmas, grandes juízos e são as causas e os sinais usuais de outros juízos que sobrevêm ao povo.
V. Antes que soem as outras três trombetas, dá-se um aviso solene ao mundo sobre quão terríveis seriam as calamidades que se seguiriam a elas e quão miseráveis seriam os tempos e lugares atingidos (v. 13). 1. O mensageiro era um anjo voando pelo meio do céu, como quem se apressa, vindo numa missão temível.
- A mensagem era um anúncio de mais desgraça e miséria, maiores que as que o mundo sofrera até então. Aqui estão três desgraças, para mostrar quanto as calamidades futuras excederiam as anteriores ou para indicar que cada uma das três trombetas seguintes introduziria sua própria calamidade, distinta das demais.
Se juízos menores não surtirem efeito, mas a igreja e o mundo piorarem sob eles, devem esperar outros maiores. Deus se dará a conhecer pelos juízos que executa; e, quando vier punir o mundo, espera que seus habitantes tremam diante dele.