Matthew Henry

Apocalipse 3

Argumento

Temos aqui mais três das epístolas de Cristo às igrejas: I. À de Sardes, vv. 1-6. II. À de Filadélfia, vv. 7-13. III. À de Laodiceia, v. 14 até o fim.

Versículos 1 a 6

A Igreja de Sardes. (95 d.C.)

Temos aqui: I. O prefácio, que mostra: 1. A quem se dirige esta carta: ao anjo da igreja de Sardes, antiga cidade da Lídia, às margens do monte Tmolo.

Diz-se que era a principal cidade da Ásia Menor e a primeira naquela parte do mundo a ser convertida pela pregação de João; alguns afirmam que também foi a primeira a abandonar o cristianismo e uma das primeiras a ficar reduzida a ruínas, onde ainda jaz, sem igreja nem ministério.

  1. Por quem esta mensagem foi enviada: o Senhor Jesus, que aqui assume o caráter daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas, conforme Apocalipse 1:4, onde os sete espíritos são apresentados diante do trono. (1.) Ele tem os sete espíritos, isto é, o Espírito Santo com seus diversos poderes, graças e operações.

Pois ele é um em pessoa, embora diverso em seus efeitos; e pode-se dizer aqui que é sete, número das igrejas e dos anjos das igrejas, para mostrar que a cada ministro e a cada igreja se concede uma dispensação e medida do Espírito, para que dela tirem proveito.

É um estoque de influência espiritual que aquele ministro e aquela igreja devem aproveitar, tanto para ampliação quanto para continuidade. Em geral, essa medida do Espírito não lhes é retirada até que a percam pelo mau uso. As igrejas têm seu estoque e fundo espiritual, assim como os crentes em particular.

E, como esta epístola foi enviada a um ministério e a uma igreja que estavam definhando, eles são muito apropriadamente lembrados de que Cristo tem os sete espíritos, o Espírito sem medida e em perfeição, a quem podem recorrer para reavivar a obra de Cristo entre eles.

(2.) Ele tem as sete estrelas, os anjos das igrejas. Eles são postos à disposição por ele e lhe devem prestar contas, o que deve torná-los fiéis e zelosos.

Ele tem ministros a empregar e influências espirituais a comunicar a seus ministros para o bem de sua igreja. O Espírito Santo costuma agir por meio do ministério, e o ministério não terá eficácia sem o Espírito; a mesma mão divina sustenta ambos.

II. O corpo desta epístola. Há isto de observável nela: que, enquanto nas outras epístolas Cristo começa elogiando o que há de bom nas igrejas e depois lhes mostra o que está errado, nesta e na epístola a Laodiceia ele começa:

  1. Com uma censura, e muito severa: “Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.” A hipocrisia e um lamentável declínio na religião são os pecados imputados a esta igreja por aquele que a conhecia bem, assim como todas as suas obras. (1.) Esta igreja havia conquistado grande reputação.

Tinha um nome, e um nome muito honroso, de igreja florescente, de religião viva e vigorosa, de pureza doutrinária, unidade entre seus membros, uniformidade no culto, decência e ordem.

Não lemos que houvesse entre eles divisões infelizes. Tudo parecia bem quanto ao que está sujeito à observação dos homens. (2.) A igreja não era, de fato, o que se dizia dela. Tinham nome de que viviam, mas estavam mortos; havia forma de piedade, mas não o poder; nome de vida, mas nenhum princípio de vida.

Se não havia privação total de vida, ainda assim havia grande falta de vida em suas almas e em seus serviços, grande falta de vida no espírito de seus ministros e grande falta de vida em suas ministrações, em sua oração, em sua pregação e em sua comunhão.

E havia grande falta de vida no povo ao ouvir, na oração e na conduta. A pouca vida que ainda restava estava de certo modo se extinguindo, prestes a morrer.

  1. Nosso Senhor passa a dar àquela igreja degenerada o melhor conselho: “Sê vigilante e fortalece as coisas” etc. (v. 2). (1.) Aconselha-os a permanecer vigilantes. A causa de sua falta de vida pecaminosa e de seu declínio era terem baixado a guarda.

Sempre que deixamos de vigiar, perdemos terreno; por isso, devemos voltar a vigiar contra o pecado, Satanás e tudo o que destrói a vida e o poder da piedade.

(2.) Fortalecer as coisas que restam e estão prestes a morrer. Alguns entendem que isso se refere a pessoas: poucos haviam mantido sua integridade, mas corriam o risco de declinar junto com os demais. É difícil conservar em nós a vida e o poder da piedade quando vemos prevalecer ao redor uma falta de vida e um declínio universais.

Ou pode ser entendido como referente às práticas, conforme o que vem a seguir: “Não achei perfeitas as tuas obras diante de Deus”; elas não foram completadas, falta-lhes algo. Há a casca, mas não o miolo; o cadáver, mas não a alma; a sombra, mas não a substância. Falta a realidade interior; suas obras são ocas e vazias.

As orações não estão repletas de desejos santos, as esmolas não estão repletas de verdadeira caridade, e os sábados não estão repletos de devoção apropriada da alma a Deus. Faltam afetos interiores correspondentes aos atos e expressões exteriores. Quando falta o espírito, a forma não pode subsistir por muito tempo.

(3.) Recolher-se e lembrar-se de como receberam e ouviram (v. 3).

Deviam lembrar não somente o que receberam e ouviram: as mensagens de Deus, os sinais de sua misericórdia e favor para com eles e os sermões que haviam ouvido, mas também como receberam e ouviram.

Deviam recordar as marcas que as misericórdias de Deus imprimiram em suas almas no início, os afetos que sentiam atuar sob sua palavra e ordenanças, o amor do tempo do noivado, a bondade de sua juventude e quão bem-vindos lhes eram o evangelho e a graça de Deus quando os receberam pela primeira vez. Onde está a bem-aventurança de que então falavam?

(4.) Reter firmemente o que haviam recebido para não perder tudo e arrepender-se sinceramente de terem perdido tanto da vida religiosa e corrido o risco de perder tudo.

  1. Cristo reforça seu conselho com uma ameaça terrível, caso seja desprezado: “Virei a ti como um ladrão, e não saberás a hora” (v. 3). Observe: (1.) Quando Cristo abandona um povo quanto à sua presença graciosa, vem a ele em juízo; e sua presença judicial será muito terrível para os que pecaram a ponto de perder sua presença graciosa.

(2.) Sua vinda judicial a um povo morto e em declínio será surpreendente. Sua falta de vida os manterá em falsa segurança; e, assim como lhes causa uma visita irada de Cristo, impedirá que a percebam e se preparem para ela.

(3.) Essa visita de Cristo lhes trará perda: ele virá como ladrão para despojá-los das bênçãos e misericórdias que ainda lhes restam, não por fraude, mas em justiça e retidão, tomando tudo o que, por sua culpa, haviam perdido para ele.

  1. Nosso bendito Senhor não deixa esse povo pecaminoso sem algum consolo e ânimo. Em meio ao juízo, lembra-se da misericórdia (v. 4). (1.) Menciona honrosamente o remanescente fiel de Sardes, embora pequeno: “Tens alguns nomes em Sardes que não macularam suas vestes”; não se entregaram às corrupções e à contaminação que prevaleciam naquele tempo e lugar.

Deus repara no menor número dos que permanecem com ele; quanto menos são, mais preciosos a seus olhos. (2.) Faz-lhes uma promessa muito graciosa: “Andarão comigo de branco, porquanto são dignos”, com a stola, as vestes brancas da justificação, adoção e consolação, ou com as vestes brancas de honra e glória no outro mundo.

Andarão com Cristo pelos agradáveis caminhos do paraíso celestial. Que agradável comunhão haverá entre Cristo e eles enquanto caminharem juntos! Essa honra é própria e adequada à integridade deles; sua fidelidade os preparou para ela, e não é de modo algum impróprio que Cristo a conceda, embora a dignidade que lhes é atribuída não seja legal, mas evangélica: não mérito, mas aptidão.

Os que aqui andam com Cristo em vestes limpas de santidade prática e verdadeira e se conservam sem manchas provenientes do mundo andarão com ele, no outro mundo, com vestes brancas de honra e glória. Essa é uma recompensa adequada.

III. Chegamos à conclusão desta epístola. Como antes, temos: 1. Uma grande recompensa prometida ao cristão vencedor (v. 5), muito semelhante à já mencionada: “O que vencer será vestido de vestes brancas.” A pureza da graça será recompensada com a pureza perfeita da glória.

Quando aperfeiçoada, a santidade será sua própria recompensa; a glória é a perfeição da graça, diferente dela não em espécie, mas em grau.

A isso se acrescenta outra promessa muito adequada à situação: “Não apagarei seu nome do livro da vida, mas confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos.”

Observe: (1.) Cristo tem seu livro da vida, um registro e rol de todos os que herdarão a vida eterna: [1.] O livro da eleição eterna; [2.] O livro de lembrança de todos os que viveram para Deus e conservaram a vida e o poder da piedade em tempos maus.

(2.) Cristo não apagará desse livro da vida os nomes de seus escolhidos e fiéis. Os homens podem ser inscritos nos registros da igreja como batizados, professos da fé e portadores de um nome de vida; esse nome, porém, pode ser apagado do registro quando se vê que era apenas um nome, um nome de vida, sem vida espiritual.

Muitas vezes perdem até o próprio nome antes de morrer, pois Deus os deixa apagar seus próprios nomes por sua maldade grosseira e manifesta.

Mas os nomes dos que vencem jamais serão apagados. (3.) Cristo apresentará esse livro da vida e confessará diante de Deus e de todos os anjos os nomes dos fiéis que nele constam.

Fará isso como Juiz, quando os livros forem abertos; fará isso como capitão e cabeça deles, conduzindo-os triunfalmente consigo ao céu e apresentando-os ao Pai: Veja a mim e aos filhos que você me deu. Que grande honra e recompensa será essa!

  1. O chamado à atenção universal encerra a mensagem. Toda palavra que vem de Deus merece a atenção dos homens; aquilo que pode parecer dirigido mais particularmente a um grupo contém algo instrutivo para todos.

Versículos 7 a 13

A Igreja de Filadélfia. (95 d.C.)

Chegamos agora à sexta carta, enviada a uma das igrejas da Ásia. Observe:

I. A inscrição, que mostra:

  1. Para quem fora destinada mais diretamente: o anjo da igreja de Filadélfia. Esta também era uma cidade da Ásia Menor, situada na fronteira entre a Mísia e a Lídia, e recebeu esse nome pelo amor fraternal pelo qual se destacava.

Dificilmente podemos supor que tenha recebido esse nome depois de abraçar a religião cristã, por causa do afeto cristão que todos os crentes têm e devem ter uns pelos outros, como filhos de um só Pai e irmãos de Cristo. Mas, antes, que fosse seu nome antigo, devido ao amor e à bondade que os cidadãos tinham e demonstravam uns aos outros como uma fraternidade civil.

Esse era um excelente espírito e, santificado pela graça do evangelho, faria deles uma excelente igreja, como de fato eram. Pois nenhuma falha é apontada nesta igreja e, contudo, sem dúvida, havia nela falhas decorrentes da fragilidade comum; mas o amor encobre tais falhas.

  1. Por quem esta carta foi assinada: pelo mesmo Jesus, único cabeça universal de todas as igrejas. Observe aqui o título com que escolhe apresentar-se a esta igreja: “Aquele que é santo, aquele que é verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi” etc.

Ele tem seu caráter pessoal: é santo e verdadeiro, santo em sua natureza; por isso, não pode deixar de ser fiel à sua palavra, pois falou em sua santidade. E ele tem também seu caráter político: tem a chave de Davi, abre, e ninguém fecha; tem a chave da casa de Davi, a chave do governo e da autoridade na igreja e sobre ela.

Observe: (1.) Os atos de seu governo: [1.] Ele abre. Abre às suas igrejas uma porta de oportunidade; abre aos seus ministros uma porta para falar; abre uma porta de entrada, abre o coração; abre a porta de ingresso na igreja visível, estabelecendo as condições da comunhão; e abre a porta de entrada na igreja triunfante, segundo as condições de salvação que fixou.

[2.] Ele fecha a porta. Quando lhe agrada, fecha a porta da oportunidade e a porta para falar, e deixa pecadores obstinados encerrados na dureza de seus corações. Fecha a porta da comunhão da igreja para os incrédulos e profanos; e fecha a porta do céu às virgens insensatas, que dormiram durante o tempo de sua graça, e aos que praticam a iniquidade, por mais vãos e confiantes que sejam.

(2.) O caminho e o modo como ele realiza esses atos, e isso é soberania absoluta, independente da vontade dos homens e irresistível ao poder deles: Ele abre, e ninguém fecha; ele fecha, e ninguém abre. Ele opera o querer e o realizar; quando opera, ninguém pode impedi-lo.

Esses títulos eram apropriados para ele ao falar a uma igreja que procurara conformar-se a Cristo em santidade e verdade e que, sob seu cuidado e governo, desfrutara de uma ampla porta de liberdade e oportunidade.

II. O assunto desta epístola. Aqui:

  1. Cristo os lembra do que fizera por eles: “Tenho posto diante de ti uma porta aberta, e ninguém a pode fechar” (v. 8). Eu a abri e a mantive aberta, embora haja muitos adversários. Aprenda aqui: (1.) Cristo deve ser reconhecido como autor de toda a liberdade e oportunidade que suas igrejas desfrutam.

(2.) Ele repara e mantém o registro de quanto tempo preservou para elas suas liberdades e privilégios espirituais.

(3.) Os homens maus invejam a porta de liberdade do povo de Deus e ficariam satisfeitos em fechar-lhe a porta. (4.) Se não provocarmos Cristo a fechar essa porta contra nós, os homens não poderão fazê-lo.

  1. A igreja é elogiada: “Tens pouca força, e guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” (v. 8). Parece haver aqui uma censura branda: “Tens pouca força, pouca graça; embora ela não corresponda à ampla porta de oportunidade que te abri, ainda assim é graça verdadeira e te manteve fiel.”

A graça verdadeira, embora fraca, tem a aprovação divina. Mas, embora Cristo aceite pouca força, ainda assim os crentes não devem contentar-se com pouco, mas devem contender para crescer na graça, ser fortes na fé dando glória a Deus.

A graça verdadeira, mesmo fraca, fará mais que os maiores dons ou os graus mais elevados da graça comum, pois capacitará o cristão a guardar a palavra de Cristo e não negar seu nome.

A obediência, a fidelidade e a confissão livre do nome de Cristo são frutos da graça verdadeira e, como tais, agradam a Cristo.

  1. Há a promessa do grande favor que Deus concederia a esta igreja (v. 9, 10). Esse favor consiste em duas coisas:

(1.) Cristo sujeitaria à igreja os seus inimigos. [1.] Os inimigos são descritos como os que diziam ser judeus, mas mentiam ao dizê-lo; alegavam ser o único e especial povo de Deus, mas realmente eram a sinagoga de Satanás.

As assembleias que adoram a Deus em espírito e em verdade são o Israel de Deus. As que ou adoram falsos deuses ou o Deus verdadeiro de maneira falsa são sinagogas de Satanás; embora professem ser o único povo de Deus, sua profissão é mentira.

[2.] Descreve-se assim a sujeição deles à igreja: Eles adorarão aos seus pés. Não prestarão honra religiosa e divina à própria igreja nem ao seu ministério, mas serão convencidos de que estavam errados e de que esta igreja está certa e é amada por Cristo.

Desejarão ser recebidos em sua comunhão e adorar o mesmo Deus da mesma maneira. Como se operará essa grande mudança? Pelo poder de Deus no coração de seus inimigos e pelas demonstrações notáveis de seu favor especial à igreja: Eles saberão que eu amei você.

Observe, primeiro, que a maior honra e felicidade que uma igreja pode desfrutar consiste no amor e favor especiais de Cristo. Segundo, Cristo pode revelar esse favor ao seu povo de tal modo que os próprios inimigos o vejam e sejam obrigados a reconhecê-lo. Terceiro, pela graça de Cristo, isso abrandará o coração dos inimigos e os fará desejar ser recebidos em comunhão com a igreja.

(2.) Outra demonstração do favor prometido por Cristo a esta igreja é a graça perseverante nos tempos de maior provação (v. 10), concedida como recompensa por sua fidelidade anterior. Ao que tem será dado. Observe aqui: [1.] O evangelho de Cristo é a palavra de sua paciência.

É fruto da paciência de Deus para com um mundo pecador; apresenta aos homens a paciência exemplar de Cristo em todos os sofrimentos que suportou por eles; e chama os que o recebem a exercer paciência, conformando-se a Cristo.

[2.] Todos os que desfrutam desse evangelho devem guardá-lo com cuidado; devem perseverar na fé, na prática e no culto que ele prescreve. [3.] Depois de um dia de paciência, devemos esperar uma hora de tentação. Um dia de paz e liberdade evangélicas é um dia da paciência de Deus; raramente é aproveitado tão bem quanto deveria e, por isso, muitas vezes é seguido por uma hora de provação e tentação.

[4.] Às vezes a provação é mais geral e universal; sobrevém ao mundo todo. Quando é tão geral, costuma ser mais breve. [5.] Cristo guardará, na hora da tentação, os que guardam o evangelho em tempo de paz. Por guardarem o evangelho, estão preparados para a provação; e a mesma graça divina que os tornou frutíferos em tempos de paz os tornará fiéis em tempos de perseguição.

  1. Cristo chama a igreja ao dever que antes prometera capacitá-la a cumprir: perseverar e reter firmemente o que tinha. (1.) O dever propriamente dito: “Retém firmemente o que tens: essa fé, essa verdade, essa força da graça, esse zelo, esse amor pelos irmãos. Tiveste posse desse excelente tesouro; retém-no firmemente.”

(2.) Os motivos, tomados da rápida aparição de Cristo: “Eis que venho sem demora.” “Vê, estou prestes a vir para socorrê-los na provação, recompensar a fidelidade deles e punir os que apostatarem.”

“Eles perderão aquela coroa a que antes pareciam ter direito, que esperavam e com cujos pensamentos se alegravam. O cristão perseverante ganhará o prêmio daqueles professos que retrocedem, que antes tinham boas perspectivas de recebê-lo.”

III. A conclusão desta epístola (v. 12, 13). Aqui:

  1. Como de costume, nosso Salvador promete gloriosa recompensa ao crente vitorioso, em dois aspectos: (1.) Ele será uma coluna memorial no templo de Deus.

Não para sustentá-lo, pois o céu não precisa de tais apoios, mas como monumento da graça gratuita e poderosa de Deus, jamais desfigurado nem removido, ao contrário de muitas colunas majestosas erigidas em honra aos imperadores e generais romanos.

(2.) Nessa coluna memorial haverá uma inscrição honrosa, como é costume nesses monumentos. [1.] O nome de Deus, por cuja causa se empenhou, a quem serviu e em favor de quem sofreu nessa guerra; e o nome da cidade de Deus, a igreja de Deus, a nova Jerusalém que desceu do céu.

Nessa coluna serão registrados todos os serviços que o crente prestou à igreja de Deus, como defendeu seus direitos, ampliou suas fronteiras e preservou sua pureza e honra. Esse nome será maior que Asiaticus ou Africanus: um soldado sob o comando de Deus nas guerras da igreja.

E então outra parte da inscrição é: [2.] O novo nome de Cristo, o Mediador, Redentor e capitão da nossa salvação. Assim se verá sob cuja bandeira esse crente vitorioso se alistou, sob a direção de quem agiu, por cujo exemplo foi animado e sob cuja influência combateu o bom combate e saiu vencedor.

  1. A epístola se encerra com o chamado à atenção: “Quem tem ouvido, ouça o que o Espírito diz às igrejas”, como Cristo ama e estima seu povo fiel, como o elogia e como coroará sua fidelidade.

Versículos 14 a 22

A Igreja de Laodiceia. (95 d.C.)

Chegamos agora à última e pior de todas as sete igrejas da Ásia, o oposto da igreja de Filadélfia. Pois, assim como naquela nada era censurado, nesta nada é elogiado. Ainda assim, esta era um dos sete candeeiros de ouro, pois uma igreja corrupta ainda pode ser igreja. Temos aqui, como antes:

I. A inscrição, indicando a quem se dirige a mensagem e de quem ela vem:

  1. A quem se dirige: ao anjo da igreja de Laodiceia. Essa cidade, antes famosa, ficava perto do rio Lico, tinha uma muralha de enorme extensão e três teatros de mármore. Como Roma, foi construída sobre sete colinas.

Parece que o apóstolo Paulo teve papel muito importante na implantação do evangelho nessa cidade. Dali escreveu uma carta, como menciona no último capítulo da epístola aos Colossenses, onde envia saudações aos laodicenses. Laodiceia não ficava a mais de vinte milhas de Colossos.

Nessa cidade houve um concílio no século IV. Ela, porém, foi destruída há muito tempo e até hoje jaz em ruínas, terrível monumento da cólera do Cordeiro.

  1. De quem foi enviada esta mensagem. Aqui nosso Senhor Jesus se apresenta como o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.

(1.) O Amém: aquele que é firme e imutável em todos os seus propósitos e promessas, os quais são todos sim e todos amém.

(2.) A testemunha fiel e verdadeira, cujo testemunho sobre Deus aos homens deve ser recebido e plenamente crido, e cujo testemunho sobre os homens a Deus será plenamente crido e considerado. Ele será testemunha rápida, mas verdadeira, contra todos os professos indiferentes e mornos.

(3.) O princípio da criação de Deus: ou da primeira criação, sendo o princípio, isto é, a causa primeira, o Criador e o Governador dela; ou da segunda criação, a igreja. Nesse caso, ele é a cabeça desse corpo, o primogênito dentre os mortos, como em Apocalipse 1:5, passagem de onde esses títulos foram tirados.

Cristo, tendo ressuscitado a si mesmo por seu próprio poder divino como cabeça de um mundo novo, ressuscita almas mortas para serem um templo e uma igreja vivos para si.

II. O assunto da mensagem. Observe:

  1. A grave acusação levantada contra essa igreja, ministros e povo, por quem os conhecia melhor do que eles mesmos: você não é frio nem quente, mas pior do que qualquer um dos dois; eu queria que fosse frio ou quente (v. 15).

A mornidão ou indiferença na religião é o pior temperamento do mundo. Se a religião é real, é a coisa mais excelente e, por isso, devemos levá-la a sério. Se não é real, é a fraude mais vil, e devemos nos opor a ela com seriedade.

Se a religião vale alguma coisa, vale tudo; a indiferença nesse assunto é indesculpável. Por que vocês hesitam entre duas opiniões? Se Deus é Deus, sigam-no; se Baal é deus, sigam-no. Não há lugar para neutralidade.

Um inimigo declarado receberá tratamento mais justo do que um neutro traiçoeiro, e há mais esperança para um pagão do que para alguém assim. Cristo espera que as pessoas se declarem seriamente ou a favor dele ou contra ele.

  1. A severa punição ameaçada: “Eu te vomitarei da minha boca.” Assim como a água morna embrulha o estômago e provoca vômito, os professos mornos fazem Cristo voltar-se contra eles.

Ele está enjoado deles e não poderá suportá-los por muito tempo. Podem chamar sua mornidão de caridade, mansidão, moderação e amplitude de alma; ela é repugnante para Cristo e torna repugnantes os que nela persistem.

Serão rejeitados, e rejeitados para sempre; longe esteja o santo Jesus de voltar àquilo que assim rejeitou.

  1. É indicada uma das causas dessa indiferença e incoerência na religião: a presunção ou o autoengano. Pensavam que já estavam muito bem e, por isso, pouco se importavam em melhorar ou não: “Porque dizes: sou rico e estou enriquecido de bens”, etc. (v. 17).

Observe aqui que diferença entre a opinião que tinham de si mesmos e a que Cristo tinha deles.

(1.) A opinião elevada que tinham de si: “Dizes: sou rico e estou enriquecido de bens e não tenho necessidade de coisa alguma.” Ricos e cada vez mais ricos, enriquecidos a tal ponto que estavam acima de toda carência ou possibilidade de passar necessidade.

Talvez tivessem boa provisão para o corpo, e isso os fizesse ignorar as necessidades da alma. Ou talvez se julgassem bem providos na alma: tinham erudição e a tomavam por religião; tinham dons e os tomavam por graça; tinham espirituosidade e a tomavam por verdadeira sabedoria; tinham ordenanças e se davam por satisfeitos com elas, em vez do Deus das ordenanças.

Como devemos ter zelo para não praticar embuste contra nossas próprias almas! Sem dúvida, muitos estão no inferno e antes pensavam estar no caminho do céu. Peçamos diariamente a Deus que não nos deixe lisonjear e enganar a nós mesmos nas questões da alma.

(2.) A opinião desfavorável que Cristo tinha deles, e ele não estava enganado. Sabia — embora eles não soubessem — que eram desgraçados, miseráveis, pobres, cegos e nus.

O estado deles era desgraçado em si e pedia a piedade e a compaixão dos outros. Embora se orgulhassem de si mesmos, todos os que conheciam sua condição tinham pena deles.

[1.] Eram pobres, realmente pobres, embora dissessem e pensassem que eram ricos. Não tinham sustento para suas almas; elas morriam de fome em meio à abundância. Estavam profundamente endividados perante a justiça de Deus e não tinham com que pagar sequer a menor parte da dívida.

[2.] Eram cegos: não conseguiam enxergar sua condição, seu caminho nem o perigo; não conseguiam olhar para dentro de si nem para o que estava diante deles. Eram cegos, mas pensavam que viam; a própria luz que havia neles era trevas. E então quão grandes devem ser essas trevas!

Não conseguiam ver Cristo, embora ele estivesse claramente apresentado e crucificado diante de seus olhos. Não conseguiam ver Deus pela fé, embora estivesse sempre presente neles. Não conseguiam ver a morte, embora estivesse bem diante deles. Não conseguiam olhar para a eternidade, embora estivessem continuamente à sua beira.

[3.] Eram nus, sem roupa e sem casa e abrigo para a alma. Não tinham roupa: faltavam-lhes tanto a veste da justificação quanto a da santificação. Sua nudez tanto de culpa quanto de contaminação não tinha cobertura; viviam sempre expostos ao pecado e à vergonha.

Suas justiças eram trapos imundos: trapos que não os cobririam e, por serem imundos, os maculariam.

Também estavam nus, sem casa nem abrigo, pois estavam sem Deus, que em todas as épocas tem sido a morada de seu povo. Somente nele a alma humana pode encontrar descanso, segurança e tudo o que lhe convém.

As riquezas do corpo não enriquecerão a alma; a visão do corpo não iluminará a alma; a casa mais conveniente para o corpo não dará descanso nem segurança à alma.

A alma é diferente do corpo e precisa de condições adequadas à sua natureza; do contrário, em meio à prosperidade física, será desgraçada e miserável.

  1. Cristo dá um bom conselho a esse povo pecaminoso: que abandone sua opinião vã e falsa que tinha a respeito de si mesmo e procure ser realmente aquilo que queria parecer ser: “Aconselho-te que de mim compres”, etc. (v. 18).

Observe: (1.) Nosso Senhor Jesus Cristo continua a dar bons conselhos aos que lançaram os conselhos dele para trás de suas costas.

(2.) A condição dos pecadores nunca é desesperadora enquanto eles desfrutam dos chamados e conselhos graciosos de Cristo.

(3.) Nosso bendito Senhor, o Conselheiro, sempre dá o melhor conselho, o mais adequado à situação do pecador. Aqui:

[1.] Essas pessoas eram pobres. Cristo as aconselha a comprar dele ouro provado no fogo, para que pudessem ser ricas. Ele lhes mostra onde poderiam ter riquezas verdadeiras e como poderiam tê-las.

Primeiro, onde poderiam tê-las: nele mesmo. Ele não as manda aos rios de Pactolo nem às minas de Potosí, mas as convida a vir a ele, a pérola de grande valor.

Segundo, como obter dele esse ouro verdadeiro? Devem comprá-lo. Isso parece desfazer tudo de novo: como os pobres podem comprar ouro? Do mesmo modo que podem comprar de Cristo “vinho e leite”, isto é, “sem dinheiro e sem preço” (Isaías 55:1).

De fato, algo deve ser abandonado, mas não se trata de pagamento valioso; é apenas abrir espaço para receber as riquezas verdadeiras. “Abandonai o pecado e a autossuficiência e vinde a Cristo com consciência de vossa pobreza e vazio, para que sejais cheios de seu tesouro escondido.”

[2.] Essas pessoas eram nuas. Cristo lhes mostra onde poderiam ter roupas que cobririam a vergonha de sua nudez. Devem recebê-las de Cristo e somente tirar seus trapos imundos para vestir as vestes brancas que ele havia comprado e preparado para elas: sua própria justiça imputada para a justificação e as vestes de santidade e santificação.

[3.] Eram cegas. Cristo as aconselha a comprar dele colírio para que pudessem ver; devem renunciar à própria sabedoria e razão, que são apenas cegueira nas coisas de Deus, e sujeitar-se à palavra e ao Espírito de Cristo.

Então seus olhos se abrirão para ver seu caminho e seu fim, seu dever e seu verdadeiro interesse. Uma cena nova e gloriosa então se abriria às suas almas: um mundo novo, repleto dos objetos mais belos e excelentes.

E essa luz seria maravilhosa para aqueles que haviam acabado de ser libertos dos poderes das trevas. Esse é o conselho sábio e bom que Cristo dá às almas descuidadas; se o seguirem, ele se considerará obrigado, por sua honra, a torná-lo eficaz.

  1. Acrescenta-se um grande e gracioso ânimo para que esse povo pecaminoso receba bem a advertência e o conselho de Cristo (v. 19, 20). Ele lhes diz:

(1.) Que lhes foram dados com afeição verdadeira e terna: Aqueles a quem amo, eu repreendo e castigo. “Podeis pensar que vos dirigi palavras duras e censuras severas; tudo isso é por amor às vossas almas.”

“Eu não teria repreendido e corrigido tão abertamente vossa mornidão pecaminosa e vossa confiança vã se não fosse amante de vossas almas. Se vos tivesse odiado, eu vos teria deixado em paz, para continuardes no pecado até que ele tivesse sido vossa ruína.”

Os pecadores devem receber as repreensões da palavra e da vara de Deus como sinais de sua boa vontade para com as almas deles. Devem, por isso, arrepender-se de verdade e voltar-se para aquele que os fere. Melhores são as carrancas e feridas de um amigo do que os sorrisos lisonjeiros de um inimigo.

(2.) Se aceitassem suas advertências, ele estava pronto a torná-las eficazes para suas almas: “Eis que estou à porta e bato”, etc. (v. 20). Observe:

[1.] Cristo, em sua graça, tem por bem vir pela palavra e pelo Espírito até à porta do coração dos pecadores. Aproxima-se deles com misericórdia, pronto a fazer-lhes uma visita bondosa.

[2.] Encontra essa porta fechada. Por natureza, o coração humano está fechado para Cristo pela ignorância, incredulidade e preconceitos pecaminosos.

[3.] Quando encontra o coração fechado, não se retira de imediato, mas espera para mostrar graça, mesmo até que sua cabeça se encha de orvalho.

[4.] Emprega todos os meios apropriados para despertar os pecadores e fazê-los abrir-lhe a porta: chama por sua palavra e bate à consciência com os impulsos de seu Espírito.

[5.] Os que lhe abrirem desfrutarão de sua presença, para grande consolo e proveito. Ele ceiará com eles, aceitará o que houver de bom neles, comerá seu fruto agradável e trará consigo a melhor parte da refeição.

Se o que encontrar der apenas um banquete pobre, o que ele trouxer suprirá a falta. Dará novas provisões de graças e consolos e, assim, despertará novas manifestações de fé, amor e alegria.

Em tudo isso, Cristo e seu povo arrependido desfrutarão de agradável comunhão um com o outro. Ah! Quanto perdem os pecadores descuidados e obstinados ao se recusarem a abrir para Cristo a porta do coração!

III. Chegamos agora à conclusão desta epístola. Aqui temos, como antes:

  1. A promessa feita ao cristão vencedor. Está implícito aqui:

(1.) Que, embora essa igreja parecesse inteiramente dominada e vencida pela mornidão e pela autoconfiança, ainda assim era possível que, pelas censuras e pelos conselhos de Cristo, eles pudessem ser inspirados com novo zelo e vigor e pudessem sair vencedores em sua guerra espiritual.

(2.) Que, se assim acontecesse, todas as faltas anteriores seriam perdoadas e eles receberiam uma grande recompensa. E qual é essa recompensa? Eles se sentarão comigo em meu trono, assim como eu também venci e me sentei com meu Pai em seu trono (v. 21).

Aqui se indica: [1.] Que o próprio Cristo enfrentou tentações e conflitos.

[2.] Que venceu todos eles e foi mais que vencedor.

[3.] Que, como recompensa por seu conflito e vitória, sentou-se com Deus Pai em seu trono, de posse daquela glória que tinha com o Pai desde a eternidade, mas que teve por bem ocultar em grande medida na terra. Deixou-a, por assim dizer, nas mãos do Pai, como garantia de que cumpriria a obra de Salvador antes de reassumir aquela glória manifestativa.

Tendo cumprido essa obra, então pignus reposcere — ele reivindica a garantia —, para aparecer em sua glória divina, igual ao Pai.

[4.] Que os que são conformados a Cristo em suas provações e vitórias serão conformados a ele em sua glória. Sentar-se-ão com ele no trono de juízo no fim do mundo e no trono de glória por toda a eternidade, resplandecendo nos raios de Cristo por sua união com ele e sua relação com ele, como corpo místico cuja cabeça é Cristo.

  1. Tudo se encerra com o chamado geral à atenção (v. 22), para lembrar a todos a quem estas epístolas chegarem que seu conteúdo não é de interpretação particular, nem se destina apenas à instrução, censura e correção daquelas igrejas em particular, mas de todas as igrejas de Cristo em todas as épocas e partes do mundo.

Assim como as igrejas futuras se assemelharão a estas, tanto em suas graças quanto em seus pecados, podem esperar que Deus trate com elas como tratou com estas. Elas são exemplos, para todas as épocas, do que igrejas fiéis e frutíferas podem esperar receber de Deus e do que as infiéis podem esperar sofrer de sua mão.

Sim, e ainda: o modo como Deus trata suas igrejas pode dar instrução útil ao restante do mundo e levá-lo a considerar: se o juízo começa pela casa de Deus, qual será o fim dos que não obedecem ao evangelho de Cristo? (1 Pedro 4:17).

Assim terminam as mensagens de Cristo às igrejas da Ásia, a parte epistolar deste livro. Chegamos agora à parte profética.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra