Apocalipse 2
Argumento
O apóstolo João, tendo escrito no capítulo anterior as coisas que vira, passa agora a escrever as coisas que são, conforme a ordem de Deus (Apocalipse 1:19), isto é, a condição presente das sete igrejas da Ásia. Ele as conhecia particularmente e tinha por elas terno cuidado.
Foi instruído a escrever a cada uma segundo sua condição e circunstâncias presentes, e a dirigir cada carta ao anjo daquela igreja, ao ministro ou, antes, ao ministério da igreja. São chamados anjos por serem mensageiros de Deus à humanidade.
Neste capítulo temos: I. A mensagem enviada a Éfeso, vv. 1-7. II. A Esmirna, vv. 8-11. III. A Pérgamo, vv. 12-17. IV. A Tiatira, v. 18, etc.
Versículos 1 a 7
A Igreja de Éfeso. (95 d.C.)
Temos aqui:
I. O endereço da carta. Observe:
- A quem se dirige a primeira dessas cartas: à igreja de Éfeso, célebre igreja fundada pelo apóstolo Paulo (Atos 19) e depois regada e governada por João, que residiu ali por muito tempo.
É difícil pensar que Timóteo fosse, nessa época, o anjo, ou único pastor e bispo, dessa igreja. Ele tinha um espírito excelente e naturalmente cuidava do bom estado das almas das pessoas. Não parece que se tornaria tão negligente a ponto de merecer as repreensões feitas ao ministério dessa igreja.
- De quem foi enviada essa carta a Éfeso. Temos aqui um dos títulos dados a Cristo quando apareceu a João no capítulo anterior: aquele que tem as sete estrelas na mão direita e anda no meio dos sete candeeiros de ouro (Apocalipse 1:13, 16). Esse título tem duas partes:
(1.) Aquele que tem as estrelas na mão direita. Os ministros de Cristo estão sob seu cuidado e proteção especiais. É honra de Deus conhecer o número das estrelas, chamá-las pelo nome, prender as doces influências das Plêiades e soltar as cadeias de Órion.
E é honra do Senhor Jesus Cristo ter em sua mão os ministros do evangelho, que são bênçãos maiores para a igreja do que as estrelas para o mundo. Ele dirige todos os seus movimentos, dispõe cada um em sua órbita e os enche de luz e influência.
Ele os sustenta, pois, de outro modo, logo seriam estrelas cadentes. São instrumentos em sua mão, e todo o bem que fazem é feito por sua mão com eles.
(2.) Ele anda no meio dos candeeiros de ouro. Isso indica sua relação com as igrejas, assim como a primeira parte indica sua relação com os ministros. Cristo está presente e convive intimamente com suas igrejas. Conhece e observa a condição delas, e nelas tem prazer, como o homem que passeia em seu jardim.
Embora Cristo esteja no céu, anda no meio de suas igrejas na terra, observando o que nelas está errado e aquilo de que precisam. É grande estímulo para os que cuidam das igrejas saber que o Senhor Jesus as gravou nas palmas de suas mãos.
II. O conteúdo da carta, na qual, como na maioria das que se seguem, temos:
- O elogio que Cristo fez a essa igreja, aos ministros e membros. Ele sempre o introduz declarando que conhece suas obras. Por isso, tanto seu elogio quanto sua repreensão devem ser levados muito a sério: em nenhum dos dois casos ele fala ao acaso. Sabe o que diz.
A igreja de Éfeso é elogiada:
(1.) Por sua diligência no dever: “Conheço as tuas obras e o teu trabalho” (v. 2). Isso pode referir-se mais diretamente ao ministério dessa igreja, que fora laborioso e diligente. A dignidade exige dever. Os que são estrelas na mão de Cristo precisam estar sempre em movimento, distribuindo luz a todos ao redor.
“Por causa do meu nome trabalhaste e não desfaleceste” (v. 3). Cristo mantém a conta do trabalho de cada dia e de cada hora que seus servos realizam por ele; seu trabalho não será vão no Senhor.
(2.) Por sua paciência no sofrimento: “O teu trabalho e a tua paciência” (v. 2). Não basta sermos diligentes; devemos também ser pacientes e suportar durezas como bons soldados de Cristo. Os ministros precisam ter e exercer grande paciência, e nenhum cristão pode viver sem ela.
Há a paciência que suporta as ofensas dos homens e as repreensões da Providência; e há a paciência que espera para receber a promessa depois de fazer a vontade de Deus: “Tens suportado e tens paciência” (v. 3). Encontraremos no caminho e no trabalho dificuldades que exigem paciência para prosseguir e terminar bem.
(3.) Por seu zelo contra o mal: “Não podes suportar os maus” (v. 2). É perfeitamente compatível com a paciência cristã não tolerar o pecado, muito menos permiti-lo. Embora devamos mostrar toda mansidão para com as pessoas, devemos mostrar justo zelo contra seus pecados.
Esse zelo era ainda mais digno de elogio porque se exercia com conhecimento: um zelo criterioso, precedido da investigação das alegações, práticas e doutrinas dos maus. “Puseste à prova os que dizem ser apóstolos e não são, e os achaste mentirosos.”
O verdadeiro zelo age com discernimento; ninguém deve ser rejeitado antes de ser examinado. Haviam surgido nessa igreja pessoas que alegavam ser não ministros comuns, mas apóstolos. Suas alegações foram examinadas e consideradas vãs e falsas. Quem busca a verdade sem parcialidade pode chegar a conhecê-la.
- A repreensão feita à igreja: “Tenho, porém, contra ti uma coisa” (v. 4). Quem tem em si muito bem também pode ter algo muito errado. Nosso Senhor Jesus, Mestre e Juiz imparcial, observa ambos. Embora veja primeiro o que é bom e esteja mais disposto a mencioná-lo, ainda assim também vê o que está errado e os repreende fielmente por isso.
O pecado de que Cristo acusou essa igreja foi o declínio e o enfraquecimento de seu amor e zelo santos: “Abandonaste o teu primeiro amor.” Não abandonaram o objeto desse amor, mas perderam o fervor que nele se manifestara no começo. Observe:
(1.) Os primeiros afetos das pessoas por Cristo, pela santidade e pelo céu costumam ser vivos e calorosos. Deus se lembrava do amor de Israel no tempo do noivado, quando ela o seguia aonde quer que ele fosse.
(2.) Esses afetos vivos diminuem e esfriam se não houver grande cuidado e diligência para mantê-los em exercício constante.
(3.) Cristo se entristece e se desagrada quando vê seu povo tornar-se negligente e frio para com ele. De um modo ou de outro, fará com que sintam que ele não recebe bem esse comportamento.
- O conselho e a orientação dados por Cristo, expressos nas palavras “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te”, etc.:
(1.) Os que perderam o primeiro amor devem lembrar-se de onde caíram. Devem comparar a condição presente com a passada e considerar como estavam melhor antes: quanta paz, força, pureza e alegria perderam ao abandonar o primeiro amor.
Com quanto mais conforto podiam deitar-se e dormir à noite; com quanta mais alegria podiam despertar pela manhã; como podiam suportar melhor as aflições e desfrutar de modo mais digno os favores da Providência; como lhes eram mais fáceis os pensamentos da morte e mais fortes os desejos e as esperanças do céu!
(2.) Devem arrepender-se. Devem entristecer-se e envergonhar-se interiormente de seu declínio pecaminoso, assumir a culpa por ele e envergonhar-se. Devem confessá-lo humildemente diante de Deus e julgar-se e condenar-se por ele.
(3.) Devem voltar e praticar as primeiras obras. É como se devessem começar de novo, retrocedendo passo a passo até o ponto em que deram o primeiro passo em falso. Devem procurar reavivar e recuperar o primeiro zelo, a ternura e a seriedade.
Devem orar com o mesmo fervor e vigiar com a mesma diligência que tinham quando começaram a andar nos caminhos de Deus.
- Esse bom conselho é reforçado e recomendado:
(1.) Por uma ameaça severa, caso seja desprezado: Virei a ti depressa e removerei teu candeeiro do seu lugar. Se a presença da graça e do Espírito de Cristo for menosprezada, podemos esperar a presença de seu desagrado.
Ele virá em juízo, de súbito e inesperadamente, sobre igrejas e pecadores impenitentes. Os despojará da condição de igreja, tirando deles seu evangelho, seus ministros e suas ordenanças. Que farão as igrejas ou os anjos das igrejas quando o evangelho for removido?
(2.) Pela menção animadora do que ainda havia de bom entre eles: “Tens isto: odeias as obras dos nicolaítas, as quais também eu odeio” (v. 6). “Embora teu amor pelo que é bom tenha diminuído, ainda conservas teu ódio pelo que é mau, especialmente pelo que é manifestamente mau.”
Os nicolaítas eram uma seita dissoluta que se abrigava sob o nome de cristianismo. Sustentavam doutrinas odiosas e praticavam obras odiosas, detestáveis para Cristo e para todos os cristãos verdadeiros. É motivo de elogio à igreja de Éfeso que tivesse justo zelo e repulsa por essas doutrinas e práticas ímpias.
A indiferença entre a verdade e o erro, entre o bem e o mal, pode ser chamada de caridade e mansidão, mas não agrada a Cristo. Nosso Salvador acrescenta esse elogio bondoso à ameaça severa para tornar o conselho mais eficaz.
III. Temos a conclusão da carta, na qual, como nas que se seguem, há:
- Um chamado à atenção: “Quem tem ouvido, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Observe: (1.) O que está escrito nas Escrituras foi falado pelo Espírito de Deus. (2.) O que se diz a uma igreja diz respeito a todas as igrejas, em todo lugar e época.
(3.) Não podemos usar melhor a faculdade da audição do que para ouvir atentamente a palavra de Deus. Merecemos perdê-la se não a usarmos para esse fim. Os que não querem ouvir agora o chamado de Deus acabarão desejando nunca ter tido capacidade de ouvir coisa alguma.
- Uma promessa de grande misericórdia aos vencedores. A vida cristã é uma guerra contra o pecado, Satanás, o mundo e a carne. Não basta entrar nessa guerra. Devemos levá-la até o fim, nunca ceder aos inimigos espirituais e combater o bom combate até alcançar a vitória, como farão todos os cristãos perseverantes.
A luta e a vitória trarão um triunfo e uma recompensa gloriosos. Promete-se aqui aos vencedores que comerão da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus. Receberão a perfeição da santidade e a confirmação nela que Adão teria recebido se tivesse atravessado bem sua prova.
Então ele teria comido da árvore da vida que estava no meio do paraíso, e isso teria sido para ele o sacramento da confirmação em sua condição santa e feliz. Assim, todos os que perseveram na prova e na guerra cristãs receberão de Cristo, a árvore da vida, a perfeição e a confirmação na santidade e na felicidade no paraíso de Deus.
Não no paraíso terreno, mas no celestial (Apocalipse 22:1, 2).
Versículos 8 a 11
A Igreja de Esmirna. (95 d.C.)
Passamos agora à segunda epístola, enviada a outra das igrejas da Ásia. Como antes, observe:
I. O prefácio ou inscrição, em suas duas partes:
- O sobrescrito, que nos diz a quem se dirigia de modo mais expresso e direto: “Ao anjo da igreja de Esmirna”, lugar bem conhecido hoje por nossos comerciantes, cidade de grande comércio e riqueza.
Talvez seja a única das sete cidades ainda conhecida pelo mesmo nome, embora agora já não se distinga por sua igreja cristã, pois foi dominada pelo maometismo.
- O subscrito, que contém outro dos gloriosos títulos de nosso Senhor Jesus: o primeiro e o último, aquele que esteve morto e está vivo, extraído de Apocalipse 1:17, 18.
(1.) Jesus Cristo é o primeiro e o último. É apenas um pequeno intervalo de tempo que nos é concedido neste mundo, mas nosso Redentor é o primeiro e o último. Ele é o primeiro, pois por meio dele todas as coisas foram feitas; ele existia antes de todas as coisas, com Deus, e era o próprio Deus. Ele é o último, pois todas as coisas foram feitas para ele, e ele será o Juiz de tudo.
Esse é certamente o título de Deus, de eternidade a eternidade, e o título daquele que é o Mediador imutável entre Deus e os homens: Jesus, o mesmo ontem, hoje e para sempre.
Ele foi o primeiro, pois por meio dele se lançou o fundamento da igreja no estado patriarcal; e é o último, pois por meio dele a pedra de remate será trazida e posta no fim dos tempos.
(2.) Ele esteve morto e está vivo. Esteve morto e morreu por nossos pecados; está vivo, pois ressuscitou para nossa justificação e vive sempre para interceder por nós. Esteve morto e, ao morrer, comprou a salvação para nós; está vivo e, por sua vida, aplica essa salvação a nós.
E se, quando éramos inimigos, fomos reconciliados por sua morte, muito mais, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida. Comemoramos sua morte em cada dia de sacramento; sua ressurreição e vida, em cada dia de descanso sabático.
II. O conteúdo desta epístola a Esmirna. Depois da declaração comum da onisciência de Cristo e do perfeito conhecimento que ele tem de todas as obras dos homens, sobretudo das obras de suas igrejas, ele repara:
- No progresso que haviam feito em seu estado espiritual. Isso aparece numa breve intercalação, mas é muito enfático: “Mas tu és rico” (v. 9), pobre nos bens temporais, porém rico nos espirituais; pobre em espírito e, contudo, rico em graça.
A riqueza espiritual deles é realçada pela sua pobreza exterior. Muitos ricos em bens temporais são pobres em bens espirituais. Assim era a igreja de Laodiceia.
Alguns que são pobres exteriormente são ricos interiormente, ricos na fé e em boas obras, ricos em privilégios, ricos em títulos e documentos de doação, ricos em esperança, ricos na herança que os aguarda.
As riquezas espirituais costumam ser recompensa de grande diligência; a mão diligente enriquece. Onde há abundância espiritual, a pobreza exterior pode ser suportada melhor; e, quando o povo de Deus é empobrecido nos bens temporais por amor de Cristo e de uma boa consciência, ele compensa tudo com riquezas espirituais, que são muito mais satisfatórias e duradouras.
- Nos seus sofrimentos: conheço sua tribulação e sua pobreza, isto é, a perseguição que suportaram, até terem seus bens saqueados. Os que querem ser fiéis a Cristo devem esperar passar por muitas tribulações; mas Jesus Cristo repara especialmente em todas as suas perturbações.
Em todas as aflições deles, ele é afligido; e retribuirá tribulação aos que os atribulam, mas dará repouso consigo aos atribulados.
- Ele conhece a maldade e a falsidade de seus inimigos: conheço a blasfêmia dos que dizem ser judeus, mas não são; isto é, dos que alegam ser o único povo da aliança especial de Deus, como os judeus se vangloriavam de ser, mesmo depois de Deus os rejeitar; ou dos que queriam impor os ritos e cerimônias judaicos, já não apenas antiquados, mas revogados.
Estes podem dizer que somente eles são a igreja de Deus no mundo, quando, de fato, são a sinagoga de Satanás.
Observe: (1.) Assim como Cristo tem uma igreja no mundo, o Israel espiritual de Deus, assim o diabo tem sua sinagoga.
Todas as assembleias estabelecidas contra as verdades do evangelho e que promovem e propagam erros condenáveis, assim como as que se opõem à pureza e à espiritualidade do culto evangélico e promovem e propagam as invenções vãs dos homens e ritos e cerimônias que jamais passaram pela mente de Deus, são sinagogas de Satanás.
Ele as preside, opera nelas, seus interesses são servidos por elas e recebe delas horrenda homenagem e honra.
(2.) As sinagogas de Satanás se apresentarem como igreja ou Israel de Deus não é menos que blasfêmia. Deus é grandemente desonrado quando seu nome é usado para promover e patrocinar os interesses de Satanás. Ele sente profundo repúdio por essa blasfêmia e se vingará justamente dos que persistirem nela.
- Ele conhece de antemão as provações futuras de seu povo, avisa-os delas de antemão e os arma previamente para enfrentá-las. (1.) Avisa-os de antemão das provações futuras: “O diabo lançará alguns de vós na prisão, e tereis tribulação” (v. 10). O povo de Deus deve esperar uma série e sucessão de perturbações neste mundo, e suas perturbações costumam tornar-se cada vez mais severas.
Antes, suas tribulações os haviam empobrecido; agora, devem ser presos. Observe: é o diabo quem incita seus instrumentos, homens maus, a perseguir o povo de Deus. Tiranos e perseguidores são ferramentas do diabo, embora satisfaçam a própria malignidade pecaminosa e não saibam que são movidos por malícia diabólica.
(2.) Cristo os arma de antemão contra essas perturbações que se aproximam: [1.] Com seu conselho: “Não temas nenhuma dessas coisas.” Isso não é apenas uma palavra de ordem, mas de eficácia: não só proíbe o medo servil, como o subjuga e dá à alma força e coragem. [2.] Mostrando como seus sofrimentos seriam amenizados e limitados.
Primeiro, não seriam universais: alguns deles, não todos, seriam lançados na prisão, os que eram mais capazes de suportá-lo e podiam esperar ser visitados e consolados pelos demais. Segundo, não seriam perpétuos, mas durariam um tempo determinado e breve: “Dez dias”. Não seria tribulação eterna; o tempo seria abreviado por amor dos eleitos.
Terceiro, seria para prová-los, não para destruí-los, a fim de que sua fé, paciência e coragem fossem provadas e aperfeiçoadas e encontradas para honra e glória.
[3.] Propondo e prometendo gloriosa recompensa à fidelidade deles: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei uma coroa da vida.” Observe, primeiro, a certeza da recompensa: “Eu te darei.” Quem tem poder para fazê-lo o disse e assumiu o compromisso de fazê-lo. Eles receberão a recompensa da mão do próprio Cristo; nenhum dos seus inimigos poderá arrancá-la de sua mão ou tirá-la da cabeça deles.
Segundo, a adequação da recompensa: 1. Uma coroa, para recompensar sua pobreza, fidelidade e combate. 2. Uma coroa da vida, para recompensar os que são fiéis até a morte, os que permanecem fiéis até morrer e entregam a própria vida por fidelidade a Cristo. A vida consumida em seu serviço ou sacrificada por sua causa será recompensada com outra vida, muito melhor e eterna.
III. A conclusão desta mensagem, como antes: 1. Um chamado à atenção universal, para que todos, o mundo inteiro, ouçam o que se passa entre Cristo e suas igrejas: como ele as elogia, consola e censura por suas falhas, e recompensa sua fidelidade. Todos os habitantes do mundo têm interesse em observar como Deus trata seu próprio povo; o mundo todo pode aprender daí instrução e sabedoria.
- Uma promessa graciosa ao cristão vencedor: “Aquele que vencer não será ferido pela segunda morte” (v. 11).
Observe: (1.) Há não apenas uma primeira morte, mas uma segunda, depois que o corpo morre. (2.) Essa segunda morte é indizivelmente pior que a primeira, tanto nas dores e agonias da morte, que são as agonias da alma sem qualquer mescla de amparo, como em sua duração: é morte eterna, morrer a morte, morrer e estar sempre morrendo.
Ela é, de fato, danosa, fatalmente danosa, a todos os que caem sob seu poder.
(3.) Cristo salvará todos os seus servos fiéis dessa morte danosa e destruidora. A segunda morte não terá poder sobre os que participam da primeira ressurreição; a primeira morte não os ferirá, e a segunda não terá poder sobre eles.
Versículos 12 a 17
A Igreja de Pérgamo. (95 d.C.)
Aqui também devemos considerar:
I. A inscrição desta mensagem. 1. A quem foi enviada: Ao anjo da igreja de Pérgamo. Não se sabe ao certo, nem é relevante, se era uma cidade erguida sobre as ruínas da antiga Troia, uma Troy nouveau, como Londres já foi chamada, ou outra cidade com o mesmo nome.
Era um lugar onde Cristo havia chamado e constituído uma igreja evangélica, pela pregação do evangelho e pela graça de seu Espírito, que tornava eficaz a palavra.
- Quem enviou esta mensagem a Pérgamo: o mesmo Jesus, que aqui se descreve como aquele que tem a espada aguda de dois gumes (Apocalipse 1:16), de cuja boca saía uma espada aguda de dois gumes. Alguns observaram que os vários títulos de Cristo que precedem as diversas epístolas são apropriados à condição daquelas igrejas.
Na mensagem a Éfeso, por exemplo, que poderia ser mais apropriado para despertar e restaurar uma igreja adormecida e em declínio do que ouvir Cristo falar como aquele que segurava as estrelas em sua mão e andava no meio dos candeeiros de ouro? Etc. A igreja de Pérgamo estava infestada de homens de mente corrupta, que faziam o possível para corromper tanto a fé como os costumes da igreja.
Cristo, decidido a combatê-los com a espada de sua palavra, assume o título daquele que tem a espada aguda de dois gumes.
(1.) A palavra de Deus é uma espada: arma tanto ofensiva como defensiva, capaz, na mão de Deus, de abater tanto o pecado quanto os pecadores. (2.) É uma espada aguda.
Nenhum coração é tão duro que ela não possa cortá-lo; pode dividir alma e espírito, isto é, a alma e aqueles hábitos pecaminosos que, pelo costume, se tornaram outra alma ou parecem essenciais a ela. (3.) É uma espada de dois gumes; volta-se e corta para todos os lados.
Há o fio da lei contra os transgressores daquela dispensação e o fio do evangelho contra os que desprezam essa dispensação; há um fio que fere e outro que abre uma ferida purulenta para curá-la.
Não há como escapar do fio dessa espada: se você se desviar para a direita, há um fio desse lado; se para a esquerda, encontrará o fio da espada daquele lado. Ela se volta para todos os lados.
II. Da inscrição passamos ao conteúdo da epístola, cujo método é muito semelhante ao das demais. Aqui:
- Cristo repara nas provações e dificuldades que aquela igreja enfrentava: “Conheço as tuas obras e onde habitas” etc. (v. 13). As obras dos servos de Deus são mais bem conhecidas quando se consideram devidamente as circunstâncias em que foram realizadas. O que dava grande brilho às boas obras daquela igreja era o lugar onde ela fora plantada: um lugar onde estava o trono de Satanás.
Assim como nosso grande Senhor repara em todas as vantagens e oportunidades que temos para cumprir nosso dever nos lugares onde moramos, assim também repara em todas as tentações e desânimos que esses lugares nos trazem, e faz graciosas concessões em consideração a elas. Aquele povo morava onde estava o trono de Satanás, onde ele mantinha sua corte.
Ele percorre o mundo inteiro; seu trono está em alguns lugares infames por sua maldade, erro e crueldade.
Alguns pensam que o governador romano daquela cidade era um inimigo extremamente violento dos cristãos; e a sede da perseguição é o trono de Satanás.
- Ele elogia a firmeza deles: “Reténs firmemente o meu nome e não negaste a minha fé.”
Essas duas expressões têm sentido muito semelhante; a primeira, porém, pode indicar o efeito, e a segunda, a causa ou o meio. (1.) “Reténs firmemente o meu nome: não te envergonhas de tua relação comigo, mas consideras tua honra o fato de meu nome ser pronunciado sobre ti; assim como a esposa leva o nome do marido, tu és chamada pelo meu nome.”
“Reténs firmemente isso como tua honra e privilégio.”
(2.) “O que te tornou tão fiel foi a graça da fé: não negaste as grandes doutrinas do evangelho nem te afastaste da fé cristã, e assim foste preservada fiel.” Nossa fé exerce grande influência sobre nossa fidelidade.
Os que negam a fé de Cristo podem gabar-se muito de sua sinceridade e fidelidade a Deus e à consciência; mas raramente se vê os que abandonam a verdadeira fé conservarem sua fidelidade. Em geral, na rocha em que naufragam a fé, também naufragam a boa consciência.
E aqui nosso bendito Senhor engrandece a fidelidade daquela igreja pelas circunstâncias do tempo, bem como pelas do lugar onde viviam: haviam permanecido firmes até naqueles dias em que Antipas, seu fiel mártir, foi morto entre eles. Não temos relato seguro sobre quem era esse homem, nem se seu nome encerrava algum mistério.
Era discípulo fiel de Cristo, sofreu o martírio por isso e selou sua fé e fidelidade com o próprio sangue no lugar onde Satanás habitava. Embora os demais crentes soubessem disso e o tivessem visto, ainda assim não se desanimaram nem foram afastados de sua firmeza. Isso é mencionado como acréscimo à honra deles.
- Ele os censura por suas falhas pecaminosas (v. 14): “Mas tenho algumas coisas contra ti, porque tens aí os que retêm a doutrina de Balaão” etc., e os que retêm a doutrina dos nicolaítas, “coisa que eu odeio”.
Alguns ensinavam que era lícito comer coisas sacrificadas aos ídolos e que a fornicação simples não era pecado; por meio de culto impuro, levavam os homens a práticas impuras, como Balaão fez com os israelitas. Observe: (1.) A imundície do espírito e a imundície da carne muitas vezes andam juntas. Doutrinas corruptas e culto corrupto frequentemente levam a uma conduta corrupta.
(2.) É muito legítimo aplicar aos seguidores de uma heresia o nome de seus líderes. É o modo mais breve de dizer a quem nos referimos. (3.) Manter comunhão com pessoas de princípios e práticas corruptos desagrada a Deus e traz culpa e mácula sobre todo o convívio: seus membros se tornam participantes dos pecados alheios.
Embora a igreja, como tal, não tenha poder para punir pessoas com penas corporais, ou por heresia ou por imoralidade, ainda assim tem poder para excluí-las de sua comunhão. Se não o fizer, Cristo, cabeça e legislador da igreja, ficará descontente com ela.
- Ele os chama ao arrependimento: “Arrepende-te; ou, se não, virei a ti sem demora” etc. (v. 16).
Observe aqui: (1.) O arrependimento é dever dos santos, assim como dos pecadores; é dever do evangelho. (2.) É dever das igrejas e comunidades, bem como de cada pessoa; os que pecam juntos devem arrepender-se juntos. (3.) Os convívios cristãos devem arrepender-se dos pecados alheios na medida em que foram cúmplices deles, ainda que apenas por conivência.
(4.) Quando Deus vem punir os membros corruptos de uma igreja, repreende a própria igreja por permitir que permaneçam em sua comunhão, e algumas gotas da tempestade caem sobre todo o convívio. (5.) Nenhuma espada corta tão fundo nem causa ferida tão mortal quanto a espada da boca de Cristo.
Basta que as ameaças da palavra atinjam a consciência do pecador, e ele logo se tornará terror para si mesmo; se essas ameaças forem executadas, o pecador é completamente eliminado. A palavra de Deus alcançará os pecadores, cedo ou tarde, ou para seu convencimento ou para sua confusão.
III. Temos a conclusão desta epístola. Depois do habitual chamado à atenção universal, há uma promessa de grande favor aos vencedores. Comerão do maná escondido, receberão o novo nome e a pedra branca, que ninguém conhece, senão aquele que a recebe (v. 17).
O maná escondido, as influências e consolações do Espírito de Cristo na comunhão com ele, que descem do céu à alma de tempos em tempos para sustentá-la, para fazê-la provar um pouco de como vivem no céu os santos e os anjos. Isso está oculto do restante do mundo; o estranho não se intromete nessa alegria. Está guardado em Cristo, a arca da aliança, no Santo dos Santos.
A pedra branca, com um novo nome gravado nela. Essa pedra branca é a absolvição da culpa do pecado, numa alusão ao antigo costume de dar uma pedra branca aos absolvidos no julgamento e uma pedra negra aos condenados. O novo nome é o nome da adoção: os adotados tomavam o nome da família que os recebia.
Ninguém pode ler a prova da adoção de uma pessoa senão ela mesma; nem sempre consegue lê-la, mas, se perseverar, terá tanto a prova de sua filiação como a herança.
Versículos 18 a 29
A Igreja de Tiatira. (95 d.C.)
A forma de cada epístola é muito semelhante; nesta, como nas demais, devemos considerar a inscrição, o conteúdo e a conclusão.
I. A inscrição, que informa: 1. A quem se dirige: Ao anjo da igreja de Tiatira. Era uma cidade da Ásia proconsular, que fazia fronteira com a Mísia ao norte e a Lídia ao sul; cidade comercial, de onde veio a mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura. Estando em Filipos, na Macedônia, provavelmente a negócios de seu ofício, ela ouviu Paulo pregar.
Deus abriu-lhe o coração, de modo que ela atentou para as coisas que eram ditas, creu, foi batizada e hospedou Paulo e Silas ali.
Não se sabe se foi por meio dela que o evangelho chegou à sua cidade, Tiatira. Mas esta epístola confirma que o evangelho chegou ali e foi eficaz na formação de uma igreja evangélica.
- Por quem foi enviada: o Filho de Deus, descrito aqui com olhos como chama de fogo e pés semelhantes a bronze esmerado.
Seu título geral aqui é Filho de Deus, isto é, o Filho eterno e unigênito de Deus. Isso indica que tem a mesma natureza que o Pai, mas subsiste de modo distinto e subordinado. A descrição apresenta duas características: (1.) Que seus olhos são como chama de fogo, o que significa seu conhecimento penetrante, perscrutador e perfeito, sua visão completa de todas as pessoas e coisas.
Ele sonda o coração e examina os rins dos filhos dos homens (v. 23) e fará todas as igrejas saberem que assim o faz.
(2.) Que seus pés são como bronze esmerado: os atos de sua providência são firmes, temíveis, inteiramente puros e santos. Assim como julga com perfeita sabedoria, assim age com perfeita força e firmeza.
II. O conteúdo ou assunto desta epístola, que, como as demais, inclui:
- O caráter honroso e o elogio que Cristo faz desta igreja, seu ministério e seu povo. E isso é dado por alguém que não lhes era estranho, mas conhecia bem tanto a eles como os princípios que os moviam. Agora, nesta igreja, Cristo menciona honrosamente: (1.) Sua caridade, ou em sentido mais geral, a disposição de fazer o bem a todos, ou em sentido mais particular, para com a família da fé.
Não há religião onde não há caridade.
(2.) Seu serviço, seu ministério, que se refere sobretudo aos oficiais da igreja, que haviam trabalhado na palavra e na doutrina. (3.) Sua fé, graça que impulsionava todas as demais, tanto a caridade como o serviço. (4.) Sua paciência, pois os mais caridosos para com os outros, os mais diligentes em suas funções e os mais fiéis ainda devem esperar encontrar situações que exercitem sua paciência.
(5.) Sua fecundidade crescente: suas últimas obras eram melhores que as primeiras. Esse é um caráter excelente. Enquanto outros haviam abandonado o primeiro amor e perdido o primeiro zelo, estes se tornavam mais sábios e melhores.
Deve ser ambição e desejo fervoroso de todos os cristãos que suas últimas obras sejam as melhores, que sejam melhores e melhores a cada dia e, ao fim, cheguem ao seu melhor.
- Uma censura fiel pelo que estava errado. A acusação não é dirigida tão diretamente contra a própria igreja, mas contra alguns sedutores perversos que havia entre eles; a culpa da igreja era tolerá-los em demasia.
(1.) Esses sedutores perversos foram comparados a Jezabel e chamados pelo nome dela. Jezabel perseguia os profetas do Senhor e era grande protetora de idólatras e falsos profetas. O pecado desses sedutores era tentar levar os servos de Deus à fornicação e a oferecer sacrifícios aos ídolos.
Chamavam a si mesmos profetas e, assim, reivindicariam autoridade e consideração superiores às dos ministros da igreja.
Dois aspectos agravavam o pecado desses sedutores, que, unos no espírito e no desígnio, são mencionados como uma só pessoa: [1.] Usavam o nome de Deus para se opor à verdade da doutrina e do culto de Deus, o que agravava muito seu pecado. [2.] Abusavam da paciência de Deus para se endurecer na maldade. Deus lhes deu prazo para arrepender-se, mas não se arrependeram.
Observe, primeiro, que o arrependimento é necessário para impedir a ruína do pecador. Segundo, o arrependimento exige tempo, um período de tempo e tempo oportuno; é uma grande obra e uma obra que leva tempo. Terceiro, quando Deus concede prazo para arrependimento, espera frutos dignos do arrependimento. Quarto, quando se perde o prazo para arrependimento, o pecador perece com dupla destruição.
(2.) Agora, por que a maldade dessa Jezabel deveria ser imputada à igreja de Tiatira? Porque a igreja permitia que ela seduzisse o povo daquela cidade. Mas como a igreja poderia impedi-la? Como igreja, não tinha poder civil para bani-la ou prendê-la; tinha, porém, poder ministerial para censurá-la e excomungá-la.
É provável que a negligência em usar o poder que tinham os tenha tornado participantes do pecado dela.
- O castigo dessa sedutora, essa Jezabel, no v. 22, 23, contém uma predição da queda de Babilônia. (1.) “Lançá-la-ei num leito”: num leito de dor, não de prazer, num leito de chamas.
E os que pecaram com ela sofrerão com ela; isso, porém, ainda pode ser evitado pelo arrependimento deles. (2.) “Matarei os seus filhos com a morte”; isto é, com a segunda morte, que realiza a obra por completo e não deixa esperança de vida futura. Não haverá ressurreição para os que forem mortos pela segunda morte, mas apenas para vergonha e desprezo eternos.
- O desígnio de Cristo ao destruir esses sedutores perversos. Era instruir os outros, especialmente suas igrejas: “Todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as vossas obras.” Deus é conhecido pelos juízos que executa.
Ao vingar-se dos sedutores, tornaria conhecidos: (1.) Seu conhecimento infalível do coração dos homens, de seus princípios, desígnios, disposição e temperamento, de sua formalidade, indiferença e inclinações secretas a se conformar aos idólatras. (2.) Sua justiça imparcial, ao dar a cada um segundo sua obra.
O nome de cristãos não seria proteção; suas igrejas não seriam santuários para o pecado e os pecadores.
- O ânimo dado aos que se mantêm puros e imaculados: “Digo, porém, a vós e aos demais” etc. (v. 24).
Observe: (1.) O nome que esses sedutores davam às suas doutrinas: profundezas, mistérios profundos, com que divertiam o povo e tentavam convencê-lo de que tinham uma compreensão da religião mais profunda que a alcançada por seus próprios ministros.
(2.) O nome que Cristo lhes dava: profundezas de Satanás, delírios e artimanhas satânicas, mistérios diabólicos; pois há um mistério da iniquidade, assim como há o grande mistério da piedade.
É perigoso desprezar o mistério de Deus, e é igualmente perigoso receber os mistérios de Satanás.
(3.) Como Cristo trata ternamente seus servos fiéis: “Não porei sobre vós outro fardo; mas retende firmemente o que já tendes até que eu venha” (v. 24, 25). “Não sobrecarregarei vossa fé com quaisquer novos mistérios nem vossas consciências com quaisquer novas leis. Exijo apenas que atenteis para o que recebestes.”
“Retende-o firmemente até que eu venha, e não desejo mais.” Cristo vem para pôr fim a todas as tentações de seu povo; e, se retiverem firmemente a fé e a boa consciência até que ele venha, toda a dificuldade e o perigo terão passado.
III. Chegamos à conclusão desta mensagem (vv. 26-29). Temos aqui:
- A promessa de ampla recompensa ao crente perseverante e vencedor, em duas partes:
(1.) Muito grande poder e domínio sobre o restante do mundo: “Poder sobre as nações.”
Isso pode referir-se ou ao tempo em que o império se tornaria cristão e o mundo estaria sob o governo do imperador cristão, como nos dias de Constantino, ou ao outro mundo, quando os crentes se assentarão com Cristo em seu trono de juízo e se unirão a ele para julgar, condenar e entregar à punição os inimigos de Cristo e da igreja. Os retos dominarão pela manhã.
(2.) Conhecimento e sabedoria adequados a esse poder e domínio: “Dar-lhe-ei a estrela da manhã.” Cristo é a estrela da manhã. Ele traz consigo o dia à alma, a luz da graça e da glória; e dará a seu povo a perfeição de luz e sabedoria necessária ao estado de dignidade e domínio que terão na manhã da ressurreição.
- Esta epístola termina com o chamado habitual à atenção: “Aquele que tem ouvido ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Nas epístolas anteriores, esse chamado vem antes da promessa final; nesta e em todas as seguintes, vem depois. Isso nos ensina que devemos dar atenção às promessas, assim como aos preceitos que Cristo expõe às igrejas.