Apocalipse 19
Argumento
Neste capítulo temos: I. Um relato adicional do cântico triunfal dos anjos e santos pela queda da Babilônia (vv. 1-4). II. O casamento entre Cristo e a igreja, anunciado e consumado (vv. 5-10). III. Outra expedição bélica do glorioso cabeça e esposo da igreja, com seu desfecho (v. 10 etc.).
Versículos 1 a 4
O Triunfo dos Santos. (95 d.C.)
Como a queda da Babilônia fora decretada, consumada e declarada irreversível no capítulo anterior, este começa com um santo triunfo sobre ela, em cumprimento da ordem: “Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas” (Apocalipse 18:20). Agora eles atendem alegremente ao chamado. Temos aqui:
A forma de seu agradecimento, expressa naquela palavra celestial e abrangente: Aleluia, louvai ao Senhor. Com ela começam, prosseguem e terminam (v. 4); suas orações se transformam em louvores, e seus hosanas terminam em aleluias.
O conteúdo de seu agradecimento: louvam a Deus pela veracidade de sua palavra e pela justiça de sua atuação providencial, especialmente nesse grande acontecimento, a ruína da Babilônia, mãe, ama e ninho de idolatria, licenciosidade e crueldade (v. 2). Por essa notável demonstração da justiça divina, atribuem ao nosso Deus salvação, glória, honra e poder.
O efeito desses louvores: quando anjos e santos clamaram “Aleluia”, o fogo dela ardeu com mais força, e sua fumaça subiu para todo o sempre (v. 3). O meio mais seguro de ver nossos livramentos continuados e completados é dar glória a Deus pelo que fez por nós.
Louvar a Deus pelo que já recebemos é orar, da maneira mais eficaz, pelo que ele ainda fará por nós; os louvores dos santos atiçam o fogo da ira de Deus contra o inimigo comum.
- A bendita harmonia entre anjos e santos nesse cântico triunfal (v. 4). As igrejas e seus ministros recebem dos anjos o som melodioso e o repetem; prostrados, adoram a Deus e clamam: “Amém! Aleluia!”
Versículos 5 a 10
O Triunfo dos Santos. (95 d.C.)
Encerrado o cântico triunfal, começa o epitalâmio, ou cântico nupcial (v. 6). Observemos:
I. O concerto da música celestial. O coro era numeroso e forte, como a voz de muitas águas e de grandes trovões. Deus é temível em seus louvores. Não há dissonância no céu; as estrelas da manhã cantam juntas. Nenhuma corda desafina, nenhuma tecla está fora do tom: tudo é melodia pura e perfeita.
II. A ocasião deste cântico: o reinado e o domínio do Deus onipotente, que redimiu sua igreja com o próprio sangue e agora, de maneira mais pública, a desposa para si: “Chegaram as bodas do Cordeiro” (v. 7).
Alguns pensam que isso se refere à conversão dos judeus, que supõem que ocorrerá depois da queda da Babilônia; outros, à ressurreição geral. A primeira interpretação parece mais provável.
- Temos aqui uma descrição da noiva e de como ela apareceu. Não estava vestida com o traje vistoso e espalhafatoso da mãe das prostitutas, mas de linho fino, limpo e branco, que é a justiça dos santos: vestida da justiça de Cristo, tanto imputada para justificação como comunicada para santificação.
Ela usava a stola, veste branca de absolvição, adoção e emancipação, e também a veste branca de pureza e santidade universal. Ela havia lavado suas vestes e as tornado brancas no sangue do Cordeiro. Não comprou esses ornamentos nupciais por preço algum de sua parte; recebeu-os como dádiva e concessão de seu bendito Senhor.
- A festa nupcial não é descrita em detalhe, como em Mateus 22:4, mas declara-se que faria felizes todos os que fossem convidados e aceitassem o convite: uma festa composta das promessas do evangelho, as verdadeiras palavras de Deus (v. 9).
Essas promessas, abertas, aplicadas, seladas e dadas como garantia pelo Espírito de Deus nas santas ordenanças eucarísticas constituem a festa nupcial. O corpo coletivo de todos os que dela participam é a noiva, a esposa do Cordeiro.
Eles comem e se tornam um só corpo, e bebem de um só Espírito; não são meros espectadores ou convidados, mas se unem à comunidade desposada, o corpo místico de Cristo.
- O arrebatamento de alegria que o apóstolo sentiu diante dessa visão. Ele caiu aos pés do anjo para adorá-lo, supondo que fosse mais que uma criatura ou tendo os pensamentos dominados, naquele momento, pela intensidade de suas afeições. Observemos:
(1.) A honra que ofereceu ao anjo: caiu aos seus pés para adorá-lo. Essa prostração fazia parte do culto exterior e era uma postura própria da adoração.
(2.) Como o anjo a recusou, com certa indignação: “Não faças tal; presta atenção ao que estás fazendo, pois estás fazendo algo errado.”
(3.) O anjo apresentou uma boa razão para recusá-la: “Sou teu conservo e conservo de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Sou uma criatura, igual a ti no ofício, embora não na natureza.”
“Como anjo e mensageiro de Deus, tenho o testemunho de Jesus, incumbido de dar testemunho dele e a seu respeito; e tu, como apóstolo, tendo o Espírito de profecia, tens o mesmo testemunho a dar. Nisso, portanto, somos irmãos e conservos.”
(4.) O anjo dirige o apóstolo ao verdadeiro e único objeto da adoração religiosa: Deus. “Adora a Deus e somente a ele.”
Isso condena plenamente tanto a prática dos papistas de adorar os elementos do pão e do vinho, os santos e os anjos, como a prática daqueles socinianos e arianos que não creem que Cristo seja verdadeiramente Deus por natureza e, contudo, lhe prestam culto religioso.
Isso mostra que todas as evasivas e desculpas que oferecem em sua defesa são miseráveis folhas de figueira. Por meio de um mensageiro do céu, ficam condenados por idolatria.
Versículos 11 a 21
O Triunfo dos Santos. (95 d.C.)
Logo após se celebrar o casamento de Cristo com sua igreja pela conversão dos judeus, o glorioso cabeça e esposo da igreja é chamado a uma nova expedição. Parece ser a grande batalha que seria travada no Armagedom, anunciada em Apocalipse 16:16. Observemos:
I. A descrição do grande Comandante:
Pela sede de seu império: o céu. Seu trono está ali, e seu poder e autoridade são celestiais e divinos.
Por seu aparato: é novamente descrito montado num cavalo branco, para mostrar a justiça de sua causa e a certeza da vitória.
Por seus atributos: é fiel e verdadeiro à sua aliança e promessa; é justo em todos os seus atos judiciais e militares; penetra com seu olhar a força e as estratégias de seus inimigos; tem domínio amplo e extenso, muitas coroas, pois é Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Por sua armadura: uma veste mergulhada em sangue, seja de seu próprio sangue, pelo qual adquiriu esse poder mediador, seja do sangue de seus inimigos, sobre os quais sempre prevaleceu.
Por seu nome: “A Palavra de Deus”. Ninguém conhece plenamente esse nome, exceto ele mesmo. Sabemos apenas que essa Palavra era Deus manifestado em carne; suas perfeições, porém, são incompreensíveis para qualquer criatura.
II. O exército que ele comanda (v. 14): muito numeroso, composto de muitos exércitos. Anjos e santos seguiram sua liderança e se assemelhavam a ele em seu aparato e em sua armadura de pureza e justiça: escolhidos, chamados e fiéis.
III. As armas de sua guerra: uma espada afiada que saía de sua boca (v. 15), com a qual fere as nações. Podem ser as ameaças da palavra escrita, que agora está prestes a executar, ou, antes, sua ordem para que seus seguidores exerçam justa vingança contra os inimigos dele e deles, agora lançados no lagar da ira de Deus para serem pisados por ele.
IV. As insígnias de sua autoridade, seu brasão: um nome escrito em sua veste e em sua coxa, “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, declarando sua autoridade e poder, bem como a causa da contenda (v. 16).
V. O convite dirigido às aves do céu, para que viessem ver a batalha e partilhassem os despojos e o saque do campo (v. 17, 18). Isso indica que esse grande confronto decisivo deixaria os inimigos da igreja como banquete para as aves de rapina e que o mundo inteiro teria motivo para se alegrar com o resultado.
VI. A batalha começa. O inimigo ataca com grande fúria, liderado pela besta e pelos reis da terra; os poderes da terra e do inferno se reúnem para fazer seu maior esforço (v. 19).
VII. A vitória é alcançada pelo glorioso e grande cabeça da igreja. A besta e o falso profeta, líderes do exército, são aprisionados: um o conduzia pelo poder, e o outro, pela astúcia e pela falsidade. São presos e lançados no lago ardente, já incapazes de molestar novamente a igreja de Deus.
Seus seguidores, oficiais ou soldados rasos, são entregues à execução militar e se tornam banquete para as aves do céu. Embora a vingança divina caia principalmente sobre a besta e o falso profeta, isso não servirá de desculpa aos que lutam sob sua bandeira, alegando que apenas seguiram seus líderes e obedeceram às ordens. Já que se dispõem a lutar por eles, terão de cair e perecer com eles.
Sejam prudentes agora, ó reis; governantes da terra, recebam instrução; beijem o Filho, para que ele não se ire e vocês não pereçam no caminho (Salmos 2:10, 12).