Matthew Henry

Apocalipse 19

Argumento

Neste capítulo temos: I. Um relato adicional do cântico triunfal dos anjos e santos pela queda da Babilônia (vv. 1-4). II. O casamento entre Cristo e a igreja, anunciado e consumado (vv. 5-10). III. Outra expedição bélica do glorioso cabeça e esposo da igreja, com seu desfecho (v. 10 etc.).

Versículos 1 a 4

O Triunfo dos Santos. (95 d.C.)

Como a queda da Babilônia fora decretada, consumada e declarada irreversível no capítulo anterior, este começa com um santo triunfo sobre ela, em cumprimento da ordem: “Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas” (Apocalipse 18:20). Agora eles atendem alegremente ao chamado. Temos aqui:

  1. A forma de seu agradecimento, expressa naquela palavra celestial e abrangente: Aleluia, louvai ao Senhor. Com ela começam, prosseguem e terminam (v. 4); suas orações se transformam em louvores, e seus hosanas terminam em aleluias.

  2. O conteúdo de seu agradecimento: louvam a Deus pela veracidade de sua palavra e pela justiça de sua atuação providencial, especialmente nesse grande acontecimento, a ruína da Babilônia, mãe, ama e ninho de idolatria, licenciosidade e crueldade (v. 2). Por essa notável demonstração da justiça divina, atribuem ao nosso Deus salvação, glória, honra e poder.

  3. O efeito desses louvores: quando anjos e santos clamaram “Aleluia”, o fogo dela ardeu com mais força, e sua fumaça subiu para todo o sempre (v. 3). O meio mais seguro de ver nossos livramentos continuados e completados é dar glória a Deus pelo que fez por nós.

Louvar a Deus pelo que já recebemos é orar, da maneira mais eficaz, pelo que ele ainda fará por nós; os louvores dos santos atiçam o fogo da ira de Deus contra o inimigo comum.

  1. A bendita harmonia entre anjos e santos nesse cântico triunfal (v. 4). As igrejas e seus ministros recebem dos anjos o som melodioso e o repetem; prostrados, adoram a Deus e clamam: “Amém! Aleluia!”

Versículos 5 a 10

O Triunfo dos Santos. (95 d.C.)

Encerrado o cântico triunfal, começa o epitalâmio, ou cântico nupcial (v. 6). Observemos:

I. O concerto da música celestial. O coro era numeroso e forte, como a voz de muitas águas e de grandes trovões. Deus é temível em seus louvores. Não há dissonância no céu; as estrelas da manhã cantam juntas. Nenhuma corda desafina, nenhuma tecla está fora do tom: tudo é melodia pura e perfeita.

II. A ocasião deste cântico: o reinado e o domínio do Deus onipotente, que redimiu sua igreja com o próprio sangue e agora, de maneira mais pública, a desposa para si: “Chegaram as bodas do Cordeiro” (v. 7).

Alguns pensam que isso se refere à conversão dos judeus, que supõem que ocorrerá depois da queda da Babilônia; outros, à ressurreição geral. A primeira interpretação parece mais provável.

  1. Temos aqui uma descrição da noiva e de como ela apareceu. Não estava vestida com o traje vistoso e espalhafatoso da mãe das prostitutas, mas de linho fino, limpo e branco, que é a justiça dos santos: vestida da justiça de Cristo, tanto imputada para justificação como comunicada para santificação.

Ela usava a stola, veste branca de absolvição, adoção e emancipação, e também a veste branca de pureza e santidade universal. Ela havia lavado suas vestes e as tornado brancas no sangue do Cordeiro. Não comprou esses ornamentos nupciais por preço algum de sua parte; recebeu-os como dádiva e concessão de seu bendito Senhor.

  1. A festa nupcial não é descrita em detalhe, como em Mateus 22:4, mas declara-se que faria felizes todos os que fossem convidados e aceitassem o convite: uma festa composta das promessas do evangelho, as verdadeiras palavras de Deus (v. 9).

Essas promessas, abertas, aplicadas, seladas e dadas como garantia pelo Espírito de Deus nas santas ordenanças eucarísticas constituem a festa nupcial. O corpo coletivo de todos os que dela participam é a noiva, a esposa do Cordeiro.

Eles comem e se tornam um só corpo, e bebem de um só Espírito; não são meros espectadores ou convidados, mas se unem à comunidade desposada, o corpo místico de Cristo.

  1. O arrebatamento de alegria que o apóstolo sentiu diante dessa visão. Ele caiu aos pés do anjo para adorá-lo, supondo que fosse mais que uma criatura ou tendo os pensamentos dominados, naquele momento, pela intensidade de suas afeições. Observemos:

(1.) A honra que ofereceu ao anjo: caiu aos seus pés para adorá-lo. Essa prostração fazia parte do culto exterior e era uma postura própria da adoração.

(2.) Como o anjo a recusou, com certa indignação: “Não faças tal; presta atenção ao que estás fazendo, pois estás fazendo algo errado.”

(3.) O anjo apresentou uma boa razão para recusá-la: “Sou teu conservo e conservo de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Sou uma criatura, igual a ti no ofício, embora não na natureza.”

“Como anjo e mensageiro de Deus, tenho o testemunho de Jesus, incumbido de dar testemunho dele e a seu respeito; e tu, como apóstolo, tendo o Espírito de profecia, tens o mesmo testemunho a dar. Nisso, portanto, somos irmãos e conservos.”

(4.) O anjo dirige o apóstolo ao verdadeiro e único objeto da adoração religiosa: Deus. “Adora a Deus e somente a ele.”

Isso condena plenamente tanto a prática dos papistas de adorar os elementos do pão e do vinho, os santos e os anjos, como a prática daqueles socinianos e arianos que não creem que Cristo seja verdadeiramente Deus por natureza e, contudo, lhe prestam culto religioso.

Isso mostra que todas as evasivas e desculpas que oferecem em sua defesa são miseráveis folhas de figueira. Por meio de um mensageiro do céu, ficam condenados por idolatria.

Versículos 11 a 21

O Triunfo dos Santos. (95 d.C.)

Logo após se celebrar o casamento de Cristo com sua igreja pela conversão dos judeus, o glorioso cabeça e esposo da igreja é chamado a uma nova expedição. Parece ser a grande batalha que seria travada no Armagedom, anunciada em Apocalipse 16:16. Observemos:

I. A descrição do grande Comandante:

  1. Pela sede de seu império: o céu. Seu trono está ali, e seu poder e autoridade são celestiais e divinos.

  2. Por seu aparato: é novamente descrito montado num cavalo branco, para mostrar a justiça de sua causa e a certeza da vitória.

  3. Por seus atributos: é fiel e verdadeiro à sua aliança e promessa; é justo em todos os seus atos judiciais e militares; penetra com seu olhar a força e as estratégias de seus inimigos; tem domínio amplo e extenso, muitas coroas, pois é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

  4. Por sua armadura: uma veste mergulhada em sangue, seja de seu próprio sangue, pelo qual adquiriu esse poder mediador, seja do sangue de seus inimigos, sobre os quais sempre prevaleceu.

  5. Por seu nome: “A Palavra de Deus”. Ninguém conhece plenamente esse nome, exceto ele mesmo. Sabemos apenas que essa Palavra era Deus manifestado em carne; suas perfeições, porém, são incompreensíveis para qualquer criatura.

II. O exército que ele comanda (v. 14): muito numeroso, composto de muitos exércitos. Anjos e santos seguiram sua liderança e se assemelhavam a ele em seu aparato e em sua armadura de pureza e justiça: escolhidos, chamados e fiéis.

III. As armas de sua guerra: uma espada afiada que saía de sua boca (v. 15), com a qual fere as nações. Podem ser as ameaças da palavra escrita, que agora está prestes a executar, ou, antes, sua ordem para que seus seguidores exerçam justa vingança contra os inimigos dele e deles, agora lançados no lagar da ira de Deus para serem pisados por ele.

IV. As insígnias de sua autoridade, seu brasão: um nome escrito em sua veste e em sua coxa, “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, declarando sua autoridade e poder, bem como a causa da contenda (v. 16).

V. O convite dirigido às aves do céu, para que viessem ver a batalha e partilhassem os despojos e o saque do campo (v. 17, 18). Isso indica que esse grande confronto decisivo deixaria os inimigos da igreja como banquete para as aves de rapina e que o mundo inteiro teria motivo para se alegrar com o resultado.

VI. A batalha começa. O inimigo ataca com grande fúria, liderado pela besta e pelos reis da terra; os poderes da terra e do inferno se reúnem para fazer seu maior esforço (v. 19).

VII. A vitória é alcançada pelo glorioso e grande cabeça da igreja. A besta e o falso profeta, líderes do exército, são aprisionados: um o conduzia pelo poder, e o outro, pela astúcia e pela falsidade. São presos e lançados no lago ardente, já incapazes de molestar novamente a igreja de Deus.

Seus seguidores, oficiais ou soldados rasos, são entregues à execução militar e se tornam banquete para as aves do céu. Embora a vingança divina caia principalmente sobre a besta e o falso profeta, isso não servirá de desculpa aos que lutam sob sua bandeira, alegando que apenas seguiram seus líderes e obedeceram às ordens. Já que se dispõem a lutar por eles, terão de cair e perecer com eles.

Sejam prudentes agora, ó reis; governantes da terra, recebam instrução; beijem o Filho, para que ele não se ire e vocês não pereçam no caminho (Salmos 2:10, 12).


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra