2 Tessalonicenses 2
Argumento
O apóstolo toma muito cuidado para impedir a propagação de um erro em que alguns deles haviam caído a respeito da vinda de Cristo, supondo que ela estava muito próxima, vv. 1-3.
Em seguida, refuta o erro contra o qual os adverte, falando-lhes de dois grandes acontecimentos anteriores à vinda de Cristo: uma apostasia geral e a revelação do anticristo. A respeito deste, o apóstolo lhes diz muitas coisas notáveis sobre seu nome, seu caráter, sua ascensão, sua queda, seu reinado e o pecado e a ruína de seus súditos, vv. 4-12.
Depois, consola-os diante do temor causado por essa apostasia e os exorta à firmeza, vv. 13-15. Conclui com uma oração por eles, v. 16, 17.
Versículos 1 a 3
Advertências contra um Alarme Falso. (52 d.C.)
Por estas palavras, parece que alguns tessalonicenses haviam entendido mal o que o apóstolo escrevera na primeira epístola sobre a vinda de Cristo. Pensavam que ela estava próxima, que Cristo estava prestes a aparecer e vir para o juízo.
Ou talvez alguns alegassem ter recebido esse conhecimento por revelação especial do Espírito, por palavras que tinham ouvido do apóstolo quando ele estava entre eles, ou por alguma carta que ele escrevera, ou que afirmavam que ele escrevera, a eles ou a outra pessoa. Por isso, o apóstolo toma cuidado para corrigir o engano e impedir que o erro se espalhe.
Repare: se surgirem erros e equívocos entre os cristãos, devemos aproveitar a primeira oportunidade para corrigi-los e impedir sua propagação. As pessoas de bem terão cuidado especial para refrear erros nascidos de um entendimento equivocado de suas palavras ou ações, por mais inocente ou acertado que tenha sido o que disseram ou fizeram.
Temos um adversário astuto, que observa todas as oportunidades de causar dano e, às vezes, promove erros até por meio das palavras das Escrituras. Observe:
I. Como o apóstolo se mostrava zeloso e preocupado em evitar equívocos: “Rogamo-vos, irmãos”, etc., v. 1. Ele lhes suplica como irmãos, embora pudesse ordenar-lhes como um pai ordena aos filhos. Demonstra grande bondade e condescendência, conquistando-lhes assim o afeto.
Essa é a melhor maneira de lidar com as pessoas quando queremos preservá-las dos erros ou fazê-las sair deles: tratá-las com brandura e afeto. O tratamento áspero e rigoroso apenas irritará seu ânimo e as predisporá contra os argumentos que lhes apresentemos.
Ele apela a eles e até os conjura da maneira mais solene: pela vinda de Cristo, etc. As palavras têm a forma de um juramento.
Seu sentido é que, se cressem que Cristo virá, desejassem sua vinda e se alegrassem na esperança dela, deveriam ter cuidado para evitar o erro contra o qual agora os advertia, bem como suas más consequências. Dessa forma solene de apelo empregada pelo apóstolo, podemos observar:
- É absolutamente certo que o Senhor Jesus Cristo virá para julgar o mundo. No último dia, virá com toda a pompa e o poder do mundo superior para executar o juízo sobre todos. Por mais incertos que estejamos ou por mais enganos que surjam quanto à época de sua vinda, a vinda em si é certa.
Essa tem sido a fé e a esperança de todos os cristãos em todas as épocas da igreja. Aliás, foi a fé e a esperança dos santos do Antigo Testamento desde Enoque, o sétimo depois de Adão, que disse: “Eis que vem o Senhor”, etc., Judas 1:14.
- Na segunda vinda de Cristo, todos os santos serão reunidos a ele. Essa menção da reunião dos santos a Cristo em sua vinda mostra que o apóstolo fala da vinda de Cristo para o dia do juízo, e não de sua vinda para destruir Jerusalém.
Ele fala de uma vinda real, não metafórica. Assim como isso fará parte da honra de Cristo naquele dia, também completará a felicidade de seus santos.
(1.) Todos serão reunidos. Haverá então uma reunião geral de todos os santos, e somente dos santos: todos os do Antigo Testamento, que conheceram Cristo pelas sombras obscuras da lei e viram esse dia de longe, e todos os do Novo Testamento, aos quais a vida e a imortalidade foram trazidas à luz pelo evangelho. Todos serão reunidos.
Dos quatro ventos do céu virão então todos os que existem, existiram ou existirão, do princípio ao fim dos tempos. Todos serão reunidos.
(2.) Serão reunidos a Cristo. Ele será o grande centro de sua união. Serão reunidos a ele para acompanhá-lo, ser cojuízes com ele no julgamento, ser apresentados por ele ao Pai, estar com ele para sempre e ser plenamente felizes em sua presença por toda a eternidade.
(3.) A doutrina da vinda de Cristo e de nossa reunião com ele é de grande peso e importância para os cristãos; de outro modo, não seria assunto apropriado para o apelo solene do apóstolo. Portanto, devemos não só crer nessas coisas, mas também tê-las em alta consideração, reconhecendo que nos dizem muito respeito e devem nos tocar profundamente.
II. O apóstolo adverte os tessalonicenses para que não se deixem enganar quanto à época da vinda de Cristo e, assim, não sejam abalados no entendimento nem perturbados. Repare: os erros do entendimento tendem a enfraquecer muito nossa fé e a nos causar inquietação.
Os fracos na fé e os de espírito perturbado muitas vezes são propensos a ser enganados e se tornam presa de sedutores.
- O apóstolo não queria que fossem enganados: “Ninguém de maneira alguma vos engane”, v. 3. Há muitos à espreita para enganar, e têm muitas maneiras de fazê-lo; por isso, temos razão para ser cautelosos e ficar de guarda.
Alguns enganadores alegarão novas revelações, outros interpretarão mal as Escrituras e outros cometerão falsificações grosseiras. As pessoas empregarão diversos meios e artifícios para enganar, mas devemos cuidar para que ninguém nos engane de maneira alguma.
O ponto específico sobre o qual o apóstolo os adverte é a suposta proximidade da vinda de Cristo, como se ela fosse ocorrer nos dias do próprio apóstolo. Embora esse erro parecesse inofensivo a muitos, por ser de fato um erro teria más consequências para muitas pessoas.
Por isso, 2. Ele os adverte e não quer que sejam prontamente abalados no entendimento nem perturbados.
(1.) Não queria que a fé deles fosse enfraquecida. Devemos crer firmemente na segunda vinda de Cristo e estar firmes e estabelecidos nessa fé. Mas havia o risco de que os tessalonicenses, ao imaginarem que sua vinda estava às portas, descobrissem depois que eles próprios ou outras pessoas a quem davam importância demais estavam enganados quanto à época.
Por causa disso, poderiam passar a duvidar da verdade ou da certeza da própria vinda. Contudo, não deviam vacilar quanto a esse grande acontecimento, que é a fé e a esperança de todos os santos.
As falsas doutrinas são como ventos que agitam as águas de um lado para o outro e tendem a perturbar o entendimento das pessoas, às vezes tão instáveis quanto a água.
(2.) Não queria que seu consolo diminuísse, nem que ficassem perturbados ou amedrontados por falsos alarmes. É provável que a vinda de Cristo lhes fosse apresentada de forma tão aterradora que perturbasse muitos cristãos sinceros entre eles, embora ela devesse ser, em si, motivo de esperança e alegria para o crente.
Ou talvez muitos se perturbassem ao pensar em como aquele dia os surpreenderia, temendo não estar preparados ou refletindo sobre o próprio engano quanto à época da vinda de Cristo. Devemos sempre vigiar e orar, mas não nos desanimar nem perder o consolo ao pensar nessa vinda.
Apostasia Predita. (52 d.C.)
3 — Pois aquele dia não virá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição; 4 — o qual se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração; de modo que ele, como Deus, se assenta no templo de Deus, apresentando-se como Deus.
5 — Não vos lembrais de que, quando ainda estava convosco, eu vos dizia estas coisas?
6 — E agora sabeis o que o detém, para que ele seja revelado em seu devido tempo.
7 — Pois o mistério da iniquidade já opera; somente aquele que agora o detém o deterá até que seja afastado do caminho.
8 — E então será revelado aquele Perverso, a quem o Senhor consumirá com o espírito de sua boca e destruirá com o esplendor de sua vinda; 9 — a vinda desse perverso se dá segundo a operação de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios mentirosos, 10 — e com todo engano da injustiça nos que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
11 — Por isso Deus lhes enviará uma forte ilusão, para que creiam na mentira, 12 — a fim de que sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.
Nessas palavras, o apóstolo refuta o erro contra o qual os advertira e apresenta as razões pelas quais não deviam esperar a vinda de Cristo como algo iminente. Vários acontecimentos viriam antes da segunda vinda de Cristo. Em particular, ele lhes diz que haveria:
I. Uma apostasia geral: primeiro viria uma queda da fé, v. 3. Não devemos entender essa apostasia como uma deserção do Estado ou do governo civil, mas como um afastamento, em questões espirituais ou religiosas, da sã doutrina, do culto instituído, do governo da igreja e de uma vida santa.
O apóstolo fala de uma apostasia muito grande, não apenas de alguns judeus ou gentios convertidos, mas de uma apostasia bastante geral, embora gradual. Ela daria ocasião à revelação ou ascensão do anticristo, o homem do pecado.
Ele diz (v. 5) que já lhes falara disso quando estava com eles, sem dúvida para que não se ofendessem nem tropeçassem por causa disso. Observemos que, tão logo o cristianismo foi implantado e criou raízes no mundo, começou a haver um afastamento na igreja cristã.
O mesmo ocorreu com a igreja do Antigo Testamento: logo depois de qualquer avanço considerável na religião, vinha um afastamento. Pouco depois da promessa, houve rebelião. Por exemplo, logo depois de os homens começarem a invocar o nome do Senhor, toda carne corrompeu seu caminho.
Pouco depois da aliança com Noé, os construtores de Babel desafiaram o céu; pouco depois da aliança com Abraão, seus descendentes se degeneraram no Egito; pouco depois que os israelitas se estabeleceram em Canaã, quando a primeira geração desapareceu, abandonaram Deus e serviram a Baal.
Pouco depois da aliança de Deus com Davi, seus descendentes se rebelaram e serviram a outros deuses; pouco depois do retorno do cativeiro, houve uma decadência geral da piedade, como mostra a história de Esdras e Neemias. Portanto, não era estranho que, depois da implantação do cristianismo, viesse uma apostasia.
II. A revelação daquele homem do pecado, isto é (v. 3), o anticristo surgiria dessa apostasia geral. Mais adiante, o apóstolo fala da revelação daquele perverso (v. 8), dando a entender que sua perversidade seria descoberta para que ele fosse arruinado.
Aqui, parece falar de sua ascensão, que seria causada pela apostasia geral já mencionada, e indicar que nele se concentrariam todo tipo de falsas doutrinas e corrupções.
Tem havido grandes discussões sobre quem ou o que representa esse homem do pecado e filho da perdição. Embora não seja certo que o poder e a tirania papais sejam seu alvo principal ou exclusivo, uma coisa é clara: o que se diz aqui lhes corresponde com muita exatidão. Observe:
- Os nomes dessa pessoa, ou melhor, do regime e do poder de que se fala. Ele é chamado homem do pecado para indicar sua perversidade extraordinária. Não só se entrega à perversidade e a pratica, mas também a promove, aprova e ordena a outros que pequem e pratiquem o mal.
É filho da perdição porque ele próprio está destinado à destruição certa e serve de instrumento para destruir muitos outros, tanto na alma quanto no corpo. Por essas razões, esses nomes podem ser aplicados com propriedade ao regime papal. A ele também correspondem:
- As características aqui apresentadas, v. 4. (1.) Ele se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração. Assim, os bispos de Roma não só se opuseram à autoridade de Deus e à dos magistrados civis, que são chamados deuses, mas se exaltaram acima de Deus e dos governantes terrenos.
Fizeram isso ao exigir maior consideração por suas ordens do que pelas ordens de Deus ou do magistrado.
(2.) Como Deus, ele se assenta no templo de Deus e se apresenta como se fosse Deus. Assim como Deus estava no antigo templo e ali era adorado, e agora está em sua igreja e com ela, o anticristo aqui mencionado é alguém que usurpa a autoridade divina na igreja cristã e reivindica honras divinas.
A quem isso se aplica melhor que aos bispos de Roma, aos quais foram dados títulos dos mais blasfemos, como Dominus Deus noster papa — Nosso Senhor Deus, o papa; Deus alter in terrâ — Outro Deus na terra; Idem est dominium Dei et papæ — O domínio de Deus e do papa é o mesmo?
- Sua ascensão é mencionada nos v. 6, 7. A esse respeito, devemos observar duas coisas: (1.) Havia algo que o impedia ou detinha até ser removido. Supõe-se que fosse o poder do Império Romano, que o apóstolo não julgou apropriado mencionar mais claramente naquela época.
É sabido que, enquanto esse poder subsistiu, impediu que os bispos de Roma avançassem até o grau de tirania que alcançaram pouco depois.
(2.) Esse mistério da iniquidade chegaria aos poucos ao auge. De fato, foi assim que a corrupção geral da doutrina e do culto entrou gradualmente na Igreja Romana. A usurpação dos bispos de Roma foi gradual, não ocorreu de uma só vez; assim, o mistério da iniquidade prevaleceu com maior facilidade, quase sem ser percebido.
O apóstolo o chama com razão de mistério da iniquidade, porque projetos e ações perversos se escondiam sob falsas aparências e pretextos, ao menos escapando à percepção e observação comuns. Sob o pretexto de devoção, promoveram-se a superstição e a idolatria; sob o pretexto de zelo por Deus e sua glória, promoveram-se o fanatismo e a perseguição.
Ele nos diz que esse mistério da iniquidade já começara então, ou já operava. Enquanto os apóstolos ainda viviam, o inimigo veio e semeou joio. Já havia os atos dos nicolaítas, pessoas que alegavam zelo por Cristo, mas de fato se opunham a ele.
O orgulho, a ambição e os interesses mundanos de pastores e dirigentes da igreja, como Diótrefes e outros, foram as primeiras manifestações do mistério da iniquidade. Aos poucos, ele chegou à altura extraordinária que se tornou visível na Igreja de Roma.
- A queda ou ruína do regime anticristão é anunciada, v. 8. O chefe desse reino anticristão é chamado aquele perverso, ou a pessoa sem lei, que estabelece um poder humano em concorrência com o domínio e o poder divinos do Senhor Jesus Cristo, e em oposição a eles.
Mas, assim como ele se manifestaria como o homem do pecado, a revelação ou descoberta desse fato ao mundo seria o anúncio seguro de sua ruína e o meio pelo qual ela viria.
O apóstolo assegura aos tessalonicenses que o Senhor o consumirá e destruirá. Primeiro o consumirá, antes de destruí-lo definitivamente, pelo Espírito de sua boca, por sua palavra de comando. A pura palavra de Deus, acompanhada pelo Espírito de Deus, descobrirá esse mistério da iniquidade e fará o poder do anticristo consumir-se e definhar.
No devido tempo, ele será destruído total e definitivamente, pelo esplendor da vinda de Cristo. Repare: a vinda de Cristo para destruir os perversos será acompanhada de glória singular, grande fulgor e esplendor.
- O apóstolo descreve ainda o reinado e o governo desse homem do pecado. Aqui devemos observar: (1.) O modo de sua vinda, ou de seu governo e suas ações. De modo geral, segue o exemplo de Satanás, o grande inimigo das almas e o grande adversário de Deus e da humanidade.
Satanás é o grande defensor do erro e da mentira, inimigo declarado da verdade tal como ela está em Jesus e de todos os seus seguidores fiéis. Mais especificamente, a atuação desse homem se dá com poder e engano satânicos.
Alega-se poder divino para sustentar esse reino, mas ele opera apenas segundo a ação de Satanás. Alegam-se sinais e prodígios, visões e milagres. Foi por eles que o reino papal se estabeleceu a princípio e se manteve desde então, mas são sinais falsos que sustentam doutrinas falsas.
Seus prodígios mentirosos são apenas milagres supostos que servem à sua causa: coisas falsas de fato ou manipuladas fraudulentamente para enganar o povo. São bem conhecidos os enganos diabólicos que sustentaram o regime anticristão.
O apóstolo chama tudo isso de todo engano da injustiça, v. 10. Outros podem chamá-los de fraudes piedosas, mas o apóstolo as chamou de fraudes injustas e perversas. Na verdade, toda fraude, por contrariar a verdade, é coisa ímpia.
São muitos os artifícios sutis que o homem do pecado empregou e variados os pretextos plausíveis com que levou almas incautas e instáveis a aceitar falsas doutrinas e a se submeter ao seu domínio usurpado.
(2.) São descritas as pessoas que se tornam voluntariamente seus súditos, ou que mais provavelmente o farão, v. 10. São as que não amam a verdade para serem salvas. Talvez tenham ouvido a verdade, mas não a amaram. Não podiam suportar a sã doutrina e, por isso, absorveram facilmente falsas doutrinas.
Tinham algum conhecimento teórico do que era verdadeiro, mas alimentavam fortes preconceitos e, assim, tornaram-se presa dos sedutores. Se amassem a verdade, teriam perseverado nela e sido preservadas por ela; não surpreende, porém, que tenham abandonado facilmente aquilo por que nunca tiveram amor.
Diz-se que essas pessoas perecem, ou estão perdidas: encontram-se em condição de perdição e correm o risco de se perder para sempre. Pois:
- É declarado o pecado e a ruína dos súditos do reino do anticristo, v. 11, 12. (1.) Seu pecado é este: não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça. Não amaram a verdade e, por isso, não creram nela; e, por não crerem na verdade, tiveram prazer na injustiça, ou em ações perversas, e se agradaram de ideias falsas.
Repare: uma mente entregue ao erro e uma vida viciosa muitas vezes caminham juntas e se reforçam.
(2.) Sua ruína é expressa assim: Deus lhes enviará fortes ilusões, para que creiam na mentira. Desse modo, ele punirá as pessoas por sua incredulidade, sua aversão à verdade e seu amor ao pecado e à perversidade.
Isso não significa que Deus seja autor do pecado. Em sua justiça, porém, às vezes ele retira sua graça de pecadores como os aqui mencionados, entrega-os a Satanás ou os deixa ser enganados por seus instrumentos. Entrega-os aos desejos de seu próprio coração e os deixa entregues a si mesmos. Então o pecado virá naturalmente, e até a pior perversidade, que por fim terminará na condenação eterna.
Deus é justo quando impõe juízos espirituais nesta vida e castigos eternos na futura aos que não amam as verdades do evangelho, não querem crer nelas nem viver de acordo com elas, mas acolhem falsas doutrinas no entendimento e práticas perversas na vida e na conduta.
Versículos 13 a 15
Apostasia Predita. (52 d.C.)
Observe aqui: I. O consolo que os tessalonicenses podiam encontrar diante dos temores causados por essa apostasia, v. 13, 14. Eles haviam sido escolhidos para a salvação e chamados a alcançar a glória.
Repare: quando ouvimos da apostasia de muitos, é motivo de grande consolo e alegria saber que existe um remanescente segundo a eleição da graça, que persevera e perseverará. Devemos alegrar-nos especialmente se temos razão para esperar que estamos entre eles.
O apóstolo considerava seu dever agradecer a Deus por isso: temos o dever de sempre dar graças a Deus por vós. Já lhes havia dado graças muitas vezes e continuava abundando em gratidão por eles. Havia boa razão para isso, pois eram amados pelo Senhor, como se via em sua proteção contra a apostasia. Essa preservação dos santos se deve:
- À firmeza da eleição da graça, v. 13. Eram amados pelo Senhor porque Deus os escolhera desde o princípio. Ele os amara com amor eterno. A respeito dessa eleição de Deus, podemos observar:
(1.) Sua data eterna: ela vem desde o princípio, não o princípio do evangelho, mas o princípio do mundo, antes da fundação do mundo, Efésios 1:4. (2.) O fim para o qual foram escolhidos: a salvação, salvação completa e eterna do pecado e da miséria, e o pleno desfrute de todo bem.
(3.) Os meios para alcançar esse fim: a santificação do espírito e a fé na verdade. Portanto, o decreto da eleição liga o fim aos meios, que não devem ser separados. Não fomos escolhidos por Deus porque éramos santos, mas para que fôssemos santos.
Uma vez escolhidos por Deus, não devemos viver como bem entendemos. Se fomos escolhidos para a salvação como fim, devemos ser preparados para ela pela santificação, meio necessário para alcançá-la. Essa santificação se dá pela ação do Espírito Santo como seu autor e pela fé de nossa parte.
É preciso crer na verdade; sem isso, não pode haver verdadeira santificação, perseverança na graça nem obtenção da salvação. Fé e santidade devem andar juntas, assim como santidade e felicidade.
Por isso nosso Salvador orou por Pedro para que sua fé não falhasse (Lucas 22:32) e, por seus discípulos (João 17:17), pediu que os santificasse por sua verdade, pois sua palavra é a verdade.
- À eficácia do chamado do evangelho, v. 14. Assim como foram escolhidos para a salvação, também foram chamados a ela pelo evangelho. Aos que predestinou, a esses também chamou, Romanos 8:30.
O chamado exterior de Deus vem pelo evangelho e se torna eficaz pela operação interior do Espírito. Repare: onde quer que o evangelho chegue, ele chama e convida as pessoas a alcançar a glória. É um chamado à honra e à felicidade, à própria glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
É a glória que ele adquiriu e da qual desfruta, para ser comunicada aos que creem nele e obedecem a seu evangelho. Eles estarão com Cristo para contemplar sua glória, serão glorificados com ele e participarão de sua glória. Disso decorre:
II. Uma exortação à firmeza e à perseverança: “Portanto, irmãos, permanecei firmes”, v. 15. Observe: ele não diz: “Vocês foram escolhidos para a salvação e, por isso, podem ser descuidados e acomodados”; diz, antes, que permaneçam firmes.
A graça de Deus em nossa eleição e vocação está longe de dispensar nosso cuidado e esforço diligentes. Ao contrário, deve nos estimular e comprometer com a maior determinação e diligência.
Assim também o apóstolo João, depois de dizer a seus leitores que haviam recebido a unção que permaneceria neles e que permaneceriam nele, em Cristo, acrescenta esta exortação: “Agora, permanecei nele”, 1 João 2:27, 28.
Os tessalonicenses são exortados a permanecer firmes na profissão de sua fé cristã e a guardar as tradições que aprenderam, isto é, a doutrina do evangelho que o apóstolo lhes transmitira por palavra ou por epístola.
Naquela época, o cânon das Escrituras ainda não estava completo. Por isso, os apóstolos transmitiam em sua pregação, sob a direção do Espírito infalível, certas coisas que os cristãos tinham a obrigação de observar como vindas de Deus.
Outras coisas foram depois postas por eles por escrito, como o apóstolo já havia feito numa epístola anterior a esses tessalonicenses. Essas epístolas foram escritas enquanto seus autores eram movidos pelo Espírito Santo.
Repare: isso não é argumento para atribuir às tradições orais de nossos dias, agora que o cânon das Escrituras está completo, autoridade igual à dos escritos sagrados.
Devemos aderir firmemente às doutrinas e deveres ensinados pelos apóstolos inspirados. Não temos, porém, prova segura de que eles tenham transmitido algo além do que encontramos nas Santas Escrituras.
Versículos 16 a 17
Oração Apostólica. (52 d.C.)
Nessas palavras, temos a oração fervorosa do apóstolo por eles. Nela, observe:
I. A quem ele ora: “Nosso Senhor Jesus Cristo em pessoa, e Deus, nosso Pai”. Podemos e devemos dirigir nossas orações não só a Deus Pai, por meio da mediação de nosso Senhor Jesus Cristo, mas também ao próprio Senhor Jesus Cristo. E devemos orar em seu nome a Deus, não só como Pai dele, mas como nosso Pai nele e por meio dele.
II. De onde tira ânimo para orar: da consideração do que Deus já havia feito por ele e por eles: que nos amou e nos deu consolação eterna e boa esperança pela graça, v. 16. Observe aqui:
O amor de Deus é a nascente e a fonte de todo bem que temos ou esperamos. Nossa eleição, vocação, justificação e salvação se devem todas ao amor de Deus em Cristo Jesus.
Dessa fonte, em especial, flui toda a nossa consolação. A consolação dos santos é eterna. Os consolos dos santos não são coisas que perecem; não morrerão com eles. Ninguém lhes tirará os consolos espirituais que Deus lhes dá, e o próprio Deus não os retirará. Como os ama com amor eterno, terão consolação eterna.
Sua consolação se fundamenta na esperança da vida eterna. Eles se alegram na esperança da glória de Deus e, nas tribulações, não são apenas pacientes, mas alegres.
Há boa razão para essa intensa consolação, pois os santos têm boa esperança. Sua esperança se fundamenta no amor de Deus, na promessa de Deus e na experiência que tiveram de seu poder, de sua bondade e de sua fidelidade.
É boa esperança pela graça: a graça gratuita e a misericórdia de Deus são aquilo que esperam e a base de sua esperança, não qualquer valor ou mérito próprio.
III. O que pede a Deus por eles: que console seu coração e os estabeleça em toda boa palavra e obra, v. 17. Deus lhes havia dado consolos, e o apóstolo orava para que recebessem consolação mais abundante. Havia boa esperança, pela graça, de que seriam preservados, e ele orava para que fossem estabelecidos.
É digno de nota como consolar e estabelecer aparecem aqui juntos. Portanto, repare: 1. O consolo é um meio pelo qual somos estabelecidos. Quanto mais prazer temos na palavra, na obra e nos caminhos de Deus, maior a probabilidade de perseverarmos neles.
- Estar estabelecidos nos caminhos de Deus é um meio provável de obter consolo. Por outro lado, se vacilamos na fé e temos o espírito cheio de dúvidas, ou se hesitamos e falhamos no cumprimento do dever, não surpreende que desconheçamos os prazeres e as alegrias da religião.
O que está na raiz de toda a nossa inquietação, senão nossa instabilidade na religião? Devemos estar estabelecidos em toda boa palavra e obra, na palavra da verdade e na obra da justiça.
Cristo deve ser honrado por nossas boas obras e boas palavras. Os sinceros se esforçarão por ambas e, ao fazê-lo, poderão esperar ser consolados e estabelecidos, até que por fim sua santidade e felicidade se completem.