2 Samuel 6
Argumento
Durante o reinado de Saul, a obscuridade da arca havia sido para Israel um sofrimento tão grande quanto os insultos dos filisteus. Depois de humilhar os filisteus e rebaixá-los, como gratidão por esse favor e para promover o bem público, Davi agora leva a arca para sua própria cidade, a fim de tê-la perto de si, como ornamento e força de sua nova fundação.
Temos aqui: I. Uma tentativa de fazê-lo, que fracassou. O plano foi bem elaborado (v. 1, 2). Mas: 1. Cometeram o erro de transportar a arca num carro (vv. 3-5). 2. Foram punidos por esse erro com a morte repentina de Uzá (v. 6, 7), que causou grande terror a Davi (v. 8, 9) e interrompeu sua iniciativa (v. 10, 11).
II. A grande alegria e satisfação com que, por fim, a tarefa foi realizada (vv. 12-15). E: 1. O bom entendimento entre Davi e seu povo (vv. 17-19). 2. O mal-estar entre Davi e sua mulher por causa do ocorrido (v. 16; vv. 20-23). Quando consideramos que a arca era tanto o sinal da presença de Deus quanto uma figura de Cristo, vemos que essa história ensina muito.
Versículos 1 a 5
A Remoção da Arca. (a.C. 1045.)
Não ouvimos falar da arca desde que foi alojada em Quiriate-Jearim, logo depois de voltar do cativeiro entre os filisteus (1 Samuel 7:1, 2), exceto quando Saul uma vez mandou buscá-la (1 Samuel 14:18). Aquilo que em outros tempos tivera tanto destaque agora foi deixado de lado como coisa negligenciada por muitos anos.
Se a arca permaneceu tantos anos numa casa, não deve parecer estranho que a igreja tenha ficado tanto tempo no deserto (Apocalipse 12:14). A visibilidade permanente não é marca da verdadeira igreja. Deus está graciosamente presente com as almas de seu povo mesmo quando lhes faltam os sinais externos de sua presença.
Mas agora que Davi está estabelecido no trono, a honra da arca começa a reviver, e o cuidado de Israel por ela volta a florescer. Sem dúvida, as pessoas piedosas entre eles também haviam se empenhado nisso, mas lhes faltara oportunidade. Veja Filipenses 4:10.
I. A arca é mencionada com honra. Como não se falava dela havia muito tempo, agora que voltou a ser mencionada, observe como é descrita (v. 2): é a arca de Deus, chamada pelo nome do Senhor dos Exércitos, que habita entre os querubins.
Ou é aquela sobre a qual o nome — o próprio nome do Senhor dos Exércitos — foi invocado. Ou é aquela sobre a qual se invocava o nome do Senhor dos Exércitos.
Ou é aquela por causa da qual se proclamava o nome do Senhor dos Exércitos — isto é, Deus era grandemente exaltado pelos milagres realizados diante da arca. Ou ainda é a arca de Deus, que é chamado “o Nome” (Levítico 24:11, 16), o nome do Senhor dos Exércitos, que se assenta sobre os querubins acima dela.
Aprendamos daqui: 1. A pensar e falar de Deus com grande reverência. Ele é o Nome acima de todo nome, o Senhor dos Exércitos, que tem todas as criaturas no céu e na terra sob seu comando. Ele recebe a homenagem de todas elas.
Ainda assim, tem prazer em habitar entre os querubins, sobre o propiciatório, ou assento da misericórdia, manifestando-se graciosamente ao seu povo, reconciliado por meio de um Mediador e pronto para lhe fazer o bem.
- A pensar e falar com honra das ordenanças sagradas, que para nós são, como a arca era para Israel, sinais da presença de Deus (Mateus 28:2) e meios de comunhão com ele (Salmos 27:4). A honra da arca está em ser a arca de Deus: ele tem zelo por ela, é exaltado nela e seu nome é invocado sobre ela.
A instituição divina confere beleza e grandeza às ordenanças sagradas, que de outro modo não teriam forma nem formosura. Cristo é a nossa arca. Nele e por meio dele, Deus manifesta seu favor, comunica sua graça e aceita nossa adoração e nossas súplicas.
II. A arca recebe uma honrosa comitiva ao ser transportada. Por fim, ela é procurada; Davi propôs a iniciativa (1 Crônicas 13:1-3), e os chefes da congregação concordaram (v. 4). Todos os homens escolhidos de Israel são convocados para dar solenidade à ocasião, demonstrar respeito pela arca e expressar alegria por seu retorno.
A nobreza, os homens de posição, os anciãos e os oficiais, num total de trinta mil, compareceram (v. 1), além da maioria do povo (1 Crônicas 13:5). Alguns pensam que isso aconteceu durante uma das três grandes festas.
Seria um cortejo magnífico e ajudaria a inspirar grande reverência pela arca nos jovens da nação, que talvez mal tivessem ouvido falar dela. Era, sem dúvida, um tesouro de valor inestimável, acompanhado pelo próprio rei e por todos os grandes homens, que também lhe serviam de guarda.
III. A mudança da arca é acompanhada por grandes manifestações de alegria (v. 5). O próprio Davi e todos os que o acompanhavam e tinham inclinação para a música usaram os instrumentos de que dispunham para despertar e expressar a alegria daquela ocasião.
Ver a arca sair da obscuridade e dirigir-se a um lugar público podia muito bem arrebatá-los de alegria. É melhor ter a arca numa casa do que não tê-la de modo algum, e melhor numa casa do que cativa no templo de Dagom. Mas é muito desejável tê-la numa tenda preparada especialmente para ela, onde o acesso possa ser mais livre e aberto.
Assim como a adoração secreta é melhor quanto mais reservada, a adoração pública é melhor quanto mais pública. Temos razão para nos alegrar quando as restrições são removidas, a arca de Deus é bem recebida na cidade de Davi e conta não só com a proteção e o apoio, mas também com o favor e o incentivo das autoridades civis. Por causa dessa alegria, tocaram diante do Senhor.
Repare: a alegria pública deve ser sempre diante do Senhor, voltada para ele e nele culminando; não deve degenerar em prazer carnal e sensual. O doutor Lightfoot supõe que, nessa ocasião, Davi compôs o Salmo 68, pois ele começa com aquela antiga oração de Moisés: “Levante-se Deus, e sejam dispersos os seus inimigos”.
Ali se menciona (v. 25) a presença dos cantores e dos músicos que acompanhavam a arca e (v. 27) os príncipes de várias tribos.
Talvez as palavras do último versículo, “Ó Deus, tu és terrível desde os teus santuários”, tenham sido acrescentadas por causa da morte de Uzá.
IV. Nesse assunto, cometeram um erro: transportaram a arca num carro ou veículo, quando os sacerdotes deveriam tê-la carregado nos ombros (v. 3). Não deram carroças aos coatitas encarregados da arca, porque seu serviço era carregá-la nos ombros (Números 7:9).
A arca não era um fardo tão pesado que eles não pudessem carregá-la nos ombros até o monte Sião; não precisavam colocá-la num carro como se fosse um objeto comum.
Não era desculpa o fato de os filisteus terem feito o mesmo sem serem punidos: eles não sabiam melhor e não tinham sacerdotes nem levitas que pudessem encarregar-se de transportá-la. Era melhor levá-la num carro do que deixar que sacerdotes de Dagom a carregassem.
Os filisteus podem transportar a arca num carro sem punição; mas, se os israelitas fizerem isso, correm perigo. E pouco adiantava o carro ser novo: velho ou novo, não era o que Deus havia ordenado.
Admiro-me de que um homem tão sábio e bom como Davi, tão familiarizado com a lei de Deus, tenha cometido esse descuido. Esperemos, com benevolência, que estivesse tão concentrado na essência do serviço que se esqueceu de cuidar desse detalhe.
Uzá Morto por Tocar na Arca; A Arca na Casa de Obede-Edom. (a.C. 1045.)
Versículos 6 a 11
Temos aqui Uzá atingido de morte por tocar na arca enquanto ela era levada para a cidade de Davi: um triste acontecimento, que apagou a alegria, interrompeu o transporte da arca, dispersou por ora a grande assembleia reunida para acompanhá-la e mandou todos de volta para casa, apavorados.
I. A ofensa de Uzá parece muito pequena. Ele e seu irmão Aiô, filhos de Abinadabe, em cuja casa a arca estivera guardada por muito tempo, estavam acostumados a servi-la.
Para mostrar que preferiam o benefício público à própria honra e vantagem, ofereceram-se para conduzir o carro em que a arca era transportada. Talvez fosse o último serviço que prestariam a ela, pois outros cuidariam disso quando chegasse à cidade de Davi.
Aiô ia adiante, abrindo caminho e, se necessário, conduzindo os bois. Uzá seguia bem perto, ao lado do carro. Aconteceu que os bois o sacudiram (v. 6). Os estudiosos não concordam sobre o significado da palavra original: os bois tropeçaram, conforme a nota marginal; deram coices, segundo alguns, talvez contra o aguilhão com que Uzá os conduzia; ou ficaram presos na lama, segundo outros.
Por algum acidente, a arca corria o risco de tombar. Então Uzá a segurou para impedir que caísse. Temos razão para pensar que o fez com uma boa intenção: preservar a reputação da arca e impedir que isso fosse tomado como mau presságio. Ainda assim, esse foi o seu pecado.
Uzá era levita, mas só os sacerdotes podiam tocar na arca. A lei era explícita a respeito dos coatitas: embora devessem carregar a arca pelas varas, não podiam tocar em nenhuma coisa sagrada, para que não morressem (Números 4:15).
A longa familiaridade de Uzá com a arca e o serviço constante que lhe prestava podem ter levado à presunção, mas não a desculpam.
II. A punição por essa ofensa parece muito severa (v. 7). A ira do Senhor se acendeu contra Uzá, pois, nas coisas sagradas, ele é um Deus zeloso. O Senhor o feriu ali por sua precipitação — esse é o sentido da palavra — e o matou naquele mesmo lugar.
Foi ali que pecou, e ali morreu, junto à arca de Deus; nem mesmo o propiciatório o salvaria. Por que Deus foi tão severo com ele? 1. Tocar na arca era proibido expressamente aos levitas, sob pena de morte: “para que não morram”.
Com esse exemplo de severidade, Deus mostraria como poderia ter tratado com justiça nossos primeiros pais quando comeram o que lhes era proibido sob a mesma pena: “para que não morram”. 2. Deus viu a presunção e a irreverência no coração de Uzá.
Talvez ele quisesse mostrar, diante daquela grande assembleia, quanta liberdade podia tomar com a arca, por ter convivido com ela por tanto tempo. A familiaridade, até com o que é mais temível, tende a gerar desprezo.
- Mais tarde, Davi reconheceu que Uzá morreu por um erro de que todos eram culpados: transportar a arca num carro. Como ela não foi carregada nos ombros dos levitas, o Senhor abriu uma brecha entre nós (1 Crônicas 15:13).
Mas Uzá foi escolhido para servir de exemplo, talvez porque tivesse sido o mais empenhado em recomendar esse meio de transporte; de todo modo, acabou cometendo outro erro, consequência daquele primeiro.
Talvez a arca não estivesse coberta, como deveria, com a cobertura de peles de texugo (Números 4:6), o que teria sido outra provocação. 4. Por meio disso, Deus queria incutir temor nos milhares de Israel e convencê-los de que a arca não era menos venerável por ter ficado tanto tempo em condições humildes.
Assim, ensinaria o povo a alegrar-se com tremor e a tratar sempre as coisas sagradas com reverência e santo temor. 5. Deus queria nos ensinar que uma boa intenção não justifica uma ação má; não basta dizer que algo foi feito com boa intenção.
Ele nos fará saber que pode proteger sua arca e de fato a protegerá; não precisa do pecado de ninguém para ajudá-lo nisso. 6. Se foi crime tão grande alguém sem direito tocar na arca da aliança, o que dizer dos que reivindicam os privilégios da aliança sem cumprir suas condições?
“Que tens tu que fazer para tomar a minha aliança na tua boca?” (Salmos 50:16). “Amigo, como entraste aqui?” Se a arca era tão sagrada e não devia ser tocada sem reverência, que dizer do sangue da aliança? (Hebreus 10:29).
III. Os sentimentos de Davi diante desse golpe foram intensos e talvez não inteiramente corretos. Deveria ter se humilhado sob a mão de Deus, confessado seu erro, reconhecido a justiça de Deus e pedido que cessassem os sinais de seu desagrado; então poderia prosseguir com a boa obra que tinha em mãos. Mas vemos que: 1. Davi ficou indignado.
Não se diz que fosse porque Uzá havia afrontado a Deus, mas porque Deus abrira uma brecha contra Uzá (v. 8): a ira de Davi se acendeu. É a mesma palavra usada para o desagrado de Deus (v. 7). Como Deus estava irado, Davi ficou irado e contrariado.
Era como se Deus não pudesse afirmar a honra da arca e desaprovar quem a tocava rudemente sem pedir licença a Davi. Pode um mortal pretender ser mais justo que Deus, contestar suas decisões ou acusá-lo de iniquidade?
Davi não agiu então como ele mesmo, como um homem segundo o coração de Deus. Não nos cabe ficar indignados com nada que Deus faça, por mais desagradável que seja para nós. A morte de Uzá de fato eclipsou a glória de uma cerimônia da qual Davi se orgulhava mais do que de qualquer outra coisa.
Também poderia dar lugar a especulações entre os que eram hostis a Davi, como se Deus também estivesse se afastando dele. Ainda assim, Davi deveria ter reconhecido a justiça e a sabedoria de Deus, em vez de se indignar. Quando estamos sob a ira de Deus, devemos conter a nossa própria ira.
- Davi ficou com medo (v. 9). Parece que ficou apavorado, pois disse: “Como virá a mim a arca do Senhor?” Era como se Deus procurasse ocasião contra todos os que estavam ao seu redor e fosse tão zeloso pela arca que ninguém pudesse lidar com ela; por isso, seria melhor mantê-la à distância.
Que procul a Jove, procul a fulmine — “Quem se afasta de Júpiter se afasta do raio”. Davi deveria ter dito: “Que a arca venha a mim, e tomarei este aviso para tratá-la com mais reverência”. “Não me provoqueis, e não vos farei mal algum” (Jeremias 25:6).
Ou podemos considerar isso um bom uso que Davi fez daquele juízo terrível. Ele não disse: “Certamente Uzá era mais pecador que todos os homens, porque sofreu tais coisas”; em vez disso, preocupou-se consigo mesmo, consciente não só de que não merecia o favor de Deus, mas também de que estava sujeito ao seu desagrado. “Deus poderia, com justiça, matar-me como matou Uzá.”
“A minha carne treme com temor de ti” (Salmos 119:120). Deus pretende, com seus juízos, que os outros ouçam e temam. Por isso, Davi não quis levar a arca para sua própria cidade (v. 10) até estar mais bem preparado para recebê-la.
- Davi perpetuou a lembrança daquele golpe dando um novo nome ao lugar: Perez-Uzá, isto é, “a brecha de Uzá” (v. 8). Pouco antes, ele celebrara a brecha aberta contra os inimigos e chamara o lugar de Baal-Perazim, “lugar das brechas”. Mas agora a brecha atingiu seus amigos.
Quando vemos uma brecha, devemos considerar que não sabemos onde surgirá a próxima. A lembrança daquele golpe serviria de advertência às gerações futuras para terem cuidado com toda precipitação e irreverência no trato das coisas sagradas, pois Deus será santificado naqueles que se aproximam dele.
- Davi alojou a arca numa boa casa, a casa de Obede-Edom, um levita que, por acaso, morava perto do lugar em que aconteceu a desgraça. Ali: (1.) a arca foi recebida com bondade e acolhida, e permaneceu três meses (v. 10, 11).
Obede-Edom sabia que a arca havia causado morte entre os filisteus que a mantiveram cativa e entre os betsemitas que olharam para dentro dela. Viu Uzá cair morto por tocá-la e percebeu que o próprio Davi tinha medo de lidar com ela.
Mesmo assim, Obede-Edom a convidou alegremente para sua casa e abriu as portas sem medo, sabendo que ela só tinha cheiro de morte para a morte para os que a tratavam mal. “Ó, que coragem”, diz o bispo Hall, “a de um coração honesto e fiel! Nada pode fazer Deus deixar de ser amável para com o seu povo; até a sua própria justiça é encantadora”.
(2.) A arca recompensou generosamente a acolhida: o Senhor abençoou Obede-Edom e toda a sua casa. A mesma mão que puniu a presunção orgulhosa de Uzá recompensou a ousadia humilde de Obede-Edom e fez da arca para ele cheiro de vida para a vida.
Que ninguém pense mal do evangelho por causa dos juízos infligidos aos que o rejeitam; compare-os com as bênçãos que ele traz aos que o recebem como devem. Ninguém jamais teve, nem jamais terá, motivo para dizer que é inútil servir a Deus.
Que os chefes de família se animem a manter a religião em seus lares e a servir a Deus e aos interesses de seu reino com suas casas e seus bens, pois esse é o caminho para que tudo o que possuem seja abençoado.
A arca é uma hóspede cuja acolhida nunca traz prejuízo a quem lhe abre as portas. Josefo diz que Obede-Edom era pobre, mas que, de repente, nesses três meses, seus bens aumentaram, para inveja dos vizinhos. A piedade é a melhor amiga da prosperidade. Na mão esquerda da sabedoria estão as riquezas e a honra. Toda a casa de Obede-Edom compartilhou a bênção.
É bom viver numa família que recebe a arca, pois todos os que estão nela se beneficiarão.
Versículos 12 a 19
Mical Despreza Davi. (a.C. 1045.)
Temos aqui a segunda tentativa de levar a arca para a cidade de Davi. Desta vez, deu certo, embora a anterior tivesse fracassado.
I. Ao que parece, a bênção concedida à casa de Obede-Edom por causa da arca foi um grande incentivo para Davi levá-la adiante. Quando soube disso (v. 12), apressou-se a buscá-la. 1. Isso era uma prova de que Deus se reconciliara com eles e afastara sua ira.
Assim como Davi pôde ler a desaprovação de Deus contra todos no golpe que atingiu Uzá, também pôde ler o favor de Deus para com todos na prosperidade de Obede-Edom. Se Deus está em paz com eles, podem prosseguir com alegria em seu propósito.
- Isso era uma prova de que a arca não era uma pedra tão pesada quanto se imaginava; pelo contrário, feliz era o homem que a tivesse por perto. Para os desobedientes, Cristo é de fato pedra de tropeço e rocha de escândalo; para os que creem, porém, é pedra angular, eleita e preciosa (1 Pedro 2:6-8).
Quando Davi soube que Obede-Edom tinha tanta alegria por causa da arca, quis tê-la em sua própria cidade. Repare: a experiência que outros tiveram dos benefícios da piedade deve nos incentivar a viver piedosamente. Se a arca é uma bênção para a casa de outros, acolhamo-la em nossa casa. Podemos tê-la, com sua bênção, sem precisar buscá-la na casa dos vizinhos.
II. Vejamos como Davi conduziu a questão desta vez. 1. Corrigiu o erro anterior. Agora não colocou a arca num carro; ordenou que aqueles cuja tarefa era essa a carregassem nos ombros. Isso está implícito aqui (v. 13) e declarado em 1 Crônicas 15:15.
Fazemos bom uso dos juízos de Deus contra nós e contra outros quando eles nos despertam para corrigir e emendar o que estava errado. 2. Ao partirem, ofereceu sacrifícios a Deus (v. 13), como expiação pelos erros anteriores e em agradecimento pelas bênçãos concedidas à casa de Obede-Edom.
Nossas iniciativas têm mais chance de dar certo quando começamos com Deus e nos empenhamos em estar em paz com ele. Quando nos achegamos a Deus nas ordenanças sagradas, devemos manter os olhos no grande sacrifício, pelo qual somos recebidos na aliança e na comunhão com Deus (Salmos 50:5).
- Davi participou da cerimônia com as maiores expressões de alegria (v. 14): “Dançava diante do Senhor com toda a sua força”. Saltava de alegria, arrebatado pela ocasião, ainda mais porque da última vez ficara decepcionado.
É um prazer para o homem bom ver os próprios erros corrigidos e voltar ao caminho do dever. Imagino que a dança de Davi não seguisse movimentos ou medidas estabelecidos, e não lemos que alguém dançasse com ele; era uma expressão natural de sua grande alegria e exultação.
Davi dançava com toda a sua força; assim também devemos realizar todos os nossos serviços religiosos, dedicados a eles e desejosos de fazê-los da melhor maneira. Nunca empregamos força demais nos deveres sagrados: a obra merece toda ela.
Na ocasião, Davi deixou de lado a púrpura imperial e vestiu um éfode simples de linho, leve e cômodo para dançar, usado em exercícios religiosos também por quem não era sacerdote. Samuel usava um (1 Samuel 2:18). Aquele grande príncipe não considerou desonroso aparecer vestido como ministro da arca.
- Todo o povo celebrou o avanço da arca (v. 15): levou-a à cidade real com gritos e ao som da trombeta, expressando sua alegria em altas aclamações e avisando a todos ao redor que também se alegrassem.
A administração pública e livre das ordenanças, não só protegida, mas também favorecida pelas autoridades civis, é razão justa de alegria para qualquer povo. 5. A arca foi levada em segurança e depositada com honra no lugar preparado para ela (v. 17).
Colocaram-na no meio do tabernáculo, ou tenda, que Davi havia preparado para ela. Não era o tabernáculo erguido por Moisés, pois esse estava em Gibeão (2 Crônicas 1:13). Podemos supor que, feito de tecido, depois de tantas centenas de anos tivesse se deteriorado e não pudesse ser transportado.
Era, porém, uma tenda erguida especialmente para receber a arca. Davi não a levou para uma casa particular, nem mesmo para a sua, para que não parecesse monopolizá-la demais e restringisse o acesso do povo para orar diante dela.
Mas também não construiu uma casa para ela, para que isso não substituísse a construção, no tempo devido, de um templo mais majestoso. Por isso, por enquanto, colocou-a sob cortinas e um dossel, imitando o tabernáculo de Moisés.
Assim que a arca foi instalada, Davi ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas, agradecendo a Deus porque a tarefa enfim se completara sem mais erros ou brechas e suplicando que seu favor continuasse. Repare: todas as nossas alegrias devem ser santificadas com louvores e orações, pois Deus se agrada desses sacrifícios. Ao que parece, Davi compôs então o Salmo 132.
- O povo foi dispensado com grande satisfação. Davi os enviou de volta: (1.) com uma oração benevolente. Abençoou-os em nome do Senhor dos Exércitos (v. 18), pois tinha interesse particular no céu como profeta e autoridade sobre o povo como príncipe; o menor é abençoado pelo superior (Hebreus 7:7).
Davi orou para que Deus os abençoasse e, em particular, os recompensasse pela honra e pelo respeito que haviam demonstrado à arca. Garantiu-lhes que não teriam perdido a viagem: a bênção de Deus sobre seus negócios em casa lhes renderia muito mais do que as despesas.
Com essa oração, manifestou que desejava o bem deles e mostrou-lhes que tinham um rei que os amava. (2.) Davi também os despediu com um generoso banquete, mais do que com uma distribuição de esmolas.
É provável que tenha recebido os grandes homens em sua própria casa; à multidão de Israel, homens e mulheres — e crianças, diz Josefo —, distribuiu a cada um um bolo de pão, talvez um bolo de especiarias; um bom pedaço de carne, um pedaço generoso e apropriado, segundo alguns, ou uma porção das ofertas pacíficas, segundo Josefo; e um jarro, ou garrafa, de vinho (v. 19).
Provavelmente, mandou que preparassem essa provisão para eles nos lugares onde estavam hospedados. Fez isso: [1.] como expressão de sua alegria e gratidão a Deus. Quando o coração se abre em alegria, a mão deve se abrir em generosidade.
A festa de Purim era celebrada com o envio de porções uns aos outros (Ester 9:22). Assim como os que recebem a misericórdia de Deus devem mostrar misericórdia ao perdoar, os que recebem a generosidade de Deus devem ser generosos ao dar.
[2.] Para conquistar o favor do povo e firmar sua influência sobre ele, pois todos são amigos de quem dá presentes. Os que não se importavam com suas orações o amariam por sua generosidade, e isso os incentivaria a acompanhá-lo outra vez, caso ele os convocasse.
Versículos 20 a 23
Davi Contesta Mical. (a.C. 1045.)
Depois de despedir a congregação com uma bênção, Davi voltou para abençoar sua casa (v. 20), isto é, orar com ela e por ela e oferecer agradecimentos em família por essa misericórdia nacional.
Os ministros não devem pensar que as atividades públicas os dispensam da adoração em família. Depois de abençoarem as assembleias solenes com suas instruções e orações, devem voltar, do mesmo modo, para abençoar suas casas, pelas quais são especialmente responsáveis.
Embora Davi tivesse profetas, sacerdotes e levitas ao seu redor para servirem como seus capelães, não delegava a eles esse dever; ele mesmo abençoava sua casa. Adorar a Deus é trabalho dos anjos; portanto, certamente não é indigno dos maiores homens.
Davi nunca voltou para casa com tanto prazer e satisfação como naquele dia em que trouxera a arca para perto. Mesmo assim, aquele dia de alegria terminou com certo mal-estar, causado pelo orgulho e pela irritação da mulher dele. Nem os palácios dos príncipes estão livres dos problemas de família.
Davi agradara a toda a multidão de Israel, mas Mical não gostou de vê-lo dançar diante da arca. Por isso, quando ele estava longe, ela o desprezou; quando voltou para casa, repreendeu-o. Não se incomodou com a generosidade dele para com o povo nem se ressentiu do banquete que ofereceu; achou, sim, que ele se rebaixara demais ao dançar diante da arca. Não foi a avareza, mas o orgulho que a irritou.
I. Ao ver Davi dançar na rua diante do Senhor, Mical o desprezou no coração (v. 16). Pensou que aquele grande zelo pela arca de Deus e o arrebatamento de alegria por ela voltar para perto dele fossem tolices, impróprias de um grande soldado, estadista e monarca como Davi.
Para ela, bastava que Davi incentivasse a devoção dos outros; considerava indigno que ele próprio demonstrasse tamanha devoção. “Que tolo o meu marido está fazendo de si mesmo!”, pensou. “Quanto se apega a essa arca, que poderia muito bem continuar onde ficou tantos anos! Tanta devoção quase o deixou louco.”
Repare: os exercícios da religião parecem muito desprezíveis aos olhos de quem tem pouca ou nenhuma religião.
II. Quando Davi voltou para casa com a melhor disposição, Mical começou a censurá-lo. Estava tão cheia de desprezo e indignação que não conseguiu esperar até estarem a sós; saiu ao encontro dele com suas acusações. Observe:
- Como ela o provocou (v. 20): “Que honra para o rei de Israel hoje! Que figura você fez hoje no meio do populacho! Isso não combina com sua posição e seu caráter!”
O desprezo por Davi e sua devoção começara no coração de Mical, mas sua boca falou do que o coração estava cheio. O que a desagradava era a afeição dele pela arca; ela gostaria que Davi não tivesse por ela mais carinho do que ela própria tinha.
Mical, porém, apresenta de modo vil a conduta de Davi ao dançar diante da arca, como se fosse indecente e imoral. Embora estivesse realmente descontente por achar que aquilo diminuía a honra dele, fingiu não gostar porque era uma vergonha para sua virtude: ele se descobria diante das servas, como só faria um homem leviano, que não se importasse em se cobrir de vergonha.
Não temos motivo para pensar que isso fosse verdade. Sem dúvida, Davi agiu com decoro e governou seu zelo com prudência. Mas é comum que os que censuram a religião lhe atribuam cores falsas e a retratem da maneira mais odiosa.
Já seria muito profano tratar assim qualquer homem por seu zelo piedoso; fazê-lo contra o próprio marido, a quem ela devia reverenciar, e contra alguém cuja prudência e virtude estavam acima do alcance da própria malícia, foi vil e perverso.
Davi demonstrara tanto amor por Mical que não aceitaria a coroa se ela não lhe fosse restituída (2 Samuel 3:13). Isso mostrou que ela tinha mais de filha de Saul do que de mulher de Davi ou irmã de Jônatas.
- Como Davi respondeu à censura dela. Não a repreendeu por tê-lo abandonado traiçoeiramente para se entregar ao abraço de um estranho. Havia perdoado isso e, por isso, esquecido, embora talvez sua própria consciência agora o acusasse da tolice de tê-la recebido de volta, pois isso é dito contaminar a terra (Jeremias 3:1). Davi, porém, justifica o que fez.
(1.) Quis honrar a Deus com aquilo (v. 21): tudo foi feito diante do Senhor e com os olhos postos nele. Seja qual for a interpretação maliciosa que Mical escolhesse dar ao ato, Davi tinha o testemunho da própria consciência: visara sinceramente à glória de Deus, para quem nunca poderia fazer o bastante.
Davi a lembra de que a casa de seu pai fora posta de lado para abrir caminho ao trono dele, para que ela não se julgasse a melhor autoridade para decidir o que era apropriado: “Deus me escolheu antes de teu pai e me designou para governar Israel. Agora sou eu a fonte de honra.
“Se, na corte de teu pai, as expressões de fervorosa devoção a Deus eram consideradas indignas e fora de moda, ainda assim dançarei diante do Senhor e, assim, devolverei a elas a honra.”
“Se isso é ser vil (v. 22), serei ainda mais vil.” Repare: [1.] Devemos ter cuidado ao censurar a devoção de outros, mesmo que não concorde com nossas ideias, pois, tanto quanto sabemos, o coração deles pode ser sincero. Quem somos nós para desprezar aqueles que Deus aceitou?
[2.] Se podemos ser aprovados por Deus no que fazemos em religião e o fazemos diante do Senhor, não precisamos dar valor às censuras e aos insultos dos homens. Se parecemos corretos aos olhos de Deus, não importa quanto pareçamos desprezíveis aos olhos do mundo.
[3.] Quanto mais formos desprezados por fazer o bem, mais resolutos devemos ser em fazê-lo, apegando-nos à nossa religião e estreitando nosso vínculo com ela, diante das tentativas dos agentes de Satanás de nos abalar e envergonhar até que a abandonemos. “Serei ainda mais vil.”
(2.) Davi quis se humilhar: “Serei humilde aos meus próprios olhos e não considerarei nada indigno se for para me curvar em honra de Deus”. No tribunal e no campo de batalha, ninguém fará mais que Davi para sustentar a grandeza e a autoridade de um príncipe.
Mas, nos atos de devoção, ele deixa de lado a majestade, humilha-se até o pó diante do Senhor, une-se aos serviços mais humildes prestados em honra da arca e não vê nisso diminuição alguma. O maior dos homens é menor que a menor das ordenanças de Jesus Cristo.
(3.) Davi não duvidava de que até isso aumentaria sua reputação entre aqueles cuja reprovação Mical alegava temer: “Serei tido em honra pelas servas”. O povo comum estaria longe de pensar pior dele por essas demonstrações piedosas de humildade; em vez disso, o estimaria e honraria ainda mais.
Às vezes, os verdadeiramente piedosos são reconhecidos na consciência até dos que falam mal deles (2 Coríntios 5:11). Nunca abandonemos nosso dever por medo da reprovação: a firmeza e a resolução podem aumentar nossa reputação mais do que pensamos. A piedade será louvada.
Portanto, não sejamos indiferentes em nossa devoção, nem tenhamos medo ou vergonha de reconhecê-la.
Davi se contentou em se justificar assim e não censurou ainda mais a insolência de Mical. Mas Deus a puniu, tornando-a estéril para sempre, a partir daquele momento (v. 23). Ela censurou Davi injustamente por sua devoção; por isso, Deus a sujeitou com justiça à vergonha permanente da esterilidade.
Deus honrará os que o honram; mas os que o desprezam, assim como aos seus servos e ao seu serviço, serão tidos em pouca estima.