Matthew Henry

2 Samuel 5

Argumento

Não se sabe até que ponto a deserção de Abner da casa de Saul, seu assassinato e o assassinato de Isbosete poderiam ter contribuído para completar a revolução e estabelecer Davi como rei de todo o Israel. Ao que parece, essa feliz mudança veio logo depois, e dela trata este capítulo.

Aqui está: I. Davi ungido rei por todas as tribos, vv. 1-5. II. A tomada da fortaleza de Sião, vv. 6-10. III. A construção de um palácio para si e o fortalecimento de seu reino, v. 11, 12. IV. Os filhos que lhe nasceram depois disso, vv. 13-16. V. Suas vitórias sobre os filisteus, vv. 17-25.

Versículos 1 a 5

Davi é Rei de Todo o Israel. (a.C. 1048.)

Aqui está: I. O humilde pedido de todas as tribos a Davi, suplicando-lhe que assumisse o governo — pois agora eram como ovelhas sem pastor — e reconhecendo-o como rei. Embora Davi de modo algum aprovasse o assassinato de Isbosete, ainda assim podia aproveitar as vantagens que obteve com isso e aceitar os pedidos que lhe fizeram em consequência.

Judá se submetera a Davi como rei mais de sete anos antes, e a tranquilidade e a felicidade sob seu governo encorajaram as demais tribos a cortejá-lo. Temos um relato completo de quantos vieram de cada tribo, com que zelo e sinceridade vieram e como foram recebidos por três dias em Hebrom, quando todos estavam unidos em fazer Davi rei, 1 Crônicas 12:23-40.

Aqui temos somente os pontos principais do pedido, com as razões pelas quais fizeram Davi rei. 1. O parentesco com ele era um incentivo: “Somos teu osso e tua carne” (v. 1). Não apenas “tu és nosso osso e nossa carne”, não um estrangeiro desqualificado pela lei para ser rei (Deuteronômio 17:15), mas “nós somos teus”.

Isto é: “Sabemos que tu nos consideras como teu osso e tua carne e te preocupas conosco com a mesma ternura com que alguém cuida do próprio corpo, coisa que Saul e sua casa não fizeram. Somos teu osso e tua carne; portanto, ficarás tão contente quanto nós em pôr fim a esta longa guerra civil.”

“Terás compaixão de nós, nos protegerás e farás tudo o que puderes para o nosso bem-estar.” Os que tomam Cristo por rei também podem apelar a ele assim: “Somos teu osso e tua carne; tu te fizeste em tudo semelhante a teus irmãos” (Hebreus 2:17). “Sê, pois, nosso governante, e que esta ruína fique sob tua mão” (Isaías 3:6).

  1. Os serviços que ele já prestara ao povo eram outro incentivo (v. 2): “Quando Saul era rei, ele não passava de um zero; tu eras o algarismo. Eras tu quem conduzia Israel à batalha e o trazia de volta em triunfo. Portanto, quem é mais apto agora a ocupar o trono vago?”

Quem é fiel no pouco merece receber mais confiança. Devemos lembrar com gratidão os bons serviços que nos prestaram quando surgir a ocasião.

  1. A designação divina era o maior incentivo de todos: “O Senhor disse: Tu apascentarás o meu povo Israel”, isto é, governará o povo. Os príncipes devem apascentar seu povo como pastores, sempre buscando o benefício dos súditos, alimentando-os, não tosquiando-os.

“E serás não apenas rei para governar em paz, mas também comandante para conduzir a guerra e te expor a todos os trabalhos e perigos do acampamento.” Já que Deus dissera isso, agora, por fim, quando a necessidade os levou a fazê-lo, eles também se convenceram a dizê-lo.

II. A inauguração pública e solene de Davi, v. 3. Convocou-se uma assembleia dos representantes; todos os anciãos de Israel foram até ele. O acordo foi firmado, os pacta conventa — as alianças — foram juradas e assinados por ambas as partes.

Davi se comprometeu a protegê-los como juiz em tempos de paz e comandante na guerra; eles se comprometeram a obedecer-lhe. Fez com eles um pacto do qual Deus foi testemunha: foi diante do Senhor. Então Davi foi ungido rei pela terceira vez.

Sua ascensão foi gradual, para que sua fé fosse provada e ele adquirisse experiência. Assim, seu reino prefigurava o do Messias, que chegaria à plenitude pouco a pouco. Ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele (Hebreus 2:8), mas um dia as veremos (1 Coríntios 15:25).

III. Um relato geral de seu reinado e de sua idade. Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, após a morte de Saul, v. 4. Nessa idade, os levitas foram inicialmente designados para começar seu serviço, Números 4:3.

Por volta dessa idade, o Filho de Davi começou seu ministério público, Lucas 3:23. É então que os homens alcançam plena maturidade de força e discernimento. Davi reinou ao todo quarenta anos e seis meses: sete anos e meio em Hebrom e trinta e três anos em Jerusalém, v. 5.

Hebrom era famosa, Josué 14:15. Era uma cidade sacerdotal. Mas Jerusalém viria a ser ainda mais famosa e a cidade santa. Grandes reis procuravam fundar cidades próprias, Gênesis 10:11; 36:32-35.

Davi fez isso, e Jerusalém tornou-se a cidade de Davi. Seu nome é famoso até o fim da Bíblia (Apocalipse 21), onde lemos sobre uma nova Jerusalém.

Versículos 6 a 10

Davi Toma o Monte Sião. (a.C. 1047.)

Se Salém, onde Melquisedeque era rei, era Jerusalém — como parece provável à luz de Salmos 76:2 —, a cidade já era famosa no tempo de Abraão. Na época de Josué, era a principal cidade do sul de Canaã, Josué 10:1-3.

Coube a Benjamim, Josué 18:28, mas ficava bem junto ao território de Judá, Josué 15:8. Os filhos de Judá a haviam tomado (Juízes 1:8), mas os filhos de Benjamim permitiram que os jebuseus morassem entre eles (Juízes 1:21); estes foram se estabelecendo ali até que a cidade se tornou jebuseia, Juízes 19:11.

Ora, a primeira ação de Davi depois de ser ungido rei sobre todo o Israel foi tomar Jerusalém das mãos dos jebuseus. Como a cidade pertencia a Benjamim, ele não podia atacá-la com facilidade antes de essa tribo — que por muito tempo apoiara a casa de Saul (1 Crônicas 12:29) — submeter-se a ele. Temos aqui:

I. O desafio dos jebuseus a Davi e suas forças. Disseram: “A menos que tires os cegos e os coxos, não entrarás aqui”, v. 6. Enviaram a Davi essa mensagem provocadora porque, como se diz mais tarde em outra ocasião, não acreditavam que algum inimigo pudesse entrar pelos portões de Jerusalém, Lamentações 4:12.

Confiavam: 1. Na proteção de seus deuses, que Davi, em desprezo, chamara de cegos e coxos, pois têm olhos, mas não veem; têm pés, mas não andam. “Mas”, diziam eles, “estes são os guardiões da nossa cidade; a menos que tu os removas — algo que jamais conseguirás fazer —, não poderás entrar aqui.”

Alguns pensam que eram imagens de bronze dispostas como constelações, colocadas no recanto da fortaleza e encarregadas de guardar o lugar. Chamavam seus ídolos de Mauzzim, ou fortalezas (Daniel 11:38), e confiavam neles como tais. O nome do Senhor é nossa torre forte; seu braço é forte e seus olhos, penetrantes.

Ou confiavam: 2. Na força das fortificações, que julgavam tão inexpugnáveis por natureza, por arte ou por ambas que bastariam os cegos e os coxos para defendê-las do atacante mais poderoso. Dependiam sobretudo da fortaleza de Sião, que julgavam impossível de tomar.

É provável que tenham colocado cegos e coxos — inválidos ou soldados mutilados — sobre os muros para zombar de Davi e seus homens, julgando que seriam adversários à altura dele. Embora entre eles restassem apenas homens feridos, ainda assim serviriam para repelir os sitiantes. Compare com Jeremias 37:10.

Observe: os inimigos do povo de Deus muitas vezes confiam muito na própria força e se sentem mais seguros justamente quando se aproxima o dia de sua queda.

II. O sucesso de Davi contra os jebuseus. Em vez de intimidá-lo, o orgulho e a insolência deles o animaram. Quando lançou um ataque geral, deu esta ordem aos homens: “Quem atacar os jebuseus também lance no fosso, ou na sarjeta, os coxos e os cegos que estão no muro para nos insultar, a nós e ao nosso Deus.”

É provável que eles mesmos tivessem dito coisas blasfemas e, por isso, fossem odiados por Davi. Assim pode ser lido o v. 8. Nossa leitura desse versículo vem de 1 Crônicas 11:6, que fala somente de atacar os jebuseus, mas nada diz sobre os cegos e os coxos.

Os jebuseus disseram que, se aquelas imagens não os protegessem, os cegos e os coxos não entrariam na casa — isto é, nunca mais confiariam em seu palladium, como interpreta o senhor Gregory, nem prestariam às imagens a honra que lhes haviam prestado. Depois de tomar a fortaleza, Davi disse o mesmo: aquelas imagens, incapazes de proteger os que as adoravam, nunca mais teriam lugar ali.

III. O estabelecimento de sua residência real em Sião. Davi morou na fortaleza. A mesma fortaleza cuja força antes se opusera a ele e o aterrorizara agora contribuía para sua segurança.

Construiu casas ao redor para seus assistentes e guardas (v. 9), desde Milo — a prefeitura, ou edifício do governo — para dentro. Prosseguiu e prosperou em tudo o que empreendeu; cresceu em honra, força e riqueza, tornando-se cada vez mais honrado aos olhos dos súditos e temível aos olhos dos inimigos, pois o Senhor, Deus dos Exércitos, estava com ele.

Deus tem todas as criaturas sob seu comando, faz delas o uso que deseja e, por meio delas, cumpre seus próprios propósitos. Estava com Davi para orientá-lo, protegê-lo e fazê-lo prosperar. Quem tem a seu favor o Senhor dos Exércitos não precisa temer o que exércitos de homens ou demônios possam fazer contra si.

Os que se tornam grandes devem atribuir seu progresso à presença de Deus com eles e dar-lhe a glória. A igreja é chamada Sião e cidade do Deus vivo. Os jebuseus, inimigos de Cristo, precisam primeiro ser vencidos e expulsos, e os cegos e coxos, removidos; então Cristo reparte o despojo, estabelece ali seu trono e faz dela sua morada pelo Espírito.

Versículos 11 a 16

Os Filhos de Davi. (a.C. 1046.)

Aqui está: I. A casa que Davi construiu, um palácio real, apropriado para receber a corte que mantinha e as homenagens que lhe prestavam, v. 11. Os judeus eram agricultores e pastores, e não se dedicavam muito ao comércio nem à manufatura.

Por isso, Hirão, rei de Tiro, um príncipe rico, ao enviar felicitações a Davi por sua ascensão ao trono, ofereceu-lhe trabalhadores para construir uma casa. Davi aceitou a oferta com gratidão, e os trabalhadores de Hirão construíram para ele uma casa a seu gosto.

Muitos se destacaram nas artes e nas ciências embora fossem estranhos às alianças da promessa. Ainda assim, a casa de Davi não ficou pior nem menos apropriada para ser dedicada a Deus por ter sido construída pelos filhos do estrangeiro.

Foi profetizado acerca da igreja do evangelho: “Os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e seus reis te servirão”, Isaías 60:10.

II. O governo de Davi se firmou e foi edificado, v. 12. 1. Seu reino foi estabelecido: nada podia abalá-lo; ninguém perturbava sua posse nem contestava seu direito.

Aquele que o fez rei estabeleceu-o, pois Davi devia ser um tipo de Cristo, a quem a mão de Deus confirmaria e cuja aliança permaneceria firme, Salmos 89:21-28. Saul foi feito rei, mas não estabelecido; assim também Adão, em seu estado de inocência.

Davi foi estabelecido como rei, e assim também o Filho de Davi, junto com todos os que, por meio dele, são feitos reis e sacerdotes para o nosso Deus.

  1. O reino de Davi foi engrandecido aos olhos tanto dos amigos quanto dos inimigos. A nação de Israel nunca parecera tão grande nem tivera tamanho prestígio como começava a ter então.

Assim foi prometido acerca de Cristo que ele seria mais elevado que os reis da terra, Salmos 89:27. “Deus o exaltou sobremaneira”, Filipenses 2:9.

  1. Davi percebeu, pela maravilhosa convergência das providências que o estabeleceram e promoveram, que Deus estava com ele. “Por isto sei que me favoreces”, Salmos 41:11.

Muitos contam com o favor de Deus sem percebê-lo e, assim, ficam sem o consolo que ele traz. Mas ser elevado a esse favor, permanecer nele e percebê-lo é felicidade suficiente.

  1. Davi reconheceu que Deus fizera grandes coisas por ele por causa de seu povo Israel, para que fosse uma bênção para o povo e este fosse feliz sob seu governo.

Deus não fez dos israelitas súditos de Davi para benefício dele, para que fosse grande, rico e absoluto; fez dele rei de Israel para benefício do povo, para que Davi o conduzisse, guiasse e protegesse. Os reis são ministros de Deus para o bem de seu povo, Romanos 13:4.

III. A família de Davi se multiplicou e cresceu. Mencionam-se aqui, juntos, todos os filhos que lhe nasceram depois que chegou a Jerusalém: onze ao todo, além dos seis que lhe nasceram antes, em Hebrom, 2 Samuel 3:2, 5.

Ali as mães são mencionadas; aqui não. Diz-se apenas, de modo geral, que ele tomou mais concubinas e esposas, v. 13. Devemos elogiá-lo por isso? Não o elogiamos nem o justificamos, e mal conseguimos desculpá-lo.

O mau exemplo dos patriarcas talvez o tenha feito pensar que nisso não havia mal. Talvez esperasse fortalecer sua influência multiplicando suas alianças e aumentando a família real. Feliz é o homem cuja aljava está cheia dessas flechas.

Mas uma só videira ao lado da casa, com a bênção de Deus, pode estender seus galhos até o mar e seus ramos até os rios. Adão, com uma só esposa, povoou o mundo; e Noé o povoou novamente.

Davi tinha muitas esposas e, mesmo assim, isso não o impediu de cobiçar a esposa do próximo e de adulterar com ela; pois os que já romperam a cerca vagam sem fim. Sobre as concubinas de Davi, veja 2 Samuel 15:16; 16:22; 19:5. Sobre seus filhos, veja 1 Crônicas 3:1-9.

Versículos 17 a 25

Davi Derrota os Filisteus. (a.C. 1046.)

O serviço específico para o qual Davi foi levantado era salvar Israel das mãos dos filisteus, 2 Samuel 3:18. Por isso, a Providência divina lhe deu primeiro a oportunidade de realizá-lo. Temos aqui o relato de duas grandes vitórias sobre os filisteus.

Com elas, Davi não só compensou a desonra e recuperou a perda que Israel sofrera na batalha em que Saul foi morto, mas avançou muito em direção à completa submissão desses vizinhos incômodos, os últimos remanescentes das nações condenadas.

I. Nas duas campanhas, os filisteus foram os agressores: avançaram primeiro para a própria destruição e atraíram sobre si a ruína. 1. Na primeira, subiram para procurar Davi (v. 17), pois souberam que ele fora ungido rei sobre Israel.

“Ele, que sob o governo de Saul matou dezenas de milhares, o que fará quando for rei?” Por isso, pensaram que era hora de se precaverem e tentar esmagar seu governo ainda no começo, antes que se firmasse.

O sucesso que tiveram contra Saul alguns anos antes talvez os tenha encorajado a atacar Davi; mas não consideraram que Deus estava com Davi, ao passo que Saul perdera sua presença. Assim que o reino do Messias foi estabelecido no mundo, os poderes das trevas o atacaram vigorosamente.

Com a força combinada de judeus e gentios, investiram contra ele: os gentios se enfureceram, e os reis da terra se levantaram contra ele, tudo em vão, Salmos 2:1, etc. A destruição se voltará, como nesse caso, contra o próprio reino de Satanás. Conspiraram juntos, mas foram despedaçados, Isaías 8:9, 10.

  1. Na segunda campanha, subiram de novo, na esperança de recuperar o que haviam perdido no confronto anterior. Seu coração endureceu-se para a própria destruição, v. 22.

  2. Nas duas ocasiões, espalharam-se pelo vale de Refaim, muito perto de Jerusalém. Esperavam conquistar essa cidade antes que Davi concluísse suas fortificações. Desde o início, Jerusalém foi alvo de ataques movidos por inimizade especial.

O fato de se espalharem indica que eram muito numerosos e tinham aparência ameaçadora. Lemos que os inimigos da igreja “sobem por toda a extensão da terra” (Apocalipse 20:9); mas, quanto mais se espalham, mais fácil se tornam alvos das flechas de Deus.

II. Nas duas ocasiões, embora Davi estivesse bem disposto a marchar contra eles — pois, assim que soube do ataque, desceu à fortaleza para assegurar uma posição importante e vantajosa (v. 17) —, não entrou em ação antes de consultar o Senhor por meio do peitoral do juízo, primeiro no v. 19 e depois no v. 23.

Sua consulta tinha dois aspectos: 1. Sobre o dever: “Subirei? Tenho autorização do céu para enfrentá-los?” Alguém poderia pensar que ele não precisava ter dúvida. Afinal, para que o fizeram rei, senão para lutar as batalhas do Senhor e de Israel?

Mas o homem bom gosta de ver Deus indo adiante dele a cada passo. “Devo subir agora?” A luta precisava acontecer, mas seria naquele momento? Reconheça-o em todos os seus caminhos. Além disso, embora os filisteus fossem inimigos públicos, alguns deles haviam sido amigos pessoais de Davi. Aquis fora bondoso com ele em sua aflição e o protegera.

“Agora”, diz Davi, “não devo, em lembrança disso, antes fazer paz com eles do que guerrear contra eles?” “Não”, diz Deus. “Eles são inimigos de Israel e estão condenados à destruição; portanto, não hesites, mas sobe.” 2. Sobre o sucesso: a consciência lhe perguntava “Subirei?”, e a prudência, “Tu os entregarás nas minhas mãos?”

Com isso, Davi reconhece que depende de Deus para vencer: não poderia conquistá-los a menos que Deus os entregasse em suas mãos. Submete sua causa ao bom prazer de Deus: “Farás isso?” “Sim”, diz Deus, “certamente o farei.” Se Deus nos envia, nos sustentará e ficará ao nosso lado.

A certeza que Deus nos deu da vitória sobre nossos inimigos espirituais — de que em breve esmagará Satanás debaixo dos nossos pés — deve nos animar em nossos conflitos espirituais. Não lutamos sem saber se venceremos. Davi tinha então um grande exército sob seu comando e com bom ânimo, mas confiava mais na promessa de Deus do que em suas próprias forças.

III. No primeiro confronto, Davi derrotou o exército dos filisteus pela força da espada, v. 20: “Ele os feriu.” Depois: 1. Deu a glória a seu Deus e disse: “O Senhor irrompeu contra meus inimigos diante de mim.”

“Eu não poderia ter feito isso se ele não tivesse agido antes de mim; ele abriu uma brecha como a de uma barragem, que, uma vez aberta, aumenta cada vez mais.” A parte principal da obra foi feita por Deus; na verdade, ele fez tudo. O que Davi fez nem merece ser mencionado. Por isso, não a nós, mas ao Senhor, dê glória.

Davi também esperava que aquela brecha, como a abertura de uma represa, fosse a abertura de uma comporta que deixaria entrar uma destruição final sobre eles. Para perpetuar a lembrança do acontecimento, chamou o lugar de Baal-Perazim, o senhor das brechas, pois Deus irrompera sobre as forças deles e logo os vencera por completo. Que as gerações futuras notem isso, para honra de Deus.

  1. Davi envergonhou os deuses deles. Os filisteus levaram ao campo as imagens de seus deuses, como protetores, imitando os israelitas, que levavam a arca ao acampamento. Mas, postos em fuga, não puderam parar para carregar as imagens, pois eram “um peso para os animais cansados” (Isaías 46:1). Deixaram-nas cair, com o restante da bagagem, nas mãos do vencedor.

As imagens falharam e não os ajudaram; por isso, deixaram que se virassem sozinhas. Deus pode fazer as pessoas se cansarem daquilo de que mais gostavam, forçá-las a abandonar o que adoram e até lançar os ídolos de prata e ouro às toupeiras e aos morcegos, Isaías 2:20, 21.

Davi e seus homens aproveitaram o restante dos despojos, mas queimaram as imagens, conforme Deus ordenara: “Queimareis as imagens de escultura deles com fogo”, para mostrar seu horror à idolatria e impedir que se tornassem uma armadilha, Deuteronômio 7:5.

O bispo Patrick observa bem que, quando a arca caiu nas mãos dos filisteus, ela os consumiu; mas, quando essas imagens caíram nas mãos de Israel, não puderam impedir que fossem consumidas.

IV. No segundo confronto, Deus deu a Davi sinais perceptíveis de sua presença. Mandou que não os atacasse de frente, como fizera antes, mas desse a volta e chegasse por trás, v. 23. 1. Deus o mandou recuar, como Israel ficou parado para ver a salvação do Senhor.

  1. Prometeu atacar ele próprio o inimigo, por meio de um exército invisível de anjos, v. 24: “Ouvirás o som de uma marcha, como a marcha de um exército no ar, sobre as copas das amoreiras.”

Os anjos pisam de leve. Aquele que pode andar sobre as nuvens também pode, quando quer, andar sobre as copas das árvores ou — como entende o bispo Patrick — à frente das amoreiras, isto é, do bosque ou da sebe formada por essas árvores.

“Por esse sinal, saberás que o Senhor vai adiante de ti; embora não o vejas, ainda assim o ouvirás, e a fé virá e será confirmada pelo ouvir. Ele sai para ferir o exército dos filisteus.”

Quando Davi os feriu (v. 20), atribuiu a vitória a Deus: “O Senhor irrompeu contra meus inimigos.” Como recompensa por esse reconhecimento agradecido, da vez seguinte Deus agiu sozinho, sem submetê-lo a trabalho ou perigo.

Os que reconhecem o que Deus fez por eles o verão fazer ainda mais. Mas observe: embora Deus prometesse ir adiante de Davi e ferir os filisteus, quando ouvisse o som da marcha ele teria de agir e estar pronto para perseguir os derrotados.

Observe: a graça de Deus deve estimular nossos esforços. Se Deus opera em nós tanto o querer quanto o realizar, não se segue que devamos ficar parados, como quem nada tem a fazer; por isso, devemos desenvolver nossa própria salvação com todo o cuidado e a diligência possíveis, Filipenses 2:12, 13.

O som da marcha foi: (1.) Um sinal para Davi saber quando avançar. É bom sair quando Deus vai adiante de nós. (2.) Talvez também tenha sido um alarme para o inimigo, que ficou confuso.

Ao ouvir a marcha de um exército à sua frente, os filisteus recuaram precipitadamente e se depararam com o exército de Davi, que estava atrás deles. A respeito daqueles contra quem Deus luta, diz-se: “O som de uma folha agitada os perseguirá”, Levítico 26:36.

(3.) O resultado é relatado brevemente, v. 25. Davi obedeceu às ordens: esperou Deus agir e só então mobilizou seus homens. Assim, aprendeu a depender de Deus e de sua providência.

Deus cumpriu sua promessa, foi adiante de Davi e derrotou todas as forças inimigas. Davi não deixou de aproveitar a vantagem: feriu os filisteus até as fronteiras do país dos filisteus.

Quando o reino do Messias estava para ser estabelecido, os apóstolos, que derrubariam o reino do diabo, não deviam tentar nada antes de receber a promessa do Espírito, que veio com “um som do céu, como de um vento impetuoso”, Atos 2:2. Isso foi representado pelo som da marcha sobre as copas das amoreiras.

Quando ouviram esse som, os apóstolos tiveram de agir e assim fizeram: saíram, vencendo e para vencer.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra