2 Samuel 3
Argumento
A batalha entre Joabe e Abner não pôs fim à controvérsia entre as duas casas de Saul e Davi, mas, neste capítulo, ela caminha para um desfecho.
Temos aqui: I. O avanço gradual da influência de Davi, v. 1. II. A consolidação da família dele, vv. 2-5. III. A desavença de Abner com Isbosete e seu tratado com Davi, vv. 6-12. IV. O acerto das condições preliminares, vv. 13-16.
V. O compromisso e a tentativa de Abner de trazer Israel para o lado de Davi, vv. 17-21. VI. O assassinato traiçoeiro de Abner por Joabe, enquanto ele conduzia essa negociação, vv. 22-27. VII. A grande preocupação e a dor de Davi pela morte de Abner, vv. 28-39.
Versículos 1 a 6
As Mulheres e os Filhos de Davi. (a.C. 1048.)
Temos aqui: I. A luta que Davi travou com a casa de Saul antes de consolidar sua subida ao trono (v. 1). 1. Os dois lados disputavam. A casa de Saul, embora decapitada e enfraquecida, não cairia sem resistência.
Isso não é estranho entre eles; o que causa espanto é que a guerra tenha durado tanto, pois a casa de Davi tinha o direito a seu favor e, portanto, Deus estava do seu lado. Contudo, embora a verdade e a justiça triunfem no fim, Deus prolongou o conflito por fins sábios e santos.
A duração da guerra pôs à prova a fé e a paciência de Davi e tornou ainda mais bem-vinda sua consolidação no trono. 2. O lado de Davi avançava. A casa de Saul ficava cada vez mais fraca: perdia lugares e homens, afundava em reputação, tornava-se menos importante e era derrotada em cada confronto.
Mas a casa de Davi ficava cada vez mais forte. Muitos abandonaram a causa decadente da casa de Saul e, com prudência, passaram para o lado de Davi, convencidos de que ele certamente venceria. A luta entre a graça e a corrupção no coração dos crentes, que só são santificados em parte, pode ser comparada a essa luta aqui descrita.
Há uma longa guerra entre elas: a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito, o que é contrário à carne. Mas, à medida que a obra da santificação avança, a corrupção, como a casa de Saul, fica cada vez mais fraca, enquanto a graça, como a casa de Davi, fica cada vez mais forte, até que chegue à condição de homem perfeito e o juízo alcance a vitória.
II. O crescimento da própria casa de Davi. Temos um relato de seis filhos que ele teve com seis mulheres diferentes durante os sete anos em que reinou em Hebrom. Talvez isso seja mencionado aqui como algo que fortaleceu a influência de Davi.
Cada filho, cujo bem-estar estava ligado à segurança comum, era uma nova garantia dada à comunidade de que Davi cuidaria dela. Aquele que tem a aljava cheia dessas flechas falará com o seu inimigo à porta (Salmos 127:5). Assim como a morte dos filhos de Saul enfraqueceu a influência dele, o nascimento dos filhos de Davi fortaleceu a de Davi.
Davi errou ao multiplicar mulheres, contra a lei (Deuteronômio 17:17), e deu um mau exemplo aos sucessores. 2. Não parece que, nesses sete anos, ele tenha tido mais de um filho com cada uma dessas mulheres; alguns tiveram uma descendência igualmente numerosa, e com muito mais honra e alegria, com uma só mulher.
Não lemos que algum desses filhos tenha se tornado famoso; três deles foram infames: Amnom, Absalão e Adonias. Portanto, temos razão para nos alegrar com tremor ao ver nossas famílias crescerem. 4. O filho de Davi com Abigail é chamado Quileabe (v. 3), mas em 1 Crônicas 3:1 é chamado Daniel.
O bispo Patrick menciona a explicação que os doutores hebreus dão para esses nomes: seu primeiro nome era Daniel, “Deus me julgou” (isto é, contra Nabal). Mas os inimigos de Davi o insultavam, dizendo: “Ele é filho de Nabal, não de Davi”.
Para refutar essa calúnia, a Providência ordenou que, ao crescer, ele se tornasse extremamente parecido com Davi em rosto e feições, mais do que qualquer outro filho. Por isso, Davi lhe deu o nome de Quileabe, que significa “igual ao pai” ou “retrato do pai”.
A mãe de Absalão é apresentada como filha de Talmai, rei de Gesur, um príncipe pagão. Talvez Davi esperasse assim fortalecer sua influência, mas o fruto desse casamento veio a ser sua dor e vergonha.
A última é chamada mulher de Davi; por isso, alguns pensam que era Mical, sua primeira e mais legítima mulher, aqui chamada por outro nome. Embora ela não tenha tido filhos depois de zombar de Davi, poderia ter tido antes.
Assim, a casa de Davi se fortaleceu. Mas Abner é que se fortalecia para a casa de Saul; isso é mencionado (v. 6) para mostrar que, se ele os abandonasse, eles cairiam naturalmente.
Versículos 7 a 21
Abner Passa para o Lado de Davi. (a.C. 1048.)
I. Abner rompe com Isbosete e abandona sua causa por causa de uma pequena provocação que Isbosete, sem pensar, lhe fez. Deus pode realizar seus propósitos por meio dos pecados e das tolices dos homens. 1. Isbosete acusou Abner de um crime nada menor que o de ter desonrado uma concubina de seu pai (v. 7).
Não se sabe se foi assim, nem em que se baseava a suspeita. De todo modo, teria sido prudente Isbosete ficar calado, considerando quanto lhe interessava não desagradar Abner. Se a acusação era falsa e seu ciúme não tinha fundamento, foi muito desonesto e ingrato alimentar suspeitas injustas contra alguém que arriscara tudo por ele e era, sem dúvida, o melhor amigo que tinha no mundo.
- Abner se indignou muito com a acusação. Não diz se era ou não culpado no caso dessa mulher (v. 8), mas suspeitamos que fosse, pois não o nega expressamente.
Ainda assim, deixa claro a Isbosete: (1.) que desprezava ser acusado por ele e não aceitaria repreensão de suas mãos. “O quê?”, diz Abner. “Sou eu cabeça de cão, um animal vil e desprezível, para que me exponhas assim? (v. 8). É essa a recompensa pela bondade que tenho mostrado a ti e à casa de teu pai e pelos bons serviços que lhes prestei?”
Abner engrandece o serviço lembrando que o prestou contra Judá, a tribo à qual o reino estava destinado e que certamente o receberia no fim. Ao apoiar a casa de Saul, agira contra a própria consciência e contra o próprio interesse; por isso, merecia recompensa melhor.
Ainda assim, talvez não tivesse sido tão zeloso pela casa de Saul se não tivesse satisfeito a própria ambição e esperado tirar proveito disso.
Repare: os orgulhosos não suportam ser repreendidos, sobretudo por quem julgam ter beneficiado. (2.) Abner deixa claro que certamente se vingaria de Isbosete (v. 9, 10). Com a maior arrogância e insolência, dá a entender que, assim como o havia elevado, poderia derrubá-lo e o faria.
Abner sabia que Deus jurara dar o reino a Davi e, mesmo assim, opunha-se a isso com toda a força, movido pela ambição. Agora, porém, concorda com a promessa por vingança, sob o pretexto de respeitar a vontade de Deus, o que não passava de uma desculpa.
Os que são escravos das próprias paixões têm muitos senhores, que os empurram em direções diferentes; conforme uma delas prevalece, são arrastados a contradições. A ambição de Abner o tornara zeloso por Isbosete, e agora sua vingança o tornava igualmente zeloso por Davi.
Se Abner tivesse respeitado sinceramente a promessa de Deus a Davi e agido com isso em vista, teria mantido firmeza e uniformidade em seus conselhos, agindo de modo coerente consigo mesmo. Mas, enquanto Abner serve às próprias paixões, Deus realiza por meio dele os próprios propósitos: faz até a ira e a vingança de Abner redundarem em louvor a si mesmo e, por meio delas, concede força a Davi.
Por fim, veja como Isbosete ficou atônito com a insolência de Abner: não conseguiu responder-lhe (v. 11). Se tivesse tido o espírito de um homem, sobretudo de um príncipe, poderia ter respondido que seus méritos tornavam seus crimes ainda mais graves, que não aceitaria os serviços de um homem tão vil e que não duvidava de que se sairia muito bem sem ele.
Mas Isbosete tinha consciência da própria fraqueza e, por isso, não disse uma palavra, para não piorar as coisas. Seu coração desfaleceu e ele se tornou, como Davi predissera acerca dos inimigos, “como um muro que se inclina e uma cerca vacilante” (Salmos 62:3).
II. Abner negocia com Davi. Devemos supor que começara a se cansar da causa de Isbosete e buscava uma oportunidade para abandoná-la; caso contrário, por mais que ameaçasse Isbosete para calar a acusação contra si, não teria cumprido tão depressa suas palavras iradas (v. 12).
Abner enviou mensageiros a Davi para dizer que estava a seu serviço. “De quem é a terra? Não é sua? Pois você tem o melhor direito ao governo e maior lugar no afeto do povo.”
Repare: Deus encontra maneiras de tornar úteis ao reino de Cristo pessoas que não têm afeto sincero por ele e que se opuseram vigorosamente a ele. Às vezes os inimigos se tornam estrado: não só são pisados, como também servem de apoio para subir. A terra ajudou a mulher.
III. Davi faz um tratado com Abner, mas sob a condição de que ele consiga a restituição de Mical, sua mulher (v. 13). Com isso, 1. Davi demonstrou a sinceridade do amor conjugal pela sua primeira e mais legítima mulher; nem o casamento dela com outro, nem o dele com outras mulheres o haviam afastado dela. Muitas águas não poderiam apagar esse amor.
- Davi demonstrou respeito à casa de Saul. Longe de pisoteá-la agora que caíra, ele, mesmo elevado, valorizava muito o vínculo que tinha com ela. Não podia se agradar das honras do trono sem ter consigo Mical, filha de Saul, para compartilhá-las; isso mostra quanto estava longe de guardar rancor da família de seu inimigo.
Abner mandou dizer que Davi deveria tratar do assunto com Isbosete, e foi o que ele fez (v. 14), alegando que pagara caro por Mical e que ela lhe fora tirada injustamente. Isbosete não ousou negar o pedido, agora que Abner não estava ao seu lado.
Ele tomou Mical de Paltiel, com quem Saul a casara (v. 15), e Abner a levou a Davi, certo de que seria duas vezes mais bem recebido ao trazer-lhe uma mulher numa mão e uma coroa na outra.
O marido mais recente de Mical relutou em deixá-la e a seguiu chorando (v. 16), mas não havia remédio. Ele devia agradecer a si mesmo: quando a tomou por mulher, sabia que outro tinha direito a ela. Usurpadores devem esperar ter de renunciar. Portanto, ninguém deve apegar o coração ao que não lhe pertence.
Se algum desentendimento separou marido e mulher, que se reconciliem e voltem a viver juntos, se esperam receber a bênção de Deus; que esqueçam todas as antigas brigas e vivam em amor, conforme a santa ordenança de Deus.
IV. Abner usa sua influência com os anciãos de Israel para trazê-los para o lado de Davi, sabendo que o povo comum seguiria qualquer direção que eles tomassem. Agora que isso lhe convém, pode argumentar em favor de Davi:
- Ele era a escolha de Israel (v. 17): “No passado vocês procuraram fazê-lo rei, quando ele se destacou em tantos confrontos contra os filisteus e lhes prestou tantos bons serviços. Ninguém pode alegar maior mérito pessoal que Davi, nem menor que Isbosete.
“Vocês já experimentaram os dois: Detur digniori — que se dê a coroa a quem mais a merece. Façam de Davi o seu rei.”
- Davi era a escolha de Deus (v. 18): “O Senhor falou a respeito de Davi.” Compare com o v. 9.
“Quando Deus encarregou Samuel de ungi-lo, na prática prometeu que por meio dele salvaria Israel, pois foi para esse fim que o fez rei. Como Deus prometeu salvar Israel por meio de Davi, é tanto dever de vocês, em obediência à vontade de Deus, quanto interesse de vocês, para vencer os inimigos, submeter-se a ele. Opor-se a ele é a maior tolice do mundo.”
Quem esperaria ouvir raciocínios assim da boca de Abner? Mas Deus fará os inimigos do seu povo reconhecerem que ele os amou (Apocalipse 3:9).
Abner procurou especialmente os homens de Benjamim, da sua própria tribo, sobre os quais tinha maior influência e que ele havia levado a apoiar a casa de Saul. Ele os havia enganado e, por isso, cabia-lhe desfazer o engano. Assim, a multidão é conduzida por quem a lidera.
V. Davi conclui o tratado com Abner e nisso agiu com prudência e acerto. Seja qual for o motivo de Abner, pôr fim à guerra e estabelecer no trono o ungido do Senhor era uma boa obra. Davi podia valer-se dos serviços dele assim como um pobre pode receber esmola de um fariseu, que dá por orgulho e hipocrisia.
Abner contou a Davi o que o povo pensava e o resultado de suas conversas com eles (v. 19). Agora veio não como antes, em particular, mas acompanhado de vinte homens.
Davi os recebeu com um banquete (v. 20), como sinal de reconciliação e alegria e como garantia do acordo entre eles: foi um banquete de aliança, como aquele em Gênesis 26:30. Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; mas, se ele se submeter, ofereça-lhe um banquete.
Abner, satisfeito com a recepção, por evitar cair junto com a casa de Saul — o que teria sido inevitável se não tivesse tomado esse caminho — e, mais ainda, com a perspectiva de receber um cargo sob o governo de Davi, comprometeu-se a concluir a mudança em pouco tempo e a trazer todo o Israel à obediência a Davi (v. 21).
Abner diz a Davi que ele reinará sobre tudo o que desejava. Sabia que a elevação de Davi vinha da designação de Deus, mas insinua que brotara da ambição e do desejo de governar de Davi; assim, como fazem os maus, media aquele bom homem por si mesmo. Davi e Abner, porém, se separaram como bons amigos, e o assunto entre eles ficou bem resolvido.
Assim, convém a todos os que temem a Deus e guardam os seus mandamentos evitar contendas, até com os ímpios, viver em paz com todos e mostrar ao mundo que são filhos da luz.
Versículos 22 a 39
Joabe Assassina Abner; Reflexões de Davi sobre o Assassinato de Abner. (a.C. 1048.)
Temos aqui o relato do assassinato de Abner por Joabe e da profunda indignação de Davi por isso.
I. Joabe atacou Davi com grande insolência por ter negociado com Abner. Por acaso estava fora a serviço quando Abner esteve com Davi, perseguindo uma tropa — talvez de filisteus, talvez do partido de Saul.
Ao voltar, soube que Abner acabara de partir (v. 22, 23) e que Davi e ele haviam trocado muitas palavras amistosas. Joabe tinha todas as razões do mundo para confiar na prudência de Davi e aceitar as medidas que ele tomava, pois sabia que Davi era sábio e bom e que era conduzido por Deus em todos os seus negócios.
Mesmo assim, como se tivesse na causa de Davi o mesmo poder que Abner tinha na de Isbosete, Joabe censurou Davi e o acusou, diante dele, de falta de prudência (v. 24, 25): “O que você fez?”, como se Davi lhe devesse explicações pelo que fazia.
“Por que você o deixou ir embora? Poderia tê-lo feito prisioneiro. Ele veio como espião e certamente vai traí-lo.” Não sei o que é mais espantoso: Joabe ter tido a insolência de insultar assim o seu príncipe ou Davi ter tido paciência para suportá-la.
Na prática, Joabe chama Davi de tolo ao dizer que ele sabia que Abner viera para enganá-lo, mas ainda assim confiara nele. Não lemos resposta alguma de Davi. Não foi por medo, como Isbosete tivera de Abner (v. 11), mas porque desprezava Joabe, ou porque este não tinha boas maneiras suficientes para esperar por uma resposta.
II. Joabe mandou chamar Abner de volta de modo muito traiçoeiro e, sob o pretexto de ter uma conversa particular com ele, matou-o barbaramente com as próprias mãos. Que usou o nome de Davi, sob o pretexto de que este queria lhe dar novas instruções, fica implícito no relato; mas Davi não sabia disso (v. 26).
Abner não pretendia fazer mal algum e não temia nada. Voltou a Hebrom com toda a inocência e, ao encontrar Joabe à espera dele junto à porta, afastou-se com ele para conversarem a sós. Esqueceu-se do que dissera quando matou Asael: “Como poderia encarar Joabe, teu irmão?” (2 Samuel 2:22). Ali Joabe o assassinou (v. 27).
O relato dá a entender (v. 30) que Abisai conhecia o plano e o ajudava; se fosse preciso, teria vindo em auxílio do irmão. Por isso, é acusado como cúmplice. Joabe e Abisai mataram Abner, embora só aquele que conhece os pensamentos e as intenções do coração possa saber se Abisai de fato tinha parte nisso.
Agora, 1. É certo que o Senhor foi justo. Abner se opusera maliciosamente a Davi, contra as convicções da própria consciência. Abandonara Isbosete de maneira vil e o traíra, sob o pretexto de respeitar a Deus e a Israel, mas na verdade por orgulho, vingança e impaciência com qualquer controle.
Por isso, Deus não usará um homem tão mau, ainda que Davi pudesse fazê-lo, numa obra tão boa como a união de Israel. Há juízos preparados para zombadores como Abner. Mas, 2. É igualmente certo que Joabe foi injusto e agiu perversamente no que fez.
Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas não podia ter ao seu redor — nem mesmo nos cargos de maior confiança — homens segundo o seu coração. Muitos príncipes e senhores bons foram obrigados a empregar homens maus. (1.) Até o pretexto para esse ato foi muito injusto.
Abner de fato matara Asael, irmão de Joabe, e Joabe e Abisai alegavam que, nesse caso, eram vingadores do sangue dele (v. 27, 30). Mas Abner matou Asael numa guerra aberta, na qual dera o desafio — embora o próprio Joabe o tivesse aceitado — e Joabe havia matado muitos amigos de Abner.
Além disso, agira em legítima defesa e só o matara depois de avisá-lo com clareza, aviso que Asael não aceitou. Abner agiu relutantemente, mas Joabe derramou “sangue de guerra em tempo de paz” (1 Reis 2:5).
(2.) O que, ao que parece, estava na raiz da inimizade de Joabe contra Abner a tornou muito pior. Joabe era então o comandante das tropas de Davi. Mas, se Abner passasse para o lado dele, poderia ser promovido acima de Joabe, pois era oficial mais antigo e mais experiente na arte da guerra.
Joabe tinha ciúme disso e suportava melhor a culpa de derramar sangue do que a ideia de ter um rival. (3.) Joabe agiu com traição e sob o pretexto de falar-lhe em paz (Deuteronômio 27:24).
Se o tivesse desafiado, teria agido como soldado; mas assassiná-lo foi vil e covarde. “As palavras dele eram mais suaves que o azeite, contudo eram espadas desembainhadas” (Salmos 55:21). Assim também ele matou Amasa de maneira vil (2 Samuel 20:9, 10).
(4.) O assassinato foi uma grande afronta e uma injúria a Davi, que, como Joabe sabia, estava negociando com Abner. Abner já estava a serviço de seu senhor; assim, pelo lado de Abner, Joabe atingiu o próprio Davi.
(5.) Agravou muito o assassinato o fato de Joabe tê-lo cometido à porta, em público e abertamente, como alguém que não tinha vergonha nem podia corar. A porta era o lugar de julgamento e de reunião.
Joabe agiu ali desafiando a justiça: tanto a sentença justa dos magistrados quanto a justa indignação da multidão. Agiu como quem não teme a Deus nem respeita os homens e se julga acima de qualquer controle. Além disso, Hebrom era cidade dos levitas e cidade de refúgio.
III. Davi levou muito a sério esse crime abominável e manifestou de várias maneiras seu horror por ele.
- Davi lavou as mãos da culpa pelo sangue de Abner. Como alguns poderiam suspeitar que Joabe tivesse recebido de Davi alguma ordem secreta para agir assim — sobretudo porque ficou tanto tempo sem punição —, Davi apelou solenemente a Deus para afirmar sua inocência: “Eu e o meu reino somos inocentes para sempre perante o Senhor” (v. 28). O reino é inocente porque Davi é inocente.
É um consolo poder dizer, quando algo mau é feito, que não tivemos parte nisso. Não derramamos este sangue (Deuteronômio 21:7). Ainda que sejamos censurados ou suspeitos, nosso coração não nos condenará.
- Davi lançou sobre Joabe e sua família a maldição pelo assassinato (v. 29): “Que ela recaia sobre a cabeça de Joabe. Que o sangue clame contra ele e que a vingança divina o persiga.
“Que a iniquidade seja castigada nos filhos dele e nos filhos dos filhos, por alguma doença hereditária ou de outro tipo. Quanto mais a punição demorar, mais tempo deve durar quando vier. Que sua descendência seja marcada e deformada por um fluxo ou por lepra, que a excluam da sociedade; que sejam mendigos, aleijados ou tenham algum fim prematuro, para que se diga: ‘Ele é da linhagem de Joabe’.”
Isso indica que a culpa de derramar sangue traz maldição às famílias. Se os homens não a vingarem, Deus o fará e guardará a iniquidade para os filhos. No entanto, parece-me que punir com firmeza o próprio assassino teria sido mais digno de Davi do que lançar, com paixão, os juízos de Deus sobre a descendência dele.
- Davi chamou todos os que estavam ao seu redor, até mesmo Joabe, para lamentarem a morte de Abner (v. 31): “Rasguem as suas roupas e lamentem diante de Abner”, isto é, diante do esquife de Abner, assim como se diz que Abraão chorou diante de sua morta (Gênesis 23:2, 3).
Davi dá o motivo para comparecerem ao funeral em luto sincero e solene (v. 38): “Hoje caiu em Israel um príncipe e um grande homem”. Seu parentesco com Saul, o cargo de comandante, a influência e os grandes serviços que prestara bastavam para que fosse chamado de príncipe e grande homem.
Embora não pudesse chamá-lo de santo ou bom homem — e nada disse a esse respeito —, Davi elogiou o que era verdade: Abner fora príncipe e grande homem. “Um homem assim caiu em Israel, e caiu hoje, justamente quando fazia a melhor obra de toda a sua vida, num dia em que poderia ser tão útil à paz e ao bem-estar públicos e em que faria tanta falta.”
(1.) Todos deveriam lamentar a morte dele. A mudança humilhante que a morte impõe a todos deve ser lamentada, sobretudo quando afeta príncipes e grandes homens. “Ai! Ai!” (veja Apocalipse 18:10). Como a morte torna mesquinhos e pequenos aqueles que se fizeram temidos entre os poderosos na terra dos viventes!
Mas somos especialmente obrigados a lamentar a queda de homens úteis no meio de seu trabalho, quando mais precisamos deles. Uma perda pública deve ser motivo de pesar para todos, pois todos são afetados por ela. Assim Davi cuidou para que se honrasse a memória de um homem de valor, a fim de animar os outros.
(2.) Joabe deveria lamentar de modo especial, pois tinha menos vontade e mais motivo que qualquer outro. Se pudesse fazê-lo com sinceridade, seria uma expressão de arrependimento por seu pecado ao matá-lo.
Se o fizesse apenas por aparência, como é provável, ainda assim seria uma espécie de penitência imposta a ele e uma comutação provisória da pena. Se ainda não expiasse o assassinato com o próprio sangue, poderia fazer algo nesse sentido com lágrimas.
Talvez Joabe tenha se submetido a isso sem grande relutância, pois já conseguira o que queria. Agora que Abner estava no esquife, pouco importava com que pompa repousasse. Sit divus, modo non sit vivus — “Que seja divinizado, contanto que esteja morto”.
- Davi acompanhou o cortejo como principal enlutado e pronunciou um discurso fúnebre junto ao túmulo. Foi com o esquife (v. 31) e chorou junto à sepultura (v. 32).
Embora Abner tivesse sido seu inimigo e talvez não se tornasse um amigo muito firme, Davi esqueceu todas as desavenças anteriores e chorou de verdade por sua morte, pois Abner fora corajoso no campo de batalha e poderia prestar grande serviço ao governo naquele momento crítico.
O que Davi disse junto ao túmulo fez todos os presentes derramarem novas torrentes de lágrimas, quando pensavam já ter quitado por completo essa dívida (v. 33, 34): “Abner morreu como morre um tolo?”
(1.) Davi fala, indignado, porque Abner foi enganado e perdeu a vida: um homem tão grande, famoso por sua prudência e coragem, foi iludido por uma aparência de amizade, morto de surpresa e assim morreu como morre um tolo.
Os homens mais sábios e corajosos não estão protegidos contra a traição. Ver Abner, que se julgava a peça principal dos grandes assuntos de Israel e capaz de fazer pender a balança de um governo vacilante, com a cabeça cheia de grandes projetos e perspectivas, ser enganado por um rival vil e de repente cair vítima da ambição e do ciúme dele — isso mancha o orgulho de toda glória.
Isso deve tirar de nós o encanto pela grandeza mundana.
“Não confiem nos príncipes” (Salmos 146:3, 4). Portanto, garantamos aquilo de que não podemos ser privados por engano. Podem tirar de alguém a vida e tudo o que lhe é precioso, sem que toda a sabedoria, o cuidado e a integridade consigam impedi-lo; mas há algo que nenhum ladrão pode arrombar para roubar.
Veja quanto mais devemos à providência de Deus do que à nossa prudência pela continuidade da vida e dos consolos. Se não fosse pelo domínio que Deus exerce sobre a consciência dos homens maus, os fracos e inocentes logo seriam presa fácil dos fortes e impiedosos, e os mais sábios morreriam como tolos.
Ou (2.) Davi fala como quem afirma que Abner não perdeu a vida por culpa própria: “Abner morreu como morre um tolo? Não! Ele não morreu como um criminoso, traidor ou delinquente, que entrega a vida à justiça pública. Suas mãos não estavam amarradas, nem seus pés, acorrentados como os dos malfeitores.
“Abner não caiu diante de homens justos, por sentença judicial; mas, como um homem inocente cai diante de homens perversos, ladrões e salteadores, assim caíste tu.” A Septuaginta lê: “Abner morreu como Nabal morreu?” Nabal morreu como viveu, como um insensato; mas o destino de Abner poderia ter sido o de qualquer homem mais sábio e melhor do mundo.
Abner não jogou fora a vida como Asael, que correu deliberadamente contra a lança depois de receber um aviso claro. Ele foi atacado de surpresa. Repare: é triste morrer como um tolo, como fazem os que de algum modo encurtam os próprios dias, e mais ainda os que não se preparam para o outro mundo.
- Davi jejuou durante todo aquele dia e não aceitou comer nada até a noite (v. 35). Naquela época, os grandes enlutados costumavam se abster por algum tempo de alimento e bebida, como em 2 Samuel 1:12 e 1 Samuel 31:13. Que incoerente, então, transformar a casa de luto em casa de banquete!
O respeito que Davi demonstrou por Abner agradou muito ao povo e o convenceu de que ele não fora, de modo algum, cúmplice do assassinato (v. 36, 37). Davi se empenhava em evitar essa suspeita, para que a perversidade de Joabe não o tornasse odioso, como a de Simeão e Levi fizera a Jacó (Gênesis 34:30).
Nessa ocasião se diz: “Tudo o que o rei fazia agradava a todo o povo.” Isso indica: (1.) a boa disposição de Davi para com o povo. Ele se esforçava para agradá-lo em tudo e evitava com cuidado o que pudesse desagradá-lo.
(2.) A boa opinião que o povo tinha dele. Consideravam bem-feito tudo o que ele fazia. Essa disposição mútua para agradar e essa facilidade para se satisfazer tornam agradável qualquer relacionamento.
- Davi lamentou não poder fazer justiça contra os assassinos com segurança (v. 30). Era fraco, seu reino acabara de ser estabelecido e um pequeno abalo poderia derrubá-lo. A família de Joabe tinha grande influência, era ousada e atrevida; enfrentá-la agora poderia trazer consequências ruins.
Esses filhos de Zeruia eram fortes demais para ele, grandes demais para que a lei os alcançasse. Por isso, embora a lei exija que o sangue do assassino seja derramado pelo homem, pelo magistrado (Gênesis 9:6), Davi, que levava a espada em vão, contentou-se, como pessoa privada, em deixá-los ao juízo de Deus: “O Senhor recompensará o malfeitor segundo a sua maldade”.
Isso diminui: (1.) a grandeza de Davi. Ele foi ungido rei e, ainda assim, vivia intimidado pelos próprios súditos; alguns deles eram fortes demais para ele. Quem desejaria o poder, se pode ter o nome dele, ser responsabilizado por ele e, ainda assim, ter as mãos amarradas ao exercê-lo?
(2.) a bondade de Davi. Ele deveria ter cumprido seu dever e confiado a Deus as consequências. Fiat justitia, ruat coelum — “Faça-se justiça, ainda que os céus desabem”. Se a lei tivesse seguido seu curso contra Joabe, talvez o assassinato de Isbosete, Amnom e outros tivesse sido impedido.
Foi uma política carnal e uma compaixão cruel poupar Joabe. A justiça sustenta o trono e nunca o abalará. No entanto, Davi apenas adiou a punição de Joabe: no leito de morte, deixou a Salomão — que podia manejar melhor a espada da justiça, por não ter necessidade de desembainhar a espada da guerra — a tarefa de vingar o sangue de Abner.
O mal persegue os pecadores e por fim os alcançará. Davi promoveu Jaasiel, filho de Abner (1 Crônicas 27:21).