2 Samuel 2
Argumento
Davi havia prestado a devida honra à memória de Saul, seu príncipe, e de Jônatas, seu amigo; o que fez foi tanto louvor para ele quanto para eles. Agora considera o que deve ser feito em seguida. Saul morreu; portanto, que Davi se levante.
I. A ida de Davi a Hebrom por direção de Deus e sua unção ali como rei, vv. 1-4. II. O agradecimento aos homens de Jabes-Gileade pelo sepultamento de Saul, vv. 5-7. III. A entronização de Isbosete, filho de Saul, em oposição a Davi, vv. 8-11.
IV. Um confronto acirrado entre o partido de Davi e o de Isbosete, no qual: 1. A luta corpo a corpo entre doze homens de cada lado e a morte de todos eles, vv. 12-16. 2. A derrota do partido de Saul, v. 17. 3. A morte de Asael, do lado de Davi, por Abner, vv. 18-23.
- O toque de retirada por Joabe, a pedido de Abner, vv. 24-28. 5. A retirada apressada de Abner (v. 29) e o cálculo das perdas de ambos os lados, vv. 30-32. Assim, temos aqui o relato de uma guerra civil em Israel que, com o tempo, terminou com a completa consolidação de Davi no trono.
Versículos 1 a 6
Davi é Feito Rei em Hebrom. (a.C. 1053.)
Quando Saul e Jônatas morreram, embora Davi soubesse que fora ungido rei e agora visse o caminho muito livre, ainda assim não mandou imediatamente mensageiros por todas as regiões de Israel, convocando todos a comparecer e jurar lealdade a ele sob pena de morte. Antes, agiu com calma, pois quem crê não se apressa, mas espera o tempo de Deus para cumprir as promessas de Deus.
Muitos tinham vindo ajudá-lo de várias tribos enquanto ele permanecia em Ziclague, como vemos em 1 Crônicas 12:1-22; com uma força assim, ele poderia ter chegado pela conquista. Mas quem governará com mansidão não ascenderá pela violência. Repare aqui:
I. A direção que ele buscou e recebeu de Deus naquele momento decisivo, v. 1. Não duvidava do sucesso, mas usou os meios apropriados, tanto divinos quanto humanos. A certeza da esperança na promessa de Deus não afrouxa os esforços piedosos; antes, os acelera.
Se fui escolhido para a coroa da vida, não se segue: “Então nada farei”; mas sim: “Então farei tudo o que ele me orientar e seguirei a direção daquele que me escolheu”. Davi fez bom uso de sua eleição, e assim farão todos os que Deus escolheu.
- Davi, conforme o preceito, reconheceu Deus em seu caminho. Consultou o Senhor por meio do peitoral do juízo, que Abiatar lhe trouxera. Devemos recorrer a Deus não apenas quando estamos aflitos, mas também quando o mundo sorri para nós e as causas secundárias nos favorecem.
Sua pergunta foi: “Subirei a alguma das cidades de Judá? Devo sair daqui?” Embora Ziclague estivesse em ruínas, não a deixaria sem a orientação de Deus. “Se eu sair daqui, subirei a uma das cidades de Judá?”
Não limitava Deus a elas — se Deus assim o orientasse, iria a qualquer cidade de Israel —, mas expressava desse modo sua prudência: nas cidades de Judá encontraria mais amigos. Também expressava sua modéstia: por ora, não olharia além da própria tribo.
Em todos os nossos deslocamentos e mudanças, é consolador ver Deus indo adiante de nós; e podemos vê-lo assim se, pela fé e pela oração, o pusermos diante de nós.
- Deus, conforme a promessa, dirigiu o caminho de Davi: mandou-o subir, disse-lhe para onde, a Hebrom, cidade sacerdotal e uma das cidades de refúgio. Ela foi um refúgio para Davi e indicava que o próprio Deus seria para ele um pequeno santuário.
Os túmulos dos patriarcas, junto a Hebrom, o lembrariam da antiga promessa na qual Deus o fizera esperar. Deus não o enviou a Belém, sua própria cidade, pois ela era pequena entre os milhares de Judá (Miquéias 5:2), mas a Hebrom, lugar mais importante e que talvez fosse então como a sede daquele distrito.
II. O cuidado que teve com sua família e seus amigos ao se mudar para Hebrom. 1. Levou consigo suas esposas (v. 2), para que, assim como haviam sido suas companheiras na tribulação, também o fossem no reino. Não parece que até então tivesse filhos; o primeiro nasceu em Hebrom, 2 Samuel 3:2.
- Levou consigo seus amigos e seguidores, v. 3. Eles o acompanharam em suas peregrinações e, por isso, quando ele alcançou estabilidade, estabeleceram-se com ele. Assim, se sofrermos com Cristo, reinaremos com ele, 2 Timóteo 2:12.
Além disso, Cristo faz mais por seus bons soldados do que Davi pôde fazer pelos dele. Davi encontrou hospedagem para eles — habitaram nas cidades de Hebrom e nas localidades vizinhas —; mas, aos que permanecem com Cristo em suas tentações, ele concede um reino e lhes dará um banquete à sua própria mesa, Lucas 22:29, 30.
III. A honra que lhe fizeram os homens de Judá: eles o ungiram rei sobre a casa de Judá, v. 4. A tribo de Judá muitas vezes se manteve mais independente que as outras tribos. No tempo de Saul, foi contada à parte, como um corpo distinto (1 Samuel 15:4), e os dessa tribo estavam acostumados a agir separadamente.
Foi o que fizeram agora; contudo, fizeram-no apenas por si mesmos. Não pretenderam ungi-lo rei sobre todo o Israel, como em Juízes 9:22, mas somente sobre a casa de Judá. As demais tribos podiam fazer o que quisessem, mas, quanto a eles e à sua casa, seriam governados por aquele que Deus havia escolhido.
Veja como Davi ascendeu gradualmente: primeiro foi ungido rei em expectativa; depois, efetivamente, sobre uma só tribo; por fim, sobre todas as tribos. Assim o reino do Messias, o Filho de Davi, é estabelecido aos poucos. Por designação divina ele é Senhor de todos, mas ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele, Hebreus 2:8.
O fato de Davi reinar primeiro somente sobre a casa de Judá era uma indicação tácita da Providência de que seu reino em pouco tempo voltaria a se reduzir a isso, como aconteceu quando as dez tribos se revoltaram contra seu neto. Isso também seria um incentivo aos reis piedosos de Judá: o próprio Davi reinou primeiro somente sobre Judá.
IV. A mensagem respeitosa que enviou aos homens de Jabes-Gileade, para agradecer-lhes a bondade para com Saul. Ainda se empenhava em honrar a memória de seu predecessor e, assim, mostrar que estava longe de buscar a coroa por ambição ou inimizade contra Saul; buscava-a unicamente porque Deus o chamara para isso.
Contaram-lhe que os homens de Jabes-Gileade tinham sepultado Saul, talvez por meio de alguém que pensasse que ele ficaria descontente com eles por terem sido zelosos demais. Mas ele estava longe disso. 1. Ele os elogia pelo que fizeram, v. 5. Assim como tínhamos a obrigação de amar e honrar alguém em vida, devemos respeitar seus restos — isto é, seu corpo, seu nome e sua família — depois da morte.
“Saul era o senhor de vocês”, diz Davi; “por isso fizeram bem em demonstrar-lhe essa bondade e prestar-lhe essa honra.” 2. Ora a Deus para que os abençoe por isso e os recompense: benditos são vocês, e que sejam abençoados pelo Senhor, que tratará com especial bondade os que trataram bem os mortos, como lemos em Rute 1:8.
O devido respeito e afeto demonstrados aos corpos, aos nomes e às famílias dos que morreram, por consciência diante de Deus, são uma caridade que de modo algum ficará sem recompensa. “Que o Senhor lhes mostre bondade e fidelidade” (v. 6), isto é, bondade conforme a promessa. O que Deus mostra em bondade é fiel, algo em que se pode confiar.
Promete compensá-los: “Eu também retribuirei a vocês”. Não os remete a Deus para a recompensa a fim de se eximir de recompensá-los. Bons votos são coisas boas e demonstrações de gratidão, mas são baratos demais para que alguém se contente com eles quando pode fazer mais.
Com prudência, aproveita essa ocasião para conquistá-los para o seu partido, v. 7. Eles haviam prestado suas últimas homenagens a Saul, e Davi queria que fossem as últimas: “A casa de Judá me ungiu rei; será sábio da parte de vocês concordar com ela e, nisso, mostrar coragem”.
Não devemos apegar-nos tanto aos mortos, por mais que os tenhamos valorizado, a ponto de negligenciar ou desprezar as bênçãos que temos nos vivos, que Deus levantou para nós em seu lugar.
Versículos 8 a 17
Uma Guerra Civil em Israel. (a.C. 1053.)
Temos aqui: I. A rivalidade entre dois reis: Davi, a quem Deus fez rei, e Isbosete, a quem Abner fez rei. Alguém poderia pensar que, depois de Saul ser morto e de todos os seus filhos com discernimento e coragem suficientes para ir com ele à batalha também morrerem, Davi chegaria ao trono sem oposição.
Todo o Israel sabia não apenas como ele se destacara, mas também como Deus claramente o havia designado para isso. No entanto, há nos planos humanos tal espírito de contradição aos desígnios de Deus que alguém tão fraco e tolo como Isbosete, que não foi considerado apto nem para acompanhar o pai à batalha, é tido como apto para sucedê-lo no governo, em vez de Davi subir ao trono em paz.
Nisso, o reino de Davi prefigurava o do Messias, contra o qual os gentios se enfurecem e os governantes conspiram, Salmos 2:1, 2. 1. Abner foi quem colocou Isbosete em disputa com Davi, talvez por zelo pela sucessão hereditária — já que queriam um rei como as nações, também deveriam imitá-las nisso, fazendo a coroa passar de pai para filho.
Ou, antes, por afeição à própria família e aos parentes, pois Abner era tio de Saul, e porque não tinha outro modo de garantir para si o cargo de honra que ocupava como comandante do exército. Veja quanto mal o orgulho e a ambição de um só homem podem causar.
Isbosete jamais teria se levantado por conta própria se Abner não o tivesse promovido e feito dele um instrumento para seus próprios objetivos. 2. Maanaim, onde ele primeiro reivindicou o trono, ficava do outro lado do Jordão, onde se pensava que Davi teria menos influência; e, estando longe de suas forças, eles teriam tempo para se fortalecer.
Mas, depois de estabelecer ali seu estandarte, o povo irrefletido de todas as tribos de Israel — isto é, a maioria — submeteu-se a ele (v. 9), e somente Judá foi inteiramente leal a Davi. Isso foi outra prova para a fé de Davi na promessa de Deus e para sua paciência: se conseguiria esperar o tempo de Deus para cumpri-la.
- Há certa dificuldade quanto ao tempo em que essa disputa continuou. Davi reinou cerca de sete anos somente sobre Judá (v. 11), mas Isbosete reinou sobre Israel apenas dois anos (v. 10). Antes ou depois desses dois anos, ou em ambos os períodos, Abner defendia em geral a casa de Saul (2 Samuel 3:6), e não uma pessoa específica daquela casa.
Ou Isbosete reinou durante esses dois anos antes de a guerra começar (v. 12), guerra que durou muito tempo, até os cinco anos restantes, 2 Samuel 3:1.
II. Um confronto entre os dois exércitos:
- Não parece que algum dos lados tenha levado todo o seu efetivo ao campo de batalha, pois o número de mortos foi pequeno, v. 30, 31. (1.) Podemos nos perguntar por que os homens de Judá não apareceram e agiram com mais vigor em favor de Davi, para submeter toda a nação a ele.
Provavelmente Davi não lhes permitiu agir ofensivamente, preferindo esperar que a situação se resolvesse por si — ou, antes, que Deus a resolvesse por ele —, sem derramamento de sangue israelita; pois, para ele, como tipo de Cristo, esse sangue era muito precioso, Salmos 72:14. Até os adversários ele considerava seus súditos e os trataria de acordo.
(2.) Também podemos nos perguntar como os homens de Israel conseguiram ficar praticamente neutros e se submeter passivamente a Isbosete por tantos anos, sobretudo considerando os homens que muitas tribos tinham naquela época, como lemos em 1 Crônicas 12:23 etc.: sábios, poderosos, valentes, experientes na guerra e sem duplicidade de coração.
Mesmo assim, por sete anos, ao que parece, a maioria deles foi indiferente quanto a quem exercia a administração pública. A Providência divina realiza seus propósitos pela estupidez dos homens em alguns momentos e pela atividade dessas mesmas pessoas em outros; elas são diferentes de si mesmas, mas os movimentos da Providência são uniformes.
- Nessa batalha, Abner foi o agressor. Davi permaneceu quieto, para ver como as coisas se desenrolariam; mas a casa de Saul, com Abner à frente, lançou o desafio, e acabou derrotada.
Por isso, não saia apressadamente para contender nem se apresse em começar desavenças, para que não saiba o que fazer no fim delas, Provérbios 25:8. Os lábios e as mãos do tolo entram em contenda.
- O local da batalha foi Gibeão. Abner o escolheu porque ficava no território de Benjamim, onde Saul tinha mais amigos; mas, como ele ofereceu combate, Joabe, general de Davi, não o evitou. Enfrentou-o junto ao tanque de Gibeão, v. 13.
A causa de Davi, fundada na promessa de Deus, não temia as desvantagens do terreno. O tanque entre eles deu tempo para ambos os lados deliberarem.
- A princípio, Abner propôs o confronto, e Joabe aceitou que fosse entre doze homens de cada lado. (1.) Ao que parece, essa prova de habilidade começou como diversão. Abner fez a proposta (v. 14): “Que os jovens se levantem e brinquem diante de nós”, como gladiadores.
Talvez Saul tivesse acostumado seus homens a esses passatempos bárbaros, próprios de um tirano, e Abner tivesse aprendido com ele a fazer piada de ferimentos e mortes, divertindo-se com cenas de sangue e horror. Quando disse “Que brinquem diante de nós”, queria dizer: “Que lutem diante de nós”. Assim os tolos zombam do pecado.
Mas é indigno do nome de homem quem pode esbanjar assim o sangue humano, espalhar tições, flechas e morte e dizer: “Não estou brincando?”, Provérbios 26:18, 19. Joabe, educado sob Davi, tinha sabedoria suficiente para não fazer tal proposta; ainda assim, não teve firmeza para resistir e se opor quando outro a fez.
Ele se prendeu a uma questão de honra e julgou que recusar um desafio mancharia sua reputação; por isso disse: “Que se levantem”. Não é que gostasse da diversão ou esperasse que os duelos fossem decisivos, mas não queria ser intimidado pelo adversário.
Quantas vidas preciosas foram sacrificadas aos caprichos de homens orgulhosos! Chamaram doze homens de cada lado para serem campeões e entrar na arena: um duplo júri de vida e morte, não da vida e morte de outros, mas das próprias.
Os campeões do lado de Abner parecem ter sido os mais afoitos, pois entraram primeiro em campo (v. 15), talvez acostumados a satisfazer, por uma ambição tola, os desejos de seu comandante-chefe.
Mas (2.), qualquer que tenha sido o começo, terminou em sangue (v. 16): “Cada um meteu a espada no lado do seu companheiro e caíram juntos” — impelidos pela honra, não pela inimizade —; isto é, os vinte e quatro foram mortos.
Estavam tão bem equiparados e tão resolutos que nenhum dos lados pediu nem concedeu clemência; como diz Josefo, fizeram como que um acordo para matar uns aos outros com ferimentos mútuos. Quem ataca a vida de outros muitas vezes joga fora a própria; só a morte conquista e cavalga em triunfo.
A extraordinária obstinação de ambos os lados foi lembrada no nome dado ao lugar: Helcate-Hazurim, o campo dos homens de pedra, homens fortes não só no corpo, mas de firme e inabalável constância, que não recuaram diante da morte. Ainda assim, os de coração forte foram despojados e dormiram o seu sono (Salmos 76:5).
Que honra pobre, comprada por preço tão alto! Os que perdem a vida por Cristo a encontrarão.
- Por fim, todo o exército entrou em combate, e as forças de Abner foram derrotadas, v. 17. O confronto anterior terminara empatado, pois todos haviam sido mortos dos dois lados; por isso, tiveram de pôr a questão à prova outra vez. Como muitas vezes acontece, os que lançaram o desafio sofreram a derrota. Davi tinha Deus ao seu lado; por isso, seu lado venceu.
Versículos 18 a 24
Asael é Morto por Abner. (a.C. 1053.)
Temos aqui o confronto entre Abner e Asael. Asael, irmão de Joabe e primo em primeiro grau de Davi, era um dos principais comandantes das forças de Davi e famoso por sua rapidez na corrida: era “ligeiro como uma corça selvagem” (v. 18). Essa fama vinha da rapidez com que perseguia, não da rapidez com que fugia.
Ainda assim, podemos supor que não se comparava a Abner como soldado experiente e habilidoso. Por isso, devemos observar:
I. Como foi imprudente ao tentar fazer Abner prisioneiro. Perseguiu somente a ele, sem mirar em mais ninguém, v. 19. Orgulhoso de seu parentesco com Davi e Joabe, da própria velocidade e do sucesso de seu partido, o jovem guerreiro não se contentaria agora com troféu de vitória menor que o próprio Abner, morto ou amarrado.
Pensava que isso poria fim à guerra e abriria de vez para Davi o caminho do trono. Por isso se empenhou tanto na perseguição e não aproveitou as oportunidades de capturar outros que encontrava à direita e à esquerda; seu olhar estava fixo somente em Abner.
O plano era corajoso, se ele fosse par negotio — à altura de realizá-lo. Mas que o veloz não se glorie de sua velocidade, assim como o forte não deve se gloriar de sua força: magnis excidit ausis — pereceu numa empreitada grande demais para ele.
II. Como Abner foi generoso ao alertá-lo do perigo a que se expunha e aconselhá-lo a não se envolver para o próprio prejuízo, 2 Crônicas 25:19. 1. Mandou que se contentasse com uma presa menor (v. 21): “Agarre um dos jovens, saqueie-o e faça dele seu prisioneiro; enfrente alguém à sua altura, mas não se meta com quem é muito superior a você”.
Em toda disputa, é sábio comparar a própria força com a de nossos adversários e tomar cuidado para não sermos parciais conosco nessa comparação, para que, no fim, não nos tornemos nossos próprios inimigos, Lucas 14:31. 2. Pediu-lhe que não o obrigasse a matá-lo em legítima defesa. Relutava muito em fazê-lo, mas teria de fazê-lo em vez de ser morto por Asael, v. 22.
Ao que parece, Abner amava Joabe ou o temia, pois relutava muito em incorrer no desagrado dele, o que certamente aconteceria se matasse Asael. É louvável que inimigos demonstrem respeito mútuo assim.
O cuidado de Abner com a maneira como encararia Joabe dá motivo para suspeitar que ele realmente acreditava que Davi por fim receberia o reino, conforme a designação divina; assim, ao se opor a Davi, agia contra a própria consciência.
III. Como a imprudência de Asael foi fatal para ele. Recusou-se a desviar-se, pensando que Abner falava com tanta cortesia por temê-lo. Mas o que aconteceu? Assim que Asael se aproximou dele, Abner deu-lhe o golpe mortal de revés (v. 23): atingiu-o com a extremidade traseira da lança, de onde Asael não temia perigo.
Asael não conhecia esse golpe nem tinha aprendido a se proteger dele; talvez Abner já o tivesse usado antes e causado mortes com ele. Agora, o golpe foi eficaz: Asael morreu imediatamente do ferimento.
Veja aqui: 1. Como a morte muitas vezes nos sobrevém por caminhos de que menos suspeitamos. Quem temeria a mão de um inimigo em fuga ou a extremidade romba de uma lança? Ainda assim, foi por esses meios que Asael recebeu o golpe mortal.
- Como muitas vezes somos traídos pelas capacidades de que nos orgulhamos. A rapidez de Asael, da qual tanto presumia, não lhe fez bem algum; antes, apressou seu destino. Com ela, correu ao encontro da morte, em vez de fugir dela.
A queda de Asael não apenas livrou Abner dele, mas também interrompeu por completo a perseguição dos vencedores e deu tempo a Abner para reunir suas forças. Todos os que chegaram ao local pararam; somente Joabe e Abisai, em vez de se desanimarem, ficaram ainda mais enfurecidos por isso.
Perseguiram Abner com muito mais fúria (v. 24) e finalmente o alcançaram perto do pôr do sol, quando a noite que se aproximava os obrigaria a recuar.
Versículos 25 a 32
Aqui temos: I. Depois de ser derrotado, Abner implora de modo humilhante que cessem as hostilidades. Reuniu o que restava de suas forças no alto de uma colina (v. 25), como se pretendesse resistir mais uma vez, mas tornou-se um suplicante humilde diante de Joabe, pedindo um breve descanso, v. 26.
Quem estava mais disposto a lutar foi o primeiro a se cansar. Aquele que fizera piada do derramamento de sangue — “Que os jovens se levantem e brinquem diante de nós” (v. 14) — agora está chocado com isso, ao se ver do lado perdedor e sentir que a espada cujo desembainhar tratara com tanta leviandade ameaça atingi-lo.
Repare como mudou o tom. Antes, era apenas brincar com a espada; agora pergunta: “Deve a espada devorar para sempre?” Ela devorara por apenas um dia, mas, para ele, parecia ser para sempre, porque as coisas lhe eram desfavoráveis. Agora está muito disposto a que o sol não se ponha sobre a ira.
Pode apelar ao próprio Joabe a respeito das consequências miseráveis de uma guerra civil: “Não sabes que, no fim, haverá amargura?” Quando as contas forem acertadas, isso será lembrado com pesar; pois, numa guerra civil, quem quer que vença, a comunidade certamente perde.
Talvez Abner se refira à amargura que houve entre as tribos de Israel no fim da guerra contra Benjamim, quando choraram amargamente pela devastação que elas próprias haviam causado, Juízes 21:2. Agora pede a Joabe que toque a retirada e argumenta que eram irmãos, que não deviam morder e devorar uns aos outros.
Pela manhã, Abner queria que Joabe mandasse o povo atacar seus irmãos; agora queria que lhes ordenasse baixar as armas. Veja aqui: 1. Como é fácil para os homens recorrer à razão quando ela os favorece, embora não a usassem se lhes fosse contrária.
Se Abner tivesse vencido, não o ouviríamos queixar-se da voracidade da espada e das misérias de uma guerra civil, nem argumentar que ambos os lados eram irmãos. Mas, como foi derrotado, reuniu todos esses argumentos e os usou para garantir a retirada e salvar suas tropas dispersas de serem exterminadas.
- Como o desfecho das coisas muda a mente das pessoas. O que parecia agradável pela manhã parecia terrível à noite. Os que se apressam a entrar em contendas talvez se arrependam antes de terminá-las; por isso, é melhor abandoná-las antes de começar, como aconselha Salomão.
Isso é verdade acerca de todo pecado — que os homens considerassem isso a tempo! —: no fim, haverá amargura. Por fim, ele morde como serpente aqueles a quem afagava.
II. Joabe, embora vencedor, concede generosamente o pedido e toca a retirada, pois conhecia muito bem a disposição de seu senhor e sabia quanto ele era contrário ao derramamento de sangue.
De fato, repreende Abner com razão por ter sido tão afoito para lutar e o responsabiliza por tanto sangue derramado (v. 27): “Se tu não tivesses falado”, isto é, “dado ordens para lutar, mandado os jovens se levantarem e brincarem diante de nós, nenhum de nós teria golpeado nem desembainhado a espada contra nossos irmãos”.
“Tu te queixas de que a espada devora, mas quem a desembainhou primeiro? Quem começou? Agora queres que o povo se separe, mas lembra-te de quem o instigou a lutar. Teríamos recuado pela manhã se tu não tivesses lançado o desafio.” Os que se apressam a causar problemas costumam ser os primeiros a se queixar deles.
Isso poderia ter servido de desculpa para Joabe se ele tivesse levado adiante a vitória e acabado com as forças de Abner. Mas, como alguém que se compadecia do erro de seus adversários e desprezava fazer o exército de israelitas pagar caro pela tolice de seu comandante, honrosamente, ao som da trombeta, interrompeu a perseguição (v. 28) e permitiu que Abner se retirasse em ordem.
É boa administração poupar sangue. Assim como os soldados obedeceram às ordens do general, sem dúvida ele também seguiu as instruções de seu príncipe, que buscava o bem-estar de todo o Israel e, portanto, não queria prejudicar ninguém.
III. Separados os exércitos, ambos voltaram aos lugares de onde tinham vindo e marcharam durante a noite: Abner para Maanaim, do outro lado do Jordão (v. 29), e Joabe para Hebrom, onde estava Davi, v. 32. Calcula-se o número de mortos de ambos os lados.
Do lado de Davi, faltavam apenas dezenove homens, além de Asael (v. 30), que valia mais que todos eles; do lado de Abner, trezentos e sessenta, v. 31. Em guerras civis anteriores houve grandes massacres — como em Juízes 12:6; 20:44 —, comparados aos quais este não foi nada. É de esperar que tivessem se tornado mais sábios e moderados.
Menciona-se aqui o sepultamento de Asael. Os demais foram enterrados no campo de batalha, mas ele foi levado a Belém e sepultado no túmulo de seu pai, v. 32. Assim se fazem distinções entre o pó de uns e o de outros; mas, na ressurreição, não haverá outra diferença senão entre os piedosos e os ímpios, e essa diferença permanecerá para sempre.