2 Samuel 19
Argumento
Deixamos o exército de Davi triunfante e o próprio Davi em lágrimas. Temos agora: I. A recuperação de Davi, persuadido por Joabe, vv. 1-8.
II. Sua volta do exílio atual ao reino: 1. Os israelitas tomaram a iniciativa de trazê-lo de volta, v. 9, 10. 2. Os homens de Judá foram persuadidos pelos agentes de Davi a fazê-lo (vv. 11-14) e o fizeram, v. 15.
III. Quando o rei atravessou o Jordão, a traição de Simei foi perdoada (vv. 16-23), a falta de Mefibosete foi desculpada (vv. 24-30), e a bondade de Barzilai foi reconhecida com gratidão e recompensada na pessoa de seu filho, vv. 31-39.
IV. Os israelitas se desavieram com os homens de Judá por não os terem chamado para a cerimônia de restauração do rei, o que provocou uma nova rebelião, relatada no capítulo seguinte, vv. 40-43.
Versículos 1 a 8
A Repreensão de Joabe a Davi. (a.C. 1023.)
Pouco depois de os mensageiros levarem à corte de Maanaim a notícia da derrota e da morte de Absalão, Joabe e seu exército vitorioso chegaram para abrilhantar o triunfo do rei e receber novas ordens. Agora nos contam:
I. O quanto lhes foi frustrante e desanimador encontrar o rei chorando pela morte de Absalão. Entenderam que aquilo era sinal de reprovação pelo que tinham feito, quando esperavam que Davi os recebesse com alegria e agradecesse pelos bons serviços.
Contaram isso a Joabe, v. 1. A notícia se espalhou pelo exército (v. 2): o rei estava de luto pelo filho. O povo presta atenção especial ao que seus príncipes dizem e fazem.
Quanto mais olhos há sobre nós e maior é nossa influência, mais precisamos falar e agir com sabedoria e controlar rigorosamente nossas paixões.
Quando chegaram à cidade, encontraram o rei em profundo luto, v. 4. Ele cobria o rosto, não queria nem levantar os olhos e não dava atenção aos generais que o procuravam. Não podiam deixar de se espantar com duas coisas.
- O rei manifestava abertamente uma paixão da qual deveria ter vergonha e que teria tentado sufocar e esconder se levasse em conta sua reputação de coragem, enfraquecida por se submeter a uma paixão tão absurda, ou seu interesse junto ao povo, prejudicado por ele desmerecer aquilo que fizeram por zelo à sua honra e à segurança pública.
Mas veja como expõe sua dor: gritava bem alto: “Ó meu filho Absalão!” “Todos os meus servos voltaram em segurança, mas onde está meu filho? Morreu; e, como morreu em pecado, temo que esteja perdido para sempre. Já não posso dizer: ‘Irei até ele’, pois minha alma não será reunida à de pecadores como ele.”
“O que será feito por você, ó Absalão? Meu filho, meu filho!” 2. Prolongou a paixão até o exército chegar, algum tempo depois de receber a primeira notícia. Se tivesse se permitido sofrer por uma ou duas horas quando soube do fato, seria compreensível.
Mas continuar assim por um filho tão mau quanto Absalão, como Jacó por um filho tão bom quanto José, decidido a descer ao túmulo chorando e manchar o triunfo com lágrimas, foi muito insensato e indigno.
Veja como o povo recebeu mal isso. Relutavam em culpar o rei, pois tudo o que ele fazia costumava agradá-los, 2 Samuel 3:36; ainda assim, aquilo foi uma grande humilhação para eles.
A vitória deles se transformou em luto, v. 2. Entraram às escondidas na cidade, como gente envergonhada, v. 3. Por respeito ao soberano, não quiseram se alegrar com algo que sabiam ser tão doloroso para ele; mesmo assim, não podiam deixar de se ressentir por serem obrigados a esconder a alegria. Os superiores não devem impor dificuldades desse tipo aos subordinados.
II. Joabe repreendeu Davi de modo direto e veemente por sua conduta imprudente naquele momento crítico. Davi nunca precisara tanto do apoio de seus súditos como agora, nem estivera tão obrigado a preservar o afeto deles.
Portanto, qualquer coisa que os desagradasse naquele momento era a atitude mais imprudente possível e a maior injustiça contra os amigos que lhe tinham permanecido fiéis. Por isso Joabe o censurou, vv. 5-7. Falou muitas coisas sensatas, mas sem o respeito e a deferência devidos ao rei.
É apropriado dizer a um rei: “Você é perverso”? Pode-se apresentar com justiça um caso claro aos superiores e repreendê-los pelos erros, mas isso não deve ser feito com rudeza e insolência. Davi realmente precisava ser despertado e alarmado; Joabe achou que não era hora de rodeios.
Se os superiores fazem algo insensato, não devem estranhar nem se ofender se os subordinados lhes disserem, talvez com franqueza excessiva. 1. Joabe exaltou os serviços dos soldados de Davi: “Hoje eles salvaram a sua vida; portanto, merecem ser reconhecidos e têm razão para se ressentir se isso não acontecer.”
Está implícito que Absalão, a quem Davi honrava com lágrimas, procurara arruiná-lo e arruinar sua família, ao passo que os homens a quem desdenhava com o luto haviam preservado da ruína o próprio Davi e tudo o que lhe era querido. O desprezo por grandes méritos já causou grandes prejuízos aos príncipes.
- Joabe agravou o desânimo que Davi lhes causara: “Você os envergonhou, pois, enquanto eles demonstraram tanto apreço por sua vida, você não demonstrou nenhum apreço pela deles.
Prefere um jovem perverso e mimado, traidor de seu rei e de seu país, de quem felizmente nos livramos, a todos os seus sábios conselheiros, bravos comandantes e súditos leais. O que pode ser mais absurdo que amar os inimigos e odiar os amigos?”
Aconselhou Davi a se apresentar imediatamente diante das tropas, sorrir para elas, dar-lhes boas-vindas, felicitá-las pela vitória e agradecer-lhes pelos serviços. Até os que podem receber ordens esperam agradecimento quando fazem algo bem-feito, e devem recebê-lo.
Ameaçou-o com outra rebelião se não fizesse isso, insinuando que, em vez de servir a um rei tão ingrato, ele próprio lideraria uma revolta. Tão confiante estava Joabe em sua influência sobre o povo: “Não ficará com você homem algum. Se eu for, eles também irão.”
“Agora você não tem nada pelo que chorar; mas, se insistir, darei algo por que chorar” (como expressa Josefo), “com um lamento verdadeiro e ainda mais amargo”.
III. Davi aceitou com prudência e brandura a repreensão e o conselho, v. 8. Deixou de lado o luto, ungiu a cabeça e lavou o rosto para não parecer triste diante das pessoas; então apareceu em público junto à porta da cidade, que servia de salão municipal.
O povo foi até lá para felicitá-lo pela segurança dele e deles, e tudo ficou bem. Repare: quando somos convencidos de um erro, devemos corrigi-lo, mesmo que os subordinados nos chamem a atenção de modo impróprio, exaltados e com paixão.
Versículos 9 a 15
A Volta de Davi ao Jordão. (a.C. 1023.)
É estranho que, logo após a derrota e a dispersão das forças de Absalão, Davi não tenha marchado depressa para Jerusalém a fim de retomar a capital, enquanto os rebeldes estavam desorganizados e antes que pudessem se reagrupar. Que necessidade havia de trazê-lo de volta?
Ele mesmo não poderia retornar com o exército vitorioso que tinha consigo em Gileade? Sem dúvida, poderia; mas: 1. Queria voltar como príncipe, com o consentimento e a aprovação unânime do povo, e não como conquistador que força a passagem.
Queria restaurar as liberdades do povo, não aproveitar a ocasião para tomá-las ou restringi-las. 2. Queria voltar em paz e segurança, certo de que não encontraria dificuldades nem oposição; por isso, só partiria quando estivesse satisfeito de que o povo desejava sua volta.
- Queria voltar com honra, como convinha a ele, e não à frente das tropas, mas nos braços dos súditos. Sem dúvida, o príncipe que tem sabedoria e bondade suficientes para conquistar o carinho do povo parece muito maior e se apresenta muito melhor do que aquele que tem força suficiente para aterrorizá-lo.
Portanto, ficou decidido que Davi devia ser trazido de volta a Jerusalém, sua cidade e sua casa, com certa cerimônia. Aqui vemos como combinaram isso.
I. Os israelitas, isto é, as dez tribos, foram os primeiros a falar do assunto, v. 9, 10. O povo discutia; era o grande tema das conversas e debates em todo o país. Alguns talvez se opusessem: “Que ele volte por conta própria ou fique onde está.”
Outros se mostravam favoráveis e argumentavam assim para promover a iniciativa. 1. Davi os havia ajudado antes: lutara suas batalhas, vencera seus inimigos e lhes prestara muitos serviços. Portanto, era vergonhoso que continuasse banido do país, ele que tanto o beneficiara.
Repare: os bons serviços prestados ao público podem ser esquecidos por algum tempo, mas serão lembrados quando as pessoas recobrarem o juízo. 2. Absalão os decepcionara. “Fomos tolos: cansamos do cedro e escolhemos o ramo para reinar sobre nós.
Mas já tivemos o bastante dele; foi destruído e por pouco não fomos destruídos com ele. Voltemos, então, à lealdade e pensemos em trazer o rei de volta.” Talvez toda a discussão entre eles fosse sobre de quem era a culpa por não terem feito isso, e não sobre se o rei deveria voltar — todos concordavam que sim.
Como costuma acontecer nesses casos, cada um se justificava e culpava o próximo. O povo culpava os anciãos, os anciãos culpavam o povo e uma tribo culpava outra.
É louvável estimular uns aos outros a fazer uma boa obra, mas não acusar uns aos outros por não a terem feito; quando serviços públicos são negligenciados, em geral todos têm parte na culpa. Cada um poderia fazer mais do que faz na reforma dos costumes, na reconciliação das divisões e em coisas semelhantes.
II. Os homens de Judá, por iniciativa de Davi, foram os primeiros a agir. É estranho que eles, sendo da própria tribo de Davi, não estivessem tão dispostos quanto os demais.
Davi sabia que todas as outras tribos estavam bem dispostas a seu respeito, mas não recebera notícia alguma de Judá, embora sempre tivesse sido especialmente atencioso com eles. Nem sempre recebemos mais bondade justamente daqueles de quem temos mais motivos para esperá-la.
Ainda assim, Davi não voltaria até saber o que sua própria tribo pensava. Judá era seu legislador, Salmos 60:7. Para deixar o caminho de volta mais claro:
- Enviou Zadoque e Abiatar, os dois principais sacerdotes, para conversar com os anciãos de Judá e incentivá-los a convidar o rei a voltar à sua casa — sim, à sua casa, que era a glória da tribo —, v. 11, 12. Não havia homens mais apropriados para negociar o assunto do que esses sacerdotes: eram leais aos interesses de Davi, prudentes e tinham grande influência sobre o povo.
Talvez os homens de Judá estivessem indiferentes e descuidados, e não tivessem agido porque ninguém os incentivara; nesse caso, era apropriado estimulá-los. Muitos acompanham uma boa obra, mas não tomam a iniciativa; é uma pena que continuem inativos por falta de um convite.
Ou talvez tivessem consciência da grande provocação que haviam feito a Davi ao se unir a Absalão e temessem trazê-lo de volta, sem esperança de receber seu favor.
Por isso, Davi autorizou seus agentes a assegurá-los de que seriam bem recebidos, com este motivo: “Vocês são meus irmãos, meu osso e minha carne; por isso não posso ser severo com vocês.” O Filho de Davi teve por bem nos chamar de irmãos, osso e carne dele, o que nos anima a esperar seu favor.
Ou talvez estivessem esperando para ver o que as outras tribos fariam antes de agir. Por isso são aqui repreendidos: “Todos os israelitas falaram com o rei para convidá-lo de volta, e Judá será o último, quando deveria ter sido o primeiro? Onde está a notória bravura dessa tribo real? Onde está sua lealdade?”
Repare: devemos ser estimulados a fazer o que é grande e bom pelo exemplo de nossos antepassados e vizinhos e pela consideração da posição que ocupamos. Que os primeiros em dignidade não sejam os últimos no dever.
- Davi conquistou especialmente o apoio de Amasa, que havia sido general de Absalão, mas era seu sobrinho, assim como Joabe, v. 13. Reconheceu-o como parente e prometeu que, se o apoiasse então, o nomearia comandante-chefe de todas as tropas, no lugar de Joabe.
Não só o perdoaria — o que Amasa talvez questionasse —, mas também lhe daria um cargo melhor. Às vezes, conquistar a amizade de quem foi inimigo não traz prejuízo. A influência de Amasa poderia ser muito útil a Davi naquele momento.
Mas, se Davi agiu com sabedoria ao designá-lo para o posto, pois Joabe agora se tornara insuportavelmente arrogante, não foi bondoso com Amasa ao deixar seu plano ser conhecido: isso causou a morte dele pelas mãos de Joabe, 2 Samuel 20:10.
- Assim o objetivo foi alcançado. Davi inclinou o coração dos homens de Judá a aprovar por unanimidade a volta do rei, v. 14. A providência de Deus os levou a essa decisão por meio da persuasão dos sacerdotes e da influência de Amasa.
Davi não partiu antes de receber o convite; então voltou até o Jordão, onde deveriam encontrá-lo, v. 15. Nosso Senhor Jesus reinará nos que o convidam a ocupar o trono do coração, e só reinará depois de ser convidado. Ele primeiro inclina o coração e o torna disposto no dia de seu poder, e então reina no meio dos inimigos, Salmos 110:2, 3.
Versículos 16 a 23
Davi Perdoa Simei. (a.C. 1023.)
Talvez o Jordão nunca tenha sido atravessado com tanta solenidade nem marcado por tantos acontecimentos notáveis quanto agora, desde que Israel o atravessou sob a liderança de Josué.
Durante sua fuga aflitiva, Davi se lembrou particularmente de Deus na terra do Jordão (Salmos 42:6); agora essa terra, mais do que qualquer outra, foi honrada pela glória de seu retorno. Os soldados de Davi prepararam o necessário para atravessar o rio, mas, para sua família, enviaram de propósito uma balsa, v. 18.
Alguns dizem que era uma frota de barcos; outros, uma ponte de barcos: era o melhor meio de travessia que tinham para servi-lo. Duas pessoas notáveis o encontraram às margens do Jordão; ambas o haviam maltratado terrivelmente durante sua fuga.
I. Ziba, que o maltratara com palavras lisonjeiras e, ao acusar seu senhor, conseguira do rei a concessão de suas terras, 2 Samuel 16:4. Não poderia ter feito mal maior a Davi do que, aproveitando-se de sua credulidade, levá-lo a tratar com tanta injustiça o filho de seu amigo Jônatas.
Agora veio ao encontro do rei com um grupo de filhos e servos (v. 17), para obter seu favor e sair em melhor situação quando Mefibosete logo o desmentisse e se justificasse, v. 26.
II. Simei, que o maltratara com sua língua perversa, insultando-o e amaldiçoando-o, 2 Samuel 16:5. Se Davi tivesse sido derrotado, sem dúvida Simei continuaria a pisoteá-lo e a se vangloriar do que fizera.
Agora, porém, ao vê-lo voltar para casa em triunfo e ao trono, julgou ser de seu interesse fazer as pazes com ele. Os que hoje desprezam e maltratam o Filho de Davi também gostariam de fazer as pazes quando ele vier em sua glória, mas será tarde demais. Para conquistar o favor do rei, Simei:
Veio acompanhado, junto com os homens de Judá, como alguém que estava do lado deles.
Trouxe consigo mil benjamitas, talvez sob seu comando como chefe de mil, e ofereceu ao rei seus serviços e os deles. Ou talvez fossem voluntários que ele conseguira reunir por sua influência para receber o rei.
Isso foi ainda mais atencioso, pois, entre todas as tribos de Israel, só eles e Judá apareceram para prestar essa homenagem.
- Apresentou-se depressa, sem perder tempo. Faça as pazes logo com seu adversário enquanto está a caminho. Temos aqui:
(1.) A submissão do culpado, vv. 18-20. Simei se prostrou diante do rei como penitente e suplicante. Para que parecesse sincero, fez isso publicamente diante de todos os servos de Davi, de seus amigos, os homens de Judá, e até de seus próprios mil homens.
A ofensa fora pública; portanto, a retratação também deveria ser. Reconheceu a culpa: “Seu servo sabe que pequei.” Agravou-a: “Agi perversamente.” Pediu perdão ao rei: “Que o rei não atribua culpa a seu servo”, isto é, que não o tratasse como merecia.
Deu a entender que não era digno da grandeza e generosidade do rei guardar rancor e alegou ter sido o primeiro de toda a casa de José — isto é, de Israel, que no começo do reinado de Davi se distinguira de Judá ao apoiar Isbosete, 2 Samuel 2:10 — a vir receber o rei.
Chegou primeiro para que os demais fossem levados a cumprir o dever por seu exemplo e encorajados a segui-lo pela experiência da clemência do rei.
(2.) Uma proposta de condenação contra ele, v. 21: “Simei não deve ser morto como traidor? Que ele, mais do que qualquer outro, sirva de exemplo.” A proposta veio de Abisai, que teria arriscado a vida para matar Simei quando este amaldiçoava Davi, 2 Samuel 16:9.
Davi não achou apropriado fazer isso na ocasião, pois seu poder judicial estava limitado; agora que fora restabelecido, por que a lei não deveria seguir seu curso? Nisso, Abisai levou em conta o que imaginava serem os sentimentos de Davi, mais do que seu verdadeiro interesse. Os príncipes precisam se proteger das tentações à severidade.
(3.) Sua absolvição por ordem do rei, v. 22, 23. Davi rejeitou com indignação a proposta de Abisai: “Que tenho eu a ver com vocês, filhos de Zeruia?” Quanto menos nos envolvemos com pessoas de espírito irado e vingativo, que nos pressionam a agir com dureza e rigor, melhor.
Davi considerou que aqueles que o acusavam eram seus adversários, embora fingissem amizade e zelo por sua honra. Os que nos aconselham a fazer o que é errado são, de fato, satanases, adversários nossos. [1.] Eram adversários de sua inclinação, que era ser misericordioso.
Davi sabia que naquele dia era rei em Israel, restaurado e confirmado no reino; por isso, sua honra o inclinava a perdoar. É a glória dos reis perdoar os que se humilham e se rendem: Satis est prostrasse leoni — basta que a presa se prostre diante do leão. Sua alegria também o inclinava a perdoar.
A alegria de espírito nessa grande ocasião não permitia que entrasse nada amargo ou irritado; dias de alegria devem ser dias de perdão. Mas não era só isso: a experiência da misericórdia de Deus ao restaurá-lo ao reino, exclusão que Davi atribuía a seu pecado, o inclinava a mostrar misericórdia a Simei.
Quem é perdoado deve perdoar. Davi vingou severamente os maus-tratos infligidos aos seus mensageiros pelos amonitas (2 Samuel 12:31), mas deixa passar facilmente os maus-tratos que ele próprio sofreu de um israelita.
Aquilo ofendera Israel em geral e atingira a honra de sua coroa e de seu reino; isto era apenas pessoal e, por isso, como é comum entre os bons, era mais fácil de perdoar. [2.] Eram adversários de seu interesse.
Se matasse Simei por tê-lo amaldiçoado, os que pegaram em armas e fizeram guerra contra ele esperariam o mesmo destino. Isso os afastaria de Davi, justamente quando tentava atraí-los. Atos de severidade raramente são atos de prudência política. O trono se firma pela misericórdia.
Simei recebeu o perdão, confirmado por juramento, embora sem dúvida continuasse obrigado a se comportar bem e pudesse ser processado se voltasse a agir mal. Assim, no tempo devido, serviria tanto de exemplo da justiça do governo quanto agora era exemplo de sua clemência, e em ambas demonstraria a prudência do governo.
Versículos 24 a 30
O dia do retorno de Davi foi um dia de recordações e acerto de contas. Repassaram o que acontecera durante sua fuga; entre outros assuntos, depois do caso de Simei, veio a vez de Mefibosete, que ele próprio trouxe à tona.
I. Ele desceu em meio à multidão para encontrar o rei (v. 24). Como prova de que sua alegria com o retorno do rei era sincera, contam-nos aqui como Mefibosete realmente lamentou o exílio dele. Durante aquele período triste, quando uma das maiores glórias de Israel desaparecera, Mefibosete continuou muito abatido.
Não se arrumava nem vestia roupa limpa; descuidava totalmente de si, como alguém entregue à tristeza pela aflição do rei e pela miséria do reino. Em tempos de calamidade pública, devemos limitar os prazeres dos sentidos, em conformidade com a ocasião.
Há momentos em que Deus nos chama a chorar e lamentar, e devemos atender a esse chamado.
II. Quando o rei chegou a Jerusalém — já que antes não tivera oportunidade —, Mefibosete se apresentou diante dele (v. 25). Quando o rei lhe perguntou por que, sendo um membro de sua casa, ficara para trás em vez de acompanhá-lo no exílio, ele explicou o caso por completo.
- Queixou-se de Ziba, seu servo, que deveria ter sido seu amigo, mas fora seu inimigo de duas maneiras.
Primeiro, impedira-o de ir com o rei ao tomar para si a jumenta que fora instruído a preparar para seu senhor (v. 26), aproveitando-se de modo vil da deficiência física de Mefibosete e de sua incapacidade de se ajudar. Segundo, acusara-o diante de Davi de querer usurpar o governo, v. 27.
Quanto mal um servo perverso pode causar ao melhor dos senhores! 2. Reconheceu com gratidão a grande bondade que o rei lhe mostrara quando ele e toda a casa de seu pai estavam à mercê do rei, v. 28.
Quando Mefibosete poderia ter sido tratado com justiça como rebelde, foi tratado como amigo, como filho: “Você pôs seu servo entre os que comem à sua mesa.” Isso mostra como era improvável a acusação de Ziba: Mefibosete seria tão tolo a ponto de querer mais quando vivia tão bem e feliz?
E seria tão desonesto a ponto de planejar algum mal contra Davi, cuja grande bondade para com ele reconhecia tão profundamente? (3.) Deixou o caso à decisão do rei: “Faça comigo e com minhas terras o que lhe parecer bom.”
Confiava na sabedoria do rei e em sua capacidade de distinguir a verdade da falsidade: “Meu senhor, o rei é como um anjo de Deus.” E renunciava a qualquer pretensão baseada em méritos próprios: “Recebi tanta bondade além do que mereço; que direito tenho de pedir mais ao rei?
Por que eu o incomodaria com queixas, se já lhe dei tanto trabalho? Por que deveria me queixar de qualquer coisa que me aconteça, depois de ter sido tratado com tanta bondade?” Todos nós estávamos como mortos diante de Deus; mesmo assim, ele não só nos poupou, como também nos fez sentar à sua mesa.
Temos, então, pouca razão para reclamar de qualquer aflição e muita razão para aceitar com paciência tudo o que Deus faz.
III. Davi cancelou a confiscação das terras de Mefibosete. Como fora enganado ao concedê-las, revogou a decisão e confirmou a distribuição anterior: “Eu disse: você e Ziba dividam as terras” (v. 29), isto é, que se mantivesse o que eu ordenara primeiro, 2 Samuel 9:10.
A propriedade continuaria com Mefibosete, mas Ziba teria a posse para cultivá-la e lhe pagaria aluguel. Assim Mefibosete ficou como estava. Nenhum dano lhe foi feito; apenas Ziba não foi punido por ter apresentado contra seu senhor uma informação falsa e maliciosa.
Ou Davi tinha medo demais dele, ou gostava demais dele para lhe fazer justiça conforme a lei, Deuteronômio 19:18, 19. Naquele momento, Davi estava disposto a perdoar e decidido a deixar todos satisfeitos.
IV. Mefibosete deixou de lado toda preocupação com suas terras por causa da alegria com o retorno do rei, v. 30: “Sim, que ele fique com tudo; a presença e o favor do rei serão tudo para mim.”
Um homem bom consegue suportar com contentamento as perdas e frustrações pessoais quando vê Israel em paz e o trono do Filho de Davi exaltado e firmado. “Que Ziba fique com tudo, desde que Davi esteja em paz.”
Versículos 31 a 39
Mefibosete Encontra Davi. (a.C. 1023.)
Davi já havia abrilhantado seu triunfo de restauração ao perdoar generosamente as ofensas que lhe tinham feito. Agora o abrilhanta, com igual generosidade, ao recompensar as bondades que lhe mostraram.
Barzilai, o gileadita, que tinha uma nobre propriedade em Rogelim, não muito longe de Maanaim, fora o mais bondoso com Davi em sua aflição entre os nobres e proprietários daquela região.
Se Absalão tivesse prevalecido, é provável que Barzilai tivesse sofrido por sua lealdade; mas agora nem ele nem os seus perderiam por isso. Vemos aqui:
I. A grande consideração de Barzilai por Davi, não só como homem bom, mas como seu soberano legítimo.
Ele forneceu muitos mantimentos a Davi e à família dele enquanto permaneceram em Maanaim, v. 32. Deus dera a Barzilai uma grande propriedade, pois ele era um homem muito rico; ao que parece, também tinha um coração generoso para fazer o bem com ela. Para que serve uma grande propriedade além disso?
Nossa generosidade nos obriga a ajudar os que perderam sua posição, assim como a piedade nos obriga a ser especialmente bondosos, no limite de nossas possibilidades, com a bondade oprimida.
Para mostrar que não se cansara de Davi, embora ele lhe custasse tanto, Barzilai o acompanhou até o Jordão e atravessou o rio com ele, v. 31. Que os súditos aprendam, assim, a pagar a quem se deve tributo e a dar honra a quem se deve honra, Romanos 13:7.
II. O convite bondoso que Davi lhe fez para ir à corte, v. 33: “Atravesse comigo.” Convidou-o: 1. Para ter o prazer de sua companhia e o benefício de seus conselhos; podemos supor que Barzilai fosse muito sábio e bom, além de rico, pois não o chamariam aqui de homem muito importante se não fosse assim.
O que um homem é vale mais do que o que possui e é isso que o torna verdadeiramente grande. 2. Para ter a oportunidade de retribuir sua bondade: “Eu o sustentarei comigo; você viverá com o mesmo luxo que eu, em Jerusalém, a cidade real e santa.”
Davi não tratou a bondade de Barzilai como uma dívida — não era daqueles príncipes arbitrários que acham que tudo o que os súditos têm lhes pertence quando querem —, mas a aceitou e recompensou como um favor. Devemos sempre nos esforçar para ser gratos aos amigos, especialmente aos que nos ajudaram na aflição.
III. A resposta de Barzilai ao convite:
- Ele se admira da generosidade do rei ao lhe fazer uma oferta dessas, diminuindo o valor de seu serviço e engrandecendo a recompensa de Davi: “Por que o rei me recompensaria com tal recompensa?”, v. 36. O senhor agradeceria ao servo que apenas cumpriu seu dever?
Barzilai achava que já se honrara o bastante ao servir ao rei. Assim também, quando os santos forem chamados a herdar o reino em consideração ao que fizeram por Cristo neste mundo, ficarão admirados com a desproporção entre o serviço e a recompensa. “Senhor, quando o vimos com fome e o alimentamos?”, Mateus 25:37.
- Ele recusa o convite. Pede perdão a sua majestade por rejeitar uma oferta tão generosa. Ficaria muito feliz em estar perto do rei, mas: (1.) Era velho e não tinha condições de mudar de residência, muito menos de ir para a corte.
Era velho e incapaz de assumir as funções da corte: “Por que iria com o rei a Jerusalém? Não posso lhe prestar serviço no conselho, no exército, na tesouraria nem nos tribunais; quanto tempo ainda tenho de vida?”, v. 34. “Vou começar a trabalhar agora que estou saindo deste mundo?”
Era velho e incapaz de desfrutar as diversões da corte, que seriam desperdiçadas com alguém que pouco podia apreciá-las, v. 35. Era assim no tempo de Moisés e no de Barzilai, e não é pior hoje: se alguém tem força para chegar aos oitenta anos, sua força é trabalho e tristeza, Salmos 90:10.
Esses eram — e ainda são — anos dos quais se diz: “Não tenho prazer neles”, Eclesiastes 12:1. As iguarias perdem o sabor quando o desejo se acaba, e as canções soam ao ouvido idoso pouco melhor do que as cantadas a um coração pesado; são muito desagradáveis.
Como poderiam ser diferentes quando as filhas da música são abatidas? Que os idosos aprendam de Barzilai a deixar de lado os prazeres dos sentidos. Que a graça acompanhe a natureza e transforme a necessidade em virtude. Além disso, Barzilai, por ser velho, achava que seria um peso para o rei, e não uma honra.
O homem bom não vai a lugar algum para ser um peso; e, se for inevitável, prefere pesar sobre a própria casa do que sobre a dos outros. (2.) Estava morrendo e precisava começar a pensar na longa viagem, sua saída deste mundo, v. 37.
É bom que todos pensemos e falemos da morte, mas isso convém especialmente aos idosos. “Falar de ir à corte!”, diz Barzilai. “Deixe-me voltar para casa e morrer na minha cidade, junto à sepultura de meu pai. Deixe-me morrer perto dela, para que meus ossos sejam levados tranquilamente ao lugar de descanso.
A sepultura me espera; deixe-me ir e me preparar para ela, ir morrer no meu ninho.”
- Ele pede ao rei que trate bem seu filho Quimã: “Que ele atravesse com meu senhor, o rei, e receba um cargo na corte.” Qualquer favor concedido a Quimã, Barzilai consideraria concedido a si mesmo. Os idosos não devem invejar os jovens pelos prazeres que já não podem desfrutar, nem confiná-los à vida retirada.
Barzilai voltaria para casa, mas não obrigaria Quimã a voltar com ele. Embora fosse difícil separar-se do filho, aceitou fazê-lo porque isso o agradaria e lhe traria progresso.
IV. A despedida de Davi a Barzilai. 1. Enviou-o de volta ao seu território com um beijo e uma bênção (v. 39), mostrando que, em gratidão por sua bondade, o amaria e oraria por ele.
Prometeu que atenderia a qualquer pedido que fizesse mais tarde (v. 38): “Tudo o que você pensar em me pedir quando chegar em casa, eu farei por você.” Qual é a principal excelência do poder, senão dar às pessoas a capacidade de fazer mais o bem?
- Davi levou Quimã consigo e deixou a Barzilai escolher o cargo dele: “Farei por ele o que lhe parecer melhor”, v. 38. Ao que parece, Barzilai, que conhecera a tranquilidade e a segurança da vida retirada, pediu para o filho uma propriedade no campo, perto de Jerusalém, mas não na cidade.
Muito tempo depois, lemos sobre um lugar perto de Belém, cidade de Davi, chamado Morada de Quimã. Foi destinado a ele, provavelmente não com terras da coroa nem com propriedades confiscadas, mas com parte da herança paterna de Davi.
Versículos 40 a 43
A Desavença entre Israel e Judá. (a.C. 1023.)
Davi atravessou o Jordão acompanhado e ajudado somente pelos homens de Judá. Mas, quando chegou a Gilgal, o primeiro lugar de parada deste lado do Jordão, metade do povo de Israel — isto é, dos anciãos e dos homens importantes — veio esperá-lo, beijar-lhe a mão e congratulá-lo por seu retorno.
Mas chegaram tarde demais para testemunhar a cerimônia de sua primeira entrada. Isso os irritou e provocou uma discussão entre eles e os homens de Judá, o que diminuiu a alegria daquele dia e deu início a novos problemas. Temos aqui:
- A queixa que os israelitas apresentaram ao rei contra os homens de Judá (v. 41): estes realizaram a cerimônia de fazer o rei atravessar o Jordão sem avisá-los, impedindo-os de participar.
Isso dava a entender que os israelitas não apoiavam tanto o rei e sua restauração quanto os homens de Judá, embora o próprio rei soubesse que eles tinham falado disso antes de Judá sequer pensar no assunto, v. 11.
Também parecia que os homens de Judá pretendiam monopolizar os favores do rei depois de sua volta e ser considerados seus únicos amigos. Veja o mal que o orgulho e o ciúme causam.
- A justificativa dos homens de Judá, v. 42. (1.) Alegaram seu parentesco com o rei: “Ele é nosso parente próximo; por isso, numa questão meramente cerimonial como esta, podemos reivindicar a precedência.
Era para o nosso território que ele estava sendo trazido; quem seria mais apropriado do que nós para conduzi-lo?” (2.) Negaram a acusação implícita de que agiram por interesse próprio: “Nós comemos às custas do rei? Não, pagamos todas as nossas despesas. Ele nos deu algum presente?
Não; não pretendemos monopolizar as vantagens de seu retorno. Vocês chegaram a tempo de participar delas.” Muitos dos que acompanham príncipes o fazem apenas pelo que podem conseguir.
- A defesa dos israelitas, v. 43. Alegaram: “Temos dez partes no rei” — Judá tinha apenas Simeão, cujo território ficava dentro do seu — “e, por isso, é um desprezo que não tenham pedido nossa opinião sobre o retorno do rei.” Veja como a multidão é inconstante!
Pouco antes, lutava contra o rei para expulsá-lo; agora, disputa quem mais o honrará. Um homem bom e uma causa boa recuperam sua reputação e influência, embora por algum tempo pareçam tê-las perdido.
Veja também a origem comum das desavenças: nada causa tanto conflito quanto a impaciência diante do desprezo ou de uma aparente ofensa, por menor que seja. Os homens de Judá teriam agido melhor se tivessem buscado a opinião e a ajuda de seus irmãos; mas, como não o fizeram, por que os israelitas se ofenderam tanto?
Se uma boa obra foi feita e bem-feita, não devemos nos irritar nem depreciá-la só porque não participamos dela.
- A Escritura observa, em tom de censura, qual dos grupos em disputa agiu com mais paixão: as palavras dos homens de Judá foram mais duras do que as dos israelitas. Mesmo quando temos razão e direito do nosso lado, se nos expressamos com dureza, Deus percebe e se desagrada muito.