2 Samuel 18
Argumento
A rebelião e a vida de Absalão chegam ao fim neste capítulo, abrindo caminho para Davi voltar ao trono, para onde o capítulo seguinte o conduz em paz e triunfo. Temos aqui:
I. Os preparativos de Davi para enfrentar os rebeldes, vv. 1-5. II. A derrota completa do grupo de Absalão e sua dispersão, vv. 6-8.
III. A morte de Absalão e seu sepultamento, vv. 9-18. IV. A notícia levada a Davi, que esperava em Maanaim, vv. 19-32. V. O amargo lamento de Davi por Absalão, v. 33.
Versículos 1 a 8
Preparativos para a Batalha. (a.C. 1023.)
Não sabemos como Davi reuniu um exército nem que reforços recebeu. É provável que muitos tenham vindo de todas as regiões de Israel, ao menos das tribos vizinhas, para ajudá-lo. Assim, aos poucos, conseguiu fazer frente a Absalão, como Aitofel previra. Temos aqui:
I. O exército foi contado e organizado, v. 1, 2. Sem dúvida, Davi havia confiado sua causa a Deus em oração, pois esse era seu amparo em todas as aflições. Depois, fez o levantamento de suas tropas. Josefo diz que eram apenas cerca de quatro mil ao todo.
Davi as dividiu em regimentos e companhias, nomeou oficiais para cada grupo e, em seguida, organizou-as, como de costume, em ala direita, ala esquerda e centro. Entregou duas dessas divisões a seus dois generais experientes de longa data, Joabe e Abisai, e a terceira a seu novo amigo Itai.
Boa ordem e boa condução às vezes são tão úteis num exército quanto um grande número de soldados. A sabedoria nos ensina a tirar o melhor proveito das forças de que dispomos e a levá-las ao máximo.
II. Davi foi convencido a não ir pessoalmente à batalha. Foi um falso amigo de Absalão quem o persuadiu a ir e serviu mais ao orgulho de Absalão do que à prudência dele; os verdadeiros amigos de Davi não permitiriam que fosse, lembrando-se do que lhes haviam contado sobre o plano de Aitofel de matar somente o rei.
Davi demonstrou afeto por eles ao se dispor a arriscar a vida junto com eles (v. 2), e eles demonstraram afeto por Davi ao se oporem a isso. Nunca devemos considerar uma afronta que nos contradigam para o nosso bem e por pessoas que, ao fazê-lo, zelam pelos nossos interesses.
De modo algum queriam que ele se expusesse: “Você vale por dez mil de nós.” Assim os súditos devem considerar seus príncipes e estar dispostos a se expor para protegê-los.
Não queriam satisfazer tanto o inimigo, que se alegraria mais com a queda de Davi do que com a derrota de todo o exército.
Davi poderia ser mais útil ficando na cidade com uma reserva de tropas, de onde poderia enviar reforços. Um posto pode ser realmente útil sem ser perigoso.
O rei aceitou as razões deles e mudou de ideia (v. 4): “Farei o que lhes parecer melhor.” Não é sábio insistir rigidamente nas próprias resoluções; devemos ouvir as razões, até mesmo de nossos subordinados, e aceitar seus conselhos quando parecem nos fazer bem.
Quer a prudência do povo tivesse pensado nisso ou não, a providência de Deus sabiamente ordenou que Davi não estivesse no campo de batalha; se estivesse, sua ternura certamente teria intervindo para salvar a vida de Absalão, a quem Deus decidira destruir.
III. Davi deu ordens a respeito de Absalão, v. 5. Quando o exército se formou, em fileiras e companhias, Josefo diz que Davi o encorajou e orou por ele, mas também mandou que todos tivessem cuidado para não ferir Absalão. Como Davi retribui o mal com o bem!
Absalão queria que somente Davi fosse morto; Davi queria que somente Absalão fosse poupado. Que contraste entre os dois! Nunca houve ódio antinatural de um filho por seu pai tão forte quanto o de Absalão; nunca houve afeição natural de um pai por seu filho tão forte quanto a de Davi.
Cada um fez o máximo que podia e mostrou do que uma pessoa é capaz: quão mau um filho pode ser com o melhor dos pais e quão bom um pai pode ser com o pior dos filhos.
Parece que isso foi disposto para representar a maldade humana contra Deus e a misericórdia de Deus para com a humanidade, e é difícil dizer qual das duas causa mais espanto. “Tratem com brandura”, diz Davi, “a todo custo, o jovem, Absalão.”
“Façam isso por minha causa; ele é jovem, impetuoso e precipitado, e a idade deve desculpá-lo; é meu filho, a quem amo. Se vocês me amam, não sejam severos com ele.” Essa ordem mostra que Davi esperava fortemente a vitória. Tendo uma boa causa e um bom Deus, não duvidava de que Absalão ficaria à mercê deles.
Por isso pediu que o tratassem com brandura, poupassem sua vida e o preservassem para ser julgado.
O bispo Hall comenta assim: “Que amor mal colocado é esse? Que misericórdia injusta! Tratar com brandura um traidor? De todos os traidores, um filho? De todos os filhos, um Absalão? Aquele filho ímpio, favorito de um pai tão bom? E tudo isso por sua causa, você, cuja coroa e cujo sangue ele persegue?”
“Por causa de quem ele deve ser perseguido, se é poupado por sua causa? A causa da disputa deve ser o motivo da misericórdia? Mesmo nos pais mais santos, a natureza pode ser culpada de ternura prejudicial, de indulgência que leva à morte.”
“Mas isso não foi feito como figura da misericórdia sem medida do verdadeiro Rei e Redentor de Israel, que orou por seus perseguidores, por seus assassinos: ‘Pai, perdoa-lhes’? Tratem-nos com brandura por minha causa.”
Quando Deus envia aflição para corrigir seus filhos, dá esta ordem: “Tratem-nos com brandura por minha causa”, pois conhece a nossa condição.
IV. Davi obteve uma vitória completa sobre as forças de Absalão. A batalha foi travada na floresta de Efraim (v. 6), assim chamada por alguma ação memorável dos efraimitas ali, embora ficasse no território da tribo de Gade.
Davi achou melhor enfrentar o inimigo com suas tropas a certa distância, antes que chegasse a Maanaim, para não causar problemas à cidade que o acolhera tão bondosamente. A causa seria decidida numa batalha campal.
Josefo descreve o combate como muito encarniçado, mas, por fim, os rebeldes foram totalmente derrotados e vinte mil deles morreram, v. 7. Agora sofreram justamente por sua traição contra o príncipe legítimo, por seu descontentamento sob um governo tão bom e por sua vil ingratidão para com um governante tão bom.
Descobriram o que significa pegar em armas por um usurpador que, com beijos e carícias, os enganara e os levara à própria ruína. Onde estavam agora as recompensas, os cargos e os dias de ouro que esperavam receber dele?
Agora viam o que significa conspirar contra o Senhor e seu ungido e pensar em romper as suas ataduras. E, para que percebessem que Deus lutava contra eles: 1. Foram vencidos por poucos, por um exército que, ao que tudo indica, era muito menor que o deles. 2. A fuga com que esperavam salvar a vida os destruiu.
A floresta, onde buscaram abrigo, devorou mais que a espada, para que vissem que, quando se julgavam a salvo dos homens de Davi e diziam: “Certamente passou a amargura da morte”, a justiça de Deus ainda os perseguia e não lhes permitia viver. Que refúgio os rebeldes podem encontrar da vingança divina?
Os poços, os pântanos, os tocos e os matagais e, como entende a paráfrase caldeia, os animais selvagens da floresta provavelmente causaram a morte de muitos israelitas dispersos e desorientados, além dos vinte mil mortos à espada.
Nisso Deus lutou por Davi e, ao mesmo tempo, contra ele, pois todos os mortos eram súditos seus, e a matança enfraqueceu os interesses comuns do reino. Os romanos não concediam triunfo por uma vitória numa guerra civil.
Versículos 9 a 18
A Morte de Absalão. (a.C. 1023.)
Absalão está completamente perdido, primeiro sem saber o que fazer e, depois, sem vida. Ele começou a batalha esperando triunfar sobre o próprio Davi, com quem, se o tivesse em seu poder, não teria agido com brandura. Agora está em grande consternação ao encontrar os servos de Davi, v. 9. Embora estivessem proibidos de atacá-lo, Absalão não ousou encará-los.
Ao perceber que estavam perto, esporeou a mula e fugiu o mais depressa que pôde, por entre obstáculos, cavalgando de cabeça para a própria destruição. Assim, “aquele que foge do medo cairá na cova, e aquele que sai da cova será apanhado na armadilha”, Jeremias 48:44.
Davi está inclinado a poupá-lo, mas a justiça divina pronuncia contra ele a sentença de um traidor e faz com que seja executada: pendurado pelo pescoço, capturado vivo, eviscerado e desonrosamente sepultado.
I. Ele é pendurado pelo pescoço.
Ele cavalgava furiosamente, arriscando tudo, por baixo dos galhos grossos de um grande carvalho que se estendiam para baixo e nunca haviam sido podados.
Os ramos entrelaçados, ou algum galho bifurcado do carvalho, prenderam sua cabeça, talvez pelo pescoço ou, como alguns pensam, pelos longos cabelos de que tanto se orgulhava e que agora, com justiça, lhe serviram de laço.
Ficou pendurado, tão aturdido que não conseguia usar as mãos para se ajudar, ou tão enredado que elas não podiam ajudá-lo; quanto mais se debatia, mais preso ficava.
Assim se tornou um alvo fácil para os servos de Davi e teve de suportar o terror e a vergonha de se ver exposto sem poder fazer nada para se livrar dali: não podia lutar nem fugir. Repare nisto:
A mula se afastou debaixo dele, como se estivesse aliviada por se livrar de um fardo assim e entregá-lo à árvore ignominiosa. A criação inteira geme sob o peso da corrupção humana, mas logo será libertada desse fardo, Romanos 8:21, 22.
Ele ficou suspenso entre o céu e a terra, indigno de ambos e abandonado pelos dois: a terra não o manteria, o céu não o receberia, e por isso o inferno abre a boca para tragá-lo.
Foi um acontecimento muito surpreendente e incomum. Era justo que assim fosse, pois seu crime era monstruoso.
Se, durante a fuga, a mula o tivesse lançado ao chão, deixando-o meio morto até que os servos de Davi chegassem e o matassem, o resultado teria sido igualmente eficaz, mas seria um destino comum demais para um criminoso tão incomum.
Como no caso daqueles outros rebeldes, Datã e Abirão, Deus fará aqui algo novo, para que se entenda quanto este homem provocou o Senhor, Números 16:29, 30. Absalão fica aqui pendurado, in terrorem, para servir de terror às crianças que desobedecem aos pais. Veja Provérbios 30:17.
II. Um dos servos de Davi o encontra vivo e vai diretamente contar a Joabe em que situação achou aquele grande rebelde, v. 10. Assim Absalão foi exposto como espetáculo e como alvo, para que os justos o vissem e rissem dele (Salmos 52:6).
Além disso, teve o desgosto de perceber que, entre todos os amigos que cortejara e em quem confiava, supondo que o apoiariam com certeza, não havia ninguém por perto para soltá-lo, embora tivesse ficado pendurado por tempo suficiente para ser socorrido. Joabe repreende o homem por não tê-lo matado (v. 11).
Diz que, se tivesse dado aquele golpe corajoso, o recompensaria com dez moedas de meia coroa e um cinto, isto é, um posto de capitão, o que talvez se simbolizasse pela entrega de um cinto. Veja Isaías 22:21. Mas o homem, embora fosse bastante zeloso contra Absalão, justificou-se por não tê-lo feito: “Matá-lo?”
“De jeito nenhum, por todo o dinheiro do mundo! Isso teria me custado a cabeça. Você mesmo ouviu a ordem do rei a respeito dele (v. 12) e, apesar do que diz agora, teria me acusado se eu o tivesse matado”, v. 13. Quem ama a traição odeia o traidor.
Joabe não podia negar o que o homem disse nem censurá-lo por sua cautela. Por isso, não lhe respondeu e encerrou a conversa, fingindo ter pressa (v. 14): “Não posso demorar-me assim contigo.”
Os superiores devem pensar bem antes de repreender alguém, para não se envergonharem depois e descobrirem que não conseguem sustentar a repreensão.
III. Ele é, por assim dizer, eviscerado e esquartejado como os traidores. Enquanto fica pendurado, é tão cruelmente mutilado que morre de modo a ver todo o terror e sentir toda a dor.
- Joabe lança três dardos em seu corpo, causando-lhe, sem dúvida, uma dor terrível enquanto ainda está vivo, no meio do carvalho, v. 14. Não sei se Joabe pode ser justificado por desobedecer diretamente à ordem de seu soberano. Seria isso tratar o jovem com brandura? Davi teria permitido que fizesse isso se estivesse no local?
Ainda assim, pode-se argumentar a seu favor que, embora tenha desobedecido à ordem de um pai indulgente demais, prestou um serviço real ao rei e ao país. Se não o tivesse feito, teria posto em perigo o bem-estar de ambos. Salus populi suprema lex: a segurança do povo é a lei suprema.
- Dez jovens de Joabe o golpeiam antes de acabar com ele, v. 15. Cercaram-no, fizeram uma roda em volta dele em triunfo, e então o feriram e o mataram.
“Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor!” Em seguida, Joabe toca a retirada, v. 16. O perigo acabou agora que Absalão morreu; logo o povo voltará a ser leal a Davi, e por isso não se derramará mais sangue.
Não fazem prisioneiros para julgá-los como traidores e usá-los de exemplo. Que cada homem volte para a sua tenda; todos são súditos do rei e agora voltaram a ser bons súditos.
IV. Seu corpo é desonrosamente sepultado, v. 17, 18. Jogaram-no numa grande cova na floresta. Não o levaram ao pai, pois isso só aumentaria a dor dele, nem o conservaram para ser sepultado conforme a ordem de Absalão; indignados, lançaram-no na cova mais próxima.
Onde está agora a beleza de que tanto se orgulhava e pela qual era tão admirado? Onde estão seus projetos ambiciosos e os castelos que construíra no ar? Seus planos perecem, e ele com eles.
Para mostrar quanto sua iniquidade pesava sobre seus ossos, como diz o profeta (Ezequiel 32:27), ergueram sobre ele um grande monte de pedras, monumento de sua vilania e sinal de que deveria ter sido apedrejado como filho rebelde, Deuteronômio 21:21.
Viajantes dizem que o lugar ainda é reconhecido e que os passantes costumam jogar uma pedra sobre esse monte, dizendo algo assim: “Maldita seja a memória do rebelde Absalão, e malditos para sempre todos os filhos perversos que se rebelam contra os pais.”
Para agravar a desonra do sepultamento de Absalão, o historiador menciona a coluna que ele havia erguido no vale do Cedrom, perto de Jerusalém, para servir-lhe de monumento e conservar sua memória, v. 18. É provável que pretendesse ser sepultado ao pé dela.
Que projetos tolos e insignificantes ocupam a cabeça dos orgulhosos! E quanto cuidado muitos têm com o destino do corpo depois da morte, sem se importar em nada com o que será da alma preciosa! Absalão tinha três filhos, 2 Samuel 14:27, mas agora, ao que parece, não tinha nenhum; Deus os havia levado pela morte.
Com razão se diz que um filho rebelde ficou sem descendência. Para compensar essa falta, ergueu a coluna como memorial; mas até nisso a providência o contrariou: um monte rude de pedras seria seu monumento, em vez da coluna de mármore. Assim, os que se exaltam serão humilhados.
Ele queria que seu nome fosse lembrado, e será lembrado para sua desonra eterna. Não se contentou com a obscuridade dos outros filhos de Davi, dos quais nada se registra além dos nomes; queria ser famoso e, com justiça, tornou-se infame para sempre.
A coluna levaria seu nome, mas não para sua honra: fora planejada para a glória de Absalão, mas se tornou a vergonha dele.
Versículos 19 a 33
O Lamento de Davi por Absalão. (a.C. 1023.)
O assunto de Absalão terminou; agora nos contam:
I. Como Davi foi informado. Ele ficou na cidade de Maanaim, a alguns quilômetros da floresta onde ocorrera a batalha, nos limites mais afastados do território. Todas as tropas dispersas de Absalão voltaram para casa em direção ao Jordão, no sentido oposto a Maanaim.
Por isso, os vigias de Davi não conseguiam perceber como a batalha tinha terminado, até que um mensageiro veio de propósito trazer a notícia do desfecho. O rei esperava por ela junto à porta da cidade, v. 24.
- Joabe encarregou Cusi de levar a notícia (v. 21). Seu nome significa “etíope”, e alguns pensam que ele era etíope de nascimento, um homem negro a serviço de Joabe.
Talvez fosse um dos dez que ajudaram a matar Absalão (v. 15), como alguns pensam; mas seria perigoso que um deles levasse a notícia a Davi, para que não tivesse o mesmo destino daqueles que lhe anunciaram a morte de Saul e de Isbosete.
- Aimaás, o jovem sacerdote, um dos que levaram a Davi notícias sobre os movimentos de Absalão, 2 Samuel 17:17, mostrou-se muito disposto a ser o mensageiro. Estava tão tomado de alegria por aquela ameaça ter passado que queria contar ao rei que o Senhor o havia vingado de seus inimigos, v. 19.
Não desejava isso tanto na esperança de receber uma recompensa — estava acima disso —, mas pelo prazer e pela satisfação de levar boas notícias ao rei, a quem amava. Joabe conhecia Davi melhor do que Aimaás e sabia que a notícia da morte de Absalão, que encerraria o relato, estragaria o recebimento de todo o resto.
Joabe gostava demais de Aimaás para deixá-lo levar essa notícia (v. 20); era melhor que fosse levada por um mensageiro a pé do que por um sacerdote. Contudo, depois que Cusi partiu, Aimaás insistiu para que o deixasse correr atrás dele e, com muita insistência, conseguiu a permissão, v. 22, 23.
É de admirar que quisesse tanto essa tarefa, quando já haviam encarregado outra pessoa. (1.) Talvez quisesse mostrar sua velocidade.
Ao ver que Cusi corria devagar e seguia o caminho mais difícil, embora fosse o mais curto, quis mostrar que corria muito e podia tomar o caminho mais longo e ainda assim chegar antes de Cusi.
Não é grande elogio para um sacerdote correr depressa, mas talvez Aimaás se orgulhasse disso. (2.) Talvez agisse com prudência e consideração pelo rei. Sabia que podia chegar antes de Cusi e queria preparar Davi, com um relato vago e geral, para a verdade direta que Cusi fora incumbido de contar.
Se uma má notícia precisa chegar, é melhor que venha aos poucos; assim será mais fácil suportá-la.
- Os dois foram avistados pelo vigia junto à porta de Maanaim; primeiro Aimaás (v. 24), pois, embora Cusi tivesse partido na frente, Aimaás logo o ultrapassou.
Pouco depois, Cusi apareceu também, v. 26. (1.) Ao ouvir que um homem vinha correndo sozinho, o rei concluiu que era um mensageiro (v. 25): “Se está sozinho, traz notícias; se tivessem sido derrotados e estivessem fugindo do inimigo, seriam muitos.” (2.) Ao saber que era Aimaás, concluiu que trazia boas notícias, v. 27.
Ao que parece, Aimaás era tão conhecido por correr que o reconheceram de longe; e era tão notoriamente bom que se dava por certo que, se ele fosse o mensageiro, as notícias só poderiam ser boas: “É um homem bom, muito dedicado aos interesses do rei; não traria más notícias.”
Que os mensageiros das boas-novas do evangelho fossem sempre homens bons! E quanto devemos acolher os mensageiros por causa da mensagem que trazem!
- Aimaás se apressou a anunciar a vitória (v. 28). Gritou de longe: “Paz! Está tudo em paz!” Paz depois da guerra, uma notícia duplamente bem-vinda. “Tudo vai bem, meu senhor, o rei! O perigo passou, e, quando o rei quiser, podemos voltar a Jerusalém.”
Quando se aproximou, contou a notícia com mais detalhes: “Foram eliminados todos os que levantaram a mão contra o rei.”
E, como convinha a um sacerdote, enquanto dava ao rei motivo de alegria, atribuiu a glória a Deus, o Deus da paz e da guerra, da salvação e da vitória: “Bendito seja o Senhor, seu Deus, que fez isso por você, como seu Deus, cumprindo as promessas de sustentar seu trono”, 2 Samuel 7:16.
Ao dizer isso, Aimaás se prostrou com o rosto em terra, não só em reverência ao rei, mas também em humilde adoração a Deus, cujo nome louvava por essa vitória. Ao conduzir Davi a agradecer a Deus pela vitória, preparou-o para a notícia que diminuiria sua alegria.
Quanto mais nosso coração se firma e se abre para agradecer a Deus por suas bênçãos, mais preparados ficamos para suportar com paciência as aflições que vêm junto com elas.
O pobre Davi era tão pai que se esquecia de ser rei; por isso não conseguia se alegrar com a notícia da vitória sem saber se o jovem Absalão estava a salvo. Seu coração parecia tremer por ele, quase como o de Eli num caso semelhante, pela arca de Deus.
Aimaás logo percebeu, pelo que Joabe lhe indicara, que a morte do filho do rei tornaria muito desagradável a notícia daquele dia.
Por isso, em seu relato, deixou a questão em aberto. Embora desse motivo para suspeitar do que acontecera, evitou que aquela notícia devastadora caísse de repente sobre o rei aflito e confuso, remetendo-o ao outro mensageiro que se aproximava para obter informações mais precisas.
“Quando Joabe mandou o servo do rei — isto é, Cusi — e a mim, seu servo, para trazer a notícia, vi uma grande agitação, causada por algo extraordinário, como você saberá daqui a pouco; mas não tenho nada a dizer sobre isso. Já transmiti a mensagem que me foi confiada. Cusi pode informá-lo melhor do que eu.”
“Não serei o mensageiro de más notícias, nem fingirei saber o que não consigo relatar com certeza.” Por isso, mandaram que ficasse de lado até Cusi chegar, v. 30. Agora, podemos supor, Aimaás deu ao rei um relato mais detalhado da vitória, que era a notícia que viera trazer.
- Cusi, o mensageiro lento, mostrou-se confiável. Além de confirmar a notícia da vitória que Aimaás já dera — “O Senhor o vingou de todos os que se levantaram contra você” (v. 31) —, respondeu à pergunta do rei sobre Absalão, v. 32. “Ele está a salvo?”, perguntou Davi.
“Sim”, respondeu Cusi, “está a salvo no túmulo.” Mas contou a notícia com tanta discrição que, por mais desagradável que fosse, o mensageiro não poderia ser censurado.
Não disse claramente que Absalão fora enforcado, traspassado e sepultado sob um monte de pedras; apenas disse que o destino dele era o que Davi desejava para todos os traidores contra o rei, sua coroa e dignidade: “Que os inimigos de meu senhor, o rei, sejam eles quem forem, e todos os que se levantam contra você para lhe fazer mal tenham o mesmo destino daquele jovem; não lhes desejo nada pior.”
II. Como Davi recebeu a notícia. Ele se esquece de toda a alegria por sua libertação e fica completamente dominado pela triste notícia da morte de Absalão, v. 33. Assim que entendeu pela resposta de Cusi que Absalão estava morto, não fez mais perguntas.
Começou a chorar desesperadamente, afastou-se dos outros e se entregou à tristeza. Enquanto subia para o quarto, ouviram-no dizer: “Ó meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Ai de ti! Eu te lamento. Como caíste! Quisera Deus que eu tivesse morrido em teu lugar e que tu tivesses permanecido vivo neste dia” (assim acrescenta o caldeu).
“Ó Absalão, meu filho, meu filho!” Eu gostaria de poder acreditar que isso nasceu da preocupação com o destino eterno de Absalão e que Davi desejava ter morrido por ele porque tinha boas esperanças de sua própria salvação e de que Absalão se arrependeria se tivesse vivido.
Parece, porém, que falou sem pensar, tomado pela paixão; foi uma fraqueza sua. Davi deve ser censurado: 1. Por demonstrar tanto afeto por um filho ímpio só porque era bonito e inteligente, embora tivesse sido justamente abandonado por Deus e pelos homens.
- Por contestar não só a providência divina, cujas decisões deveria aceitar em silêncio, mas também a justiça divina, cujos juízos deveria adorar e reconhecer.
Veja como Bildade argumenta (Jó 8:3, 4): se seus filhos pecaram contra ele e ele os rejeitou em sua transgressão, você deve se submeter, pois Deus perverteria o juízo? Veja também Levítico 10:3.
Por se opor à justiça da nação, cuja administração lhe fora confiada como rei e que, junto com os outros interesses públicos, deveria ter colocado acima de qualquer afeto natural.
Por desprezar a misericórdia de sua libertação e da libertação de sua família e de seu reino dos maus planos de Absalão, como se isso não fosse misericórdia nem merecesse gratidão porque custou a vida de Absalão.
Por se entregar a uma paixão intensa e falar sem pensar. Agora se esqueceu do que raciocinara sobre a morte de outro filho: “Poderei fazê-lo voltar?”; esqueceu sua própria decisão de manter a boca como que presa por um freio quando o coração se inflamava e também seu costume, em outras ocasiões, de se aquietar como uma criança desmamada junto à mãe.
Nem sempre os melhores homens estão no mesmo bom estado de espírito. Temos a tendência de sofrer demais por aquilo que amamos em excesso; por isso, em cada afeto, é sábio governar o próprio espírito e vigiar com cuidado quando perdemos algo muito querido.
Quem sofre acha que tem licença para falar, mas logo se corrige o pouco que se diz. O sofredor paciente e arrependido se senta sozinho e fica em silêncio, Lamentações 3:28, ou, como Jó, diz: “Bendito seja o nome do Senhor.”