2 Samuel 13
Argumento
O Deus justo havia dito recentemente a Davi, por meio do profeta Natã, que, para discipliná-lo por causa de seu pecado contra Urias, faria surgir contra ele o mal de sua própria casa (2 Samuel 12:11). E aqui, no capítulo seguinte, vemos o mal começar a surgir.
Daí em diante, ele foi seguido por uma aflição após outra, que tornou a última parte de seu reinado menos gloriosa e agradável que a primeira.
Assim, Deus o disciplinou com a vara dos homens, mas lhe assegurou que “não retiraria por completo a sua bondade amorosa”.
O adultério e o assassinato foram os pecados de Davi, e esses pecados entre seus filhos (Amnom desonrando sua irmã Tamar, e Absalão assassinando seu irmão Amnom) foram o começo de seu castigo. Isso foi ainda mais doloroso porque ele tinha motivos para temer que seu mau exemplo os tivesse ajudado a chegar a essas maldades.
Neste capítulo temos: I. Amnom violentando Tamar, ajudado em seu plano por Jonadabe, seu parente, e executando-o de modo vil, vv. 1-20. II. Absalão assassinando Amnom por isso, vv. 21-39. Ambos foram grandes tristezas para Davi, sobretudo porque, sem saber, ele se tornou cúmplice dos dois acontecimentos: enviou Tamar a Amnom e Amnom a Absalão.
Versículos 1 a 20
O Incesto de Amnom. (a.C. 1032.)
Temos aqui um relato específico da maldade abominável de Amnom ao violentar sua irmã, assunto que não convém desenvolver e que, na verdade, não se pode mencionar sem rubor: como alguém poderia ser tão vil, sobretudo sendo filho de Davi?
Temos motivos para pensar que o caráter de Amnom também era ruim em outros aspectos; se não tivesse abandonado a Deus, jamais teria sido entregue a essas paixões degradantes. Pais piedosos muitas vezes sofrem por causa de filhos perversos; a graça não corre no sangue, mas a corrupção, sim.
Não vemos os filhos de Davi imitarem sua devoção; porém seguiram seus passos errados e fizeram coisas muito piores, sem se arrepender. Os pais não sabem quão fatais podem ser as consequências de darem aos filhos um mau exemplo em qualquer aspecto. Observe os passos do pecado de Amnom.
I. O diabo, como espírito imundo, pôs no coração dele o desejo de sua irmã Tamar. A beleza é uma armadilha para muitos, e foi assim para ela. Era formosa e, por isso, Amnom a cobiçou, v. 1. Quem tem beleza extraordinária não tem motivo para se orgulhar disso, mas tem grande motivo para vigiar. A cobiça de Amnom era:
- Antinatural em si mesma: desejava a própria irmã, algo que até a consciência natural repele e não consegue considerar sem horror. Há um espírito de contradição na natureza corrupta do ser humano: ela continua desejando o fruto proibido, e, quanto mais ele é proibido, mais avidamente é desejado. Como poderia pensar em trair a virtude e a honra que, como irmão, deveria proteger?
Mas que maldade seria tão vil a ponto de não encontrar entrada num coração não santificado e sem vigilância, abandonado a si mesmo? 2. Era muito penosa para ele. Ficou tão perturbado por não encontrar oportunidade de persuadi-la a abrir mão da castidade (pois não lhe era negado conversar inocentemente com ela) que adoeceu, v. 2. As paixões carnais são seu próprio castigo.
Além de guerrearem contra a alma, também guerreiam contra o corpo e são podridão para os ossos. Veja que senhor cruel os pecadores servem e quão pesado é o jugo dele.
II. O diabo, como serpente astuta, pôs na cabeça de Amnom um meio de realizar esse plano perverso. Amnom tinha um amigo (assim o chamava, mas na realidade era seu inimigo), um parente que tinha mais sangue de Davi (pois era seu sobrinho) do que o espírito de Davi: era um homem astuto, hábil em levar adiante qualquer plano mau, sobretudo uma intriga dessa natureza, v. 3.
- Jonadabe percebeu que Amnom estava com má aparência e, sendo astuto, concluiu que estava apaixonado (v. 4). Perguntou-lhe: “Por que você, sendo filho do rei, emagrece dia após dia? Por que definhar, você, o filho mais velho do rei e herdeiro do trono? Sendo filho do rei: (1.) Você tem os prazeres da corte para distraí-lo.
Então desfrute deles e afaste a tristeza, seja ela qual for.” O contentamento e o consolo nem sempre se encontram nos palácios reais. Com muito mais razão podemos perguntar aos santos abatidos e desolados por que eles, filhos do Rei dos reis e herdeiros da coroa da vida, definham dia após dia. (2.) “Você tem o poder de um príncipe para ordenar o que lhe falta e o que deseja.
Use esse poder e satisfaça-se. Não definhe por algo que você, sendo filho do rei, pode obter, seja lícito ou ilícito. Quicquid libet licet — Sua vontade é lei.” Assim Jezabel falou a Acabe numa situação semelhante (1 Reis 21:7): “Não és tu o que governa Israel?” O abuso do poder é a tentação mais perigosa para os grandes.
- Amnom teve a audácia de admitir sua paixão perversa, chamando-a erroneamente de amor (“Amo Tamar”), e Jonadabe lhe mostrou um meio de realizar seu plano, v. 5. Se fosse o que fingia ser, amigo de Amnom, teria se espantado ao ouvir uma maldade tão horrenda.
Teria lhe mostrado o mal que havia nela, a ofensa a Deus e o dano à própria alma de alimentar pensamento tão vil, bem como as consequências fatais de cultivá-lo e levá-lo adiante. Teria usado sua astúcia para desviá-lo disso, recomendando outra pessoa com quem pudesse se casar legitimamente. Mas Jonadabe não parece nem um pouco surpreso.
Não apresenta objeção quanto à ilegalidade, à dificuldade, à vergonha ou sequer ao desagrado do pai. Em vez disso, ensina Amnom a levar Tamar até sua cama e depois fazer o que quisesse. Repare: miserável é a situação de quem tem amigos que, em vez de adverti-lo e repreendê-lo, o bajulam, o impulsionam ao pecado e se tornam seus conselheiros e cúmplices em maquinar o mal.
Amnom já estava doente, mas ainda andava. Devia fingir estar tão enfermo (e sua aparência abatida daria bastante credibilidade à encenação) que não conseguisse levantar-se e não tivesse apetite para nada além daquilo que lhe agradasse. “A comida saborosa é aborrecida” (Jó 33:20).
O melhor prato da mesa do rei não o satisfaria; se conseguisse comer alguma coisa, teria de ser da bela mão de sua irmã Tamar. Foi isso que o aconselharam a fazer.
- Amnom seguiu essas instruções e assim pôs Tamar ao seu alcance: fingiu estar doente, v. 6. Dessa forma, fica à espreita em segredo, como um leão em sua cova, para apanhar o pobre e atraí-lo para sua rede (Salmos 10:8-10). Davi sempre teve afeição pelos filhos e se preocupava quando algo os afligia. Assim que soube que Amnom estava doente, foi visitá-lo pessoalmente.
Que os pais aprendam com isso a tratar os filhos com ternura e compaixão. Em geral, é a mãe que consola o filho doente (Isaías 66:13), mas o pai não deve ficar indiferente. Podemos supor que, ao visitar o filho enfermo, Davi lhe deu bons conselhos para que aproveitasse corretamente a aflição e orou com ele; isso, contudo, não mudou seu propósito perverso.
Ao partir, o pai indulgente perguntou: “Há alguma coisa que você queira e que eu possa conseguir para você?” “Sim, senhor”, respondeu o filho dissimulado. “Meu estômago está fraco, e não conheço nada que possa comer, a não ser um bolo feito por minha irmã Tamar.
Não posso ter certeza de que ela o preparou se não a vir fazê-lo, e me fará ainda melhor se eu o comer da mão dela.” Davi não viu motivo para suspeitar que houvesse maldade planejada. Deus impediu que o coração dele compreendesse o que acontecia. Por isso, imediatamente ordenou que Tamar fosse cuidar do irmão doente, v. 7.
Fez isso com toda a inocência, mas depois, sem dúvida, refletiu sobre o ocorrido com grande pesar. Tamar também foi inocentemente ao quarto do irmão, sem temer qualquer abuso (por que temeria isso de um irmão, ainda mais doente?) e sem desprezar, por obediência ao pai e amor ao irmão (embora fosse apenas meio-irmão), a tarefa de cuidar dele, v. 8, 9.
Embora fosse filha do rei, muito bonita (v. 1) e bem vestida (v. 18), não achou que estivesse abaixo dela amassar e assar bolos; não teria feito aquilo agora se não estivesse acostumada. Cuidar bem da casa não é indigno das maiores damas, e elas não devem considerar isso um rebaixamento.
A mulher virtuosa, cujo marido se assenta entre os anciãos, ainda trabalha de bom grado com as mãos (Provérbios 31:13). Não faltaram exemplos assim nos tempos modernos, e isso não é tão fora de moda quanto alguns afirmam. Preparar algo para os doentes deveria ser mais uma preocupação e um prazer das mulheres do que preparar algo para os exigentes; mais caridade que curiosidade.
- Depois de conseguir que ela fosse até ele, Amnom planejou deixá-la sozinha, pois o adúltero (e muito mais alguém tão vil como ele) toma cuidado para que ninguém o veja (Jó 24:15). A comida estava pronta, mas ele não conseguia comer enquanto os que estavam com ele o observassem; todos tinham de sair, v. 9. É preciso agradar aos doentes, que pensam ter o privilégio de dar ordens.
Tamar estava disposta a agradá-lo. Sua alma casta e virtuosa não fazia a menor ideia daquilo que enchia o peito corrompido dele; por isso, não hesitou em ficar a sós com ele no aposento interior, v. 10. Então a máscara caiu, a comida foi posta de lado, e o perverso chamou-a de irmã, mas ainda assim a cortejou descaradamente para que se deitasse com ele, v. 11.
Foi uma afronta vil à virtude dela imaginar que conseguiria convencê-la a consentir numa maldade daquelas, quando sabia que seu comportamento sempre fora exemplarmente modesto e virtuoso. Mas é comum que os que vivem na impureza pensem que os outros são como eles, ou, pelo menos, inflamáveis como palha diante de suas faíscas.
III. O diabo, como tentador poderoso, ensurdeceu Amnom para todos os argumentos com que Tamar resistiu aos ataques dele e tentou convencê-lo a desistir. Podemos imaginar a surpresa e o terror da jovem ao ser atacada desse modo, como corou e tremeu.
Ainda assim, em meio à grande confusão, nada poderia ser dito com mais propriedade nem com argumentos mais fortes do que o que ela lhe disse. 1. Ela o chama de irmão, lembrando-lhe a proximidade do parentesco, que tornava ilícito que se casasse com ela, quanto mais que a desonrasse. Isso era expressamente proibido (Levítico 18:9), sob pena severa (Levítico 20:17).
É preciso grande cuidado para que o amor entre parentes não degenere em desejo sexual. 2. Ela implora que ele não a force, indicando que jamais consentiria nisso, nem em qualquer medida. Que satisfação ele poderia obter ao violentá-la? 3. Mostra-lhe a grande maldade do ato. É loucura, como todo pecado, especialmente a impureza. É uma maldade da pior espécie.
Abominações assim não devem ser cometidas em Israel, entre o povo que professa servir a Deus e recebeu estatutos melhores que os dos pagãos. Somos israelitas; se fazemos essas coisas, somos mais indesculpáveis que os outros, e nossa condenação será mais intolerável, pois desonramos o Senhor e o nome digno pelo qual somos chamados.
- Ela mostra a vergonha do ato, que talvez o influenciasse mais que o pecado em si: “Quanto a mim, para onde levarei a minha vergonha? Ainda que tudo fique escondido, terei vergonha de pensar nisso pelo resto da vida. E, se algum dia vier a ser conhecido, como conseguirei olhar meus amigos no rosto?
Quanto a você, será como um dos insensatos de Israel”, isto é: “Será visto como um libertino atroz, o pior dos homens. Perderá a estima de todos os sábios e bons e será considerado incapaz de governar, apesar de ser o primogênito; Israel jamais se submeterá ao governo de um insensato desses.” A perspectiva da vergonha, especialmente da vergonha eterna, deveria nos afastar do pecado.
- Para desviá-lo naquele momento de seu propósito perverso e, se possível, escapar dele, Tamar lhe dá a entender que talvez o rei, em vez de deixá-lo morrer de amor por ela, dispensasse a lei divina e permitisse que se casassem.
Não é que ela pensasse que o rei tivesse tal poder para dispensar a lei ou que fosse reivindicá-lo; ela estava certa de que, se ele informasse ao rei esse desejo perverso — algo que Davi dificilmente acreditaria se viesse de outra pessoa —, o rei tomaria medidas eficazes para protegê-la. Mas todos os recursos e argumentos dela foram inúteis.
O espírito orgulhoso dele não suportou uma recusa. O consolo, a honra e tudo o que era precioso para ela tiveram de ser sacrificados à luxúria brutal e desenfreada de Amnom, v. 14. É de temer que, embora jovem, Amnom tivesse levado por muito tempo uma vida dissoluta, que o pai ou desconhecia ou não punia; um homem não chega de repente a tal grau de perversidade.
Mas esse era o amor que sentia por Tamar? Essa era a recompensa por ela ter se disposto a cuidar dele durante a doença? Trataria a irmã como uma prostituta? Vilão desprezível! Que Deus livre todos os modestos e virtuosos de homens tão perversos e irracionais.
IV. O diabo, como atormentador e traidor, imediatamente transforma o amor de Amnom em ódio (v. 15): “Ele a odiou com grande ódio”, muito, como diz a margem, e sua malícia se tornou tão descontrolada quanto sua luxúria havia sido.
- Ele a expulsou de casa à força, de modo vil. Como se agora desprezasse tocá-la com as próprias mãos, ordenou a seu servo que a pusesse para fora e trancasse a porta atrás dela, v. 17. (1.) A inocente e ofendida jovem tinha motivo para sentir isso como grande afronta e, em certos aspectos (como ela diz no v. 16), pior que o que acontecera antes.
Nada poderia ter sido mais bárbaro, insensível e desonroso. Se ele tivesse cuidado para ocultar o que fizera, a honra dela teria sido perdida apenas para ela mesma. Se tivesse se ajoelhado e pedido perdão, teria oferecido alguma reparação.
Se lhe tivesse dado tempo para se recompor depois da horrível confusão em que a lançara, ela poderia ter mantido a compostura ao sair e guardado o segredo.
Mas mandá-la embora às pressas e com tamanha rudeza, como se ela tivesse feito algo perverso, obrigou-a, em sua própria defesa, a proclamar o mal que lhe fora feito. (2.) Podemos aprender com isso tanto a malignidade do pecado (paixões sem freio são tão ruins quanto apetites sem freio) como suas consequências nocivas (no fim, ele morde como serpente).
Aqui vemos: [1.] Pecados que são doces quando cometidos depois se tornam odiosos e dolorosos, e a própria consciência do pecador os torna assim para ele. Amnom odiou Tamar porque ela não consentiu com sua maldade, não assumiu parte da culpa, resistiu até o fim e argumentou contra ele, deixando toda a culpa sobre Amnom.
Se tivesse odiado o pecado e detestado a si mesmo por ele, poderíamos esperar que estivesse arrependido. “A tristeza segundo Deus produz indignação” (2 Coríntios 7:11). Mas odiar a pessoa que ele havia desonrado mostrou que sua consciência estava aterrorizada, mas seu coração não estava nem um pouco humilhado.
Veja como os prazeres da carne enganam: passam depressa e se transformam em repugnância (veja Ezequiel 23:17). [2.] Pecados cometidos em segredo depois se tornam públicos, e os próprios pecadores muitas vezes os revelam. A própria língua deles os denuncia.
Os doutores judeus dizem que, por causa da maldade de Amnom, foi criada uma lei segundo a qual um jovem e uma jovem jamais poderiam ficar a sós. “Se tratam assim a filha do rei”, diziam eles, “o que será dos filhos dos homens comuns?”
- Agora precisamos deixar o criminoso entregue aos terrores de sua própria consciência culpada e perguntar o que aconteceu à pobre vítima. (1.) Ela lamentou amargamente a violência que sofrera, uma mancha para sua honra, embora não fosse uma mácula real em sua virtude.
Rasgou suas roupas finas em sinal de pesar e pôs cinzas sobre a cabeça para desfigurar-se, detestando a própria beleza e os adornos porque haviam despertado o amor ilícito de Amnom. Saiu chorando por causa do pecado de outro, v. 19. (2.) Retirou-se para a casa de seu irmão Absalão, pois ele era seu irmão de pai e mãe.
Ali viveu em solidão e tristeza, como sinal de sua modéstia e repulsa pela impureza. Absalão falou-lhe com bondade e pediu que, por enquanto, deixasse passar a violência, pois planejava vingá-la, v. 20.
A pergunta de Absalão (“Amnom esteve com você?”) dá a entender que Amnom era conhecido por práticas dissolutas, de modo que era perigoso uma mulher modesta ficar com ele. Absalão talvez soubesse disso, mas Tamar ignorava completamente.
Versículos 21 a 29
O Plano Contra Amnom. (a.C. 1032.)
O que Salomão diz sobre o começo da contenda também é verdadeiro sobre o começo de todo pecado: é como deixar as águas escaparem. Quando as comportas são arrancadas, vem a inundação; um mal gera outro, e é difícil prever o fim.
I. Somos informados de como Davi reagiu às notícias do pecado de Amnom: ficou muito encolerizado, v. 21. Tinha razão para isso: o próprio filho cometera um ato tão perverso e o tornara cúmplice.
Seria uma vergonha para Davi, por não ter dado ao filho uma educação melhor; uma mancha para a família, a ruína da filha, um mau exemplo para o reino e um dano à alma do filho. Mas bastava ficar encolerizado?
Devia tê-lo punido e exposto à vergonha pública; tinha poder para isso tanto como pai quanto como rei. A Septuaginta acrescenta aqui estas palavras: “Mas não entristeceu o espírito de seu filho Amnom, porque o amava, por ser seu primogênito.” Davi caiu no erro de Eli, cujos filhos se tornaram vis e para os quais ele nem sequer franzia a testa.
Se Amnom lhe era querido, puni-lo seria castigar ainda mais a si mesmo por sua própria impureza. Mas Davi não consegue suportar a vergonha que enfrentam os que corrigem nos outros aquilo de que eles próprios são culpados. Por isso, sua ira ocupa o lugar da justiça, e isso endurece os pecadores (Eclesiastes 8:11).
II. Como Absalão reagiu. Ele já resolve agir como juiz em Israel e, visto que o pai não puniria Amnom, ele o fará, não por justiça nem zelo pela virtude, mas por vingança, pois considera que a violência contra sua irmã também o afrontou. A mãe deles era filha de um príncipe pagão (2 Samuel 3:3), e talvez os irmãos às vezes os censurassem por serem filhos de uma estrangeira.
Absalão achou que Tamar fora tratada como alguém assim. Se Amnom a considerara digna de ser sua prostituta, Absalão o julgaria digno de ser seu escravo. Isso o enfureceu; somente o sangue de Amnom poderia aplacar a ira. Temos aqui:
- O plano concebido: Absalão odiava Amnom (v. 22), e quem odeia seu irmão já é assassino e, como Caim, pertence ao maligno (1 João 3:12, 15). Seria louvável que Absalão odiasse o crime do irmão. Poderia tê-lo processado justamente, segundo a lei, para servir de exemplo aos outros e obter alguma reparação para a irmã ofendida.
Mas odiar a pessoa e planejar matá-la numa emboscada era uma grande afronta a Deus: pretendia reparar a violação do sétimo mandamento violando o sexto, como se os mandamentos não fossem todos igualmente sagrados. “Aquele que disse: ‘Não adulterarás’, também disse: ‘Não matarás’” (Tiago 2:11).
- O plano ocultado. Absalão não disse nada a Amnom sobre o assunto, nem de bom nem de mau. Parecia não saber de nada e manteve a cordialidade habitual com ele, apenas esperando uma oportunidade favorável para lhe fazer mal. A malícia é pior quando: (1.) Fica cuidadosamente escondida e não encontra saída.
Se Absalão tivesse discutido o assunto com Amnom, poderia convencê-lo de seu pecado e levá-lo ao arrependimento. Mas, por nada dizer, o coração de Amnom se endureceu, enquanto o seu próprio se tornava cada vez mais amargurado contra o irmão. Por isso, repreender o próximo se opõe a odiá-lo no coração (Levítico 19:17).
Deixe a paixão extravasar, e ela se consumirá. (2.) É disfarçada com aparência de amizade. Assim foi a de Absalão: “suas palavras eram mais suaves que manteiga, mas havia guerra em seu coração”. Veja Provérbios 26:26. (3.) É alimentada por muito tempo. Absalão nutriu essa raiz de amargura por dois anos inteiros, v. 24.
Talvez no começo não pretendesse matar o irmão (pois, se pretendesse, teria tido uma oportunidade tão boa quanto a que teve no fim), mas apenas aguardasse ocasião para envergonhá-lo ou causar-lhe algum outro dano. Com o tempo, porém, o ódio amadureceu a ponto de ele desejar nada menos que a morte do irmão.
Se basta deixar o sol se pôr uma vez sobre a ira para dar lugar ao diabo, como sugere Efésios 4:26, 27, o que não fariam os pores do sol de dois anos inteiros?
- O plano preparado. (1.) Absalão oferece uma festa em sua casa no campo, como Nabal fizera na ocasião da tosquia de suas ovelhas, v. 23. Atento à própria pessoa (2 Samuel 14:26) e ambicioso como era, Absalão conhecia a situação dos rebanhos e cuidava bem deles. Quem não se preocupa com seus bens no campo, a não ser em como gastá-los na cidade, logo os verá acabar.
Quando Absalão tinha tosquiadores, ia pessoalmente até eles. (2.) Convida para a festa o rei, seu pai, e todos os príncipes da família real (v. 24), não só para ter a oportunidade de lhes demonstrar respeito, mas também para aumentar sua consideração entre os vizinhos.
Quem tem parentesco com gente importante tende a se orgulhar demais desse vínculo. (3.) O rei não quis ir pessoalmente, pois não queria impor a Absalão o custo de recebê-lo, v. 25. Parece que Absalão tinha propriedades próprias, das quais vivia conforme sua posição. O rei as dera a ele, mas queria que administrasse bem seus recursos.
Em ambos os aspectos, é exemplo para os pais: quando os filhos crescem, devem dar-lhes o suficiente para viver segundo sua posição e cuidar para que não vivam acima disso, sobretudo sem ser cúmplices de tal atitude.
É prudente que jovens chefes de família comecem de modo que consigam perseverar, sem gastar toda a lã durante a tosquia. (4.) Absalão conseguiu permissão para que Amnom e todos os outros filhos do rei fossem honrar sua mesa no campo, v. 26, 27.
Absalão escondera tão bem sua inimizade contra Amnom que Davi não tinha motivo para suspeitar de um plano no convite específico a ele: “Que meu irmão Amnom vá.” Isso tornaria o golpe ainda mais doloroso para Davi, pois ele próprio fora levado a consentir no que deu ocasião ao crime, como antes no v. 7.
Parece que os filhos de Davi, embora adultos, continuavam a respeitar tanto o pai que não faziam nem mesmo uma viagem curta como essa sem sua permissão. Assim devem os filhos, mesmo depois de adultos, honrar os pais, consultá-los e não tomar decisões importantes sem seu consentimento, muito menos contra a vontade deles.
- O plano executado, v. 28, 29. (1.) A festa de Absalão foi muito farta, pois decidiu que todos se alegrariam com vinho, ou pelo menos concluiu que Amnom beberia muito, porque sabia que ele costumava exceder-se. (2.) As ordens dadas aos servos a respeito de Amnom — que misturassem o sangue dele ao vinho — foram bárbaras.
Se Absalão o tivesse desafiado e, confiando na justiça de sua causa e na justiça de Deus, lutado pessoalmente com ele, isso já teria sido ruim, mas ao menos seria mais honroso e desculpável (em certos casos, nossa antiga lei permitia julgamento por combate). Assassiná-lo, porém, foi imitar Caim, embora por motivo diferente: Abel foi morto por sua justiça; Amnom, por sua perversidade.
Observe o que agrava esse pecado: [1.] Absalão quis que Amnom fosse morto quando estava alegre por causa do vinho, quando menos suspeitava do perigo, menos podia resistir e estava menos preparado para deixar este mundo; era como se sua malícia quisesse destruir corpo e alma, sem lhe dar tempo para dizer: “Senhor, tem misericórdia de mim.”
Que surpresa terrível a morte tem sido para muitos cujo coração estava sobrecarregado por glutonaria e embriaguez!
[2.] Os servos de Absalão teriam de cometer o crime e ficar envolvidos na culpa.
Ele daria a ordem: “Matem Amnom”; e eles, obedecendo-lhe e supondo que a autoridade do senhor os protegeria, teriam de matá-lo. Que desafio ímpio à lei divina! Embora a ordem de Deus seja expressa — “Não matarás” —, Absalão lhes ordena que matem Amnom, com esta garantia: “Não fui eu que lhes ordenei? Isso basta.
Sejam corajosos; não temam a Deus nem aos homens.” São mal instruídos os servos que obedecem aos senhores contra Deus, e são perversos os senhores que os ensinam a fazer isso. São excessivamente submissos os que condenam a própria alma para agradar aos senhores, cujas palavras arrogantes não os podem proteger da ira de Deus.
Os senhores devem sempre dar ordens aos servos sabendo que também têm um Senhor no céu. [3.] Absalão fez isso na presença de todos os filhos do rei, dos quais se diz que eram oficiais principais (2 Samuel 8:18). Assim, afrontou a justiça pública, cuja administração estava a cargo deles, e o rei, seu pai, a quem representavam.
Desprezou a espada que deveria aterrorizar quem praticava o mal, quando, pelo contrário, suas maldades aterrorizavam os que portavam a espada. [4.] Há motivo para suspeitar que Absalão fez isso não só para vingar o agravo à irmã, mas também para abrir caminho ao trono, que ambicionava e para o qual teria mais chances se Amnom, o filho mais velho, fosse eliminado.
Quando Absalão deu a ordem, seus servos não deixaram de executá-la, sustentados pela ideia de que o senhor deles, agora herdeiro imediato do trono (pois Quileabe estava morto, segundo pensa o bispo Patrick), os livraria de qualquer punição. Agora a espada ameaçada é desembainhada na casa de Davi, de onde não deveria afastar-se.
Primeiro, seu filho mais velho cai por ela: ele próprio causou isso por sua perversidade, e o pai foi cúmplice por tolerá-la. Segundo, todos os outros filhos fogem dela e voltam para casa aterrorizados, sem saber até onde iria o plano sanguinário do irmão Absalão. Veja que estragos o pecado faz nas famílias.
Versículos 30 a 39
A Morte de Amnom; a Fuga de Absalão. (a.C. 1032.)
Temos aqui: I. O terror que tomou Davi quando chegou a Jerusalém a notícia falsa de que Absalão havia matado todos os filhos do rei, v. 30. É comum os rumores tornarem as coisas piores; a primeira notícia de algo assim faz parecer mais terrível do que depois se revela.
Portanto, não temamos más notícias enquanto não forem confirmadas; quando ouvirmos o pior, esperemos o melhor, ou ao menos algo melhor. Ainda assim, essa notícia falsa afligiu Davi como se fosse verdadeira. Ele rasgou as roupas e se deitou no chão, embora ainda fosse apenas um boato, v. 31. Foi bom que Davi tivesse graça; precisava muito dela, pois era tomado por fortes paixões.
II. O esclarecimento do engano de duas maneiras: 1. Pelas insinuações astutas de Jonadabe, sobrinho de Davi. Ele pôde contar-lhe que só Amnom havia morrido, e não todos os filhos do rei (v. 32, 33), e também que isso fora feito por ordem de Absalão e planejado desde o dia em que Amnom violentara sua irmã Tamar.
Que homem perverso Jonadabe seria se soubesse de tudo isso, ou tivesse motivos para suspeitar, mas não informasse Davi antes, para que se tentasse reconciliar os irmãos ou, ao menos, Davi não expusesse Amnom ao perigo deixando-o ir à casa de Absalão. Se não fazemos tudo o que podemos para impedir o mal, tornamo-nos cúmplices dele.
Se dissermos: “Vejam, não sabíamos”, aquele que sonda o coração não considera se sabíamos ou não? Veja Provérbios 24:11, 12. Seria bom se Jonadabe não fosse tão culpado pela morte de Amnom quanto foi por seu pecado.
É assim que se mostram os amigos que são ouvidos como conselheiros para praticar o mal: quem não foi bondoso a ponto de impedir o pecado de Amnom tampouco foi bondoso a ponto de impedir sua ruína, embora pareça que poderia ter evitado ambas as coisas. 2. Pelo retorno seguro de todos os filhos do rei, exceto Amnom.
Eles e seus acompanhantes foram avistados rapidamente pelos guardas (v. 34, 35) e logo chegaram para mostrar que estavam vivos, mas trazendo a triste notícia, agora confirmada, de que Absalão assassinara Amnom, seu irmão.
A tristeza que Davi sentira pelo que não aconteceu o preparou melhor para suportar o que aconteceu, pois, ao ser esclarecido, teve motivo concreto para agradecer a Deus por nem todos os seus filhos terem morrido.
Ainda assim, a morte de Amnom, assassinado pelo próprio irmão de modo tão traiçoeiro e bárbaro, bastava para lançar o rei e a corte, o rei e o reino, em luto verdadeiro. A tristeza nunca é mais razoável do que quando há pecado envolvido.
III. A fuga de Absalão da justiça: ele fugiu imediatamente, v. 34. Agora temia os filhos do rei tanto quanto eles o temiam: eles fugiram de sua malícia, e ele, da justiça deles. Nenhuma parte da terra de Israel poderia escondê-lo. As cidades de refúgio não protegiam um assassino voluntário.
Embora Davi tivesse deixado impune o incesto de Amnom, Absalão não podia contar com o perdão pelo assassinato; a lei era expressa nesse caso, e a justiça de Davi, assim como seu temor de culpa de sangue, eram bem conhecidos. Por isso, foi o mais depressa possível para junto dos parentes de sua mãe, e foi recebido por seu avô Talmai, rei de Gesur (v. 37).
Ali ficou protegido por três anos (v. 38), pois Davi não o exigiu de volta, e Talmai não se considerava obrigado a devolvê-lo enquanto ninguém o reclamasse.
IV. A inquietação de Davi por causa da ausência de Absalão. Davi chorou por Amnom durante bastante tempo (v. 37), mas, como não podia trazê-lo de volta, o tempo foi aliviando a tristeza: ele se consolou pela morte de Amnom. O tempo também enfraqueceu demais sua repulsa pelo pecado de Absalão. Em vez de detestá-lo como assassino, desejava ir ao encontro dele, v. 39.
No começo, Davi não conseguia decidir-se a fazer justiça contra Absalão; agora, quase conseguia recebê-lo de novo em seu favor. Essa foi a fraqueza de Davi. Deus viu algo em seu coração que fazia diferença; caso contrário, pensaríamos que, assim como Eli, ele honrava mais os filhos do que a Deus.