Matthew Henry

2 Reis 4

Argumento

Eliseu prestara um grande serviço aos três reis no capítulo anterior: às suas orações e profecias eles deviam a vida e as vitórias.

Seria de esperar que o capítulo seguinte nos contasse que honras e dignidades lhe foram concedidas por isso: que logo recebesse um cargo de destaque na corte e se tornasse primeiro-ministro do Estado, e que Josafá o levasse consigo para promovê-lo em seu reino. Não: o sábio livrou o exército, e ninguém se lembrou do sábio (Eclesiastes 9:15).

Ou, se lhe ofereceram promoção, ele a recusou: preferiu a honra de fazer o bem nas escolas dos profetas à de ser grande nas cortes dos príncipes.

Deus o engrandeceu, e isso lhe bastou. De fato, o engrandeceu, pois aqui o vemos empregado em nada menos que cinco milagres.

I. Multiplicou o azeite da viúva pobre (vv. 1-7). II. Obteve para a boa sunamita a bênção de um filho na velhice (vv. 8-17). III. Ressuscitou o menino depois de morto (vv. 18-37). IV. Curou o caldo mortal (vv. 38-41). V. Alimentou cem homens com vinte pães pequenos (vv. 42-44).

Versículos 1 a 7

O Azeite da Viúva Multiplicado. (a.C. 894.)

Os milagres de Eliseu serviam para ajudar, não para exibir poder. O que se relata aqui foi um verdadeiro ato de caridade. Os milagres de Cristo também foram assim: grandes maravilhas e grandes benefícios para aqueles em favor de quem foram realizados. Deus engrandece sua bondade por meio de seu poder.

I. Eliseu acolhe prontamente o pedido de ajuda de uma viúva pobre. Ela era viúva de um profeta; a quem, portanto, deveria recorrer senão àquele que era pai dos filhos dos profetas e se preocupava com o bem-estar de suas famílias?

Parece que os profetas, assim como os sacerdotes, tinham esposas, embora o dom de profetizar não passasse por herança como o sacerdócio. O casamento é honroso para todos e não é incompatível com as vocações mais sagradas.

Pelo pedido daquela pobre mulher (v. 1), entendemos: 1. Seu marido, um dos filhos dos profetas, era bem conhecido de Eliseu. Os ministros de dons e posição eminentes devem familiarizar-se com os que lhes são inferiores em todos os aspectos e conhecer seu caráter e sua situação.

  1. Ele tinha fama de ser um homem piedoso. Eliseu sabia que temia ao Senhor; do contrário, não teria sido digno da honra nem apto para a obra de profeta. Ele manteve sua integridade numa época de apostasia geral e era um dos sete mil que não se haviam ajoelhado diante de Baal.

  2. Ele havia morrido, apesar de ser um homem bom e um bom ministro. Os profetas, acaso vivem para sempre? Os que eram revestidos do Espírito de profecia não ficavam, por isso, protegidos do golpe da morte.

  3. Morreu pobre e devendo mais do que possuía. Não contraiu dívidas por prodigalidade, luxo ou vida dissoluta, pois temia ao Senhor e não ousaria entregar-se a tais práticas.

Na verdade, a religião obriga as pessoas a não viverem acima de suas posses nem gastarem mais do que Deus lhes dá, nem mesmo com despesas que, de outro modo, seriam legítimas. Do contrário, acabarão impossibilitadas de pagar a cada um o que lhe é devido e, assim, praticarão injustiça continuamente.

Ainda assim, os que temem a Deus podem ficar endividados e insolventes por causa de providências aflitivas: perdas no mar, dívidas não pagas por outros ou falta de prudência da própria pessoa. Os filhos da luz nem sempre são sábios para este mundo.

Talvez a perseguição o tenha empobrecido. Quando Jezabel governava, era muito difícil para os profetas sobreviverem, sobretudo se tinham família.

  1. Os credores foram muito severos com a viúva. Ela tinha dois filhos para sustentar sua condição de viúva, e o trabalho deles era considerado um bem de que ela podia dispor. Por isso, eles poderiam ser escravizados por seis anos, com libertação no sétimo (Êxodo 21:2), para pagar a dívida.

Os que deixam suas famílias com uma dívida desproporcional aos seus bens não sabem que problemas lhes acarretam. Nessa dificuldade, a viúva pobre vai a Eliseu, confiando na promessa de que os descendentes dos justos não serão abandonados.

Os descendentes dos íntegros podem esperar socorro da providência de Deus e o favor de seus profetas.

II. Eliseu alivia de fato a dificuldade da viúva e lhe dá condições de pagar a dívida e sustentar a si mesma e à família. Ele não disse: “Aqueça-se e sacie-se”; deu-lhe ajuda concreta.

Não lhe deu uma pequena quantia para as necessidades imediatas, mas a pôs em condições de vender azeite e lhe entregou o estoque inicial. Isso aconteceu por milagre, mas nos ensina qual é o melhor modo de ajudar: quando possível, ajudar os pobres a aproveitar, por seu próprio trabalho e habilidade, o pouco que têm.

  1. Eliseu lhe disse o que fazer e levou em conta sua situação: “O que posso fazer por você?” Os filhos dos profetas eram pobres, e pouco adiantaria fazer uma coleta entre eles para ajudá-la. Mas o Deus dos santos profetas pode suprir todas as suas necessidades.

Se ela tivesse um pouco sob seus cuidados, Deus supriria sua necessidade abençoando e multiplicando esse pouco. Eliseu perguntou o que ela tinha para vender e descobriu que só possuía uma vasilha de azeite (v. 2).

Se ela tivesse alguma peça de prata ou mobília, ele a teria aconselhado a abrir mão dela, para poder ser justa com os credores. Nada pode ser considerado verdadeiramente nosso, nem nos dar tranquilidade, enquanto todas as dívidas não forem pagas.

Se ela não tivesse aquela vasilha de azeite, o poder divino poderia suprir o que faltava. Mas, como ela a tinha, Deus agiria por meio dela e nos ensinaria a aproveitar o que possuímos.

O profeta sabia que ela gozava da confiança dos vizinhos e, por isso, mandou-a pedir-lhes vasilhas vazias (v. 3), pois, ao que parece, ela vendera as suas para pagar os credores.

Eliseu lhe disse que fechasse a porta e, com os filhos, enchesse todas as vasilhas com aquele azeite. Ela devia fechar a porta para evitar a interrupção dos credores e de outros, não parecer que se orgulhava de exibir aquele suprimento miraculoso e ter oportunidade de orar e louvar a Deus naquela ocasião extraordinária.

Observe: (1.) O azeite se multiplicaria enquanto era derramado, assim como a farinha da outra viúva se multiplicou enquanto ela a usava. O modo de fazer render o que temos é usá-lo: a quem assim tem, mais será dado.

Não é escondendo os talentos, mas negociando com eles, que os dobramos. (2.) A própria viúva devia derramar o azeite, não Eliseu nem algum dos filhos dos profetas. Isso mostra que podemos esperar a bênção de Deus para nos enriquecer nesta vida e na outra quando fazemos nossa parte com cuidado e empenho. O que temos renderá mais em nossas próprias mãos.

  1. Ela fez exatamente o que Eliseu lhe dissera. Não lhe respondeu que ele pretendia fazer dela uma tola; creu firmemente no poder e na bondade divinos e obedeceu ao profeta.

Pediu aos vizinhos vasilhas grandes e numerosas e derramou nelas o azeite. Um filho lhe trazia as vasilhas vazias; o outro separava com cuidado as que estavam cheias.

Todos ficaram admirados ao ver que a vasilha, como uma fonte de água viva, continuava a derramar azeite e, ainda assim, permanecia cheia. Não viam a nascente que a abastecia, mas criam que estava naquele de quem procedem todas as nossas fontes.

Naquele momento, a metáfora de Jó se cumpriu literalmente: “A rocha derramava rios de azeite para mim” (Jó 29:6). Talvez isso tenha ocorrido no território de Aser, a quem coube, como parte da bênção, molhar o pé no azeite (Deuteronômio 33:24).

  1. O azeite continuou a correr enquanto houvesse vasilhas vazias para recebê-lo; quando todas ficaram cheias, parou (v. 6). Não convinha que esse líquido precioso transbordasse e fosse como água derramada no chão, que não se pode recolher.

Repare: Nunca ficamos limitados pelo poder, pela generosidade ou pelas riquezas da graça de Deus; toda a nossa limitação está em nós mesmos. É a nossa fé que falha, não a promessa dele.

Deus dá além do que pedimos. Se houvesse mais vasilhas, Deus teria o suficiente para enchê-las, suficiente para todos e para cada um.

Será que aquela vasilha de azeite se esgotaria enquanto ainda houvesse vasilhas para encher? E devemos temer que o azeite dourado, que flui da própria raiz e da seiva da boa oliveira, falte enquanto houver lâmpadas que precisem dele? (Zacarias 4:12).

  1. O profeta lhe disse o que fazer com o azeite que recebera (v. 7). Ela não devia guardá-lo para uso próprio, para fazer o rosto brilhar. Os que a Providência tornou pobres devem contentar-se com condições modestas; isso é saber passar necessidade.

Não devem pensar que, ao obterem um pouco de algo melhor que o comum, podem satisfazer o próprio luxo. (1.) Ela devia vender o azeite aos ricos, que podiam comprá-lo para seu uso.

Podemos supor que, por ter sido produzido por milagre, era o melhor de sua espécie, como o vinho (João 2:10), e que ela conseguiria bom preço e bons compradores. Talvez os mercadores o comprassem para exportar, pois o azeite era um dos produtos negociados por Israel (Ezequiel 27:17).

(2.) Ela devia pagar a dívida com o dinheiro que recebesse pelo azeite. Embora os credores tivessem sido rigorosos demais, nem por isso deviam perder o que lhes era devido.

Agora que tinha os meios, sua primeira preocupação devia ser quitar a dívida, até mesmo antes de prover as necessidades dos filhos. Uma das leis fundamentais da nossa religião é dar a cada um o que lhe cabe e pagar toda dívida justa, ainda que nos sobre muito pouco.

Devemos fazer isso de boa vontade e sem reclamar, não só para evitar a ira e um processo, mas também por consciência. Quem tem a mente honesta não consegue comer com prazer o pão de cada dia se ele não for seu.

(3.) Ela não devia guardar o que restasse: ela e os filhos deviam viver desse dinheiro, não do azeite, e usar os recursos para se estabelecerem num meio honesto de subsistência.

Sem dúvida, ela fez o que o homem de Deus lhe recomendou. Portanto: [1.] Os pobres que passam por dificuldades devem ter ânimo para confiar que Deus proverá quando seguirem o caminho do dever. Com certeza, você será alimentado, ainda que não banqueteado.

Não podemos mais esperar milagres, mas podemos esperar misericórdias se esperarmos em Deus e o buscarmos. Especialmente as viúvas, e de modo particular as viúvas dos profetas, devem confiar que ele preservará a vida delas e de seus filhos órfãos, pois será marido para elas e pai para eles.

[2.] Os que Deus abençoou com abundância devem usá-la para a glória dele e sob a direção de sua palavra. Façam justiça com seus bens, como fez a viúva; sirvam a Deus com alegria ao usá-los; e, como Eliseu, estejam prontos a fazer o bem aos necessitados, sendo olhos para os cegos e pés para os coxos.

Versículos 8 a 17

A Hospitalidade da Sunamita. (a.C. 893.)

O nascimento de um filho para pessoas idosas e há muito sem filhos era um exemplo antigo do poder e do favor divinos, como nos casos de Abraão, Isaque, Manoá e Elcana. Vemos aqui esse milagre entre as maravilhas realizadas por Eliseu.

Ele aconteceu como recompensa pela bondosa hospitalidade que uma mulher lhe ofereceu, assim como a promessa de um filho foi dada a Abraão quando recebeu anjos em sua casa. Observe aqui:

I. A bondade da sunamita para com Eliseu. A situação em Israel era bastante ruim, mas não tão ruim que o profeta de Deus deixasse de encontrar amigos por onde passava.

Suném era uma cidade do território de Issacar, na estrada entre Samaria e o Carmelo, caminho que Eliseu percorria com frequência (2 Reis 2:25). Ali vivia uma mulher importante, que mantinha uma casa próspera e era muito hospitaleira.

O marido tinha bons bens e confiava tranquilamente nela e em sua administração prudente (Provérbios 31:11). Um homem tão famoso como Eliseu não podia passar por ali sem ser notado.

É provável que ele costumasse se hospedar em algum alojamento modesto e discreto na cidade. Mas, certa vez, quando essa piedosa mulher soube que ele estava ali, insistiu muito e, com bastante dificuldade, conseguiu que ele aceitasse jantar em sua casa (v. 8).

Eliseu era modesto e não queria incomodar ninguém. Era humilde e não fazia questão de conviver com pessoas da mais alta posição; por isso, ela teve alguma dificuldade para iniciar aquela amizade.

Depois, porém, sempre que passava por ali em suas viagens, Eliseu se hospedava na casa dela. Ela gostava tanto de seu hóspede e desejava tanto sua companhia que não se limitou a recebê-lo à mesa: preparou-lhe também um quarto para que ficasse mais tempo.

Ela não duvidava de que, por causa dele, sua casa seria abençoada e todos os que nela moravam seriam edificados por suas instruções e seu exemplo piedoso. Era um bom propósito, mas ela não o executaria sem antes consultar o marido.

Não gastaria o dinheiro dele nem convidaria estranhos para a casa sem pedir e obter seu consentimento (v. 9, 10). Ela lhe explicou: 1. O estranho que queria convidar era um santo homem de Deus e, portanto, faria bem à família; Deus recompensaria a bondade que lhe demonstrassem.

Talvez ela tivesse ouvido que a viúva de Sarepta fora muito recompensada por hospedar Elias. 2. A hospitalidade não lhes custaria muito: ela construiria para Eliseu apenas um pequeno quarto.

Talvez não houvesse um quarto sobrando na casa, ou nenhum que fosse reservado e tranquilo o bastante para ele, pois passava boa parte do tempo em contemplação e não queria ser perturbado pelo barulho da família.

A mobília seria muito simples: nada de tapeçarias caras, suportes, sofás ou espelhos, apenas uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candelabro, tudo de que precisava não só para descansar, mas também para estudar, ler e escrever.

Eliseu pareceu muito satisfeito com essas acomodações, pois entrou e se deitou ali (v. 11). Ao que parece, seu criado ficava no mesmo quarto, pois Eliseu estava longe de exigir tratamento grandioso.

II. A gratidão de Eliseu por essa bondade. Muito satisfeito com o sossego do quarto e a cordialidade da acolhida, começou a pensar em que recompensa poderia dar à mulher.

Os que recebem favores devem procurar retribuí-los. Não convém que homens de Deus sejam ingratos ou se aproveitem da generosidade alheia.

  1. Eliseu se ofereceu para usar sua influência na corte do rei em favor dela (v. 13): “Você tem sido tão zelosa conosco e demonstrado todo este zelo.”

Assim ele engrandeceu a bondade recebida, como costumam fazer os humildes, embora, para alguém tão rico e generoso, ela não fosse nada. Então perguntou: “O que se pode fazer por você?”

Assim como os generosos planejam fazer o bem, os gratos planejam demonstrar gratidão. “Quer que eu fale de você ao rei ou ao comandante do exército, para conseguir um cargo para seu marido, civil ou militar? Tem alguma reclamação, algum pedido ou processo que precise do apoio das autoridades? Em que posso servi-la?”

Parece que, por causa dos serviços que prestara havia pouco, Eliseu conquistara influência suficiente para promover seus amigos, embora não quisesse promover a si mesmo. Um homem bom pode ter tanto prazer em servir aos outros quanto em elevar a si próprio.

Ela não precisava de favores desse tipo: “Moro entre o meu próprio povo”, isto é: “Estamos bem como estamos e não buscamos promoção.” É uma felicidade viver entre pessoas que nos amam e respeitam e a quem podemos fazer o bem.

Maior felicidade ainda é contentar-se com isso, viver em paz e saber reconhecer quando se está bem. Por que os que vivem com conforto entre os seus haveriam de desejar uma vida luxuosa nos palácios dos reis? Muitos estariam bem se soubessem reconhecer a própria situação.

Alguns anos depois, vemos que a sunamita precisou que intercedessem por ela junto ao rei, embora naquele momento não precisasse disso (2 Reis 8:3, 4). Os que vivem entre os seus não devem pensar que seu monte está firme demais para ser abalado.

Como aconteceu com aquela boa mulher, eles podem ser obrigados a viver entre estranhos. A cidade que permanecerá para sempre está acima.

  1. Eliseu usou sua influência em favor dela na corte celestial, o que era muito melhor. Ele consultou seu servo sobre que bondade poderia fazer à mulher. Esse grande profeta tinha tamanha consideração por seu servo que lhe pedia conselho.

Geazi lembrou-lhe que ela não tinha filhos, embora possuísse muitos bens, e que não havia filho a quem deixá-los. Já não tinha esperança de ter um, pois o marido era velho.

Se Eliseu conseguisse obter de Deus esse favor para ela, removeria sua única aflição naquele momento. Os favores mais bem recebidos são os que correspondem melhor às nossas necessidades.

Eliseu mandou chamá-la imediatamente. Com muita humildade e respeito, ela ficou à porta (v. 15), como era seu costume. Então ele lhe garantiu que, dentro de um ano, ela teria um filho (v. 16).

Ela havia recebido o profeta como profeta e agora não receberia a recompensa de um membro da corte, que falaria por ela ao rei, mas a recompensa de um profeta: uma misericórdia extraordinária, concedida por meio de profetas e em resposta à oração.

A promessa a surpreendeu, e ela pediu que não lhe falassem só para agradá-la: “Não, meu senhor! Você é um homem de Deus; espero que fale seriamente, que não esteja brincando comigo nem mentindo à sua serva.”

O acontecimento confirmou a promessa dentro do prazo determinado: ela teve um filho na época que Eliseu havia indicado (v. 17). Deus edificou sua casa como recompensa pela bondade de construir um quarto para o profeta.

Podemos imaginar a alegria que isso trouxe à família. Cante, ó mulher estéril, você que não deu à luz!

A Morte do Filho da Sunamita; A Restauração do Filho da Sunamita. (a.C. 887.)

Versículos 18 a 37

Podemos supor que, depois do nascimento desse filho, o profeta tenha sido ainda mais bem-vindo à casa da boa sunamita. Antes, ele se considerava devedor dela; dali em diante, enquanto vivesse, ela se consideraria devedora dele e acharia que nunca faria demais por ele.

Também podemos supor que o menino fosse muito querido pelo profeta, como filho de suas orações, e muito querido pelos pais, como filho da velhice deles. Mas aqui está:

I. A morte repentina do menino, embora fosse tão amado. Ele já havia passado dos perigos da primeira infância e podia ir ao campo encontrar o pai, que sem dúvida se alegrava com sua conversa encantadora; a alegria de ter o filho era maior que a alegria da colheita.

Mas o frio ou o calor do campo aberto venceu o menino, que fora criado com muito cuidado, e ele disse ao pai que a cabeça lhe doía (v. 19). A quem devemos levar nossas queixas, senão ao nosso Pai celestial?

É para lá que o Espírito de adoção leva os crentes com todas as suas aflições e todos os seus desejos, ensinando-os a clamar com gemidos inexprimíveis: “Minha cabeça, minha cabeça; meu coração, meu coração!”

O pai mandou o menino para os braços e o colo da mãe, sem suspeitar que houvesse perigo em seu mal-estar. Esperava que ele adormecesse no colo dela e acordasse bem; mas a doença foi fatal.

Ele dormiu o sono da morte (v. 20): estava bem pela manhã e morto ao meio-dia. Todo o zelo e a ternura da mãe não conseguiram mantê-lo vivo. Era filho da promessa, filho das orações, dado por amor e, ainda assim, levado embora.

As crianças pequenas estão sujeitas às investidas da doença e da morte. Mas como a mãe, prudente e piedosa, guarda admiravelmente os lábios diante dessa aflição inesperada! Não lhe escapa uma palavra de irritação ou murmuração.

Ela crê firmemente que o menino tornará a viver. Como verdadeira filha da fé de Abraão, tanto por sua fé quanto por sua linhagem, ela considera que Deus podia ressuscitá-lo dentre os mortos, pois foi dessa maneira figurada que ela o recebeu no início (Hebreus 11:19).

Ela ouvira falar da ressurreição do filho da viúva de Sarepta e de que o espírito de Elias repousava sobre Eliseu. Confiava tanto na bondade de Deus que estava pronta a crer que aquele que tão depressa lhe tirara o que havia dado restituiria o que agora lhe tirara.

“Mulheres receberam seus mortos de volta à vida” por essa fé (Hebreus 11:35). Com essa esperança, ela não prepara o sepultamento do filho morto, mas a ressurreição dele, pois o deita na cama do profeta (v. 21), esperando que ele a ajudasse. Ó mulher, grande é a sua fé! Aquele que a produziu não a frustraria.

II. A mãe aflita procura o profeta nesta triste ocasião. Aconteceu providencialmente que ele estivesse então na escola dos profetas, no monte Carmelo, não muito longe dali.

  1. Ela pediu ao marido que a deixasse ir até o profeta, sem lhe contar o motivo, com receio de que ele não tivesse fé suficiente para deixá-la partir (v. 22). Ele objetou: “Não é lua nova nem sábado” (v. 23).

Isso indica que, nessas festas do Senhor, ela costumava ir à assembleia que Eliseu presidia, junto com outras pessoas piedosas, para ouvir a Palavra e participar das orações e dos louvores. Ela não se contentava com a ajuda dele de vez em quando em sua própria casa, mas, embora fosse uma mulher importante, frequentava o culto público.

Como aquele não era um dos dias determinados, o marido perguntou: “Por que você quer ir hoje? O que aconteceu?” “Não há problema”, respondeu ela; “tudo ficará bem”, como você mesmo dirá depois.

Veja como marido e mulher competiam para demonstrar consideração um pelo outro. Ela era tão obediente ao marido que não partiria sem lhe informar a viagem; e ele era tão bondoso com ela que não a impediu, embora ela não julgasse conveniente contar-lhe o motivo.

  1. Ela se apressou o máximo que pôde para chegar ao profeta (v. 24). Ao vê-la de longe, ele mandou seu servo perguntar se havia acontecido alguma coisa (v. 25, 26).

As perguntas foram específicas: “Está tudo bem com você? Está tudo bem com seu marido? Está tudo bem com o menino?” Repare: convém que os homens de Deus perguntem com ternura e preocupação pelo bem-estar dos amigos e das famílias deles.

A resposta foi geral: “Está tudo bem.” Geazi não era a pessoa a quem ela viera apresentar sua queixa, por isso o despachou com essa resposta. Ela falou pouco; pouco se diz e logo se corrige (Salmos 39:1, 2).

Mas o pouco que disse foi muito paciente: “Está tudo bem comigo, com meu marido e com o menino” — tudo bem, embora o menino estivesse morto em casa. Repare: quando Deus leva nossos familiares mais queridos pela morte, convém que digamos em silêncio: “Está tudo bem conosco e com eles.”

Está tudo bem, pois tudo o que Deus faz é bom. Está tudo bem com os que partiram, se foram para o céu; e está tudo bem conosco, que ficamos, se a aflição nos ajuda a avançar no caminho para lá.

  1. Quando chegou ao profeta, ela argumentou humildemente com ele a respeito da aflição que sofria. Atirou-se aos pés dele, como alguém perturbada e angustiada; só demonstrou essa emoção ao chegar àquele que, segundo cria, podia ajudá-la (v. 27).

Quando sua emoção podia ajudá-la, ela sabia como mostrá-la, assim como sabia escondê-la quando isso a prejudicaria. Geazi sabia que seu senhor não gostaria de vê-la deitada aos pés dele e tentou levantá-la.

Eliseu, porém, esperou para ouvi-la, pois talvez não tivesse sabido imediatamente de Deus qual era a causa da aflição. Deus revelava coisas a seus profetas conforme lhe parecia bem, e nem sempre conforme eles desejavam. Não mostrou isso ao profeta porque a boa mulher mesma poderia contar-lhe.

O que ela disse foi muito comovente. Ela apelou ao profeta:

(1.) Quanto a não ter desejado o favor que agora lhe fora tirado: “Pedi eu um filho ao meu senhor? Não, tu sabes que não pedi; a proposta foi tua, não minha.”

Ela não se afligira por não ter um filho, como Ana, nem suplicara como Raquel: “Dá-me filhos, senão morro.” Repare: quando algum conforto terreno nos é tirado, é bom se pudermos dizer, pela graça, que não pusemos nele o coração de maneira desordenada. Se o fizemos, temos motivo para temer que ele tenha sido dado em ira e tirado em cólera.

(2.) Quanto à sua inteira dependência da palavra do profeta: “Não disse eu: Não me enganes?” Sim, ela disse isso (v. 16), e essa lembrança pode ser entendida de duas maneiras:

[1.] Como uma censura ao profeta, por tê-la enganado. Ela estava prestes a pensar que aquela misericórdia se tornara um escárnio, já que lhe fora tirada tão depressa; teria sido melhor nunca ter tido o filho do que perdê-lo depois de começar a encontrar nele alegria. Repare: a perda de uma dádiva não deve nos levar a desprezar o fato de tê-la recebido.

[2.] Como um apelo ao profeta para que ressuscitasse o menino: “Eu disse: ‘Não me enganes’, e sei que você não me enganará.” Repare: por mais que a providência de Deus possa nos decepcionar, podemos ter certeza de que a promessa de Deus nunca nos enganou nem nos enganará; esperar nela não nos deixará envergonhados.

III. O menino é ressuscitado. Podemos supor que a mulher tenha contado a Eliseu de modo mais explícito que o menino havia morrido e que ele lhe tenha prometido mais claramente que tornaria a viver do que este relato breve nos informa. Aqui lemos:

  1. Eliseu mandou Geazi apressar-se até o menino morto, deu-lhe seu bordão e ordenou que o colocasse sobre o rosto dele (v. 29). Não sei o que pensar disso.

Eliseu sabia que Elias ressuscitara o menino morto por meio de um contato muito próximo: deitara-se sobre ele e orara repetidas vezes. Poderia pensar que ressuscitaria este menino por um gesto tão simples como esse, sobretudo quando nada o impedia de ir pessoalmente?

Seria possível delegar poder tão grande, e não a alguém melhor que Geazi? O bispo Hall sugere que isso foi feito por imaginação humana, não por orientação divina, e por isso não produziu efeito.

Deus não quer que favores tão grandes sejam barateados nem que sejam obtidos com facilidade excessiva, para que não sejam desprezados.

  1. A mulher resolveu não voltar sem o próprio profeta (v. 30): “Não te deixarei.” Ela não esperava grande coisa do bordão; queria a mão, e tinha razão.

Talvez Deus pretendesse nos ensinar, com isso, a não depositar nas criaturas, que são servas, a confiança que somente o poder do Criador, senhor delas e nosso, pode suportar.

Geazi volta re infecta — sem êxito, sem notícia de que o menino desse sinal de vida (v. 31): “O menino não despertou.” Isso indicava à mãe, para seu consolo, que a morte dele não passava de um sono e que Geazi esperava que ele logo despertasse.

Ao ressuscitar almas mortas para a vida espiritual, os ministros não podem fazer por seu próprio poder mais do que Geazi fez aqui. Põem a palavra diante delas, como o bordão do profeta, mas não há voz nem resposta até que o próprio Cristo venha por seu Espírito.

A letra, sozinha, mata; é o Espírito que dá vida. Não basta profetizar sobre ossos secos para lhes dar vida: o sopro precisa vir do céu e soprar sobre os mortos.

  1. O profeta, por meio de oração fervorosa, obteve de Deus que o menino morto voltasse à vida. Encontrou-o morto em sua própria cama (v. 32) e fechou a porta, ficando os dois sozinhos (v. 33).

Até o menino morto é mencionado como uma pessoa, um dos dois, pois continuava existindo e não estava perdido. Eliseu afastou todos os outros para não parecer que se gloriava do poder que Deus lhe dera, nem que o usava para ostentação e para ser visto pelas pessoas. Observe aqui:

(1.) Com que dedicação o profeta se aplicou àquela grande tarefa. Talvez sentisse que havia tentado demais a Deus ao pensar que conseguiria realizá-la com o bordão nas mãos de Geazi, e que a decepção fora uma repreensão.

Agora viu que a tarefa era mais difícil do que pensara e, por isso, dedicou-se a ela com muita solenidade.

[1.] Ele orou ao Senhor (v. 33), provavelmente como Elias havia feito: “Que a alma deste menino volte a entrar nele.” Cristo ressuscitava os mortos com autoridade: “Menina, levanta-te”; “Jovem, eu te digo: levanta-te”; “Lázaro, vem para fora!”

Ele era poderoso e fiel como Filho, o Senhor da vida; Elias e Eliseu, porém, agiam por meio de súplica, como servos.

[2.] Ele se deitou sobre o menino (v. 34), como se quisesse comunicar-lhe algo de seu calor ou de sua vitalidade. Assim expressou o fervor de seu desejo e deu um sinal do poder divino em que confiava para realizar aquela grande obra.

Primeiro pôs a boca sobre a boca do menino, como se, em nome de Deus, quisesse soprar nele o fôlego de vida; depois pôs os olhos sobre os olhos dele, para reabri-los à luz da vida; e então as mãos sobre as mãos dele, para lhes dar força.

Depois Eliseu voltou e caminhou pela casa, cheio de zelo e preocupação, inteiramente concentrado no que estava fazendo. Em seguida, subiu outra vez e, pela segunda vez, estendeu-se sobre o menino (v. 35).

Os que desejam ser instrumentos para comunicar vida espiritual a almas mortas precisam comover-se com a condição delas, adaptar-se a ela e orar fervorosamente por elas.

(2.) A operação foi realizada aos poucos. No primeiro contato, a carne do menino se aqueceu (v. 34), o que deu ao profeta ânimo para continuar perseverante em oração.

Depois de algum tempo, o menino espirrou sete vezes, sinal não só de vida, mas de vivacidade. Alguns contam uma antiga tradição segundo a qual, quando Deus soprou em Adão o fôlego de vida, o primeiro sinal de que ele estava vivo foi um espirro; daí teria surgido o costume de demonstrar consideração por quem espirra.

Alguns observam aqui que o espirro desobstrui a cabeça, justamente onde estava a doença do menino.

(3.) O menino foi devolvido vivo à mãe para grande alegria dela (v. 36, 37), e todos os envolvidos ficaram muito consolados (Atos 20:12). Veja o poder de Deus, que faz morrer e torna a dar vida.

Veja o poder da oração: assim como ela tem a chave das nuvens, também tem a chave da morte. Veja o poder da fé: a lei fixa da natureza — a morte é um caminho sem volta — será suspensa, em vez de se permitir que esta sunamita crente seja decepcionada.

O Milagre do Ensopado Envenenado; o Milagre dos Pães de Cevada. (a.C. 887.)

Versículos 38 a 43

Aqui vemos Eliseu em seu lugar e em seu elemento, entre os filhos dos profetas, ensinando-os e, como um pai, cuidando deles. Feliz era a situação deles, pois tinham à frente alguém que naturalmente se preocupava com o bem-estar deles e sob cuja direção recebiam boa alimentação e bom ensino.

Havia fome no país por causa da maldade de seus habitantes; é a mesma fome de que lemos em 2 Reis 8:1. Ela durou sete anos, o dobro da fome ocorrida no tempo de Elias.

Havia fome de pão, mas não de ouvir a palavra de Deus. Os filhos dos profetas se sentavam diante de Eliseu para ouvir sua sabedoria e eram instruídos para que ensinassem outros.

Aqui temos dois exemplos do zelo dele com a alimentação deles. Cristo alimentou duas vezes aqueles a quem pregava. Eliseu tinha ainda mais zelo com isso durante a fome, para que os filhos dos profetas não passassem vergonha naquele tempo difícil, mas fossem saciados mesmo nos dias de escassez (Salmos 37:19).

I. Ele tornou seguro e saudável o alimento que fazia mal. 1. No dia da aula, todos os filhos dos profetas tinham de comparecer; Eliseu ordenou ao seu criado que preparasse alimento para o corpo deles enquanto ele lhes repartia o pão da vida para a alma.

Não sabemos se havia carne para eles; Eliseu mandou apenas que se cozinhasse um ensopado de ervas (v. 38). Os filhos dos profetas deviam ser exemplos de temperança e mortificação, sem desejar iguarias, mas contentes com comida simples.

Se não tivessem pratos saborosos nem doces, ou se só houvesse um ensopado no jantar, deviam lembrar que aquele grande profeta não oferecia a si mesmo nem a seus hóspedes uma refeição melhor.

  1. Um dos servos, enviado para colher ervas — que, ao que parece, serviriam no lugar da carne para o ensopado —, por engano trouxe algo nocivo, ou pelo menos muito desagradável, e o picou dentro da panela. Chamavam aquilo de “cabaças silvestres” (v. 39).

Alguns pensam que era colocíntida, uma erva fortemente purgativa e perigosa quando não preparada adequadamente. Pelo visto, os filhos dos profetas conheciam melhor a teologia do que as ciências naturais e liam mais a Bíblia do que os tratados de plantas.

Se algum fruto da terra faz mal, devemos considerá-lo efeito da maldição — espinhos e cardos ela produzirá para você —, pois a bênção original fez tudo bom.

  1. Os convidados se queixaram a Eliseu de que a comida lhes fazia mal. A natureza deu ao ser humano o paladar não apenas para que o alimento saudável seja agradável, mas também para que se descubra o que faz mal antes de chegar ao estômago. A boca prova o alimento pelo sabor (Jó 12:11).

Logo perceberam pelo gosto que aquele ensopado era perigoso e gritaram: “Há morte na panela!” (v. 40). Muitas vezes, a mesa se torna uma armadilha, e aquilo que deveria nos fazer bem se transforma em laço.

Isso é uma boa razão para não nos alimentarmos sem temor. Ao recebermos o sustento e os confortos da vida, precisamos manter a expectativa da morte e o temor do pecado.

  1. Eliseu corrigiu de imediato o gosto ruim e impediu os efeitos nocivos daquele ensopado. Assim como antes curara com sal as águas amargas, agora curou com farinha o caldo amargo (v. 41).

É provável que já houvesse farinha na panela, mas colocada por uma pessoa comum apenas para engrossar o ensopado. Era a mesma coisa, porém lançada ali pela mão de Eliseu e com a intenção de curar a comida.

Isso mostra que a mudança não foi causada pela farinha — ela era apenas o sinal, não o meio —, mas pelo poder divino. Então ficou tudo bem: não houve morte nem qualquer dano na panela.

Devemos reconhecer a bondade de Deus ao tornar nosso alimento saudável e nutritivo. “Eu sou o Senhor que te sara.”

II. Ele fez pouca comida render muito. 1. Trouxeram a Eliseu um presente de vinte pães de cevada e algumas espigas de cereal (v. 42). Naqueles tempos, esse presente não seria desprezível em nenhum momento, mas era especialmente valioso durante a fome no país.

O presente era das primícias, devidas a Deus como parte do aumento da produção. Como os sacerdotes e levitas estavam todos em Jerusalém, fora do alcance deles, as pessoas religiosas daquela região consideravam, com razão, os profetas representantes de Deus e levavam a eles as primícias, ajudando a sustentar suas escolas.

  1. Depois de receber de graça, Eliseu deu de graça: mandou que tudo fosse servido aos filhos dos profetas, sem reservar nada para si nem para mais tarde. “Que o amanhã cuide do que lhe diz respeito; deem tudo ao povo para que coma.”

Convém que os homens de Deus sejam generosos e tenham a mão aberta; os pais dos profetas devem ser generosos com os filhos dos profetas.

  1. Embora os pães fossem pequenos, provavelmente não maiores do que a porção que uma pessoa comeria normalmente numa refeição, vinte deles bastaram para saciar cem homens (v. 43, 44).

O criado achou que servir tão pouca comida a tantos homens seria apenas provocá-los e envergonhar o senhor por fazer um convite tão generoso com porções tão pequenas.

Mas Eliseu, em nome de Deus, declarou que seria uma refeição completa para eles, e assim aconteceu. Comeram e ainda sobrou, não porque o apetite lhes faltasse, mas porque o pão aumentou enquanto comiam.

Deus prometeu à sua igreja: “Abençoarei abundantemente seu mantimento e saciarei seus pobres com pão” (Salmos 132:15). Pois ele enche aqueles a quem alimenta, e aquilo que abençoa se torna muito, assim como o que ele sopra se torna pouco (Ageu 1:9).

O milagre de Cristo ao alimentar seus ouvintes foi muito maior do que este. Mas ambos nos ensinam que aqueles que esperam em Deus no caminho do dever podem esperar também ser protegidos e supridos pelo zelo particular da Providência divina.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra