2 Reis 3
Argumento
Agora somos chamados a acompanhar os assuntos públicos de Israel, nos quais veremos Eliseu envolvido. Aqui está: I. O caráter geral de Jeorão, rei de Israel, vv. 1-3.
II. Uma guerra contra Moabe, na qual Jeorão e seus aliados se envolveram, vv. 4-8. III. A dificuldade em que o exército confederado se viu na expedição contra Moabe e a consulta a Eliseu nessa dificuldade, com a resposta de paz que ele lhes deu, vv. 9-19.
IV. O desfecho glorioso desta campanha (vv. 20-25) e o método bárbaro a que o rei de Moabe recorreu para obrigar o exército confederado a retirar-se (v. 26, 27).
A casa de Acabe está condenada à destruição; embora neste capítulo encontremos seu caráter e sua situação melhores que antes, ainda assim a ruína anunciada não está distante.
Versículos 1 a 5
O Reinado de Jeorão. (a.C. 895.)
Jeorão, filho de Acabe e irmão de Acazias, ocupa aqui o trono de Israel; embora fosse um homem mau, ainda assim duas coisas louváveis são registradas a seu respeito:
I. Ele removeu os ídolos de seu pai. Fez o que era mau em muitas coisas, mas não como seu pai Acabe ou sua mãe Jezabel (v. 2). Era mau, mas não tão mau, nem “excessivamente perverso”, como diz Salomão (Eclesiastes 7:17).
Talvez Josafá, embora sua aliança com a casa de Acabe tenha tornado pior sua própria família, tenha contribuído para melhorar a família de Acabe.
Jeorão viu o pai e o irmão serem eliminados por adorarem Baal e aprendeu com o aviso trazido pelos juízos de Deus contra eles. Então afastou a imagem de Baal, resolveu adorar somente o Deus de Israel e consultar apenas os profetas do Deus de Israel.
Até aí, tudo bem; contudo, isso não impediu a destruição da família de Acabe. Ou melhor, a destruição veio nos dias de Jeorão e o atingiu pessoalmente (2 Reis 9:24), embora fosse um dos melhores da família, pois então a medida da iniquidade dela se completara.
A reforma de Jeorão foi quase inexistente, pois:
- Ele apenas retirou a imagem de Baal que seu pai fizera, provavelmente como formalidade para agradar a Josafá, que de outro modo não teria feito aliança com ele, assim como não fizera com seu irmão (1 Reis 22:49). Mas não acabou com o culto a Baal entre o povo, pois Jeú o encontrou ainda predominante (2 Reis 10:19).
Foi bom reformar sua família, mas isso não bastava; devia ter usado seu poder para reformar o reino.
- Quando retirou a imagem de Baal, continuou apegado ao culto dos bezerros, aquele pecado sagaz de Jeroboão (v. 3). Não se afastou desse pecado, pois era o mecanismo político que sustentava a divisão entre as duas tribos.
Quem abandona apenas os pecados que lhe trazem prejuízo, mas conserva o afeto pelos pecados dos quais tira proveito, não se arrepende nem se reforma de modo verdadeiro ou aceitável.
- Ele apenas afastou a imagem de Baal; não a despedaçou, como deveria ter feito. Deixou-a de lado por ora, sem descartar a possibilidade de precisar dela noutra ocasião; e Jezabel, por razões de Estado, contentou-se em adorar seu Baal em particular.
II. Ele fez o que pôde para recuperar as perdas de seu irmão. Assim como tinha mais do espírito religioso de um israelita do que seu pai, também tinha mais espírito de rei do que o irmão.
Moabe se rebelou contra Israel logo após a morte de Acabe (2 Reis 1:1). Não vemos que Acazias tenha tentado castigá-los ou subjugá-los; ele abandonou passivamente seu domínio sobre eles, em vez de assumir as preocupações, suportar os esforços e correr os riscos de uma guerra contra eles.
Sua tolice e covardia, bem como sua indiferença ao bem público, ficavam ainda mais graves porque o tributo pago pelo rei de Moabe constituía uma parcela considerável das receitas da coroa de Israel: cem mil cordeiros e cem mil carneiros castrados (v. 4).
A riqueza dos reis consistia então mais em rebanhos do que em moedas, e eles não consideravam indigno de si conhecer pessoalmente a situação de seus rebanhos e manadas, pois, como observa Salomão, a coroa não dura por todas as gerações (Provérbios 27:23, 24).
Naquela época, os impostos eram pagos menos em dinheiro do que em produtos do país, o que aliviava os súditos, quer isso fosse vantagem para o príncipe, quer não.
A revolta de Moabe foi uma grande perda para Israel, mas Acazias continuou parado, entregue à preguiça e ao conforto.
Porém, um aposento no andar superior de sua casa mostrou-se tão fatal para ele quanto os lugares altos do campo poderiam ter sido (2 Reis 1:2); e a quebra da treliça da janela abriu caminho para que subisse ao trono um homem de espírito mais ativo, que não perderia o domínio de Moabe sem ao menos tentar preservá-lo.
Versículos 6 a 19
A Expedição contra Moabe; Eliseu é Consultado. (a.C. 895.)
Mal Jeorão toma o cetro nas mãos, já empunha a espada para subjugar Moabe. As coroas trazem grandes cuidados e perigos à cabeça que as usa: mal alguém é honrado, já se vê em guerra. Vejamos agora:
I. Os preparativos desta expedição entre Jeorão, rei de Israel, e Josafá, rei de Judá. Jeorão convocou um exército (v. 6), e tinha tal opinião do piedoso rei de Judá que:
- Pediu-lhe que fosse seu aliado: “Irás comigo contra Moabe?” E conseguiu convencê-lo. Josafá disse: “Subirei. Eu sou como tu” (v. 7).
Judá e Israel, embora infelizmente divididos entre si, podiam unir-se contra Moabe, inimigo comum. Josafá não lhes lança em rosto a rebelião contra a casa de Davi, nem faz do retorno à lealdade uma condição da aliança, embora tivesse boas razões para exigi-lo; trata Israel como uma nação-irmã.
Não são amigos da própria paz e força aqueles que nunca conseguem perdoar e esquecer uma antiga ofensa e unir-se a quem antes violou seus direitos.
Quod initio non valuit, tractu temporis invalescit — Aquilo que no início não tinha autoridade, com o passar do tempo se fortalece.
- Josafá era também seu conselheiro de confiança (v. 8). Jeorão pediu conselho a Josafá, que tinha mais sabedoria e experiência que ele, sobre por onde desceriam contra a terra de Moabe.
Josafá aconselhou que não marchassem pelo caminho mais curto, atravessando o Jordão, mas que dessem a volta pelo deserto de Edom. Assim poderiam levar consigo o rei de Edom, que lhe pagava tributo, e suas tropas.
Se dois são melhores que um, quanto mais uma corda de três fios não se rompe facilmente. Josafá quase pagou caro por se aliar a Acabe; ainda assim, aliou-se ao filho dele, e esta expedição também quase lhe foi fatal. Nada se ganha ao se pôr em jugo com os incrédulos.
II. O grande aperto em que o exército dos aliados se viu durante a expedição. Antes mesmo de avistarem o inimigo, todos corriam o risco de morrer por falta de água (v. 9).
Deveriam ter pensado nisso antes de se aventurarem a marchar pelo deserto, o mesmo deserto, ou quase o mesmo, onde seus antepassados ficaram sem água (Números 20:2).
Deus permite que seu povo, por falta de prudência, se ponha em dificuldades, para que a sabedoria, o poder e a bondade de sua providência sejam glorificados ao socorrê-lo.
O que há mais barato e comum que a água? Ela serve de bebida a todos os animais do campo (Salmos 104:11). No entanto, sua falta logo humilha e arruína reis e exércitos.
O rei de Israel lamentou profundamente a dificuldade presente e o perigo iminente de caírem nas mãos dos moabitas, para quem seriam presa fácil quando enfraquecidos pela sede (v. 10).
Foi ele quem convocou aqueles reis; ainda assim, atribui o infortúnio à Providência e a acusa de falta de bondade: “O Senhor os reuniu”. Assim, a insensatez do homem perverte o seu caminho, e então o seu coração se irrita contra o Senhor (Provérbios 19:3).
III. A boa sugestão de Josafá: pedir conselho a Deus naquela emergência (v. 11). O lugar em que estavam não poderia deixar de lhes recordar as maravilhas que seus pais contavam: a água tirada da rocha para socorrer Israel no momento oportuno.
Podemos supor que essa lembrança encorajou Josafá a perguntar: “Não há aqui um profeta do Senhor, como Moisés?”
Ele estava ainda mais preocupado porque fora por seu conselho que fizeram aquela volta pelo deserto (v. 8). Foi bom Josafá consultar o Senhor agora, mas teria sido muito melhor fazê-lo antes de entrar na guerra ou escolher esse caminho; assim a dificuldade poderia ter sido evitada.
Às vezes, homens bons são negligentes e esquecidos: deixam de cumprir seu dever até que a necessidade e a aflição os obriguem.
IV. Eliseu é indicado como a pessoa certa para consultar (v. 11). E aqui podemos nos admirar:
- De que Eliseu acompanhasse o exército, sobretudo numa marcha tão penosa, como voluntário, sem ser convidado, sem chamar atenção e sem ocupar cargo de honra algum.
Ele não era sacerdote da guerra (Deuteronômio 20:2) nem presidente do conselho de guerra; estava tão incógnito que nenhum dos reis sabia que tinham no acampamento um tesouro como ele, nem um amigo tão bom em sua comitiva.
Podemos supor que Eliseu acompanhou o exército por uma orientação especial do céu, como o carro de Israel e seus cavaleiros. Assim Deus se antecipa ao seu povo com as bênçãos de sua bondade e providencia seus oráculos para aqueles que não os procuram por si mesmos.
Muitas vezes, estaríamos em apuros se Deus não cuidasse de nós, tanto da alma como do corpo, mais do que nós mesmos.
- Que um servo do rei de Israel soubesse que Eliseu estava ali, enquanto o próprio rei não sabia. Provavelmente era um servo como Obadias havia sido para seu pai Acabe, alguém que temia ao Senhor. Eliseu se deu a conhecer a alguém assim, não aos reis.
O servo explicou que Eliseu era quem derramara água sobre as mãos de Elias, isto é, era seu ajudante e, em particular, o atendia quando ele lavava as mãos. Quem quiser ser grande, aprenda a servir; quem quiser subir alto, comece por baixo.
V. O apelo dos reis a Eliseu. Desceram até onde ele estava hospedado (v. 12). Josafá tinha tanta estima por um profeta que tinha a palavra do Senhor que se dignou a visitá-lo pessoalmente, em vez de mandar buscá-lo.
Os outros dois, por se verem em apuros, foram prestar homenagens ao profeta. Assim, aquele que se humilhou foi exaltado e teve sua importância reconhecida quando três reis bateram à sua porta e lhe suplicaram ajuda (Apocalipse 3:9).
VI. A recepção que Eliseu lhes deu:
- Falou com muita franqueza ao perverso rei de Israel (v. 13): “Que tenho eu contigo? Como esperas receber de mim uma resposta favorável? Vai aos profetas de teu pai e de tua mãe, que prestigiavas e sustentavas quando prosperavas; que eles te ajudem agora nessa dificuldade”.
Eliseu não se deixou enganar pela reforma parcial e hipócrita de Jeorão, como Josafá. Sabia que, embora tivesse afastado a imagem de Baal, os profetas de Baal ainda lhe eram caros e talvez alguns deles estivessem agora em seu acampamento.
“Vá”, disse ele, “volte-se para eles. Consulte os deuses a quem você serviu” (Juízes 10:14). “O mundo e a carne governaram você; que eles o ajudem. Por que Deus deveria ser consultado por você?” (Ezequiel 14:3).
Indignado com a perversidade dele, Eliseu diz-lhe à queima-roupa que mal consegue olhar para ele ou sequer vê-lo (v. 14).
Jeorão deve ser respeitado como príncipe, mas, como homem perverso, é desprezível e deve ser condenado (Salmos 15:4). Eliseu, como súdito, o honrará; como profeta, fará que reconheça sua iniquidade.
Era apropriado que aqueles que tinham uma comissão extraordinária dissessem a um rei: “Tu és perverso” (Jó 34:18), embora isso não coubesse a uma pessoa comum.
Jeorão tem autocontrole suficiente para suportar essa franqueza. Já não se importa em ouvir os profetas de Baal, mas suplica humildemente ao Deus de Israel e ao seu profeta.
Apresenta o caso como muito deplorável e o recomenda humildemente à compaixão do profeta. Na prática, reconhece que é indigno, mas pede que os outros reis não sejam arruinados por causa dele.
- Eliseu mostrou grande respeito pelo piedoso rei de Judá. Levou em conta a presença dele e, por causa dele, consultaria o Senhor em favor de todos. É bom estar com aqueles que têm o favor de Deus e o amor de seu profeta.
Muitas vezes, pessoas perversas se saem melhor por causa da amizade e da convivência com pessoas piedosas.
- Eliseu se preparou para receber instruções de Deus. A visão de Jeorão o deixara um tanto perturbado. Não se entregara a um ardor pecaminoso nem falara sem pensar; ainda assim, naquele momento seu zelo o tornava indisposto para a oração e para a ação do Espírito, que exigem uma mente muito calma e serena.
Por isso, pediu um músico (v. 15), um músico piedoso, acostumado a tocar harpa e cantar salmos ao som dela. Ouvir os louvores de Deus cantados docemente, como Davi havia ordenado, animaria seu espírito, acalmaria sua mente e o ajudaria a se dispor corretamente tanto a falar com Deus como a ouvi-lo.
Vemos um grupo de profetas profetizando diante de uma harpa e de um tamborim (1 Samuel 10:5). Quem deseja ter comunhão com Deus deve conservar o espírito tranquilo e sereno.
Quando Eliseu se revigorou e a música divina acalmou a agitação de seu espírito, a mão do Senhor veio sobre ele; e essa visita lhe trouxe mais honra que a dos três reis.
- Deus lhes garantiu, por meio dele, que o resultado daquela dificuldade seria reconfortante e glorioso.
(1.) Logo teriam água em abundância (v. 16, 17). Para provar a fé e a obediência deles, Eliseu manda que encham o vale de valas para receber a água.
Quem espera as bênçãos de Deus deve preparar lugar para elas; deve cavar as cisternas para a chuva enchê-las. Foi assim que fizeram no vale de Baca e o transformaram numa fonte (Salmos 84:6).
Para tornar o prodígio ainda mais assombroso, Eliseu lhes diz que terão água suficiente sem que haja vento nem chuva. Elias, pela oração, obteve água das nuvens; Eliseu a faz surgir de uma origem desconhecida.
A nascente dessas águas será tão oculta quanto a nascente do Nilo. Deus não está preso às causas secundárias.
Normalmente Deus confirma sua herança com chuva abundante (Salmos 68:9), mas aqui isso acontece sem chuva, pelo menos sem chuva naquele lugar.
É provável que algumas fontes do grande abismo tenham se rompido naquela ocasião. Para aumentar o milagre, ao que parece, só aquele vale ficou cheio de água, e nenhum outro lugar recebeu parte dela.
(2.) Esse socorro seria uma garantia da vitória (v. 18): “Isto é pouco aos olhos do Senhor; vocês não só serão salvos da morte, mas voltarão triunfantes”.
Assim como Deus dá de graça aos indignos, também dá generosamente, como é próprio dele, mais do que somos capazes de pedir ou imaginar. Suas dádivas superam nossos pedidos e expectativas.
Os que buscam sinceramente o orvalho da graça de Deus o receberão e, por meio dele, serão mais que vencedores.
É-lhes prometido que serão senhores do país rebelde, e lhes é permitido devastá-lo e arruiná-lo (v. 19).
A lei os proibia de derrubar árvores frutíferas para usá-las nos cercos (Deuteronômio 20:19), mas não quando o propósito era, com justiça, deixar sem alimento um país que havia perdido o direito aos seus frutos ao negar tributo a quem era devido.
Versículos 20 a 27
A Derrota dos Moabitas. (a.C. 895.)
I. Vemos aqui o dom divino das duas coisas que Deus havia prometido por meio de Eliseu: água e vitória. A primeira não foi apenas garantia da segunda, mas também um meio para alcançá-la.
Deus, que criou e comanda todas as águas, as de cima e as debaixo do firmamento, enviou-lhes de repente água em abundância, que lhes serviu para duas coisas.
- Ela socorreu os exércitos, que estavam prestes a perecer (v. 20). E, o que é muito notável, o socorro chegou justamente na hora da oferta do sacrifício da manhã no altar em Jerusalém, horário fixo e conhecido de todos.
Eliseu escolheu aquele momento para sua hora de oração, provavelmente voltado para o templo, pois assim deveriam orar quando saíssem para a batalha e estivessem acampados longe dali (1 Reis 8:44). Era um sinal de sua comunhão com o serviço do templo e de sua expectativa de sucesso pelo mérito do grande sacrifício.
Hoje não podemos escolher uma hora mais aceitável que outra, pois nosso sumo sacerdote sempre comparece em nosso favor, apresentando seu sacrifício e intercedendo por meio dele.
Deus escolheu aquela hora para conceder misericórdia e honrar o sacrifício diário, que havia sido desprezado. Deus respondeu à oração de Daniel justamente na hora do sacrifício da tarde (Daniel 9:21), pois reconhece as instituições que ele próprio estabeleceu.
- A água enganou os inimigos, que já se preparavam para triunfar, e os levou à destruição. Os moabitas foram avisados do avanço do exército aliado.
Todos os que podiam vestir armadura foram colocados na fronteira para enfrentá-lo e estavam prontos para dar aos israelitas uma recepção feroz (v. 21). Imaginavam que seria fácil lidar com um exército exausto depois de uma marcha tão longa pelo deserto de Edom.
Vejamos, porém:
(1.) Como foram facilmente levados a se enganar. Observemos os passos desse autoengano.
[1.] Viram a água no vale onde o exército de Israel acampara e imaginaram que fosse sangue (v. 22), pois sabiam que o vale era seco e, como não havia chovido, não podiam supor que aquilo fosse água.
O sol brilhava sobre ela e talvez o céu estivesse vermelho e carregado, anunciando mau tempo naquele dia (Mateus 16:3); e assim se mostrou para eles.
Mas, como isso deixava a água avermelhada, a própria imaginação deles, desejosa de acreditar no que lhes era favorável, sugeriu: “Isto é sangue”. Deus permitiu que enganassem a si mesmos desse modo.
[2.] Se o acampamento deles estava cheio de sangue, concluíram: “Certamente os reis brigaram entre si — como costuma acontecer com aliados de interesses diferentes — e mataram uns aos outros (v. 23), pois quem mais poderia tê-los matado?”
[3.] “Se os exércitos se mataram uns aos outros, só nos resta repartir o despojo. Agora, Moabe, ao saque!”
Essas foram as conjecturas sucessivas de alguns deles, homens confiantes que se julgavam mais sábios e afortunados em suas suposições que os vizinhos. Os demais, desejando que aquilo fosse verdade, logo acreditaram que era.
Quod volumus facile credimus — Acreditamos facilmente naquilo que desejamos. Assim, os que estão destinados à destruição primeiro são enganados (Apocalipse 20:8), e ninguém é tão completamente iludido quanto aquele que engana a si mesmo.
(2.) Como correram fatalmente para a própria destruição. Avançaram descuidadamente contra o acampamento de Israel para saqueá-lo, mas só perceberam o engano quando era tarde demais.
Animados pelas garantias de vitória que Eliseu lhes dera, os israelitas os atacaram com toda a força, derrotaram-nos e os perseguiram até sua própria terra (v. 24), que devastaram (v. 25).
Destruíram as cidades, arruinaram os campos, entupiram os poços, derrubaram as árvores e deixaram de pé somente a cidade real. Nas muralhas dela abriram grandes brechas com suas máquinas de cerco.
Foi isso que os moabitas ganharam por se rebelarem contra Israel. Quem endureceu o coração contra Deus e prosperou?
II. No fim do capítulo, somos informados do que o rei de Moabe fez quando se viu reduzido ao extremo pelos sitiantes e percebeu que sua capital provavelmente cairia nas mãos deles.
- Tentou uma ação ousada e corajosa. Reuniu setecentos homens escolhidos e, com eles, investiu contra as trincheiras do rei de Edom.
Como o rei de Edom participava da expedição apenas como mercenário, o moabita esperava que ele não oferecesse grande resistência a um ataque vigoroso; assim, talvez pudesse escapar por aquele lado. Mas não deu certo. Até o rei de Edom se mostrou forte demais para ele e o obrigou a recuar (v. 26).
- Fracassando nisso, fez algo brutal e bárbaro: tomou o próprio filho, seu primogênito que o sucederia, mais precioso para ele e para seu povo do que qualquer outra coisa, e o ofereceu em holocausto sobre a muralha (v. 27).
Ele fez isso:
(1.) Para obter o favor de seu deus Camos, que, sendo um demônio, se deleitava com sangue, homicídio e destruição da humanidade. Aqueles idólatras pensavam que, quanto mais preciosa fosse uma coisa, mais aceitável ela seria se oferecida em sacrifício aos deuses; por isso queimavam seus filhos no fogo em honra deles.
(2.) Para aterrorizar os sitiantes e obrigá-los a recuar. Fez isso sobre a muralha, à vista deles, para que vissem a que medidas desesperadas estava disposto a recorrer em vez de se render e quanto lhes custaria tomar sua cidade e sua vida.
Com isso, pretendia torná-los odiosos e enfurecer seu próprio povo contra eles. E conseguiu esse efeito: houve grande indignação contra Israel por tê-lo levado àquela extremidade. Então levantaram o cerco e voltaram.
Pessoas ternas e generosas não farão, embora seja justo, aquilo que leve alguém ao desespero ou a perder o juízo.