2 Reis 2
Argumento
Neste capítulo temos: I. O acontecimento extraordinário da trasladação de Elias. No fim do capítulo anterior, vimos um rei perverso deixar o mundo em desonra; aqui vemos um profeta santo partir em honra. A partida do primeiro foi sua maior miséria; a do segundo, sua maior felicidade. As pessoas se revelam pelo modo como terminam.
Aqui está: 1. Elias se despedindo de seus amigos, os filhos dos profetas e, especialmente, de Eliseu, que permaneceu junto dele e o acompanhou ao atravessar o Jordão, vv. 1-10. 2. Elias sendo levado ao céu pelo ministério dos anjos (v. 11) e Eliseu lamentando a perda que a terra sofreu com sua partida, v. 12.
II. A manifestação de Eliseu como profeta no lugar de Elias: 1. Pela divisão do Jordão, v. 13, 14. 2. Pelo respeito que os filhos dos profetas lhe prestaram, vv. 15-18. 3. Pela cura das águas nocivas de Jericó, vv. 19-22. 4. Pela destruição dos meninos de Betel que zombaram dele, vv. 23-25.
Essa mudança na profecia se destaca mais do que a mudança de um reino.
Versículos 1 a 8
A Trasladação de Elias. (a.C. 895.)
A época de Elias e os acontecimentos ligados a ele são tão pouco precisos quanto os de qualquer grande personagem das Escrituras. Não nos dizem sua idade, nem em que ano do reinado de Acabe ele apareceu pela primeira vez, nem em que ano do reinado de Jorão desapareceu; por isso, não podemos conjecturar quanto tempo atuou.
Supõe-se que tenha atuado por cerca de vinte anos ao todo. Aqui lemos:
I. Deus determinara levá-lo ao céu num redemoinho, v. 1. Faria isso e, provavelmente, lhe revelou seu propósito algum tempo antes: em breve o tiraria do mundo, não pela morte, mas o trasladaria, em corpo e alma, ao céu, como aconteceu com Enoque.
Para isso, porém, faria Elias passar por uma mudança necessária para torná-lo habitante daquele mundo de espíritos, semelhante à que passarão os que forem encontrados vivos quando Cristo voltar.
Não cabe a nós dizer por que Deus concederia a Elias essa honra tão especial, acima de qualquer outro profeta. Ele era sujeito às mesmas paixões que nós, conheceu o pecado e, ainda assim, nunca provou a morte.
Por que foi tão honrado e distinguido, como alguém a quem o Rei dos reis se agradava em honrar? Podemos supor que, nisso:
Deus levou em conta os serviços passados de Elias, extraordinários e notáveis. Quis recompensá-lo e encorajar os filhos dos profetas a seguir seus passos de zelo e fidelidade e, fosse qual fosse o preço, dar testemunho contra a corrupção de sua época.
Deus olhou para a condição sombria e decadente da igreja naquele momento. Assim, daria uma prova muito clara de que há outra vida depois desta e voltaria para si, e para essa outra vida, o coração do pequeno grupo de fiéis.
Deus olhou adiante, para a dispensação evangélica. Na trasladação de Elias, deu uma figura da ascensão de Cristo e da abertura do reino dos céus a todos os que creem.
Pela fé e pela oração, Elias havia vivido em comunhão com o céu; agora era levado para lá, para nos assegurar que, se nosso modo de viver for celestial enquanto estivermos aqui na terra, em breve estaremos lá. A alma, que é a própria pessoa, será feliz ali para sempre.
II. Eliseu decidira apegar-se a Elias enquanto permanecesse na terra e não deixá-lo. Elias parecia querer afastá-lo: queria que ficasse em Gilgal, em Betel e em Jericó, v. 2, 4, 6.
Alguns pensam que Elias agiu assim por humildade. Sabia que Deus lhe preparava grande glória, mas não queria parecer orgulhoso disso nem desejava que as pessoas vissem; os favoritos de Deus não querem que se proclame diante deles que são favoritos, como acontece com os favoritos dos príncipes terrenos.
Mais provavelmente, Elias queria pôr Eliseu à prova e tornar mais louvável sua firme lealdade, como Noemi, ao persuadir Rute a voltar.
Em vão Elias lhe pede que fique aqui e depois ali. Eliseu decide não ficar para trás em lugar nenhum: acompanhará seu mestre até que ele vá para o céu e o deixe na terra.
“Aconteça o que acontecer, não vou deixar você.” Por quê? Não somente porque o amava, mas:
- Porque desejava ser edificado pela convivência santa e celestial de Elias enquanto permanecesse na terra. Essa convivência sempre lhe fora proveitosa, mas podemos supor que agora o seria mais do que nunca.
Devemos fazer todo o bem espiritual que pudermos uns aos outros e receber tudo o que pudermos uns dos outros enquanto estivermos juntos, pois ficaremos juntos por pouco tempo.
- Porque desejava entender melhor a partida de Elias e vê-lo ser levado, para que sua fé fosse confirmada e seu conhecimento do mundo invisível aumentasse.
Eliseu seguira Elias por muito tempo e não queria deixá-lo justamente agora, quando esperava receber sua bênção de despedida. Que os que seguem a Cristo não fiquem para trás por se cansarem no fim.
III. Antes de partir, Elias visitou as escolas dos profetas e se despediu deles.
Parece que havia escolas assim em muitas cidades de Israel, talvez até na própria Samaria. Encontramos filhos dos profetas, em número considerável, até em Betel, onde um dos bezerros havia sido instalado, e em Jericó, que pouco antes fora reconstruída em desafio a uma maldição divina.
Em Jerusalém e no reino de Judá havia sacerdotes, levitas e o serviço do templo. Deus compensou generosamente a falta disso no reino de Israel com aqueles colégios, onde os homens eram treinados e se dedicavam às práticas da religião e da devoção.
Para lá também iam pessoas piedosas a fim de celebrar as festas determinadas, orando e ouvindo, pois não tinham como oferecer sacrifícios ou incenso. Assim, a religião se manteve numa época de apostasia generalizada.
Havia muito de Deus entre aqueles profetas, e os filhos da mulher desamparada eram mais numerosos que os da mulher casada. Nenhum dos sumos sacerdotes se comparava àqueles dois grandes homens, Elias e Eliseu, que, ao que sabemos, nunca serviram no templo de Jerusalém.
Elias provavelmente ajudara a fundar aqueles seminários de religião e virtude. Agora, antes de partir, visita-os para instruir, encorajar e abençoar os que estão ali.
Repare: os que vão para o céu devem se preocupar com os que deixam na terra e deixar-lhes suas experiências, testemunhos, conselhos e orações, 2 Pedro 1:15.
Quando Cristo disse com triunfo: “Já não estou no mundo”, acrescentou com ternura: “Mas estes estão. Pai, guarda-os.”
IV. Os filhos dos profetas receberam a notícia, seja do próprio Elias, seja pelo espírito de profecia que atuava em alguns deles; ou suspeitaram, pela solenidade da despedida de Elias, que ele logo seria levado.
- Contaram isso a Eliseu, tanto em Betel (v. 3) quanto em Jericó (v. 5): “Sabes que hoje o Senhor tirará teu mestre de sobre tua cabeça?” Não disseram isso para censurá-lo pela perda nem porque esperassem ficar no mesmo nível que ele quando seu mestre partisse.
Queriam mostrar como estavam tomados por aquele assunto e cheios de expectativa pelo acontecimento, e advertir Eliseu a se preparar para a perda. Não sabemos que nossos parentes mais próximos e nossos amigos mais queridos logo serão tirados de nós?
O Senhor os levará. Não os perdemos antes que ele, a quem pertencem e que os toma sem que ninguém possa impedi-lo, os chame. Ele tira os superiores de sobre nossa cabeça, os inferiores de junto de nossos pés e os iguais de nossos braços.
Por isso, cumpramos com cuidado o dever de cada relação, para que, quando ela se desfizer, possamos nos lembrar disso com consolo.
Eliseu sabia bem disso; a tristeza já lhe enchera o coração por esse motivo, como aconteceu com os discípulos numa situação semelhante (João 16:6). Não precisava que lhe contassem, não queria ouvir falar disso e não queria ser interrompido em suas meditações sobre esse grande assunto nem minimamente afastado de acompanhar seu mestre.
“Eu sei; fiquem em silêncio.” Ele não diz isso com irritação nem desprezo pelos filhos dos profetas, mas como alguém que também estava sereno e queria que eles se mantivessem calmos e compostos, esperando o acontecimento em silêncio reverente.
“Eu sei; silenciai”, Zacarias 2:13.
- Eles próprios foram testemunhar o acontecimento de longe, embora não pudessem acompanhar Elias de perto (v. 7). Cinquenta deles ficaram observando à distância, querendo satisfazer a curiosidade. Mas Deus ordenou tudo de modo que pudessem testemunhar a honra que o céu concedeu àquele profeta, desprezado e rejeitado pelos homens.
As obras de Deus merecem nossa atenção. Quando uma porta se abre no céu, o chamado é: “Suba aqui; venha ver.”
V. A divisão miraculosa do rio Jordão preparou a trasladação de Elias para a Canaã celestial, assim como havia preparado a entrada de Israel na Canaã terrestre, v. 8.
Elias precisava atravessar o Jordão para ser trasladado, pois aquela era sua terra natal. Assim também ficaria perto do lugar onde Moisés morreu, e se honraria aquela parte do país que era mais desprezada.
Elias e Eliseu poderiam ter atravessado o Jordão de balsa, como os outros viajantes, mas Deus quis engrandecer Elias ao partir, como engrandeceu Josué ao entrar, dividindo o rio, Josué 3:7.
Assim como Moisés dividiu o mar com seu cajado, Elias dividiu o Jordão com seu manto. Ambos eram insígnias, emblemas do ofício que exerciam.
Antigamente, aquelas águas cederam diante da arca; agora, diante do manto do profeta. Para os que não tinham a arca, o manto era um sinal equivalente da presença de Deus.
Quando Deus levar seus fiéis ao céu, a morte será o Jordão que terão de atravessar imediatamente antes da trasladação. Eles encontrarão por ele um caminho seguro e consolador, pois a morte de Cristo dividiu aquelas águas para que os resgatados do Senhor as atravessem.
Ó morte! Onde estão o seu aguilhão, o seu dano, o seu terror?
Versículos 9 a 12
Temos aqui: I. Elias faz seu testamento, deixa Eliseu como herdeiro e agora o unge para ser profeta em seu lugar, mais do que quando lançou seu manto sobre ele, 1 Reis 19:19.
- Elias, muito satisfeito com a constância do afeto e da dedicação de Eliseu, pediu que ele lhe dissesse o que desejava que fizesse por ele, que bênção queria receber na despedida.
Não disse, como observa o bispo Hall: “Peça-me quando eu tiver partido; no céu poderei ajudá-lo melhor”, mas: “Peça antes que eu vá.”
Podemos falar com nossos amigos na terra e eles podem nos responder, mas não sabemos se podemos ter acesso a algum amigo no céu, exceto a Cristo e a Deus nele. Abraão não sabe de nós.
- Eliseu tinha uma bela oportunidade de enriquecer com as melhores riquezas e pediu uma porção dobrada do espírito de Elias.
Não pediu riqueza, honra nem isenção de aflições. Pediu que fosse capacitado para o serviço de Deus e de sua geração. Pediu:
(1.) O Espírito. Não que os dons e as graças do Espírito estivessem ao alcance de Elias para serem dados; por isso não disse: “Dá-me o Espírito” (sabia muito bem que ele era dádiva de Deus), mas: “Que ele venha sobre mim; interceda por mim junto a Deus.”
Cristo mandou que seus discípulos pedissem o que quisessem, não só uma coisa, mas todas, e prometeu enviar o Espírito com muito mais autoridade e certeza do que Elias poderia ter.
(2.) O espírito de Elias, pois Eliseu seria profeta em seu lugar, continuaria seu trabalho, seria pai dos filhos dos profetas e enfrentaria os inimigos deles. Teria de lidar com a mesma geração perversa que Elias; sem o espírito dele, não teria forças para os desafios de cada dia.
(3.) Uma porção dobrada do espírito de Elias. Não queria dizer o dobro do que Elias tinha, mas o dobro do que os demais profetas tinham; não se esperaria tanto deles quanto de Eliseu, que havia sido criado sob a orientação de Elias.
É uma santa ambição desejar ardentemente os melhores dons, aqueles que nos tornarão mais úteis a Deus e aos nossos irmãos. Repare: ministros e fiéis devem ter diante de si o exemplo de seus predecessores, esforçar-se por ter o espírito deles e pedir sinceramente a Deus a graça que os sustentou em seu trabalho e os capacitou a concluí-lo bem.
- Elias prometeu conceder-lhe o que pediu, mas sob duas condições, v. 10.
(1.) Eliseu deveria dar o devido valor ao pedido e estimá-lo muito. Elias lhe ensina isso ao chamá-lo de coisa difícil: não difícil demais para Deus fazer, mas grande demais para Eliseu esperar receber.
Estão mais bem preparados para receber bênçãos espirituais os que reconhecem seu valor e sabem que não são dignos delas.
(2.) Eliseu deveria permanecer junto de seu mestre até o fim e observá-lo com atenção: “Se me vires quando eu for tirado de junto de ti, assim será; caso contrário, não será.”
Acompanhar diligentemente as instruções do mestre e observar seu exemplo, sobretudo naquela última ocasião, eram condições e meios apropriados para obter muito de seu espírito.
Observar atentamente o modo como Elias subiu também seria muito útil. Os consolos e as experiências dos santos que estão partindo ajudarão muito a dourar nossos consolos e fortalecer nossas resoluções.
Ou talvez isso tivesse sido dado somente como sinal: “Se Deus lhe conceder a graça de me ver quando eu subir, tome isso como sinal de que ele lhe dará o que pediu e confie nisso.”
Os discípulos de Cristo o viram subir e, por isso, tiveram a certeza de que em pouco tempo seriam cheios do Espírito, Atos 1:8. Podemos supor que Eliseu orou com fervor: “Senhor, mostra-me esse sinal para o meu bem.”
II. Elias é levado ao céu num carro de fogo, v. 11. Como Enoque, foi trasladado para não passar pela morte e, como diz o senhor Cowley, “foi o segundo homem a saltar a vala em que caiu o resto da humanidade e não desceu, mas subiu ao céu”.
Muitas perguntas curiosas poderiam ser feitas sobre isso, mas não teriam resposta. Basta saber o que nos é contado aqui:
- O que seu Senhor encontrou Elias fazendo quando veio. Elias conversava com Eliseu, instruindo-o, encorajando-o, orientando-o em seu trabalho e estimulando-o a realizá-lo em favor dos que deixaria para trás.
Não estava meditando nem orando como alguém inteiramente ocupado com o mundo para o qual iria. Estava envolvido numa conversa edificante, preocupado com o reino de Deus entre os homens.
Erramos se pensamos que nossa preparação para o céu acontece somente por meio da contemplação e dos atos de devoção. Ser útil aos outros também será levado em conta tanto quanto qualquer outra coisa.
Pensar nas coisas divinas é bom, mas falar delas, se vier do coração, é melhor, pois edifica, 1 Coríntios 14:4. Cristo subiu enquanto abençoava seus discípulos.
- Que escolta seu Senhor enviou para ele: um carro de fogo e cavalos de fogo. Pareceram descer das nuvens ou, como pensa o bispo Patrick, correr na direção deles pelo chão. Foi nessa forma que os anjos apareceram.
As almas de todos os fiéis são levadas por uma escolta invisível de anjos ao seio de Abraão. Mas, como Elias levaria consigo o corpo, a escolta celestial era visível.
Não apareceu em forma humana, como de costume. Os anjos poderiam tê-lo sustentado nos braços ou carregado como sobre asas de águias, mas isso seria levá-lo como uma criança, como um cordeiro (Isaías 40:11, 31).
Apareceram como um carro e cavalos para que Elias viajasse com pompa, em triunfo, como um príncipe, como um conquistador, mais que vencedor.
Nas Escrituras, os anjos são chamados querubins e serafins. A aparência deles aqui, embora possa parecer aquém de sua dignidade, corresponde aos dois nomes.
(1.) Serafim significa “ardente”, e Deus é descrito como aquele que os transforma numa chama de fogo, Salmos 104:4.
(2.) Muitos pensam que querubim significa “carro”. Eles são chamados de carros de Deus (Salmos 68:17), e se diz que ele cavalga sobre um querubim (Salmos 18:10).
Talvez haja uma alusão a isso na visão de Ezequiel, com quatro seres viventes e rodas semelhantes a cavalos e carros. Na visão de Zacarias, eles também são representados assim, Zacarias 1:8; 6:1. Compare com Apocalipse 6:2, etc.
Veja como os anjos estão prontos a cumprir a vontade de Deus, até nos serviços mais humildes, em favor daqueles que herdarão a salvação.
Elias teria de se mudar para o mundo dos anjos. Para mostrar como desejavam sua companhia, alguns vieram buscá-lo.
O carro e os cavalos pareciam de fogo, não para queimar, mas para brilhar; não para atormentá-lo ou consumi-lo, mas para tornar sua ascensão visível e gloriosa aos olhos dos que a observavam de longe.
Elias havia ardido de santo zelo por Deus e por sua honra; agora, um fogo celestial o purificou e o trasladou.
Como Elias foi separado de Eliseu. O carro os separou. Repare: os amigos mais queridos têm de se separar. Eliseu afirmara que não o deixaria, mas agora é deixado para trás.
Para onde Elias foi levado. Subiu ao céu num redemoinho. O fogo tende para cima; o redemoinho ajudou a levá-lo pela atmosfera, para além do alcance da força magnética desta terra.
Não podemos imaginar quão rapidamente ele subiu pelo éter puro até o mundo dos espíritos santos e abençoados.
“Mas onde parou ninguém jamais saberá, Até a natureza da Fênix, já envelhecida, Para um ser melhor se elevar, E, como ele, no fogo, à eternidade voar.”
— Cowley.
Elias certa vez, num momento de paixão, desejou morrer. Deus foi tão bondoso que não só deixou de atender a esse pedido, como também o honrou com o privilégio singular de nunca passar pela morte.
Por esse exemplo e pelo de Enoque, (1.) Deus mostrou como as pessoas teriam deixado o mundo se não tivessem pecado: não pela morte, mas por uma trasladação.
(2.) Deus deu um vislumbre da vida e da imortalidade reveladas pelo evangelho, da glória reservada aos corpos dos santos e da abertura do reino dos céus a todos os que creem, como aconteceu então com Elias.
Isso também foi uma figura da ascensão de Cristo.
III. Eliseu lamenta profundamente a perda daquele grande profeta, mas lhe rende um elogio, v. 12.
- Eliseu viu a partida de Elias. Assim recebeu o sinal que lhe assegurava que seu pedido por uma porção dobrada do espírito de Elias seria atendido.
Olhou firmemente para o céu, de onde esperava receber esse dom, como fizeram os discípulos, Atos 1:10. Viu Elias por algum tempo, mas logo a visão desapareceu. Não o viu mais.
- Rasgou as próprias roupas, como sinal de que sentia a perda pessoal e a perda pública. Embora Elias tivesse subido triunfalmente ao céu, o mundo não podia perdê-lo sem sofrer; por isso, os que ficaram deveriam lamentar sua partida.
Certamente têm o coração duro aqueles cujos olhos não se enchem de lágrimas quando Deus, ao levar homens fiéis e úteis, os chama a chorar e prantear.
Embora a partida de Elias abrisse caminho para a eminência de Eliseu, sobretudo porque agora tinha certeza de receber uma porção dobrada de seu espírito, Eliseu lamentou sua perda: amava-o e poderia servi-lo para sempre.
- Eliseu lhe deu um caráter muito honroso, explicando por que lamentava tanto sua perda.
(1.) Ele havia perdido o guia de sua juventude: “Meu pai, meu pai!” Via sua condição como a de um órfão lançado ao mundo e lamentava por isso.
Quando Cristo deixou seus discípulos, não os deixou órfãos (João 14:18); Elias, porém, deixaria Eliseu.
(2.) O povo havia perdido sua melhor defesa. Elias era “o carro de Israel e os seus cavaleiros”.
Ele teria levado todos eles ao céu nesse carro, se não fosse culpa deles. Nas guerras, não usavam carros e cavalos, mas, com seus conselhos, repreensões e orações, Elias era para eles melhor do que a força mais poderosa de carros e cavalos, e afastava os juízos de Deus.
Sua partida foi como a derrota de um exército, uma perda irreparável. “Melhor seria perder todos os nossos homens de guerra do que este homem de Deus.”
Versículos 13 a 18
O Manto de Elias sobre Eliseu. (a.C. 895.)
Temos aqui um relato do que aconteceu logo depois da trasladação de Elias.
I. Os sinais da presença de Deus com Eliseu e as marcas de sua elevação ao lugar de Elias, para ser, como ele, pai dos filhos dos profetas e carro e cavaleiros de Israel.
- Eliseu ficou com o manto de Elias, insígnia de seu ofício, que podemos supor que vestiu e usou por consideração ao mestre, v. 13.
Quando Elias subiu ao céu, não deixou seu corpo cair, como os outros fazem; deixou o manto em seu lugar. Despiu-se para ser revestido de imortalidade.
Ia para um mundo onde não precisava do manto para adorná-lo, protegê-lo do mau tempo ou cobrir o rosto, como em 1 Reis 19:13.
Deixou o manto como herança para Eliseu. Embora fosse de pouco valor em si mesmo, como sinal de que o Espírito descera sobre ele valia mais do que se lhe tivesse legado milhares de moedas de ouro e prata.
Eliseu o pegou, não para adorá-lo como relíquia sagrada, mas para usá-lo como veste significativa e como compensação pelas próprias roupas que rasgara.
Ele amava essa capa desde que ela lhe fora lançada sobre os ombros pela primeira vez, 1 Reis 19:19. Quem então obedeceu tão prontamente ao chamado do manto e se tornou servo de Elias agora é honrado com ele e se torna seu sucessor.
Os que ficam devem recolher e preservar o que resta dos grandes e bons homens, como esse manto: suas palavras, seus escritos e seus exemplos. Assim como suas obras os acompanham na recompensa, também permanecem aqui para nosso benefício.
- Eliseu recebeu o poder de Elias para dividir o Jordão, v. 14.
Depois de se separar de seu pai, voltou aos filhos dos profetas nas escolas. O Jordão estava entre ele e eles. O rio se dividira para dar passagem a Elias rumo à sua glória; Eliseu provaria se também se dividiria para deixá-lo seguir seu trabalho.
Assim saberia que Deus estava com ele e que tinha recebido a porção dobrada do espírito de Elias. O último milagre de Elias seria o primeiro de Eliseu. Assim, ele começa onde Elias terminou, e não há lacuna.
Ao dividir as águas, (1.) Eliseu usou o manto de Elias, como o próprio Elias fizera (v. 8), para mostrar que seguiria os métodos de seu mestre e não introduziria novidades, como fazem os que se julgam mais sábios que seus predecessores.
(2.) Invocou o Deus de Elias: “Onde está o Senhor, o Deus de Elias?”
Não perguntou: “Onde está Elias?”, como quem remoía sua perda, como se não pudesse se conformar com sua partida.
Nem duvidava de seu estado feliz, como os filhos dos profetas, que não sabiam o que lhe acontecera; nem perguntava com curiosidade para onde fora levado e em que estado se encontrava. Essa vida está oculta; ainda não se manifestou o que seremos.
Tampouco esperava ajuda dele, pois Elias é feliz, mas não é onisciente nem onipotente.
Eliseu perguntou: “Onde está o Senhor, o Deus de Elias?” Agora que Elias fora levado ao céu, Deus havia provado abundantemente que era o Deus de Elias. Se não lhe tivesse preparado aquela cidade e feito por ele algo muito melhor lá do que jamais fizera por ele neste mundo, teria sido vergonhoso ser chamado seu Deus, Hebreus 11:16; Mateus 22:31, 32.
Agora que Elias fora levado ao céu, Eliseu buscou:
[1.] O próprio Deus. Quando nossos consolos terrenos nos são tirados, temos a quem recorrer: um Deus que vive para sempre.
[2.] O Deus de Elias, a quem Elias serviu, honrou, defendeu e apegou-se quando todo o Israel o abandonou.
Deus honra os que permanecem junto dele em tempos de apostasia geral: de modo especial, será o Deus deles. “O Deus que reconheceu Elias como seu, protegeu e sustentou Elias e o honrou de tantas maneiras, sobretudo agora, no fim: onde está? Senhor, não me prometeste o espírito de Elias? Cumpre essa promessa.”
As palavras seguintes no original, Aph-his — “ele mesmo” —, que ligamos à oração seguinte, “quando também feriu as águas”, são consideradas por alguns uma resposta à pergunta: “Onde está o Deus de Elias?”
Etiam ille adhuc superest: “Ele continua existindo e está perto. Perdemos Elias, mas não perdemos o Deus de Elias. Ele não abandonou a terra; é ele mesmo que ainda está comigo.”
Repare: primeiro, é dever e interesse dos santos na terra buscar a Deus e recorrer a ele como Senhor e Deus dos santos que já foram para o céu, o Deus de nossos pais.
Segundo, é muito consolador para os que o buscam: é ele mesmo que está em seu santo templo (Salmos 11:4) e perto de todos os que o invocam (Salmos 145:18).
Terceiro, os que andam no espírito e nos passos de seus predecessores fiéis certamente experimentarão a mesma graça que eles experimentaram. O Deus de Elias também será o Deus de Eliseu.
O Senhor Deus dos santos profetas é o mesmo ontem, hoje e para sempre. De que nos adiantam os mantos, os lugares e os livros dos que partiram, se não temos o espírito e o Deus deles?
- Eliseu recebeu influência junto aos filhos dos profetas, v. 15.
Alguns membros da escola de Jericó, que haviam se posicionado num lugar conveniente perto do Jordão para observar o que aconteceria, ficaram surpresos ao ver o rio se dividir diante de Eliseu em seu caminho de volta.
Tomaram aquilo como prova convincente de que o espírito de Elias repousava sobre Eliseu e de que, por isso, deviam respeitá-lo como respeitaram Elias.
Foram ao encontro dele para felicitá-lo por ter atravessado são e salvo o fogo e as águas, e pela honra que Deus lhe concedera; então se curvaram até o chão diante dele.
Eles haviam sido formados nas escolas; Eliseu fora tirado do arado. Mas, quando viram que Deus estava com ele e que esse era o homem a quem Deus se agradara em honrar, submeteram-se prontamente a ele como seu chefe e pai, como o povo fizera com Josué depois da morte de Moisés, Josué 1:17.
Os que demonstram ter o Espírito e a presença de Deus consigo devem receber nossa estima e nosso maior afeto, apesar da origem humilde e da pouca instrução.
Sem dúvida, a pronta submissão dos filhos dos profetas encorajou Eliseu e ajudou a confirmar seu chamado.
II. A busca desnecessária que os filhos dos profetas fizeram por Elias:
- Disseram que talvez Elias tivesse sido deixado cair numa montanha ou num vale, vivo ou morto. Ficariam satisfeitos se enviassem alguns homens fortes, que tinham à disposição, para procurá-lo, v. 16.
Talvez alguns tenham apresentado isso como objeção à escolha de Eliseu: “Vamos primeiro nos certificar de que Elias realmente partiu. Podemos pensar que o céu abandonou Elias, esse vaso escolhido, como se fosse um vaso que não lhe dava prazer?”
- Eliseu não aceitou a proposta até que eles o venceram com sua insistência, v. 17.
Insistiram até que ele teve vergonha de continuar se opondo, para que não pensassem que faltava respeito por seu antigo mestre ou que relutava em entregar o manto.
Os sábios às vezes cedem, por amor à paz e à boa opinião dos outros, naquilo que consideram desnecessário e inútil.
- O resultado os deixou tão envergonhados da proposta quanto a insistência deles havia deixado Eliseu envergonhado de se opor a ela.
Depois de se cansarem numa busca inútil, os mensageiros voltaram com a resposta non est inventus — “não foi encontrado”. Assim deram a Eliseu a oportunidade de censurar a tolice dos amigos: “Eu não lhes disse: ‘Não vão’?”, v. 18.
Isso os faria aceitar mais prontamente o julgamento dele da próxima vez. Percorrer montes e vales jamais nos levará até Elias; mas, no tempo certo, a imitação de sua fé santa e de seu zelo nos levará.
As Águas de Jericó Curadas; a Morte das Crianças Zombeteiras. (a.C. 895.)
Versículos 19 a 25
Eliseu teve, nesse aspecto, uma porção dobrada do espírito de Elias: realizou mais milagres do que Elias. Alguns calculam que foram exatamente o dobro. Nestes versículos estão registrados dois: um milagre de misericórdia em favor de Jericó e um milagre de juízo contra Betel, Salmos 101:1.
I. Aqui temos uma bênção sobre as águas de Jericó, que foi eficaz para curá-las.
Jericó foi construída em desobediência a uma ordem e em desafio a uma ameaça, à custa da vida de todos os filhos do construtor. Ainda assim, depois de construída, não se ordenou que fosse demolida nem se proibiu que os profetas e o povo de Deus morassem nela.
Até dentro daqueles muros erguidos pela iniquidade encontramos um viveiro de piedade. Dizem que os tolos constroem casas para os sábios morarem. Aqui, a riqueza do pecador providenciou morada para o justo.
Encontramos Cristo em Jericó, Lucas 19:1. Eliseu foi até lá para fortalecer a alma dos discípulos, dando-lhes um relato mais detalhado da trasladação de Elias do que os observadores, que a viram de longe, poderiam dar.
Eliseu ficou ali enquanto os cinquenta homens procuravam Elias. 1. Os homens de Jericó lhe expuseram sua aflição, v. 19.
Os profetas fiéis de Deus gostam de ser úteis; é sábio fazer uso deles enquanto sua luz permanece conosco, ainda que por pouco tempo.
Talvez não tivessem procurado Elias sobre o assunto porque ele não era tão acessível quanto Eliseu. Mas agora, podemos esperar, a influência da escola de profetas da cidade os havia reformado.
A localização era agradável e oferecia uma bela vista. Mas eles não tinham água potável nem solo fértil que lhes desse alimento; que prazer poderiam ter com a paisagem?
A água é uma bênção comum. Devemos avaliá-la pela gravidade da calamidade que sua falta ou impureza causaria.
Alguns pensam que nem toda a região ao redor de Jericó era estéril e tinha água ruim, mas apenas uma parte, onde ficavam alojados os filhos dos profetas, aqui chamados de homens da cidade.
- Eliseu logo aliviou a aflição deles.
Os profetas devem procurar tornar melhor, de algum modo, cada lugar aonde vão: adoçar os espíritos amargos e, pela aplicação apropriada da palavra de Deus, tornar férteis as almas estéreis.
Eliseu curaria as águas, mas (1.) eles deveriam lhe fornecer sal num jarro novo, v. 20. Mesmo que o sal servisse para temperar a água, o que poderia fazer uma quantidade tão pequena? E que diferença faria estar num jarro novo?
Mas assim os que desejam ser ajudados têm de se envolver, e sua fé e obediência são postas à prova. As obras da graça de Deus não são realizadas por nossas ações, mas por meio da obediência às suas ordenanças.
(2.) Eliseu lançou o sal na nascente das águas e assim curou os cursos d'água e o solo que irrigavam.
Da mesma forma, para reformar a vida das pessoas é preciso renovar o coração. Que ele seja temperado com o sal da graça, pois dele procedem as fontes da vida. Tornem boa a árvore e o fruto será bom. Purifiquem o coração, e isso limpará as mãos.
(3.) Eliseu não alegou fazer isso com o próprio poder, mas em nome de Deus: “Assim diz o Senhor: curei estas águas.”
Eliseu era apenas o instrumento, o canal pelo qual Deus quis transmitir essa virtude curadora. Ao fazer-lhes esse bem com as palavras “Assim diz o Senhor”, ele os tornaria mais dispostos a receber depois uma repreensão, uma advertência ou uma ordem com a mesma introdução.
Se, em nome de Deus, Eliseu pode ajudá-los, que também em nome de Deus os ensine e governe. As palavras “Assim diz o Senhor”, saídas da boca de Eliseu, teriam grande força entre eles dali em diante.
(4.) A cura foi permanente, não durou apenas por algum tempo: “As águas ficaram curadas até hoje”, v. 22.
O que Deus faz dura para sempre, Eclesiastes 3:14. Quando o Espírito cura uma alma, já não haverá morte nem esterilidade: sua natureza muda. O que era inútil e nocivo se torna agradável e útil.
II. Aqui temos uma maldição contra as crianças de Betel, que foi eficaz para destruí-las; não foi uma maldição sem causa.
Havia outra escola de profetas em Betel. Eliseu foi para lá em seguida, nessa sua primeira visita como profeta. Sem dúvida, os estudantes o receberam com todo o respeito possível, mas os moradores da cidade o trataram com insultos.
Um dos bezerros de Jeroboão ficava em Betel. Os moradores tinham orgulho e afeição por ele e odiavam os que os repreendiam.
A lei não lhes dava autoridade para fechar aquela escola piedosa. Mas podemos supor que era costume zombarem dos profetas quando passavam pelas ruas, chamando-os por apelidos para desprezá-los, predispor os jovens contra eles e, se possível, expulsá-los da cidade.
Se o insulto a Eliseu tivesse sido a primeira ofensa desse tipo, provavelmente não teria sido punido com tanta severidade. Zombar dos mensageiros do Senhor e maltratar os profetas era um dos pecados clamorosos de Israel, como vemos em 2 Crônicas 36:16.
- Aqui temos um exemplo desse pecado. As crianças de Betel, meninos e meninas que brincavam nas ruas (a notícia de sua chegada provavelmente havia alcançado a cidade), saíram para encontrá-lo.
Não vieram com suas aclamações de louvor, como deveriam, mas com zombarias. Cercaram-no e caçoaram dele como se fosse um tolo ou alguém próprio para divertir os outros.
Entre os insultos que costumavam dirigir aos profetas, tinham esta zombaria especial contra Eliseu: “Sobe, ó calvo! Sobe, ó calvo!”
É perverso insultar alguém por suas enfermidades ou deformidades naturais; isso acrescenta aflição a quem já sofre. Se Deus o fez assim, o insulto também o ofende.
Mas aquilo mal merecia ser chamado de defeito e nunca teria sido usado para insultá-lo se não houvesse outra coisa a censurar nele. O que pretendiam atacar era seu caráter de profeta.
A honra com que Deus o coroara deveria bastar para cobrir sua cabeça calva e protegê-lo das zombarias.
Mandaram-no subir, talvez aludindo à trasladação de Elias: “Teu mestre subiu. Por que você não sobe atrás dele? Onde está o carro de fogo? Quando vamos nos livrar de você também?”
As crianças falavam como haviam aprendido. Seus pais idólatras lhes ensinaram a xingar e a falar mal, principalmente dos profetas.
Esses galos novos, como se diz, cantavam depois dos mais velhos. Talvez os pais as tenham mandado para fora naquela ocasião e as incitado para, se possível, manter o profeta longe da cidade.
- Temos aqui um exemplo da ruína que por fim veio sobre Israel por maltratar os profetas de Deus, e que serviu para lhes dar uma advertência clara.
Eliseu ouviu as zombarias com paciência por bastante tempo. Mas, por fim, a contínua provocação acendeu em seu peito o fogo do santo zelo por Deus.
Ele se virou e olhou para as crianças, para ver se um olhar severo e grave as envergonharia e as faria ir embora, e se notaria em seus rostos algum sinal de franqueza. Mas elas não se envergonharam nem coraram.
Por isso, Eliseu as amaldiçoou em nome do Senhor: tanto invocou a maldição quanto anunciou o juízo que viria. Não fez isso por vingança pessoal pelo insulto contra si, mas como instrumento da justiça divina para punir a desonra feita a Deus.
Sua imprecação foi imediatamente atendida. Duas ursas (talvez fêmeas que tivessem perdido as crias) saíram de um bosque próximo e logo mataram quarenta e duas crianças, v. 24.
Agora, nesse caso: (1.) É preciso justificar o profeta, pois agiu por impulso divino. Se a maldição tivesse vindo de algum princípio mau, Deus não teria dito amém a ela.
Podemos pensar que teria sido melhor chamar duas varas para corrigir aquelas crianças do que duas ursas para destruí-las. Mas Eliseu conhecia pelo Espírito o mau caráter delas.
Sabia que eram uma geração de víboras e que, quando crescessem, seriam inimigas perigosas dos profetas de Deus, pois tão cedo começaram a maltratá-los.
Com isso, pretendia punir os pais e fazê-los temer os juízos de Deus.
(2.) Deus deve ser glorificado como justo, pois odeia o pecado e pedirá contas por ele, até mesmo quando cometido por crianças.
Que a ninhada perversa e miserável nos faça tremer de temor a Deus. Que as crianças tenham medo de dizer palavras perversas, pois Deus presta atenção ao que dizem.
Que não zombem dos defeitos físicos ou mentais de ninguém, mas sintam compaixão. Sobretudo, saibam que correm perigo se caçoarem do povo de Deus ou de seus ministros, ou zombarem de quem pratica o bem.
Pais que desejam ter alegria em seus filhos devem educá-los bem e se esforçar desde cedo para expulsar a insensatez presa ao coração deles.
Como diz o bispo Hall: “Em vão esperamos o bem de crianças cuja educação negligenciamos; e em vão lamentamos os desvios que nosso cuidado poderia ter evitado.”
Eliseu vai a Betel e não teme a vingança dos pais enlutados. Sabia que Deus, que lhe ordenou fazer o que fez, o defenderia.
De lá, vai ao monte Carmelo (v. 25), onde provavelmente havia uma casa religiosa apropriada para retiro e contemplação. Depois, volta a Samaria, um lugar público, onde esse pai dos profetas poderia ser mais útil.
O bispo Hall observa: “Nunca pode ser um vidente útil quem está sempre sozinho ou nunca está sozinho.”