2 Reis 1
Argumento
2 Reis
UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DO SEGUNDO LIVRO DOS
REIS.
Este segundo livro dos Reis, que a Septuaginta, ao contar a partir de Samuel, chamou de quarto, dá continuidade ao livro anterior. Alguns pensam que teria sido melhor começá-lo no versículo 51 do capítulo precedente, onde tem início o reinado de Acazias.
O livro anterior teve um começo ilustre, com a glória do reino de Israel quando ainda estava unido; este termina melancolicamente, com a devastação primeiro do reino de Israel e depois do de Judá, após ambos terem ficado divididos por muito tempo. Pois um reino dividido contra si mesmo caminha para a destruição.
Mas, assim como as grandes obras de Elias foram a glória do livro anterior, sobretudo no fim, as de Eliseu são a glória deste, principalmente no começo. Esses profetas brilharam mais que seus príncipes; por isso, nas passagens que lhes dizem respeito, a história será contada por meio deles.
Temos aqui: I. Elias fazendo descer fogo do céu e subindo ao céu em meio ao fogo, 2 Reis 1 e 2. II. Eliseu realizando muitos milagres em favor tanto dos príncipes quanto do povo, israelitas e estrangeiros, 2 Reis 3-7. III. Hazael e Jeú sendo ungidos: o primeiro para corrigir Israel; o segundo para destruir a casa de Acabe e a adoração a Baal, 2 Reis 8-10.
IV. O reinado de vários reis de Judá e de Israel, 2 Reis 11-16. V. O cativeiro das dez tribos, 2 Reis 17. VI. O bom e glorioso reinado de Ezequias, 2 Reis 18-20. VII. O reinado perverso de Manassés e o bom reinado de Josias, 2 Reis 21-23. VIII. A destruição de Jerusalém pelo rei da Babilônia, 2 Reis 24; 25.
Em suas várias passagens, esta história confirma a observação de Salomão: “A justiça exalta uma nação, mas o pecado é a vergonha de qualquer povo.”
Encontramos aqui Acazias, verdadeiro filho e sucessor de Acabe, no trono de Israel. Seu reinado durou menos de dois anos. Ele morreu ao cair em sua própria casa; depois da menção à revolta de Moabe (v. 1), temos aqui um relato disso.
I. A mensagem que, naquela ocasião, ele enviou ao deus de Ecrom, v. 2.
II. A mensagem que recebeu do Deus de Israel, vv. 3-8.
III. A destruição dos mensageiros que enviou para prender o profeta, por duas vezes, vv. 9-12.
IV. A compaixão que teve pelo terceiro mensageiro e o atendimento ao seu pedido, depois que ele se submeteu, e a entrega da mensagem ao próprio rei, vv. 13-16.
V. A morte de Acazias, v. 17, 18.
Na história, podemos observar como o profeta parece grandioso e como o príncipe parece pequeno.
Versículos 1 a 8
A Doença de Acazias. (a.C. 896.)
Temos aqui Acazias, o perverso rei de Israel, sob as repreensões de Deus, tanto por meio de sua providência quanto de seu profeta, tanto por sua vara quanto por sua palavra.
I. Ele encontra contratempos em seus negócios. Como podem esperar prosperar os que fazem o mal aos olhos do Senhor e o provocam à ira?
Quando se rebelou contra Deus e abandonou sua lealdade a ele, Moabe se rebelou contra Israel e abandonou a sujeição que havia prestado por muito tempo aos reis de Israel, v. 1.
Os edomitas, que faziam fronteira com Judá e pagavam tributo aos reis de Judá, continuaram nessa condição, como vemos no capítulo anterior (1 Reis 22:47), até que, no perverso reinado de Jorão, romperam esse jugo (2 Reis 8:22), como os moabitas fizeram agora.
Se as pessoas rompem seus pactos conosco e negligenciam seu dever, devemos refletir sobre nosso rompimento do pacto com Deus e sobre a negligência do nosso dever para com ele. O pecado nos enfraquece e empobrece. Ouviremos falar dos moabitas em 2 Reis 3:5.
II. Ele é acometido por uma doença no corpo, não por alguma causa interna, mas por um grave acidente. Ele caiu por uma treliça e ficou bastante contundido com a queda; talvez isso o tenha deixado febril, v. 2.
Aonde quer que vamos, há apenas um passo entre nós e a morte. A casa de um homem é seu castelo, mas não o protege dos juízos de Deus.
A treliça rachada pode ser fatal para o filho, quando Deus quer que assim seja, assim como o arco disparado ao acaso foi para o pai. Acazias não tentou subjugar os moabitas, para não perecer no campo de batalha; mas não está seguro, embora permaneça em casa.
Palácios reais nem sempre oferecem chão firme. A armadilha é posta para o pecador no lugar em que ele menos imagina, Jó 18:9, 10.
A criação inteira, que geme sob o pecado do homem, por fim cederá e se partirá sob esse peso, como esta treliça. Nunca está seguro quem tem Deus por inimigo.
III. Em sua aflição, ele envia mensageiros para perguntar ao deus de Ecrom se vai se recuperar ou não, v. 2.
E aqui, 1. Sua pergunta foi muito insensata: “Vou me recuperar?” Até a própria natureza teria preferido perguntar: “Que meios posso usar para me recuperar?”
Mas, preocupado apenas em conhecer sua sorte, e não em conhecer seu dever, ele pergunta somente: “Vou me recuperar?”, questão que o tempo logo responderia.
Devemos pensar mais no que será de nós depois da morte do que em como, quando ou onde morreremos. Devemos desejar mais que nos digam como nos conduzir bem durante a doença e obter dela algum bem para nossa alma do que saber se vamos nos recuperar.
- O envio de mensageiros a Baal-Zebube foi muito perverso. Fazer de um ídolo morto e mudo, talvez recém-erguido (pois os idólatras gostavam de deuses novos), seu oráculo era um insulto à razão tanto quanto à religião.
Baal-Zebube, que significa “senhor de uma mosca”, era um dos baalins deles. Talvez respondesse por meio do poder dos demônios ou da astúcia dos sacerdotes, com um zumbido como o de uma grande mosca; ou, segundo imaginavam, tivesse livrado seu país dos enxames de moscas que o infestavam ou de alguma doença pestilenta trazida por moscas.
Talvez essa divindade de esterco fosse tão famosa naquela época quanto o oráculo de Delfos seria, muito tempo depois, na Grécia.
No Novo Testamento, o príncipe dos demônios é chamado Belzebu (Mateus 12:24), pois os deuses dos gentios eram demônios, e esse talvez tenha se tornado um dos mais famosos.
IV. Elias, por orientação de Deus, encontra os mensageiros e os faz voltar com uma resposta que lhes poupará o trabalho de ir a Ecrom.
Se Acazias tivesse mandado chamar Elias, se humilhado e implorado suas orações, talvez tivesse recebido uma resposta de paz. Mas, se envia mensageiros ao deus de Ecrom em vez de ao Deus de Israel, isso, como no caso de Saul que consultou a feiticeira, completará sua medida de iniquidade e trará sobre ele uma sentença de morte.
Os que não quiserem consultar a palavra de Deus em busca de consolo serão obrigados a ouvi-la, queiram ou não, para seu espanto.
- Elias repreende fielmente seu pecado (v. 3): “Não é por não haver” (isto é, por vocês pensarem que não há) “um Deus em Israel” (também se pode ler: porque não há Deus algum em Israel) “que ides consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom”, cidade desprezível dos filisteus (Zacarias 9:7), há muito vencida por Israel?
Aqui, (1.) O pecado já era bastante grave: dar ao diabo a honra que cabe somente a Deus, o que se fazia tanto pelas consultas quanto pelos sacrifícios.
Repare: é muito perverso, em qualquer ocasião ou sob qualquer pretexto, consultar o diabo.
Essa perversidade reinava no mundo pagão (Isaías 47:12, 13) e ainda prevalece demais até no mundo cristão; é por ela que o reino do diabo se sustenta.
(2.) A interpretação que Elias, em nome de Deus, dá ao ato torna o pecado muito pior: “Vocês fazem isso porque pensam não apenas que o Deus de Israel não pode lhes responder, mas também que não há Deus algum em Israel; caso contrário, não iriam tão longe para buscar uma resposta divina.”
Repare: um ateísmo prático, que nossas ações revelam, é a causa e a perversidade do nosso afastamento de Deus. Certamente pensamos que não há Deus em Israel quando vivemos sem freios, fazemos da carne o nosso braço e buscamos nossa porção nas coisas deste mundo.
- Ele anuncia claramente a sentença de Acazias: “Vá, diga-lhe que ele certamente morrerá” (v. 4). “Já que ele está tão ansioso para conhecer seu destino, que seja este; que tire dele o melhor proveito que puder.”
A expectativa certa e terrível do juízo e da indignação que essa mensagem necessariamente provocaria não poderia deixar de traspassar seu coração.
V. Depois que seus servos lhe transmitem a mensagem, ele lhes pergunta quem a enviou e conclui, pela descrição que fazem do homem, que deve ser Elias, v. 7, 8.
- Seu modo de vestir era o mesmo com que o vira na corte de seu pai. Vestia uma roupa de pelos e usava um cinto de couro; seu traje era simples e rústico.
João Batista, o Elias do Novo Testamento, se parecia com ele nisso: usava roupas feitas de tecido de pelos e um cinto de couro, Mateus 3:4. Aquele que era revestido do Espírito desprezava roupas ricas e vistosas.
- Sua mensagem era do tipo que costumava transmitir a seu pai, a quem nunca profetizou coisas boas, mas más.
Elias é uma daquelas testemunhas que continuam a atormentar os habitantes da terra, Apocalipse 11:10. Ele foi um espinho nos olhos de Acabe e será nos olhos de seu filho enquanto este seguir a perversidade do pai; Acazias está pronto para gritar, como o pai gritou: “Porventura me encontraste, ó inimigo meu?”
Que os pecadores considerem: a palavra que alcançou os pais deles continua tão “viva e eficaz” quanto sempre. Veja Zacarias 1:6; Hebreus 4:12.
Versículos 9 a 18
Fogo Chamado do Céu por Elias. (a.C. 896.)
Aqui, I. O rei expede uma ordem para prender Elias. Se o deus de Ecrom lhe tivesse dito que morreria, é provável que ele tivesse aceitado isso com tranquilidade. Mas agora que um profeta do Senhor lhe diz isso, repreendendo-o por seu pecado e lembrando-o do Deus de Israel, ele não suporta.
Longe de tirar algum proveito do aviso que recebeu, ele fica furioso com o profeta. Nem a doença nem os pensamentos sobre a morte causaram nele uma boa impressão ou o levaram a temer a Deus.
Nenhum alarme externo assusta e abranda os pecadores despreocupados; antes, só os exaspera.
Será que o rei considerava Elias um profeta, um profeta verdadeiro? Então por que ousou persegui-lo? Será que o considerava uma pessoa comum? Por que enviaria uma força tão grande para prendê-lo? Assim, uma tropa de homens também teria de prender nosso Senhor Jesus.
II. O capitão enviado com seus cinquenta soldados encontrou Elias no alto de uma colina (alguns pensam que era o Carmelo) e, em nome do rei, ordenou-lhe que se entregasse, v. 9.
Elias agora estava tão longe de se esconder nos recantos fechados de uma caverna, como antes, que se apresentava com coragem no alto de uma colina. A experiência da proteção de Deus lhe dava mais coragem.
O capitão o chama de homem de Deus, não porque acreditasse que ele fosse isso ou o respeitasse como tal, mas porque era assim que costumavam chamá-lo. Se realmente o considerasse profeta, não teria tentado prendê-lo; e, se pensasse que ele era portador da palavra de Deus, não teria pretendido dar-lhe ordens em nome de um rei.
III. Elias pede que desça fogo do céu para consumir aquele pecador arrogante e atrevido, não para se proteger (poderia fazê-lo de outra maneira), nem para se vingar (pois não foi em defesa da própria causa que ele apareceu e agiu), mas para provar sua missão e revelar do céu a ira de Deus contra a impiedade e a injustiça dos homens.
Esse capitão o chamara com desprezo de homem de Deus. “Se sou isso”, diz Elias, “você pagará caro por fazer disso uma piada.”
O capitão se orgulhava da autoridade de que estava investido (“O rei mandou: ‘Desça’”), mas Elias lhe mostrará que o Deus de Israel é superior ao rei de Israel e tem mais poder para fazer cumprir suas ordens.
Não fazia muito tempo que Elias tinha feito descer fogo do céu para consumir o sacrifício (1 Reis 18:38), como sinal de que Deus aceitava aquele sacrifício como expiação pelos pecados do povo. Mas, como o povo o desprezou, agora o fogo cai não sobre o sacrifício, mas sobre os próprios pecadores, v. 10.
Veja aqui: 1. Como os profetas tinham influência junto ao céu: aquilo que o Espírito de Deus neles exigia, o poder de Deus realizava.
Elias apenas falou, e aconteceu. Aquele que antes fizera descer água do céu agora faz descer fogo. Oh, o poder da oração! “Quanto à obra das minhas mãos, ordenai-me”, Isaías 45:11.
- Como o céu se empenhava pelos profetas! Deus estava sempre pronto a defender a causa deles e vingar as injustiças que sofriam. Os reis continuarão a ser repreendidos por causa deles e advertidos a não fazer mal aos profetas de Deus. Um único Elias vale mais para Deus do que dez mil capitães, cada um com seus cinquenta soldados.
Sem dúvida, Elias fez isso por impulso divino. Ainda assim, nosso Salvador não permitiu que os discípulos usassem seu exemplo como precedente, Lucas 9:54.
Eles estavam então perto do lugar em que Elias praticara esse ato de justiça contra israelitas provocadores e insistiam em pedir fogo, do mesmo modo, contra aqueles samaritanos provocadores.
“Não, de modo algum; vós não sabeis de que espírito sois”, diz Cristo; isto é: (1.) “Vocês não consideram a que tipo de espírito os discípulos são chamados e quanto ele difere da dispensação do Antigo Testamento. Era bastante apropriado àquela dispensação de terror e da letra que Elias pedisse fogo; mas a dispensação do Espírito e da graça de modo algum permite isso.”
(2.) “Vocês não percebem que tipo de espírito os move nesta ocasião, nem como ele difere do de Elias: ele agiu por santo zelo; vocês, por paixão. Ele se preocupava com a glória de Deus; vocês, somente com a própria reputação.”
Deus julga as ações das pessoas por suas motivações, e seu julgamento corresponde à verdade.
IV. Isso se repete uma segunda vez; quem acreditaria? 1. Acazias envia novamente homens para prender Elias (v. 11), como se estivesse decidido a não se deixar vencer nem mesmo pela onipotência.
Os pecadores obstinados terão de ser convencidos e vencidos, por fim, pelo fogo do inferno, pois parece que o fogo do céu não os subjuga.
- Outro capitão se apresenta com seus cinquenta soldados e, em sua cegueira, tomado de raiva contra o profeta e de obediência cega ao rei, ousa encarregar-se de um serviço que foi fatal aos que se encarregaram dele antes.
Ele é tão insolente e autoritário quanto o anterior, e tem ainda mais pressa: não diz apenas “Desça tranquilamente e não resista”, mas, sem levar em conta o que aconteceu, diz: “Desça depressa e não perca tempo; os assuntos do rei exigem urgência. Desça, ou eu o farei descer.”
- Elias não cede, mas pede que outro relâmpago caia, e esse relâmpago imediatamente fulmina o capitão e seus cinquenta soldados no mesmo lugar. Quem peca como os outros deve esperar sofrer como eles; Deus é inflexivelmente justo.
V. O terceiro capitão se humilha e se entrega à misericórdia de Deus e de Elias. Não parece que Acazias tenha ordenado que ele fizesse isso.
O coração obstinado do rei continua tão duro quanto antes: ele não se importa com os terrores do Senhor, pouco se comove com as manifestações de sua ira e é tão pródigo com a vida de seus súditos que envia um terceiro homem com a mesma mensagem provocadora a Elias.
Mas o capitão aprendeu com o destino de seus antecessores, que talvez jazessem mortos diante de seus olhos. Em vez de intimar o profeta a descer, prostrou-se diante dele e implorou pela vida, tanto a sua quanto a de seus soldados, reconhecendo que mereciam o mal e que o profeta tinha poder (v. 13, 14): “Que minha vida seja preciosa aos teus olhos.”
Repare: não há nada a ganhar ao contender com Deus. Se queremos ter êxito junto dele, temos de suplicar; se não queremos cair diante de Deus, temos de nos curvar diante dele.
São sábios para o próprio bem os que aprendem a se submeter ao ver as consequências fatais da obstinação dos outros.
VI. Elias faz mais do que atender ao pedido desse terceiro capitão.
Deus não trata os que persistem em resistir-lhe com tamanha severidade a ponto de não estar igualmente pronto a mostrar misericórdia aos que se arrependem e se submetem a ele. Ninguém jamais descobriu que é inútil se entregar à misericórdia de Deus.
Esse capitão não apenas tem a vida poupada, como também pode alcançar o que pretendia: por ordem do anjo, Elias desce com ele até o rei, v. 15.
Assim, Elias mostra que antes se recusara a ir não por temer o rei ou a corte, mas porque não queria ser coagido de modo autoritário, o que diminuiria a honra de seu senhor. Ele honra seu ofício.
Ele vai corajosamente até o rei e lhe diz na cara (que ele receba a notícia como quiser) o que já lhe tinha mandado dizer (v. 16): que certamente morrerá em breve. Elias não atenua a sentença, nem por medo do desagrado do rei nem por pena de seu sofrimento. O Deus de Israel o condenou; que mande verificar se o deus de Ecrom poderá libertá-lo.
Acazias fica tão atordoado com essa mensagem, agora vinda da boca do próprio profeta, que nem ele nem os que estão à sua volta ousam fazer-lhe qualquer violência ou sequer insultá-lo. Mas Elias sai ileso daquela cova de leões, como Daniel. Quem pode prejudicar aqueles a quem Deus quer proteger?
Por fim, a predição se cumpre em poucos dias. Acazias morre (v. 17) e, como não deixa filhos, seu irmão Jeorão herda o reino. Seu pai reinou perversamente por vinte e dois anos; ele, por menos de dois.
Às vezes, os perversos vivem, envelhecem e até se tornam poderosos. Mas os que por isso prometem a si mesmos prosperidade na impiedade talvez descubram que estão enganados. Pois, como observa aqui o bispo Hall: “Alguns pecadores vivem muito para agravar seu julgamento; outros morrem cedo para apressá-lo.”
Mas é certo que o mal persegue os pecadores e, cedo ou tarde, os alcança; nem nada encherá mais depressa a medida do que a iniquidade composta de Acazias: honrar os oráculos do diabo e odiar os oráculos de Deus.