Matthew Henry

2 Reis 21

Argumento

Neste capítulo temos um relato breve, mas triste, dos reinados de dois reis de Judá: Manassés e Amom.

I. Tudo o que lemos aqui sobre Manassés é que: 1. Ele se entregou ao pecado, a toda espécie de maldade, idolatria e assassinato (vv. 1-9 e 16); 2. por isso, Deus o destinou à ruína e também destinou Jerusalém à ruína por causa dele (vv. 10-18). O livro de Crônicas relata as aflições de Manassés e seu arrependimento.

II. Sobre Amom, só nos dizem que viveu em pecado (vv. 19-22), morreu logo pela espada e deixou como sucessor o bom Josias (vv. 23-26). Esses dois reinados corromperam muito Jerusalém e a enfraqueceram, acelerando sua marcha para a destruição, que não tardaria.

Versículos 1 a 9

O Ímpio Reinado de Manassés. (a.C. 698.)

Como foram agradáveis nossas meditações sobre o reinado anterior! Quantas imagens alegres tivemos de Sião em sua glória, isto é, em pureza e triunfos, e do rei “em sua beleza” (pois Isaías 33:17 se refere a Ezequias). Como diz o versículo seguinte (Isaías 33:20), “Jerusalém, habitação tranquila”, pois era “uma cidade de justiça” (Isaías 1:26).

Mas agora temos diante de nós um trabalho triste, um terreno desagradável de percorrer, e não podemos deixar de avançar com dificuldade. “Como perdeu o brilho o ouro! Como mudou o ouro puro!” A beleza de Jerusalém foi manchada, e toda a sua glória e alegria se perderam.

Estes versículos descrevem um reinado que, em todos os aspectos, foi o contrário do anterior e, de certo modo, o arruinou.

I. Manassés começou a reinar ainda jovem. Tinha apenas doze anos quando subiu ao trono (v. 1); nasceu quando seu pai tinha cerca de quarenta e dois anos, três anos depois de adoecer.

Se Ezequias teve outros filhos antes, ou morreram ou foram deixados de lado por não parecerem promissores. Até então, não se conhecia nada de mau em Manassés e esperava-se que fosse bom; mas ele se tornou muito mau.

Talvez sua chegada tão jovem ao trono tenha contribuído para isso, embora isso de modo algum o desculpe: seu neto Josias chegou ao trono ainda mais novo e, mesmo assim, agiu bem.

Por ser jovem: 1. Ficou envaidecido com sua posição e orgulhoso dela. Pensava ser muito sábio por ser tão importante e se orgulhava de desfazer o que seu pai havia feito.

É comum que os inexperientes se encham de orgulho e, assim, caiam na condenação do diabo. 2. Era facilmente influenciado e desviado por sedutores que ficavam à espreita para enganá-lo.

Os que se opunham à reforma de Ezequias e continuavam apegados às antigas idolatrias o bajularam e conquistaram sua atenção; então usaram o poder dele como bem quiseram. Muitos se arruinaram ao receber cedo demais honras e bens.

II. Seu reinado foi longo, o mais longo de todos os reis de Judá: cinquenta e cinco anos. Foi o único reinado muito mau que durou tanto; o de Jorão durou apenas oito anos e o de Acaz, dezesseis.

Esperamos que, durante algum tempo no início do reinado de Manassés, os acontecimentos tenham continuado no rumo deixado por seu pai e que, no fim, após seu arrependimento, a religião tenha voltado a prosperar.

Sem dúvida, quando tudo estava no pior estado, Deus preservou um remanescente que manteve a integridade. Embora tenha reinado por muito tempo, parte desse período ele passou como prisioneiro na Babilônia.

Isso pode ser considerado uma redução desses anos, embora sejam incluídos na contagem, pois foi então que ele se arrependeu e começou a se reformar.

III. Seu reinado foi muito mau. 1. Em geral: (1.) Fez o que era mau aos olhos do Senhor e, tendo recebido boa educação, não podia deixar de saber que era mau (v. 2).

“Praticou muita maldade aos olhos do Senhor”, como se quisesse provocá-lo à ira (v. 6). (2.) Seguiu as abominações dos pagãos (v. 2) e fez como Acabe (v. 3), sem aprender com a destruição dos povos de Canaã nem da casa de Acabe por causa da idolatria.

Pelo contrário, fez mais mal do que os povos que o Senhor havia destruído (v. 9). Quando a descendência santa se corrompe, em geral se torna pior do que os mais ímpios.

  1. Mais especificamente: (1.) Reconstruiu os lugares altos que seu pai havia destruído (v. 3). Assim, pisoteou o pó de seu digno pai e insultou sua memória, embora soubesse quanto ele fora favorecido por Deus e honrado pelos homens.

É provável que concordasse com a opinião de Rabsaqué (2 Reis 18:22), de que Ezequias agira mal ao destruir aqueles lugares altos. Alegava agir para honrar a Deus e promover a edificação e a comodidade do povo ao reconstruí-los.

Começou por isso, mas passou a algo muito pior. (2.) Ergueu outros deuses: Baal e Astarote (que traduzimos por “bosque”) e todo o exército dos céus: o sol, a lua, os outros planetas e as constelações.

Adorou-os e serviu-lhes (v. 3); deu seus nomes às imagens que fez, prestou-lhes homenagem e pediu-lhes ajuda. Também construiu altares para eles (v. 5) e, sem dúvida, ofereceu sacrifícios nesses altares.

(3.) Fez seu filho passar pelo fogo, consagrando-o como devoto de Moloque, em desprezo ao selo da circuncisão, pelo qual havia sido dedicado a Deus.

(4.) Fez do diabo seu oráculo e, em desprezo tanto ao Urim quanto à profecia, praticou encantamentos e consultou espíritos familiares (v. 6), como Saul.

Os conjuradores e adivinhos — que alegavam prever o futuro por meio das estrelas ou das nuvens, de dias de sorte e de azar, de bons e maus presságios, do voo das aves ou das entranhas dos animais — eram homens importantes para ele, seus íntimos e confidentes.

Suas práticas agradavam à imaginação de Manassés e conquistavam sua confiança; as decisões de Manassés eram orientadas por eles. (5.) Mais adiante (v. 16), vemos que derramou muito sangue inocente para satisfazer a própria paixão e se vingar.

Talvez alguns tenham sido assassinados às escondidas; outros, eliminados sob a aparência da lei. Provavelmente, muito do sangue que derramou foi o de pessoas que se opunham à idolatria e davam testemunho contra ela, recusando-se a se ajoelhar diante de Baal.

De modo particular, Jerusalém é acusada do sangue dos profetas, e é provável que Manassés tenha mandado matar muitos deles. Segundo a tradição dos judeus, ele mandou serrar o profeta Isaías ao meio; muitos pensam que o apóstolo se refere a isso em Hebreus 11:37, quando fala dos que sofreram assim.

  1. Mencionam-se aqui três agravantes da idolatria de Manassés: (1.) Ele colocou imagens e altares na casa do Senhor (v. 4), nos dois pátios do templo (v. 5), na própria casa da qual Deus havia dito a Salomão: “Aqui porei o meu nome” (v. 7).

Assim, desafiou Deus cara a cara e o afrontou descaradamente, instalando rivais diante dos olhos dele, como se não temesse sua ira nem se envergonhasse da própria insensatez e maldade.

Desse modo, profanou o que havia sido consagrado a Deus; na prática, expulsou Deus de sua própria casa e entregou-a aos rebeldes. Quando os fiéis vinham ao lugar que Deus havia designado para adorá-lo, encontravam outros deuses prontos para receber suas ofertas, para grande tristeza e pavor deles.

Deus havia dito que ali registraria seu nome e ali o colocaria para sempre; e assim seu nome fora preservado, enquanto os altares idólatras eram mantidos à distância.

Mas Manassés, ao levá-los para a casa de Deus, fez o que pôde para mudar o domínio da casa e para que o nome do Deus de Israel deixasse de ser lembrado.

(2.) Com isso, desprezou profundamente a palavra de Deus e sua aliança com Israel. Observe o favor que Deus havia mostrado àquele povo ao colocar seu nome entre eles, a bondade que pretendia lhes fazer ao nunca tirá-los daquela boa terra e o que razoavelmente esperava deles: “somente se observassem e cumprissem tudo o que lhes ordenei” (v. 7, 8).

Nesses termos favoráveis Israel vivia com Deus e tinha uma perspectiva de felicidade tão boa quanto qualquer povo poderia ter; contudo, não deram ouvidos (v. 9). Não quiseram permanecer junto de Deus, nem por seus preceitos nem por suas promessas; rejeitaram ambos.

(3.) Com isso, seduziu o povo de Deus, corrompeu-o e o arrastou à idolatria (v. 9). Manassés fez Judá pecar (v. 11), assim como Jeroboão fez Israel pecar.

Seu próprio exemplo bastou para corromper a maioria irrefletida, que fazia o mesmo que o rei, certo ou errado. Todos os que buscavam cargos imitavam a corte; outros achavam mais seguro concordar, com medo de transformar o rei em inimigo.

Assim, por um caminho ou por outro, a cidade santa se tornou prostituta, e Manassés a transformou nisso. Os que não apenas são maus, mas também ajudam outros a se tornarem maus, terão de prestar muitas contas.

Versículos 10 a 18

A Ruína de Manassés Anunciada. (a.C. 643.)

Aqui se lê a condenação de Judá e Jerusalém, e ela é pesada. Primeiro os profetas foram enviados para lhes ensinar o conhecimento de Deus, lembrá-los de seu dever e orientá-los a cumpri-lo.

Se não conseguissem isso, sua tarefa seguinte era censurá-los por seus pecados e pôr os pecados diante de seus olhos, para que se arrependessem, se reformassem e voltassem ao dever.

Se também não conseguissem isso, mas os pecadores continuassem obstinados, sua tarefa seguinte era anunciar os juízos de Deus.

Anunciavam os juízos para que o terror deles despertasse o arrependimento dos que não reconheciam as obrigações do amor de Deus; ou para que seu cumprimento, no devido tempo, demonstrasse que os profetas que os predisseram haviam sido enviados por Deus.

Os profetas foram designados juízes daqueles que se recusavam a ouvi-los e aceitá-los como mestres. Temos aqui:

I. A acusação do crime que fundamenta o juízo (v. 11). O próprio Manassés praticou o mal, embora conhecesse o que era melhor. Chegou a justificar os amorreus, cujo exemplo seguiu, superando-os em impiedade.

Também corrompeu o povo de Deus: ensinou-o a pecar e o obrigou a pecar. Além disso — e isso já era bastante mau —, encheu Jerusalém de sangue inocente (v. 16), multiplicou os assassinatos por todos os cantos da cidade e encheu até a borda a medida da culpa de Jerusalém pelo derramamento de sangue (Mateus 23:32).

Tudo isso atentava contra a coroa e a dignidade do Rei dos reis, contra a paz de seu reino e contra as leis estabelecidas para esses casos.

II. A previsão do juízo que Deus lhes traria por isso:

Fizeram o mal e, por isso, estou trazendo o mal sobre eles (v. 12); o juízo virá e não está longe.

  1. Seria terrível e assombroso; só de ouvi-lo, os ouvidos das pessoas tiniriam (v. 12), isto é, seus corações tremeriam. Faria grande alarde no mundo e provocaria muitas especulações.

  2. Assim como Jerusalém havia copiado os pecados de Samaria e da casa de Acabe, seu juízo seria copiado do deles (v. 13). Quando Deus pusesse a retidão como linha, a linha seria a de Samaria, medindo para Jerusalém o que coube a Samaria.

Quando pusesse o juízo como prumo, seria o prumo da casa de Acabe, traçando para Jerusalém a mesma ruína a que aquela família miserável fora condenada. Veja Isaías 28:17.

Repare: os que se parecem com outros e os imitam em seus pecados devem esperar o mesmo destino que eles tiveram.

  1. Seria uma destruição completa: Eu a limparei como alguém limpa um prato. Isso indica: (1.) Tudo ficaria em desordem e seu estado seria subvertido; tudo seria virado de cabeça para baixo, e todos os seus alicerces, desarranjados.

(2.) A cidade ficaria vazia de seus habitantes, que eram sua sujeira, assim como se esvazia um prato ao limpá-lo: “Todos serão levados cativos; a terra gozará seus sábados e ficará de lado, como um prato quando é limpo.” Veja a comparação com a panela fervente, não muito diferente desta, em Ezequiel 24:1-14.

(3.) Ainda assim, o propósito seria purificar Jerusalém, não destruí-la. O prato não seria jogado fora, quebrado em pedaços nem derretido; apenas limpo. O resultado seria primeiro retirar os pecadores e, depois, o pecado.

  1. Por isso seriam destruídos: porque seriam abandonados (v. 14): “Abandonarei o remanescente da minha herança.” Os que abandonam Deus são justamente abandonados por ele; e ele nunca abandona ninguém antes que essa pessoa o abandone.

Mas, quando Deus abandona um povo, sua defesa se retira e ele se torna presa fácil para todos os inimigos. Aqui, o pecado é apresentado como o princípio e o fim de suas desgraças.

(1.) A antiga culpa foi lembrada, como aquilo que começou a encher a medida (v. 15): Eles me provocaram à ira desde a concepção e o nascimento como povo, desde o dia em que seus pais saíram do Egito.

Os homens daquela geração, seguindo os passos de seus pais, são justamente responsabilizados pelos pecados deles. (2.) A culpa pelo sangue derramado foi o que encheu a medida (v. 16). Nada clama mais alto nem traz vingança mais severa do que isso.

É tudo o que temos aqui sobre Manassés: ele é declarado culpado e condenado. Esperamos ler no livro de Crônicas sobre seu arrependimento e sua aceitação por Deus.

Por ora, precisamos nos contentar com apenas um indício de seu arrependimento — pois estamos dispostos a entendê-lo assim: provavelmente por ordem dele, foi sepultado no jardim de sua própria casa (v. 18).

Tendo sido verdadeiramente humilhado por seus pecados, julgava-se indigno de ser chamado filho, filho de Davi, e, portanto, indigno até mesmo de ser sepultado no túmulo de seus pais. Os que se arrependem de verdade assumem a vergonha, não a honra.

Mas, tendo perdido a reputação de inocente, a reputação de penitente era o melhor que ainda podia alcançar. É melhor e mais honroso um pecador morrer arrependido e ser sepultado num jardim do que morrer impenitente e ser sepultado numa abadia.

Versículos 19 a 25

O Reinado e a Morte de Amom. (a.C. 643.)

Aqui temos um breve relato do reinado breve e inglório de Amom, filho de Manassés. Não se sabe se Manassés, em seu zelo cego e grosseiro pelos ídolos, sacrificou os outros filhos, ou se, depois de dedicados aos ídolos dele, foram rejeitados pelo povo.

O fato é que seu sucessor foi um filho que só nasceu quando Manassés tinha quarenta e cinco anos.

Sobre Amom, somos informados: 1. Seu reinado foi muito mau. Abandonou o Deus de seus pais (v. 22), desobedeceu aos mandamentos dados a seus pais, rejeitou a aliança feita com eles e não andou no caminho do Senhor; ao contrário, seguiu todo o caminho de seu pai (v. 20, 21).

Seguiu os passos da idolatria de Manassés e restaurou aquilo que seu pai havia eliminado no fim da vida. Repare: os que dão maus exemplos, embora possam se arrepender, ainda assim não podem ter certeza de que aqueles que levaram ao pecado por seu exemplo também se arrependerão; muitas vezes acontece o contrário.

  1. Seu fim foi muito trágico. Como ele havia se rebelado contra Deus, seus próprios servos conspiraram contra ele e o mataram, provavelmente por algum ressentimento pessoal. Reinara apenas dois anos (v. 23).

Seus servos, que deveriam protegê-lo, o assassinaram; sua própria casa, que deveria ser seu castelo de defesa, tornou-se o lugar de sua execução. Ele havia profanado a casa de Deus com seus ídolos, e agora Deus permitiu que sua própria casa fosse profanada com o sangue dele.

Por mais injustos que fossem os que fizeram isso, Deus foi justo ao permitir que acontecesse. Então, por meio de seus representantes, os habitantes da terra fizeram duas coisas: (1.) Fizeram justiça contra os traidores que haviam matado o rei e os executaram.

Embora fosse um mau rei, era o rei deles, e cabia-lhes, por lealdade, vingar sua morte. Assim, livraram-se da suspeita de ter participado do crime e fizeram o que lhes cabia para impedir que outros praticassem atrocidades semelhantes.

(2.) Eles também fizeram um favor a si mesmos ao colocar no trono, em seu lugar, Josias, filho de Amom. É provável que os conspiradores planejassem afastá-lo, mas eles o apoiaram e o estabeleceram no trono, talvez encorajados pelos sinais de boa disposição que ele dava mesmo na infância.

Foi uma mudança feliz: de um dos piores para um dos melhores reis de Judá. “Mais uma vez”, diz Deus, “serão submetidos à prova de uma reforma; se ela der certo, muito bem; se não, depois disso os derrubarei.”

Amom foi sepultado no mesmo jardim em que seu pai também fora sepultado (v. 26). Se o pai se submeteu a essa humilhação, os habitantes da terra submeterão o filho a ela.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra