2 Reis 17
Argumento
Este capítulo nos apresenta o relato do cativeiro das dez tribos e, assim, encerra a história daquele reino, que existiu por cerca de 265 anos desde que Jeroboão, filho de Nebate, o estabeleceu.
Nele temos: I. uma breve narrativa dessa destruição (vv. 1-6); II. comentários a respeito dela e suas causas, que mostram a justiça de Deus e servem de advertência a outros (vv. 7-23); III. um relato das nações que sucederam Israel na posse de sua terra e da religião mestiça estabelecida entre elas (vv. 24-41).
Versículos 1 a 6
Samaria Sitiada pelos Assírios; Israel Subjugado pela Assíria. (a.C. 730.)
Temos aqui o reinado e a ruína de Oseias, o último dos reis de Israel. A respeito dele, observe:
I. Embora tenha tomado a coroa por traição e assassinato (como lemos em 2 Reis 15:30), ainda assim só assumiu o trono sete ou oito anos depois. Ele matou Peca no quarto ano de Acaz, mas só começou a reinar no décimo segundo ano de Acaz (v. 1). Não se sabe se foi o rei da Assíria, o rei de Judá ou alguns de seu próprio povo que o manteve afastado, por tanto tempo, do trono que ambicionava.
Suas más ações foram justamente castigadas dessa maneira, e assim se cumpriu a palavra do profeta (Oseias 10:3): “Agora dirão: ‘Não temos rei, porque não tememos ao Senhor.’”
II. Embora fosse mau, ainda assim não era tão mau quanto os reis anteriores de Israel (v. 2); não se dedicava tanto aos bezerros. Segundo os judeus, um deles — o de Dã — já havia sido levado pelo rei da Assíria na expedição de 2 Reis 15:29. Talvez o profeta se refira a isso: “O teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou” (Oseias 8:5), e por isso Oseias confiava menos no outro.
Alguns dizem que Oseias revogou o embargo imposto pelos reis anteriores, que proibiam seus súditos de subir a Jerusalém para adorar; ele permitia que fossem os que assim desejassem. Mas o que devemos pensar desta providência: a destruição do reino de Israel veio durante o reinado de um de seus melhores reis? Os teus juízos, ó Deus, são um grande abismo.
Com isso, Deus mostraria que, ao trazer aquela ruína sobre eles, tinha o propósito de punir: 1. Não apenas os pecados daquela geração, mas também os das gerações anteriores, cobrando as iniquidades de seus pais, que por muito tempo haviam enchido a medida e acumulado ira para aquele dia de ira.
- Não apenas os pecados dos reis, mas também os do povo. Se Oseias não era tão mau quanto os reis anteriores, o povo era tão mau quanto os que vieram antes. E agravava sua culpa e apressava sua ruína o fato de o rei não lhes dar exemplo tão ruim quanto os anteriores nem impedir que se reformassem.
Ele lhes permitiu fazer o que era melhor, mas eles continuaram tão maus quanto antes; assim, a culpa pelo pecado e pela ruína recaiu inteiramente sobre eles.
III. A destruição veio aos poucos. Por algum tempo, eles foram tributários do rei da Assíria antes de se tornarem seus cativos (v. 3). Se aquele castigo menor os tivesse levado à humilhação e à reforma, o maior teria sido evitado.
IV. Eles atraíram a ruína por recorrerem a meios tortuosos para se livrar do jugo do rei da Assíria (v. 4). Se o rei e o povo de Israel tivessem recorrido a Deus, feito as pazes com ele e lhe dirigido suas orações, poderiam ter recuperado a liberdade, o sossego e a honra.
Mas deixaram de pagar o tributo e confiaram que o rei do Egito os ajudaria na revolta. Mesmo que ela tivesse dado certo, isso apenas teria trocado seus opressores. O Egito se tornou para eles um bordão de cana quebrada. Isso levou o rei da Assíria a atacá-los com ainda mais severidade. Quem luta contra a rede só consegue se enredar ainda mais.
V. A destruição que lhes sobreveio foi completa. 1. O rei de Israel foi feito prisioneiro, encarcerado e acorrentado; é provável que o tenham capturado de surpresa, antes do cerco a Samaria.
A terra de Israel foi saqueada. O exército do rei da Assíria percorreu toda a terra, tomou posse dela (v. 5) e tratou o povo como traidor, a ser punido pela espada da justiça, não como inimigo legítimo.
A cidade real de Israel foi sitiada e, por fim, tomada. Ela resistiu por três anos depois da conquista do país. Sem dúvida, houve muito sofrimento nesse período, que não foi relatado em detalhe.
A brevidade do relato e a pouca atenção dada ao episódio, a meu ver, indicam que Deus os havia abandonado e já não se importava com a aflição de Israel como antes.
- O povo de Israel foi levado cativo para a Assíria (v. 6). A maioria, isto é, os que tinham alguma importância, foi obrigada a ir para a terra do conquistador, para ali viver como escravos e mendigos.
(1.) Assim, ele teve por bem exercer domínio sobre eles e mostrar que estavam inteiramente à sua disposição. (2.) Ao privá-los de seus bens e propriedades, tanto imóveis quanto móveis, e expô-los a todas as dificuldades e humilhações de uma mudança para um país estrangeiro, sob o poder de um exército despótico, castigou-os por sua rebelião e tentativa de se livrar de seu jugo.
(3.) Assim, impediu eficazmente futuras tentativas e garantiu para si o domínio sobre o país. (4.) Assim, obteve o benefício do serviço deles em seu próprio país, como o faraó havia obtido o de seus pais. Esse povo indigno se perdeu nas mesmas condições em que fora encontrado e terminou como começou: em servidão e sob opressão.
(5.) Assim, abriu espaço para que se estabelecessem numa boa terra os habitantes de seu próprio país que tinham pouco e pouco que fazer em casa, numa terra que manava leite e mel. De todas essas maneiras, ele se beneficiou do cativeiro das dez tribos.
Aqui nos dizem em que lugares de seu reino ele as estabeleceu: em Hala e Habor, que, podemos supor, ficavam muito distantes um do outro, para que elas não mantivessem contato, não se reunissem novamente nem se tornassem uma ameaça.
Temos razão para pensar que, depois de algum tempo, elas se misturaram tanto com as nações que desapareceram, e o nome de Israel deixou de ser lembrado. Os que se esqueceram de Deus foram esquecidos; os que procuraram ser como as nações foram sepultados entre elas; e os que não quiseram servir a Deus em sua própria terra foram obrigados a servir a seus inimigos numa terra estrangeira.
É provável que os homens de posição e posses tenham sido levados cativos, enquanto muitos dos mais humildes ficaram para trás. Muitos de todas as tribos foram para Judá ou se sujeitaram às colônias assírias; seus descendentes se tornaram galileus ou samaritanos.
Assim terminou Israel como nação. Tornaram-se Lo-Ami, “não um povo”, e Lo-Ruama, “não compadecida”. Canaã os vomitou. Quem teria imaginado, ao ler sobre sua entrada sob Oseias, filho de Num, que sua saída seria assim, sob Oseias, filho de Elá?
Do mesmo modo, a glória de Roma sob Augusto desmoronou, muitas eras depois, sob Augústulo. A providência ordenou que a honra das dez tribos fosse eclipsada para que brilhasse ainda mais a honra de Judá, a tribo real, e de Levi, a tribo santa, que permaneceram.
Contudo, encontramos um número selado de cada uma das doze tribos (Apocalipse 7), exceto Dã. Tiago escreve às doze tribos dispersas (Tiago 1:1), e Paulo fala das doze tribos que servem a Deus continuamente, dia e noite (Atos 26:7).
Assim, embora nunca leiamos sobre os que foram levados cativos, nem tenhamos razão para acreditar na conjectura de alguns — de que ainda constituem um povo distinto em algum recanto remoto do mundo —, ainda assim um remanescente escapou e preservou o nome de Israel até que ele passou a designar a igreja do evangelho, o Israel espiritual, no qual permanecerá para sempre (Gálatas 6:16).
Versículos 7 a 23
A Maldade de Israel. (a.C. 730.)
Embora a destruição do reino das dez tribos tenha sido relatada brevemente, nosso historiador comenta o episódio em detalhe nestes versículos e apresenta suas razões. Não as busca nas causas secundárias — a fraqueza de Israel, sua administração imprudente e a força e o crescente poder do monarca assírio —, pois deixa tudo isso de lado; busca-as apenas na Causa Primeira.
Observe: 1. Foi o Senhor quem tirou Israel da sua presença; quaisquer que fossem os instrumentos, ele foi o autor dessa calamidade. Foi uma destruição vinda do Todo-Poderoso; o assírio era apenas a vara da sua ira (Isaías 10:5).
Foi o Senhor quem rejeitou a descendência de Israel; do contrário, os inimigos não poderiam tê-los capturado (v. 20). “Quem entregou Jacó por despojo e Israel aos saqueadores? Não foi o Senhor?” (Isaías 42:24).
Perdemos o benefício dos juízos nacionais se não reconhecemos neles a mão de Deus e o cumprimento das Escrituras, algo que também é observado aqui (v. 23): o Senhor tirou Israel do seu favor e da sua própria terra, como havia anunciado por meio de todos os seus servos, os profetas.
Antes passarão o céu e a terra do que cair por terra um só jota da palavra de Deus. Quando comparamos a palavra de Deus com suas obras, descobrimos que elas não apenas concordam, mas também esclarecem uma à outra.
Mas por que Deus destruiria um povo que havia sido formado e estabelecido, como Israel, por meio de milagres e oráculos? Por que desfaria aquilo que ele mesmo havia feito a um custo tão grande? Seria um simples ato de soberania? Não; foi um ato de justiça necessária.
- Eles o provocaram a fazer isso por sua maldade. Foi obra de Deus? Pelo contrário, foi obra deles; com sua conduta e suas ações, trouxeram tudo aquilo sobre si mesmos, e sua própria maldade os corrigiu.
O historiador sagrado mostra isso em detalhe, para que fique claro que Deus não lhes fez injustiça e para que outros ouçam e temam. Venham ver o que causou todo esse dano, que quebrou o poder deles e lançou sua honra ao pó: foi o pecado; só ele os separou de Deus.
Aqui, isso é exposto de modo muito comovente como a causa de todas as desolações de Israel. Ele mostra:
I. O que Deus havia feito por Israel, para levá-los a servi-lo. 1. Deu-lhes liberdade (v. 7): tirou-os do domínio do faraó que os oprimia, afirmou sua liberdade (“Israel é meu filho”) e os libertou com mão poderosa.
Por isso, tinham o dever e a gratidão de servi-lo, pois ele havia rompido seus grilhões. Aquele que os resgatou das mãos do rei do Egito não se contraditaria a ponto de entregá-los às mãos do rei da Assíria, se eles, por sua iniquidade, não tivessem traído a liberdade e se vendido.
- Deu-lhes a sua lei e foi ele mesmo o seu rei. Eles estavam diretamente sob um governo divino. Não podiam alegar ignorância do bem e do mal, do pecado e do dever, pois Deus os havia advertido especificamente contra essas mesmas coisas que agora os acusa de praticar (v. 15): não deveriam agir como os pagãos.
Tampouco podiam duvidar de que tinham a obrigação de observar as leis que são acusados de rejeitar, pois eram mandamentos e estatutos do Senhor, seu Deus (v. 13); não havia margem para discutir se deveriam guardá-los. Deus não havia tratado assim as outras nações (Salmos 147:19-20).
- Deu-lhes a terra, expulsando os pagãos da presença deles para lhes abrir espaço (v. 8). A expulsão daqueles povos por causa de sua idolatria foi uma advertência tão clara quanto se poderia dar a Israel para que não agisse como eles.
II. O que eles fizeram contra Deus, apesar dessas obrigações que ele lhes havia imposto. 1. Em geral, pecaram contra o Senhor, seu Deus (v. 7), e fizeram o que não era correto (v. 9), mas às escondidas.
Estavam tão apegados às suas práticas más que, quando não podiam praticá-las em público, por vergonha ou por medo, faziam-no secretamente. Isso mostrava seu ateísmo: pensavam que Deus não via o que faziam às escondidas e que não seriam chamados a prestar contas.
Além disso, praticavam maldades em oposição tão direta à lei divina que pareciam feitas de propósito para provocar a ira do Senhor (v. 11), em desprezo à autoridade dele e desafio à sua justiça.
Rejeitaram os estatutos e a aliança de Deus (v. 15); não quiseram se submeter nem a seus mandamentos nem ao compromisso que eles próprios haviam assumido na aliança. Desfizeram-se das obrigações de ambos e, por isso, Deus os rejeitou com justiça (v. 20). Veja Oseias 4:6.
Abandonaram todos os mandamentos do Senhor, seu Deus (v. 16); deixaram o caminho e a obra que esses mandamentos lhes prescreviam e para os quais os orientavam.
Ou melhor, por fim, venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor. Isto é, entregaram-se inteiramente ao pecado, como escravos ao serviço daqueles a quem são vendidos. Ao persistirem obstinadamente no pecado, endureceram o próprio coração, até que se tornou moralmente impossível se recuperarem, como quem vendeu a própria liberdade e já não pode reavê-la.
- Em particular. Sem dúvida, eram culpados de muitas imoralidades e violavam todos os mandamentos da segunda tábua; ainda assim, o único pecado especificado aqui é a idolatria.
Era o pecado que mais facilmente os enredava e, de todos, o que mais provocava a Deus. Era adultério espiritual, que rompia a aliança matrimonial e abria a porta para todas as outras maldades. Por isso, é mencionado repetidamente como o pecado que os arruinou.
(1.) Temeram outros deuses (v. 7), isto é, adoraram-nos e lhes prestaram homenagem, como se temessem o desagrado deles. (2.) Seguiram os estatutos dos pagãos, contrários aos estatutos de Deus (v. 8); fizeram como os pagãos (v. 11) e seguiram os povos ao redor (v. 15).
Assim, prostituíram a honra de serem um povo separado e frustraram o propósito de Deus para eles: que fossem distintos dos pagãos. Os que haviam sido ensinados por Deus precisavam ir à escola dos pagãos? Os que pertenciam a Deus deveriam tomar por modelo as nações que ele havia abandonado?
(3.) Seguiram os estatutos dos reis idólatras de Israel (v. 8), todos os pecados de Jeroboão (v. 22). Quando seus reis tomaram para si o poder de alterar e acrescentar às instituições divinas, o povo se submeteu e pensou que a ordem dos reis os justificaria por desobedecer à ordem de Deus.
(4.) Construíram para si lugares altos em todas as cidades (v. 9). Se num lugar houvesse apenas a torre dos vigias — uma torre no campo, sem muralhas, que servia de abrigo aos guardas em momentos de perigo —, ou apenas uma cabana de pastores, ela precisava ser honrada com um lugar alto e um altar.
Se houvesse uma cidade fortificada, era preciso fortificá-la ainda mais com um lugar alto. Depois de abandonar o único lugar de Deus, não havia fim para os lugares altos, onde cada um seguia sua própria fantasia e dirigia sua devoção ao deus que bem entendesse.
Com isso, as coisas sagradas foram profanadas e tratadas como comuns; seus altares se tornaram “montões nos sulcos do campo” (Oseias 12:11).
(5.) Ergueram imagens e bosques sagrados — aserins (alguns pensam que o termo, traduzido aqui como bosques sagrados, deveria ser entendido como imagens de madeira) ou astarotes (segundo outros) —, em oposição direta ao segundo mandamento (v. 10). Serviram aos ídolos (v. 12), obras de suas próprias mãos e criações da própria imaginação, embora Deus os tivesse advertido especificamente contra isso.
(6.) Queimaram incenso em todos os lugares altos, em honra a deuses estrangeiros, o que desonrava o Deus verdadeiro (v. 11). (7.) Seguiram a vaidade. Os ídolos são chamados assim porque não podem fazer bem nem mal; são as coisas mais insignificantes que existem.
Os que os adoravam se tornaram semelhantes a eles e, por isso, fúteis e inúteis (v. 16): fúteis em sua devoção, que era grosseira e ridícula, e fúteis também em toda a sua conduta.
(8.) Além das imagens de metal fundido, os dois bezerros, adoraram todo o exército dos céus — o sol, a lua e as estrelas. Isso não se refere ao exército celestial dos anjos; eles não conseguiam ir tão além das coisas perceptíveis pelos sentidos a ponto de pensar neles.
Além disso, serviram a Baal, os heróis dos gentios divinizados (v. 16). (9.) Fizeram seus filhos passar pelo fogo, como sinal de que os dedicavam a seus ídolos. (10.) Praticaram adivinhações e encantamentos para receber instruções dos deuses a quem prestavam culto.
III. Os meios que Deus empregou para afastá-los da idolatria e o pouco resultado que tiveram. Deus testemunhou contra eles: por meio de todos os profetas e videntes — nome pelo qual os profetas eram chamados antigamente —, mostrou-lhes seus pecados, advertiu-os de suas consequências fatais e insistiu para que abandonassem seus maus caminhos (v. 13).
Lemos sobre profetas em maior ou menor número durante cada reinado. Embora tivessem abandonado a família sacerdotal de Deus, ele não os deixou sem uma sucessão de profetas, cuja tarefa era ensiná-los o bom conhecimento do Senhor. Mas tudo foi em vão (v. 14): eles não quiseram ouvir; endureceram o pescoço, persistiram na idolatria e seguiram o exemplo de seus pais.
Estes não quiseram se curvar ao jugo de Deus porque não acreditavam nele: não aceitavam suas verdades nem se arriscavam a confiar em suas promessas. Parece ser uma referência aos antepassados no deserto. O mesmo pecado que os impediu de entrar em Canaã expulsou estes da terra: a incredulidade.
IV. Como Deus os castigou por seus pecados. Ele ficou muito irado com eles (v. 18), pois, no que diz respeito à sua adoração, é um Deus zeloso e nada o ofende mais profundamente do que dar a uma criatura a honra que cabe somente a ele.
Ele os afligiu (v. 20) e os entregou nas mãos de saqueadores, nos dias dos juízes, de Saul e, depois, durante o reinado da maioria de seus reis, para ver se os juízos de Deus os despertariam para considerar e corrigir seus caminhos.
Mas, como essas correções não conseguiram expulsar a insensatez, Deus primeiro separou Israel da casa de Davi, sob a qual poderia ter sido feliz. Isso enfraqueceu Judá e corrompeu Israel, pois fizeram rei a um homem que os afastou do Senhor e os levou a cometer um grande pecado (v. 21).
Esse foi um juízo nacional, o castigo por suas idolatrias anteriores. Por fim, Deus os tirou completamente da sua presença (v. 18, 23), sem lhes dar esperança de voltar do cativeiro.
Por último, em meio a tudo isso, há uma acusação contra Judá (v. 19): Judá também não guardou os mandamentos de Deus; embora ainda não fosse tão mau quanto Israel, ainda assim seguiu os estatutos de Israel; e agravava o pecado de Israel o fato de ter espalhado sua corrupção em Judá. Veja Ezequiel 23:11.
Os que introduzem o pecado num país ou numa família levam para lá uma praga e terão de responder por todo o dano que vier depois.
Versículos 24 a 41
A Idolatria dos Samaritanos. (a.C. 720.)
Como dizemos, nunca se perdeu uma terra por falta de herdeiro. Quando Israel foi expulso de Canaã, o rei da Assíria logo transferiu para lá excedentes de sua população, gente de que podia abrir mão. Eles seriam servos do rei e senhores dos israelitas restantes. Este relato nos permite despedir-nos de Samaria e dos israelitas levados cativos para a Assíria.
I. Sobre os assírios que foram trazidos para a terra de Israel, somos informados: 1. Eles tomaram Samaria e habitaram suas cidades (v. 24). É comum que as terras troquem de donos, mas é triste que a terra santa se torne outra vez uma terra pagã. Veja o que o pecado faz.
- Logo que chegaram, Deus enviou leões contra eles. Provavelmente, não eram numerosos o bastante para povoar o país, o que fez os animais selvagens se multiplicarem contra eles (Êxodo 23:29).
Mas, além dessa causa natural, houve uma intervenção evidente de Deus, Senhor dos Exércitos e de todas as criaturas, que pode realizar seus propósitos por meio das criaturas que quiser, pequenas ou grandes, piolhos ou leões.
Deus lhes deu essa recepção áspera para conter seu orgulho e insolência e mostrar-lhes que, embora tivessem conquistado Israel, o Deus de Israel tinha poder suficiente para lidar com eles.
Poderia ter impedido que se estabelecessem ali, pondo os leões a serviço de Israel. Permitiu que se estabelecessem, não por causa da justiça deles, mas da maldade do seu próprio povo; agora, eles estavam sob sua visitação.
Em sua própria terra, viveram sem Deus e não foram atormentados por leões; mas, se viverem assim nesta terra, correrão perigo. 3. Eles enviaram ao rei, seu senhor, uma queixa desse problema.
É provável que tenham relatado as perdas que a colônia recém-estabelecida sofreu por causa dos leões e o medo constante que sentiam deles. Também disseram que consideravam aquilo um castigo por não adorarem o Deus da terra, o que não podiam fazer porque não sabiam como (v. 26).
O Deus de Israel era Deus de todo o mundo, mas eles o chamavam, por ignorância, de Deus daquela terra; julgavam, portanto, estar ao alcance dele e precisavam ficar em bons termos com ele.
Com isso, envergonharam os israelitas, que não estavam tão dispostos quanto eles a ouvir a voz dos juízos de Deus. Os israelitas não haviam servido ao Deus daquela terra, embora ele fosse o Deus de seus pais e seu grande benfeitor, e eles fossem bem instruídos sobre como adorá-lo.
Os assírios pediram para aprender aquilo que os israelitas odiavam aprender. 4. O rei da Assíria tomou providências para que lhes ensinassem o modo de adorar o Deus da terra (vv. 27-28), não por afeição a esse Deus, mas para livrar seus súditos dos leões.
Com esse propósito, mandou de volta um dos sacerdotes levados cativos. Um profeta lhes teria feito melhor, pois aquele era apenas um dos sacerdotes dos bezerros; por isso, escolheu morar em Betel, por ser um lugar que conhecia de outros tempos.
Embora talvez os ensinasse a fazer melhor do que antes, dificilmente os ensinaria a fazer o que era certo, a menos que ensinasse seu próprio povo melhor. Mesmo assim, foi morar entre eles para lhes ensinar como deviam temer o Senhor.
Não se sabe se os ensinou com base no livro da lei ou apenas oralmente. 5. Depois de receberem esse ensino, criaram uma religião mestiça: adoravam o Deus de Israel por medo e os próprios ídolos por amor (v. 33): temiam o Senhor, mas serviam a seus próprios deuses.
Todos concordaram em adorar o Deus da terra segundo aquele modo e em observar as festas e os ritos judaicos de sacrifício. Mas cada nação também fez seus próprios deuses, não só para uso particular em suas casas, mas para colocá-los nos santuários de seus lugares altos (v. 29).
Os ídolos de cada país são aqui mencionados (vv. 30-31). Os estudiosos não conseguem determinar o significado de vários desses nomes nem concordam sobre as representações usadas para adorar esses deuses.
Se podemos confiar nas tradições dos doutores judeus, eles dizem que Sucote-Benote era representado por uma galinha com pintinhos; Nergal, por um galo; Asima, por uma cabra de pelo liso; Nibaz, por um cão; Tartaque, por um jumento; Adrameleque, por um pavão; e Anameleque, por um faisão.
Os nossos estudiosos nos dizem, com maior probabilidade, que Sucote-Benote (que significa “tendas das filhas”) era Vênus. Nergal, adorado pelos cutitas, ou persas, era o fogo; Adrameleque e Anameleque eram apenas distinções de Moloque.
Veja como os idólatras eram fúteis em seus pensamentos e espante-se com sua insensatez. Nossa própria ignorância sobre esses ídolos nos ensina o cumprimento da palavra de Deus: todos esses falsos deuses desapareceriam (Jeremias 10:11). Estão todos sepultados no esquecimento, enquanto o nome do Deus verdadeiro permanecerá para sempre.
- Diz-se aqui que essa superstição misturada continuou até aquele tempo (v. 41), isto é, até quando o livro foi escrito e por muito tempo depois; ao todo, por mais de trezentos anos, até a época de Alexandre, o Grande.
Então Manassés, irmão de Jadua, o sumo sacerdote dos judeus, casou-se com a filha de Sambalate, governador dos samaritanos, passou para o lado deles, obteve de Alexandre permissão para construir um templo no monte Gerizim, atraiu para si muitos judeus e convenceu os samaritanos a abandonar todos os seus ídolos e adorar somente o Deus de Israel.
Ainda assim, a adoração deles estava tão misturada com superstição que nosso Salvador lhes disse que não sabiam o que adoravam (João 4:22).
II. Sobre os israelitas que foram levados para a terra da Assíria. O historiador tem motivo para falar deles (v. 22): seus sucessores na terra fizeram como eles haviam feito — seguiram o costume das nações que os assírios haviam levado para lá — e adoraram tanto o Deus de Israel como os outros deuses.
Mas o que fizeram os cativos na terra de sua aflição? Corrigiram-se e se arrependeram por causa de seus sofrimentos? Não. Continuaram agindo como antes (v. 34).
Quando, mais tarde, as duas tribos foram levadas para a Babilônia, foram curadas da idolatria e, por isso, voltaram alegres depois de setenta anos. Mas as dez tribos se endureceram na fornalha e, por isso, foram justamente perdidas nela e deixadas a perecer.
A obstinação delas é aqui agravada por duas considerações. 1. Deus lhes dera a honra de serem descendentes de Jacó, a quem chamou Israel e de quem receberam esse nome; contudo, desonravam esse nome digno.
- Deus fez uma aliança com elas e lhes deu as obrigações dessa aliança. O texto as recita detalhadamente: deveriam temer e servir somente ao Senhor Jeová, que as tirou do Egito (v. 36); depois de receberem por escrito os estatutos e as ordenanças dele, deveriam cumpri-los para sempre (v. 37) e nunca esquecer a aliança que Deus havia feito com elas, nem suas promessas e condições.
Uma cláusula importante dessa aliança é repetida três vezes, pois havia sido ensinada muitas vezes e muito enfatizada: não deveriam temer outros deuses. Deus lhes havia dito que, se permanecessem fiéis a ele, as livraria das mãos de todos os seus inimigos (v. 39).
Mas, quando estavam nas mãos dos inimigos e precisavam de livramento, foram tão insensatas e tiveram tão pouco discernimento do próprio interesse que continuaram como antes (v. 40). Serviram tanto ao Deus verdadeiro quanto aos deuses falsos, como se não soubessem a diferença.
“Efraim está unido aos ídolos; deixa-o.” Assim fizeram, e assim também fizeram as nações que vieram depois delas. Muito bem perguntou o apóstolo: “E então? Somos nós melhores do que eles? De modo nenhum”, pois tanto judeus como gentios estão todos debaixo do pecado (Romanos 3:9).