Matthew Henry

2 Reis 16

Argumento

Este capítulo é inteiramente dedicado ao reinado de Acaz, e já temos o bastante dele, a não ser que fosse melhor. Ele teve um bom pai e um filho melhor, mas ele próprio foi um dos piores reis de Judá.

I. Ele foi um idólatra notório (vv. 1-4).

II. Usando os tesouros do templo e também os seus, contratou o rei da Assíria para atacar a Síria e Israel (vv. 5-9).

III. Tomou como modelo um altar idólatra que viu em Damasco para fazer um novo altar no templo de Deus (vv. 10-16).

IV. Abusou dos utensílios do templo e desviou-os (v. 17, 18). Assim termina sua história (v. 19, 20).

Versículos 1 a 3

O Reinado de Acaz. (a.C. 726.)

Temos aqui o caráter geral do reinado de Acaz. Seus dias foram poucos e maus: poucos, pois morreu aos trinta e seis anos; maus, pois nos dizem aqui:

  1. Ele não fez o que era reto, como Davi (v. 2), isto é, não tinha nenhum zelo nem afeição pelo serviço e pela adoração instituídos por Deus, pelos quais Davi era celebrado. Não amava o templo, não levava a sério seu dever para com Deus, nem dava atenção à lei dele.

Nisso ele era diferente de Davi; era sua honra pertencer à casa e à linhagem de Davi, e foi por causa da antiga aliança de Deus com Davi que ele estava agora no trono.

Isso agravava sua perversidade, pois era uma desonra para aquele nome e aquela família honrados e, por isso, uma desonra para ele: Degeneranti genus opprobrium — a boa linhagem é uma desonra para quem degenera dela. E, embora desfrutasse do benefício da piedade de Davi, não seguia os passos dela.

  1. Ele andou pelo caminho dos reis de Israel (v. 3), que todos adoravam os bezerros.

Não tinha parentesco por casamento com eles, como Jeorão e Acazias tinham com a casa de Acabe; sem que ninguém o instigasse, por sua própria iniciativa, andou pelo caminho deles. Os reis de Israel alegavam razões de política e de Estado para sua idolatria, mas Acaz não tinha tal pretexto. Nele, isso foi a coisa mais irracional e imprudente que se podia fazer.

Eles eram seus inimigos e, por causa da idolatria, também tinham sido inimigos de si mesmos; ainda assim, ele andou pelo caminho deles.

  1. Ele fez seus filhos passarem pelo fogo, em honra de seus deuses de esterco. Ele os queimou; é o que se afirma expressamente a respeito dele (2 Crônicas 28:3). Queimou alguns deles e talvez tenha feito outros (sem excluir o próprio Ezequias, embora depois isso não lhe tenha feito mal) passarem entre duas fogueiras ou serem conduzidos por uma chama, como sinal de sua consagração ao ídolo.

  2. Ele agiu segundo as abominações das nações que o Senhor havia expulsado. Foi sinal de grande insensatez deixar-se guiar na religião por pessoas que via cair na vala diante de seus olhos e segui-las. Foi também sinal de grande impiedade conformar-se a costumes que Deus havia declarado abomináveis para ele e copiar a conduta daqueles que Deus expulsara, andando assim em direta oposição a Deus.

  3. Ele sacrificava nos lugares altos (v. 4). Se seu pai ao menos tivesse tido zelo suficiente para removê-los, talvez pudesse ter impedido a corrupção dos filhos; mas os que fazem vista grossa ao pecado não sabem que armadilhas perigosas preparam para os que vêm depois deles.

Acaz abandonou a casa de Deus, cansou-se daquele lugar onde, no tempo de seu pai, muitas vezes permanecia diante do Senhor, e passou a fazer suas devoções nos altos montes, de onde tinha uma vista melhor, e sob árvores frondosas, onde encontrava uma sombra mais agradável. Pouco valia uma religião guiada pela fantasia, e não pela fé.

Versículos 5 a 9

Aqui está: 1. A tentativa de seus vizinhos coligados entre si, os reis da Síria e de Israel, de atacá-lo. Eles pensaram em se apoderar de Jerusalém e pôr ali um rei de sua própria escolha (Isaías 7:6). Nisso não tiveram êxito, mas o rei da Síria recuperou Elate, um porto importante no mar Vermelho, que Amazias havia tomado dos sírios (2 Reis 14:22).

O que podem conservar os que perderam sua religião? A partir de então, que esperem estar sempre em desvantagem.

  1. Seu plano para se livrar deles. Tendo abandonado a Deus, Acaz não tinha coragem nem força para enfrentar os inimigos e tampouco podia pedir ajuda a Deus com ousadia. Mas cortejou o rei da Assíria e conseguiu que viesse em seu socorro.

Os que têm o coração a condená-los irão a qualquer lugar num dia de aflição, em vez de recorrer a Deus. Será que não havia um Deus em Israel, para ele pedir ajuda ao assírio? A Rocha dos Séculos teria sido removida de seu lugar, para que ele se apoiasse nessa cana quebrada?

O próprio pecado foi seu castigo. Pois, embora seja verdade que ele alcançou seu objetivo, o rei da Assíria deu ouvidos a ele e, para servir aos próprios interesses, atacou Damasco, desviando poderosamente a atenção do rei da Síria (v. 9).

E obrigou-o a abandonar seu plano contra Acaz, levando os sírios cativos para Quir, como Amós havia predito expressamente (Amós 1:5). Ainda assim, considerando tudo, Acaz fez um mau negócio. Para conseguir isso:

(1.) Ele se escravizou (v. 7): “Eu sou teu servo e teu filho”, isto é: “Serei tão obediente e submisso a ti quanto a um senhor ou pai, se ao menos me fizeres esse favor”. Se tivesse se humilhado assim diante de Deus e implorado o seu favor, poderia ter sido libertado em condições mais brandas. Teria economizado seu dinheiro e precisaria apenas abandonar seus pecados.

Mas, se o filho pródigo abandona a casa do pai, logo se torna escravo dos piores senhores (Lucas 15:15).

(2.) Ele se empobreceu, pois tomou a prata e o ouro depositados nos tesouros do templo e do reino e os enviou ao rei da Assíria (v. 8). Tanto a igreja quanto o Estado tiveram de ser espremidos e esgotados para satisfazer esse novo patrono e protetor de Acaz.

Não sei com que autoridade ele dispôs assim dos recursos públicos. Mas é comum que aqueles que se meteram em dificuldades por um pecado procurem sair delas por meio de outro; e os que se alienaram de Deus não terão dificuldade em alienar quaisquer direitos dele.

Versículos 10 a 16

Embora o próprio Acaz sacrificasse nos lugares altos, nos montes e sob todas as árvores frondosas (v. 4), ainda assim o altar de Deus continuava em seu lugar e em uso; as ofertas queimadas e as ofertas de alimento do rei (v. 15) eram apresentadas nele pelos sacerdotes que serviam ali.

Mas aqui o ímpio Acaz o remove e põe em seu lugar outro altar, idólatra: um golpe contra a religião mais ousado do que qualquer rei perverso havia desferido até então. Temos aqui:

I. O modelo desse novo altar, copiado de um que havia em Damasco pelo próprio rei (v. 10). Depois que o rei da Assíria tomou Damasco, Acaz foi até lá para felicitá-lo por seu êxito, agradecer-lhe a bondade que lhe fizera com essa expedição e, como seu servo e filho, receber suas ordens.

Se tivesse sido fiel ao seu Deus, não teria precisado curvar-se tão servilmente diante de uma potência estrangeira.

Em Damasco, talvez enquanto contemplava as raridades do lugar ou, mais provavelmente, enquanto se juntava a eles em sua devoção (pois, quando estava lá, não julgava errado fazer como eles), viu um altar que agradou muito à sua imaginação.

Não era um altar simples e antiquado como aquele junto ao qual fora instruído a servir em Jerusalém; provavelmente era primorosamente esculpido e adornado com imagens. Havia nele muitas coisas belas, que lhe pareciam cheias de significado e surpreendentes, muito agradáveis e próprias para despertar sua devoção.

Na opinião dele, Salomão tinha imaginação sem brilho em comparação com a do artista engenhoso que fizera aquele altar.

Nada o satisfaria senão ter um altar exatamente igual a esse. Era preciso providenciar imediatamente um modelo dele; não podia esperar até voltar, mas o enviou à sua frente com toda a pressa, ordenando ao sacerdote Urias que mandasse fazer um altar exatamente conforme aquele modelo e o deixasse pronto para quando ele chegasse em casa.

O modelo que Deus mostrou a Moisés no monte, ou a Davi por meio do Espírito, não se comparava a esse modelo enviado de Damasco. O coração dos idólatras seguia os olhos, que por isso são ditos prostituir-se após seus ídolos; mas os verdadeiros adoradores adoram o Deus verdadeiro pela fé.

II. A confecção do altar por Urias, o sacerdote (v. 11). É provável que esse Urias fosse o sumo sacerdote que então presidia o serviço do templo. Acaz lhe comunicou sua intenção (pois não lemos que tenha dado a ele ordens expressas): que mandasse fazer um altar segundo aquele modelo.

E, sem contestar nem objetar, Urias começou a providenciar isso imediatamente, talvez tão entusiasmado quanto o rei, ou ao menos muito disposto a agradá-lo e a conquistar seu favor.

Talvez pudesse desculpar-se por atender ao rei nisso: por esse meio poderia mantê-lo no templo de Jerusalém e impedir que o abandonasse por completo em favor dos lugares altos e dos bosques.

“Vamos atender a esse pedido”, pensava Urias, “e então ele trará todos os seus sacrifícios a nós; pois é por meio dessa prática que ganhamos nosso sustento”.

Qualquer que fosse seu pretexto, foi extremamente vil que ele, sendo sacerdote e sumo sacerdote, fizesse esse altar para atender a um príncipe idólatra. Com isso:

  1. Ele prostituiu sua autoridade e profanou a coroa de seu sacerdócio, tornando-se servo dos desejos dos homens. Não há maior desonra para o ministério do que submeter-se a ordens perversas como essa.

  2. Ele traiu a confiança que lhe fora depositada. Como sacerdote, tinha o dever de manter e defender as instituições de Deus e opor-se a todas as inovações. Ajudar e servir ao rei na construção de um altar para confrontar aquele em que, por ordem divina, ele fora consagrado a ministrar foi uma traição e perfídia que podem justamente torná-lo infame para toda a posteridade.

Se Urias apenas tivesse feito vista grossa àquilo, se tivesse sido intimidado por ameaças, se tivesse tentado dissuadir o rei ou ao menos adiado a obra até que ele voltasse, para conversar com ele a respeito, não teria sido tão ruim.

Mas seguir tão prontamente a ordem do rei, como se estivesse satisfeito por ter a oportunidade de agradá-lo, foi um insulto ao Deus a quem servia, inteiramente indesculpável.

III. A consagração do altar. Urias, percebendo o quanto o rei ansiava por ele, cuidou para que estivesse pronto quando este voltasse e colocou-o perto do altar de bronze, um pouco mais abaixo e mais distante da porta do templo.

O rei ficou extremamente satisfeito com ele, aproximou-se com toda a veneração possível e ali ofereceu seu holocausto etc. (v. 12, 13). Seus sacrifícios não foram oferecidos ao Deus de Israel, mas aos deuses de Damasco, como lemos em 2 Crônicas 28:23. Ao tomar emprestado o altar dos sírios, não admira que também tomasse emprestados os deuses deles.

Naamã, o sírio, abraçou o Deus de Israel quando obteve solo da terra de Israel para fazer um altar.

IV. A remoção do altar de Deus para abrir espaço para o outro. Urias foi tão comedido que colocou esse altar na parte inferior do pátio e deixou o altar de Deus em seu lugar, entre o novo altar e a casa do Senhor (v. 14).

Mas isso não satisfez Acaz. Ele removeu o altar de Deus para um canto obscuro no lado norte do pátio e colocou o seu diante do santuário, no lugar daquele. Acaz pensa que seu novo altar é muito mais imponente e bonito, e que o novo desonra o antigo; por isso: “Que aquele seja posto de lado como vaso de que não há prazer.”

No início, sua invenção supersticiosa disputou espaço com a instituição sagrada de Deus; por fim, expulsou-a. Repare: os que não se contentam em fazer de Deus o seu tudo logo acabam por não fazer caso dele.

Talvez por medo do povo, Acaz não ousou destruir por completo e despedaçar o altar de bronze. Mas, ao ordenar que todos os sacrifícios fossem oferecidos no novo altar (v. 15), disse: “O altar de bronze será para eu consultar por meio dele”.

Acaz o afastara do uso para o qual fora instituído: santificar as ofertas apresentadas sobre ele.

Ele pretende elevá-lo acima da finalidade para a qual foi instituído, coisa que os supersticiosos costumam fazer. O altar jamais se destinara a servir de oráculo; ainda assim, Acaz quer usá-lo para isso. A igreja de Roma aparentemente exalta os sacramentos de Cristo, mas os corrompe de modo deplorável.

Alguns, porém, dão outra interpretação à intenção de Acaz: “Quanto ao altar de bronze, decidirei o que fazer com ele e darei ordens a respeito”. Os judeus dizem que, mais tarde, Acaz usou o bronze dele para fazer aquele famoso relógio de sol chamado relógio de Acaz (2 Reis 20:11).

Mais uma vez se observa a vil submissão do sacerdote de espírito fraco às usurpações presunçosas de um rei de espírito perverso (v. 16): “Urias, o sacerdote, fez conforme tudo o que o rei Acaz ordenara”. Miserável é a situação dos grandes quando aqueles que deveriam repreendê-los por seus pecados os fortalecem e os ajudam em seus pecados.

Versículos 17 a 20

I. Temos aqui Acaz abusando do templo, não do edifício em si, mas de alguns de seus utensílios.

  1. Ele desfigurou as bases sobre as quais estavam colocadas as pias (1 Reis 7:28, 29) e retirou o mar de metal fundido (v. 17). Os sacerdotes usavam esses objetos para se lavar; por isso, parece que Acaz tinha especial aversão a eles.

Um dos maiores danos que se podem causar à religião é impedir a purificação dos sacerdotes, ministros do Senhor.

  1. Ele removeu a cobertura destinada ao sábado, erguida ou em honra do sábado ou para a conveniência dos sacerdotes, que oficiavam em maior número nesse dia do que nos outros. Fosse o que fosse, parece que, ao removê-la, ele pretendia desprezar o sábado e, assim, abrir uma porta tão ampla quanto qualquer outra para toda espécie de impiedade.

  2. Ele desviou a entrada do rei, que levava à casa do Senhor e servia à conveniência da família real (talvez fosse a escadaria construída por Salomão, que a rainha de Sabá admirou; 1 Reis 10:5), para mostrar que não pretendia mais frequentar a casa do Senhor.

Fez isso para agradar ao rei da Assíria, que talvez tenha retribuído sua visita e criticado aquela entrada como inconveniente e como um rebaixamento do palácio de Acaz. Quando os que tinham passagem livre para a casa do Senhor desviam essa passagem para agradar aos vizinhos, descem depressa a ladeira rumo à ruína.

II. Acaz morreu no meio da vida, aos trinta e seis anos (v. 19), e deixou seu reino a um homem melhor, seu filho Ezequias (v. 20), que se mostrou tão amigo do templo quanto Acaz havia sido inimigo dele.

Talvez esse mesmo filho tenha sido aquele que Acaz fez passar pelo fogo e, assim, dedicou a Moloque; mas Deus, por sua graça, arrancou-o como um tição do incêndio.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra