2 Reis 12
Argumento
Este capítulo conta o reinado de Joás, que não correspondeu ao glorioso começo narrado no capítulo anterior; aos quarenta anos, ele não era tão ilustre quanto aos sete, mas seu reinado deve ser contado entre os melhores e parece muito pior em Crônicas (2 Crônicas 24) do que aqui, pois lá vemos o sangue de um dos profetas de Deus posto à sua porta; aqui, porém, só se diz que:
I. Sua boa conduta enquanto Joiada viveu, vv. 1-3. II. Seu cuidado e empenho em reparar o templo, vv. 4-16. III. Sua morte inglória após um pacto indigno com Hazael (v. 17, 18), vv. 19-21.
Versículos 1 a 3
O Reinado de Joás, Rei de Judá. (a.C. 878.)
O relato geral que se dá aqui sobre Joás é este: 1. Que reinou quarenta anos. Como começou a reinar muito jovem, poderia, no curso natural das coisas, ter reinado por muito mais tempo, pois foi morto aos quarenta e sete anos, v. 1.
- Que fez o que era certo enquanto Joiada viveu para instruí-lo, v. 2. Muitos jovens herdaram cedo demais: tiveram riqueza, poder e liberdade antes de saber como usá-los, e isso lhes trouxe más consequências.
Joás, porém, foi bem protegido desse perigo por ter Joiada como bom orientador, sábio, experiente e fiel a ele, e sabedoria suficiente para ouvi-lo e deixar-se guiar por ele, mesmo adulto. Repare: É uma grande bênção para jovens, sobretudo para jovens príncipes e todos os rapazes de destaque, estar sob boa orientação e ter por perto quem os instrua a fazer o que é certo aos olhos do Senhor.
Eles agem com sabedoria e cuidam bem de si quando se dispõem a aceitar conselhos e ser governados por essas pessoas. Uma criança entregue à própria sorte envergonha a mãe, mas uma criança sob uma orientação como essa pode alcançar honra e conforto.
- Que os lugares altos não foram removidos, v. 3. Por todo o país havia altares tanto para sacrifícios quanto para incenso, em honra somente ao Deus de Israel, mas eles rivalizavam com o altar de Deus em Jerusalém e, no mínimo, revelavam desprezo tácito por ele.
Talvez esses altares particulares tivessem sido mais usados nos reinados maus mais recentes do que antes, pois não era seguro subir a Jerusalém, nem o serviço do templo era realizado como devia; e talvez Joiada fizesse vista grossa para eles, pois algumas pessoas bem-intencionadas ficavam satisfeitas com esses altares quando não podiam ter algo melhor.
Ele esperava que a reforma do templo e a restauração de uma boa ordem ali afastassem aos poucos o povo dos lugares altos, até que estes desaparecessem por si mesmos; ou talvez nem o rei nem o sacerdote tivessem zelo suficiente para levar a reforma tão longe, nem coragem e força bastante para enfrentar um costume tão arraigado.
Versículos 4 a 16
A Restauração do Templo. (a.C. 853.)
Temos aqui um relato da restauração do templo no reinado de Joás.
I. Ao que parece, o templo se deteriorara. Embora Salomão o tivesse construído com muita solidez, com os melhores materiais e da melhor maneira, ainda assim, com o tempo se desgastou, e havia nele brechas (v. 5) nos telhados, paredes, pisos, tetos, painéis de madeira, janelas ou divisórias dos pátios. Até os próprios templos sofrem com o desgaste do tempo, mas o templo celestial nunca envelhecerá.
Porém, não foram apenas os dentes do tempo que abriram essas brechas. Os filhos de Atalia haviam depredado o templo de Deus (2 Crônicas 24:7) e, por hostilidade ao serviço do templo, danificaram suas construções, e os sacerdotes não cuidaram de reparar as brechas a tempo, de modo que elas se agravaram cada vez mais.
Eram indignos de arrendar, em condições tão favoráveis, essa vinha preciosa os lavradores que não podiam manter a prensa de vinho em bom estado, como cabia aos arrendatários (Mateus 21:33).
Com razão, seu grande Senhor os processou por essa deterioração causada por negligência e, por meio de seus juízos, obteve reparação pelo locum vastatum — indenização por deterioração, como diz a lei — quando esse templo negligenciado foi arrasado.
II. Ao que parece, o próprio rei foi o primeiro e mais empenhado em cuidar da restauração. Não vemos que os sacerdotes tenham se queixado disso nem que o próprio Joiada estivesse ativo nesse trabalho, mas o rei se mostrou zeloso no assunto:
Por ser rei. Deus espera e requer dos que têm poder que o usem para sustentar e apoiar a religião, corrigir injustiças e reparar danos, estimulando e incentivando os ministros a fazer sua parte e o povo a dele.
Porque o templo havia sido tanto o lugar onde ele fora criado quanto seu santuário quando era criança e, em grata lembrança disso, ele agora se mostrava zeloso pela honra do templo. Os que experimentaram o conforto e o benefício das assembleias religiosas farão da vergonha lançada sobre elas um fardo (Sofonias 3:18), cuidarão do seu sustento e terão sua prosperidade como maior alegria.
III. Os sacerdotes receberam ordem de recolher dinheiro para essas obras e de cuidar para que fossem realizadas. O rei tinha os assuntos do reino a considerar e não podia supervisionar pessoalmente esse trabalho; por isso, incumbiu os sacerdotes de administrá-lo: eram os mais indicados e, ao que se poderia pensar, os mais propensos a se dedicar a ele.
- Deu-lhes ordens para arrecadar o dinheiro das coisas consagradas. Não deviam esperar até que fosse entregue: deveriam cobrá-lo onde soubessem que era devido, em seus respectivos distritos, como dinheiro de resgate (conforme a lei, Levítico 27:2, 3) ou como oferta voluntária, v. 4.
Cada sacerdote devia recolhê-lo entre seus conhecidos, pois se supunha que não havia ninguém que não conhecesse algum sacerdote. Repare: devemos aproveitar a oportunidade que Deus nos dá para incentivar aqueles que conhecemos pessoalmente a fazer o que é bom.
- Deu-lhes ordens para aplicar o dinheiro arrecadado na reparação das brechas do templo, v. 5.
IV. Esse método não alcançou o objetivo, v. 6. Pouco dinheiro foi arrecadado. Ou os sacerdotes eram descuidados e não cobravam do povo o que devia, ou o povo confiava tão pouco na administração dos sacerdotes que relutava em entregar-lhes dinheiro. Se o povo desconfiava dos sacerdotes sem motivo, a vergonha era sua; se havia motivo para desconfiar, a vergonha era ainda mais dos sacerdotes.
Mas o dinheiro arrecadado não foi empregado para o fim correto: as brechas do templo não eram reparadas; os sacerdotes achavam que o templo podia continuar servindo como até então e, por isso, adiavam os reparos repetidamente. O trabalho da igreja costuma ser lento, mas é uma pena que os homens da igreja, entre todos, sejam lentos nele.
Talvez tenham considerado necessário usar o pouco que arrecadaram para o sustento dos sacerdotes, que certamente ficava muito aquém do necessário, pois dez tribos haviam se revoltado por completo, e as outras duas estavam terrivelmente corrompidas.
V. Por isso, adotou-se outro método. O rei estava muito empenhado em reparar as brechas do templo, v. 7. Sua apostasia posterior nos dá motivo para questionar se ele tinha tanto amor pelo serviço do templo quanto pela estrutura. Muitos zelaram pela construção e pelo embelezamento de igrejas e por outras formas de piedade, mas eram alheios ao poder da piedade.
Ainda assim, elogiamos seu zelo e não o censuramos por repreender até mesmo o próprio mestre Joiada quando o viu negligente.
Sua repreensão foi tão convincente que os sacerdotes reconheceram não serem dignos de continuar encarregados do trabalho, concordaram que outras medidas fossem tomadas e entregaram a outros o dinheiro recebido, v. 8. Agiram com honestidade: quando viram que não tinham ânimo para realizar a obra, não impediram que outros o fizessem.
Outro método foi então adotado:
- Para arrecadar dinheiro, v. 9, 10. O dinheiro não era entregue a particulares, mas depositado num cofre público, e então o povo o trazia prontamente e em grande abundância: não apenas o que devia, mas também ofertas voluntárias para uma obra tão boa. O sumo sacerdote e o secretário de Estado contavam o dinheiro retirado do cofre e o separavam em moedas para o fim a que se destinava.
Quando as distribuições públicas são feitas com fidelidade, as contribuições públicas são feitas com alegria.
(1.) O dinheiro era depositado no cofre por uma abertura na tampa, sem possibilidade de ser retirado, para indicar que aquilo que já foi entregue a Deus jamais deve ser retomado. Cada um dê conforme propõe em seu coração.
(2.) O cofre era colocado à direita de quem entrava. Alguns pensam que Jesus alude a isso naquela regra de caridade que ele dá: “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita.”
Mas, enquanto arrecadavam tudo o que podiam para a restauração do templo, não mexeram na manutenção regular dos sacerdotes, v. 16. O dinheiro das ofertas pela culpa e pelo pecado (que lhes era destinado por aquela lei, Levítico 5:15, 16) foi reservado para eles. Não deixe que os servidores do templo passem fome sob o pretexto de reparar as brechas dele.
- Para aplicar o dinheiro arrecadado.
(1.) Não o entregaram aos sacerdotes, que não tinham experiência nesse tipo de trabalho e precisavam cuidar de outras tarefas, mas aos que executavam a obra ou, pelo menos, supervisionavam o trabalho, v. 11.
Os mais indicados para receber essa responsabilidade eram os que trabalhavam naquela área. Tractant fabrilia fabri — cada artífice cuida do seu ofício —, mas os que são chamados para a guerra santa não devem se enredar nos assuntos desta vida.
Os encarregados realizaram o trabalho: [1.] Com cuidado, comprando materiais e pagando os trabalhadores, v. 12. O trabalho é feito com agilidade quando se empregam pessoas que o entendem e sabem como realizá-lo. [2.] Com fidelidade. Eles conquistaram tal reputação de honestidade que não havia necessidade de examinar seus comprovantes de despesas nem de auditar suas contas.
Todos os encarregados de dinheiro público ou de obras públicas aprendam daqui a agir com fidelidade, como pessoas que sabem que Deus ajustará contas com elas, quer os homens façam isso, quer não. Os que pensam não ser pecado enganar o governo, o país ou a igreja mudarão de ideia quando Deus puser seus pecados em ordem diante deles.
(2.) Não gastaram o dinheiro em ornamentos para o templo, como utensílios de ouro ou prata, mas primeiro nos reparos necessários (v. 13), e disso aprendemos a dar preferência ao que é mais necessário em todos os gastos e, ao lidar com recursos públicos, a agir como agiríamos com os nossos.
Depois que os reparos foram concluídos, vemos que o excedente foi transformado em utensílios para o serviço do templo (2 Crônicas 24:14).
Versículos 17 a 21
A Morte de Joás, Rei de Judá. (a.C. 840.)
Depois que Joás se rebelou contra Deus e se tornou tanto idólatra quanto perseguidor, a mão do Senhor se voltou contra ele, e seu último estado foi pior que o primeiro.
I. Sua riqueza e sua honra tornaram-se presa fácil para os vizinhos. Depois de castigar Israel (2 Reis 10:32), Hazael ameaçou também Judá e Jerusalém, tomou Gate, uma cidade fortificada (v. 17), e dali pretendia marchar com suas tropas contra Jerusalém, a cidade real e santa, cuja defesa, por causa de sua pecaminosidade, se retirara.
Joás não tinha ânimo nem força para enfrentá-lo, mas entregou-lhe todos os objetos consagrados e todo o ouro encontrado tanto em seu tesouro quanto nos tesouros do templo (v. 18), para suborná-lo a seguir outro caminho. Ainda que fosse lícito fazer isso pela segurança pública, seria melhor abrir mão do ouro do templo do que expor o próprio templo.
Contudo: 1. Se não tivesse abandonado a Deus e perdido sua proteção, sua situação não teria chegado a tal extremo, mas poderia ter obrigado Hazael a recuar.
Ele se rebaixou e se tornou desprezível; perdeu a honra de príncipe, de soldado e também de israelita ao alienar as coisas consagradas. 3. Empobreceu a si mesmo e ao seu reino.
Atraiu Hazael a voltar, pois ele podia levar para casa um saque tão rico sem dar um golpe sequer.
E isso teve este efeito, pois, no ano seguinte, o exército da Síria marchou contra Jerusalém, eliminou os príncipes e saqueou a cidade (2 Crônicas 24:23, 24).
II. Sua vida tornou-se presa fácil para os próprios servos. Eles conspiraram contra ele e o mataram (v. 20, 21), sem pretender tomar o reino, pois não se opuseram à sucessão de seu filho, mas para vingar-se dele por algum crime que cometera; e Crônicas nos conta que o motivo foi o assassinato do profeta, filho de Joiada.
Por mais injustos que fossem (a vingança não lhes pertencia, nem cabia a eles retribuir), Deus foi justo; e essa não foi a única vez que ele mostrou até aos reis que correm perigo quando tocam nos seus ungidos e fazem mal aos seus profetas, e que, quando vier cobrar contas pelo sangue, a conta do sangue dos profetas será muito alta.
Assim caiu Joás, que começou no espírito e terminou na carne. Deus costuma deixar marcas de seu desagrado contra os apóstatas até mesmo nesta vida; pois eles, entre todos os pecadores, são os que mais afrontam o Senhor.