Matthew Henry

2 Crônicas 35

Argumento

Vamos acompanhar Josias: I. Ao templo, onde vemos seu cuidado religioso com a devida observância da ordenança da Páscoa, segundo a lei, vv. 1-19.

II. Ao campo de batalha, onde vemos sua imprudência ao enfrentar o rei do Egito e quão caro isso lhe custou, vv. 20-23. III. Ao túmulo, onde o vemos ser lamentado com amargura, vv. 24-27. Assim nos despedimos de Josias.

Versículos 1 a 17

O Reinado de Josias. (a.C. 623.)

A destruição que Josias fez dos ídolos e da idolatria foi narrada com mais detalhes em Reis, mas apenas mencionada aqui, no capítulo anterior (v. 33). Já a celebração solene da Páscoa, mencionada brevemente lá (2 Reis 23:21), recebe aqui um relato muito detalhado.

Eram muitas as festas do Senhor estabelecidas pela lei cerimonial, mas a Páscoa era a principal. Ela deu início a todas elas na noite em que Israel saiu do Egito e as concluiu na noite em que Cristo foi traído. Ao celebrá-la, Ezequias e Josias, esses dois grandes reformadores, reavivaram a religião em seus dias.

A ordenança da Ceia do Senhor se assemelha à Páscoa mais que a qualquer outra festa judaica. Sua devida observância, segundo a regra, é tanto sinal quanto meio do crescimento da pureza e da beleza das igrejas e do crescimento da piedade e da devoção de cada cristão.

A religião não pode florescer onde essa Páscoa é inteiramente negligenciada ou não é devidamente observada. Voltem a ela, reavivem-na, façam dessa ordenança comovente e obrigatória uma ocasião solene; então, podemos esperar, haverá reforma também em outros aspectos.

No relato que tivemos da Páscoa de Ezequias, eram notáveis o grande zelo do povo e o arrebatamento de sua afeição devota. Aqui, porém, pouco desse mesmo espírito aparece. Todos celebraram a Páscoa (v. 17, 18) mais para atender ao rei do que por grande inclinação própria.

Tinham algum orgulho dessa forma de piedade, mas pouco prazer em seu poder. Apesar de qualquer falta de espírito no povo quanto ao dever, tanto os governantes quanto os ministros cumpriram sua parte e cuidaram para que a parte exterior do serviço fosse realizada com a devida solenidade.

I. O rei exortou e orientou, estimulou e animou os sacerdotes e levitas a cumprir seu ofício nessa solenidade.

Talvez os visse negligentes e indiferentes, sem vontade de sair do caminho habitual ou acelerar o passo. Se os ministros são assim, ninguém erra ao despertá-los para o trabalho; aos governantes cabe fazê-lo sobretudo.

Diga a Arquipo que cuide do seu ministério, Colossenses 4:17. Vejamos como esse bom rei dirigiu seu clero nessa ocasião.

  1. Reconduziu-os ao ofício para o qual haviam sido designados pela lei de Moisés (v. 6) e à ordem em que Davi e Salomão os haviam colocado, v. 4. Designou-os para seus encargos, v. 2. Não lhes inventou trabalho novo nem novo método, mas os chamou de volta à sua instituição.

Seus turnos estavam fixados por escrito; que recorressem àquele escrito e se organizassem segundo as divisões de suas famílias, v. 5. Nossa regra está firmada na palavra escrita; cuidem os governantes para que os ministros andem segundo essa regra e cumpram seu dever.

  1. Mandou que a arca fosse posta em seu lugar. Ao que parece, ela havia sido deslocada recentemente, ou pelos reis perversos, para abrir espaço a seus ídolos no Santo dos Santos, ou por Ezequias, para dar lugar aos trabalhadores que reparavam o templo.

Seja como for, Josias ordenou aos levitas que pusessem a arca na casa (v. 3), sem levá-la de um lugar para outro, como talvez fizessem ultimamente, com base na prática anterior à construção do templo. Agora que os sacerdotes estavam livres desse encargo da arca, deviam cuidar de outros serviços ligados a ela.

  1. Ordenou-lhes que servissem a Deus e ao seu povo, Israel, v. 3. Os ministros devem considerar-se servos tanto de Cristo quanto de sua igreja, por amor a ele, 2 Coríntios 4:5. Devem dedicar cuidado e esforço e entregar-se ao máximo:

(1.) À glória e honra de Deus e ao avanço dos interesses de seu reino entre os homens. “Paulo, servo de Deus”, Tito 1:1. (2.) Ao bem-estar e benefício de seu povo, sem dominar a fé das pessoas, mas ajudando-as em sua santidade e alegria; na força de Deus, não será difícil servir honestamente a esses dois senhores.

  1. Ordenou-lhes que se santificassem e preparassem seus irmãos, v. 6. O trabalho dos ministros deve começar em casa: primeiro precisam santificar-se, purificar-se do pecado, afastar-se do mundo e dedicar-se a Deus. Mas não pode terminar aí.

Devem fazer o que puderem para preparar seus irmãos, advertindo-os, instruindo-os, exortando-os, estimulando-os e consolando-os. A preparação do coração vem, de fato, do Senhor; mas os ministros devem ser instrumentos em sua mão.

  1. Animou-os para o serviço, v. 2. Falou-lhes de modo consolador, como Ezequias fizera, 2 Crônicas 30:22. Prometeu-lhes seu apoio. Repare: devemos animar aqueles a quem damos incumbências. A maioria das pessoas gosta de ser elogiada e responde mais ao ânimo que às ameaças.

II. O rei e os príncipes, influenciados por seu exemplo, contribuíram generosamente para custear essa Páscoa.

Os serviços cerimoniais eram caros, o que talvez fosse um motivo para terem sido negligenciados. O povo não tinha zelo suficiente para arcar com as despesas e, por isso, tampouco estava muito disposto a celebrá-los agora.

  1. Josias, por sua própria conta, forneceu à congregação cordeiros pascais e outros sacrifícios para os sete dias da festa. Separou de seus próprios bens 30.000 cordeiros para as ofertas da Páscoa, dos quais os ofertantes comeriam, e 3.000 novilhos (v. 7) para serem oferecidos nos sete dias seguintes.

Repare: quem leva a religião a sério deve, ao persuadir outros a fazer o bem, tornar isso tão barato e fácil para eles quanto possível. E onde Deus semeia com abundância, espera colher na mesma medida.

É de temer que a congregação em geral não tivesse vindo preparada; se Josias não tivesse provido o necessário, a obra de Deus teria parado.

  1. Os chefes dos sacerdotes, homens de grandes posses, contribuíram para as despesas dos sacerdotes, assim como Josias contribuíra para as do povo. Os príncipes (v. 8), isto é, os chefes dos sacerdotes, príncipes da tribo santa e dirigentes da casa de Deus, custearam as despesas sacerdotais.

Alguns homens ricos e importantes entre os levitas também forneceram aos demais levitas animais grandes e pequenos para as ofertas, v. 9. Pois, para os que desejam sinceramente cumprir seu dever, a Providência às vezes suscita amigos que os sustentem nele, além do que poderiam esperar.

III. Os sacerdotes e levitas cumpriram prontamente seu ofício, v. 10. Mataram os cordeiros pascais no pátio do templo; os sacerdotes aspergiram o sangue sobre o altar, os levitas os esfolaram e depois deram a carne ao povo segundo suas famílias (v. 11, 12), não menos de dez nem mais de vinte pessoas por cordeiro.

O povo levou a carne a seus respectivos aposentos, assou-a e a comeu segundo a ordenança, v. 13.

Quanto aos outros sacrifícios, de ação de graças, a carne era cozida segundo a lei das ofertas pacíficas e repartida rapidamente entre o povo, para que festejasse como sinal de sua alegria pela expiação realizada e pela reconciliação com Deus por meio dela.

Por último, os sacerdotes e levitas cuidaram de honrar a Deus comendo eles próprios da Páscoa, v. 14. Que os ministros não pensem que o cuidado pelas almas dos outros desculpa o descuido com as suas, nem que a intensa participação no culto público substitui as práticas religiosas em seus aposentos e em família.

Os levitas prepararam a refeição para si e para os sacerdotes, pois estes passaram o dia inteiro ocupados no serviço do altar. Assim, para que não precisassem preparar seu cordeiro na hora de comê-lo, os levitas o deixaram pronto para eles até a hora da ceia.

Aprendam daqui os ministros a ajudar uns aos outros e a promover o trabalho uns dos outros, como irmãos e companheiros no serviço do mesmo Mestre.

IV. Os cantores e porteiros permaneceram em seus lugares e cumpriram seu ofício, v. 15. Com seus cânticos sagrados e sua música, os cantores expressaram e despertaram a alegria da congregação, tornando o serviço muito agradável a ela.

Os porteiros, às portas, cuidaram para que nada entrasse e contaminasse ou perturbasse a assembleia e para que ninguém saísse às escondidas antes do fim do serviço. Enquanto estavam assim ocupados, seus irmãos levitas prepararam os cordeiros pascais para eles.

V. Toda a solenidade foi realizada com grande exatidão, segundo a lei (v. 16, 17). Por isso, não houve outra igual desde os dias de Samuel (v. 18), pois a Páscoa de Ezequias teve várias irregularidades.

O bispo Patrick observa também que essa Páscoa superou as celebradas pelos reis anteriores: embora Josias não fosse tão rico quanto Davi, Salomão e Josafá, forneceu a toda a congregação, às suas próprias custas, animais para os sacrifícios pascais e de ação de graças. Nenhum rei antes dele havia feito tanto.

Versículos 20 a 26

A Morte de Josias. (a.C. 610.)

Treze anos se passaram entre a célebre Páscoa de Josias e sua morte. Podemos esperar que, nesse período, as coisas tenham ido bem no reino, que ele tenha prosperado e que a religião tenha florescido.

Não recebemos, porém, o agradável relato desses anos; são passados em silêncio, pois, apesar de tudo isso, o povo não havia deixado de amar seus pecados nem Deus havia abandonado o ardor de sua ira.

A notícia seguinte sobre Josias, portanto, é que ele foi abatido no meio de seus dias e de sua utilidade, antes de completar quarenta anos. Já tivemos esse triste relato em 2 Reis 23:29, 30.

Aqui ele aparece com um pouco mais de detalhes. O que se revela aqui, mais do que lá, traz a Josias uma censura e ao povo um elogio que não esperaríamos.

I. Josias foi um príncipe muito bom; ainda assim, merece grande censura por sua imprudência e presunção ao ir à guerra contra o rei do Egito sem motivo nem chamado.

Como se viu em Reis, já foi ruim intrometer-se numa contenda que não lhe dizia respeito. Mas aqui a atitude parece pior, pois o rei do Egito, ao que parece, enviou embaixadores para adverti-lo contra essa iniciativa, v. 21.

  1. O rei do Egito argumentou com Josias: (1.) Com base na justiça. Declarou que não desejava fazer-lhe mal algum; portanto, era injusto, contrário à justiça comum e à lei das nações, Josias pegar em armas contra ele.

Se até um homem justo lutar por uma causa injusta, não espere prosperar. Deus não faz acepção de pessoas. Veja Provérbios 3:30; 25:8.

(2.) Com base na religião: Deus está comigo; ou melhor, ele me ordenou que me apressasse. Portanto, se você retardar meus movimentos, estará se intrometendo com Deus.

Não pode ser que o rei do Egito tenha apenas fingido isso (como fez Senaqueribe em situação semelhante, 2 Reis 18:25), esperando com isso fazer Josias desistir, por saber que Josias reverenciava a palavra de Deus. Pois se diz aqui (v. 22) que as palavras de Neco vinham da boca de Deus.

Devemos, portanto, supor que Deus ordenou a Neco fazer guerra contra o rei da Assíria: ou por um sonho, ou por um forte impulso em seu espírito que ele tinha motivos para considerar vindo de Deus, ou por Jeremias ou algum outro profeta.

(3.) Com base na prudência: “Para que ele não te destrua”; você corre perigo se enfrentar alguém que tem não apenas um exército melhor e uma causa melhor, mas também Deus a seu lado.

  1. Não foi por cólera contra Josias, cujo coração era reto diante do Senhor, seu Deus, mas por cólera contra uma nação hipócrita, indigna de um rei tão bom, que Josias ficou tão cegado a ponto de não ouvir esses argumentos razoáveis nem desistir de sua iniciativa.

Não quis afastar seu rosto de Neco, mas foi pessoalmente lutar contra o exército egípcio no vale de Megido, v. 22. Mesmo que talvez não acreditasse que o rei do Egito recebera de Deus a ordem para agir assim, diante da alegação de tal ordem, deveria ter consultado os oráculos de Deus antes de enfrentá-lo.

Não fazer isso foi sua grande falha, com consequências fatais. Nesse assunto, não andou nos caminhos de Davi, seu pai; se Davi estivesse em seu lugar, teria perguntado ao Senhor: devo subir? Você os entregará em minhas mãos? Como esperar prosperar em nossos caminhos se não reconhecemos a Deus neles?

II. O povo era muito perverso; ainda assim, merece grande louvor por lamentar a morte de Josias como lamentou.

Não me admira que Jeremias o tenha lamentado: era o profeta choroso e previa claramente a ruína completa do país depois da morte desse bom rei. Mas é surpreendente que todo o Judá e Jerusalém, aquele povo estúpido e insensível, tenham pranteado por ele (v. 24).

Planejaram como despertar seu luto por meio de cantores e cantoras e como espalhá-lo pelo reino: fizeram um decreto em Israel para que as canções de lamento compostas para essa triste ocasião fossem aprendidas e cantadas por todo tipo de pessoa.

Planejaram também perpetuar a lembrança desse luto. Essas elegias foram incluídas nas coleções de poemas oficiais; estão escritas nas Lamentações. Isso revelou: 1. Que tinham algum respeito por seu bom príncipe. Embora não cooperassem de coração com todos os seus bons planos, não podiam deixar de honrá-lo muito.

Os homens piedosos e úteis terão seu valor reconhecido na consciência até daqueles que não seguem seu exemplo. Muitos que não se submetem às regras de uma piedade séria não podem deixar de falar bem dela e apreciá-la nos outros.

Talvez alguns dos que lamentaram Josias depois de morto não tenham dado graças a Deus por ele enquanto vivia. Os israelitas murmuraram contra Moisés e Arão enquanto estes estavam com eles e, às vezes, falaram em apedrejá-los; ainda assim, quando morreram, prantearam por eles durante muitos dias.

Muitas vezes aprendemos a dar valor às misericórdias depois que as perdemos, embora não as tivéssemos valorizado como devíamos enquanto as possuíamos.

  1. Que percebiam algo do próprio perigo, agora que ele se fora. É provável que Jeremias lhes tenha falado do mal que podiam esperar sofrer e do qual Josias havia sido retirado. Deram suficiente crédito às suas palavras para lamentar a morte daquele que era sua defesa.

Repare: muitos se deixam persuadir mais facilmente a lamentar as desgraças que se aproximam do que a tomar o caminho adequado para evitá-las por meio de uma reforma geral.

Derramam lágrimas pelas aflições, mas não se deixam persuadir a abandonar seus pecados. A tristeza segundo Deus produz arrependimento, e esse arrependimento levará à salvação.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra