2 Crônicas 36
Argumento
Temos aqui: I. Um relato breve, mas triste, da ruína completa de Judá e Jerusalém poucos anos após a morte de Josias. 1. A história dessa ruína nos reinados infelizes de Jeoacaz, por três meses (vv. 1-4); de Jeoaquim, por onze anos (vv. 5-8); de Joaquim, por três meses (v. 9, 10); e de Zedequias, por onze anos, v. 11.
Em cada um desses reinados, aumentou a culpa nacional e avançou a destruição da nação. A destruição foi enfim consumada com a matança de multidões (v. 17), o saque e a queima do templo e de todos os palácios, a desolação da cidade (v. 18, 19) e o cativeiro do povo que restou, v. 20.
- Algumas observações sobre essa ruína: nela o pecado foi punido, a saber, a perversidade de Zedequias (v. 12, 13), a idolatria de que o povo era culpado (v. 14) e os maus-tratos que deram aos profetas de Deus, v. 15, 16. Nela se cumpriu a palavra de Deus, v. 21.
II. O alvorecer do dia da libertação deles na proclamação de Ciro, v. 22, 23.
Versículos 1 a 10
A Destruição de Jerusalém. (a.C. 588.)
A destruição de Judá e Jerusalém se aproxima aqui aos poucos. Deus dispôs assim as coisas para mostrar que não tem prazer na ruína dos pecadores, mas prefere que se voltem para ele e vivam; por isso, dá-lhes tempo e motivos para se arrependerem e espera para lhes mostrar graça.
A história desses reinados foi registrada mais extensamente nos três últimos capítulos de 2 Reis. 1. Jeoacaz foi posto no trono pelo povo (v. 1), mas, em três meses, foi deposto pelo faraó Neco e levado prisioneiro para o Egito. A terra foi multada por tê-lo posto no trono, vv. 2-4.
Não ouvimos mais falar desse jovem príncipe. Se tivesse seguido os passos da piedade de seu pai, poderia ter reinado por muito tempo e prosperado; mas lemos em Reis que fez o que era mau aos olhos do Senhor e, por isso, seu triunfo foi breve e sua alegria durou apenas um instante.
- Jeoaquim foi posto no trono pelo rei do Egito, antigo inimigo da terra deles, que dava ao reino o rei que quisesse e ao rei o nome que quisesse! v. 4. Fez de Eliaquim rei e deu-lhe o nome de Jeoaquim, como sinal da autoridade que exercia sobre ele.
Jeoaquim fez o que era mau (v. 5); ou melhor, lemos sobre as abominações que praticou (v. 8): era muito desenfreado e perverso. As idolatrias geralmente recebem o nome de abominações.
Não ouvimos mais falar do rei do Egito, mas o rei da Babilônia veio contra Jeoaquim (v. 6), capturou-o e amarrou-o com o desígnio de levá-lo para a Babilônia. Ao que parece, porém, ou mudou de ideia e permitiu que ele reinasse como seu vassalo, ou a morte libertou o prisioneiro antes que fosse levado embora.
De qualquer forma, os melhores e mais valiosos utensílios do templo foram então levados e usados no templo de Nabucodonosor na Babilônia (v. 7), pois podemos supor que nenhum templo no mundo fosse tão ricamente equipado quanto o de Jerusalém.
O pecado de Judá foi ter trazido os ídolos dos pagãos para o templo de Deus; agora seu castigo era ver os utensílios do templo levados para o serviço dos deuses das nações. Se os homens profanarem pelo pecado as instituições de Deus, é justo que Deus permita que seus inimigos as profanem.
Esses eram os utensílios cuja volta os falsos profetas prometiam ao povo, lisonjeando-o com essa esperança, Jeremias 27:16. Mas Jeremias lhes disse que os utensílios restantes iriam atrás deles (Jeremias 27:21, 22), e foi o que aconteceu.
Assim como a retirada desses utensílios para a Babilônia iniciou a calamidade de Jerusalém, a profanação ousada que Belsazar fez deles ali completou a medida da iniquidade da Babilônia. Quando bebeu vinho neles em honra de seus deuses, a escrita na parede lhe apresentou sua condenação, Daniel 5:3, etc.
Na referência ao livro dos Reis sobre esse Jeoaquim, menciona-se “o que se achou nele” (v. 8).
Isso parece indicar a traição descoberta em sua relação com o rei da Babilônia; mas alguns autores judeus entendem que eram certas marcas ou inscrições particulares encontradas em seu cadáver, em honra de seu ídolo: cortes como os que Deus havia proibido, Levítico 19:28.
- Joaquim, ou Jeconias, filho de Jeoaquim, tentou reinar no lugar do pai e reinou tempo suficiente para mostrar sua inclinação para o mal. Mas, depois de três meses e dez dias, o rei da Babilônia mandou buscá-lo e o levou cativo, junto com mais alguns dos belos utensílios do templo.
Diz-se aqui que ele tinha oito anos, mas em Reis se diz que tinha dezoito quando começou a reinar. Isso parece, portanto, erro do copista, a menos que suponhamos, como pensam alguns, que seu pai o tenha associado ao governo quando tinha oito anos.
Versículos 11 a 21
Temos aqui um relato da destruição do reino de Judá e da cidade de Jerusalém pelos caldeus. Abraão, amigo de Deus, foi chamado para sair daquela terra, de Ur dos Caldeus, quando Deus o acolheu em aliança e comunhão consigo. Agora, seus descendentes degenerados foram levados de volta para lá.
Isso mostrava que haviam perdido toda a bondade com que foram tratados por causa do pai e o benefício da aliança para a qual ele foi chamado; tudo estava agora novamente desfeito. Temos aqui:
I. Os pecados que trouxeram essa desolação:
- Zedequias, o rei em cujos dias ela veio, atraiu-a sobre si por sua própria insensatez, pois se conduziu muito mal tanto para com Deus quanto para com o rei da Babilônia.
(1.) Se ao menos tivesse feito de Deus seu amigo, teria evitado a ruína. Jeremias lhe trouxe mensagens de Deus que, se lhes tivesse dado a devida atenção, poderiam ter prolongado sua tranquilidade. Mas aqui se diz contra ele que não se humilhou diante de Jeremias, v. 12.
Esperava-se que esse príncipe poderoso, por mais elevada que fosse sua posição, se humilhasse diante de um profeta pobre quando este falava palavras vindas da boca do Senhor; que se submetesse às suas advertências e fosse corrigido por elas, aos seus conselhos e fosse dirigido por eles.
Esperava-se que se sujeitasse ao poder de comando da palavra de Deus na boca do profeta. Como não quis tornar-se servo de Deus dessa maneira, tornou-se escravo de seus inimigos. Deus encontrará um modo de humilhar os que não querem humilhar-se.
Jeremias, como profeta, foi posto sobre nações e reinos (Jeremias 1:10). Por mais humilde que parecesse, todos os que não se humilharam diante dele descobriram que faziam isso por sua conta e risco.
(2.) Se ao menos tivesse sido fiel à sua aliança com o rei da Babilônia, teria evitado sua ruína. Mas rebelou-se contra ele, embora tivesse jurado ser-lhe um tributário fiel, e violou de modo pérfido os compromissos que assumira com ele, v. 13.
Foi isso que levou o rei da Babilônia a tratá-lo com tamanha severidade. Todas as nações consideravam o juramento sagrado e viam aqueles que ousavam romper suas obrigações como os piores homens, abandonados por Deus e abominados por toda a humanidade.
Se, portanto, Zedequias falsear seu juramento quando, eis que, já deu sua mão, não escapará, Ezequiel 17:18. Embora Nabucodonosor fosse pagão e inimigo, Zedequias saberia que há um Deus a quem pertence a vingança se, depois de lhe jurar fidelidade, faltasse com ela.
O que arruinou Zedequias não foi apenas não se voltar ao Senhor, Deus de Israel, mas endurecer o pescoço e o coração para não se voltar a ele.
Ou seja, resolveu obstinadamente não retornar a Deus; não quis pôr o pescoço sob seu jugo nem deixar que a palavra divina impressionasse seu coração. Assim, na prática, não quis ser curado nem viver.
- O grande pecado que trouxe essa destruição foi a idolatria. Os sacerdotes e o povo seguiram as abominações dos pagãos, abandonaram a adoração pura de Deus pelos ritos lascivos e imundos da superstição pagã e, assim, contaminaram a casa do Senhor, v. 14.
Os sacerdotes, sobretudo os principais, que deveriam ter-se oposto à idolatria, eram seus líderes. O lugar onde a religião já está arruinada não está longe da ruína.
- O que agravou grandemente o pecado deles e completou sua medida foi o modo como maltrataram os profetas de Deus, enviados para chamá-los ao arrependimento, v. 15, 16. Temos aqui: (1.) A terna compaixão de Deus por eles ao lhes enviar profetas.
Porque era o Deus de seus pais, em aliança com eles e adorado por eles, embora essa geração degenerada o abandonasse, Deus lhes enviou mensageiros para convencê-los de seu pecado e adverti-los da ruína que atrairiam sobre si por causa dele.
Ele se levantava cedo para enviá-los. Isso indica não só que agia com o maior zelo e interesse imagináveis, como quem se levanta cedo para pôr seus servos a trabalhar quando tem o coração ocupado com seus afazeres, mas também que lhes enviava mensageiros assim que começavam a desviar-se de Deus para os ídolos.
Se dessem um único passo nessa direção, Deus imediatamente enviava mensageiros para censurá-los. Avisava-os com antecedência e no momento oportuno tanto de seu dever quanto do perigo. Que isso nos estimule a buscar a Deus cedo, pois ele se levanta cedo para nos enviar seus mensageiros.
Os profetas enviados também se levantavam cedo para falar-lhes. Eram diligentes e fiéis em seu ofício: não perdiam tempo nem deixavam passar oportunidade alguma de tratar com eles. Por isso se diz que Deus se levantava cedo.
Quanto maior o esforço dos ministros em seu trabalho, mais o povo terá de responder se tudo for em vão. O motivo pelo qual Deus contendia assim com eles por meio de seus profetas era sua compaixão por seu povo e por sua morada; por esses meios, queria ter evitado sua ruína. Repare:
Os métodos que Deus usa para reconduzir os pecadores, por sua palavra, pelos ministros, pela consciência e pelas providências, são todos exemplos de sua compaixão por eles e de que não deseja que ninguém pereça.
(2.) A conduta vil e sem franqueza deles para com Deus (v. 16): “zombavam dos mensageiros de Deus”, o que era grande afronta àquele que os enviara, e “desprezavam sua palavra” na boca deles. Não só isso: também “maltratavam os profetas”, tratando-os como inimigos.
O tratamento cruel dispensado a Jeremias, que viveu nessa época, é um exemplo disso; lemos muito sobre esse tratamento no livro de sua profecia. Tal conduta demonstrava uma inimizade implacável contra Deus e uma decisão invencível de persistir no pecado.
Isso trouxe sobre eles a cólera sem remédio, pois pecavam contra o próprio remédio. Nada provoca mais a Deus que as ofensas a seus ministros fiéis, pois ele considera que o que se faz contra eles é feito contra si mesmo. “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
A perseguição foi o pecado que trouxe sobre Jerusalém sua destruição final pelos romanos. Veja Mateus 23:34-37.
Os que zombam dos ministros fiéis de Deus e fazem todo o possível para torná-los desprezíveis ou odiosos, que os afligem e maltratam para desanimá-los e impedir que outros lhes deem ouvidos, devem lembrar-se de que uma ofensa a um embaixador é considerada ofensa ao príncipe que o enviou.
Também devem lembrar-se de que virá o dia em que descobrirão que teria sido melhor serem lançados ao mar com uma pedra de moinho ao pescoço, pois o inferno é mais profundo e mais terrível.
II. A própria desolação e alguns de seus pormenores, que tivemos mais extensamente em 2 Reis 25. 1. Multidões foram mortas à espada, até mesmo na casa do santuário (v. 17), para onde haviam fugido em busca de refúgio, esperando que a santidade do lugar os protegesse.
Mas como poderiam esperar isso, se eles próprios o haviam contaminado com suas abominações? v. 14. Os que rejeitam o domínio de sua religião perdem todo o benefício e consolo que ela lhes dá.
Os caldeus não apenas deixaram de reverenciar o santuário: também não mostraram compaixão natural nem pelo sexo delicado nem pelos de idade venerável. O povo abandonou a Deus, que tinha compaixão dele (v. 15), e não quis nada com ele.
Por isso, com justiça, foram entregues às mãos de homens cruéis, que não tiveram compaixão de rapaz nem de moça.
Todos os utensílios restantes do templo, grandes e pequenos, e todos os tesouros, sagrados e seculares, tanto da casa de Deus quanto do rei e de seus príncipes, foram apreendidos e levados para a Babilônia, v. 18.
O templo foi queimado, as muralhas de Jerusalém foram derrubadas, as casas, chamadas aqui de palácios, como em Salmos 48:3, tão imponentes, ricas e suntuosas eram, foram reduzidas a cinzas. E todos os seus móveis, aqui chamados belos utensílios, foram destruídos, v. 19.
Vejamos quanta devastação lamentável o pecado causa e, se damos valor ao conforto e à preservação de nossos bens, mantenhamos esse verme longe da raiz deles.
- O restante do povo que escapou da espada foi levado cativo à Babilônia (v. 20): empobrecido, escravizado, insultado e exposto a todas as misérias não só de uma terra estrangeira e bárbara, mas de uma terra inimiga, onde os que os odiavam dominavam sobre eles.
Serviram àqueles monarcas e, sem dúvida, foram governados com rigor enquanto durou aquela monarquia. Sentaram-se então junto aos rios da Babilônia, misturando suas lágrimas às águas deles, Salmos 137:1.
Embora ali, ao que parece, tenham sido curados da idolatria, o profeta Ezequiel mostra que não foram curados do costume de zombar dos profetas.
- A terra ficou desolada enquanto eles estavam cativos na Babilônia, v. 21. Aquela terra fértil, a glória de todas as terras, tornou-se deserto: não era lavrada nem cultivada. Os pastos já não se cobriam de rebanhos, como antes, nem os vales de cereal; tudo jazia abandonado.
Podemos considerar isso: (1.) Como castigo justo pelo modo como antes haviam abusado da terra. Serviram a Baal com seus frutos; por isso a terra é amaldiçoada por causa deles. Agora a terra desfrutava seus sábados (v. 21), como Deus ameaçara por meio de Moisés, Levítico 26:34.
O motivo apresentado ali (v. 35) é que ela não descansou nos sábados deles: profanaram o dia de sábado e não observaram o ano sabático. Muitas vezes lavraram e semearam a terra no sétimo ano, quando ela deveria descansar; agora ficou sem ser lavrada nem semeada por dez vezes sete anos.
Repare: no fim, Deus não perderá nada de sua glória por causa da desobediência humana. Se o tributo não for pago, ele apreenderá os bens e o recuperará, como diz em Oseias 2:9. Se não quisessem deixar a terra descansar, Deus a faria descansar, quisessem ou não.
Alguns pensam que haviam deixado de observar, ao todo, setenta anos sabáticos, e a terra agora desfrutava exatamente esse número como compensação. Ou, se o número dos anos negligenciados fosse menor, era justo que a lei recebesse o devido com juros.
Vemos que uma das queixas de Deus contra eles nessa época dizia respeito à desobediência a outra lei ligada ao sétimo ano: a libertação dos servos. Veja Jeremias 34:13, etc.
(2.) Contudo, podemos considerar o fato de a terra permanecer desolada como motivo para esperarem que voltariam a ela no devido tempo. Se outros tivessem vindo e tomado posse dela, talvez tivessem perdido a esperança de recuperá-la um dia.
Mas, enquanto jazia desolada, ela, por assim dizer, ficava à espera deles e se recusava a reconhecer outros donos.
Versículos 22 a 23
Os dois últimos versículos deste livro têm um duplo aspecto. 1. Olham para trás, para a profecia de Jeremias, e mostram como ela se cumpriu, v. 22. Por meio dele, Deus prometera a restauração dos cativos e a reconstrução de Jerusalém ao fim de setenta anos.
Por fim chegou o tempo de favorecer Sião, o tempo determinado. Depois de uma noite longa e escura, a aurora do alto os visitou. Deus se mostrará fiel a cada palavra que proferiu.
- Olham para a frente, para a história de Esdras, que começa com a repetição desses dois últimos versículos. Lá, eles introduzem uma história agradável; aqui, concluem uma história muito melancólica.
Aprendemos, assim, que, embora a igreja de Deus seja abatida, não é rejeitada; embora seu povo seja corrigido, não é abandonado; embora seja lançado na fornalha, não se perde ali nem permanece nela além do tempo necessário para separar a escória.
Embora Deus contenda por muito tempo, não contenderá para sempre. O Israel de Deus será tirado da Babilônia no tempo devido, e até os ossos secos receberão vida. Isso talvez demore; mas a visão é para um tempo determinado e, no fim, falará e não mentirá. Por isso, ainda que demore, esperem por ela.