Matthew Henry

2 Crônicas 32

Argumento

Este capítulo continua e conclui a história do reinado de Ezequias. I. A invasão que Senaqueribe lançou contra ele e os cuidados de Ezequias para fortalecer a si mesmo, sua cidade e o ânimo do povo contra esse inimigo, vv. 1-8. II. As cartas e mensagens insolentes e blasfemas que Senaqueribe lhe enviou, vv. 9-19.

III. A resposta concreta que Deus deu às blasfêmias de Senaqueribe e às orações de Ezequias, com a derrota total do exército assírio, para vergonha de Senaqueribe e honra de Ezequias, vv. 20-23.

IV. A doença de Ezequias e sua recuperação, seu pecado e sua recuperação dele, com as honras que o acompanharam em vida e na morte, vv. 24-33.

Versículos 1 a 8

A Invasão de Senaqueribe e a Confiança Paciente de Ezequias. (a.C. 713.)

Temos aqui: I. O temível desígnio de Senaqueribe contra o reino de Ezequias e a vigorosa tentativa de executá-lo. Senaqueribe era então, como Nabucodonosor seria depois, o terror, o flagelo e o grande opressor daquela parte do mundo. Pretendia erguer para si uma monarquia sem limites sobre as ruínas de todos os vizinhos.

Seu predecessor Salmaneser havia conquistado pouco antes o reino de Israel e levado cativas as dez tribos. Senaqueribe pensou em conquistar Judá para si da mesma maneira. O orgulho e a ambição levam os homens a tentar dominar o mundo inteiro.

É digno de nota que, por volta dessa mesma época, Rômulo fundou Roma, cidade que mais tarde veio a reinar sobre os reis da terra mais do que qualquer outra. Senaqueribe invadiu Judá imediatamente após sua reforma e o restabelecimento da religião: depois dessas coisas, entrou em Judá, v. 1.

  1. A providência divina dispôs bem as coisas ao não permitir que ele os perturbasse antes que a reforma estivesse concluída e estabelecida, pois a invasão poderia tê-la interrompido.

  2. Talvez pretendesse castigar Ezequias por destruir a idolatria à qual ele próprio era devotado. Considerava profano o que Ezequias fizera e achava que este havia perdido a proteção divina. Por isso, via nele uma presa fácil.

  3. Deus dispôs a invasão nesse momento para ter a oportunidade de mostrar sua força em favor desse povo que voltava para ele e se reformava. Trouxe-lhes essa aflição para receber a honra de libertá-los e também para conferir-lhes essa honra.

Depois dessas coisas e de seu estabelecimento, seria de esperar que ouvíssemos falar apenas de paz perfeita e que ninguém ousasse incomodar um povo assim preparado para receber o favor divino. Contudo, a notícia seguinte é que um exército ameaçador e destruidor entra no país, pronto para devastar tudo.

Podemos estar no caminho do dever e, ainda assim, encontrar aflição e perigo. Deus dispõe as coisas desse modo para provar nossa confiança nele e manifestar o cuidado que tem por nós.

A pouca resistência que Senaqueribe encontrou ao entrar em Judá levou-o a imaginar que tudo já lhe pertencia. Pensou em conquistar todas as cidades fortificadas (v. 1) e planejou atacar Jerusalém, v. 2. Veja 2 Reis 18:7, 13.

II. Os preparativos prudentes que Ezequias fez contra essa tempestade que o ameaçava. Consultou seus líderes sobre o que deveria fazer e quais medidas tomar, v. 3. Com o conselho deles, providenciou:

  1. Que o país recebesse o inimigo friamente. Cuidou para que não encontrasse água ali, o que faria seu exército perecer de sede, ou ao menos para que houvesse escassez de água, enfraquecendo-o e tornando-o incapaz de lutar. Um exército poderoso, se ficar alguns dias sem água, não passará de um monte de poeira seca.

Todos foram imediatamente postos a trabalhar para tapar as fontes e o riacho que corria pelo meio da terra, provavelmente conduzindo a água deste para a cidade por canais subterrâneos. Essa é uma política semelhante à prática atual de destruir a forragem diante de um exército invasor.

  1. Que a cidade desse ao inimigo uma recepção calorosa. Para isso, reparou a muralha, ergueu torres e fabricou grande quantidade de dardos, ou, como consta à margem, espadas ou armas, e escudos (v. 5), além de nomear capitães, v. 6.

Repare: os que confiam a Deus sua segurança ainda precisam usar os meios adequados para se proteger. Do contrário, põem Deus à prova em vez de confiar nele. Deus proverá, mas nós também devemos fazer a nossa parte.

III. O ânimo que deu ao povo para que dependesse de Deus nessa aflição. Reuniu-os numa rua larga e aberta e lhes falou palavras de consolo, v. 6. Ele próprio não se deixou intimidar, pois confiava que a invasão terminaria bem.

Não era como seu pai, que tinha muita culpa para aterrorizá-lo e nenhuma fé para animá-lo. Diante de um perigo público, o coração do pai se agitara como as árvores do bosque se agitam com o vento; não admira que o coração de seu povo também se agitasse, Isaías 7:2.

Com suas palavras, Ezequias infundiu vida ao povo, sobretudo aos capitães, e falou ao coração deles, como diz a expressão. 1. Procurou conter seus temores: “Sejam fortes e corajosos. Não pensem em render a cidade nem em negociar a rendição; decidam resistir até o último homem.

Não pensem que perderão a cidade ou cairão nas mãos do inimigo; não há perigo. Sejam os soldados ousados e valentes, mantenham seus postos, fiquem de armas prontas e lutem bravamente. Os moradores da cidade devem animá-los a fazer isso: não tenham medo nem desanimem por causa do rei da Assíria.”

O profeta os havia encorajado assim da parte de Deus (Isaías 10:24): não tenham medo dos assírios; agora o rei os encorajava da parte de Deus.

Naquele tempo, os pecadores em Sião tiveram medo (Isaías 33:14), mas os justos habitavam no alto (Isaías 33:15, 16) e refletiam sobre o terror para vencê-lo. Veja Isaías 33:18, que se refere ao que se relata aqui.

  1. Procurou fortalecer a fé deles para silenciar e vencer seus temores: “Senaqueribe tem uma multidão consigo; ainda assim, há mais conosco do que com ele, pois Deus está conosco. E quanto vocês acham que vale a presença dele?

Nosso inimigo dispõe de um braço de carne, no qual confia; mas conosco está o Senhor, cujo poder é irresistível, nosso Deus, cuja promessa é inviolável, um Deus em aliança conosco para nos ajudar e travar nossas batalhas.

Ele não apenas nos ajuda a travá-las; se quiser, ele as trava por nós.” Foi o que fez nessa ocasião.

Repare: uma confiança de fé em Deus nos elevará acima do medo predominante dos homens. Quem teme o furor do opressor se esquece do Senhor, seu Criador, Isaías 51:12, 13.

É provável que Ezequias tenha dito outras coisas nesse sentido e que o povo tenha repousado em suas palavras, não apenas por serem suas, mas por aquilo que ele dissera acerca da presença de Deus entre eles e do poder divino para socorrê-los. Crer nessas coisas os tranquilizou.

Que os bons súditos e soldados de Jesus Cristo repousem assim na palavra dele e digam com ousadia: “Visto que Deus é por nós, quem será contra nós?”

Versículos 9 a 22

A Destruição dos Assírios. (a.C. 713.)

Já tivemos mais amplamente, no livro dos Reis, o relato da fúria e da blasfêmia de Senaqueribe, da oração de Ezequias e da libertação de Jerusalém pela destruição do exército assírio, 2 Reis 18 e 19. Aqui ele é resumido, mas ainda mostra suficientemente estas três coisas:

I. A impiedade e a malícia dos inimigos da igreja. Senaqueribe está ocupado sitiando Laquis (v. 9), mas ouve que Ezequias fortalece Jerusalém e anima seu povo a resistir.

Por isso, antes de ir pessoalmente sitiá-la, envia mensageiros para fazer discursos e ele próprio escreve cartas, tentando assustar Ezequias e seu povo para que rendam a cidade. Veja:

  1. Sua grande malícia contra o rei de Judá ao tentar fazer seus súditos deixarem de lhe ser leais. Não tratou com Ezequias como faria um homem honrado, nem lhe propôs condições justas; recorreu a artifícios mesquinhos e vis, indignos de um rei, para aterrorizar o povo comum e persuadi-lo a abandonar o rei.

Retratou Ezequias como alguém que pretendia enganar seus súditos para levá-los à ruína e entregá-los à fome e à sede (v. 11). Disse que ele já os prejudicara muito e os expusera ao desagrado divino ao remover os lugares altos e os altares (v. 12).

Disse ainda que, contra o interesse comum do povo, resistia a uma força que certamente o arruinaria, v. 15.

  1. Sua grande impiedade contra o Deus de Israel, chamado Deus de Jerusalém (v. 19), porque fora ali que ele escolhera colocar seu nome, e também porque era a cidade agora ameaçada pelo inimigo e sob a proteção especial da providência divina.

Esse blasfemo orgulhoso comparou o grande Jeová, Criador do céu e da terra, aos deuses de monturo das nações, obras de mãos humanas. Achou que ele não poderia livrar seus adoradores mais do que aqueles deuses haviam livrado os deles (v. 19).

Era como se um Espírito infinito e eterno não tivesse mais sabedoria nem poder que uma pedra ou um tronco de árvore.

Gabou-se de seus triunfos sobre os deuses das nações, dos quais nenhum pudera proteger seu povo (vv. 13-15).

Daí concluiu não só: como o Deus de vocês os livrará? (v. 14), mas também, como se ele fosse inferior a todos os demais: quanto menos o Deus de vocês os livrará? Era como se Deus tivesse menos poder para socorrer que qualquer um deles.

Assim insultaram, inclusive por escrito, o Senhor, Deus de Israel (e uma injúria escrita, por ser mais deliberada, é ainda pior), como se ele fosse um zero e um nome vazio como todos os outros deuses, v. 17.

Senaqueribe, nas instruções que deu, já disse mais que o suficiente. Mas, como se suas blasfêmias fossem poucas, seus servos, que aprenderam a insolência com o senhor, falaram ainda mais do que ele lhes havia mandado contra o Senhor Deus e contra seu servo Ezequias, v. 16.

Deus se ofende com o que se diz contra seus servos e pedirá contas disso, assim como do que se diz contra ele próprio. Tudo tinha por objetivo afastar o povo da esperança em Deus pelo medo.

Os inimigos de Davi também procuraram afastá-lo dela (Salmos 11:1; 42:10), dizendo: “Não há para ele socorro em Deus”, Salmos 3:2; 71:11.

Assim esperavam tomar a cidade enfraquecendo as mãos daqueles que deveriam defendê-la. Satanás, em suas tentações, procura destruir nossa fé na plena suficiência de Deus, sabendo que alcançará seu objetivo se conseguir isso. Nós, porém, manteremos nossa posição se nossa fé não desfalecer, Lucas 22:32.

II. O dever e também o interesse dos amigos da igreja: orar e clamar ao céu no dia da aflição. Foi o que fizeram Ezequias e o profeta Isaías, v. 20. Foi um tempo feliz aquele em que o rei e o profeta se uniram assim em oração. Alguém está aflito? Alguém está aterrorizado? Que ore.

Assim conseguimos que Deus aja por nós e nos animamos nele. Orar a Deus é chamado aqui de clamar ao céu porque, ao orar, devemos olhar para ele como nosso Pai que está no céu, de onde observa os filhos dos homens e onde preparou seu trono.

III. O poder e a bondade do Deus da igreja. Ele pode tanto conter seus inimigos, por mais elevados que sejam, quanto socorrer seus amigos, por mais abatidos que estejam.

  1. Assim como as blasfêmias dos inimigos o levam a agir contra eles (Deuteronômio 32:27), as orações de seu povo o levam a agir em favor dele. Foi o que aconteceu aqui.

(1.) O exército dos assírios foi eliminado pela espada de um anjo, que triunfou particularmente ao abater os homens valentes, os líderes e os capitães, que desafiavam a espada de qualquer homem. Deus se agrada de abater os orgulhosos e os que se julgam seguros.

O Targum diz que a Palavra do Senhor, a Palavra eterna, enviou Gabriel para executar esse juízo; que isso ocorreu por meio de um relâmpago, na noite da Páscoa: a noite em que o anjo destruiu os primogênitos do Egito. Mas não foi tudo.

(2.) O rei dos assírios, depois de sofrer essa desonra, foi abatido pela espada dos próprios filhos. Os que saíram de suas entranhas o mataram, v. 21. Assim, primeiro foi humilhado e depois assassinado; primeiro envergonhado e depois morto.

O mal persegue os pecadores; quando escapam de um dano, precipitam-se em outro sem percebê-lo.

  1. Por essa obra maravilhosa: (1.) Deus foi glorificado como protetor de seu povo. Salvou Jerusalém não só das mãos de Senaqueribe, mas das de todos os outros, v. 22. Uma libertação como essa era garantia de muita misericórdia ainda reservada. Ele os guiou, isto é, os protegeu por todos os lados.

Deus defende seu povo dirigindo-o: mostra-lhe o que deve fazer e assim o salva do que se planeja ou pratica contra ele. Por isso muitos trouxeram presentes ao Senhor, ao ver o grande poder com que Deus defendera seu povo.

Isso levou estrangeiros a suplicar seu favor e inimigos a pedir que afastasse sua cólera. Ambos trouxeram presentes ao templo em sinal de seu interesse e desejo.

(2.) Ezequias foi exaltado como alguém favorecido e especialmente cuidado pelo céu. Muitos lhe trouxeram presentes (v. 22, 23), em sinal da honra que lhe atribuíam e para conquistar seu favor. Pelo favor de Deus, perdem-se inimigos e ganham-se amigos.

Versículos 24 a 33

A Morte de Ezequias. (a.C. 698.)

Concluímos aqui a história de Ezequias com o relato de três coisas a seu respeito:

I. Sua doença e sua recuperação, v. 24. A doença é mencionada aqui apenas brevemente; já tivemos uma narrativa extensa dela em 2 Reis 20. Parecia que a enfermidade seria mortal. No extremo de sua aflição, Ezequias orou. Deus lhe respondeu e deu um sinal de que ele se recuperaria: o sol retrocedeu dez graus.

II. Seu pecado e seu arrependimento, também relatados mais extensamente em 2 Reis 20:12, etc. No entanto, observam-se aqui várias coisas a respeito de seu pecado que não estavam ali:

  1. A ocasião foi o rei da Babilônia lhe enviar uma embaixada honrosa para felicitá-lo pela recuperação. Aqui, porém, acrescenta-se que os enviados vieram investigar o prodígio ocorrido na terra (v. 31), fosse a destruição do exército assírio, fosse o retrocesso do sol.

Os assírios eram inimigos deles; vieram investigar a queda desse exército para se alegrarem com ela. O sol era o deus deles; vieram investigar o favor que ele mostrara a Ezequias para honrar aquele a quem seu deus honrara, v. 31.

Esses milagres foram realizados para alarmar e despertar um mundo insensível e descuidado e fazê-lo abandonar ídolos mudos e coxos em favor do Deus vivo. Os homens se espantaram com eles, mas não se converteram até que um prodígio maior ocorresse naquela terra: a vinda de Jesus Cristo, Mateus 2:1, 2.

  1. Deus o deixou entregue a si mesmo nessa ocasião para prová-lo, v. 31. Pelo poder de sua graça onipotente, Deus poderia ter impedido o pecado; mas o permitiu por propósitos sábios e santos.

Por essa prova e pela fraqueza de Ezequias nela, queria que ele soubesse, isto é, que se soubesse (um hebraísmo comum), o que havia em seu coração.

Ele não era tão perfeito na graça quanto pensava: tinha suas loucuras e fraquezas como os demais homens. Deus o deixou entregue a si mesmo para orgulhar-se da riqueza e, assim, impedi-lo de orgulhar-se da santidade.

É bom conhecermos a nós mesmos, nossa fraqueza e nossa inclinação ao pecado, para não nos tornarmos presunçosos nem confiarmos em nós mesmos, mas pensarmos sempre humildemente a nosso respeito e vivermos dependentes da graça divina.

Não conhecemos a corrupção de nosso próprio coração nem o que faremos se Deus nos deixar entregues a nós mesmos. “Senhor, não nos conduzas à tentação.”

  1. Seu pecado foi a exaltação do coração, v. 25. Orgulhou-se da honra que Deus lhe concedera de tantas maneiras, da honra que os vizinhos lhe prestaram trazendo presentes e, agora, do fato de o rei da Babilônia enviar-lhe uma embaixada para cortejá-lo e buscar seu favor. Isso o exaltou além da medida.

Depois de destruir outras idolatrias, Ezequias começou a idolatrar a si mesmo. Ah, quanto os homens grandes, bons e úteis precisam estudar as próprias fraquezas e loucuras e suas obrigações para com a graça gratuita, a fim de nunca pensarem demasiadamente bem de si!

Precisam suplicar sinceramente a Deus que esconda deles o orgulho e os mantenha sempre humildes.

  1. O que agravou seu pecado foi dar a Deus tão má resposta aos favores recebidos, tornando esses próprios favores alimento e combustível para seu orgulho (v. 25): “Não retribuiu conforme o benefício que lhe fora feito”.

Repare: espera-se com justiça que os que receberam misericórdia de Deus procurem dar alguma resposta apropriada às misericórdias recebidas. Se não o fizerem, certamente lhes será cobrada a ingratidão.

Embora não possamos oferecer um equivalente ou pagar uma dívida, devemos reconhecer o favor recebido. O que devo oferecer para que isso seja aceito? Salmos 116:12.

  1. O desagrado divino a que se sujeitou por esse pecado. Embora fosse apenas um pecado do coração e o ato visível parecesse não só inocente, mas cortês, pois mostrou seus tesouros a um amigo, a cólera caiu sobre ele e sobre seu reino por causa disso, v. 25.

Repare: Deus odeia o orgulho tanto quanto qualquer outro pecado, em especial no seu próprio povo. Os que se exaltam devem esperar ser humilhados e submetidos a providências que os rebaixem. A cólera caiu sobre Davi por seu orgulho ao contar o povo.

  1. Seu arrependimento por esse pecado: humilhou-se por causa do orgulho do coração. Repare: (1.) Embora Deus, por propósitos sábios e santos, permita que seu povo caia em pecado, não permitirá que permaneça nele; não será inteiramente derrubado.

(2.) É preciso arrepender-se dos pecados do coração, ainda que não passem dele. (3.) A humilhação de si mesmo é parte necessária do arrependimento. (4.) O orgulho do coração, pelo qual nos exaltamos, é um pecado pelo qual devemos nos humilhar de modo especial.

(5.) O povo deve lamentar os pecados de seus governantes. Os moradores de Jerusalém humilharam-se com Ezequias porque sabiam que também haviam cometido o mesmo pecado ou, ao menos, temiam participar da punição. Quando Davi contou o povo por orgulho, todos sofreram por causa do pecado dele.

  1. A suspensão do juízo que lhes foi concedida em consequência disso. A cólera não veio em seus dias. Enquanto viveu, o país teve paz, e a verdade prevaleceu. Tamanho é o valor do arrependimento para afastar, ou ao menos adiar, os sinais da ira de Deus.

III. A honra prestada a Ezequias: 1. Pela providência de Deus enquanto vivia. Tinha riquezas e honra em abundância (v. 27), encheu seus depósitos, abasteceu seus acampamentos, fortificou sua cidade e realizou tudo o que desejava, pois Deus lhe dera muitos bens, v. 29.

Entre suas grandes realizações, menciona-se o desvio do curso de água de Giom (v. 30), feito por ocasião da invasão de Senaqueribe, v. 3, 4.

A água chegava ao que se chamava tanque antigo (Isaías 22:11) e tanque superior (Isaías 7:3); ele, porém, a reuniu num novo lugar, mais conveniente para a cidade, chamado tanque inferior, Isaías 22:9. De modo geral, prosperou em todas as suas obras, pois eram boas obras.

  1. Pelo respeito dedicado à sua memória depois de sua morte. (1.) O profeta Isaías escreveu sua vida e seu reinado (v. 32), seus atos e sua bondade ou piedade, cuja anotação e lembrança, como exemplos para outros, fazem parte de sua honra.

(2.) O povo lhe prestou honra quando morreu (v. 33): sepultou-o na parte principal dos túmulos, fez por ele uma queima fúnebre tão grandiosa quanto a de Asa ou, honra muito maior, lamentou-o profundamente como a Josias.

Veja como a honra da piedade sincera se manifesta na consciência dos homens. Embora seja de temer que a maioria do povo não tenha aderido de coração aos reis reformadores, não pôde deixar de louvar seus esforços pela reforma, e a memória desses reis era abençoada entre eles.

Temos uma dívida de honra para com os que foram muito úteis em seu tempo: devemos prestá-la quando morrem, fora do alcance da lisonja e depois que vimos o desfecho de sua conduta. O pagamento devido dessa dívida animará outros a agir do mesmo modo.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra