2 Crônicas 30
Argumento
Neste capítulo temos o relato da Páscoa solene que Ezequias celebrou no primeiro ano de seu reinado.
I. A consulta a respeito dela e a decisão a que ele e seu povo chegaram para celebrá-la, vv. 2-5. II. O convite que enviou a Judá e a Israel para que viessem celebrá-la, v. 1, 6-12. III. Sua celebração alegre, vv. 13-27.
Com isso, a reforma iniciada no capítulo anterior foi grandemente impulsionada e estabelecida, e aquele prego no lugar santo de Deus teve sua ponta rebatida.
Versículos 1 a 12
Preparativos para a Páscoa. (a.C. 726.)
Aqui está:
I. A decisão de celebrar uma Páscoa. Essa festa anual foi instituída em memória da saída dos filhos de Israel do Egito. Aconteceu que a restauração do serviço do templo caiu nos dias marcados para essa festa, no décimo sétimo dia do primeiro mês; isso lhes trouxe à lembrança a solenidade esquecida.
“Que faremos”, diz Ezequias, “a respeito da Páscoa? É uma ordenança muito consoladora e foi negligenciada por muito tempo. Como a restauraremos?”
“O prazo deste ano já passou; não podemos celebrá-la imediatamente; a congregação é pequena, o povo não foi avisado, os sacerdotes não estão preparados, v. 3. Devemos adiá-la para o ano seguinte?”
É provável que muitos fossem favoráveis ao adiamento. Mas Ezequias considerou que, dali a um ano, as boas disposições do povo teriam esfriado, e seria tempo demais para ficar sem o benefício da ordenança.
Por isso, ao encontrar na lei de Moisés uma disposição segundo a qual pessoas que estivessem impuras no primeiro mês poderiam celebrar a Páscoa no décimo quarto dia do segundo mês e ser aceitas (Números 9:11), não duvidou de que ela pudesse ser estendida à congregação.
Assim, decidiram celebrar a Páscoa no segundo mês. Que a circunstância ceda lugar ao essencial, e que a celebração em si não se perca por um escrúpulo quanto à data. É bom bater o ferro enquanto está quente e aproveitar o momento em que as pessoas estão bem dispostas. Os adiamentos são perigosos.
II. Uma proclamação expedida para anunciar essa Páscoa e convocar o povo para ela:
- Foi enviado um convite às dez tribos revoltadas para estimulá-las a vir participar dessa solenidade.
Escreveram-se cartas a Efraim e Manassés convidando-os a Jerusalém para celebrar a Páscoa (v. 1), sem nenhum desígnio político de trazê-los de volta à casa de Davi, mas com o desígnio piedoso de trazê-los de volta ao Senhor, Deus de Israel.
“Escolham quem quiserem por rei”, diz Ezequias, “contanto que escolham o Senhor por Deus.”
As divergências entre Judá e Israel, quer civis, quer religiosas, não impedirão que, se os israelitas quiserem voltar sinceramente ao Senhor, seu Deus, Ezequias os acolha na Páscoa tão bem quanto qualquer um dos seus próprios súditos.
Mensageiros foram enviados rapidamente por todas as tribos de Israel, com escritos que insistiam com os israelitas para aproveitarem a oportunidade de voltar ao Deus de quem se haviam afastado. Agora temos aqui:
(1.) O conteúdo das cartas circulares enviadas nessa ocasião. Nelas, Ezequias revela grande preocupação tanto com a honra de Deus quanto com o bem-estar do reino vizinho.
Parece desejar ardentemente a prosperidade desse reino, embora não recebesse dele pedágio, tributo nem imposto e, além disso, o reino de Israel tivesse causado transtornos ao de Judá muitas vezes, inclusive pouco antes. Isso é retribuir o mal com o bem. Observe:
[1.] Aquilo a que ele os exorta (v. 8): “Entregai-vos ao Senhor.” Antes de poderem entrar em comunhão com ele, precisam entrar em aliança com ele. Deem a mão ao Senhor, pois é isso que diz a expressão, ou seja, anuam em tomá-lo por seu Deus.
Um trato é confirmado com um aperto de mão. Façam esse trato. Unam-se a ele numa aliança eterna. Assinem de próprio punho que pertencem a ele, Isaías 44:5. Deem-lhe a mão como sinal de que lhe dão o coração. Ponham a mão no arado dele. Dediquem-se ao seu serviço, para trabalhar por ele.
Entreguem-se a ele, isto é, aceitem suas condições, submetam-se ao seu governo e não persistam por mais tempo em resistir-lhe. Entreguem-se a ele para ficar inteira e universalmente sob seu comando e ao seu dispor, para ser, fazer, ter e sofrer tudo o que lhe agradar.
Para isso, “não sejais de dura cerviz como foram vossos pais”; não deixem que sua vontade corrompida e perversa se levante em resistência e rebelião contra a vontade de Deus. Não digam que farão o que quiserem; resolvam fazer o que ele quiser.
Há na mente carnal uma rigidez, uma obstinação, uma incapacidade de submeter-se a Deus. Recebemos isso de nossos pais; está entranhado em nossos ossos.
É preciso vencer essa resistência: a vontade que trazia em si um espírito de contradição deve ser derretida na vontade de Deus, e o pescoço que era um tendão de ferro deve curvar-se e ajustar-se ao seu jugo.
Em consequência dessa entrega a Deus, Ezequias os exorta a entrar no santuário dele, isto é, a comparecer diante dele no lugar que escolheu para ali pôr seu nome e servi-lo nas ordenanças que designou.
As portas do santuário estão agora abertas, e vocês têm liberdade para entrar; o serviço do templo foi restaurado, e vocês são bem-vindos a participar dele. O rei diz: “Venham”; os príncipes e sacerdotes dizem: “Venham”; quem quiser, venha.
Ezequias chama isso (v. 6) de voltar ao Senhor Deus, pois eles o haviam abandonado e adorado outros deuses. Arrependam-se agora e convertam-se. Assim, aqueles que pela graça se voltaram eles próprios para Deus devem fazer tudo o que puderem para trazer outros de volta a ele.
[2.] As razões que ele usa para persuadi-los a fazer isso. Primeiro, vocês são filhos de Israel e, portanto, têm ligação e obrigações para com o Deus de Israel, de quem se afastaram.
Segundo, o Deus para quem são chamados a voltar é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, um Deus em aliança com seus primeiros pais, que o serviram e se entregaram a ele; fazê-lo foi a honra e a felicidade deles.
Terceiro, seus pais de gerações recentes, que o abandonaram e transgrediram contra ele, foram entregues à desolação; sua apostasia e idolatria causaram-lhes a ruína, como vocês veem (v. 7). Que os prejuízos sofridos por eles sirvam de aviso a vocês.
Quarto, vocês mesmos são apenas um remanescente que escapou por pouco das mãos dos reis da Assíria (v. 6). Por isso, precisam pôr-se sob a proteção do Deus de seus pais, para que não sejam inteiramente engolidos.
Quinto, esse é o único meio de afastar de vocês o ardor da ira de Deus (v. 8), que certamente os consumirá se continuarem com dureza de pescoço. Por fim, se vocês voltarem para Deus pelo caminho do dever, ele voltará para vocês pelo caminho da misericórdia.
Ezequias começa por isso (v. 6) e termina do mesmo modo, v. 9. De modo geral, vocês o encontrarão cheio de graça e misericórdia; ele não desviará de vocês o rosto se o buscarem, apesar das provocações que lhe fizeram.
Em particular, podem esperar que ele faça voltar do cativeiro seus irmãos levados para longe e os traga de volta à sua própria terra. Seria possível dizer isso de maneira mais comovente, mais tocante? Poderia haver causa melhor ou defesa melhor apresentada em favor dela?
(2.) A recepção dada aos mensageiros e à mensagem de Ezequias. Não há sinal de que Oseias, então rei de Israel, tenha se ofendido com a distribuição dessas proclamações pelo reino, se oposto a ela ou proibido seus súditos de aceitar o convite. Parece que lhes deu plena liberdade.
Eles podiam ir a Jerusalém para adorar, se quisessem, pois, embora ele fizesse o mal, ainda assim não era como os reis de Israel anteriores a ele, 2 Reis 17:2. Via a ruína aproximar-se do seu reino e, se algum súdito quisesse tentar esse meio de evitá-la, tinha sua plena permissão.
Quanto ao povo, porém: [1.] A maioria desprezou o chamado e se fez de surda. Os mensageiros foram de cidade em cidade, uns a uma e outros a outra, e rogaram insistentemente ao povo que subisse a Jerusalém para celebrar a Páscoa.
Mas estavam tão longe de atender à mensagem que insultaram os portadores, riram deles com desprezo e zombaram deles (v. 10): não apenas recusaram, mas recusaram com desdém.
Falar-lhes do Deus de Abraão! Não o conheciam; tinham outros deuses para servir, Baal e Astarote. Falar-lhes do santuário! Seus lugares altos eram igualmente bons. Falar-lhes da misericórdia e da cólera de Deus! Não temiam a cólera nem desejavam a misericórdia.
Não surpreende que os mensageiros do rei fossem tratados com tamanho desprezo por esse povo apóstata, já que os mensageiros de Deus, seus servos, os profetas, que apresentavam credenciais da parte dele, também o foram.
A destruição do reino das dez tribos estava próxima. Apenas dois ou três anos depois, o rei da Assíria sitiou Samaria, e esse cerco terminou no cativeiro daquelas tribos.
Pouco antes disso, eles tinham não apenas um rei próprio que lhes permitia voltar ao santuário de Deus, mas também um rei de Judá que os convidava com insistência a fazê-lo.
Se em geral tivessem aceitado esse convite, ele poderia ter evitado a ruína deles; mas o desprezo que lhe mostraram apressou e agravou essa ruína e os deixou sem desculpa.
[2.] Contudo, alguns poucos aceitaram o convite. A mensagem, embora para uns fosse aroma de morte para morte, para outros foi aroma de vida para vida, v. 11.
Nos piores tempos, Deus tem tido um remanescente. Assim aconteceu aqui: muitos de Aser, Manassés e Zebulom (não há aqui menção a ninguém de Efraim, embora algumas pessoas dessa tribo sejam mencionadas no v. 18) humilharam-se e foram a Jerusalém.
Isso significa que sentiram tristeza por seus pecados e se submeteram a Deus. O orgulho impede os homens de se entregarem ao Senhor; quando ele é abatido, a obra está feita.
- Foi dada aos homens de Judá uma ordem para comparecer a essa solenidade, e todos obedeceram, v. 12. Fizeram-no de um só coração, todos com a mesma disposição, e a mão de Deus lhes deu esse coração unido. Pois é no dia do poder que os súditos de Cristo se dispõem voluntariamente a obedecer.
É Deus quem opera tanto o querer quanto o realizar. Quando, em qualquer ocasião, as pessoas mostram disposição inesperada para fazer o bem, devemos reconhecer nisso a mão de Deus.
Versículos 13 a 20
A Celebração da Páscoa. (a.C. 726.)
Chegado o tempo marcado para a Páscoa, reuniu-se uma congregação muito grande para a ocasião, v. 13. Agora temos aqui:
I. Os preparativos que fizeram para a Páscoa, e foram bons preparativos: removeram todos os altares idólatras encontrados não apenas no templo, mas também em Jerusalém, v. 14.
Antes de celebrar a festa, lançaram fora esse fermento velho. O melhor preparo que podemos fazer para a Páscoa do evangelho é lançar fora nossas iniquidades, nossas idolatrias espirituais.
II. A celebração da Páscoa. Nela, o povo mostrou tanta prontidão e tanto zelo que os sacerdotes e levitas se envergonharam ao ver que as pessoas comuns os superavam, mais prontas a trazer sacrifícios do que eles a oferecê-los.
Isso os levou a santificar-se (v. 15), para que a obra não parasse por falta de mãos que a levassem adiante. Reparar no zelo dos outros deve fazer-nos sentir vergonha de nossa própria frieza e sentir-nos estimulados não só a cumprir nosso dever, mas a cumpri-lo bem e a santificar-nos para ele.
Fizeram o que competia a seu ofício (v. 16), aspergindo o sangue sobre o altar, o que era figura de Cristo, nossa Páscoa, sacrificado em nosso favor.
III. As irregularidades que cometeram nessa solenidade. O essencial foi bem conduzido e com muita devoção; mas, além de ter sido celebrada com um mês de atraso:
- Os levitas mataram os cordeiros da Páscoa, o que deveria ter sido feito apenas pelos sacerdotes, v. 17. Eles também auxiliaram na oferta dos outros sacrifícios mais do que a lei normalmente consentia, especialmente daqueles destinados a purificar os impuros, dos quais havia agora necessidade de muitos.
Alguns pensam que os levitas assumiram aqui a tarefa dos ofertantes, não a dos sacerdotes. Normalmente, cada homem matava seu cordeiro; mas, nessa ocasião, os levitas o mataram em favor daqueles que estavam sob alguma impureza cerimonial.
- Permitiu-se que muitos comessem a Páscoa sem terem sido purificados conforme o rigor da lei, v. 18. Esse era o segundo mês, e não havia autorização para adiá-los ainda mais, até o terceiro mês; se fosse o primeiro, a lei lhes teria permitido comê-la no segundo.
Eles relutavam em proibi-los por completo de participar, para não desanimar os novos convertidos nem mandar embora queixosos aqueles que desejavam despedir alegres.
Grócio observa daí que as instituições rituais devem ceder não só diante de uma necessidade pública, mas também de um benefício e uma vantagem para o público.
IV. A oração de Ezequias a Deus pedindo perdão por essa irregularidade. Fora seu zelo que os reunira com tanta pressa, e não queria que ninguém saísse prejudicado por ter tido pouco tempo para se preparar.
Por isso, considerou seu dever interceder por aqueles que comeram a Páscoa de modo diferente do prescrito, para que não viesse sobre eles a cólera do Senhor. Sua oração foi:
- Uma oração curta, mas pertinente: que o bom Senhor perdoe a todos os membros da congregação que tenham firmado, dedicado ou preparado o coração para esses serviços, embora lhes falte a preparação cerimonial. Repare:
(1.) A principal coisa exigida em nossa participação nas ordenanças solenes de Deus é que preparemos o coração para buscá-lo, que sejamos sinceros e retos em tudo o que fazemos, que o homem interior esteja envolvido e ocupado nisso e que o façamos de coração; sem isso, tudo é inútil.
Eis que você deseja a verdade no íntimo. Ezequias não ora para que se dispense esse requisito nem para que se perdoe a falta de outras coisas onde ele não exista. Pois esta é a única coisa necessária: buscar a Deus, seu favor e sua honra, e dispor o coração a fazê-lo.
(2.) Onde existem essa sinceridade e firmeza de coração, ainda pode haver muitos defeitos e fraquezas. Tanto a disposição do espírito quanto o desempenho do serviço podem ficar aquém da purificação do santuário.
As corrupções podem não ser vencidas tão plenamente, os pensamentos podem não estar tão firmemente concentrados, os afetos podem não ser tão vivos e a fé pode não ser tão atuante quanto deveriam. Eis uma deficiência na purificação do santuário. Nada é perfeito debaixo do sol, nem há um justo que faça o bem e não peque.
(3.) Esses defeitos precisam da graça que perdoa e cura, pois omissões durante o cumprimento do dever são pecados, assim como a omissão do próprio dever. Se Deus nos tratasse com rigorosa justiça, segundo o melhor de nosso desempenho, estaríamos perdidos.
(4.) O caminho para obter perdão por nossas deficiências no cumprimento do dever e por todas as iniquidades de nossas coisas santas é pedi-lo a Deus em oração. O perdão não vem tão naturalmente que dispense a súplica por meio do sangue de Cristo.
(5.) Nessa oração, devemos tomar ânimo da bondade de Deus: que o bom Senhor perdoe. Pois, quando proclamou sua bondade, destacou sobretudo este aspecto dela: perdoar a iniquidade, a transgressão e o pecado.
(6.) É dever daqueles que têm outros sob sua responsabilidade olhar não apenas por si, mas também pelos que lhes foram confiados, ver o que lhes falta e orar por eles, como Ezequias fez aqui. Veja Jó 1:5.
- Uma oração bem-sucedida: o Senhor deu ouvidos a Ezequias, agradou-se de sua piedosa preocupação com a congregação e, em resposta à oração, curou os membros do povo (v. 20). Não apenas deixou de lhes imputar o pecado, mas aceitou graciosamente seus serviços, apesar dele.
Pois curar indica não só perdão (Isaías 6:10; Salmos 103:3), mas também consolo e paz, Isaías 57:18; Malaquias 4:2.
Versículos 21 a 27
A Festa dos Pães Asmos. (a.C. 726.)
Depois da Páscoa veio a festa dos pães asmos, que durou sete dias. Aqui se conta como foi celebrada, e tudo nesse relato parece agradável e cheio de vida.
- Foram oferecidos a Deus sacrifícios em abundância como ofertas pacíficas. Com elas, tanto reconheciam como imploravam o favor de Deus, e de parte delas os ofertantes se banquetearam com seus amigos durante esses sete dias (v. 22), em sinal de comunhão com Deus e do consolo que encontravam em seu favor e na reconciliação com ele.
Para manter essa parte do serviço, de modo que o altar de Deus fosse abundantemente servido com a banha e o sangue, e seus sacerdotes e seu povo, com a carne das ofertas pacíficas, Ezequias deu de seu próprio rebanho mil bois e sete mil ovelhas.
Os príncipes, estimulados por seu exemplo piedoso, deram o mesmo número de bois e um número maior de ovelhas, tudo para ofertas pacíficas, v. 24. Assim, Deus foi honrado, manteve-se a alegria da festa e os estrangeiros foram animados a voltar a Jerusalém.
Foi generoso da parte do rei e dos príncipes receber com tamanha fartura toda a congregação. Mas de que serve uma grande fortuna senão para dar às pessoas a capacidade de fazer tanto mais bem?
Cristo deu um banquete àqueles que o seguiam. Creio que nem Ezequias nem seus príncipes ficaram mais pobres ao fim do ano por essa sua piedosa liberalidade.
- Muitas boas orações foram feitas a Deus com as ofertas pacíficas, v. 22. Fizeram confissão ao Senhor, Deus de seus pais, e nela o propósito e o significado das ofertas pacíficas eram orientados e explicados.
Quando os sacerdotes aspergiam o sangue e queimavam a banha, faziam confissão; o povo também o fazia ao banquetear-se com sua parte.
Confessavam religiosamente sua ligação com Deus e dependência dele; confessavam, arrependidos, seus pecados e fraquezas; confessavam, agradecidos, as misericórdias de Deus para com eles; e confessavam, em súplica, suas carências e seus desejos.
Em todas essas confissões, tinham em vista Deus como o Deus de seus pais, um Deus em aliança com eles.
- Houve muita boa pregação. Os levitas, a quem cabia esse ofício (Deuteronômio 33:10), ensinavam ao povo o bom conhecimento do Senhor, liam e explicavam as Escrituras e instruíam a congregação a respeito de Deus e de seu dever para com ele.
Havia grande necessidade disso, depois de uma fome da palavra tão longa como a do reinado anterior. Ezequias não pregou pessoalmente, mas falou palavras de consolo aos levitas que pregavam, assistiu às suas pregações, elogiou sua diligência e assegurou-lhes sua proteção e seu apoio.
Desse modo, animou-os a estudar com afinco e a empenhar-se, e lhes conferiu boa reputação para que o povo os respeitasse e lhes desse mais atenção. Príncipes e magistrados prestam grande serviço aos interesses do reino de Deus entre os homens quando reconhecem e animam pregadores fiéis e diligentes.
Cantaram salmos todos os dias (v. 21). Os levitas e sacerdotes louvaram ao Senhor dia após dia, tanto com cânticos quanto com instrumentos musicais, expressando assim sua própria alegria em Deus e sua gratidão a ele e despertando as mesmas coisas uns nos outros. Louvar a Deus deve ocupar grande parte das nossas reuniões religiosas.
Depois de celebrarem os sete dias da festa dessa maneira religiosa, encontraram tanto consolo no serviço que celebraram outros sete dias, v. 23. Não instituíram novas formas de culto, mas repetiram e prolongaram as antigas.
A situação era extraordinária: havia muito tempo que estavam sem a ordenança; sua negligência os tornara culpados; agora tinham reunido uma congregação muito grande e estavam em disposição piedosa e séria.
Não sabiam quando poderiam ter outra oportunidade como aquela e, por isso, não conseguiram convencer-se a se separar antes de dobrar a duração da festa. Muitos estavam longe de casa e tinham de cuidar de negócios no campo, pois, como era o segundo mês, estavam em plena colheita.
Mesmo assim, não tinham pressa de voltar: o zelo pela casa de Deus os fez esquecer seus assuntos seculares. Como eram diferentes daqueles que torciam o nariz para o serviço de Deus e diziam: “Que canseira é essa!”, ou daqueles que perguntavam: “Quando passará o sábado?” Os servos de Deus devem abundar em sua obra.
- Fizeram tudo isso com alegria (v. 23); todos se alegraram, especialmente os estrangeiros, v. 25. Assim, houve grande alegria em Jerusalém, v. 26. Nada semelhante acontecera desde a dedicação do templo nos dias de Salomão.
Repare: os deveres santos devem ser cumpridos com alegria santa. Devemos estar prontos para eles, ter prazer neles, saborear a doçura da comunhão com Deus e considerar motivo de alegria e consolo inexprimíveis sermos assim favorecidos e recebermos tais antecipações da alegria eterna.
- Por fim, a congregação foi despedida com uma bênção solene, v. 27. (1.) Os sacerdotes a pronunciaram, pois abençoar o povo fazia parte de seu ofício (Números 6:22, 23).
Nisso, eram tanto a boca do povo diante de Deus em oração quanto a boca de Deus para o povo em promessa, pois sua bênção incluía ambas as coisas.
Nela, atestavam tanto seu desejo pelo bem-estar do povo como sua dependência de Deus e da palavra de sua graça, à qual recomendavam o povo. Que consolo é para uma congregação ser enviada para casa assim coroada!
(2.) Deus disse “Amém” à bênção. A voz dos sacerdotes, quando abençoavam o povo, foi ouvida no céu e chegou à habitação da santidade de Deus. Quando pronunciaram a bênção, Deus a ordenou e talvez tenha dado algum sinal palpável de sua confirmação.
A oração que sobe ao céu numa nuvem de incenso descerá de novo à terra em chuvas de bênçãos.