2 Crônicas 3
Argumento
Foi no livro de Reis que tivemos um relato da construção do templo muito mais extenso e detalhado do que o que há aqui, neste livro de Crônicas.
Neste capítulo temos: I. O lugar e o tempo da construção do templo, v. 1, 2. II. Suas dimensões e seus ricos ornamentos, vv. 3-9. III. Os querubins no lugar santíssimo, vv. 10-13. IV. O véu, v. 14. V. As duas colunas, vv. 15-17. De tudo isso já tivemos um relato em 1 Reis 6; 7.
Versículos 1 a 9
O Templo Construído. (a.C. 1012.)
Aqui está: I. O lugar onde o templo foi construído. Salomão não tinha liberdade para escolher o lugar nem dificuldade para defini-lo. Ele já havia sido determinado (1 Crônicas 22:1), o que trouxe alívio à sua mente.
Devia ser em Jerusalém, pois esse era o lugar que Deus havia escolhido para ali pôr o seu nome. A cidade real devia ser a cidade santa. Ali devia estar o testemunho de Israel, pois ali estão estabelecidos os tronos do julgamento, Salmos 122:4, 5.
Devia ser no monte Moriá, que, segundo alguns, era o mesmo lugar na terra de Moriá onde Abraão ofereceu Isaque, Gênesis 22:2. Assim diz expressamente o Targum, acrescentando: “Mas ele foi livrado pela palavra do Senhor, e um carneiro foi provido em seu lugar”.
Isso prefigurava o sacrifício que Cristo fez de si mesmo; por isso, era apropriado que o templo, que também era um tipo dele, fosse construído ali.
Devia ser onde o Senhor apareceu a Davi e lhe respondeu com fogo, 1 Crônicas 21:18, 26. Ali se fez expiação uma vez; por isso, em lembrança disso, a expiação devia continuar a ser feita ali. Onde Deus se encontrou comigo, é de esperar que ele continue a manifestar-se.
Devia ser no lugar que Davi havia preparado, não apenas aquele que comprara com seu dinheiro, mas aquele que escolhera por orientação divina. A sabedoria de Salomão consistiu em não procurar um lugar mais conveniente, mas em aceitar a designação de Deus, quaisquer que fossem as objeções levantadas contra ela.
Devia ser na eira de Ornã. Se o fato de ela pertencer a um jebuseu encoraja os gentios, também nos obriga a considerar a obra do templo como algo que exige o trabalho da mente tanto quanto a debulha exige o trabalho do corpo.
II. O tempo em que se começou a obra: só no quarto ano do reinado de Salomão, v. 2. Não que os três primeiros anos tenham sido desperdiçados com frivolidades ou gastos em deliberar se deviam construir o templo ou não. Eles foram empregados nos preparativos necessários para a obra.
Nisso, três anos logo passariam, considerando quantas pessoas precisavam ser reunidas e postas a trabalhar. Alguns conjecturam que aquele era um ano sabático, ou ano de remissão e descanso para a terra, quando o povo, dispensado dos trabalhos agrícolas, podia mais facilmente ajudar no início dessa obra.
Nesse caso, o ano em que ela terminou seria outro ano sabático, quando também teriam tempo livre para participar da solenidade de sua dedicação.
III. As dimensões do templo, sobre as quais Salomão foi instruído (v. 3) por seu pai, como também em outras coisas. Este era o fundamento (assim se pode ler) que Salomão lançou para a construção da casa.
Era a regra que seguiu: tantos côvados de comprimento e de largura, segundo a primeira medida, isto é, conforme a medida fixada inicialmente.
Não havia motivo para alterá-la quando a obra fosse executada, pois as dimensões foram dadas pela sabedoria divina, e o que Deus faz durará para sempre; nada se lhe pode acrescentar nem tirar, Eclesiastes 3:14. Sua primeira medida será a última.
IV. Os ornamentos do templo. A obra de madeira era muito bela e, ainda assim, por dentro, foi revestida de ouro puro (v. 4), de ouro fino (v. 5), com relevos de palmeiras e correntes. Era ouro de Parvaim (v. 6), o melhor ouro. As vigas e os postes, as paredes e as portas, foram revestidos de ouro, v. 7.
O lugar santíssimo, que media dez jardas de cada lado, foi todo revestido de ouro fino (v. 8), até mesmo as câmaras superiores, ou, antes, o piso superior ou teto: a parte de cima, a de baixo e as laterais, tudo foi revestido de ouro.
Cada prego, parafuso ou pino com que as placas de ouro eram presas às paredes por elas revestidas pesava cinquenta siclos, ou valia tanto assim, incluído o trabalho de fabricação. Muitas pedras preciosas foram dedicadas a Deus (1 Crônicas 29:2, 8), e foram colocadas aqui e ali, onde melhor pudessem ser vistas.
As casas mais requintadas de hoje não alegam ter decoração melhor do que uma boa pintura no teto e nas paredes; mas os ornamentos do templo eram ricos em sua própria substância. Ele foi adornado com pedras preciosas porque era um tipo da nova Jerusalém, que não tem templo, porque ela inteira é templo.
Diz-se que seus muros, suas portas e seus fundamentos são de pedras preciosas e pérolas, Apocalipse 21:18, 19, 21.
Versículos 10 a 17
Os Utensílios do Templo. (a.C. 1012.)
Aqui temos um relato de: 1. Os dois querubins que foram colocados no Santo dos Santos. Já havia dois sobre a arca, que cobriam o propiciatório com as asas; estes eram pequenos.
Agora que o lugar santíssimo havia sido ampliado, embora estes tenham sido conservados (pois eram acessórios da arca, que não devia ser feita de novo, ao contrário de todos os outros utensílios do tabernáculo), ainda assim aqueles outros dois, grandes, foram acrescentados, sem dúvida por designação divina, para preencher o lugar santíssimo.
De outro modo, ele teria parecido vazio, como um cômodo sem móveis. Diz-se que esses querubins eram obra de escultura (v. 10), destinados, provavelmente, a representar os anjos que assistem à Majestade divina.
Cada asa se estendia por cinco côvados, de modo que o conjunto tinha vinte côvados (v. 12, 13), exatamente a largura do lugar santíssimo, v. 8. Estavam em pé, como servos, com os rostos voltados para dentro, em direção à arca (v. 13).
Assim, deveria ficar claro que não tinham sido colocados ali para ser adorados (nesse caso, teriam sido feitos sentados, como num trono, com os rostos voltados para seus adoradores), mas, antes, que eles próprios eram assistentes do Deus invisível.
Não devemos adorar anjos, mas devemos adorar com os anjos, pois entramos em comunhão com eles (Hebreus 12:22) e devemos fazer a vontade de Deus como eles a fazem.
Pensar que adoramos aquele diante de quem os anjos cobrem o rosto ajudará a inspirar em nós reverência em todas as nossas aproximações a Deus. Compare 1 Coríntios 11:10 com Isaías 6:2.
- O véu que separava o templo do lugar santíssimo, v. 14. Ele representava a obscuridade daquela dispensação e a distância em que os adoradores eram mantidos. Mas, na morte de Cristo, esse véu se rasgou, pois, por meio dele, somos aproximados e temos ousadia não só para olhar, mas também para entrar no lugar santíssimo.
Nesse véu foram feitos querubins. Em hebraico, ele os fez subir, isto é, foram feitos em relevo, ressaltados. Ou ele os fez em voo, numa postura ascendente, assim como os outros dois que estavam em pé, em posição de assistência, para lembrar aos adoradores que elevassem o coração e alçassem voo em suas devoções.
- As duas colunas que foram erguidas diante do templo. Juntas, tinham um pouco mais de trinta e cinco côvados de comprimento (v. 15), cerca de dezoito côvados de altura cada uma. Veja 1 Reis 7:15, etc., onde examinamos essas colunas, Jaquim e Boaz, a estabilidade e a força na obra do templo e por meio dela.