Matthew Henry

2 Crônicas 28

Argumento

Este capítulo conta a história do reinado de Acaz, filho de Jotão. Foi um reinado mau, que contribuiu para aumentar a ira ardente do Senhor. Temos aqui: I. Sua grande perversidade, vv. 1-4. II. As dificuldades em que se meteu por causa dela, vv. 5-8.

III. A censura que Deus enviou por meio de um profeta ao exército de Israel por pisotear seus irmãos de Judá, e a atenção obediente que deram a essa censura, vv. 9-15.

IV. As muitas calamidades que sobrevieram a Acaz e a seu povo, vv. 16-21. V. A persistência dele na idolatria apesar de tudo (vv. 22-25); e assim termina sua história, v. 26, 27.

Versículos 1 a 5

A Perversidade de Acaz. (a.C. 738.)

Certamente nunca um homem teve oportunidade maior de agir bem do que Acaz. Encontrou o reino em boa situação, rico e forte, e a religião estabelecida. Contudo, nestes poucos versículos, nós o vemos: 1. Miseravelmente corrompido e depravado.

Recebera boa educação e tivera diante de si um bom exemplo; mas os pais não podem dar graça aos filhos. Todas as instruções que recebeu foram desperdiçadas nele: “Não fez o que era reto aos olhos do Senhor” (v. 1). Ou melhor, fez muito do que era errado: errado contra Deus, contra a própria alma e contra seu povo.

Andou no caminho dos israelitas rebeldes e dos cananeus condenados, fez imagens de fundição e as adorou, contrariando o segundo mandamento. Ou melhor, fez essas imagens para os baalins, contrariando o primeiro mandamento.

Abandonou o templo do Senhor, sacrificou e queimou incenso nos montes, como se estes o pusessem mais perto do céu, e debaixo de toda árvore verde, como se, por sua sombra e pelas gotas que delas caíam, as árvores representassem a proteção e a influência do céu.

Para completar sua perversidade, inteiramente privado tanto de afeição natural quanto de religião e inteiramente dedicado ao serviço e aos interesses do grande inimigo da humanidade, queimou seus filhos no fogo para Moloque (v. 3). Não achou suficiente dedicá-los àquele espírito infernal fazendo-os passar pelo fogo.

Veja o domínio absoluto que o príncipe da potestade do ar exerce entre os filhos da desobediência.

  1. Miseravelmente saqueado e transformado em presa. Quando abandonou Deus e, com enorme gasto, se colocou sob a proteção de falsos deuses, Deus, que por direito era seu Deus, o entregou às mãos dos inimigos, v. 5.

(1.) Os sírios o insultaram e triunfaram sobre ele, derrotaram-no no campo de batalha e levaram muitos de seu povo para o cativeiro. (2.) O rei de Israel, embora também fosse idólatra, tornou-se um flagelo para ele e lhe infligiu grande matança.

O povo sofreu com esses juízos: seu sangue foi derramado, seu país foi devastado e suas famílias foram arruinadas. Pois, quando tinham um bom rei, embora agissem de maneira corrupta (2 Crônicas 27:2), a bondade dele os protegia. Mas agora que tinham um rei mau, toda a defesa havia se afastado deles, e uma inundação de juízos irrompeu sobre eles.

Os que não haviam reconhecido sua felicidade no reinado anterior aprenderam a valorizá-la pelas misérias deste reinado.

Versículos 6 a 15

O Rei de Israel Derrota Acaz. (a.C. 738.)

Temos aqui:

I. O traiçoeiro Judá sob as repreensões da providência de Deus, que são muito severas. Nunca houve entre eles matança tão sangrenta desde que se tornaram reino, e praticada ainda por israelitas. Acaz andou nos caminhos dos reis de Israel, e o rei de Israel foi o instrumento que Deus usou para puni-lo.

Deus age com justiça quando faz nossos flagelos aqueles que tomamos por modelo ou com quem nos associamos no pecado. Estourou uma guerra entre Judá e Israel, na qual Judá foi derrotado. Pois:

  1. Houve uma grande matança de homens no campo de batalha. Um número imenso, 120.000 homens, valentes em outras ocasiões, foi abatido (v. 6), inclusive alguns dos homens de maior posição, entre eles um filho do rei.

Acaz havia sacrificado alguns de seus filhos a Moloque; com justiça, portanto, este foi sacrificado à vingança divina.

Há aqui outro homem que ocupava posição próxima à do rei, seu amigo e principal ministro de Estado, ou talvez estivesse ao lado dele na batalha, de modo que o próprio rei escapou por pouco, v. 7. O reino de Israel não era forte naquele tempo; mesmo assim, era forte o bastante para causar tamanha destruição em Judá.

Certamente tantos homens, homens importantes e valentes, não poderiam ter sido mortos num só dia se não estivessem estranhamente desalentados, tanto pela consciência da própria culpa quanto pela mão justa de Deus sobre eles.

Até os valentes foram contados como ovelhas destinadas ao matadouro e se tornaram presa fácil do inimigo porque haviam abandonado o Senhor, Deus de seus pais, e ele, por isso, os abandonara.

  1. Houve grande cativeiro de mulheres e crianças, v. 8. Depois que o exército foi derrotado no campo, foi fácil saquear as cidades, vilas e aldeias; os habitantes foram levados como escravos, e seus bens, como despojo.

II. Até mesmo Israel, vitorioso, sob a repreensão da palavra de Deus pelo princípio mau que o levara a guerrear contra Judá e pelo mau uso que fizera de sua vitória; e o bom efeito dessa repreensão. Temos aqui:

  1. A mensagem que Deus lhes enviou por meio de um profeta. Ele saiu ao encontro deles não para louvar sua valentia nem para felicitá-los pela vitória, embora voltassem carregados de despojos e triunfos, mas para, em nome de Deus, apontar-lhes as faltas e avisá-los dos juízos divinos.

(1.) Explicou-lhes como haviam alcançado a vitória de que tanto se orgulhavam. Não fora porque Deus os favorecera ou porque a merecessem da parte dele, mas porque Deus estava encolerizado contra Judá e fizera deles a vara de sua indignação.

Não foi pela justiça de vocês, saibam disso, mas pela perversidade deles (Deuteronômio 9:5) que foram arrancados. Portanto, não se ensoberbeçam, mas temam que Deus também não poupe vocês, Romanos 11:20, 21.

(2.) Acusou-os de abusar do poder que Deus lhes dera sobre seus irmãos. Não entendem o que é a vitória aqueles que acham que ela lhes dá autoridade para fazer o que quiserem, e que a espada mais longa constitui o direito mais claro sobre vidas e propriedades (Jusque datum sceleri — a força faz o direito).

Não: assim como é imprudente não tirar proveito da vitória, é ímpio abusar dela. Os conquistadores são censurados aqui:

[1.] Pela crueldade da matança que praticaram no campo. De fato derramaram o sangue de guerra durante a guerra; supomos que isso seja lícito. Para eles, porém, tornou-se pecado, porque agiram por um princípio mau de inimizade contra os irmãos e de maneira má, com furor bárbaro, numa fúria que chegava ao céu.

Isto é, uma fúria que clamava a Deus por vingança contra homens tão sanguinários, que tinham prazer na matança em batalha. Os que servem à justiça de Deus, se o fazem com fúria e espírito de vingança, ficam expostos a ela e perdem a honra de agir por ele; pois a cólera do homem não produz a justiça de Deus.

[2.] Pelo tratamento dominador que deram aos prisioneiros. Vocês agora têm o propósito de mantê-los subjugados, usá-los ou vendê-los como escravos, embora sejam seus irmãos e israelitas nascidos livres. Deus repara nos propósitos dos homens, assim como no que dizem e fazem.

(3.) Lembrou-lhes seus próprios pecados, pelos quais eles também estavam expostos à cólera de Deus: “Não há entre vós, sim, entre vós, pecados contra o Senhor, vosso Deus?” (v. 10). Apelou à consciência deles e à evidência notória desse fato.

Embora agora vocês sejam os instrumentos para corrigir Judá por causa do pecado, não pensem que por isso são inocentes; não, vocês também são culpados diante de Deus. A intenção era conter:

[1.] O triunfo deles pelo sucesso. Vocês são pecadores, e não convém a pecadores ser orgulhosos. Hoje venceram, mas não se julguem seguros; em pouco tempo, a roda pode voltar-se contra vocês. Pois, se o juízo começa assim com os que têm entre si a casa de Deus, qual será o fim dos que adoram os bezerros?

[2.] A severidade deles para com seus irmãos. Agora vocês os subjugaram, mas devem mostrar-lhes misericórdia, pois vocês mesmos estarão perdidos se não encontrarem misericórdia junto a Deus. Não convém a pecadores ser cruéis. Já têm transgressões suficientes pelas quais responder e não precisam acrescentar esta às demais.

(4.) Ordenou-lhes que libertassem os prisioneiros e os enviassem cuidadosamente de volta para casa (v. 11): pois, como vocês pecaram, a cólera ardente de Deus está sobre vocês, e não há outro modo de escapar dela a não ser mostrando misericórdia.

  1. A decisão que os líderes tomaram em consequência disso, de não reter os prisioneiros. Eles se levantaram contra os que voltavam da guerra, embora estes estivessem exaltados pela vitória, e lhes disseram claramente que não levassem seus cativos para Samaria, v. 12, 13.

Já tinham pecados suficientes pelos quais responder e não queriam que se fizesse coisa alguma para aumentar sua transgressão. Assim demonstraram atenção obediente à palavra de Deus transmitida pelo profeta e terna compaixão pelos irmãos, produzida neles pela terna misericórdia de Deus.

Pois Deus atentou para a aflição desse povo pobre, ouviu seu clamor e fez com que todos os que o levaram cativo se compadecessem dele, Salmos 106:44, 46.

  1. Os soldados acataram a decisão dos líderes nessa questão e, por isso, libertaram os cativos. (1.) Os homens armados, embora pudessem ter imposto pela força sua pretensão ao que haviam conquistado pela espada, consentiram e deixaram os cativos e os despojos à disposição dos líderes (v. 14).

Nisso demonstraram uma bravura verdadeiramente mais heroica do que ao capturá-los. É grande honra para qualquer homem ceder à autoridade da razão e da religião contra seus próprios interesses.

(2.) Os líderes, com grande generosidade, enviaram os pobres cativos de volta para casa bem providos, v. 15. Os que esperam encontrar misericórdia junto a Deus devem aprender daqui com que ternura precisam tratar aqueles que estão à sua mercê.

É estranho que esses líderes, que nessa ocasião mostraram tanta deferência à palavra de Deus e tanta influência sobre o povo, não tivessem graça suficiente para, em obediência aos apelos de Deus por meio de tantos profetas, arrancar a idolatria de seu reino, cuja ruína ela causaria pouco depois.

Versículos 16 a 27

A Morte de Acaz. (a.C. 738.)

Temos aqui: I. A grande aflição a que o reino de Acaz foi reduzido por causa do pecado dele. Em geral: 1. “O Senhor humilhou Judá”, v. 19. Pouco antes, eram muito elevados em riqueza e poder; mas Deus encontrou meios de rebaixá-los e torná-los tão desprezados quanto haviam sido temíveis.

Os que não se humilham sob a palavra de Deus serão justamente humilhados por seus juízos. A iniquidade humilha os homens, Salmos 106:43.

  1. Acaz desnudou Judá. Assim como seu pecado os rebaixou, também os deixou expostos. Desnudou-os para sua vergonha, pois os expôs ao desprezo, como um homem sem roupa. Desnudou-os para seu perigo, pois os expôs a ataques, como um homem sem armas, Êxodo 32:25. O pecado despe os homens.

Em particular, os edomitas, para vingar o tratamento cruel que Amazias lhes dera (2 Crônicas 25:12), atacaram Judá e levaram muitos cativos, v. 17.

Os filisteus também os insultaram, tomaram e mantiveram várias cidades e aldeias próximas (v. 18), vingando assim as incursões que Uzias fizera contra eles, 2 Crônicas 26:6.

Para mostrar que foi exclusivamente o pecado de Acaz que trouxe os filisteus ao seu país, no próprio ano de sua morte o profeta Isaías predisse que seu filho destruiria os filisteus, Isaías 14:28, 29.

II. O acréscimo que Acaz fez tanto à aflição quanto à culpa da nação:

  1. Aumentou a aflição ao buscar o favor de reis estrangeiros na esperança de receber socorro. Quando os edomitas e filisteus o afligiram, mandou pedir ajuda aos reis da Assíria (v. 16).

Viu seu reino enfraquecido e exposto; não conseguia depositar confiança em Deus e, por isso, gastou muito para conquistar o apoio do rei da Assíria.

Saqueou a casa de Deus e a casa do rei e espremeu os príncipes por dinheiro para contratar essas forças estrangeiras a seu serviço, v. 21.

Embora se houvesse conformado à idolatria das nações pagãs vizinhas, elas não lhe deram valor por isso nem passaram a amá-lo mais. Sua complacência, que o fez perder Deus, não lhe conquistou o favor delas, e ele não podia obter influência junto a elas senão com dinheiro.

Muitas vezes se vê que os próprios perversos não têm afeição verdadeira pelos que desertam para o lado deles, nem se importam em fazer-lhes o bem. Todos consideram um ramo degenerado um ramo abominável, Isaías 14:19. Mas o que Acaz ganhou com o rei da Assíria?

Ora, ele veio a Acaz, porém o afligiu e não o fortaleceu (v. 20); não o ajudou, v. 21. As tropas assírias se alojaram em seu país e assim o empobreceram e enfraqueceram. Tornaram-se insolentes e dominadoras e lhe causaram muita aflição, como uma cana quebrada que não apenas falha, mas fere a mão.

  1. Aumentou a culpa ao buscar o favor de deuses estrangeiros na esperança de receber socorro. Em sua aflição, em vez de arrepender-se da idolatria, cuja insensatez tinha motivos suficientes para reconhecer, transgrediu ainda mais (v. 22), entregando-se aos ídolos com loucura maior que nunca.

Por isso recebe aqui uma marca de infâmia: “Este é aquele rei Acaz”, o homem miserável que foi o escândalo da casa de Davi e a maldição e o flagelo de sua geração.

Repare: são de fato perversos e vis os que pioram, em vez de melhorar, por causa das aflições. Na aflição transgridem ainda mais; aquilo que deveria abrandá-los exacerba sua corrupção, e o coração deles se entrega com ainda mais firmeza à prática do mal. Vejamos qual foi sua transgressão:

(1.) Abusou da casa de Deus. Despedaçou os utensílios dela para que os sacerdotes não pudessem realizar o serviço do templo ou, por falta de utensílios, não pudessem realizá-lo como deviam.

Por fim, fechou as portas para que o povo não pudesse comparecer ao culto, v. 24. Isso foi pior do que haviam feito os piores reis antes dele.

(2.) Desafiou o altar de Deus, pois fez para si altares em cada canto de Jerusalém.

Como diz o profeta, eram como montões nos sulcos dos campos, Oseias 12:11. E nas cidades de Judá, por seu poder ou por seu dinheiro, talvez pelos dois, ergueu lugares altos para o povo queimar incenso aos ídolos que quisesse, como que de propósito para provocar o Deus de seus pais, v. 25.

(3.) Rejeitou o próprio Deus, pois sacrificou aos deuses de Damasco (v. 23). Não o fez por amá-los, pois pensava que o haviam ferido, mas por temê-los: achava que ajudavam seus inimigos e que, se conseguisse pô-los do seu lado, também o ajudariam.

Homem insensato! Quem o ferira e fortalecera os sírios contra ele fora o seu próprio Deus, não os deuses de Damasco. Se tivesse sacrificado somente a Deus, este o teria ajudado.

Não é de admirar que os afetos e a devoção dos homens se dirijam a quem não devem quando confundem a origem de sua aflição e de seu socorro. E qual foi o resultado? Os deuses da Síria não favoreceram Acaz mais do que os reis da Assíria: foram a ruína dele e de todo o Israel.

Esse pecado provocou Deus a trazer juízos sobre eles e a eliminar Acaz no meio de seus dias, quando tinha apenas trinta e seis anos. Também corrompeu o povo, de modo que a reforma do reinado seguinte não conseguiu curá-lo de sua inclinação à idolatria; mas o povo conservou essa raiz de amargura até que o cativeiro na Babilônia a arrancou.

O capítulo termina com o fim do reinado de Acaz, v. 26, 27. Pelo que se vê, morreu sem arrependimento e, por isso, sem honra: não foi sepultado nos túmulos dos reis.

Com justiça foi considerado indigno de repousar entre eles, tão diferente era deles, e de ser sepultado com reis aquele que usara seu poder real para destruir a igreja, em vez de protegê-la ou edificá-la.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra