2 Crônicas 25
Argumento
O reinado de Amazias, registrado neste capítulo, não foi dos piores, mas ainda assim esteve longe de ser bom. A maior parte dos acontecimentos deste capítulo já nos foi relatada mais brevemente em 2 Reis 14. Aqui encontramos Amazias:
I. Um justo vingador da morte de seu pai, vv. 1-4. II. Um observador obediente do mandamento de Deus, vv. 5-10. III. Um cruel conquistador dos edomitas, vv. 11-13.
IV. Um insensato adorador dos deuses de Edom e impaciente diante da censura por isso, vv. 14-16. V. Desafiando precipitadamente o rei de Israel e sofrendo por sua precipitação, vv. 17-24. E, por fim, terminando seus dias sem glória, vv. 25-28.
Versículos 1 a 13
O Reinado e as Vitórias de Amazias. (a.C. 838.)
Aqui está:
I. O caráter geral de Amazias: ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, adorou o Deus verdadeiro, manteve o serviço do templo e apoiou a religião em seu reino. Mas não fez isso de coração perfeito (v. 2), isto é, não era pessoalmente um homem de piedade ou devoção profunda, nem tinha zelo pelas práticas religiosas.
Não era inimigo da religião, mas um amigo frio e indiferente. Tal é o caráter de muitos nesta era laodiceana: fazem o que é bom, mas não de coração, não de coração perfeito.
II. Um ato necessário de justiça que ele praticou contra os traidores que haviam assassinado seu pai: mandou matá-los, v. 3. Ainda que suponhamos que pretendiam vingar no rei a morte do profeta (como se insinuou em 2 Crônicas 24:25), isso de modo algum justificaria sua maldade.
Pois não eram os vingadores; em sua presunção, tomaram das mãos de Deus a tarefa dele. Por isso, Amazias agiu como devia ao chamá-los a prestar contas, mas proibiu que os filhos fossem mortos pelo pecado dos pais, v. 4.
III. Uma expedição sua contra os edomitas, que algum tempo antes se haviam rebelado contra o domínio de Judá, ao qual ele tentou submetê-los. Observe:
- Os grandes preparativos que fez para essa expedição. (1.) Reuniu suas próprias forças e as dispôs em formação (v. 5). Encontrou em Judá e Benjamim apenas 300 mil homens aptos para a guerra, ao todo, enquanto no tempo de Josafá, cinquenta ou sessenta anos antes, eram quatro vezes mais.
O pecado enfraquece um povo, diminui-o, desalenta-o e reduz seu número e sua importância. (2.) Contratou tropas auxiliares do reino de Israel, v. 6. Vendo que faltavam homens em seu reino, pensou em suprir com dinheiro essa falta e, por isso, alistou cem mil israelitas mediante pagamento.
Se tivesse consultado qualquer um de seus profetas antes de fazê-lo, ou ao menos considerado quão pouco seus antepassados haviam ganhado com as alianças com Israel, não teria precisado desfazer depois esse acordo. Mas a precipitação dá trabalho ao arrependimento.
- A ordem que Deus lhe enviou por meio de um profeta para dispensar as forças de Israel de seu serviço, v. 7, 8. Deus não queria que ele buscasse ajuda alguma: isso pareceria falta de confiança nele. Se tivesse certeza da presença de Deus, o exército que já possuía seria suficiente.
Mas, em particular, não devia aceitar a ajuda deles, pois o Senhor não estava com os filhos de Efraim, porque eles não estavam com ele, mas adoravam os bezerros. Essa era uma boa razão para não se servir deles, pois não podia contar com eles para lhe prestar auxílio algum.
Que bem se podia esperar daqueles que não tinham Deus consigo nem sua bênção sobre seus empreendimentos? É reconfortante empregar pessoas que, temos razão para esperar, contam com o favor do céu; é perigoso associar-se àquelas de quem o Senhor se afastou.
O profeta lhe assegurou que, se persistisse na decisão de levar consigo esses israelitas idólatras e apóstatas, esperando assim fortalecer-se para a batalha, faria isso por sua conta e risco. Eles seriam um peso morto para seu exército, afundando-o e traindo-o.
Deus o faria cair diante do inimigo, e esses israelitas arruinariam sua causa; pois Deus tinha poder para ajudá-lo sem eles e para derrubá-lo mesmo que os levasse consigo.
- A objeção que Amazias fez a essa ordem e a resposta satisfatória que o profeta lhe deu, v. 9. O rei havia enviado cem talentos aos homens de Israel como adiantamento. “Agora”, disse ele, “se eu os mandar de volta, perderei essa quantia. Mas que faremos com os cem talentos?”
Essa é uma objeção que as pessoas muitas vezes fazem ao dever: temem sair perdendo. “Não te preocupes com isso”, disse o profeta. “O Senhor é capaz de dar-te muito mais do que isso. E podes confiar que ele não permitirá que saias perdendo por servi-lo. O que são cem talentos entre ti e ele?”
“Ele tem muitos meios de compensar tua perda; é indigno de ti falar dela.” Repare: a firme crença na plena suficiência de Deus para nos sustentar no cumprimento do dever e compensar todas as perdas e prejuízos que sofremos em seu serviço, com abundante vantagem para nós, tornará muito fácil seu jugo e muito leve seu fardo.
O que é confiar em Deus senão estar disposto a arriscar a perda de qualquer coisa por ele, confiantes na solidez da garantia que nos dá de que não perderemos por sua causa, mas de que tudo aquilo de que abrirmos mão por amor a ele nos será restituído em espécie ou em bondade?
Quando relutamos em abrir mão de algo por Deus e por nossa religião, isto deve nos satisfazer: Deus é capaz de nos dar muito mais do que isso. Ele é justo, é bom e tem com que pagar.
O rei perdeu cem talentos por sua obediência. E vemos exatamente essa soma ser dada de presente a seu neto Jotão (2 Crônicas 27:5). Assim, o principal foi devolvido e, como juros, vieram dez mil medidas de trigo e outras tantas de cevada.
- Sua obediência à ordem de Deus, registrada para sua honra. Preferiu perder seu dinheiro, desagradar seus aliados e dispensar um quarto de seu exército justamente quando iam entrar em campanha a ofender a Deus. Separou o exército de Efraim para que voltasse para casa, v. 10.
Eles voltaram muito irados, tomando por grande afronta serem tratados como tolos e dispensados como homens incapazes de servir. Talvez estivessem frustrados também por perder os ganhos em despojos e saques que esperavam ao se juntar a Judá contra Edom.
As pessoas tendem a se ressentir do que afeta seu lucro ou sua reputação, mesmo quando isso as livra de dificuldades.
- Seus triunfos sobre os edomitas, v. 11, 12. Deixou dez mil homens mortos no próprio campo de batalha.
Fez mais dez mil prisioneiros e matou a todos barbaramente, lançando-os de um precipício íngreme e rochoso. Não nos foi dito que provocação o levou a tratá-los com tanta crueldade; mas essa conduta foi certamente muito severa.
- O dano que os soldados dispensados de Israel causaram às cidades de Judá, na volta ou pouco depois, v. 13. Ficaram tão enfurecidos por serem mandados para casa que, se não podiam participar com Judá dos despojos de Edom, fariam de Judá sua presa.
Saquearam diversas cidades próximas da fronteira e mataram três mil homens que resistiram. Mas por que Deus permitiria que isso acontecesse? Não foi em obediência a ele que aqueles soldados foram mandados embora? E, ainda assim, o país sofreria por isso? Certamente o caminho de Deus está no mar!
O profeta não dissera que Deus não estava com os filhos de Efraim? E, contudo, foi-lhes permitido vencer Judá? Sem dúvida, Deus pretendia assim castigar aquelas cidades de Judá por suas idolatrias, mais frequentes nas regiões vizinhas de Israel.
Os homens de Israel as haviam corrompido, e agora se tornaram uma praga para elas. Satanás tanto tenta como atormenta.
Versículos 14 a 16
A Idolatria de Amazias. (a.C. 826.)
Aqui está:
I. A apostasia de Amazias, que deixou o Deus de Israel pelos deuses dos edomitas. Insensatez desmedida! Acaz adorou os deuses daqueles que o haviam vencido, e tinha para isso algum pequeno pretexto, 2 Crônicas 28:23.
Mas adorar os deuses daqueles a quem ele próprio vencera, deuses que não puderam proteger nem seus adoradores, era o maior absurdo possível. O que viu nos deuses dos filhos de Seir que pudesse atraí-lo a fazer deles seus deuses e prostrar-se diante deles? v. 14.
Se, em lugar dos prisioneiros, tivesse lançado os ídolos do rochedo e os despedaçado, teria demonstrado mais da piedade, assim como mais da compaixão, de um israelita. Talvez, porém, tenha sido entregue a essa idolatria ridícula por causa daquela desumanidade bárbara.
II. A censura que Deus lhe enviou por meio de um profeta por causa desse pecado. A ira do Senhor se acendeu contra ele, e com razão. Contudo, antes de mandar destruí-lo, enviou alguém para convencê-lo e recuperá-lo, evitando assim sua destruição.
O profeta argumentou com ele de modo muito justo e brando: por que havia buscado o favor daqueles deuses que não puderam livrar seu próprio povo? v. 15. Se as pessoas considerassem devidamente a incapacidade de ajudá-las de todas as coisas a que recorrem quando abandonam a Deus, não seriam tão inimigas de si mesmas.
III. A reprimenda que ele dirigiu a quem o censurou, v. 16. Nada podia dizer para desculpar sua própria insensatez; a censura era justa demais para ser refutada. Mas se encolerizou contra o homem que o censurou.
- Zombou dele como se fosse insolente e intrometido, metendo-se no que não lhe dizia respeito: “Foste constituído conselheiro do rei?” Não poderia alguém lhe falar com sensatez sem ser repreendido como se usurpasse o lugar de um conselheiro particular?
Mas, como profeta, ele de fato fora constituído conselheiro do rei pelo Rei dos reis. Por dever para com esse Rei, Amazias era obrigado não apenas a ouvi-lo, mas também a pedir e seguir seu conselho.
- Fez com que se calasse, ordenando-lhe que parasse e não lhe dissesse mais nenhuma palavra. Disse ao vidente que não visse, Isaías 30:10.
As pessoas gostariam de ter seus profetas presos ao próprio cinto, como se diz, para que falassem somente quando quisessem e apenas o que quisessem ouvir, e de nenhuma outra maneira.
- Ameaçou-o: “Por que serias ferido?” Se você disser mais uma palavra sobre isso, será por sua conta e risco. Parece que o fez lembrar do destino de Zacarias no reinado anterior, quando foi morto por ousar falar com o rei, e o mandou tomar cuidado com aquele exemplo.
Assim, ao ameaçar esse profeta, justificou o assassinato daquele outro e, na prática, tornou-se culpado pelo sangue de ambos. Antes ele ouvira o profeta que lhe ordenara mandar de volta o exército de Israel e seguira sua orientação, embora ela contrariasse sua política e lhe custasse cem talentos, v. 10.
Mas avançou contra esse profeta, que o dissuadia de adorar os deuses edomitas, com uma fúria inexplicável, que deve ser atribuída ao feitiço da idolatria. Deixou-se convencer facilmente a abrir mão de seus talentos de prata, mas de modo algum de seus deuses de prata.
IV. A condenação que o profeta pronunciou contra ele por isso. Ainda tinha mais a lhe dizer como instrução e conselho; mas, ao vê-lo obstinado em sua iniquidade, calou-se. Ele está unido aos ídolos; deixem-no em paz, Oseias 4:17.
Miserável é a condição do homem com quem o Espírito bendito, por meio dos ministros e da consciência, deixa de contender, Gênesis 6:3. E tanto os que o censuram à porta como o que o censura em seu íntimo, se por muito tempo forem intimidados e contrariados, acabarão por se calar.
Assim, entreguei-os aos desejos de seus próprios corações. O pecador que se sente seguro talvez se orgulhe de ter calado seus censores e advertidores e se livrado deles, considerando isso uma conquista nobre e feliz. Mas que resulta daí?
Sei que Deus decidiu destruir você; o fato de você ter agido assim e não ter dado ouvidos ao meu conselho é um sinal claro de que está marcado para a ruína. Os que são surdos à censura amadurecem rapidamente para a destruição, Provérbios 29:1.
Versículos 17 a 28
A Morte de Amazias. (a.C. 825.)
Temos aqui esse príncipe degenerado, humilhado por seu vizinho e assassinado por seus próprios súditos.
I. Nunca um príncipe orgulhoso foi humilhado tão profundamente como Amazias por Joás, rei de Israel.
- Esta parte da história, narrada em 2 Reis 14:8, etc., com tantos detalhes quanto aqui, abrange o desafio insensato que Amazias lançou a Joás (v. 17), a resposta arrogante e desdenhosa deste (v. 18), com o conselho amigável de ficar quieto e reconhecer que estava bem como estava (v. 19).
Abrange também a insistência deliberada de Amazias no desafio (v. 20, 21), a derrota que sofreu (v. 22) e a calamidade que assim trouxe sobre si mesmo e sua cidade (v. 23, 24). Isso comprova dois provérbios de Salomão:
(1.) Que o orgulho do homem o humilhará, Provérbios 29:23. Ele precede sua destruição: não apenas a merece, mas muitas vezes a ocasiona imediatamente. Quem se exalta será humilhado.
(2.) Que aquele que se apressa a sair para contender provavelmente não saberá o que fazer no fim, quando seu próximo o tiver envergonhado, Provérbios 25:8. Quem gosta de disputa pode encontrar mais do que deseja antes do que imagina.
- Mas há duas passagens dessa história que não tivemos antes no livro dos Reis. (1.) Amazias pediu conselho antes de desafiar o rei de Israel, v. 17. Mas a quem?
Não ao profeta, pois este não havia sido constituído conselheiro do rei; consultou seus homens de Estado, que o lisonjeariam e lhe ordenariam que subisse e prosperasse.
É bom pedir conselho, mas ele deve vir de pessoas aptas a aconselhar-nos. Aqueles que não aceitam o conselho da palavra de Deus, que os guiaria pelo caminho reto, serão justamente entregues ao mau conselho dos que os aconselharão para sua própria destruição. Sejam feitos tolos os que não aceitam tornar-se sábios.
(2.) A imprudência de Amazias é apresentada aqui como castigo de sua impiedade (v. 20): isso veio do Senhor. Deus o deixou entregue a si mesmo para agir com tamanha insensatez, para que ele e seu povo fossem entregues às mãos dos inimigos, pois haviam abandonado a Deus e buscado os deuses de Edom.
Aqueles que não se deixam persuadir a fazer o bem para suas almas serão justamente entregues aos próprios conselhos para fazer mal a si mesmos até em seus assuntos externos.
II. Nunca um pobre príncipe foi perseguido com tanta violência por seus próprios súditos. Desde o momento em que se afastou do Senhor (assim também se pode ler, v. 27), o coração de seus súditos se afastou dele, e eles começaram a formar um desígnio contra ele em Jerusalém.
É provável que tivessem ficado mais indignados por ele ter iniciado precipitadamente uma guerra contra Israel do que por adorar os deuses de Edom. Mas, por fim, a agitação cresceu tanto, e ele percebeu que a trama estava tão profundamente armada, que julgou melhor deixar sua cidade real e fugir para Laquis.
Talvez fosse um lugar retirado onde pudesse se esconder, ou uma praça fortificada onde pudesse se proteger. Mas enviaram homens atrás dele até lá e o mataram.
Isso indica que sua morte foi planejada e executada de propósito: não foi ato de um ou dois servos contrariados, mas de um grupo considerável que ousava assumir o feito abertamente. Por mais injustos que fossem nisso, Deus foi justo.