Matthew Henry

2 Crônicas 20

Argumento

Temos aqui: I. O grande perigo e a aflição em que Josafá e seu reino se encontravam por causa de uma invasão estrangeira, v. 1, 2. II. O caminho piedoso que ele seguiu para garantir a segurança deles, jejuando, orando e buscando a Deus, vv. 3-13.

III. A certeza da vitória que Deus lhes deu imediatamente por meio de um profeta, vv. 14-17. IV. A maneira agradecida e cheia de fé com que receberam essas garantias, vv. 18-21. V. A derrota que Deus então infligiu aos inimigos deles, vv. 22-25.

VI. A ação de graças solene que realizaram pela vitória e pelas felizes consequências dela, vv. 26-30. VII. O fim do reinado de Josafá, não sem algumas manchas, vv. 31-37.

Versículos 1 a 13

A Oração de Josafá a Deus. (a.C. 892.)

No capítulo anterior, deixamos Josafá bem ocupado em reformar seu reino e cuidar da devida administração da justiça e do sustento da religião nele. Esperávamos ouvir apenas sobre a paz e a prosperidade de seu reinado, mas aqui o encontramos em aflição.

Essa aflição, porém, foi seguida de um livramento tão glorioso que recompensou abundantemente sua piedade.

Se encontrarmos problemas no caminho do dever, podemos crer que seja para que Deus tenha a oportunidade de nos mostrar ainda mais de sua maravilhosa bondade amorosa. Temos aqui:

I. Uma invasão temível do reino de Josafá pelos moabitas, amonitas e seus aliados, v. 1. Josafá foi surpreendido pela notícia quando o inimigo já havia entrado no país, v. 2.

Não sabemos que pretexto tinham para entrar em conflito com ele. Diz-se que vieram do outro lado do mar, isto é, do mar Morto, onde Sodoma havia existido.

Ao que parece, marcharam pelo território das dez tribos situado além do Jordão, e estas lhes deram passagem por suas fronteiras. Foram muito ingratas com Josafá, que recentemente lhes dera ajuda para recuperar Ramote-Gileade.

Várias nações se juntaram nessa coalizão, especialmente os filhos de Ló, a quem os demais ajudaram, Salmos 83:6-8. As nações vizinhas haviam temido Josafá (2 Crônicas 17:10). Talvez, porém, o parentesco dele com Acabe o tivesse diminuído aos olhos delas.

Talvez também tivessem ouvido que Deus se desagradava dele por causa dessa união e imaginassem que isso lhes daria oportunidade de tomar seu reino como presa.

II. Os preparativos de Josafá contra os invasores. Não se menciona que ele reuniu suas forças, embora seja muito provável que o tenha feito, pois devemos confiar em Deus fazendo uso dos meios disponíveis. Mas seu grande cuidado era obter o favor de Deus e tê-lo ao seu lado.

Talvez estivesse ainda mais ansioso por isso porque pouco antes lhe haviam dito que a cólera do Senhor estava sobre ele, 2 Crônicas 19:2. Ele, porém, pensava como seu pai Davi: se temos de ser corrigidos, ainda assim não caiamos nas mãos de um homem.

  1. Ele teve medo. A consciência da culpa o fez temer. Os que têm menos pecado são os mais sensíveis a ele. A surpresa aumentou o temor. O santo temor é um estímulo à oração e ao preparo, Hebreus 11:7.

  2. Decidiu buscar o Senhor e, antes de tudo, fazer dele seu amigo. Os que querem buscar o Senhor de maneira a encontrá-lo e achar favor diante dele precisam decidir-se a buscá-lo. Precisam fazê-lo com pensamento firme, intenção sincera e o máximo de vigor e determinação para continuar nessa busca.

  3. Proclamou um jejum em todo o Judá e marcou um dia de humilhação e oração, para que todos se unissem na confissão de seus pecados e no pedido de ajuda ao Senhor.

Em ocasiões extraordinárias como essa, abster-se de alimentos e bebidas é sinal de que nos julgamos pelos pecados cometidos. Reconhecemos que somos indignos do pão que comemos e que Deus poderia, com justiça, negá-lo a nós.

Também é sinal de renúncia pessoal para o futuro: jejuar por causa do pecado implica decidir abster-se dele, embora nos tenha sido como um doce bocado.

Os governantes devem convocar o povo ao dever de jejuar e orar nessas ocasiões, para que seja um ato nacional e, assim, alcance misericórdias nacionais.

  1. O povo reuniu-se prontamente de todas as cidades de Judá no átrio do templo para orar (v. 4). Ficaram diante do Senhor como mendigos à sua porta, com esposas e filhos. Eles e suas famílias estavam em perigo; por isso, trouxeram-nas consigo para buscar o Senhor.

“Senhor, somos de fato um povo que te provoca e merece ser abandonado à ruína. Mas aqui estão os pequeninos inocentes; não permitas que pereçam na tempestade.” Nínive foi poupada por causa dos pequeninos, Jonas 4:11.

O lugar em que se reuniram foi a casa do Senhor, diante do átrio novo, talvez acrescentado recentemente aos átrios anteriores (aquele que, segundo alguns, era chamado átrio das mulheres). Assim, colocaram-se ao alcance da graciosa promessa que Deus fizera em resposta à oração de Salomão, 2 Crônicas 7:15: Meus ouvidos estarão atentos à oração feita neste lugar.

  1. O próprio Josafá falou a Deus em nome da congregação e não transferiu a tarefa aos capelães. Embora os reis fossem proibidos de queimar incenso, tinham permissão para orar e pregar, como Salomão e Josafá fizeram aqui. A oração de Josafá nessa ocasião, ou parte dela, está registrada aqui, e é uma oração excelente.

(1.) Reconhece o domínio soberano da Providência divina, dá a Deus a glória por isso e recebe daí consolo (v. 6): “Não és tu Deus no céu? Sem dúvida és, ao contrário de todos os deuses dos pagãos. Mostra isso, então. Não é teu domínio supremo sobre os próprios reinos e universal sobre todos eles, até os reinos pagãos que não te conhecem?”

“Controla, então, esses pagãos; põe limites aos seus insultos ousados e ameaçadores. Não estão na tua mão a força e o poder aos quais ninguém pode resistir? Senhor, usa-os em nosso favor. Glorifica tua própria onipotência.”

(2.) Apega-se à relação de aliança que tinham com Deus e ao direito de recorrer a ele. “Tu, que és Deus no céu, és o Deus de nossos pais (v. 6) e nosso Deus, v. 7. A quem deveríamos buscar e em quem deveríamos confiar para obter socorro, senão no Deus que escolhemos e servimos?”

(3.) Mostra o direito que tinham à boa terra que agora possuíam, direito incontestável: “Tu a deste à descendência de Abraão, teu amigo. Ele era teu amigo (a isso se refere Tiago 2:23, para mostrar a honra de Abraão ao ser chamado amigo de Deus); somos sua descendência e esperamos ser amados por causa do pai”, Romanos 11:28; Deuteronômio 7:8, 9.

“Possuímos esta terra por concessão tua. Senhor, sustenta a concessão que fizeste e defende-a contra todas as reivindicações injustas. Não permitas que sejamos expulsos do que te pertence. Somos inquilinos; és nosso proprietário. Não defenderás o que é teu?”, v. 11.

Os que usam para Deus aquilo que têm podem esperar, com confiança, que ele lhes conserve essas coisas.

(4.) Menciona o santuário, o templo que haviam construído para o nome de Deus (v. 8). Não que isso lhes desse algum mérito diante dele, pois haviam dado a Deus o que já lhe pertencia. Mas o templo era um sinal de sua presença favorável, e por isso esperavam que ele os ouvisse e ajudasse quando, em sua aflição, clamassem a ele diante daquela casa, v. 8, 9.

“Senhor, quando essa casa foi construída, tinha-se em vista fortalecer nossa fé numa hora como esta. Aqui está teu nome; aqui estamos nós. Senhor, ajuda-nos, para a glória de teu nome.”

(5.) Apresenta a ingratidão e a injustiça dos inimigos: “Somos pessoas em favor de quem será tua glória intervir; eles são pessoas contra quem será tua glória intervir. Pois, [1.] Retribuem mal nossas antigas bondades. Tu não permitiste que Israel os invadisse nem lhes causasse qualquer perturbação.”

Deuteronômio 2:5, 9, 19: não se metam com os edomitas, não aflijam os moabitas, não se aproximem dos filhos de Amom, nem mesmo se eles os provocarem. “E agora vê como nos invadem.” Podemos recorrer a Deus com confiança contra os que nos retribuem o bem com o mal.

[2.] “Violam nossos direitos antigos. Vêm para nos expulsar de nossas propriedades e tomar a terra para si. Ó nosso Deus, não os julgarás?”, v. 12. “Não pronunciarás sentença contra eles e a executarás?” A justiça de Deus é o refúgio dos que sofrem injustiça.

(6.) Declara sua inteira dependência de Deus para obter livramento. Embora tivesse um grande exército em campanha e bem treinado, disse: “Não temos força contra esta grande multidão: nenhuma sem ti, nenhuma de que possamos esperar algo sem tua presença e bênção especiais, nenhuma de que nos gloriemos, nenhuma em que confiemos. Mas nossos olhos estão postos em ti.”

“Dependemos de ti, e toda a nossa esperança vem de ti. A doença parece desesperadora: não sabemos o que fazer, estamos completamente perdidos, em grande aperto.”

“Mas há este remédio soberano: nossos olhos estão postos em ti, um olhar de reconhecimento e humilde submissão, um olhar de fé e inteira dependência, um olhar de desejo e oração sincera, um olhar de esperança e espera paciente. Em ti, ó Deus, depositamos nossa confiança; nossas almas esperam em ti.”

Versículos 14 a 19

A Promessa de Vitória de Deus. (a.C. 892.)

Temos aqui a resposta bondosa de Deus à oração de Josafá, e foi uma resposta rápida. Enquanto ele ainda falava, Deus ouviu. Antes que a congregação fosse dispensada, recebeu a certeza de que seria vitoriosa, pois nunca é inútil buscar a Deus.

  1. O espírito de profecia veio sobre um levita que estava presente, não em posição de destaque, mas no meio da congregação, v. 14. O Espírito, como o vento, sopra onde e sobre quem quer. Ele era um dos filhos de Asafe e, portanto, um dos cantores; Deus quis honrar esse ofício.

Não se sabe se ele já era profeta, mas provavelmente era, o que faria com que lhe dessem mais atenção. Não era necessário um sinal: o próprio acontecimento se daria no dia seguinte, e isso bastaria para confirmar sua profecia.

  1. Ele os animou a confiar em Deus, embora o perigo fosse muito ameaçador (v. 15): Não tenham medo. Vocês já deixaram o medo entrar o bastante para levá-los a Deus; agora não deixem entrar aquele que os afastará dele outra vez. A batalha não é de vocês.

Vocês não entram nela por sua própria força nem por sua própria causa. A batalha é de Deus: ele se envolve e continuará a se envolver na causa, como vocês desejaram.

  1. Informou-lhes os movimentos do inimigo e ordenou que marchassem em sua direção, dando instruções precisas sobre onde os encontrariam. “Amanhã”, no dia seguinte ao jejum, “descei contra eles”, v. 16, 17.

É apropriado que aquele que determina o livramento também dê ordens àqueles em favor de quem ele será realizado e lhes forneça as instruções necessárias, tanto quanto ao tempo como ao lugar.

  1. Assegurou-lhes que não seriam os instrumentos gloriosos, mas os espectadores alegres da derrota total do inimigo: não precisariam desferir golpe algum; a obra lhes seria entregue pronta; bastava que permanecessem parados e a vissem, v. 17.

Como Moisés disse a Israel junto ao mar Vermelho (Êxodo 14:13), Deus está com vocês; ele é capaz de realizar sua obra por conta própria e a realizará. Se a batalha é dele, a vitória também será dele.

Basta que o soldado cristão saia contra seus inimigos espirituais, e o Deus de paz os esmagará debaixo dos pés dele e o fará mais que vencedor.

  1. Josafá e seu povo receberam essas garantias com fé, reverência e gratidão. (1.) Inclinaram a cabeça, primeiro Josafá e depois todo o povo, prostraram-se diante do Senhor e o adoraram. Receberam esse sinal do favor divino com santa admiração e temor de Deus, dizendo com fé que lhes acontecesse conforme a palavra de Deus.

(2.) Ergueram a voz em louvor a Deus, v. 19. A fé ativa pode agradecer por uma promessa mesmo antes que ela se cumpra, pois sabe que as promissórias de Deus valem tanto quanto dinheiro à vista. “Deus falou em sua santidade; eu me alegrarei”, Salmos 60:6.

Versículos 20 a 30

Amom ou Moabe Destruído. (a.C. 892.)

Temos aqui a resposta à oração anterior e o cumprimento da promessa anterior: a derrota completa das forças inimigas e o triunfo do exército de Josafá sobre elas. Foi mais um triunfo do que uma vitória.

I. Nunca se levou ao campo de batalha um exército como o de Josafá. Ele tinha soldados prontos para a guerra (2 Crônicas 17:18), mas aqui não se menciona seu equipamento militar: espadas ou lanças, escudos ou arcos. Josafá, porém, cuidou:

  1. Que a fé fosse a armadura deles. Ao partirem, em vez de mandar que empunhassem suas armas e se mantivessem firmes, guardassem as fileiras, seguissem as ordens e lutassem com valentia, ordenou que cressem no Senhor Deus e dessem crédito à sua palavra pela boca dos profetas.

Assegurou-lhes que prosperariam e seriam firmados, v. 20. A verdadeira coragem é a que a fé inspira no ser humano. Nada contribui mais para firmar o coração em tempos instáveis do que uma fé firme no poder, na misericórdia e na promessa de Deus.

O coração que assim confia no Senhor permanece firme e é guardado em perfeita paz. Em nossos conflitos espirituais, esta é a vitória e a prosperidade: a nossa fé.

  1. Que o louvor e a ação de graças fossem sua vanguarda, v. 21. Josafá convocou um conselho de guerra, e ficou decidido designar cantores para sair à frente do exército e avançar na primeira linha.

Nada mais teriam a fazer senão louvar a Deus, louvar sua santidade, que é sua beleza, e louvá-lo como faziam no templo, aquela beleza da santidade.

Fariam isso com a antiga e boa doxologia que nem a eternidade gastará: “Louvai ao Senhor; porque sua misericórdia dura para sempre.” Com esse avanço estranho rumo ao campo de batalha, Josafá queria expressar sua firme confiança na palavra de Deus, que lhe permitia triunfar antes da batalha.

Também queria animar seus soldados, confundir o inimigo e assegurar o apoio de Deus, pois o louvor agrada mais a Deus do que todo holocausto e sacrifício.

II. Nunca um exército foi destruído de modo tão inexplicável quanto o inimigo. Não foi por trovão, granizo ou espada de anjo, nem pela força da espada, do braço ou de um alarme inesperado como o que Gideão deu aos midianitas. O Senhor, porém, armou emboscadas contra eles.

Talvez fossem hostes de anjos ou, como pensa o bispo Patrick, os próprios homens postos em emboscada pelos inimigos. Deus os atingiu com tamanha confusão que caíram sobre os amigos como se fossem inimigos, e cada um ajudou a destruir o outro, de modo que ninguém escapou.

Deus fez isso quando seu povo começou a cantar e a louvar (v. 22), pois tem prazer em dar motivos de louvor àqueles que têm coração para louvar. Lemos que ele se irou contra as orações de seu povo (Salmos 80:4), mas nunca contra seus louvores.

Quando mal haviam começado a obra de louvor, Deus completou a obra de livrá-los. Não sabemos se havia algum motivo para a desconfiança entre eles; talvez não houvesse nenhum. Mas os amonitas e os moabitas atacaram os edomitas e os exterminaram. Depois entraram em conflito uns com os outros e se exterminaram mutuamente, v. 23.

Assim Deus muitas vezes faz dos perversos instrumentos de destruição uns dos outros. E que alianças podem ser tão firmes que mantenham unidos aqueles que Deus tem o desígnio de despedaçar uns contra os outros? Veja as consequências danosas de divisões cuja causa nenhum dos lados em conflito consegue explicar satisfatoriamente.

Estão terrivelmente tomados pela insensatez, para sua própria ruína, aqueles que atacam seus amigos como se fossem inimigos.

III. Nunca se dividiu despojo com tanta alegria, pois o exército de Josafá não tinha outra coisa a fazer; todo o resto fora feito em favor deles.

Ao avistarem aquele imenso exército, em vez de encontrarem homens vivos com quem lutar, viram-nos todos mortos, com os cadáveres espalhados como esterco pela superfície da terra, v. 24.

Veja como Deus é rico em misericórdia para com os que o invocam de verdade e como tantas vezes supera as orações e expectativas de seu povo. Josafá e seu povo pediram que os inimigos não lhes tomassem os bens. Deus não só os livrou disso, mas os enriqueceu com os despojos dos inimigos.

O saque do campo foi muito grande e valioso. Encontraram joias preciosas junto aos corpos, joias que, apesar disso, não puderam salvar seus donos de se tornarem cadáveres repugnantes. Havia mais despojos do que podiam levar de uma vez, e passaram três dias recolhendo-os, v. 25.

Agora ficou claro o propósito de Deus ao trazer aquele grande exército contra Judá: humilhá-los e prová-los, para lhes fazer bem no fim. A princípio, pareceu uma perturbação de sua reforma, mas acabou sendo uma recompensa por ela.

IV. Nunca uma vitória foi celebrada com ações de graças tão solenes e abundantes. 1. Guardaram um dia de louvor no acampamento, antes de retirar suas forças do campo. Sem dúvida, muitas ações de graças foram oferecidas a Deus imediatamente.

No quarto dia, porém, reuniram-se num vale, onde bendisseram a Deus com tanto zelo e fervor que a obra daquele dia deu nome ao lugar: vale de Beraca, isto é, da bênção, v. 26. Assim se perpetuou a lembrança desse feito admirável, para animar as gerações seguintes a confiar em Deus.

  1. Ainda assim, não consideraram isso suficiente. Vieram em procissão solene, todos juntos, com Josafá à frente, até Jerusalém.

Desse modo, o povo da região poderia se juntar aos seus louvores ao longo do caminho, e eles poderiam agradecer pela misericórdia no lugar em que a haviam alcançado por meio da oração, na casa do Senhor, v. 27, 28.

O louvor a Deus não deve ser obra de um dia apenas. Depois de recebermos misericórdia, nossos louvores devem ser repetidos muitas vezes, assim como repetimos nossas orações enquanto a buscávamos. Todos os dias devemos bendizer a Deus.

Enquanto vivermos e tivermos existência, devemos louvá-lo, passando nosso tempo na obra à qual esperamos dedicar a eternidade.

As misericórdias públicas pedem reconhecimento público “nos átrios da casa do Senhor”, Salmos 116:19.

V. Nunca uma vitória trouxe resultados melhores. 1. Por meio dela, o reino de Josafá passou a parecer muito grande e importante aos olhos dos estrangeiros, v. 29. Ao ouvirem que Deus lutara assim por Israel, não podiam deixar de dizer: “Não há ninguém como o Deus de Jesurum” e “Feliz és tu, ó Israel!”

Isso produziu nos vizinhos reverência por Deus e um temor cauteloso de prejudicar seu povo. É perigoso lutar contra aqueles que têm Deus consigo.

  1. O reino tornou-se muito tranquilo e sossegado internamente, v. 30. (1.) Havia paz entre os próprios habitantes.

Os que se haviam desagradado com a destruição das imagens e dos bosques sagrados agora estavam satisfeitos e foram obrigados a reconhecer que, já que o Deus de Israel podia livrar dessa maneira, somente ele devia ser adorado, e somente da maneira que ele próprio designara.

(2.) Estavam livres do medo de ataques dos vizinhos, pois Deus lhes dera descanso ao redor. E, se ele concede descanso, quem poderá perturbá-los?

Versículos 31 a 37

A Frota de Josafá Naufraga. (a.C. 892.)

Estamos chegando ao fim da história do reinado de Josafá. Para saber mais a respeito, os que viviam quando este livro foi publicado eram remetidos a uma história autêntica escrita pelo profeta Jeú (2 Crônicas 19:2), que ainda existia naquela época, v. 34.

Este era o caráter geral de seu reinado: fez o que era reto aos olhos do Senhor, manteve-se fiel ao culto a Deus e fez o que pôde para manter seu povo fiel a esse culto. Mas há duas coisas a lamentar:

  1. O povo ainda tinha preferência pelos lugares altos, v. 33. Os que haviam sido erguidos para honrar deuses estrangeiros foram removidos (2 Crônicas 17:6). Mas aqueles onde o Deus verdadeiro era adorado eram menos censuráveis e foram considerados permitidos.

Josafá não queria desagradar ao povo a ponto de removê-los, pois ainda não haviam preparado o coração para servir ao Deus de seus pais. Aceitaram a reforma de Josafá porque teriam vergonha de agir de outro modo, mas não a abraçaram de coração.

Não dirigiram o coração a Deus nessa reforma nem agiram movidos por qualquer princípio bom, zelo ou determinação. Mesmo os melhores governantes não conseguem realizar a reforma desejada quando o povo mostra frieza diante dela.

  1. O próprio Josafá ainda favorecia a casa de Acabe, porque casara o filho com uma filha daquela família, embora tivesse sido claramente censurado por isso e quase tivesse pago caro. Via e sabia que Acazias, filho de Acabe, agia com grande maldade e, por isso, não podia esperar prosperar.

Ainda assim se uniu a ele, não na guerra, como fizera com seu pai, mas no comércio. Tornou-se seu sócio numa frota das Índias Orientais destinada a Ofir, v. 35, 36.

Há ênfase no momento: depois disso, depois de Deus ter feito coisas tão grandes por ele sem nenhuma aliança tão escandalosa e prejudicial, e de lhe ter dado não só vitória, mas também riqueza, unir-se depois disso a um rei perverso foi muita ingratidão.

Depois de Deus lhe conceder tamanho livramento, deveria ele voltar a transgredir os mandamentos divinos e se aparentar com o povo dessas abominações? Que poderia esperar senão que Deus se irasse com ele? Esdras 9:13, 14.

Ainda assim, Deus lhe enviou avisos para mostrar-lhe o erro e levá-lo ao arrependimento: (1.) Por meio de um profeta, que predisse o fracasso de seu projeto, v. 37. (2.) Por meio de uma tempestade, que despedaçou os navios no porto antes de zarparem.

Assim foi avisado de que devia romper sua aliança com Acazias, e parece que aceitou o aviso, pois, quando Acazias mais tarde insistiu para que se juntasse a ele, recusou-se, 1 Reis 22:49.

Veja como é prejudicial unir-se aos malfeitores em amizade e convívio. É difícil romper esse vínculo. É muito melhor evitar cair na armadilha do que conseguir sair dela.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra