2 Crônicas 14
Argumento
Neste capítulo e nos dois seguintes, temos a história do reinado de Asa, um reinado bom e longo. Neste capítulo temos: I. Sua piedade, vv. 1-5. II. Sua prudência, vv. 6-8. III. Sua prosperidade e, em particular, a gloriosa vitória que obteve sobre um grande exército de etíopes que veio contra ele, vv. 9-15.
Versículos 1 a 8
Asa, Rei de Judá. (a.C. 955.)
Aqui está:
I. O caráter geral de Asa (v. 2): ele fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor, seu Deus. 1. Seu alvo era agradar a Deus; ele procurava apresentar-se aprovado diante dele. Felizes os que seguem esta regra: fazer o que é reto, não aos próprios olhos nem aos olhos do mundo, mas aos olhos de Deus.
- Ele via o olhar de Deus sempre sobre si, e isso o ajudava muito a manter-se no que era bom e reto. 3. Deus, por sua graça, aceitou o que ele fazia e aprovou sua conduta como boa e reta.
II. A bendita obra de reforma que ele iniciou assim que subiu ao trono. 1. Ele removeu e aboliu a idolatria. Desde que Salomão admitira a idolatria no fim de seu reinado, nada fora feito para reprimi-la; por isso, presumimos que ela ganhara terreno.
Deuses estranhos eram adorados e tinham seus altares, imagens e bosques sagrados. O serviço do templo, embora mantido pelos sacerdotes (2 Crônicas 13:10), era negligenciado por muitos do povo.
Assim que teve o poder nas mãos, Asa se empenhou em destruir todos aqueles altares e imagens idólatras (v. 3, 5), pois eram grande provocação para um Deus zeloso e grande tentação para um povo descuidado e irrefletido.
Ao destruir os ídolos, esperava reformar os idólatras, que era o que desejava, mais do que arruiná-los.
- Ele reavivou e estabeleceu o culto puro a Deus. Como os sacerdotes faziam sua parte ao cuidar dos altares de Deus, Asa obrigou o povo a fazer a sua (v. 4): ordenou a Judá que buscasse o Senhor, Deus de seus pais, e não os deuses dos pagãos, e que cumprisse a lei e os mandamentos, isto é, que observasse todas as instituições divinas, que muitos haviam negligenciado por completo.
Ao fazer isso, a terra ficou em paz diante dele, v. 5. Embora estivessem muito apegados a seus ídolos e relutassem muito em abandoná-los, as convicções de sua consciência concordavam com as ordens de Asa, e eles não podiam, por vergonha, recusar-se a obedecer a elas.
Repare: aqueles que têm poder nas mãos e o usam com vigor para reprimir a irreverência e reformar os costumes não encontrarão nisso tanta dificuldade e oposição quanto talvez temessem. O vício é covarde, e a virtude tem razão suficiente a seu favor para fazer toda iniquidade calar a boca, Salmos 107:42.
III. A tranquilidade de seu reino, após constantes alarmes de guerra durante os dois reinados anteriores: em seus dias, a terra ficou em paz por dez anos (v. 1), sem guerra com o reino de Israel, que demorou muito a se recuperar do golpe sofrido no reinado anterior.
A vitória de Abias, que, sob a providência de Deus, se deveu à sua coragem e valentia, lançou os alicerces da paz de Asa, recompensa por sua piedade e reforma. Embora Abias tivesse pouca religião, serviu de instrumento para preparar o caminho para alguém que tinha muita.
Se Abias não tivesse feito o que fez para pacificar a terra, Asa não poderia ter feito o que fez para reformá-la; pois inter arma silent leges — em meio ao estrépito das armas, a voz da lei não é ouvida.
IV. O uso prudente que ele fez dessa tranquilidade: a terra teve descanso, pois o Senhor lhe dera descanso. Repare: se Deus dá tranquilidade, quem pode causar perturbação? Jó 34:29.
Têm verdadeiro descanso aqueles a quem Deus dá descanso; verdadeira paz, aqueles a quem Cristo dá paz, “não como o mundo dá”, João 14:27.
Agora, 1. Asa reconhece o descanso que tinham como dádiva de Deus: “Ele nos deu descanso de todos os lados”. Repare: devemos reconhecer a Deus com gratidão pelo descanso com que somos abençoados, no corpo e na mente, na família e no país.
Ele também o reconhece como recompensa pela reforma iniciada: “Porque buscamos o Senhor, nosso Deus, ele nos deu descanso”. Repare:
Assim como devemos observar os semblantes severos e as repreensões da Providência para nos refrear no mau caminho, também devemos reparar nos sorrisos da Providência para nos encorajar no que é bom. Veja Ageu 2:18, 19; Malaquias 3:10.
Sabemos por experiência que é bom buscar o Senhor; isso nos dá descanso. Enquanto perseguimos o mundo, nada encontramos senão aflição.
- Ele consulta seu povo, por meio de seus representantes, sobre como fazer bom uso dos presentes vislumbres de paz que desfrutavam, e conclui com eles: (1.) Que não devem ficar ociosos, mas ocupados. Tempos de descanso da guerra devem ser empregados no trabalho, pois sempre precisamos encontrar algo para fazer.
Nos anos em que não teve guerra, ele disse: “Construamos; continuemos trabalhando”. Quando as igrejas tiveram descanso, foram edificadas, Atos 9:31. Quando a espada estiver embainhada, pegue a colher de pedreiro.
(2.) Que não devem acomodar-se, mas preparar-se para guerras. Em tempos de paz, devemos preparar-nos para as adversidades, esperá-las e fazer provisões para elas.
[1.] Ele fortificou suas principais cidades com muralhas, torres, portas e trancas, v. 7. “Façamos isso”, diz ele, “enquanto a terra ainda está diante de nós”, isto é, “enquanto temos oportunidade e condições favoráveis para isso e nada nos impede”.
Ele fala como se esperasse que, de um modo ou de outro, surgissem problemas, quando seria tarde demais para fortificar e eles desejariam tê-lo feito. Assim, construíram e prosperaram.
[2.] Ele tinha um bom exército pronto para entrar em campo (v. 8), não um exército permanente, mas a milícia, ou tropas treinadas do país. Judá e Benjamim foram convocados separadamente.
Benjamim, que não fazia muito tempo era chamado de pequeno Benjamim, Salmos 68:27, tinha quase tantos soldados quanto Judá: a proporção chegava perto de 28 para 30. Tão extraordinariamente essa tribo crescera nos últimos tempos.
A bênção de Deus pode fazer um pequeno tornar-se mil. Ao que parece, essas duas tribos usavam armamentos diferentes, tanto ofensivos quanto defensivos. Os homens de Judá se protegiam com pavês; os de Benjamim, com escudos. Os pavês eram muito maiores que os escudos, 1 Reis 10:16, 17.
Os homens de Judá lutavam com lanças quando se aproximavam do inimigo; os de Benjamim retesavam os arcos para alcançá-lo à distância. Ambos prestavam bom serviço, e nenhum podia dizer ao outro: “Não tenho necessidade de ti”. Diferentes dons e ocupações servem ao bem comum.
Versículos 9 a 15
Asa Derrota os Etíopes. (a.C. 945.)
Aqui está:
I. A perturbação da paz do reino de Asa por um temível exército de etíopes que os invadiu, v. 9, 10. Embora continuassem buscando a Deus, ainda assim esse temor veio sobre eles para que sua fé nele fosse provada e Deus tivesse a oportunidade de fazer grandes coisas por eles.
Era enorme o número de etíopes que vieram contra ele: 1.000.000 de homens. Foi então que ele percebeu a vantagem de ter um exército já preparado para um tempo de necessidade como aquele. Uma preparação que julgávamos desnecessária pode logo mostrar-se de grande utilidade.
II. O apelo que Asa fez a Deus diante da nuvem ameaçadora que agora pairava sobre sua cabeça, v. 11. Aquele que buscara a Deus nos dias de paz e prosperidade podia, com santa ousadia, clamar a Deus no dia da aflição e chamá-lo de seu Deus. Sua oração é curta, mas contém muita coisa.
- Ele atribui a Deus a glória de seu poder e soberania infinitos: para ti, nada é ajudar e salvar por meio de muitos ou de poucos, dos poderosos ou dos que não têm força. Veja 1 Samuel 14:6.
Deus age em sua própria força, não na força dos instrumentos (Salmos 21:13); mais que isso, sua glória é ajudar os mais fracos e aperfeiçoar a força pela boca de crianças e bebês.
“Não dizemos: Senhor, toma nosso partido, pois temos um bom exército por meio do qual podes agir; mas: toma nosso partido, pois sem ti não temos força.”
Ele se apega à relação de aliança que tinham com Deus como o Deus deles. “Ó Senhor, nosso Deus!” E, de novo: “Tu és o nosso Deus, a quem escolhemos e a quem nos apegamos como nosso, e que prometeste ser nosso”.
Ele apresenta sua dependência de Deus e o fato de terem os olhos postos nele nessa expedição. Estava bem preparado para ela, mas não confiava em seus preparativos: “Senhor, em ti descansamos e em teu nome vamos contra esta multidão, com tua autorização, visando à tua glória e confiando em tua força”.
Ele envolve Deus na causa deles: “Não deixes o homem” (homem mortal, como diz a palavra) “prevalecer contra ti”.
“Se prevalecer contra nós, dirão que prevalece contra ti, porque tu és o nosso Deus, descansamos em ti e saímos em teu nome, como nos encorajaste a fazer.”
“O inimigo é um homem mortal; mostra quão desigual é sua luta contra um Deus imortal. Senhor, defende tua própria honra; santificado seja o teu nome.”
III. A gloriosa vitória que Deus lhe deu sobre seus inimigos. 1. Deus derrotou o inimigo e lançou suas forças em desordem (v. 12): “O Senhor feriu os etíopes”. Feriu-os com terror e uma consternação inexplicável, de modo que fugiram sem saber por quê nem para onde.
- Asa e seus soldados aproveitaram a vantagem que Deus lhes dera sobre o inimigo.
(1.) Eles os destruíram. Os etíopes caíram diante do Senhor (pois quem pode ficar de pé diante dele?) e diante de seu exército: ou uma hoste invisível de anjos empregada para destruí-los, ou o exército de Israel, chamado de exército de Deus porque era reconhecido por ele.
(2.) Eles tomaram os despojos do acampamento, levando muitos bens dos mortos e das bagagens.
(3.) Feriram as cidades que tinham feito pacto com os etíopes, para onde estes fugiram em busca de abrigo, e levaram seus despojos (v. 14). Aquelas cidades não conseguiram oferecer resistência, pois o temor do Senhor veio sobre elas: Deus lhes incutiu tamanho medo que lhes faltou ânimo para enfrentar os vencedores.
(4.) Levaram enormes quantidades de gado do território inimigo, v. 15. Assim, a riqueza do pecador fica reservada para o justo.