Matthew Henry

2 Coríntios 9

Argumento

Neste capítulo, o apóstolo parece justificar a sua insistência em pressionar os coríntios ao dever da caridade (vv. 1-5), e prossegue dando orientações acerca do modo e maneira aceitáveis de realizá-lo, a saber, generosamente, deliberadamente e livremente; e dá bom ânimo para fazer assim, v. 6 até o fim.

Versículos 1 a 5

Insistência na Caridade. (d.C. 57.)

Nestes versículos, o apóstolo fala aos coríntios muito respeitosamente e com grande habilidade; e, enquanto parece justificar insistir tão intensamente com eles na caridade, continua a pressioná-los a ela, e mostra quanto o seu coração estava empenhado nessa questão.

I. Ele lhes diz que era desnecessário pressioná-los com razões ulteriores a dar socorro aos seus irmãos pobres (v. 1), satisfeito por já ter dito o suficiente para conseguir o intento com aqueles de quem tinha tão boa opinião. Pois:

  1. Conhecia a sua prontidão para toda boa obra e como haviam começado essa boa obra um ano antes, de modo que:

  2. Havia se gloriado do seu zelo aos macedônios, e isso havia provocado muitos deles a fazer como haviam feito. Por isso, estava persuadido de que, assim como haviam começado bem, continuariam bem; e assim, elogiando-os pelo que haviam feito, coloca sobre eles a obrigação de prosseguir e perseverar.

II. Ele parece defender-se por enviar Tito e os outros irmãos a eles. Não quer que se sintam ofendidos com ele por isso, como se insistisse demais e os pressionasse com demasiada força; e diz os verdadeiros motivos pelos quais os enviou, a saber:

  1. Que, tendo esse aviso oportuno, pudessem estar inteiramente prontos (v. 3), e não fossem surpreendidos por exigências precipitadas quando ele fosse até eles. Quando queremos que outros façam o que é bom, devemos agir para com eles prudente e ternamente, e lhes dar tempo.

  2. Que ele não se envergonhasse de se gloriar a respeito deles, se fossem encontrados despreparados, v. 3, 4.

Indica que alguns da Macedônia talvez viessem com ele; e, se a coleta não estivesse então feita, isso o envergonharia, para não dizer a eles, considerando o gloriar-se do apóstolo a respeito deles. Assim era zeloso em preservar a reputação deles e a sua própria. Repare:

Os cristãos deveriam olhar pela reputação da sua profissão e procurar adornar a doutrina de Deus, nosso Salvador.

Versículos 6 a 15

Insistência na Caridade. (d.C. 57.)

Temos aqui:

I. Orientações apropriadas a observar acerca da maneira correta e aceitável de dar caridade; e é de grande interesse que não só façamos o que é exigido, mas o façamos como é ordenado. Agora, quanto à maneira como o apóstolo queria que os coríntios dessem, observe:

  1. Deveria ser generosamente; isso foi indicado, v. 5, que se esperava uma contribuição liberal, uma questão de generosidade, não o que tivesse sabor de cobiça.

E oferece à sua consideração que os homens que esperam bom retorno na colheita não costumam mesquinhar e poupar ao semear a sua semente, pois o retorno é geralmente proporcional ao que semeiam, v. 6.

  1. Deveria ser deliberadamente: “Cada homem, conforme propõe em seu coração”, v. 7. As obras de caridade, como outras boas obras, deveriam ser feitas com reflexão e desígnio; ao passo que alguns fazem bem só por acidente.

Atendem, talvez precipitadamente, à importunação dos outros, sem qualquer bom desígnio, e dão mais do que pretendiam, e depois se arrependem disso. Ou possivelmente, se tivessem considerado devidamente todas as coisas, teriam dado mais.

A devida deliberação quanto a essa questão das nossas próprias circunstâncias e das circunstâncias das pessoas que estamos prestes a socorrer será muito útil para nos orientar sobre quão liberais devemos ser nas nossas contribuições para usos caridosos.

  1. Deveria ser livremente, seja o que for que demos, mais ou menos: “Não de má vontade, nem por necessidade”, mas alegremente, v. 7.

As pessoas às vezes darão meramente para satisfazer a importunação dos que pedem a sua caridade, e o que dão é de certo modo espremido ou arrancado delas, e essa indisposição estraga tudo o que fazem.

Devemos dar mais livremente do que a modéstia de algumas pessoas necessitadas lhes consentirá pedir; não deveríamos só distribuir pão, mas estender as nossas almas aos famintos, Isaías 58:10.

Deveríamos dar liberalmente, com mão aberta, e alegremente, com semblante aberto, contentes por termos capacidade e oportunidade de ser caridosos.

II. Bom ânimo para realizar essa obra de caridade da maneira orientada. Aqui o apóstolo diz aos coríntios:

  1. Eles próprios não perderiam pelo que davam em caridade. Isso pode servir para evitar uma objeção secreta na mente de muitos contra essa boa obra, que estão prontos a pensar que lhes pode faltar o que dão.

Mas deveriam considerar que o que é dado aos pobres de maneira correta está longe de ser perdido; assim como a preciosa semente lançada no solo não é perdida, embora fique enterrada lá por algum tempo, pois brotará e dará fruto; o semeador a receberá novamente com aumento, v. 6.

Tais bons retornos podem esperar os que dão livre e liberalmente em caridade. Pois:

(1.) “Deus ama um doador alegre” (v. 7), e o que não podem esperar receber os que são objetos do amor divino? Pode um homem perder por fazer aquilo que agrada a Deus? Não pode ele estar certo de que de uma forma ou outra ganhará?

Ou melhor: Não são o amor e favor de Deus melhores que todas as outras coisas, melhores que a própria vida?

(2.) Deus é capaz de fazer a nossa caridade redundar em nossa vantagem, v. 8. Não temos motivo para desconfiar da bondade de Deus, e certamente não temos motivo para questionar o seu poder; ele é capaz de fazer toda graça abundar para nós e abundar em nós; dar grande aumento de coisas boas espirituais e temporais.

Pode nos fazer ter suficiência em todas as coisas, estar contentes com o que temos, repor o que damos, poder dar ainda mais; como está escrito (Salmos 112:9) acerca do homem caridoso: “Espalhou por toda parte. Deu aos pobres”. “A sua justiça”, isto é, as suas esmolas, “dura para sempre”.

A honra dela é duradoura, a recompensa dela eterna, e ele próprio continua capaz de viver confortavelmente e dar liberalmente aos outros.

(3.) O apóstolo faz uma oração a Deus em favor deles, para que ganhassem e não perdessem, v. 10, 11. Observe aqui:

[1.] A quem a oração é feita: a Deus, que fornece semente ao semeador, que pela sua providência dá tal aumento dos frutos da terra que temos não só pão suficiente para comer por um ano, mas o suficiente para semear novamente para um suprimento futuro.

Ou assim: É Deus quem nos dá não só o suficiente para nós mesmos, mas também aquilo com que podemos suprir as carências dos outros, e assim deve ser como semente a ser semeada.

[2.] Pelo que ora. Há diversas coisas que deseja em favor deles, a saber, que tenham pão para o seu alimento, sempre o suficiente para eles próprios, alimento adequado; que Deus multiplique a sua semente semeada, para que continuem capazes de fazer mais bem.

E que haja aumento dos frutos da justiça, para que colham abundantemente e tenham os melhores e mais amplos retornos da sua caridade, de modo a serem enriquecidos em tudo para toda generosidade (v. 11).

Que, no todo, possam descobrir ser verdade que não perderão, mas ganharão muito. Repare: As obras de caridade estão tão longe de nos empobrecer que são os meios apropriados para na verdade nos enriquecer, ou nos fazer na verdade ricos.

  1. Ao passo que eles não perderiam, os santos pobres e angustiados ganhariam; pois esse serviço supriria as suas carências, v. 12.

Se temos motivo para pensar que são santos, os que cremos ser da família da fé, cujas carências são grandes, quão prontos deveríamos estar para lhes fazer bem! A nossa bondade não pode se estender a Deus, mas deveríamos estendê-la livremente a esses excelentes da terra, e assim mostrar que nos deleitamos neles.

  1. Isso redundaria no louvor e glória de Deus. Muitas ações de graças seriam dadas a Deus por esse motivo, pelo apóstolo e pelos empregados nessa ministração, v. 11. Estes bendiriam a Deus, que os havia feito instrumentos felizes em obra tão boa e lhes dado êxito nela.

Além desses, outros também seriam gratos; os pobres, supridos nas suas carências, não deixariam de ser muito gratos a Deus e bendizer a Deus por causa deles.

E todos os que desejavam bem ao evangelho glorificariam a Deus por essa experiência, ou prova de sujeição ao evangelho de Cristo e de verdadeiro amor a todos os homens, v. 13. Repare:

(1.) O verdadeiro cristianismo é sujeição ao evangelho, entrega de nós mesmos à influência imperiosa das suas verdades e leis.

(2.) Devemos evidenciar a sinceridade da nossa sujeição ao evangelho por obras de caridade.

(3.) Isso será para o crédito da nossa profissão e para o louvor e glória de Deus.

  1. Os que tiveram supridas as suas carências dariam o melhor retorno de que fossem capazes, elevando muitas orações a Deus em favor dos que os haviam socorrido, v. 14.

E assim deveríamos recompensar as bondades que recebemos quando não estamos em capacidade de recompensá-las de outra maneira; e, assim como essa é a única recompensa que os pobres podem dar, assim ela é frequentemente muito para a vantagem dos ricos.

Por fim, o apóstolo conclui toda essa questão com esta doxologia: “Graças a Deus pelo seu dom indizível”, v. 15.

Alguns pensam que por esse dom indizível ele entende o dom da graça concedido às igrejas, ao torná-las capazes e dispostas a suprir as necessidades dos santos, o que seria acompanhado de benefício indizível tanto aos que dão quanto aos que recebem.

Ao que parece, antes entende Jesus Cristo, que é de fato o dom indizível de Deus a este mundo, um dom pelo qual temos todo motivo para ser muito gratos.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra