2 Coríntios 8
Argumento
Neste capítulo e no seguinte, Paulo exorta e orienta os coríntios sobre uma obra particular de caridade: aliviar as necessidades dos santos pobres em Jerusalém e na Judeia, segundo o bom exemplo das igrejas na Macedônia, Romanos 15:26.
Os cristãos em Jerusalém, por guerra, fome e perseguição, haviam se tornado pobres; muitos deles haviam caído em decadência, e talvez a maioria fosse apenas pobre quando primeiro abraçou o cristianismo. Pois Cristo disse: os pobres recebem o evangelho.
Ora, Paulo, embora fosse o apóstolo dos gentios, tinha uma consideração mais afetuosa e uma bondosa preocupação por aqueles entre os judeus convertidos à fé cristã.
E, embora muitos deles não tivessem tanta afeição pelos convertidos gentios quanto deveriam ter tido, contudo o apóstolo queria que os gentios fossem bondosos com eles e os estimulava a contribuir liberalmente para seu alívio.
Nesse assunto, ele é muito abundante e escreve de maneira muito comovente. Neste oitavo capítulo, dá a conhecer aos coríntios e recomenda o bom exemplo dos macedônios nessa obra de caridade, e que Tito foi enviado a Corinto para recolher sua generosidade, vv. 1-6.
Então prossegue insistindo nesse dever com diversas razões convincentes (vv. 7-15) e recomenda as pessoas empregadas nesse assunto, vv. 16-24.
Versículos 1 a 6
A Caridade dos Macedônios. (d.C. 57.)
Observe aqui:
I. O apóstolo toma ocasião do bom exemplo das igrejas da Macedônia, isto é, de Filipos, Tessalônica, Bereia e outras na região da Macedônia, para exortar os coríntios e os cristãos na Acaia à boa obra de caridade. E:
- Dá-lhes a conhecer sua grande liberalidade, que chama de graça de Deus concedida às igrejas, v. 1. Alguns pensam que as palavras deveriam ser traduzidas: o dom de Deus dado nas igrejas ou por elas.
Certamente significa as dádivas caridosas dessas igrejas, chamadas de graça ou dons de Deus, ou porque eram muito grandes, ou antes porque a sua caridade para com os santos pobres procedia de Deus como autor e era acompanhada de verdadeiro amor a Deus, que também era manifestado dessa maneira.
A graça de Deus deve ser reconhecida como raiz e fonte de todo o bem que há em nós, ou é feito por nós, em qualquer tempo. E é grande graça e favor de Deus, e concedido a nós, se somos feitos úteis aos outros e estamos prontos para qualquer boa obra.
- Recomenda a caridade dos macedônios e a apresenta com boa vantagem. Diz-lhes:
(1.) Estavam apenas numa condição baixa e eles próprios em angústia, contudo contribuíam para o alívio dos outros. Estavam em grande tribulação e profunda pobreza, v. 2. Era para eles um tempo de grande aflição, como se pode ver em Atos 18:17.
Os cristãos nessas regiões encontravam mau tratamento, que os reduzira a profunda pobreza. Contudo, como tinham abundância de alegria no meio da tribulação, abundavam em sua liberalidade. Davam de pouco, confiando em Deus para prover em favor deles e compensá-los.
(2.) Davam muito amplamente, com as riquezas da liberalidade (v. 2), isto é, tão liberalmente como se fossem ricos. Era uma grande contribuição que faziam, consideradas todas as coisas.
Era segundo, sim, e ainda, além de seu poder (v. 3), tanto quanto poderia bem ser esperado deles, se não mais. Repare: Embora os homens possam condenar a indiscrição, contudo Deus aceitará o zelo piedoso daqueles que, em obras reais de piedade e caridade, fazem antes além de seu poder.
(3.) Eram muito dispostos e prontos para essa boa obra. Eram voluntários por si mesmos (v. 3) e estavam tão longe de precisar que Paulo insistisse e os pressionasse com muitas razões que lhe pediram com muita súplica que recebesse a dádiva, v. 4.
Parece que Paulo estava relutante em assumir essa responsabilidade, pois se dedicaria à palavra e à oração. Ou talvez receasse quão prontos estariam seus inimigos a desacreditá-lo e denegri-lo em todas as ocasiões.
E poderiam tomar um pretexto contra ele por causa de uma soma tão grande depositada em suas mãos, para suspeitar dele ou acusá-lo de indiscrição e parcialidade na distribuição, se não de alguma injustiça.
Repare: Como os ministros devem ser cautelosos, especialmente em questões de dinheiro, em não dar ocasião aos que buscam ocasião de falar de maneira desacreditadora!
(4.) Sua caridade era fundada em verdadeira piedade, e esta era sua grande recomendação. Realizavam essa boa obra com um método correto: primeiro se entregaram ao Senhor e então nos deram suas contribuições, pela vontade de Deus (v. 5).
Isto é, conforme era a vontade de Deus que fizessem, ou para que fossem dispostas conforme fosse a vontade de Deus, e para sua glória. Isso, parece, excedia a expectativa do apóstolo.
Era mais do que esperava, ver afeições tão calorosas e piedosas brilhando nesses macedônios e essa boa obra realizada com tanta devoção e solenidade. Solene, conjunta e unanimemente, fizeram uma nova entrega de si mesmos e de tudo o que tinham ao Senhor Jesus Cristo.
Haviam feito isso antes e agora o fazem de novo nessa ocasião. Santificavam suas contribuições para a honra de Deus, entregando primeiro a si mesmos ao Senhor. Repare:
[1.] Devemos entregar a nós mesmos a Deus; não podemos dar melhor destino a nós mesmos.
[2.] Quando nos entregamos ao Senhor, então lhe damos tudo o que temos, para ser solicitado e disposto segundo sua vontade.
[3.] Tudo o que usamos ou gastamos para Deus é apenas dar-lhe o que é dele próprio.
[4.] O que damos ou concedemos para usos caridosos não será aceito por Deus, nem resultará em nossa vantagem, a menos que primeiro entreguemos a nós mesmos ao Senhor.
II. O apóstolo lhes diz que foi pedido a Tito que fosse fazer uma coleta entre eles (v. 6), e Tito, ele sabia, seria uma pessoa aceitável para eles. Antes encontrara uma recepção bondosa entre eles. Haviam mostrado boa afeição por ele, e ele tinha grande amor por eles.
Além disso, Tito já começara essa obra entre eles, por isso lhe foi pedido que a concluísse. De modo que era, sob todos os aspectos, uma pessoa apropriada para ser empregada.
E, quando uma obra tão boa já prosperara numa mão tão boa, seria uma pena se não prosseguisse e não fosse concluída. Repare: É um exemplo de sabedoria usar instrumentos apropriados numa obra que desejamos fazer bem.
E a obra de caridade frequentemente terá o melhor sucesso quando as pessoas mais apropriadas forem empregadas para solicitar contribuições e dispor delas.
Versículos 7 a 15
Insistência na Caridade. (d.C. 57.)
Nestes versículos, o apóstolo usa diversas razões convincentes para estimular os coríntios a essa boa obra de caridade.
I. Ele insiste com eles na consideração de sua eminência em outros dons e graças e queria que se destacassem também nesta da caridade, v. 7. Grande habilidade e muito artifício santo são aqui usados pelo apóstolo.
Quando quer persuadir os coríntios a essa boa coisa, os recomenda por outras coisas boas encontradas neles. A maioria das pessoas gosta de ser elogiada, especialmente quando lhes pedimos uma dádiva para nós mesmos ou outros.
E é uma justiça que devemos àqueles em quem a graça de Deus brilha dar-lhes sua devida recomendação. Observe aqui aquilo em que os coríntios abundavam.
A fé é mencionada primeiro, pois é a raiz. E, assim como sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6), assim os que abundam em fé abundarão também em outras graças e boas obras. E esta operará e se mostrará pelo amor.
À sua fé era acrescentada a expressão, que é um dom excelente e redunda muito para a glória de Deus e o bem da igreja. Muitos que têm fé não têm expressão. Mas esses coríntios se destacavam da maioria das igrejas em dons espirituais, particularmente na expressão.
E contudo isso não era neles, como em muitos demais, tanto o efeito quanto a evidência da ignorância. Pois com sua expressão aparecia conhecimento, abundância de conhecimento. Tinham um tesouro de coisas novas e antigas e, em sua expressão, retiravam desse tesouro.
Abundavam também em toda diligência. Os que têm grande conhecimento e expressão pronta nem sempre são os cristãos mais diligentes. Grandes faladores nem sempre são os melhores realizadores. Mas esses coríntios eram diligentes em fazer, assim como conhecer e falar, bem.
E, além disso, tinham amor abundante por seu ministro. E não eram como muitos demais que, tendo dons próprios, são demasiado propensos a fazer pouco caso de seus ministros e negligenciá-los.
Ora, a todas essas coisas boas o apóstolo deseja que acrescentem também essa graça, abundar em caridade para com os pobres; para que, onde tanto bem fora encontrado, se encontrasse ainda mais bem.
Antes de o apóstolo prosseguir para outra razão, tem o zelo de impedir quaisquer entendimentos errados de que seu desígnio fosse impor-lhes algo, ou atar fardos pesados sobre eles por sua autoridade. E lhes diz (v. 8) que não fala por mandamento, ou de maneira revestida de autoridade.
“Dou meu conselho”, v. 10. Tomava ocasião da prontidão dos outros para propor o que seria conveniente para eles e provaria a sinceridade de seu amor, ou seria seu efeito e evidência genuínos.
Repare: Uma grande diferença deve ser feita entre dever claro e positivo e o aproveitamento de uma oportunidade presente de fazer ou obter bem. Muitas coisas que nos é bom fazer, contudo, não podem ser chamadas, por mandamento expresso e indispensável, de nosso dever neste ou naquele tempo.
II. Outra razão é tomada da consideração da graça de nosso Senhor Jesus Cristo. As melhores razões para os deveres cristãos são aquelas tomadas do amor de Cristo, que nos constrange.
O exemplo das igrejas da Macedônia era tal que os coríntios deveriam imitar. Mas o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo deveria ter influência muito maior.
E vocês conhecem, diz o apóstolo, a graça de nosso Senhor Jesus Cristo (v. 9): embora fosse rico, por ser Deus, igual em poder e glória ao Pai, rico em toda a glória e bem-aventurança do mundo superior, contudo por causa de vocês se tornou pobre.
Não só se tornou homem em favor de nós, mas também se tornou pobre. Nasceu em circunstâncias pobres, viveu uma vida pobre e morreu em pobreza.
E isso foi por nossa causa, para que por esse meio pudéssemos ser feitos ricos: ricos no amor e favor de Deus, ricos nas bênçãos e promessas da nova aliança, ricos nas esperanças de vida eterna, sendo herdeiros do reino.
Este é um bom motivo pelo qual devemos ser caridosos para com os pobres daquilo que temos, porque nós mesmos vivemos da caridade do Senhor Jesus Cristo.
III. Outra razão é tomada de seus bons propósitos e de sua prontidão para começar essa boa obra. Quanto a isso, lhes diz:
- Era conveniente para eles realizar o que se propuseram e terminar o que haviam começado, v. 10, 11. Que mais significavam seus bons propósitos e bons começos?
Bons propósitos, de fato, são coisas boas. São como botões e flores, agradáveis de contemplar, e dão esperanças de bom fruto. Mas se perdem e nada significam sem realizações.
Assim, bons começos são amáveis. Mas perderemos o benefício, a menos que haja perseverança e produzamos fruto até a perfeição. Visto que, por isso, os coríntios haviam mostrado uma disposição para querer, queria que fossem zelosos também na realização, segundo sua capacidade. Pois:
- Isso seria aceitável a Deus. Essa mente voluntária é aceita (v. 12) quando acompanhada de esforços sinceros.
Quando os homens se propõem o que é bom e se esforçam, segundo sua capacidade, para também realizar, Deus aceitará o que têm ou podem fazer e não os rejeitará pelo que não têm e pelo que não está em seu poder fazer. E isso é verdadeiro quanto a outras coisas além da obra de caridade.
Mas reparemos aqui que essa escritura de nenhum modo justificará aqueles que pensam que boas intenções bastam, ou que bons propósitos e a profissão de uma mente voluntária são suficientes para salvá-los.
É aceita, de fato, onde há realização até onde somos capazes e quando a Providência impede a realização, como no caso de Davi acerca de construir uma casa para o Senhor, 2 Samuel 7.
IV. Outra razão é tomada da distinção que a Providência divina faz na distribuição das coisas deste mundo e da mutabilidade dos assuntos humanos, vv. 13-15.
A força da argumentação parece ser esta: a Providência dá a alguns mais das coisas boas deste mundo e a alguns menos, e isso com este desígnio: que os que têm maior abundância possam suprir os que passam falta, para que haja espaço para a caridade.
E, além disso, considerando a mutabilidade dos assuntos humanos e quão cedo pode haver uma alteração, de modo que os que agora têm abundância possam eles próprios precisar ser supridos em suas carências, isso deve induzi-los a ser caridosos enquanto são capazes.
É a vontade de Deus que, por suprirmos mutuamente uns aos outros, haja algum tipo de igualdade. Não uma igualdade absoluta, de fato, ou tal nivelamento que destruísse a propriedade, pois em tal caso não poderia haver exercício de caridade.
Mas, assim como nas obras de caridade deve ser observada uma proporção equitativa, para que o fardo não pese demais sobre alguns enquanto outros são inteiramente aliviados, assim todos devem se considerar envolvidos em suprir os que passam falta.
Isso é ilustrado pelo caso de recolher e distribuir maná no deserto, acerca do qual (como podemos ler, Êxodo 16) era dever de toda família e de todos na família recolher o que pudessem.
O que, quando era recolhido, era posto em algum recipiente comum para cada família, do qual o chefe da família distribuía a cada um conforme tinha necessidade: a alguns mais do que eram capazes, por idade e enfermidade, de recolher.
A outros menos do que recolhiam, porque não precisavam de tanto. E assim aquele que recolhera muito (mais do que tinha necessidade) nada tinha sobrando, quando se fazia uma partilha com aquele que recolhera pouco, que por esse método não tinha falta.
Repare: Tal é a condição dos homens neste mundo que dependemos mutuamente uns dos outros e devemos ajudar uns aos outros. Os que têm deste mundo, por mais que tenham, não têm mais do que alimento e roupa.
E os que têm apenas pouco deste mundo raramente têm falta destes. Nem, de fato, devem os que têm abundância permitir que outros tenham falta, mas estar prontos a oferecer suprimento.
Versículos 16 a 24
Recomendações de Tito e Outros. (d.C. 57.)
Nestes versículos, o apóstolo recomenda os irmãos enviados a eles para recolher sua caridade. E, por assim dizer, lhes dá cartas de credenciais para que, se se perguntasse sobre eles (v. 23), se alguém fosse inquisitivo ou desconfiado a seu respeito, se soubesse quem eram e com quanta segurança se poderia confiar neles.
I. Ele recomenda Tito:
Por seu intenso zelo e grande preocupação de coração por eles e desejo de promover seu bem-estar em todas as coisas. Isso é mencionado com gratidão a Deus (v. 16), e é motivo de gratidão se Deus pôs no coração de alguém fazer qualquer bem a nós ou aos outros.
Por sua disposição para esse serviço presente. Aceitou o ofício e estava pronto a ir nessa boa missão, v. 17. Pedir caridade para o alívio dos outros é visto por muitos como ofício ingrato. Contudo, é um bom ofício e do qual não devemos nos esquivar quando somos chamados a ele.
II. Ele recomenda outro irmão, enviado com Tito. Geralmente se pensa que era Lucas. É recomendado:
Como um homem cujo louvor estava no evangelho por todas as igrejas, v. 18. Seus serviços ministeriais de diversos tipos eram bem conhecidos, e ele se mostrara digno de louvor no que fizera.
Como alguém escolhido pelas igrejas (v. 19) e unido ao apóstolo em sua ministração. Isso foi feito, muito provavelmente, por proposta e pedido do próprio Paulo.
Por esse motivo: para que nenhum homem o culpasse nessa abundância administrada por ele (v. 20), tão cauteloso era o apóstolo em evitar todas as ocasiões das quais homens mal-intencionados pudessem se apoderar para denegri-lo.
Não queria dar ocasião a ninguém de acusá-lo de injustiça ou parcialidade nesse assunto. E julgava ser seu dever, como é dever de todos os cristãos, prover coisas honestas, não só à vista do Senhor, mas também à vista dos homens.
Isto é, agir tão prudentemente que impeçamos, tanto quanto podemos, todas as suspeitas injustas a nosso respeito e todas as ocasiões de imputações escandalosas.
Repare: Vivemos num mundo censurador e devemos cortar a ocasião dos que buscam ocasião de falar de maneira desacreditadora. É crime dos outros se nos desacreditam ou censuram sem ocasião.
E é ao menos nossa imprudência se lhes damos qualquer ocasião, quando pode não haver uma causa justa para que assim façam.
III. Ele recomenda também outro irmão, unido aos dois anteriores nesse assunto. Pensa-se que esse irmão era Apolo. Quem quer que fosse, mostrara-se diligente em muitas coisas. E por isso era apto a ser empregado nesse assunto.
Além disso, tinha grande desejo dessa obra por causa da confiança ou boa opinião que tinha dos coríntios (v. 22), e é um grande consolo ver empregados em boas obras aqueles que antes se mostraram diligentes.
IV. Ele conclui esse ponto com uma boa caracterização geral de todos eles (v. 23), como colaboradores com ele para o bem-estar dos coríntios; como mensageiros das igrejas; como a glória de Cristo.
Eram para ele um nome e um louvor, traziam glória a Cristo como instrumentos e haviam obtido honra de Cristo ao ser considerados fiéis e empregados em seu serviço.
Por isso, no conjunto, os exorta a mostrar sua liberalidade, correspondente à grande expectativa que os outros tinham a respeito deles nesse tempo, para que esses mensageiros das igrejas e as próprias igrejas pudessem ver uma prova completa de seu amor a Deus e a seus irmãos aflitos.
E de que era com bom motivo que o apóstolo até se gloriara em favor deles, v. 24. Repare: A boa opinião que os outros têm de nós deve ser uma razão para fazermos bem.