Matthew Henry

2 Coríntios 5

Argumento

O apóstolo prossegue mostrando os motivos pelos quais não desfaleciam sob as suas aflições, a saber, a sua expectativa, desejo e certeza de felicidade depois da morte (vv. 1-5).

E deduz uma inferência para o consolo dos crentes em seu estado presente (vv. 6-8), e outra para vivificá-los em seu dever, vv. 9-11.

Depois faz uma defesa por parecer recomendar a si mesmo, e dá um bom motivo para o seu zelo e diligência (vv. 12-15), e menciona duas coisas necessárias para vivermos para Cristo: regeneração e reconciliação, v. 16 até o fim.

Versículos 1 a 11

A Perspectiva do Crente Além da Morte. (d.C. 57.)

Nestes versículos, o apóstolo prossegue com a razão do capítulo anterior, acerca dos fundamentos da sua coragem e paciência sob as aflições. E:

I. Ele menciona a sua expectativa, desejo e certeza de felicidade eterna depois da morte, vv. 1-5. Observe particularmente:

  1. A expectativa do crente de felicidade eterna depois da morte, v. 1. Ele não só sabe, ou está bem certo pela fé, da verdade e realidade da própria coisa: que há outra vida, e feliz, depois que esta vida presente terminar.

Mas tem boa esperança pela graça da sua participação nessa bem-aventurança eterna do mundo invisível: “Sabemos que temos um edifício de Deus”, temos uma expectativa firme e bem fundamentada da felicidade futura. Reparemos:

(1.) O que o céu é aos olhos e à esperança de um crente. Ele o considera uma casa, ou habitação, um lugar de morada, um lugar de descanso, um esconderijo, a casa do nosso Pai, onde há muitas moradas, e o nosso lar eterno.

É uma casa nos céus, naquele lugar alto e santo que de longe excede todos os palácios desta terra tanto quanto os céus estão altos acima da terra. É um edifício de Deus, cujo construtor e criador é Deus, e, por isso, digno do seu autor; a felicidade do estado futuro é o que Deus preparou para os que o amam.

É eterno nos céus, habitações eternas, diferentes dos tabernáculos terrenos, das pobres cabanas de barro em que as nossas almas agora habitam, que se desfazem e decaem, e cujos fundamentos estão no pó.

(2.) Quando se espera que essa felicidade seja desfrutada: imediatamente depois da morte, tão logo a nossa casa deste tabernáculo terreno seja dissolvida. Repare:

[1.] Que o corpo, esta casa terrena, é apenas um tabernáculo que deve ser dissolvido em breve; os pregos ou estacas serão retirados, e as cordas soltas, e então o corpo voltará ao pó como era.

[2.] Quando isso acontece, então vem a casa não feita por mãos. O espírito retorna a Deus que o deu; e os que andaram com Deus aqui habitarão com Deus para sempre.

  1. O desejo intenso do crente por essa bem-aventurança futura, expresso por esta palavra, stenazomen, gememos, que denota:

(1.) Um gemido de tristeza sob uma carga pesada; assim os crentes gemem sob o fardo da vida: “Neste gememos intensamente”, v. 2. “Nós que estamos neste tabernáculo gememos, estando sobrecarregados”, v. 4.

O corpo de carne é um fardo pesado, as calamidades da vida são uma carga pesada. Mas os crentes gemem porque estão sobrecarregados com um corpo de pecado e com as muitas corrupções que continuam a permanecer e a enfurecer-se neles. Isso os faz queixar-se: “Ó miserável homem que sou!”, Romanos 7:24.

(2.) Há um gemido de desejo pela felicidade de outra vida; e assim os crentes gemem: “Desejando intensamente ser revestidos da nossa casa que vem do céu” (v. 2), obter uma imortalidade bem-aventurada, “para que a mortalidade seja tragada pela vida” (v. 4).

Para que, sendo encontrados vestidos, não estejamos nus (v. 3), para que, se fosse a vontade de Deus, não dormíssemos, mas fôssemos transformados; pois não é desejável em si estar despido.

A morte, considerada meramente como separação da alma e do corpo, não deve ser desejada, mas antes temida. Mas, considerada como passagem à glória, o crente prefere morrer a viver, estar ausente do corpo para estar presente com o Senhor (v. 8).

Deixar este corpo para ir a Cristo, e despir estes trapos da mortalidade para vestir as vestes da glória. Repare:

[1.] A morte nos despirá da roupa da carne e de todos os confortos da vida, assim como encerrará todas as nossas perturbações aqui embaixo. Nus viemos a este mundo, e nus sairemos dele. Mas:

[2.] As almas agraciadas não são encontradas nuas no outro mundo; não: estão vestidas com roupas de louvor, com vestes de justiça e glória. Serão libertadas de todas as suas perturbações, e terão lavado as suas vestes e as tornado brancas no sangue do Cordeiro, Apocalipse 7:14.

  1. A certeza do crente da sua participação nessa bem-aventurança futura, por dois motivos:

(1.) Pela experiência da graça de Deus em prepará-lo e torná-lo apto para essa bem-aventurança. “Aquele que nos formou para essa mesma coisa é Deus”, v. 5. Repare:

Todos os que são destinados ao céu no futuro são formados ou preparados para o céu enquanto estão aqui; as pedras daquele edifício e templo espiritual lá em cima são esquadrejadas e moldadas aqui embaixo.

E aquele que nos formou para isso é Deus, porque nada menos que um poder divino pode fazer uma alma participante de uma natureza divina; nenhuma mão menor que a mão de Deus pode nos formar para essa coisa.

Muito deve ser feito para preparar as nossas almas para o céu, e essa preparação do coração vem do Senhor.

(2.) O penhor do Espírito lhes dava essa certeza; pois um penhor é parte do pagamento e assegura o pagamento completo. As presentes graças e consolos do Espírito são penhores de graça e consolo eternos.

II. O apóstolo deduz uma inferência para o consolo dos crentes em seu estado e condição presentes neste mundo, vv. 6-8. Observe aqui:

  1. Qual é o seu estado ou condição presente: estão ausentes do Senhor (v. 6); são peregrinos e estrangeiros neste mundo; apenas permanecem temporariamente aqui em seu lar terreno, ou neste tabernáculo.

E, embora Deus esteja conosco aqui, pelo seu Espírito e em suas ordenanças, ainda assim não estamos com ele como esperamos estar: não podemos ver a sua face enquanto vivemos: “Pois andamos pela fé, não pela vista”, v. 7.

Não temos a visão e a fruição de Deus como de um objeto presente conosco, e como esperamos no futuro, quando veremos como somos vistos. Repare:

A fé é para este mundo, e a vista está reservada para o outro mundo; e é nosso dever, e será nosso interesse, andar pela fé até chegarmos a viver pela vista.

  1. Quão consolados e corajosos devemos ser em todas as perturbações da vida e na hora da morte: “Por isso estamos”, ou devemos estar, “sempre confiantes” (v. 6), e novamente (v. 8), “Estamos confiantes e preferimos estar ausentes do corpo”.

Os verdadeiros cristãos, se considerassem devidamente a perspectiva que a fé lhes dá de outro mundo, e os bons motivos da sua esperança de bem-aventurança depois da morte, seriam consolados sob as perturbações da vida e sustentados na hora da morte.

Deveriam tomar coragem quando enfrentam o último inimigo, e preferir morrer a viver quando é a vontade de Deus que abandonem este tabernáculo. Repare:

Assim como os que são nascidos do alto anseiam por estar lá, assim basta estar ausentes do corpo, e muito em breve estaremos presentes com o Senhor; basta morrer e estar com Cristo; basta fechar os nossos olhos a todas as coisas deste mundo, e os abriremos num mundo de glória. A fé será transformada em vista.

III. Ele prossegue deduzindo uma inferência para incitar e vivificar a si mesmo e aos outros ao dever, vv. 9-11.

Assim, as esperanças bem fundamentadas do céu estarão longe de dar o menor ânimo à preguiça e à segurança pecaminosa; pelo contrário, deveriam nos despertar a empregar o maior zelo e diligência na religião: Por isso, ou porque esperamos estar presentes com o Senhor, trabalhamos e nos empenhamos, v. 9.

Philotimoumetha, somos ambiciosos, e trabalhamos tão laboriosamente quanto os homens mais ambiciosos para obter o que almejam. Observe aqui:

  1. Aquilo de que o apóstolo era assim ambicioso: aceitação diante de Deus. Trabalhamos para que, vivendo e morrendo, quer presentes no corpo quer ausentes do corpo, sejamos aceitos por ele, o Senhor (v. 9), para agradarmos àquele que nos escolheu, para que o nosso grande Senhor nos diga: “Bem feito”.

Isso cobiçavam como o maior favor e a mais elevada honra; era o ápice da sua ambição.

  1. Que outros motivos vivificantes tinham para incitar a sua diligência, pela consideração do juízo vindouro, v. 10, 11.

Há muitas coisas relacionadas a essa grande questão que deveriam inspirar nos melhores homens temor para o máximo zelo e diligência na religião; por exemplo, a certeza desse juízo, pois devemos comparecer; a sua universalidade, pois todos devemos comparecer.

O grande Juiz diante de cujo tribunal devemos comparecer, o Senhor Jesus Cristo, que ele próprio aparecerá em fogo flamejante; a recompensa então recebida pelas coisas feitas no corpo, que será muito particular (a cada um) e muito justa, conforme o que fizemos, quer bem quer mal.

O apóstolo chama esse juízo solene de “o terror do Senhor” (v. 11), e, pela consideração dele, era incitado a persuadir os homens a se arrependerem e viverem uma vida santa, para que, quando Cristo aparecer terrivelmente, possam comparecer diante dele com consolo.

E, acerca da sua fidelidade e diligência, apela com consolo a Deus e às consciências daqueles a quem escrevia: “Somos manifestos a Deus, e confio que também somos manifestos em vossas consciências”.

Versículos 12 a 15

Defesa por Parecer Recomendar a Si Mesmo. (d.C. 57.)

Observe aqui:

I. O apóstolo faz uma defesa por parecer recomendar a si mesmo e aos seus companheiros de trabalho (v. 12), e lhes diz:

  1. Não foi para recomendar a si mesmos, nem por causa deles próprios, que havia falado da sua fidelidade e diligência nos versículos anteriores; tampouco queria suspeitar da boa opinião deles a seu respeito. Mas:

  2. O verdadeiro motivo era este: pôr uma razão na boca deles com a qual respondessem aos acusadores dele, que faziam vanglórias vãs e se gloriavam só nas aparências; para lhes dar ocasião de se gloriarem em favor de Paulo e dos seus companheiros, ou defendê-los contra o descrédito dos seus adversários.

E, se as pessoas podem dizer que a palavra foi manifestada às suas consciências e foi eficaz para a sua conversão e edificação, essa é a melhor defesa que podem fazer pelo ministério da palavra quando são aviltados e desacreditados.

II. Ele dá bons motivos para o seu grande zelo e diligência. Alguns dos adversários de Paulo, provavelmente, o haviam desacreditado pelo seu zelo e fervor, como se fosse um louco, ou, na linguagem dos nossos dias, um fanático.

Atribuíam tudo ao entusiasmo, como o governador romano lhe disse: muito estudo o fez louco, Atos 26:24. Mas o apóstolo lhes diz:

  1. Era para a glória de Deus e o bem da igreja que era assim zeloso e laborioso: Quer estejamos fora de nós, quer sejamos sóbrios (quer vocês ou outros pensem uma coisa ou outra), é para Deus e para a sua glória; e é pela causa de vocês, ou para promover o seu bem, v. 13.

Se manifestavam o maior ardor e veemência em algumas ocasiões, e usavam a maior calma em fortes raciocínios em outras, era para os melhores fins; e em ambos os métodos tinham bom motivo para o que faziam. Pois:

  1. O amor de Cristo os constrangia, v. 14. Estavam sob os mais doces e fortes constrangimentos para fazer o que faziam. O amor tem uma virtude constrangedora para incitar ministros e cristãos particulares em seu dever.

O nosso amor por Cristo terá essa virtude; e o amor de Cristo por nós, manifestado nesse grande exemplo de morrer em favor de nós, terá esse efeito sobre nós, se for devidamente considerado e corretamente avaliado.

Pois observe como o apóstolo apresenta uma razão para a razoabilidade dos constrangimentos do amor e declara:

(1.) O que éramos antes, e necessariamente teríamos continuado a ser, se Cristo não tivesse morrido em favor de nós: estávamos mortos, v. 14. “Se um morreu em favor de todos, então todos estavam mortos”; mortos na lei, sob sentença de morte; mortos em pecados e transgressões, espiritualmente mortos. Repare:

Essa era a condição deplorável de todos aqueles em favor de quem Cristo morreu: estavam perdidos e destruídos, mortos e arruinados, e necessariamente teriam permanecido assim miseráveis para sempre se Cristo não tivesse morrido em favor deles.

(2.) O que deveriam fazer aqueles em favor de quem Cristo morreu, a saber, viver para ele. Isso é o que Cristo tinha como desígnio: que os que vivem, que são vivificados para Deus por meio da sua morte, vivam para aquele que morreu em favor deles e ressuscitou também em favor deles, e não vivam para si mesmos, v. 15. Repare:

Não deveríamos fazer de nós mesmos, mas de Cristo, o fim do nosso viver e ações; e um fim da morte de Cristo era nos curar desse amor-próprio e nos incitar sempre a agir sob a influência imperiosa do seu amor.

A vida de um cristão deveria ser consagrada a Cristo; e então vivemos como devemos viver quando vivemos para Cristo, que morreu em favor de nós.

Versículos 16 a 21

O Ministério dos Apóstolos. (d.C. 57.)

Nestes versículos, o apóstolo menciona duas coisas necessárias para vivermos para Cristo, ambas consequências de Cristo morrer em favor de nós, a saber, regeneração e reconciliação.

I. Regeneração, que consiste em duas coisas, a saber:

  1. Desapego do mundo: “De agora em diante não conhecemos homem algum segundo a carne”, v. 16.

Não reconhecemos nem nos afeiçoamos a pessoa ou coisa alguma neste mundo por fins carnais e vantagem exterior; somos capacitados, pela graça divina, a não nos ocuparmos nem fazermos caso deste mundo, nem das coisas deste mundo, mas a viver acima dele. O amor de Cristo está em nosso coração, e o mundo está sob os nossos pés. Repare:

Os bons cristãos devem desfrutar os confortos desta vida e as suas relações neste mundo com uma santa indiferença. Sim, e ainda, “embora tenhamos conhecido Cristo segundo a carne”, contudo, diz o apóstolo, “não o conhecemos mais”.

Questiona-se se Paulo havia visto Cristo na carne. Contudo, os demais apóstolos haviam visto, e assim poderiam ter visto alguns entre aqueles a quem agora escrevia. Contudo, não queria que se valorizassem por esse motivo; pois até a presença corporal de Cristo não deve ser desejada nem receber apego excessivo dos seus discípulos.

Devemos viver da sua presença espiritual e do consolo que ela proporciona. Repare:

Os que fazem imagens de Cristo e as usam em seu culto não seguem o caminho que Deus designou para fortalecer a sua fé e vivificar os seus afetos; pois é a vontade de Deus que não conheçamos mais Cristo segundo a carne.

  1. Uma mudança completa do coração: Pois, “se algum homem está em Cristo”, se algum homem é de fato cristão e se mostrará assim, “ele é”, ou deve ser, “uma nova criatura”, v. 17. Alguns leem: Seja uma nova criatura.

Esse deveria ser o zelo de todos os que professam a fé cristã: que sejam novas criaturas; não só tenham um novo nome e usem uma nova libré, mas tenham um novo coração e uma nova natureza.

E tão grande é a mudança que a graça de Deus faz na alma que, como segue, “as coisas antigas passaram”: antigos pensamentos, antigos princípios e antigas práticas passaram; e todas essas coisas devem se tornar novas. Repare:

A graça regeneradora cria um novo mundo na alma; todas as coisas são novas. O homem renovado age a partir de novos princípios, por novas regras, com novos fins e em nova companhia.

II. Reconciliação, da qual se fala aqui sob uma noção dupla:

  1. Como privilégio inquestionável, v. 18, 19. A reconciliação supõe uma desavença, ou ruptura de amizade; e o pecado fez uma ruptura, quebrou a amizade entre Deus e o homem. O coração do pecador está cheio de inimizade contra Deus, e Deus está justamente ofendido com o pecador.

Contudo, vejam, pode haver reconciliação; a Majestade ofendida do céu está disposta a ser reconciliada. E observe:

  1. Ele designou o Mediador da reconciliação. Ele nos reconciliou consigo por Jesus Cristo, v. 18. Deus deve ser reconhecido do princípio ao fim no empreendimento e realização do Mediador.

Todas as coisas relacionadas à nossa reconciliação por Jesus Cristo são de Deus, que, pela mediação de Jesus Cristo, reconciliou o mundo consigo e se pôs em capacidade de ser realmente reconciliado com os ofensores, sem qualquer agravo ou injúria à sua justiça ou santidade.

E não imputa aos homens as suas transgressões, mas recua do rigor da primeira aliança, que foi quebrada, e não insiste na vantagem que poderia justamente tomar contra nós pela quebra dessa aliança.

Mas está disposto a entrar num novo tratado e numa nova aliança de graça e, conforme os seus termos, perdoar-nos livremente todos os nossos pecados e justificar livremente pela sua graça todos os que creem.

  1. Ele designou o ministério da reconciliação, v. 18. Pela inspiração de Deus foram escritas as escrituras, que contêm a palavra da reconciliação, mostrando-nos que a paz foi feita pelo sangue da cruz, que a reconciliação é realizada e orientando-nos como podemos participar dela.

E designou o ofício do ministério, que é um ministério da reconciliação: os ministros devem abrir e proclamar aos pecadores os termos de misericórdia e reconciliação, e persuadi-los a atendê-los. Pois:

  1. A reconciliação é aqui apresentada como nosso dever indispensável, v. 20. Assim como Deus está disposto a ser reconciliado conosco, devemos ser reconciliados com Deus.

E é o grande fim e desígnio do evangelho, aquela palavra da reconciliação, conseguir que os pecadores deixem a sua inimizade contra Deus.

Os ministros fiéis são embaixadores de Cristo, enviados a tratar com os pecadores sobre paz e reconciliação; vêm em nome de Deus, com as súplicas de Deus, e agem no lugar de Cristo, fazendo a própria coisa que ele fez quando estava nesta terra, e o que ele quer que seja feito agora que está no céu.

Maravilhosa condescendência! Embora Deus não possa perder com a desavença nem ganhar com a paz, ainda assim, pelos seus ministros, suplica aos pecadores que deixem a sua inimizade e aceitem os termos que oferece.

Que sejam reconciliados com ele, com todos os seus atributos, com todas as suas leis e com todas as suas providências, creiam no Mediador, aceitem a expiação e atendam ao seu evangelho em todas as suas partes e em todo o seu desígnio.

E, para nosso ânimo de fazer assim, o apóstolo acrescenta o que deveria ser bem conhecido e devidamente considerado por nós (v. 21), a saber:

(1.) A pureza do Mediador: ele não conheceu pecado.

(2.) O sacrifício que ofereceu: foi feito pecado; não um pecador, mas pecado, isto é, uma oferta pelo pecado, um sacrifício pelo pecado.

(3.) O fim e desígnio de tudo isso: “para que fôssemos feitos a justiça de Deus nele”, fôssemos justificados livremente pela graça de Deus mediante a redenção que está em Cristo Jesus. Repare:

[1.] Assim como Cristo, que não conheceu pecado próprio, foi feito pecado em favor de nós, assim nós, que não temos justiça própria, somos feitos a justiça de Deus nele.

[2.] A nossa reconciliação com Deus é somente por Jesus Cristo e por causa do seu mérito; nele, por isso, devemos confiar e mencionar a sua justiça e somente a dele.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra