2 Coríntios 4
Argumento
Neste capítulo, temos um relato: I. Da constância do apóstolo e de seus colaboradores em sua obra. Sua constância é declarada (v. 1), sua sinceridade é atestada (v. 2), uma objeção é afastada (v. 3, 4) e sua integridade provada, vv. 5-7.
II. De sua coragem e paciência sob seus sofrimentos. Veja quais eram seus sofrimentos, junto com suas atenuações (vv. 8-12), e o que os impedia de afundar e desfalecer sob eles, v. 13 até o fim.
Versículos 1 a 7
Constância e Sinceridade dos Apóstolos; A Integridade do Apóstolo. (d.C. 57.)
O apóstolo, no capítulo anterior, engrandecera seu ofício pela consideração da excelência ou glória daquele evangelho no qual oficiava. E agora, neste capítulo, seu desígnio é defender o ministério deles da acusação de falsos mestres, que os acusavam de obreiros enganosos.
Ou procuravam predispor as mentes do povo contra eles por causa de seus sofrimentos. Por isso, lhes diz como criam e como mostravam sua valorização de seu ofício como ministros do evangelho. Não estavam ensoberbecidos de orgulho, mas impelidos a grande diligência.
Visto que temos esse ministério, somos tão distinguidos e dignificados, não assumimos pompa para nós mesmos nem nos entregamos à ociosidade, mas somos estimulados à melhor realização de nosso dever.
I. Temos um relato de duas coisas em geral: sua constância e sinceridade em sua obra e trabalho, acerca das quais observe:
- Sua constância e perseverança em sua obra são declaradas: “Não desfalecemos” (v. 1) sob a dificuldade de nossa obra, nem desistimos de nosso trabalho. E essa firmeza deles se devia à misericórdia de Deus.
Da mesma misericórdia e graça das quais receberam o apostolado (Romanos 1:5), receberam força para perseverar na obra desse ofício.
Repare: Assim como é grande misericórdia e graça ser chamados a ser santos, e especialmente ser considerados fiéis e postos no ministério (1 Timóteo 1:12), assim se deve à misericórdia e graça de Deus se continuamos fiéis e perseveramos em nossa obra com diligência.
Os melhores homens do mundo desfaleceriam em sua obra e sob seus fardos se não recebessem misericórdia de Deus. “Pela graça de Deus sou o que sou”, disse esse grande apóstolo em sua epístola anterior a esses coríntios, 1 Coríntios 15:10.
E podemos confiar que aquela misericórdia que nos ajudou a sair e nos ajudou a avançar até aqui nos ajudará até o fim.
- Sua sinceridade em sua obra é atestada (v. 2) em diversas expressões: “Renunciamos às coisas ocultas da desonestidade”. As coisas da desonestidade são coisas ocultas, que não suportarão a luz. E os que as praticam estão, ou devem estar, envergonhados delas, especialmente quando são conhecidas.
Tais coisas o apóstolo não consentia, mas renunciava a elas e as evitava com indignação: “Não andando em astúcia”, ou em disfarce, agindo com artifício e esperteza, mas em grande simplicidade e com franca liberdade.
Não tinham desígnios baixos e perversos cobertos com alegações belas e aparentemente plausíveis de algo que fosse bom.
Nem em sua pregação tratavam a palavra de Deus enganosamente. Mas, como dissera antes, usavam grande simplicidade de fala e não faziam seu ministério servir a uma conveniência ou se submeter a desígnios baixos. Não haviam aplicado um embuste ao povo com falsidade em vez de verdade.
Alguns pensam que o apóstolo alude ao engano que jogadores traiçoeiros usam, ou ao dos pequenos comerciantes no mercado, que misturam mercadorias ruins com boas.
Os apóstolos não agiam como tais pessoas, mas manifestavam a verdade à consciência de todo homem, declarando apenas o que em sua própria consciência criam ser verdadeiro e o que pudesse servir ao convencimento das consciências dos que os ouviam.
Estes deveriam julgar por si mesmos e prestar contas por si mesmos. E tudo isso faziam como à vista de Deus, desejosos assim de recomendar a si mesmos a Deus e às consciências dos homens por sua sinceridade sem disfarce.
Repare: Uma firme adesão às verdades do evangelho recomendará ministros e povo. E a sinceridade ou retidão preservará a reputação de um homem e a boa opinião dos homens sábios e bons a seu respeito.
II. Uma objeção é afastada, que poderia ser formada assim: se é assim, como então acontece que o evangelho esteja oculto e se mostre ineficaz quanto a alguns que o ouvem?
A isso o apóstolo responde mostrando que não era defeito do evangelho nem de seus pregadores. Mas os verdadeiros motivos disso são:
- São almas perdidas aquelas para quem o evangelho está oculto ou é ineficaz, v. 3. Cristo veio salvar o que estava perdido (Mateus 18:11), e o evangelho de Cristo é enviado para salvar tais pessoas.
E, se isso não as encontra e salva, estão perdidas para sempre. Nunca devem esperar que qualquer outra coisa as salve, pois não há outro método ou meio de salvação. Ocultar o evangelho das almas, por isso, é tanto evidência quanto causa de sua ruína.
- O deus deste mundo cegou suas mentes, v. 4.
Estão sob a influência e poder do diabo, que aqui é chamado de deus deste mundo e em outro lugar de príncipe deste mundo, por causa do grande interesse que tem neste mundo, da homenagem que lhe é prestada por multidões neste mundo e do grande domínio que, por permissão divina, exerce no mundo e nos corações de seus súditos, ou antes escravos.
E, como ele é o príncipe das trevas e governante das trevas deste mundo, assim escurece os entendimentos dos homens, aumenta seus preconceitos e sustenta seu interesse mantendo-os no escuro.
Cega suas mentes com ignorância, erro e preconceitos, para que não contemplem a luz do evangelho glorioso de Cristo, que é a imagem de Deus. Observe:
(1.) O desígnio de Cristo por seu evangelho é fazer uma gloriosa revelação de Deus às mentes dos homens. Assim, como a imagem de Deus, demonstra o poder e sabedoria de Deus e a graça e misericórdia de Deus para sua salvação. Mas:
(2.) O desígnio do diabo é manter os homens em ignorância. E, quando não pode manter a luz do evangelho fora do mundo, faz sua grande tarefa mantê-la fora dos corações dos homens.
III. Uma prova de sua integridade é dada, v. 5. Faziam sua tarefa pregar Cristo, e não a si mesmos: “Não pregamos a nós mesmos”. O eu não era o assunto nem o fim da pregação dos apóstolos.
Não davam suas próprias noções e opiniões particulares, nem suas paixões e preconceitos, como a palavra e vontade de Deus. Nem buscavam a si mesmos, para promover seu próprio interesse secular ou glória.
Mas pregavam Cristo Jesus, o Senhor. E assim lhes convinha e cumpria fazer, por serem servos de Cristo.
Sua tarefa era tornar seu Mestre conhecido ao mundo como o Messias, ou o Cristo de Deus, e como Jesus, o único Salvador dos homens, e como o Senhor legítimo, e promover sua honra e glória.
Repare: Todas as linhas da doutrina cristã se concentram em Cristo. E, ao pregar Cristo, pregamos tudo o que devemos pregar. Quanto a nós mesmos, diz o apóstolo, pregamos, ou declaramos, que somos seus servos por causa de Jesus.
Isso não era elogio, mas uma profissão real de prontidão para fazer bem às suas almas e promover seu interesse espiritual e eterno, e isso por causa de Jesus. Não por causa deles próprios ou de sua própria vantagem, mas por causa de Cristo, para que pudessem imitar seu grande exemplo e promover sua glória.
Repare: Os ministros, que são servos das almas dos homens, não devem ser de espíritos orgulhosos, dominando a herança de Deus. Contudo, ao mesmo tempo, devem evitar a baixeza de espírito implicada em se tornar servos dos caprichos ou das cobiças dos homens.
Se assim procurassem agradar aos homens, não seriam servos de Cristo, Gálatas 1:10. E havia bom motivo:
- Por que deveriam pregar Cristo. Pois pela luz do evangelho temos o conhecimento da glória de Deus, que brilha na face de Jesus Cristo, v. 6. E a luz desse Sol da justiça é mais gloriosa do que aquela luz que Deus ordenou que brilhasse das trevas.
É algo agradável para o olho contemplar o sol no firmamento. Mas é mais agradável e proveitoso quando o evangelho brilha no coração.
Repare: Assim como a luz foi a primogênita da primeira criação, assim é na nova criação: a iluminação do Espírito é sua primeira obra sobre a alma.
A graça de Deus criou tal luz na alma que aqueles que antes eram trevas são feitos luz no Senhor, Efésios 5:8.
- Por que não deveriam pregar a si mesmos: porque eram apenas vasos de barro, coisas de pouco ou nenhum mérito ou valor. Aqui parece haver uma alusão às lâmpadas que os soldados de Gideão carregavam em jarros de barro, Juízes 7:16.
O tesouro da luz e graça do evangelho é posto em vasos de barro. Os ministros do evangelho são criaturas fracas e frágeis, sujeitas a paixões e debilidades semelhantes às dos outros homens. São mortais e logo quebrados em pedaços.
E Deus ordenou isso de tal modo que, quanto mais fracos os vasos, mais forte seu poder possa parecer ser, para que o próprio tesouro seja mais valorizado.
Repare: Há uma excelência de poder no evangelho de Cristo para iluminar a mente, convencer a consciência, converter a alma e alegrar o coração. Mas todo esse poder vem de Deus, o autor, e não dos homens, que são apenas instrumentos, de modo que Deus deve ser glorificado em todas as coisas.
Versículos 8 a 18
Os Sofrimentos e Amparos dos Apóstolos. (d.C. 57.)
Nestes versículos, o apóstolo dá um relato de sua coragem e paciência sob todos os seus sofrimentos, onde observe:
I. Como seus sofrimentos, e sua paciência sob eles, são declarados, vv. 8-12. Os apóstolos eram grandes sofredores; nisso seguiam seu Mestre.
Cristo lhes dissera que no mundo teriam tribulação, e assim tiveram. Contudo, encontraram maravilhoso amparo, grande alívio e muitas atenuações de suas tristezas.
Somos, diz o apóstolo, atribulados de todos os lados, afligidos de muitas maneiras, e encontramos quase todos os tipos de tribulações. Contudo, não angustiados, v. 8. Não estamos cercados nem confinados, porque podemos ver auxílio em Deus e auxílio de Deus e temos liberdade de acesso a Deus.
Novamente: estamos perplexos, muitas vezes incertos e em dúvida sobre o que será de nós, e nem sempre sem ansiedade em nossas mentes por esse motivo. Contudo, não em desespero (v. 8), até em nossas maiores perplexidades, sabendo que Deus é capaz de nos amparar e nos libertar.
E nele sempre colocamos nossa confiança e esperança. Novamente: somos perseguidos pelos homens, caçados com ódio e violência de lugar a lugar, como homens não dignos de viver; contudo, não abandonados por Deus, v. 9.
Os homens bons podem às vezes ser abandonados por seus amigos, assim como perseguidos por seus inimigos. Mas Deus nunca os deixará nem abandonará.
Novamente: às vezes estamos abatidos ou derrubados; o inimigo pode em grande medida conseguir o intento, e nossos espíritos começar a nos faltar. Pode haver temores por dentro, assim como combates por fora; contudo, não somos destruídos, v. 9.
Continuamente eram preservados e mantinham suas cabeças acima da água. Repare: Qualquer que seja a condição dos filhos de Deus neste mundo, eles têm um “mas não” com que se consolar. Seu caso às vezes é ruim, sim, e ainda, muito ruim, mas não tão ruim quanto poderia ser.
O apóstolo fala de seus sofrimentos como constantes e como uma contrapartida dos sofrimentos de Cristo, v. 10. Os sofrimentos de Cristo eram, de certo modo, repetidos nos sofrimentos dos cristãos.
Assim carregavam a morte do Senhor Jesus em seu corpo, pondo diante do mundo o grande exemplo de um Cristo sofredor, para que a vida de Jesus também pudesse ser manifestada.
Isto é, para que as pessoas pudessem ver o poder da ressurreição de Cristo e a eficácia da graça em Jesus vivo e proveniente dele, manifestados neles e para com eles, que contudo viviam, embora fossem sempre entregues à morte (v. 11), e embora a morte operasse neles (v. 12), estando eles expostos à morte e prontos a ser engolidos pela morte continuamente.
Tão grandes eram os sofrimentos dos apóstolos que, em comparação com eles, outros cristãos estavam, até nesse tempo, em circunstâncias prósperas: “A morte opera em nós, mas a vida em vós”, v. 12.
II. O que os impedia de afundar e desfalecer sob seus sofrimentos, vv. 13-18. Quaisquer que sejam os fardos e tribulações dos homens bons, têm motivo suficiente para não desfalecer.
- A fé os impedia de desfalecer: temos o mesmo espírito de fé (v. 13), aquela fé que é da operação do Espírito; a mesma fé pela qual os santos antigos fizeram e sofreram coisas tão grandes.
Repare: A graça da fé é um tônico soberano e um antídoto eficaz contra desfalecimentos em tempos atribulados. O espírito de fé irá longe em sustentar o espírito de um homem sob suas debilidades.
E, assim como o apóstolo tinha o exemplo de Davi para imitar, que disse (Salmos 116:10): “Cri, e por isso falei”, assim nos deixa seu exemplo para imitar: “Nós também cremos”, diz ele, “e por isso falamos”.
Repare: Assim como recebemos auxílio e ânimo das boas palavras e exemplos dos outros, assim devemos ser zelosos em dar um bom exemplo aos outros.
- A esperança da ressurreição os impedia de afundar, v. 14. Sabiam que Cristo fora ressuscitado e que sua ressurreição era um penhor e garantia da deles. Tratara disso amplamente em sua epístola anterior a esses coríntios, 1 Coríntios 15.
E por isso sua esperança era firme, sendo bem fundamentada, de que aquele que ressuscitou Cristo, a cabeça, também ressuscitará todos os seus membros.
Repare: A esperança da ressurreição nos animará num dia de sofrimento e nos colocará acima do temor da morte. Pois que motivo tem para temer a morte um bom cristão que morre na esperança de uma ressurreição alegre?
- A consideração da glória de Deus e do benefício da igreja por meio de seus sofrimentos os impedia de desfalecer, v. 15. Seus sofrimentos eram para a vantagem da igreja (2 Coríntios 1:6) e assim redundavam para a glória de Deus.
Pois, quando a igreja é edificada, então Deus é glorificado. E podemos bem suportar sofrimentos paciente e alegremente quando vemos que os outros ficam melhores por eles, se lhes é dada instrução e são edificados, se são confirmados e consolados.
Repare: Os sofrimentos dos ministros de Cristo, assim como sua pregação e conduta, destinam-se ao bem da igreja e à glória de Deus.
- Os pensamentos sobre a vantagem que suas almas colheriam pelos sofrimentos de seus corpos os impediam de desfalecer: Embora nosso homem exterior pereça, nosso homem interior é renovado dia a dia, v. 16. Aqui repare:
(1.) Cada um de nós tem um homem exterior e um interior, um corpo e uma alma.
(2.) Se o homem exterior perece, não há remédio; precisa ser e será assim, ele foi feito para perecer.
(3.) É nossa felicidade se as decadências do homem exterior contribuem para a renovação do homem interior, se as aflições exteriormente são ganho para nós interiormente, se, quando o corpo está doente, fraco e perecendo, a alma está vigorosa e próspera.
Os melhores homens têm necessidade de renovação ulterior do homem interior, até dia a dia. Onde a boa obra é começada, há mais obra a fazer, para levá-la adiante. E, assim como nos homens perversos as coisas ficam a cada dia piores e piores, assim nos homens piedosos ficam melhores e melhores.
- A perspectiva de vida e felicidade eternas os impedia de desfalecer e era um poderoso amparo e consolo. Quanto a isso, observe:
(1.) O apóstolo e seus companheiros de sofrimento viam suas aflições operando em direção ao céu e que por fim terminariam (v. 17). Diante disso, pesavam corretamente as coisas na balança do santuário.
Punham, por assim dizer, a glória celestial num prato e seus sofrimentos terrenos no outro. E, ponderando as coisas em seus pensamentos, achavam as aflições leves e a glória do céu um peso que as excedia em muito.
Aquilo que o sentido estava pronto a declarar pesado e longo, penoso e tedioso, a fé percebia como leve e curto e apenas por um momento.
Por outro lado, assim como o valor e peso da coroa da glória são excessivamente grandes em si, assim são estimados pela alma crente, excedendo em muito todas as suas expressões e pensamentos.
E será um amparo especial em nossos sofrimentos quando pudermos percebê-los designados como o caminho e preparando-nos para o desfrute da glória futura.
(2.) Sua fé os capacitou a fazer esse julgamento correto das coisas: “Não olhamos para as coisas que são vistas, mas para as coisas que não são vistas”, v. 18.
É pela fé que vemos Deus, que é invisível (Hebreus 11:27), e por ela olhamos para um céu e inferno não vistos, e a fé é a evidência de coisas não vistas. Repare:
[1.] Há coisas não vistas, assim como coisas que são vistas.
[2.] Há esta vasta diferença entre elas: as coisas não vistas são eternas; as vistas apenas temporais, ou apenas temporárias.
[3.] Pela fé não só discernimos essas coisas e a grande diferença entre elas, mas por ela também tomamos como alvo as coisas não vistas, consideramo-las principalmente e fazemos delas nosso fim e alvo.
Não escapar dos males presentes e obter o bem presente, ambos temporais e transitórios, mas escapar do mal futuro e obter coisas boas futuras, que, embora não vistas, são reais, certas e eternas.
E a fé é a substância das coisas esperadas, assim como a evidência de coisas não vistas, Hebreus 11:1.