Matthew Henry

2 Coríntios 3

Argumento

O apóstolo faz uma defesa por parecer recomendar a si mesmo e é zeloso em não reivindicar demais para si mesmo, mas atribuir todo louvor a Deus, vv. 1-5.

Então estabelece uma comparação entre o Antigo Testamento e o Novo e mostra a excelência deste último sobre o primeiro (vv. 6-11). Daí infere qual é o dever dos ministros do evangelho e a vantagem dos que vivem sob o evangelho sobre os que viviam sob a lei, v. 12 até o fim.

Versículos 1 a 5

Defesa da Aparente Recomendação de Si Mesmo. (d.C. 57.)

Nestes versículos:

I. O apóstolo faz uma defesa por parecer recomendar a si mesmo. Julgava conveniente afirmar solenemente sua sinceridade a eles, porque havia alguns em Corinto que procuravam destruir sua reputação. Contudo, não desejava vanglória. E lhes diz:

  1. Que não precisava nem desejava qualquer recomendação verbal a eles, nem cartas de testemunho deles, como alguns outros faziam, significando os falsos apóstolos ou mestres, v. 1.

Seu ministério entre eles fora, sem controvérsia, grande e honroso na verdade, por mais insignificante que sua pessoa fosse na realidade, ou por mais desprezível que alguns quisessem que fosse considerada.

  1. Os próprios coríntios eram sua recomendação real e um bom testemunho em seu favor, de que Deus estava com ele na verdade, de que era enviado por Deus: “Vós sois nossa epístola”, v. 2.

Esse era o testemunho em que mais se deleitava e o que lhe era mais caro: estavam escritos em seu coração. E poderia recorrer a isso quando surgisse ocasião, pois era, ou poderia ser, conhecido e lido por todos os homens.

Repare: Não há nada mais deleitoso para ministros fiéis, nem que mais os recomende, do que o sucesso de seu ministério, evidenciado nos corações e vidas daqueles entre os quais trabalham.

II. O apóstolo é zeloso em não reivindicar demais para si mesmo, mas atribuir todo o louvor a Deus. Por isso:

  1. Ele diz que eram a epístola de Cristo, v. 3. O apóstolo e outros eram apenas instrumentos; Cristo era o autor de todo o bem que havia neles. A lei de Cristo estava escrita em seus corações, e o amor de Cristo derramado em seus corações.

Essa epístola não foi escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo. Nem foi escrita em tábuas de pedra, como a lei de Deus dada a Moisés, mas no coração. E esse coração não era de pedra, mas um coração de carne.

Nas tábuas de carne (não carnais, pois a carnalidade denota sensualidade) do coração, isto é, em corações amolecidos e renovados pela graça divina, segundo aquela promessa de graça: “Tirarei o coração de pedra e vos darei um coração de carne”, Ezequiel 36:26.

Essa era a boa esperança que o apóstolo tinha acerca desses coríntios (v. 4): que seus corações eram como a arca da aliança, contendo as tábuas da lei e do evangelho, escritas com o dedo, isto é, pelo Espírito, do Deus vivo.

  1. Ele renuncia inteiramente a tomar qualquer louvor para eles mesmos e atribui toda a glória a Deus: não somos suficientes por nós mesmos, v. 5. Nunca poderíamos ter causado tão boas impressões nos corações de vocês, nem nos nossos próprios.

Tais são nossa fraqueza e incapacidade que não podemos por nós mesmos pensar um bom pensamento, muito menos despertar quaisquer bons pensamentos ou afeições em outros homens.

Toda a nossa suficiência vem de Deus. A ele, por isso, são devidos todo o louvor e glória daquele bem que é feito, e dele precisamos receber graça e força para fazer mais.

Isso é verdadeiro acerca dos ministros e de todos os cristãos; os melhores não são mais do que aquilo que a graça de Deus faz deles. Nossas mãos não são suficientes para nós, mas nossa suficiência vem de Deus. E sua graça é suficiente para nós, para nos equipar para toda boa palavra e obra.

Versículos 6 a 11

Lei e Evangelho Comparados. (d.C. 57.)

Aqui o apóstolo faz uma comparação entre o Antigo Testamento e o Novo, a lei de Moisés e o evangelho de Jesus Cristo, e valoriza a si mesmo e a seus colaboradores nisto: que eram ministros capazes do Novo Testamento, que Deus os fizera assim, v. 6.

Faz isso em resposta às acusações de falsos mestres, que engrandecem muito a lei de Moisés.

I. Ele distingue entre a letra e o espírito até do Novo Testamento, v. 6.

Como ministros capazes do Novo Testamento, eram ministros não apenas da letra, para ler a palavra escrita ou pregar apenas a letra do evangelho, mas eram também ministros do Espírito. O Espírito de Deus acompanhava suas ministrações.

“A letra mata”; isso a letra da lei faz, pois aquela é a ministração da morte. E, se descansarmos apenas na letra do evangelho, não seremos em nada melhores por fazer assim, pois até isso será um cheiro de morte para morte.

Mas o Espírito do evangelho, acompanhando o ministério do evangelho, dá vida espiritual e vida eterna.

II. Ele mostra a diferença entre o Antigo Testamento e o Novo e a excelência do evangelho sobre a lei. Pois:

  1. A dispensação do Antigo Testamento era a ministração da morte (v. 7), ao passo que a do Novo Testamento é a ministração da vida. A lei desvendava o pecado e a cólera e maldição de Deus.

Isso nos mostrava um Deus acima de nós e um Deus contra nós. Mas o evangelho desvenda a graça e Emanuel, Deus conosco.

Por esse motivo, o evangelho é mais glorioso do que a lei. E contudo esta tinha glória em si, como testemunha o brilho do rosto de Moisés (uma indicação disso) quando desceu do monte com as tábuas em sua mão, que refletiam raios de luminosidade sobre seu semblante.

  1. A lei era a ministração da condenação, pois aquela condenava e amaldiçoava todo aquele que não continuava em todas as coisas escritas nela para fazê-las. Mas o evangelho é a ministração da justiça: nele é revelada a justiça de Deus pela fé.

Isso nos mostra que o justo viverá por sua fé. Isso revela a graça e misericórdia de Deus por Jesus Cristo, para obter a remissão dos pecados e a vida eterna.

O evangelho, por isso, excede tanto em glória que de certo modo eclipsa a glória da dispensação legal, v. 10.

Assim como o brilho de uma lâmpada acesa se perde, ou não é considerado, quando o sol se levanta e sai em sua força, assim não havia glória no Antigo Testamento em comparação com a do Novo.

  1. A lei é removida, mas o evangelho permanece e permanecerá, v. 11. Não só a glória do rosto de Moisés se foi, mas a glória da lei de Moisés também é removida. Sim, e ainda: a própria lei de Moisés está agora abolida.

Aquela dispensação deveria continuar apenas por um tempo e então desaparecer. Ao passo que o evangelho permanecerá até o fim do mundo, e é sempre fresco e florescente e permanece glorioso.

Versículos 12 a 18

Superioridade do Evangelho. (d.C. 57.)

Nestes versículos, o apóstolo tira duas inferências do que havia dito acerca do Antigo e do Novo Testamento:

I. Acerca do dever dos ministros do evangelho de usar grande simplicidade ou clareza de fala. Não devem, como Moisés, pôr um véu sobre seus rostos, ou obscurecer e escurecer aquelas coisas que deveriam tornar simples.

O evangelho é uma dispensação mais clara do que a lei. As coisas de Deus são reveladas no Novo Testamento, não em tipos e sombras. E os ministros merecem muita censura se não põem as coisas espirituais, e a verdade e graça do evangelho, na luz mais clara possível.

Embora os israelitas não pudessem olhar firmemente para o fim do que era ordenado, mas agora está abolido, contudo nós podemos.

Podemos ver o significado daqueles tipos e sombras pelo cumprimento, visto que o véu é removido em Cristo. E ele veio, aquele que era o fim da lei para justiça a todos os que creem e a quem Moisés e todos os profetas apontavam e sobre quem escreviam.

II. Acerca do privilégio e vantagem dos que desfrutam do evangelho sobre os que viviam sob a lei. Pois:

  1. Aqueles que viviam sob a dispensação legal tinham suas mentes cegadas (v. 14), e havia um véu sobre seus corações, v. 15.

Assim era anteriormente, e assim era especialmente quanto àqueles que permaneciam no judaísmo depois da vinda do Messias e da publicação de seu evangelho.

Não obstante, o apóstolo nos diz, está chegando um tempo em que esse véu também será retirado e em que ele (o corpo daquele povo) se voltará ao Senhor, v. 16.

Ou, quando qualquer pessoa individual é convertida a Deus, então o véu da ignorância é retirado; a cegueira da mente e a dureza do coração são curadas.

  1. A condição daqueles que desfrutam do evangelho e creem nele é muito mais feliz. Pois:

(1.) Têm liberdade: “Onde está o Espírito do Senhor” e onde ele opera, como faz sob a dispensação do evangelho, “aí há liberdade” (v. 17).

Isenção do jugo da lei cerimonial e da servidão da corrupção; liberdade de acesso a Deus e isenção de restrições na fala em oração. O coração é posto em liberdade e ampliado para correr os caminhos dos mandamentos de Deus.

(2.) Têm luz. Pois com rosto descoberto contemplamos a glória do Senhor, v. 18. Os israelitas viam a glória de Deus numa nuvem, que era escura e terrível. Mas os cristãos veem a glória do Senhor como num espelho, mais clara e confortavelmente.

Era privilégio peculiar de Moisés Deus ter comunhão com ele face a face, de maneira amigável. Mas agora todos os verdadeiros cristãos o veem mais claramente com rosto descoberto. Ele lhes mostra sua glória.

(3.) Essa luz e liberdade são transformadoras. “Somos mudados na mesma imagem, de glória em glória” (v. 18), de um grau de graça gloriosa para outro, até que a graça aqui seja consumada em glória para sempre.

Quanto, por isso, os cristãos devem prezar e aproveitar esses privilégios! Não devemos descansar contentes sem um conhecimento pela experiência do poder transformador do evangelho, pela operação do Espírito, levando-nos à conformidade com a índole e tendência do glorioso evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra