Matthew Henry

2 Coríntios 12

Argumento

Neste capítulo, o apóstolo prossegue mantendo a honra de seu apostolado. Engrandecia seu ofício quando havia quem o aviltasse. O que diz em seu próprio louvor era apenas em sua própria justificação e na defesa necessária da honra de seu ministério, cuja preservação era necessária ao seu sucesso.

Primeiro, menciona o favor que Deus lhe mostrara, a honra que lhe dera, os métodos que Deus usou para mantê-lo humilde e o uso que ele fez dessa dispensação, vv. 1-10.

Então se dirige aos coríntios, censurando-os pelo que era defeituoso entre eles e dando um amplo relato de seu comportamento e intenções bondosas para com eles, v. 11 até o fim.

Versículos 1 a 10

O Arrebatamento do Apóstolo. (d.C. 57.)

Aqui podemos observar:

I. A narrativa que o apóstolo dá dos favores que Deus lhe mostrara e da honra que lhe dera. Pois sem dúvida ele próprio é o homem em Cristo de quem fala. Acerca disso, podemos reparar:

  1. Na própria honra que foi dada ao apóstolo: foi arrebatado ao terceiro céu, v. 2. Quando foi isso, não podemos dizer: se durante aqueles três dias em que ficou sem visão em sua conversão, ou em algum outro tempo depois.

Muito menos podemos alegar dizer como foi: se por uma separação de sua alma de seu corpo, ou por um transporte extraordinário na profundidade da contemplação.

Seria presunção determinarmos, se não também investigarmos, essa questão, visto que o próprio apóstolo diz: quer no corpo ou fora do corpo, não posso dizer.

Certamente foi uma honra muito extraordinária dada a ele: em algum sentido foi arrebatado ao terceiro céu, o céu dos bem-aventurados, acima do céu aéreo, em que voam as aves, acima do céu estrelado, adornado com aqueles orbes gloriosos.

Foi ao terceiro céu, onde Deus manifesta sua glória de maneira mais eminente. Não somos capazes de conhecer todos os detalhes daquele lugar e estado gloriosos, nem é apropriado que conheçamos muito deles.

É nosso dever e interesse empregar diligência em assegurar para nós mesmos uma morada ali. E, se isso nos for esclarecido, então devemos ansiar por ser removidos para lá, para permanecer ali para sempre.

Esse terceiro céu é chamado de paraíso (v. 4), em alusão ao paraíso terreno do qual Adão foi expulso por sua transgressão.

É chamado de “paraíso de Deus” (Apocalipse 2:7), significando para nós que por Cristo somos restaurados a todas as alegrias e honras que perdemos pelo pecado, sim, e ainda, a muito melhores.

O apóstolo não menciona o que viu no terceiro céu ou paraíso, mas nos diz que ouviu palavras indizíveis, tais que não é possível a um homem proferir: tal é a sublimidade do assunto e nosso desconhecimento da língua do mundo superior.

Nem era lícito proferir aquelas palavras, porque, enquanto estamos aqui neste mundo, temos uma palavra de profecia mais segura do que tais visões e revelações. 2 Pedro 1:19.

Lemos da língua dos anjos assim como dos homens, e Paulo conhecia tanto dela quanto qualquer homem na terra jamais conheceu, e contudo preferia a caridade, isto é, o amor sincero a Deus e ao nosso próximo.

Esse relato que o apóstolo nos dá de sua visão deve conter nossos desejos curiosos por conhecimento proibido e nos ensinar a aproveitar a revelação que Deus nos deu em sua palavra.

O próprio Paulo, que estivera no terceiro céu, não publicou ao mundo o que ali ouvira, mas aderiu à doutrina de Cristo. Sobre esse fundamento a igreja é edificada e sobre ele precisamos edificar nossa fé e esperança.

  1. A maneira modesta e humilde pela qual o apóstolo menciona essa questão é observável. Alguém seria propenso a pensar que quem tivesse tido tais visões e revelações como essas se gloriaria grandemente delas. Mas, diz ele: “Sem dúvida, não é conveniente para mim gloriar-me”, v. 1.

Por isso, não mencionou isso imediatamente, nem até mais de catorze anos depois, v. 2. E então não é sem alguma relutância, como algo a que de certo modo era forçado pela necessidade do caso.

Novamente, fala de si mesmo na terceira pessoa e não diz: “Eu sou o homem que assim foi honrado acima dos outros homens”. Novamente, sua humildade aparece pela contenção que parece impor a si mesmo (v. 6), que mostra claramente que não se deleitava em demorar-se nesse tema.

Assim, aquele que não ficava atrás dos principais apóstolos em dignidade era muito eminente por sua humildade. Repare: É algo excelente ter um espírito humilde no meio de altas elevações. E os que se rebaixam serão exaltados.

II. O apóstolo dá um relato dos métodos que Deus usou para mantê-lo humilde e impedir que fosse elevado além da medida. E fala disso para equilibrar o relato antes dado das visões e revelações que tivera.

Repare: Quando o povo de Deus comunica suas experiências, lembrem-se sempre de reparar no que Deus fez para mantê-los humildes, assim como no que fez em seu favor e para sua elevação. Observe aqui:

  1. O apóstolo sentia dor com um espinho na carne e era esbofeteado por um mensageiro de Satanás, v. 7. Estamos muito no escuro sobre o que isso era: se alguma grande tribulação ou alguma grande tentação.

Alguns pensam que era uma dor física aguda ou doença. Outros pensam que eram as indignidades feitas a ele pelos falsos apóstolos e a oposição que deles encontrava, particularmente por causa de sua fala, que era desprezível.

Como quer que fosse, Deus muitas vezes tira do mal este bem: o descrédito de nossos inimigos ajuda a esconder de nós o orgulho. E é certo que aquilo que o apóstolo chama de espinho em sua carne foi por um tempo muito doloroso para ele.

Mas os espinhos que Cristo usou em favor de nós e com os quais foi coroado santificam e tornam fáceis todos os espinhos na carne com que em qualquer tempo possamos ser afligidos. Pois ele sofreu, sendo tentado, para que pudesse socorrer os que são tentados.

As tentações ao pecado são espinhos muito dolorosos; são mensageiros de Satanás para nos esbofetear. De fato, é um grande agravo para um homem bom até ser tentado ao pecado.

  1. O desígnio disso era manter o apóstolo humilde: para que não fosse exaltado além da medida, v. 7. O próprio Paulo sabia que ainda não havia alcançado, nem já era perfeito. E contudo corria o perigo de ser elevado com orgulho.

Se Deus nos ama, esconderá de nós o orgulho e nos guardará de sermos exaltados além da medida. E os fardos espirituais são ordenados para curar o orgulho espiritual.

Esse espinho na carne é dito ser um mensageiro de Satanás, que ele não enviou com um bom desígnio, mas, pelo contrário, com más intenções, para desanimar o apóstolo (que fora tão altamente favorecido por Deus) e impedi-lo em sua obra.

Mas Deus tinha nisso um desígnio para o bem, sobrepôs-se a isso para o bem e fez esse mensageiro de Satanás estar tão longe de ser um impedimento que era um auxílio ao apóstolo.

  1. O apóstolo orou intensamente a Deus pela remoção desse agravo doloroso. Repare: A oração é um bálsamo para toda ferida, um remédio para toda moléstia. E, quando somos afligidos com espinhos na carne, devemos nos entregar à oração.

Por isso, às vezes somos tentados para que aprendamos a orar. O apóstolo suplicou ao Senhor três vezes que isso se afastasse dele, v. 8.

Repare: Embora as aflições sejam enviadas para nosso benefício espiritual, contudo podemos orar a Deus por sua remoção. Devemos, de fato, desejar também que alcancem o fim para o qual são destinadas.

O apóstolo orou intensamente e repetiu seus pedidos; suplicou ao Senhor três vezes, isto é, frequentemente. De modo que, se uma resposta não é dada à primeira oração nem à segunda, precisamos prosseguir e resistir até receber uma resposta.

O próprio Cristo orou a seu Pai três vezes. Assim como as tribulações são enviadas para nos ensinar a orar, assim são continuadas para nos ensinar a continuar insistentes na oração.

  1. Temos um relato da resposta dada à oração do apóstolo: embora a tribulação não fosse removida, contudo um equivalente seria concedido: “Minha graça é suficiente para ti”. Repare:

(1.) Embora Deus aceite a oração da fé, contudo nem sempre a responde na letra. Assim como às vezes concede em cólera, assim às vezes nega em amor.

(2.) Quando Deus não remove nossas tribulações e tentações, contudo, se nos dá graça suficiente para nós, não temos motivo para nos queixar nem para dizer que nos trata mal.

É um grande conforto para nós, quaisquer que sejam os espinhos na carne com que sentimos dor, que a graça de Deus é suficiente para nós. Graça significa duas coisas:

[1.] A boa vontade de Deus para conosco, e isso basta para nos iluminar e vivificar, é suficiente para nos fortalecer e confortar, para amparar nossas almas e alegrar nossos espíritos em todas as aflições e angústias.

[2.] A boa obra de Deus em nós, a graça que recebemos da plenitude que está em Cristo, nossa cabeça. E dele será comunicado o que é apropriado, oportuno e suficiente para seus membros.

Cristo Jesus compreende nosso caso, conhece nossa necessidade e dosará o remédio de acordo com nossa moléstia, e não só nos fortalecerá, mas glorificará a si mesmo. Sua força é aperfeiçoada em nossa fraqueza.

Assim sua graça é manifestada e engrandecida; ordena seu louvor das bocas das criancinhas e dos que mamam.

III. Aqui está o uso que o apóstolo faz dessa dispensação: gloriava-se em suas debilidades (v. 9) e tinha prazer nelas, v. 10.

Não significa suas debilidades pecaminosas (daquelas temos motivo para nos envergonhar e sentir dor), mas significa suas aflições, seu descrédito, necessidades, perseguições e angústias por causa de Cristo, v. 10.

E o motivo de sua glória e alegria por causa dessas coisas era este: eram oportunidades favoráveis para Cristo manifestar o poder e suficiência de sua graça repousando sobre ele.

Por ela teve tanta experiência da força da graça divina que podia dizer: “Quando sou fraco, então sou forte”. Este é um paradoxo cristão: quando somos fracos em nós mesmos, então somos fortes na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando nos vemos fracos em nós mesmos, então saímos de nós mesmos para Cristo e somos qualificados para receber força dele e experimentar o máximo dos suprimentos de força e graça divinas.

Versículos 11 a 21

As Contestações de Paulo. (d.C. 57.)

Nestes versículos, o apóstolo se dirige aos coríntios de duas maneiras:

I. Censura-os pelo que era defeituoso neles, a saber, que não haviam se levantado em sua defesa como deveriam ter feito e assim tornavam tanto mais necessário que insistisse tanto em sua própria justificação.

De certo modo o obrigavam a elogiar a si mesmo, quando deveriam tê-lo elogiado, v. 11. E, se eles, ou alguns entre eles, não tivessem falhado de sua parte, teria sido menos necessário que dissesse tanto em seu próprio favor.

Ele lhes diz, além disso, que eles em particular tinham bom motivo para falar bem dele, por não estar em nada atrás dos principais apóstolos, porque lhes dera plena prova e evidência de seu apostolado.

Pois os sinais de um apóstolo foram realizados entre eles em toda paciência, em sinais, prodígios e feitos poderosos. Repare:

  1. É uma dívida que devemos aos homens bons levantar-nos em defesa de sua reputação. E estamos sob obrigações especiais para com aqueles de quem recebemos benefício, especialmente benefício espiritual.

Reconhecê-los como instrumentos na mão de Deus de bem para nós e defendê-los quando são caluniados pelos outros.

  1. Por mais que sejamos, ou devamos ser, estimados pelos outros, devemos sempre pensar humildemente de nós mesmos. Veja um exemplo disso nesse grande apóstolo, que pensava ser nada, embora na verdade não ficasse atrás dos maiores apóstolos.

Tão longe estava de buscar louvor dos homens, embora lhes diga seu dever de defender sua reputação. Tão longe estava de aplaudir a si mesmo quando era forçado a insistir em sua própria defesa necessária de si mesmo.

II. Dá um amplo relato de seu comportamento e intenções bondosas para com eles, no qual podemos observar o caráter de um ministro fiel do evangelho:

  1. Não queria ser oneroso para eles, nem buscava o que era deles, mas eles próprios. Diz (v. 13) que não lhes fora oneroso pelo tempo passado e lhes diz (v. 14) que não lhes seria oneroso pelo tempo futuro, quando viesse a eles.

Poupava suas bolsas e não cobiçava seu dinheiro: “Não busco o que é vosso, mas a vós”. Não buscava enriquecer a si mesmo, mas salvar suas almas.

Não desejava fazer deles uma propriedade para si mesmo, mas ganhá-los para Cristo, cujo servo era. Repare: Aqueles que visam vestir a si mesmos com a lã do rebanho e não têm nenhum zelo pelas ovelhas são mercenários, e não bons pastores.

  1. De boa vontade gastaria e seria gasto em favor deles (v. 15), isto é, estava disposto a se empenhar e sofrer perda para o bem deles. Gastaria seu tempo, suas capacidades, sua força, seu interesse, seu tudo, para lhes prestar serviço.

Ou melhor: gastaria de tal modo que seria gasto e seria como uma vela, que consome a si mesma para dar luz aos outros.

  1. Não diminuía seu amor por eles, apesar de sua falta de bondade e ingratidão para com ele. E por isso estava contente e alegre em se empenhar com eles, embora quanto mais abundantemente os amasse menos fosse amado, v. 15.

Isso se aplica a outras relações: se os outros faltam em seu dever para conosco, não se segue por isso que possamos negligenciar nosso dever para com eles.

  1. Era cuidadoso não só de que ele próprio não fosse oneroso, mas de que ninguém empregado por ele o fosse. Esse parece ser o significado do que lemos, vv. 16-18.

Se alguém objetasse que, embora ele próprio não os onerasse, contudo, sendo astuto, os apanhava com engano, isto é, enviava entre eles aqueles que os saqueavam e depois partilhava com eles o lucro: não foi assim, diz o apóstolo.

Eu próprio não obtive ganho de vocês, nem por qualquer um dos que enviei; nem Tito, nem quaisquer outros. Andávamos pelo mesmo espírito e nos mesmos passos.

Todos concordavam nessa questão em lhes fazer todo o bem que podiam, sem lhes ser onerosos, promover o evangelho entre eles e torná-lo tão fácil para eles quanto possível.

Ou isso pode ser lido com uma interrogação, como renunciando inteiramente a qualquer engano em si mesmo e nos outros para com eles.

  1. Era um homem que fazia todas as coisas para edificação, v. 19. Este era seu grande alvo e desígnio: fazer bem, lançar bem o fundamento e então, com zelo e diligência, edificar a superestrutura.

  2. Não recuaria de seu dever por medo de lhes desagradar, embora fosse tão cuidadoso em lhes ser agradável. Por isso, estava resolvido a ser fiel em censurar o pecado, embora nisso fosse encontrado tal como não queriam, v. 20.

O apóstolo aqui menciona diversos pecados que são muito comumente encontrados entre os que professam a religião e são muito censuráveis: debates, invejas, cóleras, contendas, maledicências, cochichos, arrogâncias, tumultos.

E, embora os culpados desses pecados dificilmente suportem ser censurados por eles, contudo os ministros fiéis não devem temer ofender os culpados por censuras severas, conforme são necessárias, em público e em particular.

  1. Sentia dor pela apreensão de que encontraria entre eles pecados escandalosos dos quais eles não haviam se arrependido devidamente. Isso, lhes diz, seria a causa de grande humilhação e lamentação. Repare:

(1.) As quedas e falhas dos que professam a fé só podem ser uma consideração humilhante para um bom ministro. E Deus às vezes toma esse caminho para humilhar aqueles que poderiam estar sob tentação de ser elevados: temo que meu Deus me humilhe entre vocês.

(2.) Temos motivo para prantear os que pecam e não se arrependem, prantear muitos que pecaram e não se arrependeram, v. 21.

Se estes ainda não têm graça para lamentar e deplorar seu próprio caso, seu caso é tanto mais lamentável. E os que amam a Deus e os amam devem lamentar por eles.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra