Matthew Henry

2 Coríntios 13

Argumento

Neste capítulo, o apóstolo ameaça ser severo contra pecadores obstinados e apresenta o motivo disso (vv. 1-6); depois faz uma oração adequada a Deus em favor dos coríntios, com os motivos que o induzem a isso (vv. 7-10), e conclui a sua epístola com uma despedida e uma bênção, vv. 11-14.

Versículos 1 a 6

O Apóstolo Afirma as Suas Reivindicações. (d.C. 57.)

Nestes versículos, observe:

I. O apóstolo ameaça ser severo contra pecadores obstinados quando fosse a Corinto, tendo agora enviado a eles uma primeira e uma segunda epístola, com advertências e exortações apropriadas, para reformar o que estava errado entre eles. Acerca disso podemos reparar:

  1. A cautela com que procedia em suas censuras: não se precipitava em usar severidade, mas dava uma primeira e uma segunda advertência.

Assim alguns entendem as suas palavras (v. 1): “Esta é a terceira vez que vou a vós”, referindo-se à sua primeira e segunda epístolas, pelas quais os advertia como se estivesse presente com eles, embora em pessoa estivesse ausente, v. 2.

Segundo essa interpretação, essas duas epístolas são as testemunhas que tem em vista no primeiro versículo.

O apóstolo se refere antes à orientação do nosso Salvador (Mateus 18:16) acerca da maneira como os cristãos devem tratar com ofensores antes de proceder ao extremo do que à lei de Moisés (Deuteronômio 17:6; 19:15) para a conduta dos juízes em questões criminais. Devemos ir, ou enviar, ao nosso irmão, uma vez e outra, para lhe dizer a sua falta.

Assim, o apóstolo havia dito antes a esses coríntios, em sua epístola anterior, e agora lhes diz, ou escreve aos que antes haviam pecado e a todos os outros, dando aviso a todos antes de ir em pessoa pela terceira vez, para exercer severidade contra ofensores escandalosos.

Outros pensam que o apóstolo já havia tido o desígnio e se preparado para a sua jornada a Corinto duas vezes, mas fora impedido providencialmente, e agora lhes informa pela terceira vez as suas intenções de ir até eles.

Seja como for, é observável que mantinha um registro de quantas vezes se empenhava e que esforços empregava com esses coríntios para o bem deles.

E podemos estar certos de que um registro é mantido no céu, e devemos ser chamados a prestar contas em outro dia dos auxílios que tivemos para as nossas almas e de como os aproveitamos.

  1. A própria ameaça: Que, se (ou quando) fosse novamente (em pessoa), não pouparia pecadores obstinados e os impenitentes em suas enormidades escandalosas.

Tinha dito a eles antes que temia que Deus o humilhasse entre eles, porque encontraria alguns que haviam pecado e não se haviam arrependido. E agora declara que não pouparia tais pessoas, mas lhes infligiria censuras da igreja.

Pensa-se que estas eram acompanhadas, naqueles primeiros tempos, de sinais visíveis e extraordinários do desagrado divino. Repare:

Embora o método gracioso de Deus seja suportar por muito tempo os pecadores, contudo não os suportará sempre; finalmente virá e não poupará os que permanecem obstinados e impenitentes, apesar de todos os seus métodos para recuperá-los e reformá-los.

II. O apóstolo apresenta um motivo pelo qual seria assim severo, a saber, para uma prova de Cristo falar nele, que eles buscavam, v. 3.

A evidência do seu apostolado era necessária para o crédito, confirmação e êxito do evangelho que pregava; e, por isso, os que negavam isso deveriam ser justa e severamente censurados.

Era o desígnio dos falsos mestres fazer os coríntios questionarem essa questão, da qual, contudo, tinham provas não fracas, mas fortes e poderosas (v. 3), apesar da modesta aparência que ele tinha no mundo e do desprezo que alguns lançavam sobre ele.

Assim como o próprio Cristo foi crucificado por fraqueza, ou apareceu em sua crucificação como pessoa fraca e desprezível, mas vive pelo poder de Deus, ou em sua ressurreição e vida manifesta o seu poder divino (v. 4).

Assim os apóstolos, por mais modestos e desprezíveis que parecessem ao mundo, ainda assim, como instrumentos, manifestavam o poder de Deus, e particularmente o poder da sua graça, ao converter o mundo ao cristianismo.

E, por isso, como prova aos que entre os coríntios buscavam uma prova de Cristo falar no apóstolo, ele os leva a provar o seu cristianismo (v. 5): “Examinai a vós mesmos”, etc.

Com isso indica que, se pudessem provar o seu próprio cristianismo, isso seria prova do seu apostolado; pois, se estavam na fé, se Jesus Cristo estava neles, isso era prova de que Cristo falava no apóstolo, porque foi pelo ministério dele que creram.

Havia sido não só instrutor, mas pai para eles. Ele os havia gerado novamente pelo evangelho de Cristo. Ora, não se podia imaginar que um poder divino acompanhasse as suas ministrações se não tivesse a sua comissão do alto.

Se, por isso, pudessem provar que não eram reprovados, não eram rejeitados por Cristo, confiava que saberiam que ele não era reprovado (v. 6), não era renegado por Cristo.

O que o apóstolo diz aqui do dever dos coríntios de examinarem a si mesmos, etc., com a perspectiva particular já mencionada, aplica-se ao grande dever de todos os que se chamam cristãos de examinarem a si mesmos acerca do seu estado espiritual.

Devemos examinar se estamos na fé, porque é uma questão em que podemos ser facilmente enganados e em que um engano é altamente perigoso; por isso, interessa-nos provar a nós próprios, perguntar às nossas próprias almas se Cristo está em nós ou não.

E Cristo está em nós, a menos que sejamos reprovados; de modo que ou somos verdadeiros cristãos ou somos grandes embusteiros; e que coisa que traz descrédito é um homem não conhecer a si mesmo, não conhecer a sua própria mente!

Versículos 7 a 10

O Apóstolo Afirma as Suas Reivindicações. (d.C. 57.)

Temos aqui:

I. A oração do apóstolo a Deus em favor dos coríntios, para que não fizessem mal algum, v. 7.

Essa é a coisa mais desejável que podemos pedir a Deus, tanto em favor de nós mesmos quanto dos nossos amigos: sermos guardados do pecado, para que nós e eles não façamos mal algum.

E é extremamente necessário que oremos frequentemente a Deus pela sua graça para nos guardar, porque sem isso não podemos guardar a nós mesmos. Interessa-nos mais orar para não fazer o mal do que para não padecer o mal.

II. Os motivos pelos quais o apóstolo fez essa oração a Deus em favor dos coríntios, que têm referência especial ao caso deles e ao assunto sobre o qual lhes escrevia. Observe: ele lhes diz:

  1. Não era tanto pela sua própria reputação pessoal quanto pela honra da religião: Não para que pareçamos aprovados, mas para que vocês façam o que é honesto, ou decoroso, e para o crédito da religião, embora sejamos postos em descrédito e aviltados, e considerados reprovados, v. 7. Repare:

(1.) O grande desejo dos ministros fiéis do evangelho é que o evangelho que pregam seja honrado, por mais que as suas pessoas sejam aviltadas.

(2.) A melhor maneira de adornar a nossa santa religião é fazer o que é honesto e de boa fama, andar como convém ao evangelho de Cristo.

  1. Outro motivo era este: que estivessem livres de toda culpa e censura quando ele fosse até eles. Isso é indicado no v. 8: “Nada podemos fazer contra a verdade, mas pela verdade”.

Se, por isso, não fizessem mal nem agissem contrariamente à sua profissão do evangelho, o apóstolo não tinha poder nem autoridade para puni-los.

Havia dito antes (2 Coríntios 10:8) e diz aqui (v. 10) que o poder que o Senhor lhe dera era para edificação, não para destruição.

De modo que, embora o apóstolo tivesse grandes poderes confiados a ele para o crédito e avanço do evangelho, contudo não podia fazer nada para o desprestígio da verdade nem para o desânimo dos que a obedeciam.

Não podia, isto é, não quis, não ousava, não tinha comissão para agir contra a verdade; e é notável como o apóstolo se regozijava nessa bem-aventurada impotência: “Alegramo-nos”, diz ele (v. 9), “quando somos fracos e vós fortes”.

Isto é, não temos poder para censurar os que são fortes na fé e frutíferos em boas obras. Alguns entendem essa passagem assim: “Embora sejamos fracos por perseguições e desprezo, suportamos pacientemente, e também alegremente, enquanto vemos que vocês são fortes, que prosperam em santidade e perseveram em fazer bem”. Pois:

  1. Desejava a perfeição deles (v. 9), isto é, que fossem sinceros e almejassem a perfeição (a sinceridade é a nossa perfeição do evangelho), ou então desejava que houvesse uma reforma completa entre eles.

Não só desejava que fossem guardados do pecado, mas também que crescessem na graça e aumentassem em santidade, e que tudo o que estava errado entre eles fosse retificado e reformado.

Esse era o grande fim de escrever essa epístola e da liberdade que usava com eles ao escrever essas coisas (aquelas advertências e avisos amigáveis), estando ausente, para que assim, estando presente, não usasse aspereza (v. 10).

Isto é, não procedesse ao extremo máximo no exercício do poder que o Senhor lhe dera como apóstolo, para vingar toda desobediência, 2 Coríntios 10:6.

Versículos 11 a 14

A Bênção Apostólica. (d.C. 57.)

Assim o apóstolo conclui essa epístola com:

I. Uma despedida. Dá-lhes um adeus de despedida e se despede deles por enquanto, com bons votos sinceros pelo bem-estar espiritual deles. Para isso:

  1. Dá-lhes diversas boas exortações:

(1.) Ser perfeitos, ou unidos no amor, o que tenderia grandemente à sua vantagem como igreja, ou convívio cristão.

(2.) Ter bom conforto sob todos os sofrimentos e perseguições que pudessem suportar pela causa de Cristo, ou quaisquer calamidades e decepções que pudessem encontrar no mundo.

(3.) Ter uma só mente, o que tenderia grandemente ao seu conforto; pois, quanto mais tranquilos estamos com os nossos irmãos, mais tranquilidade teremos em nossas próprias almas.

O apóstolo queria que, tanto quanto possível, fossem da mesma opinião e juízo; porém, se isso não pudesse ser alcançado, contudo:

(4.) Exorta-os a viver em paz, para que a diferença de opinião não cause afastamento dos afetos, para que estejam em paz entre si.

Queria que todos os cismas entre eles fossem curados, para que não se encontrassem mais disputa e cólera entre eles; para evitar isso, deveriam evitar debates, invejas, maledicências, murmúrios e semelhantes inimigos da paz.

  1. Anima-os com a promessa da presença de Deus entre eles: “O Deus de amor e paz estará convosco”, v. 11. Repare:

(1.) Deus é o Deus de amor e paz. É o autor da paz e amante da concórdia. Amou-nos e está disposto a estar em paz conosco; ordena-nos que o amemos e sejamos reconciliados com ele, e também que amemos uns aos outros e estejamos em paz entre nós.

(2.) Deus estará com os que vivem em amor e paz. Amará os que amam a paz; habitará com eles aqui, e habitarão com ele para sempre. Estes terão a graciosa presença de Deus aqui e serão admitidos à sua gloriosa presença no futuro.

  1. Dá-lhes orientações para saudarem uns aos outros, e lhes envia bondosas saudações dos que estavam com ele, v. 12, 13.

Queria que testemunhassem a sua afeição uns pelos outros pelo rito sagrado de um beijo de caridade, então usado, mas há muito abandonado, para evitar todas as ocasiões de lascívia e impureza no estado mais declinante e degenerado da igreja.

II. A bênção apostólica (v. 14): “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”. Assim o apóstolo conclui a sua epístola, e assim é usual e apropriado dispensar as assembleias em culto.

Isso prova claramente a doutrina do evangelho e é um reconhecimento de que Pai, Filho e Espírito são três pessoas distintas, contudo apenas um Deus; e nisso são iguais: são a fonte de todas as bênçãos aos homens.

Também indica o nosso dever, que é ter os olhos pela fé no Pai, Filho e Espírito Santo: viver em consideração contínua às três pessoas na Trindade, em cujo nome fomos batizados e em cujo nome somos abençoados.

Essa é uma bênção muito solene, e devemos empregar toda a diligência para herdar essa bênção. A graça de Cristo, o amor de Deus e a comunhão (ou comunicação) do Espírito Santo:

A graça de Cristo como Redentor, o amor de Deus que enviou o Redentor, e todas as comunicações dessa graça e amor, que vêm a nós pelo Espírito Santo.

São as comunicações do Espírito Santo que nos habilitam a participar da graça de Cristo e do amor de Deus; e não podemos desejar mais para nos fazer felizes do que a graça de Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo. Amém.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra