Matthew Henry

2 Coríntios 11

Argumento

Neste capítulo, o apóstolo prossegue com seu discurso, em oposição aos falsos apóstolos, que eram muito diligentes em diminuir sua influência e reputação entre os coríntios e haviam conseguido seu intento em excesso por suas insinuações.

I. Pede desculpas por se dispor a elogiar a si mesmo e dá o motivo do que fez, vv. 1-4.

II. Menciona, em sua própria defesa necessária, sua igualdade com os outros apóstolos e com os falsos apóstolos neste particular: pregar o evangelho aos coríntios gratuitamente, sem salário, vv. 5-15.

III. Faz outro prefácio ao que estava prestes a dizer mais em sua própria justificação, vv. 16-21.

E, IV. Dá um relato extenso de suas qualificações, trabalhos e sofrimentos, nos quais superava os falsos apóstolos, v. 22 até o fim.

Versículos 1 a 4

O Apóstolo Afirma Suas Reivindicações. (d.C. 57.)

Aqui podemos observar:

  1. A justificativa que o apóstolo apresenta por se dispor a elogiar a si mesmo. Reluta em entrar nesse assunto do elogio de si mesmo: “Quisera Deus que pudésseis suportar-me um pouco em minha insensatez”, v. 1.

Chama isso de insensatez, porque demasiadas vezes realmente não é melhor do que isso. No seu caso era necessário; contudo, vendo que os outros poderiam entender como insensatez nele, deseja que a suportem.

Repare: Tanto quanto contraria um homem orgulhoso reconhecer suas debilidades, assim contraria um homem humilde falar em seu próprio louvor.

Não dá prazer a um homem bom falar bem de si mesmo; contudo, em alguns casos é legítimo, a saber, quando é para a vantagem dos outros ou para nossa própria defesa necessária, como era aqui. Pois:

  1. Temos os motivos do que o apóstolo fez:

(1.) Preservar os coríntios de serem corrompidos pelas insinuações dos falsos apóstolos, v. 2, 3. Diz-lhes que tinha zelo por eles com zelo piedoso.

Temia que sua fé fosse enfraquecida por darem ouvidos a sugestões que tendiam a diminuir sua consideração pelo ministério dele, pelo qual foram trazidos à fé cristã.

Ele os havia desposado com um marido, isto é, convertido ao cristianismo (e a conversão de uma alma é seu casamento com o Senhor Jesus).

E desejava apresentá-los como uma virgem casta, pura, sem mancha e fiel, sem terem suas mentes corrompidas por falsas doutrinas de falsos mestres, como Eva foi enganada pela sutileza da serpente. Esse zelo piedoso no apóstolo era uma mistura de amor e temor.

E os ministros fiéis não podem deixar de temer e se preocupar com seu povo, para que não percam aquilo que receberam nem se desviem do que abraçaram, especialmente quando enganadores se espalharam ou se infiltraram entre eles.

(2.) Defender-se contra os falsos apóstolos, visto que não podiam alegar ter outro Jesus, ou outro Espírito, ou outro evangelho para lhes pregar, v. 4.

Se esse fosse o caso, haveria alguma aparência de motivo para suportá-los ou dar-lhes ouvidos.

Mas, visto que há apenas um Jesus, um Espírito e um evangelho que é, ou ao menos deveria ser, pregado a eles e recebido por eles, que motivo poderia haver para os coríntios serem predispostos contra aquele que primeiro os converteu à fé, pelos artifícios de qualquer adversário?

Era uma justa ocasião de zelo que tais pessoas tivessem por desígnio pregar outro Jesus, outro Espírito e outro evangelho.

Versículos 5 a 15

O Apóstolo Afirma Suas Reivindicações. (d.C. 57.)

Depois do prefácio anterior ao que estava prestes a dizer, o apóstolo nestes versículos menciona:

I. Sua igualdade com os outros apóstolos, que não ficava nem um pouco atrás dos mais eminentes apóstolos, v. 5. Expressa isso muito modestamente: “Suponho que sim”. Poderia ter falado muito positivamente.

O apostolado, como ofício, era igual em todos os apóstolos; mas os apóstolos, como outros cristãos, diferiam uns dos outros. Essas estrelas diferiam umas das outras em glória, e Paulo era de fato de primeira magnitude.

Contudo, fala modestamente de si mesmo e reconhece humildemente sua debilidade pessoal, que era rude na fala, não tinha uma apresentação tão graciosa quanto alguns outros poderiam ter.

Alguns pensam que era um homem de estatura muito baixa e que sua voz era proporcionalmente pequena. Outros pensam que pudesse ter algum impedimento na fala, talvez uma língua gaguejante.

Entretanto, não era rude no conhecimento. Não desconhecia as melhores regras da oratória e a arte da persuasão, muito menos era ignorante dos mistérios do reino do céu, como havia sido inteiramente manifestado entre eles.

II. Sua igualdade com os falsos apóstolos neste particular: pregar-lhes o evangelho gratuitamente, sem salário.

O apóstolo insiste extensamente nisso e mostra que, assim como não podiam deixar de reconhecer que era ministro de Cristo, assim deveriam reconhecer que fora um bom amigo deles. Pois:

  1. Pregara-lhes o evangelho gratuitamente, vv. 7-10. Provara extensamente, em sua epístola anterior a eles, a legitimidade de os ministros receberem sustento do povo e o dever do povo de lhes dar sustento honroso.

E aqui diz que ele próprio recebera salário de outras igrejas (v. 8), de modo que tinha direito de ter pedido e recebido deles.

Contudo, abriu mão de seu direito e preferiu rebaixar-se, trabalhando com suas mãos no ofício de fazer tendas para se sustentar, a ser pesado para eles, para que fossem exaltados, ou animados a receber o evangelho, que tinham por tão pouco custo.

Sim, e ainda: preferiu receber suprimento da Macedônia a ser um encargo para eles.

  1. Informa-lhes o motivo dessa sua conduta entre eles. Não era porque não os amava (v. 11), ou não queria receber sinais do amor deles (pois o amor e a amizade são manifestados pelo dar e receber mútuos).

Mas era para evitar ofensa, para que pudesse cortar ocasião aos que desejavam ocasião. Não quis dar ocasião a ninguém para acusá-lo de desígnios mundanos ao pregar o evangelho, ou de pretender fazer dele um negócio para enriquecer-se.

E para que outros que lhe faziam oposição em Corinto não ganhassem vantagem contra ele nesse aspecto: que, naquilo em que se gloriavam quanto a essa questão, fossem encontrados assim como ele, v. 12.

Não é improvável supor que o principal dos falsos mestres em Corinto, ou alguns entre eles, fossem ricos e ensinassem (ou enganassem) o povo gratuitamente e pudessem acusar o apóstolo ou seus companheiros de trabalho de homens mercenários, que recebiam pagamento ou salário.

E por isso o apóstolo se manteve em sua resolução de não ser um encargo para nenhum dos coríntios.

III. Os falsos apóstolos são acusados de obreiros enganosos (v. 13), e por este motivo: porque procuravam transformar-se à semelhança dos apóstolos de Cristo e, embora fossem ministros de Satanás, procuravam parecer ministros da justiça.

Seriam tão diligentes e generosos em promover o erro quanto os apóstolos eram em pregar a verdade. Procurariam tanto minar o reino de Cristo quanto os apóstolos procuravam estabelecê-lo.

Havia profetas falsificados sob o Antigo Testamento, que vestiam o traje e aprendiam a linguagem dos profetas do Senhor. Assim havia apóstolos falsificados sob o Novo Testamento, que pareciam em muitos aspectos com os verdadeiros apóstolos de Cristo.

“E não é de admirar” (diz o apóstolo). A hipocrisia não é coisa de se admirar muito neste mundo, especialmente quando consideramos a grande influência de Satanás sobre as mentes de muitos, governando nos corações dos filhos da desobediência.

Assim como pode transformar-se em qualquer feitio e vestir quase qualquer forma, e às vezes parecer um anjo de luz, para promover seu reino de trevas, assim ensinará seus ministros e instrumentos a fazer o mesmo.

Mas segue-se: O fim deles é segundo suas obras (v. 15). O fim revelará que são obreiros enganosos, e sua obra terminará em ruína e destruição.

Versículos 16 a 21

O Apóstolo Afirma Suas Reivindicações. (d.C. 57.)

Aqui temos uma desculpa ulterior que o apóstolo dá para o que estava prestes a dizer em sua própria defesa:

  1. Não queria que pensassem que era culpado de insensatez por dizer o que disse para se defender: “Que nenhum homem me julgue insensato”, v. 16.

Ordinariamente, de fato, não convém a um homem sábio falar muito e muitas vezes em seu próprio louvor. Vangloriar-nos de nós mesmos geralmente não é apenas sinal de uma mente orgulhosa, mas também marca de insensatez.

Entretanto, diz o apóstolo, “contudo, como insensato recebei-me”. Isto é, se consideram insensatez em mim vangloriar-me um pouco, ainda assim deem a devida consideração ao que direi.

  1. Menciona uma cautela para impedir o abuso do que diria, dizendo-lhes que o que falava não falava segundo o Senhor, v. 17.

Não queria que pensassem que vangloriar-nos de nós mesmos, ou gloriar-nos do que temos, é algo ordenado pelo Senhor aos cristãos em geral. Nem que isso seja sempre necessário em nossa própria defesa, embora possa ser usado legitimamente, porque não é contrário ao Senhor quando, estritamente falando, não é segundo o Senhor.

É dever e prática dos cristãos, em obediência ao mandamento e exemplo do Senhor, antes humilhar-se e rebaixar-se. Contudo, a prudência precisa orientar em que circunstâncias é necessário fazer aquilo que podemos fazer legitimamente, até falar do que Deus operou em favor de nós, em nós e por nós também.

  1. Dá um bom motivo para que lhe permitissem vangloriar-se um pouco, a saber, porque permitiam que outros o fizessem com menos motivo.

“Visto que muitos se gloriam segundo a carne” (de privilégios carnais, ou vantagens e realizações exteriores), “também me gloriarei”, v. 18. Mas não se gloriaria dessas coisas, embora tivesse tanto ou mais motivo que os outros para fazê-lo.

Mas gloriava-se de suas debilidades, como lhes diz depois. Os coríntios se julgavam sábios e poderiam considerar um exemplo de sabedoria suportar a fraqueza dos outros, e por isso permitiam que outros fizessem o que poderia parecer insensatez.

Por isso o apóstolo queria que o suportassem. Ou estas palavras, “Suportais os insensatos de bom grado, visto que vós mesmos sois sábios” (v. 19), podem ser irônicas, e então o significado é este:

Apesar de toda a sua sabedoria, vocês voluntariamente permitem ser postos em escravidão sob o jugo judaico, ou permitem que os outros os tiranizem. Ou melhor: que os devorem, ou façam de vocês uma presa, e recebam de vocês pagamento para sua própria vantagem.

E se exaltem acima de vocês e os dominem. Ou melhor: até que os firam no rosto, ou os iludam na própria frente (v. 20), repreendendo-os enquanto me desacreditam, como se vocês tivessem sido muito fracos em me mostrar consideração, v. 21.

Visto que esse era o caso, que os coríntios, ou alguns entre eles, podiam tão facilmente suportar tudo isso dos falsos apóstolos, era razoável que o apóstolo desejasse e esperasse que suportassem o que lhes poderia parecer uma indiscrição nele, visto que as circunstâncias do caso eram tais que tornavam necessário que, em tudo em que alguém fosse ousado, ele também fosse ousado, v. 21.

Versículos 22 a 33

O Apóstolo Relata Seus Sofrimentos. (d.C. 57.)

Aqui o apóstolo dá um relato extenso de suas próprias qualificações, trabalhos e sofrimentos (sem orgulho ou vanglória, mas para a honra de Deus, que o capacitara a fazer e sofrer tanto pela causa de Cristo).

E dá o relato daquilo em que excedia os falsos apóstolos, que queriam diminuir seu caráter e utilidade entre os coríntios. Observe:

I. Menciona os privilégios de seu nascimento (v. 22), que eram iguais a quaisquer que eles pudessem alegar. Era hebreu dos hebreus, de uma família entre os judeus que nunca se casara com os gentios.

Era também israelita e podia vangloriar-se de descender do amado Jacó assim como eles, e era também da semente de Abraão, e não dos prosélitos. Ao que parece, disso se pode concluir que os falsos apóstolos eram da raça judaica, que causavam perturbação aos convertidos gentios.

II. Menciona também seu apostolado, que era mais que um ministro ordinário de Cristo, v. 23. Deus o considerara fiel e o pusera no ministério. Fora para eles um ministro útil de Cristo. Haviam encontrado provas completas de seu ministério: São ministros de Cristo? Eu o sou mais.

III. Insiste principalmente nisto: que fora um sofredor extraordinário por Cristo.

E era disso que se gloriava, ou antes se gloriava da graça de Deus que o capacitara a ser mais abundante em trabalhos e suportar sofrimentos muito grandes, como açoites acima de medida, prisões frequentes e muitas vezes os perigos de morte, v. 23.

Repare: Quando o apóstolo queria provar que era um ministro extraordinário, prova que fora um sofredor extraordinário.

Paulo era o apóstolo dos gentios, e por esse motivo era odiado pelos judeus. Faziam tudo o que podiam contra ele. E entre os gentios também encontrava tratamento duro.

Amarras e prisões lhe eram familiares. Nunca o malfeitor mais notório esteve mais frequentemente nas mãos da justiça pública do que Paulo por causa da justiça.

A cadeia e o poste de açoites, e todos os outros tratamentos duros dos que são considerados os piores homens, eram aquilo a que estava acostumado.

Quanto aos judeus, sempre que caía em suas mãos, nunca o poupavam. Cinco vezes caiu sob seu chicote e recebeu quarenta açoites menos um, v. 24.

Quarenta açoites eram o máximo que sua lei consentia (Deuteronômio 25:3), mas era usual entre eles, para que não excedessem, reduzir ao menos um daquele número. E ter a redução de apenas um era todo o favor que Paulo jamais recebeu deles.

Os gentios não estavam presos a essa moderação, e entre eles foi três vezes açoitado com varas, das quais podemos supor que uma foi em Filipos, Atos 16:22. Uma vez foi apedrejado num tumulto popular e levantado como morto, Atos 14:19.

Diz que três vezes sofreu naufrágio. E podemos crer nele, embora a história sagrada dê relato de apenas um. Uma noite e um dia estivera no abismo (v. 25), em alguma masmorra profunda ou outra, encerrado como prisioneiro.

Assim era em todos os seus dias um confessor constante. Talvez mal passasse um ano de sua vida, depois da conversão, sem sofrer alguma agrura ou outra por sua religião. Contudo, isso não era tudo.

Pois, onde quer que fosse, ia em perigos; estava exposto a perigos de todos os tipos. Se viajava por terra ou pelo mar, estava em perigos de ladrões ou inimigos de alguma espécie.

Os judeus, seus próprios compatriotas, procuravam matá-lo ou lhe fazer algum dano. Os pagãos, a quem fora enviado, não eram mais bondosos para com ele, pois entre eles estava em perigo.

Se estava na cidade ou no deserto, continuamente estava em perigo. Estava em perigo não só entre inimigos declarados, mas também entre os que se chamavam irmãos, mas eram falsos irmãos, v. 26.

Além de tudo isso, tinha grande cansaço e penosidade em seus trabalhos ministeriais. E essas são coisas que brevemente entrarão em conta, e as pessoas prestarão contas de todo o zelo e esforços de seus ministros a respeito delas.

Paulo era estranho à riqueza e abundância, poder e prazer, cargo e tranquilidade. Estava em vigílias muitas vezes e exposto à fome e sede, em jejuns muitas vezes, talvez por necessidade. E suportava frio e nudez, v. 27.

Assim era tratado aquele que era uma das maiores bênçãos da época, como se fosse o fardo da terra e a praga de sua geração. E contudo isso não é tudo, pois, como apóstolo, sobre ele repousava o zelo por todas as igrejas, v. 28.

Menciona isso por último, como se isso pesasse mais sobre ele e como se pudesse suportar melhor todas as perseguições de seus inimigos do que os escândalos encontrados nas igrejas que supervisionava.

“Quem é fraco, e eu não sou fraco? Quem é ofendido, e eu não ardo?”, v. 29. Não havia cristão fraco de quem não se compadecesse, nem alguém escandalizado sem que fosse afetado por isso.

Veja quão pouco motivo temos para amar a pompa e abundância deste mundo, quando esse apóstolo bendito, um dos melhores homens que já viveram, excetuando Jesus Cristo, sentiu nele tantas agruras.

Nem estava envergonhado de tudo isso, mas, ao contrário, era o que considerava sua honra. E por isso, tanto quanto lhe contrariasse gloriar-se, contudo, diz ele, se preciso gloriar-me, se meus adversários me obrigarem a isso em minha própria defesa necessária, me gloriarei destas minhas debilidades, v. 30.

Repare: Os sofrimentos por causa da justiça, mais que qualquer outra coisa, redundarão em nossa honra.

Nos dois últimos versículos, menciona uma parte particular de seus sofrimentos fora de seu lugar, como se a houvesse esquecido antes, ou porque a libertação que Deus operou em favor dele era muito notável, a saber, o perigo em que estava em Damasco, logo depois de se converter, e não firmado no cristianismo, ao menos no ministério e apostolado.

Isso está registrado em Atos 9:24, 25. Esse foi seu primeiro grande perigo e dificuldade, e o restante de sua vida era da mesma natureza que isso.

E é observável que, para que não se pensasse que falava mais do que era verdade, o apóstolo confirma essa narrativa com um juramento solene, ou recurso à onisciência de Deus, v. 31.

É grande conforto para um homem bom que o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus onisciente, conheça a verdade de tudo o que diz e conheça tudo o que faz e tudo o que sofre por causa dele.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra