1 Tessalonicenses 4
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo dá exortações fervorosas a abundar em santidade, com uma advertência contra a impureza reforçada por diversas razões, vv. 1-8. Depois menciona os grandes deveres do amor fraternal e da tranquilidade com diligência em nossas vocações, vv. 9-12. E conclui consolando os que estavam de luto por seus parentes e amigos que morreram no Senhor, vv. 13-18.
Versículos 1 a 8
Exortações à Santidade; Advertência contra a Impureza. (51 d.C.)
Temos aqui:
I. Uma exortação a abundar em santidade, a abundar cada vez mais naquilo que é bom, v. 1, 2. Podemos observar:
A maneira como a exortação é feita: com muito afeto. O apóstolo lhes suplica como a irmãos; assim os chama e assim os amava. Como era muito grande o amor que lhes tinha, exorta-os com grande insistência: “Suplicamos e exortamos a vós”. O apóstolo não queria aceitar uma recusa e, por isso, repete sua exortação vez após vez.
O conteúdo de sua exortação: que abundassem cada vez mais numa conduta santa, ou se destacassem nas coisas boas, nas boas obras. Sua fé era justamente célebre por toda parte, e já eram exemplos para outras igrejas; contudo, o apóstolo queria que se destacassem ainda mais que os outros e progredissem ainda mais em santidade.
Repare: (1.) Os que mais superam os outros estão aquém da perfeição. Os melhores entre nós devem esquecer as coisas que ficam para trás e avançar para as que estão adiante. (2.) Não basta permanecer na fé do evangelho; devemos abundar na obra da fé. Não devemos apenas perseverar até o fim, mas também melhorar e andar de modo mais constante e próximo de Deus.
- As razões com que o apóstolo reforça sua exortação. (1.) Haviam sido informados de seu dever. Conheciam a vontade de seu Mestre e não podiam alegar ignorância como desculpa. Ora, assim como a fé, o conhecimento sem prática está morto. Tinham recebido daqueles que os haviam convertido ao cristianismo, ou lhes havia sido ensinado por eles, como deviam andar.
Observe: O desígnio do evangelho é ensinar aos homens não só o que deveriam crer, mas também como devem viver; não tanto encher a mente deles de ideias quanto regular sua disposição e seu comportamento. O apóstolo lhes ensinou como andar, não como falar.
Falar bem sem viver bem jamais nos levará ao céu; pois esta é a característica dos que estão em Cristo Jesus: não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
(2.) Outra razão é que o apóstolo lhes ensinou e os exortou em nome do Senhor Jesus Cristo, ou por sua autoridade. Era ministro e embaixador de Cristo e lhes declarava qual era a vontade e a ordem do Senhor Jesus. (3.) Outra razão é este: assim agradariam a Deus.
A conduta santa é a mais agradável ao Deus santo, glorioso em santidade. Este deve ser o alvo e a ambição de todo cristão: agradar a Deus e ser aceito por ele. Não devemos ser agradadores dos homens nem da carne, mas andar de modo a agradar a Deus.
(4.) A regra segundo a qual deviam andar e agir: os mandamentos que lhes haviam dado pelo Senhor Jesus Cristo. Eram os mandamentos do próprio Senhor Jesus Cristo, pois foram dados por sua autoridade e orientação, e estavam de acordo com sua vontade.
Os apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo foram encarregados por ele apenas de ensinar os homens a observar tudo quanto ele lhes ordenara, Mateus 28:20. Embora tivessem grande autoridade de Cristo, ainda assim essa autoridade era para ensinar os homens o que Cristo ordenara, não para promulgar mandamentos próprios.
Não agiam como senhores da herança de Deus (1 Pedro 5:3), nem deve agir assim quem alega ser sucessor deles. O apóstolo podia apelar aos tessalonicenses, que conheciam os mandamentos que lhes dera, quanto a não serem outros além dos que recebera do Senhor Jesus.
II. Uma advertência contra a impureza, pecado diretamente oposto à santificação, ou à conduta santa a que ele os exorta com tanta insistência. Essa advertência é expressa e reforçada por muitas razões:
- É expressa nestas palavras: “Que vos abstenhais da fornicação” (v. 3). Devemos entender por isso toda e qualquer impureza, ou no estado de casado ou no de solteiro. O adultério naturalmente está incluído, embora a fornicação seja mencionada em particular.
Também são proibidas outras formas de impureza, das quais é vergonhoso até falar, embora pessoas demais as pratiquem em segredo. Tudo o que contraria a castidade no coração, na fala e no comportamento contraria o mandamento de Deus no decálogo e a santidade exigida pelo evangelho.
- Há diversas razões para reforçar essa advertência. Por exemplo: (1.) Esse aspecto específico da santificação é a vontade de Deus, v. 3. A vontade de Deus, de modo geral, é que sejamos santos, pois aquele que nos chamou é santo e porque fomos escolhidos para a salvação pela santificação do Espírito.
Deus não exige apenas santidade no coração, mas também pureza em nossos corpos, e que nos limpemos de toda imundícia tanto da carne como do espírito, 2 Coríntios 7:1. Sempre que o corpo é, como deve ser, dedicado a Deus, consagrado e separado para ele, precisa ser mantido limpo e puro para seu serviço.
E, assim como a castidade é um aspecto de nossa santificação, também é algo que Deus ordena em sua lei e que sua graça produz em todos os verdadeiros crentes. (2.) Isso contribuirá muito para nossa honra, como está claramente implícito no v. 4; o contrário nos trará grande desonra. “E seu descrédito não será apagado”, Provérbios 6:33.
O corpo é aqui chamado de vaso da alma, que nele habita (assim em 1 Samuel 21:5), e deve ser preservado puro dos desejos que o maculam.
Cada um deve ser cuidadoso nesse assunto, na medida em que valoriza sua própria honra e não quer ser desprezível por esse motivo, para que seus apetites e paixões inferiores não ganhem ascendência, tiranizando sua razão e consciência e escravizando as faculdades superiores de sua alma.
O que poderia ser mais desonroso do que uma alma racional ser escravizada por afeições corporais e apetites animalescos? (3.) Satisfazer o desejo da concupiscência é viver e agir como os pagãos? Como os gentios que não conhecem a Deus, v. 5.
Os gentios, e especialmente os gregos, eram frequentemente culpados de certos pecados de impureza que não eram proibidos de modo tão evidente pela luz da natureza. Contudo, não conheciam a Deus, nem sua mente e vontade, tão bem como os cristãos conhecem, e devem conhecer, esta sua vontade: nossa santificação nesse aspecto.
Portanto, não é tão surpreendente que os gentios satisfaçam seus apetites e desejos carnais; os cristãos, porém, não devem andar como os gentios não convertidos, em lascívia, desejos, excesso de vinho, festas desregradas e banquetes, etc. (1 Pedro 4:3), porque os que estão em Cristo crucificaram a carne com suas afeições e desejos.
(4.) O pecado da impureza, especialmente o adultério, é uma grande injustiça da qual Deus será vingador. Assim podemos entender estas palavras: que ninguém ultrapasse os limites nem defraude seu irmão (v. 6), em nenhum assunto: en to pragmati, neste assunto de que o apóstolo trata nos versículos anteriores e seguintes, a saber, o pecado da impureza.
Alguns entendem essas palavras como mais um aviso e advertência contra a injustiça e a opressão, toda fraude e todo engano em nossas relações com as pessoas, que certamente são criminosos e contrários ao evangelho. E os cristãos não devem iludir aqueles com quem negociam, explorando sua ignorância e necessidade, e assim levar vantagem sobre eles.
Nem devem defraudá-los por palavras ambíguas ou artimanhas mentirosas. Embora alguns pratiquem isso e permaneça oculto por muito tempo, ficando assim impunes entre os homens, contudo, o Deus justo dará uma recompensa. Mas o sentido pode ser, antes, mostrar a injustiça e o mal que, em muitos casos, são causados pelo pecado da impureza.
Não apenas a fornicação e outros atos de impureza são pecados contra o próprio corpo de quem os comete (1 Coríntios 6:18), não apenas são muito injuriosos ao próprio pecador tanto na alma quanto no corpo.
Mas às vezes são atos muito injuriosos de injustiça contra outros, e nada menos que fraude, particularmente contra os unidos pela aliança matrimonial e contra sua posteridade.
E, como esse pecado é de natureza tão odiosa, assim segue-se que Deus será seu vingador. “Aos devassos e adúlteros Deus julgará”, Hebreus 13:4. O apóstolo os avisara disso de antemão e o testemunhara por meio de seu evangelho, que, assim como continha promessas extremamente grandes e preciosas, também revelava do céu a cólera de Deus contra toda impiedade e injustiça dos homens, Romanos 1:18.
(5.) O pecado da impureza contraria a natureza e o desígnio de nosso chamado cristão: “Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade”, v. 7. A lei de Deus proíbe toda impureza, e o evangelho exige a maior pureza; chama-nos da impureza para a santidade.
(6.) Portanto, desprezar a lei e o evangelho de Deus é desprezar o próprio Deus: quem despreza, despreza a Deus, não somente ao homem. Alguns talvez fizessem pouco caso dos preceitos de pureza e santidade por tê-los ouvido de homens semelhantes a eles; mas o apóstolo lhes mostra que eram mandamentos de Deus, e violá-los era nada menos que desprezar a Deus.
Ele acrescenta: Deus deu aos cristãos seu Espírito, indicando que toda forma de impureza entristece de maneira especial o Espírito Santo e o levará a se retirar de nós. E também o Espírito Santo nos é dado para nos armar contra esses pecados e nos ajudar a mortificar essas obras do corpo, para que vivamos, Romanos 8:13.
Versículos 9 a 12
Amor Fraternal. (51 d.C.)
Nestas palavras, o apóstolo menciona os grandes deveres:
I. Do amor fraternal. Exorta-os a crescer nele cada vez mais. A exortação começa não com um elogio por formalidade, mas com um louvor, porque se destacavam em praticá-lo, o que tornava menos necessário escrever-lhes a respeito, v. 9. Assim, pela boa opinião que tinha deles, conquistou sua afeição e abriu caminho para exortá-los.
Repare: Devemos reparar no que há de bom nos outros, para seu louvor, para que, assim fazendo, possamos comprometê-los a abundar nisso cada vez mais. Observe:
- O que o apóstolo louva neles. Não era tanto sua própria virtude como a graça de Deus; contudo, repara nas provas que deram da graça de Deus neles. (1.) Foi na graça de Deus que reparou de modo especial: Deus lhes havia ensinado esta boa lição: “A vós mesmos é ensinado por Deus que ameis uns aos outros”, v. 9.
A todo aquele que faz o que é bom é ensinado por Deus fazê-lo, e a Deus deve ser dada a glória. A todos a quem é dado ensino de Deus para a salvação é ensinada esta lição: amar uns aos outros. Esse é o uniforme da família de Cristo.
Repare também: O ensino do Espírito supera o dos homens. E, assim como ninguém deve ensinar o contrário do que Deus ensina, assim ninguém pode ensinar com a mesma eficácia que ele ensina; e o ensino dos homens é vão e inútil se Deus não ensinar também.
(2.) Os tessalonicenses deram boas provas de que lhes havia sido dado ensino por Deus pelo amor que tinham aos irmãos em toda a Macedônia, v. 10. Não amavam apenas os de sua própria cidade e convívio, ou os que estavam perto deles e tinham exatamente suas próprias opiniões; mas seu amor era amplo.
E assim é o amor de um verdadeiro cristão por todos os santos, embora estejam distantes dele em lugar e difiram dele em algumas opiniões ou práticas de menor importância.
- A própria exortação é que cresçam cada vez mais nessa grande graça e dever do amor fraternal, v. 10. Embora esses tessalonicenses, em certo sentido, não precisassem de uma exortação ao amor fraternal como se ele lhes faltasse por completo, ainda assim deviam ser exortados a orar por mais e a trabalhar por mais.
Não há ninguém deste lado do céu que ame com perfeição. Os que se destacam nesta ou em qualquer outra graça precisam crescer nela, assim como perseverar até o fim.
II. Da tranquilidade e da diligência em suas vocações. Observe: 1. O apóstolo os exorta a esses deveres: que se empenhem em viver tranquilos, v. 11. É a coisa mais desejável ter uma disposição calma e tranquila e um comportamento pacífico e sossegado. Isso contribui muito para nossa felicidade e a dos outros; e os cristãos devem se empenhar em como viver tranquilos.
Devemos ser ambiciosos e diligentes em como ser calmos e tranquilos em nossa mente, em possuir nossa própria alma com paciência e em ser tranquilos para com os outros; ou ter uma disposição mansa, branda, gentil e pacífica, sem inclinação para a contenda, a disputa ou a divisão.
Satanás se esforça muito para nos perturbar, e há em nosso próprio coração algo que nos predispõe à perturbação; portanto, empenhemo-nos em viver tranquilos. Segue-se: “Cuidai dos vossos próprios negócios”. Quando ultrapassamos esse limite, expomo-nos a muita inquietação.
Os intrometidos, que se metem nos assuntos alheios, geralmente têm pouca tranquilidade na própria mente e causam grandes perturbações entre seus vizinhos. Ao menos, raramente atentam para a outra exortação: ser diligentes em sua própria vocação e trabalhar com as próprias mãos. Contudo, foi isso que o apóstolo lhes ordenou e o que também se exige de nós.
O cristianismo não nos dispensa do trabalho nem do dever de nossas vocações particulares, mas nos ensina a ser diligentes nelas. 2. A exortação é reforçada por uma dupla razão: (1.) Assim viveremos com boa reputação. Dessa maneira andaremos honradamente, ou de modo decoroso e respeitável, para com os que estão de fora, v. 12.
Isso será agir como convém ao evangelho e conquistará um bom relato dos que lhe são estranhos, sim, e ainda, inimigos. Repare: É grande ornamento da religião que os que a professam tenham espírito manso e tranquilo, sejam diligentes nos próprios assuntos e não se intrometam nos dos outros.
(2.) Viveremos com conforto e não teremos falta de nada, v. 12. Muitas vezes, por sua preguiça, as pessoas se colocam em condições limitadas, se reduzem a grandes apertos e ficam sujeitas a muitas carências; ao passo que os diligentes em seus próprios negócios vivem com conforto e não têm falta de nada.
Não são um peso para seus amigos nem motivo de escândalo para os estranhos. Ganham seu próprio pão e têm nisso o maior prazer.
Versículos 13 a 18
Estado dos Santos Falecidos. (51 d.C.)
Nestas palavras, o apóstolo consola os tessalonicenses que estavam de luto pela morte de seus parentes e amigos falecidos no Senhor. Seu desígnio é dissuadi-los da dor excessiva ou tristeza desmedida por isso. Toda dor pela morte de amigos está longe de ser ilícita; podemos chorar ao menos por nós mesmos, se não choramos por eles: chorar por nossa própria perda, embora possa ser ganho para eles.
Contudo, não devemos ser desmedidos em nossa tristeza, porque:
I. Isso parece como se não tivéssemos esperança, v. 13. É agir demais como os gentios, que não tinham esperança de uma vida melhor depois desta.
Nós, cristãos, porém, que temos uma esperança muito segura, a esperança da vida eterna depois desta, que Deus, que não pode mentir, nos prometeu, devemos moderar todas as nossas alegrias e nossas tristezas por causa de qualquer coisa mundana.
Essa esperança é mais que suficiente para compensar todas as nossas dores por causa de qualquer adversidade do tempo presente.
II. Isso é efeito da ignorância a respeito dos mortos, v. 13. Há algumas coisas sobre os que dormem que não podemos ignorar, pois a terra para onde foram é uma terra de trevas, da qual sabemos muito pouco e com a qual não mantemos correspondência. Ir para junto dos mortos é ir para junto de quem não conhecemos e viver de um modo que não sabemos como é.
A morte é algo desconhecido, e estamos em grande medida às escuras quanto ao estado dos mortos, ou ao estado depois da morte. Contudo, há coisas a respeito dos que morrem no Senhor, em particular, que não precisamos nem devemos ignorar. E, se forem realmente compreendidas e devidamente consideradas, serão suficientes para amenizar nossa tristeza por eles.
- Eles dormem em Jesus. Estão dormindo, v. 13. Adormeceram em Cristo, 1 Coríntios 15:18. A morte não os aniquila. Para eles, é apenas um sono. É seu descanso, um descanso sem perturbação. Saíram deste mundo trabalhoso para descansar de todos os labores e dores, e dormem em Jesus, v. 14.
Como continuam unidos a ele, dormem em seus braços, sob seu cuidado e proteção especiais. Suas almas estão em sua presença, e seu pó está sob seu cuidado e poder. Portanto, não estão perdidos nem são perdedores; mas ganham muito com a morte, e sua saída deste mundo os leva a um mundo melhor.
- Serão ressuscitados dos mortos e despertados de seu sono, pois Deus os trará consigo, v. 14. Agora, portanto, estão com Deus e estão melhor onde estão do que quando estavam aqui; e, quando Deus vier, os trará consigo.
A doutrina da ressurreição e da segunda vinda de Cristo é um grande antídoto contra o medo da morte e a tristeza desmedida pela morte de nossos amigos cristãos. E temos plena certeza dessa doutrina porque cremos que Jesus morreu e ressuscitou, v. 14. Parte-se do pressuposto de que, como cristãos, eles sabiam disso e criam nisso.
A morte e a ressurreição de Cristo são artigos fundamentais da religião cristã e nos dão esperança de uma ressurreição alegre. Pois Cristo, tendo ressuscitado dos mortos, tornou-se as primícias dos que dormiam; portanto, os que adormeceram nele não pereceram nem estão perdidos, 1 Coríntios 15:18, 20.
Sua ressurreição confirma plenamente tudo o que é dito no evangelho, ou pela palavra do Senhor, que trouxe à luz a vida e a imortalidade.
- Seu estado e condição serão gloriosos e felizes na segunda vinda de Cristo. O apóstolo informa os tessalonicenses disso pela palavra do Senhor (v. 15), por revelação divina do Senhor Jesus. Pois, embora a ressurreição dos mortos e um futuro estado de bem-aventurança fossem parte do credo dos santos do Antigo Testamento, contudo são revelados com muito mais clareza no evangelho e por meio dele.
Por essa palavra do Senhor sabemos: (1.) Que o Senhor Jesus descerá do céu com toda a pompa e poder do mundo superior (v. 16): “O próprio Senhor descerá do céu com um brado”. Depois de ressuscitar, subiu ao céu e passou por estes céus materiais até o terceiro céu, que deve retê-lo até a restauração de todas as coisas; então voltará e aparecerá em sua glória.
Descerá do céu até este nosso ar, v. 17. Sua aparição será acompanhada de pompa e poder, com um brado: o brado de um rei, com o poder e a autoridade de um rei poderoso e conquistador, com a voz do arcanjo. Uma multidão incontável de anjos o acompanhará.
Talvez um deles, como comandante desses exércitos do Senhor, anuncie sua aproximação, e a aparição gloriosa desse grande Redentor e Juiz seja proclamada e introduzida pela trombeta de Deus. Pois a trombeta soará, e isso despertará os que dormem no pó da terra e convocará o mundo inteiro a comparecer.
Pois (2.) Os mortos serão ressuscitados: “Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (v. 16), antes que sejam transformados os que estiverem vivos na vinda de Cristo. E assim parece que os que então estiverem vivos não precederão os que dormem, v. 15.
O primeiro cuidado do Redentor naquele dia será voltado a seus santos falecidos. Ele os ressuscitará antes da grande transformação dos que forem encontrados vivos; de modo que os que não dormiram na morte não terão naquele dia privilégio ou alegria maior do que os que adormeceram em Jesus.
(3.) Os que forem encontrados vivos serão então transformados. Serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens para encontrar o Senhor no ar, v. 17. No momento desse arrebatamento para as nuvens, ou imediatamente antes dele, os vivos passarão por uma poderosa transformação, que será equivalente a morrer.
Essa transformação é tão misteriosa que não conseguimos compreendê-la: sabemos pouco ou nada a seu respeito, 1 Coríntios 15:51. Apenas, em termos gerais, este corpo mortal deve revestir-se de imortalidade, e estes corpos serão tornados aptos para herdar o reino de Deus, o que a carne e o sangue, em sua condição atual, não são capazes de fazer.
Essa transformação ocorrerá “num momento, num piscar de olhos” (1 Coríntios 15:52), no instante em que ressuscitarem os que dormem em Jesus ou pouco depois. Os que forem ressuscitados e assim transformados se encontrarão nas nuvens. Ali encontrarão seu Senhor, para felicitá-lo por sua vinda e receber a coroa de glória que então lhes concederá.
E serão cojuízes com ele no julgamento, aprovando e aplaudindo a sentença que então proferirá contra o príncipe do poder do ar e contra todos os ímpios, que serão condenados à destruição com o diabo e seus anjos.
(4.) Aqui está a bem-aventurança dos santos naquele dia: estarão para sempre com o Senhor, v. 17. Alguma parte de sua ventura será que todos os santos se encontrarão e permanecerão juntos para sempre. Mas a principal felicidade do céu é esta: estar com o Senhor, vê-lo, viver com ele e desfrutar dele para sempre.
Isso deve consolar os santos na morte de seus amigos: embora a morte os tenha separado, contudo suas almas e corpos se encontrarão novamente. Nós e eles nos encontraremos novamente; nós e eles nos encontraremos novamente; nós e eles, com todos os santos, encontraremos nosso Senhor e estaremos com ele para sempre, sem jamais voltar a nos separar nem dele nem uns dos outros, para sempre.
E o apóstolo quer que consolemos uns aos outros com estas palavras, v. 18. Devemos procurar sustentar uns aos outros em tempos de tristeza, sem abater o ânimo nem enfraquecer as mãos uns dos outros, mas devemos consolar uns aos outros.
E isso pode ser feito pela consideração séria e pelo discurso sobre as muitas boas lições a serem aprendidas com a doutrina da ressurreição dos mortos, da segunda vinda de Cristo e da glória dos santos naquele dia.