Matthew Henry

1 Tessalonicenses 5

Argumento

O apóstolo, tendo falado no fim do capítulo anterior a respeito da ressurreição e da segunda vinda de Cristo, passa a falar da inutilidade de indagar sobre o tempo particular da vinda de Cristo, que seria repentina e terrível para os maus, mas consoladora para os santos, vv. 1-5.

Ele então os exorta aos deveres da vigilância, sobriedade e exercício da fé, amor e esperança, como apropriados ao seu estado, vv. 6-10.

Nas palavras seguintes, exorta-os a diversos deveres que deviam aos outros, ou uns aos outros (vv. 11-15), depois a diversos outros deveres cristãos de grande importância (vv. 16-22), e então conclui esta epístola, vv. 23-28.

Versículos 1 a 5

A Vinda de Cristo. (51 d.C.)

Nestas palavras, observe:

I. O apóstolo diz aos tessalonicenses que era desnecessário ou inútil indagar sobre o tempo particular da vinda de Cristo: “Dos tempos e épocas, não necessitais que eu vos escreva”, v. 1.

É certo que Cristo virá, e há um tempo certo designado para a sua vinda. Mas não havia necessidade de o apóstolo escrever sobre isso, e por isso não lhe foi dada revelação. Nem deveriam eles ou nós indagar este segredo, que o Pai reservou no seu próprio poder.

“Daquele dia e hora ninguém sabe.” O próprio Cristo não revelou isso enquanto estava na terra. Não estava na sua comissão como grande profeta da igreja. Nem revelou isso aos seus apóstolos. Não havia necessidade disso.

Há tempos e épocas para fazermos o nosso trabalho. Conhecê-los e observá-los é nosso dever e interesse. Mas o tempo e época em que devemos prestar as nossas contas não sabemos, nem é necessário que os saibamos.

Repare: há muitas coisas que a nossa vã curiosidade deseja conhecer das quais não há nenhuma necessidade de termos conhecimento, nem o nosso conhecimento delas nos faria bem.

II. Ele lhes diz que a vinda de Cristo seria repentina e uma grande surpresa para a maioria dos homens, v. 2. E isso é o que sabiam perfeitamente, ou podiam saber, porque o nosso próprio Senhor havia dito assim: “Numa hora em que não pensais, o Filho do homem vem”, Mateus 24:44.

Assim Marcos 13:35, 36: “Vigiai, por isso, pois não sabeis quando vem o senhor da casa. Para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo”.

E sem dúvida o apóstolo lhes havia dito, assim como da vinda de Cristo, assim também da sua vinda repentina, que é o significado da sua vinda como ladrão de noite, Apocalipse 16:15.

Assim como o ladrão costuma vir na hora morta da noite, quando menos se espera por ele, tal surpresa será o dia do Senhor. Tão repentina e surpreendente será a sua aparição.

O conhecimento disso será mais útil que conhecer o tempo exato, porque isso deve despertar-nos para ficar de vigia, para estarmos prontos sempre que ele vier.

III. Ele lhes diz como a vinda de Cristo seria terrível para os ímpios, v. 3. Será para a sua destruição naquele dia do Senhor. O Deus justo trará ruína aos seus inimigos e aos do seu povo. E esta destruição deles, assim como será total e final, assim:

  1. Será repentina. Alcançará e cairá sobre eles no meio da sua segurança e jovialidade carnais, quando dizem no seu coração: “Paz e segurança”.

Quando sonham com felicidade e se agradam com vãos divertimentos da sua imaginação ou dos seus sentidos, e não pensam nela, como dores de parto vêm a uma mulher grávida, no tempo determinado, de fato, mas talvez não esperadas justamente então, nem grandemente temidas.

  1. Será também destruição inevitável: “Não escaparão”. De maneira nenhuma escaparão. Não haverá qualquer meio possível de evitarem o terror nem o castigo daquele dia.

Não haverá lugar onde os trabalhadores da iniquidade poderão esconder-se, nenhum abrigo da tempestade, nem sombra do calor ardente que consumirá os maus.

IV. Ele lhes diz como este dia será consolador para os justos, v. 4, 5. Observe aqui:

  1. O seu caráter e privilégio. Não estão nas trevas. São os filhos da luz, etc. Esta era a feliz condição dos tessalonicenses, como é a de todos os verdadeiros cristãos.

Não estavam num estado de pecado e ignorância como o mundo pagão. Eram antes trevas, mas foram feitos luz no Senhor. Foram favorecidos com a revelação divina de coisas invisíveis e eternas, particularmente a respeito da vinda de Cristo e das suas consequências.

Eram os filhos do dia, pois a estrela da manhã havia surgido sobre eles. Sim, e ainda, o Sol da justiça havia surgido sobre eles com cura debaixo das suas asas.

Não estavam mais sob as trevas do paganismo, nem sob as sombras da lei, mas sob o evangelho, que traz vida e imortalidade à luz, 2 Timóteo 1:10.

  1. A sua grande vantagem por esse motivo: que aquele dia não os alcançasse como ladrão, v. 4. Era pelo menos culpa deles próprios se fossem surpreendidos por aquele dia.

Tinham aviso claro e auxílios suficientes para se preparar para aquele dia, e podiam esperar permanecer com consolo e confiança diante do Filho do homem.

Isso seria para eles um tempo de refrigério da presença do Senhor, que aos que o esperam aparecerá sem pecado para a salvação deles, e virá a eles como amigo de dia, e não como ladrão de noite.

Versículos 6 a 10

Vigilância e Sobriedade. (51 d.C.)

Sobre o que fora dito, o apóstolo fundamenta exortações oportunas a diversos deveres necessários:

I. À vigilância e à sobriedade, v. 6. Estes deveres são distintos, contudo ajudam-se mutuamente. Pois, enquanto somos cercados por tantas tentações à intemperança e ao excesso, não nos manteremos sóbrios a menos que estejamos de guarda, e, a menos que nos mantenhamos sóbrios, não vigiaremos por muito tempo:

  1. Então não durmamos como fazem os outros, mas vigiemos. Não devemos estar seguros e descuidados, nem nos entregar à preguiça e à ociosidade espirituais. Não devemos deixar de vigiar, mas ficar continuamente de guarda contra o pecado e a tentação a ele.

A maioria dos homens é descuidada demais quanto ao seu dever e não faz caso dos seus inimigos espirituais. Dizem: “Paz e segurança”, quando estão no maior perigo, cochilam durante os seus preciosos momentos dos quais depende a eternidade, permitindo-se sonhos ociosos.

E não têm mais pensamentos nem zelo sobre outro mundo do que os homens adormecidos têm sobre este. Ou não consideram de modo algum as coisas de outro mundo porque estão dormindo, ou não as consideram corretamente porque sonham. Mas vigiemos e ajamos como homens despertos e que ficam de guarda.

  1. Sejamos também sóbrios, ou temperantes e moderados. Mantenhamos dentro dos devidos limites os nossos desejos e apetites naturais pelas coisas deste mundo.

A sobriedade é geralmente oposta ao excesso em alimentos e bebidas, e aqui particularmente é oposta à embriaguez. Mas também se estende a todas as outras coisas temporais.

Assim o nosso Salvador avisou os seus discípulos para tomar cuidado para que os seus corações não fossem sobrecarregados com glutonaria e embriaguez, e os cuidados desta vida, e assim aquele dia viesse sobre eles de surpresa, Lucas 21:34.

A nossa moderação, então, quanto a todas as coisas temporais, deve ser conhecida de todos os homens, porque o Senhor está perto.

Além disso, a vigilância e sobriedade são as mais apropriadas ao caráter e privilégio do cristão, como filhos do dia. Porque os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam se embriagam de noite, v. 7.

É algo que traz muito descrédito aos homens dormir durante o dia, que é para trabalho e não para sono, e embriagar-se de dia, quando tantos olhos estão sobre eles para ver a sua vergonha.

Não era tão estranho se os que não tinham o benefício da revelação divina permitissem ser embalados para dormir pelo diabo em segurança carnal, e se soltassem as rédeas sobre o pescoço dos seus apetites e se permitissem toda espécie de desregramento e excesso. Pois era noite para eles.

Não percebiam o seu perigo, por isso dormiam. Não percebiam o seu dever, por isso estavam embriagados. Mas fica mal aos cristãos fazer assim.

O quê! Os cristãos, que têm a luz do bendito evangelho brilhando no seu rosto, serão descuidados quanto às suas almas e esquecidos de outro mundo? Os que têm tantos olhos sobre eles devem conduzir-se com propriedade peculiar.

II. A estar bem armados assim como vigilantes: vestir toda a armadura de Deus. Isso é necessário para uma sobriedade como nos convém e será preparação para o dia do Senhor, porque os nossos inimigos espirituais são muitos, poderosos e maliciosos.

Atraem muitos ao seu interesse, e os mantêm nele, tornando-os descuidados, seguros e presunçosos, tornando-os embriagados: embriagados de orgulho, embriagados de paixão, embriagados e tontos de presunção, embriagados com as satisfações dos sentidos.

De modo que precisamos armar-nos contra as suas tentativas, vestindo a couraça espiritual para guardar o coração e o capacete espiritual para proteger a cabeça. E esta armadura espiritual consiste em três grandes graças dos cristãos: fé, amor e esperança, v. 8:

  1. Devemos viver pela fé, e isso nos manterá vigilantes e sóbrios. Se cremos que os olhos de Deus (que é espírito) estão sempre sobre nós, que temos inimigos espirituais com quem lutar, que há um mundo de espíritos para o qual nos preparar, veremos motivo para vigiar e ser sóbrios.

A fé será a nossa melhor defesa contra os ataques dos nossos inimigos.

  1. Devemos obter um coração inflamado de amor. E isso também será a nossa defesa. O amor verdadeiro e fervoroso a Deus e às coisas de Deus nos manterá vigilantes e sóbrios, e impedirá a nossa apostasia em tempos de tribulação e tentação.

  2. Devemos fazer da salvação a nossa esperança, e devemos ter uma esperança viva dela. Esta boa esperança, pela graça, de vida eterna será como um capacete para defender a cabeça e impedir que sejamos embriagados com os prazeres do pecado, que são só por algum tempo.

Se temos esperança de salvação, tomemos cuidado de fazer qualquer coisa que abale as nossas esperanças ou nos torne indignos ou inaptos para a grande salvação que esperamos.

Tendo mencionado a salvação e a sua esperança, o apóstolo mostra quais fundamentos e motivos os cristãos têm para esperar esta salvação, quanto ao que observe: ele nada diz de merecê-la.

Não: a doutrina dos nossos méritos é inteiramente alheia às Escrituras e contrária às Escrituras. Não há fundamento de qualquer boa esperança por esse motivo. Mas as nossas esperanças devem ser fundamentadas:

(1.) Na designação de Deus. Porque “Deus não nos designou para a cólera, mas para obter salvação”, v. 9. Se quisermos rastrear a nossa salvação até a primeira causa, essa é a designação de Deus.

Os que vivem e morrem em trevas e ignorância, que dormem e estão embriagados como de noite, são, é só claro demais, designados à cólera. Mas, quanto aos que são do dia, se vigiam e são sóbrios, é evidente que são designados a obter salvação.

E a certeza e firmeza da designação divina são o grande sustento e ânimo da nossa esperança. Se fôssemos obter salvação pelo nosso próprio mérito ou poder, poderíamos ter só pouca ou nenhuma esperança dela.

Mas, visto que devemos obtê-la em virtude da designação de Deus, que temos certeza de que não pode ser abalada (pois o seu propósito, segundo a eleição, permanecerá), sobre isso edificamos esperança inabalável, especialmente quando consideramos:

(2.) O mérito e a graça de Cristo, e que a salvação é pelo nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu em nosso favor. A nossa salvação, por isso, é devida à expiação de Cristo assim como à designação de Deus, e nela são fundamentadas as nossas esperanças da salvação.

E, assim como devemos pensar no gracioso desígnio e propósito de Deus, assim também na morte e sofrimentos de Cristo, para este fim: que, quer vigiemos quer durmamos (quer vivamos quer morramos, pois a morte é só um sono para os crentes, como os apóstolos antes haviam indicado), vivamos juntos com Cristo.

Vivamos em união e em glória com ele para sempre. E, assim como a salvação que os cristãos esperam é estar para sempre com o Senhor, assim um fundamento da sua esperança é a sua união com ele.

E, se estão unidos com Cristo, e vivem nele, e vivem para ele aqui, o sono da morte não será prejuízo à vida espiritual, muito menos à vida de glória no futuro.

Ao contrário, Cristo morreu em nosso favor para que, vivendo e morrendo, fôssemos dele; para que vivêssemos para ele enquanto estamos aqui e vivêssemos com ele quando partirmos daqui.

Versículos 11 a 15

Diversas Exortações; Dever para com os Semelhantes Cristãos. (51 d.C.)

Nestas palavras o apóstolo exorta os tessalonicenses a diversos deveres:

I. Para com os que tinham relação próxima uns com os outros. Estes devem consolar-se, ou exortar uns aos outros, e edificar uns aos outros, v. 11:

  1. Devem consolar ou exortar a si mesmos e uns aos outros. Pois a palavra original pode ser traduzida de ambas estas maneiras.

E podemos observar: assim como são mais capazes e mais propensos a consolar os outros aqueles que podem consolar-se, assim a maneira de nós mesmos termos consolo, ou de ministrar consolo aos outros, é cumprir a exortação da palavra.

Repare: devemos não só ser zelosos quanto ao nosso próprio consolo e bem-estar, mas promover também o consolo e bem-estar dos outros. Era um Caim quem disse: “Sou eu o guardião do meu irmão?” Devemos carregar os fardos uns dos outros e assim cumprir a lei de Cristo.

  1. Devem edificar uns aos outros, seguindo as coisas pelas quais alguém pode edificar outro, Romanos 14:19. Como os cristãos são pedras vivas edificadas juntas como casa espiritual, devem procurar promover o bem de toda a igreja, promovendo a obra da graça uns nos outros.

E é dever de cada um de nós procurar aquilo que é para a edificação dos que têm comunhão conosco, agradar a todos os homens para o seu real proveito. Devemos comunicar o nosso conhecimento e experiências uns aos outros.

Devemos unir-nos em oração e louvor uns com os outros. Devemos dar bom exemplo uns diante dos outros. E é dever especialmente dos que vivem na mesma vizinhança e família consolar e edificar assim uns aos outros. E essa é a melhor vizinhança, o melhor meio de corresponder ao fim do convívio.

Os que têm relação próxima entre si e afeição uns pelos outros, assim como têm a maior oportunidade, assim estão sob a maior obrigação de fazer esta bondade uns aos outros.

Isso os tessalonicenses faziam (o que vocês também fazem), e isso é o que são exortados a continuar e aumentar em fazer. Repare: os que fazem o bem precisam de exortações ulteriores para estimulá-los a fazer o bem, fazer mais bem, assim como continuar fazendo o que fazem.

II. Ele lhes mostra o seu dever para com os seus ministros, v. 12, 13. Embora o próprio apóstolo fosse expulso de entre eles, contudo tinham outros que trabalhavam entre eles e a quem deviam estes deveres. O apóstolo aqui os exorta a observar:

  1. Como os ministros do evangelho são descritos pelo trabalho do seu ofício. E devem antes atentar ao trabalho e dever a que são chamados do que afetar nomes veneráveis e honrosos pelos quais possam ser chamados. O seu trabalho é muito importante, e muito honroso e útil:

(1.) Os ministros devem trabalhar entre o seu povo, trabalhar com diligência e até o cansaço (assim significa a palavra no original). Devem trabalhar na palavra e doutrina, 1 Timóteo 5:17.

São chamados trabalhadores, e não devem ser ociosos. Devem trabalhar com o seu povo, para instruí-los, consolá-los e edificá-los. E:

(2.) Os ministros devem também governar o seu povo. Assim a palavra é traduzida em 1 Timóteo 5:17. Devem governar não com rigor, mas com amor. Não devem exercer domínio como senhores temporais. Mas governar como guias espirituais, dando bom exemplo ao rebanho.

Estão sobre o povo no Senhor, para distingui-los dos magistrados civis e para denotar também que são só ministros sob Cristo, designados por ele, e devem governar o povo pelas leis de Cristo, e não por leis suas próprias.

Isso pode também indicar o fim do seu ofício e de todo o seu trabalho, a saber, o serviço e honra do Senhor.

(3.) Devem também advertir o povo, e isso não só publicamente, mas em particular, conforme houver ocasião. Devem instruí-los a fazer o bem, e devem censurar quando fazem o mal.

É seu dever não só dar bom conselho, mas também dar advertência, avisar o rebanho dos perigos a que estão sujeitos e censurar a negligência ou qualquer outra coisa errada.

  1. Qual é o dever do povo para com os seus ministros. Há dever mútuo entre ministros e povo. Se os ministros devem trabalhar entre o povo, então:

(1.) O povo deve conhecê-los. Assim como o pastor deve conhecer o seu rebanho, assim as ovelhas devem conhecer o seu pastor. Devem conhecer a sua pessoa, ouvir a sua voz, reconhecê-lo como seu pastor e dar a devida consideração ao seu ensino, governo e advertências.

(2.) Devem estimar altamente os seus ministros em amor. Devem valorizar grandemente o ofício do ministério, honrar e amar as pessoas dos seus ministros, e mostrar a sua estima e afeição de todas as maneiras apropriadas.

E isso por causa da sua obra, porque a sua ocupação é promover a honra de Cristo e o bem-estar das almas dos homens. Repare: os ministros fiéis devem estar tão longe de ser pouco estimados por causa da sua obra que devem ser altamente estimados por causa dela.

A obra do ministério está tão longe de ser desonra aos que por outros motivos merecem estima que confere honra aos fiéis e diligentes, à qual de outro modo não poderiam reivindicar direito. E lhes obterá aquela estima e amor entre o povo bom que de outro modo não poderiam esperar.

III. Ele dá diversas outras exortações a respeito do dever que os cristãos devem uns aos outros:

  1. A estar em paz entre si, v. 13. Alguns entendem esta exortação (segundo a leitura em algumas cópias) como referente ao dever do povo para com os seus ministros: viver pacificamente com eles e não levantar nem promover dissensões em qualquer tempo entre ministro e povo.

Isso certamente será impedimento ao êxito da obra de um ministro e à edificação do povo. É certo que ministros e povo devem evitar tudo o que tende a afastar as suas afeições uns dos outros.

E o povo deve estar em paz entre si, fazendo tudo o que pode para impedir que quaisquer diferenças surjam ou continuem entre eles, e usando todos os meios apropriados para preservar paz e harmonia.

  1. A avisar os indisciplinados, v. 14. Haverá em todos os convívios alguns que andam desordenadamente, que saem da sua posição e lugar. E é dever não só dos ministros, mas também dos cristãos particulares, avisá-los e adverti-los.

Estes devem ser censurados pelo seu pecado, avisados do seu perigo, e informados claramente da injúria que fazem às suas próprias almas e do prejuízo que podem fazer aos outros. Deve-se lembrar-lhes o que devem fazer, e censurá-los por fazer de outra maneira.

  1. A consolar os de ânimo fraco, v. 14. Por estes se entendem os tímidos e de coração débil, ou os abatidos e de espírito triste. Alguns são covardes, têm medo das dificuldades e ficam desalentados ao pensar nos riscos, perdas e aflições.

Ora, estes devem ser animados. Não devemos desprezá-los, mas consolá-los. E quem sabe que bem uma palavra bondosa e consoladora lhes pode fazer?

  1. A sustentar os fracos, v. 14. Alguns não são bem capazes de executar o seu trabalho nem de suportar os seus fardos. Devemos por isso sustentá-los, ajudar as suas fraquezas e levantar uma ponta do fardo, e assim ajudar a carregá-lo.

É a graça de Deus, de fato, que deve fortalecer e sustentar estes. Mas devemos falar-lhes dessa graça e procurar ministrar-lhes dessa graça.

  1. A ser pacientes para com todos os homens, v. 14. Devemos suportar e tolerar. Devemos ser longânimos, e reprimir a nossa ira se começar a surgir à percepção de afrontas ou injúrias. Pelo menos, não devemos deixar de moderar a nossa ira.

E este dever deve ser exercido para com todos os homens, bons e maus, de alta e baixa posição. Não devemos ser elevados nas nossas expectativas e exigências, nem ásperos nos nossos ressentimentos, nem duros nas nossas imposições, mas procurar tirar o melhor que pudermos de tudo e pensar o melhor que pudermos de todos.

  1. A não retribuir mal por mal a qualquer homem, v. 15. Devemos olhar por isso e ser muito zelosos a esse respeito, isto é, devemos por todos os meios abster-nos de vingar-nos.

Se outros nos fazem uma injúria, isso não nos justificará retribuí-la, fazer-lhes a mesma, ou uma semelhante, ou qualquer outra injúria. Convém-nos perdoar, como os que são e esperam ser perdoados por Deus.

  1. A sempre seguir o que é bom, v. 15. Em geral, devemos procurar fazer o que é nosso dever e agradável a Deus em todas as circunstâncias, quer os homens nos façam bem quer mal. O que quer que os homens nos façam, devemos fazer o bem aos outros.

Devemos sempre procurar ser beneficentes e instrumentos para promover o bem-estar dos outros, tanto entre nós mesmos (em primeiro lugar, entre os da família da fé), e então, conforme temos oportunidade, para com todos os homens, Gálatas 6:10.

Versículos 16 a 22

Diversas Exortações Breves. (51 d.C.)

Aqui temos diversas exortações breves, que não sobrecarregarão a nossa memória, mas serão de grande utilidade para dirigir os movimentos do nosso coração e vida. Pois os deveres são de grande importância, e podemos observar como estão ligados entre si e dependem uns dos outros:

  1. “Regozijai-vos sempre”, v. 16. Isso deve ser entendido da alegria espiritual. Pois devemos regozijar-nos nos nossos consolos de criaturas como se não nos regozijássemos, e não devemos esperar viver muitos anos e regozijar-nos em todos eles. Mas, se nos regozijamos em Deus, podemos fazê-lo sempre.

Nele a nossa alegria será completa. E é culpa nossa se não temos um banquete contínuo. Se somos tristes por qualquer motivo mundano, contudo ainda podemos sempre regozijar-nos, 2 Coríntios 6:10. Repare: uma vida religiosa é uma vida agradável, é uma vida de alegria constante.

  1. “Orai sem cessar”, v. 17. Repare: a maneira de regozijar-se sempre é orar sem cessar. Nós nos regozijaríamos mais se orássemos mais. Devemos manter tempos determinados para a oração e continuar insistentes na oração.

Devemos orar sempre e não desfalecer: orar sem cansaço, e continuar em oração até chegarmos àquele mundo onde a oração será absorvida no louvor. O significado não é que os homens devam só orar, mas que nada mais que façamos impeça a oração na sua época apropriada.

A oração ajudará a promover, e não impedirá, todos os demais afazeres lícitos e toda boa obra.

  1. “Em todas as coisas dai graças”, v. 18. Se orarmos sem cessar, não nos faltará matéria para ação de graças em todas as coisas. Assim como em todas as coisas devemos dar a conhecer a Deus os nossos pedidos por súplicas, assim não devemos omitir a ação de graças, Filipenses 4:6.

Devemos ser agradecidos em toda condição, até na adversidade assim como na prosperidade. Nunca estamos tão mal que não pudesse ser pior.

Por mais ocasião que tenhamos de fazer as nossas humildes queixas a Deus, nunca podemos ter qualquer motivo para queixar-nos de Deus, e sempre temos muito motivo para louvar e dar graças.

O apóstolo diz: esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus a nosso respeito, que demos graças, visto que Deus é reconciliado conosco em Cristo Jesus. Nele, por ele e por causa dele, ele consente que nos regozijemos sempre, e nos designa em todas as coisas dar graças. Isso agrada a Deus.

  1. “Não apagueis o Espírito” (v. 19), pois é este Espírito da graça e súplica que ajuda as nossas fraquezas, que nos auxilia nas nossas orações e ações de graças. Diz-se que os cristãos são batizados com o Espírito Santo e com fogo.

Ele opera como fogo, iluminando, vivificando e purificando as almas dos homens. Devemos ser zelosos para não apagar este fogo santo.

Assim como se apaga o fogo retirando o combustível, assim apagamos o Espírito se não despertamos os nossos espíritos e tudo o que há dentro de nós para cumprir os movimentos do bom Espírito.

E, assim como o fogo é apagado ao derramar água ou pôr sobre ele grande quantidade de terra, assim devemos ser zelosos para não apagar o Espírito Santo permitindo-nos cobiças e afeições carnais, ou atentando só às coisas terrenas.

  1. “Não desprezeis as profecias” (v. 20). Pois, se negligenciamos os meios da graça, perdemos o Espírito da graça. Por profecias aqui devemos entender a pregação da palavra, a interpretação e aplicação das Escrituras.

E isso não devemos desprezar, mas devemos prezar e valorizar, porque é a ordenança de Deus, designada por ele para o nosso avanço e crescimento em conhecimento e graça, em santidade e consolo.

Não devemos desprezar a pregação, embora seja simples e não com palavras atraentes da sabedoria dos homens, e embora nos seja dito só o que sabíamos antes.

É útil, e muitas vezes necessário, ter as nossas mentes despertadas, as nossas afeições e resoluções estimuladas àquelas coisas que antes sabíamos serem o nosso interesse e dever.

  1. Provem todas as coisas, mas retenham o que é bom, v. 21. Esta é uma cautela necessária, provar todas as coisas. Pois, embora devamos valorizar a pregação, não devemos aceitar as coisas por confiança no pregador, mas prová-las pela lei e pelo testemunho.

Devemos explorar as Escrituras para saber se o que eles dizem é verdadeiro ou não. Não devemos crer em todo espírito, mas devemos provar os espíritos. Mas não devemos estar sempre provando, sempre sem firmeza. Não: por fim devemos estar firmados e reter o que é bom.

Quando estamos satisfeitos de que alguma coisa é certa, verdadeira e boa, devemos retê-la e não soltá-la, qualquer que seja a oposição ou perseguição que encontremos por causa dela.

Repare: as doutrinas da infalibilidade humana, fé implícita e obediência cega não são as doutrinas da Bíblia. Todo cristão tem, e deve ter, o juízo de discernimento, e deve ter os seus sentidos exercitados em distinguir entre bem e mal, verdade e falsidade, Hebreus 5:13, 14.

E provar todas as coisas deve ser para reter o que é bom. Não devemos ser sempre buscadores, ou flutuar nas nossas mentes, como crianças lançadas de um lado para o outro por todo vento de doutrina.

  1. “Abstende-vos de toda aparência de mal”, v. 22. Isso é um bom meio de impedir que sejamos enganados por falsas doutrinas ou fiquemos sem firmeza na nossa fé. Pois o nosso Salvador nos disse (João 7:17): se um homem fizer a sua vontade, conhecerá da doutrina se é de Deus.

Afeições corruptas permitidas no coração e práticas más consentidas na vida tenderão grandemente a promover erros fatais na mente. Ao passo que a pureza de coração e a integridade de vida disporão os homens a receber a verdade no amor dela.

Devemos por isso abster-nos do mal e de todas as aparências de mal, do pecado e daquilo que parece pecado, leva a ele e o beira.

Quem não receia as aparências do pecado, quem não evita as ocasiões do pecado e quem não evita as tentações e aproximações do pecado não se absterá por muito tempo da sua efetiva prática.

Versículos 23 a 28

A Oração de Paulo pelos Tessalonicenses. (51 d.C.)

Nestas palavras, que concluem esta epístola, observe:

I. A oração de Paulo em favor deles, v. 23. Ele lhes havia dito, no começo desta epístola, que sempre os mencionava nas suas orações. E, agora que lhes está escrevendo, eleva o seu coração a Deus em oração em favor deles. Repare:

  1. A quem o apóstolo ora, a saber, o próprio Deus da paz. Ele é o Deus da graça e o Deus da paz e amor. É o autor da paz e amante da concórdia. E pela disposição pacífica e unidade deles, vindas de Deus como autor, seriam melhor obtidas aquelas coisas pelas quais ora.

  2. As coisas pelas quais ora em favor dos tessalonicenses são a sua santificação, que Deus os santificasse inteiramente, e a sua preservação, que fossem preservados irrepreensíveis.

Ora para que sejam inteiramente santificados, para que o homem inteiro seja santificado, e então para que o homem inteiro, espírito, alma e corpo, seja preservado. Ou ora para que sejam inteiramente santificados, isto é, mais perfeitamente. Pois os melhores são santificados só em parte enquanto neste mundo.

E por isso devemos orar pela santificação completa e avançar para ela. Onde a boa obra da graça é começada, será levada adiante, protegida e preservada. E todos os que são santificados em Cristo Jesus serão preservados até a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.

E, porque, se Deus não levasse adiante a sua boa obra na alma, ela fracassaria, devemos orar a Deus para aperfeiçoar a sua obra e preservar-nos irrepreensíveis, livres de pecado e impureza, até que por fim sejamos apresentados sem culpa diante do trono da sua glória com alegria excedente.

II. A sua certeza consoladora de que Deus ouviria a sua oração: “Fiel é aquele que vos chama, o qual também o fará”, v. 24.

A bondade e o amor de Deus lhes haviam aparecido ao chamá-los ao conhecimento da sua verdade, e a fidelidade de Deus era a sua segurança de que perseverariam até o fim. E por isso, o apóstolo lhes assegura, Deus faria o que ele desejava.

Efetuaria o que havia prometido. Realizaria toda a boa vontade da sua bondade para com eles. Repare: a nossa fidelidade a Deus depende da sua fidelidade para conosco.

III. O seu pedido das orações deles: “Irmãos, orai em nosso favor”, v. 25. Devemos orar uns em favor dos outros. E os irmãos devem assim expressar amor fraternal. Este grande apóstolo não considerava inferior a si chamar os tessalonicenses de irmãos, nem pedir as orações deles.

Os ministros precisam das orações do seu povo. E quanto mais o povo ora em favor dos seus ministros, mais bem os ministros podem ter de Deus, e mais benefício o povo pode receber pelo ministério deles.

IV. A sua saudação: “Saudai todos os irmãos com um beijo santo”, v. 26. Assim o apóstolo envia uma saudação amigável de si mesmo, de Silvano e de Timóteo, e desejava que se saudassem uns aos outros nos nomes deles.

E assim desejava que significassem o seu amor e afeição mútuos uns aos outros pelo beijo da caridade (1 Pedro 5:14), que é aqui chamado beijo santo, para indicar como deveriam ser cautelosos quanto a toda impureza no uso desta cerimônia, então comumente praticada.

Assim como não deveria ser beijo traiçoeiro como o de Judas, assim também não deveria ser beijo lascivo como o da prostituta, Provérbios 7:13.

V. A sua incumbência solene para a leitura desta epístola, v. 27. Isso é não só uma exortação, mas uma adjuração pelo Senhor. E esta epístola devia ser lida a todos os santos irmãos.

Não é só consentido ao povo comum ler as Escrituras, e é aquilo que ninguém deve proibir, mas é seu dever indispensável, e é aquilo que devem ser persuadidos a fazer.

Para isso, estes santos oráculos não devem ser mantidos ocultos numa língua desconhecida, mas traduzidos nas línguas comuns, para que todos os homens, importando-lhes conhecer as Escrituras, possam lê-las e ter familiaridade com elas.

A leitura pública da lei era uma parte da adoração do sábado entre os judeus nas suas sinagogas, e as Escrituras devem ser lidas nas assembleias públicas dos cristãos também.

VI. A bênção apostólica habitual nas outras epístolas: “A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém”, v. 28.

Não precisamos de mais nada para nos fazer felizes que conhecer aquela graça que o nosso Senhor Jesus Cristo manifestou, participar daquela graça que adquiriu e ser participantes daquela graça que habita nele como cabeça da igreja.

Esta é uma fonte de graça que flui sem cessar e transborda para suprir todas as nossas carências.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra