Matthew Henry

1 Tessalonicenses 2

Argumento

Neste capítulo, o apóstolo lembra aos tessalonicenses a maneira como pregou entre eles, vv. 1-6. Depois, a maneira como se conduziu entre eles, vv. 7-12. Em seguida, trata do êxito de seu ministério, com seus efeitos tanto sobre ele como sobre eles (vv. 13-16), e então justifica sua ausência, vv. 17-20.

Versículos 1 a 6

Os Primeiros Ministros. (51 d.C.)

Aqui temos um relato da maneira como Paulo pregava e de sua reflexão consoladora sobre a acolhida que teve entre os tessalonicenses.

Assim como tinha o testemunho da própria consciência acerca de sua integridade, podia apelar aos tessalonicenses quanto à fidelidade com que ele, Silas e Timóteo, seus ajudantes na obra do Senhor, haviam cumprido sua função: “Vós mesmos, irmãos, sabeis como foi a nossa entrada entre vós”.

Repare: é grande consolo para um ministro ter sua própria consciência e a consciência de outros testemunhando em seu favor que começou bem, com bons propósitos e bons princípios, e que sua pregação não foi em vão ou, como alguns leem, não foi vã.

O apóstolo se consola aqui ou com o êxito de seu ministério, que não foi infrutífero nem em vão (segundo nossa tradução), ou, como outros pensam, com a reflexão sobre a sinceridade de sua pregação, que não era vã e vazia, nem enganosa e traiçoeira.

O assunto da pregação do apóstolo não consistia em especulações vãs e ociosas sobre sutilezas inúteis e questões tolas, mas em verdade sã e sólida, com maior probabilidade de beneficiar seus ouvintes. Este é um bom exemplo a ser imitado por todos os ministros do evangelho. Muito menos era vã ou enganosa a pregação do apóstolo.

Ele podia dizer a esses tessalonicenses o que disse aos coríntios (2 Coríntios 4:2): renunciamos às coisas ocultas da desonestidade, não andando com astúcia nem tratando enganosamente a palavra de Deus. Não havia nenhum propósito sinistro ou mundano em sua pregação, que, segundo ele lhes recorda, se deu:

I. Com coragem e resolução: “Tivemos ousadia em nosso Deus para vos falar o evangelho de Deus”, v. 2. O apóstolo foi inspirado por uma santa ousadia e não se deixou desanimar pelas aflições que enfrentou nem pela oposição que lhe fizeram. Sofrera maus-tratos em Filipos, como esses tessalonicenses bem sabiam.

Foi ali que ele e Silas foram tratados vergonhosamente e postos no tronco; contudo, assim que foram libertados, dirigiram-se a Tessalônica e pregaram o evangelho com tanta ousadia quanto antes. Repare: sofrer por uma boa causa deve aguçar, em vez de embotar, o fio da santa resolução.

Quando o evangelho de Cristo começou a se espalhar pelo mundo, enfrentou muita oposição; e os que o pregavam o faziam em meio à contenda, com grande agonia, o que indicava ou a luta dos apóstolos em sua pregação ou sua luta contra a oposição que enfrentavam. Este era o consolo de Paulo: não se intimidou em seu trabalho nem foi afastado dele.

II. Com grande simplicidade e sinceridade piedosa: “A nossa exortação não veio do engano, nem da impureza, nem se fez com dolo”, v. 3. Sem dúvida, o reconhecimento de sua própria sinceridade era motivo do maior consolo para o apóstolo e uma das razões de seu êxito. O evangelho que pregava e os exortava a crer e obedecer era sincero e incorrupto.

Seu propósito não era criar uma facção nem atrair homens para um partido, mas promover a religião pura e sem mácula diante de Deus Pai. O evangelho que pregava não continha engano: era verdadeiro e fiel, não falacioso nem uma fábula engenhosamente inventada. Também não procedia da impureza.

Seu evangelho era puro e santo, digno de seu santo autor, e tendia a reprovar toda forma de impureza. A palavra de Deus é pura. Não se devem introduzir nela misturas corruptas; e, assim como o conteúdo da exortação do apóstolo era verdadeiro e puro, sua maneira de falar não tinha dolo.

Ele não alegava uma coisa querendo dizer outra. Cria e, por isso, falava. Não tinha objetivos nem interesses sinistros e mundanos, mas era de fato o que parecia ser. O apóstolo não apenas afirma sua sinceridade, mas apresenta em seguida as razões e evidências dela. As razões estão no v. 4:

  1. Eram despenseiros a quem o evangelho fora confiado, e de um despenseiro se exige fidelidade. O evangelho que Paulo pregava não era seu, mas de Deus. Repare: aos ministros é concedido grande favor, conferida grande honra e confiada grande responsabilidade.

Eles não podem ousar corromper a palavra de Deus; devem usar diligentemente aquilo que lhes foi confiado, da maneira que Deus permitiu e ordenou, sabendo que prestarão contas quando já não puderem ser despenseiros.

  1. Seu propósito era agradar a Deus, não aos homens. Deus é Deus de verdade e exige verdade no íntimo; se faltar sinceridade, nada do que fizermos poderá agradá-lo. O evangelho de Cristo não se ajusta às fantasias vãs e concupiscências dos homens para satisfazer seus apetites e paixões.

Ao contrário, foi destinado a mortificar suas afeições corruptas e a libertá-los do poder da fantasia, para que fossem submetidos ao poder da fé. “Se ainda agradasse aos homens, não seria servo de Cristo”, Gálatas 1:10.

  1. Agiam tendo em vista a onisciência de Deus, diante daquele que prova o nosso coração. Este é, de fato, o grande incentivo à sinceridade: considerar que Deus não apenas vê tudo o que fazemos, mas conhece de longe nossos pensamentos e sonda o coração. Conhece bem todos os nossos objetivos e propósitos, assim como nossas ações.

É desse Deus, que prova nosso coração, que devemos receber a recompensa. Seguem-se as evidências da sinceridade do apóstolo, que são estas: (1.) Evitou a bajulação: “Nunca usamos palavras lisonjeiras, como sabeis”, v. 5. Ele e seus cooperadores pregavam Cristo, e este crucificado, sem tentar conquistar para si a afeição dos homens por meio de vanglória, adulação e lisonja.

Não: estava longe disso. Tampouco adulava os homens em seus pecados nem lhes dizia que, se pertencessem ao seu partido, poderiam viver como quisessem. Não os iludia com esperanças vãs nem era indulgente com eles em qualquer obra ou caminho mau, prometendo-lhes vida e, assim, rebocando com argamassa não temperada.

(2.) Evitou a cobiça. Não fez do ministério um manto ou cobertura para a cobiça, como Deus era testemunha, v. 5. Seu propósito não era enriquecer pregando o evangelho; muito longe disso, nem sequer estipulou com eles o pão. Não era como os falsos apóstolos, que, por cobiça, com palavras fingidas faziam comércio do povo, 2 Pedro 2:3.

(3.) Evitou a ambição e a vanglória: “Nem buscamos glória de homens, nem de vós nem de outros”, v. 6. Não esperavam nem as bolsas nem os chapéus do povo: não queriam ser enriquecidos por ele, nem adulados, adorados e chamados Rabi.

Esse apóstolo exorta os gálatas (Gálatas 5:26) a não desejarem a vanglória; sua ambição era obter a honra que vem de Deus, João 5:44. Diz-lhes que poderiam ter exercido maior autoridade como apóstolos, esperado maior estima e exigido sustento. É isso que significa a expressão “ser pesados”, porque talvez alguns considerassem esse peso grande demais para suportar.

Versículos 7 a 12

Os Primeiros Ministros. (51 d.C.)

Nestas palavras, o apóstolo lembra aos tessalonicenses a maneira como se conduziu entre eles. E:

I. Menciona a brandura de seu comportamento: “Fomos brandos entre vós”, v. 7. Demonstrou grande mansidão e ternura, embora pudesse ter agido com a autoridade de um apóstolo de Cristo. Tal comportamento recomenda muito a religião e está em plena harmonia com o modo gracioso com que Deus trata os pecadores no evangelho e por meio dele.

Esse grande apóstolo, embora abominasse e evitasse a bajulação, era muito condescendente com todos. Adaptava-se à capacidade de cada pessoa e se fazia tudo para todos. Demonstrou a bondade e o cuidado de uma ama que acaricia os filhos. É assim que se conquistam as pessoas, em vez de governá-las com rigor.

A palavra de Deus é realmente poderosa. Muitas vezes chega à mente das pessoas com autoridade imponente e sempre traz em si o suficiente para convencer todo juízo imparcial; mas chega com poder mais agradável quando os ministros do evangelho conquistam a afeição do povo.

Assim como a mãe que amamenta suporta a teimosia da criança, se submete a tarefas humildes para o bem dela e lhe oferece o seio, acolhendo-a junto ao peito, os ministros de Cristo também devem se comportar para com seu povo. “O servo do Senhor não deve contender, mas ser brando para com todos e paciente”, 2 Timóteo 2:24.

Essa brandura e bondade foram expressas pelo apóstolo de diversas maneiras. 1. Pelo desejo mais afetuoso de seu bem-estar: “Desejando-vos afetuosamente”, v. 8. O apóstolo nutria grande amor por eles e os buscava, não o que era deles; buscava as pessoas, não seus bens; queria ganhá-las, não lucrar com elas nem fazer delas mercadoria.

Era o bem-estar e a salvação espiritual e eterna deles que desejava ardentemente. 2. Pela grande disposição de lhes fazer o bem, comunicando-lhes de boa vontade não somente o evangelho de Deus, mas também nossas próprias almas, v. 8. Veja aqui como Paulo pregava. Não poupava esforços nesse trabalho.

Estava disposto a correr riscos e a arriscar sua alma, ou sua vida, ao pregar o evangelho. Estava disposto a gastar-se e a ser gasto no serviço às almas das pessoas. Assim como se diz que os que dão pão aos famintos por caridade comunicam as próprias almas naquilo que dão (Isaías 58:10), os apóstolos faziam o mesmo ao distribuir o pão da vida.

Tão queridos eram esses tessalonicenses em particular para esse apóstolo, e tão grande era seu amor por eles. 3. Pelo trabalho físico para evitar que tivessem despesas ou que seu ministério lhes fosse caro e pesado: “Vós vos lembrais de nosso trabalho e fadiga, pois trabalhávamos noite e dia”, etc., v. 9.

Abriu mão do direito que tinha de receber pagamento das igrejas. Ao trabalho do ministério acrescentou o de seu ofício de fabricante de tendas, para ganhar seu próprio pão. Não devemos supor que o apóstolo passasse a noite inteira e o dia inteiro em trabalho físico, para suprir as necessidades de seu corpo, pois então não teria tempo para a obra do ministério.

Mas dedicava parte da noite, assim como do dia, a esse trabalho; e estava disposto a abrir mão do descanso noturno para ter oportunidade de fazer bem às almas durante o dia. Aqui se oferece um bom exemplo aos ministros do evangelho, para que trabalhem pela salvação das almas, embora disso não se conclua que sejam sempre obrigados a pregar de graça.

Não se pode tirar deste caso uma regra geral, nem de que os ministros nunca possam trabalhar com as mãos para suprir suas necessidades materiais, nem de que devam fazê-lo sempre. 4. Pela santidade de sua conduta, a respeito da qual apela não só a eles, mas também a Deus (v. 10): “Vós sois testemunhas, e Deus também”.

Eles observavam sua conduta exterior em público, diante das pessoas; Deus era testemunha não só de seu comportamento em particular, mas também dos princípios interiores que orientavam suas ações. Seu comportamento era santo para com Deus, justo para com todos e irrepreensível, sem dar motivo de escândalo ou ofensa.

Tinham o cuidado de não ofender nem os de fora nem os que criam, para não dar mau exemplo e para que sua pregação e sua vida formassem um todo coerente. “Nisto”, disse esse apóstolo, “eu me exercito, para ter sempre uma consciência livre de ofensa para com Deus e para com os homens”, Atos 24:16.

II. Menciona o cumprimento fiel do trabalho e da função do ministério, v. 11, 12. Também nisso podia apelar a eles como testemunhas. Paulo e seus cooperadores não eram apenas bons cristãos, mas também ministros fiéis. Não devemos ser bons apenas em nossa vocação geral de cristãos, mas também em nossas vocações e relações particulares.

Paulo exortava os tessalonicenses, não apenas informando-os de seu dever, mas estimulando-os e animando-os a cumpri-lo por meio de motivos e razões adequados. Também os consolava, procurando animar e sustentar seu ânimo diante das dificuldades e dos desânimos que pudessem encontrar.

Ele fazia isso não só em público, mas também em particular e de casa em casa (Atos 20:20), e admoestava cada um deles pessoalmente. Alguns pensam que é a isso que se refere a comparação com um pai que admoesta os filhos. Essa expressão também indica os conselhos e consolos afetuosos e compassivos que o apóstolo oferecia.

Era o pai espiritual deles. Assim como os acariciava como uma mãe que amamenta, também os admoestava como pai, com mais afeto paterno do que autoridade paterna. “Como a meus filhos amados, eu vos admoesto”, 1 Coríntios 4:14.

A maneira como esse apóstolo exortava deve ser considerada especialmente pelos ministros para que a imitem; e o conteúdo de sua exortação deve ser atentamente considerado por eles e por todos os demais: que andassem de modo digno de Deus, que os chamou para seu reino e glória, v. 12.

Observe: 1. Nosso grande privilégio no evangelho é que Deus nos chamou para seu reino e glória. O evangelho nos chama ao reino e estado de graça aqui e ao reino e estado de glória depois: ao céu e à felicidade como nosso fim, e à santidade como caminho para esse fim.

  1. Nosso grande dever no evangelho é andar de modo digno de Deus, de maneira que a disposição de nossa mente e o curso de nossa vida correspondam a esse chamado e sejam adequados a esse privilégio.

Devemos nos ajustar à intenção e ao desígnio do evangelho e viver de modo coerente com nossa profissão de fé e nossos privilégios, nossas esperanças e expectativas, como convém aos que foram chamados com tão alta e santa vocação.

Versículos 13 a 16

Efeitos do Ministério Cristão. (51 d.C.)

Observe aqui: I. O apóstolo menciona o êxito de seu ministério entre esses tessalonicenses (v. 13), expresso:

  1. Pela maneira como receberam a palavra de Deus: “Quando recebestes a palavra de Deus que ouvistes de nós, recebestes não como palavra de homens, mas, como é em verdade, como palavra de Deus.” Repare: (1.) A palavra do evangelho é pregada por homens semelhantes a nós, sujeitos às mesmas paixões e fraquezas que os demais: “Temos este tesouro em vasos de barro”.

Os tessalonicenses ouviram dos apóstolos a palavra de Deus que receberam. (2.) Contudo, ela é verdadeiramente a palavra de Deus. Assim era a palavra que os apóstolos pregavam por inspiração divina, e assim é a que ficou registrada nas Escrituras, escritas por inspiração divina.

Assim também é a palavra pregada em nossos dias, pois está contida nesses oráculos sagrados, ou evidentemente fundamentada neles, ou deles deduzida. (3.) São muito censuráveis os que apresentam suas próprias fantasias ou imposições como palavra de Deus. Essa é a forma mais vil de iludir um povo e de agir sem fidelidade.

(4.) Também são censuráveis os que, ao ouvir a palavra, não enxergam além do ministério de homens: os que se agradam apenas, ou principalmente, da elegância do estilo, da beleza da composição, da voz e da maneira como a palavra é pregada, e esperam obter nisso o seu proveito.

(5.) Devemos receber a palavra de Deus como palavra de Deus, com sentimentos adequados à sua santidade, sabedoria, verdade e bondade. As palavras dos homens são frágeis e perecíveis como eles próprios e, às vezes, falsas, tolas e inconstantes. Mas a palavra de Deus é santa, sábia, justa e fiel e, como seu autor, vive e permanece para sempre. Recebamo-la e respeitemo-la, portanto, desse modo.

  1. Pela operação maravilhosa da palavra que receberam: ela opera eficazmente nos que creem, v. 13. Os que recebem a palavra pela fé descobrem que ela é proveitosa. Faz bem aos que andam com retidão e, por seus efeitos maravilhosos, demonstra ser a palavra de Deus.

Ela converte suas almas, ilumina sua mente e alegra seu coração (Salmos 19). Os que possuem esse testemunho interior da verdade das Escrituras, a palavra de Deus, por suas operações eficazes no coração, possuem para si a melhor prova de sua origem divina, embora isso não baste para convencer outros que desconhecem essa experiência.

II. Menciona os bons efeitos que sua pregação bem-sucedida produziu:

  1. Sobre ele e seus cooperadores. Era motivo constante de gratidão: “Por esta causa damos graças a Deus sem cessar”, v. 13. O apóstolo expressava tantas vezes sua gratidão a Deus por isso que parecia achar que nunca poderia agradecer suficientemente por Deus o ter considerado fiel, colocado no ministério e tornado frutífero seu trabalho ministerial.

  2. Sobre eles. A palavra operou eficazmente neles, não apenas para que fossem exemplos a outros na fé e nas boas obras (o que ele mencionara antes), mas também para que perseverassem com constância e paciência em meio aos sofrimentos e provações por causa do evangelho.

Vocês se tornaram imitadores das igrejas de Deus e sofreram coisas semelhantes às que elas sofreram (v. 14), com coragem e constância semelhantes e com paciência e esperança semelhantes. Repare: a cruz é a marca do cristão. Se somos chamados a sofrer, somos chamados apenas a seguir as igrejas de Deus; assim perseguiram os profetas que vieram antes de vocês, Mateus 5:12.

É um bom efeito do evangelho quando somos capacitados a sofrer por sua causa. O apóstolo menciona os sofrimentos das igrejas de Deus que estavam na Judeia em Cristo Jesus.

Os que estavam na Judeia foram os primeiros a ouvir o evangelho e os primeiros a sofrer por ele; pois os judeus eram os inimigos mais amargos que o cristianismo tinha e se enfureciam especialmente contra seus compatriotas que o abraçavam.

Repare: o zelo amargo e a perseguição ardente colocarão compatriotas uns contra os outros e romperão todos os laços naturais, além de contrariar todas as regras da religião. Em cada cidade a que os apóstolos iam pregar o evangelho, os judeus instigavam os habitantes contra eles. Eram os principais instigadores da perseguição em toda parte; assim aconteceu particularmente em Tessalônica.

Atos 17:5: os judeus que não criam, movidos de inveja, juntaram a si alguns homens perversos da classe mais baixa, reuniram uma multidão e causaram alvoroço em toda a cidade. Nessa ocasião, o apóstolo descreve o caráter dos judeus incrédulos (v. 15), de modo suficiente para justificar sua rejeição final e a ruína de seu lugar, de sua igreja e de sua nação, que então se aproximava.

(1.) Mataram o Senhor Jesus e desejaram, com descaramento e presunção, que o sangue dele caísse sobre eles e seus filhos. (2.) Mataram seus próprios profetas: foi assim durante toda a sua história; seus pais fizeram o mesmo. Eram uma geração perseguidora. (3.) Odiavam os apóstolos e lhes causavam todo o dano que podiam.

Perseguiam-nos e os expulsavam e caçavam de um lugar para outro. Não admira que, tendo matado o Senhor Jesus, perseguissem seus seguidores. (4.) Não agradavam a Deus. Haviam perdido completamente todo senso de religião e o devido cuidado de cumprir seu dever para com Deus.

Era um erro extremamente fatal pensar que prestavam serviço a Deus matando os servos de Deus. O assassinato e a perseguição são profundamente odiosos a Deus e não podem ser justificados por nenhuma alegação: são tão contrários à religião natural que nenhum zelo por qualquer instituição religiosa verdadeira ou apenas suposta pode jamais desculpá-los.

(5.) Eram contrários a todos os homens. Seu espírito perseguidor era perverso: contrário à luz da natureza, à humanidade, ao bem-estar de todos e aos sentimentos de todos os que não estão dominados pelo fanatismo.

(6.) Nutriam inimizade implacável contra os gentios e invejavam a oferta do evangelho feita a eles: impediam os apóstolos de falar aos gentios para que fossem salvos. Os meios de salvação estiveram por muito tempo restritos aos judeus.

“A salvação é dos judeus”, diz nosso Salvador. Eles invejavam os gentios e se irritavam com a possibilidade de que estes fossem admitidos a participar dos meios de salvação.

Nada os provocava mais do que nosso Salvador lhes falar desse assunto em qualquer ocasião. Isso enfureceu os judeus em Jerusalém quando Paulo, em sua defesa, lhes disse que fora enviado aos gentios, Atos 22:21. Ouviram-no pacientemente até que pronunciou essas palavras, mas então não puderam suportar mais: levantaram a voz e disseram: “Tirai da terra tal homem, pois não convém que ele viva”.

Assim os judeus completaram a medida de seus pecados. Nada contribui mais para que uma pessoa ou um povo complete a medida de seus pecados do que opor-se ao evangelho, obstruir seu avanço e impedir a salvação de almas preciosas. Por causa dessas coisas, a ira chegou sobre eles até o extremo; isto é, a ira estava determinada contra eles e logo os alcançaria.

Não muitos anos depois, Jerusalém foi destruída e a nação judaica, abatida pelos romanos. Repare: quando se completa a medida da iniquidade de alguém e ele peca até o extremo, vem a ira, e também até o extremo.

Versículos 17 a 20

Efeitos do Ministério Cristão. (51 d.C.)

Nestas palavras, o apóstolo justifica sua ausência. Observe aqui: 1. Diz-lhes que foi afastado deles contra a própria vontade: nós, irmãos, fomos separados de vocês, v. 17. Tamanha era a fúria de seus perseguidores. Foi enviado contra a vontade, à noite, para Bereia, Atos 17:10.

  1. Embora ausente em corpo, estava presente em coração. Continuava a lembrar-se deles e a cuidar muito deles. 3. Mesmo sua ausência física duraria apenas pouco tempo, o tempo de uma hora. O tempo é curto; todo o nosso tempo na terra é curto e incerto, estejamos com nossos amigos ou longe deles.

Este mundo não é um lugar onde podemos permanecer juntos para sempre, nem por muito tempo. É no céu que as almas santas se encontrarão e jamais voltarão a se separar. 4. Desejava e procurava ardentemente vê-los outra vez: com grande desejo, procuramos ainda mais ver o rosto de vocês, v. 17.

Assim, o apóstolo ao menos pretendia que sua ausência durasse pouco. Desejava e procurava voltar muito em breve a Tessalônica. Mas quem tem muitas ocupações não é senhor de seu próprio tempo. Paulo fez o que pôde, e não poderia fazer mais, v. 18.

  1. Diz-lhes que Satanás impediu seu retorno (v. 18): isto é, ou algum inimigo ou alguns inimigos, ou o grande inimigo da humanidade, que incitou oposição a Paulo quando ele pretendia voltar a Tessalônica, ou provocou tantas contendas e dissensões nos lugares aonde Paulo foi que sua presença ali se tornou necessária.

Repare: Satanás é inimigo constante da obra de Deus e faz tudo o que pode para obstruí-la. 6. Garante-lhes sua afeição e elevada estima, embora até então não pudesse estar com eles como desejava. Eles eram sua esperança, alegria e coroa de regozijo; sua glória e alegria.

Essas expressões manifestam grande e terna afeição e elevada estima. É uma felicidade quando ministros e povo têm afeição e estima mútuas, especialmente se assim se alegrarem, se os que semeiam e os que colhem se alegrarem juntos na presença de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda.

O apóstolo lembra aqui aos tessalonicenses que, embora ainda não pudesse ir até eles e embora jamais pudesse fazê-lo, nosso Senhor Jesus Cristo virá; nada o impedirá. Além disso, quando vier, todos deverão comparecer em sua presença, ou diante dele. Ministros e povo, todos deverão comparecer diante dele; e o povo fiel será a glória e a alegria dos ministros fiéis naquele grande e glorioso dia.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra