1 Samuel 8
Argumento
No capítulo anterior, as coisas iam tão bem com Israel sob a administração de Samuel que, ao que me parece, é uma pena encontrá-lo tão depressa, como ocorre neste capítulo, velho e saindo de cena, com tudo caminhando para uma revolução. Mas é assim: os bons dias de Israel raramente duram muito.
Temos aqui: I. Samuel em declínio (v. 1); II. A degeneração dos filhos dele (v. 2, 3); III. O descontentamento de Israel com o governo atual e a ansiedade por uma mudança.
Pois: 1. Pedem a Samuel que estabeleça um rei sobre eles (v. 4, 5); 2. Samuel leva a questão a Deus (v. 6); 3. Deus lhe diz que resposta dar, como repreensão (v. 7, 8) e como advertência, mostrando as consequências da mudança de governo e como logo se sentiriam incomodados sob esse governo (vv. 9-18).
- Eles insistem no pedido (v. 19, 20); 5. Samuel lhes promete, da parte de Deus, que em breve terão o que pedem (v. 21, 22). É muito difícil que as pessoas reconheçam quando estão bem.
Versículos 1 a 3
A Maldade dos Filhos de Samuel. (a.C. 1075.)
Encontramos aqui duas coisas tristes, mas nada surpreendentes:
- Um homem bom e útil envelhecendo e ficando incapaz de servir (v. 1): Samuel era velho e já não podia julgar Israel como antes. Não se calcula que tivesse mais de sessenta anos, talvez nem tanto.
Desde cedo, porém, amadurecera: ainda criança já se preocupava e refletia muito; isso talvez tenha antecipado as enfermidades da velhice.
Os frutos que amadurecem primeiro são os que menos duram. Ele gastara suas forças e seu vigor no trabalho árduo dos assuntos públicos e, agora, se pensasse em sacudir-se como em outros tempos, descobriria que estava enganado: a velhice lhe cortara os cabelos.
Os que estão no auge da vida devem ocupar-se com o trabalho que ela lhes dá; com o passar dos anos, vão se sentir menos dispostos e menos capazes de fazê-lo.
- Os filhos de um homem bom desviando-se e não seguindo seus passos. Samuel dera aos filhos uma educação tão boa, e eles lhe haviam dado tanta esperança de que se sairiam bem e conquistado tamanha reputação em Israel, que ele os nomeou juízes, primeiro como seus auxiliares e, depois, como representantes sob sua autoridade em Berseba, longe de Ramá (v. 2).
É provável que as regiões do sul tenham pedido que morassem ali, para que o povo não precisasse viajar longas distâncias para apresentar suas causas. Temos razão para pensar que Samuel lhes confiou esses cargos não por serem seus filhos — ele não tinha ambição de perpetuar o governo na família, assim como Gideão não tinha —, mas porque, até então, pareciam homens muito aptos para a tarefa.
Ninguém era tão adequado para aliviar o juiz idoso e ajudá-lo a carregar parte do fardo quanto seus próprios filhos, cæteris paribus — mantidas as demais condições. Sem dúvida, eram respeitados por causa do bom pai e, com essa vantagem inicial, poderiam logo ter se destacado, se ao menos fossem bons.
Mas, infelizmente, seus filhos não seguiram os caminhos dele (v. 3). Quando o caráter deles se revelou o oposto do seu, o parentesco com um homem tão bom, que de outro modo seria honra, tornou-se desonra. Degeneranti genus opprobrium — “A boa linhagem é uma vergonha para quem degenera dela”. Repare: os que têm mais graça não conseguem dá-la aos filhos.
Muitas vezes, homens bons se entristecem ao ver seus descendentes, em vez de seguir seus passos, pisoteá-los e, como diz Jó, estragar o caminho deles. Mais ainda: muitos começaram bem, prometiam muito e seguiram a direção certa, dando grandes esperanças aos pais e amigos, mas depois se desviaram por caminhos tortuosos e causaram tristeza àqueles a quem deveriam alegrar.
Quando os filhos de Samuel foram nomeados juízes e estabelecidos longe dele, então se revelaram. Assim: (1.) Muitos que receberam boa educação e se comportaram bem sob a vigilância dos pais, ao irem para o mundo e viverem por conta própria, tornam-se maus. Portanto, ninguém confie demais em si mesmo nem nos seus; dependa da graça divina.
(2.) Muitos que se saíram bem numa condição humilde e subordinada se corromperam ao receber cargos e poder. As honras mudam a mente das pessoas, e muitas vezes para pior.
Não parece que os filhos de Samuel fossem tão profanos e perversos quanto os filhos de Eli; mas, fossem o que fossem nos demais aspectos, eram juízes corruptos: desviavam-se para o lucro, para o mamom da injustiça, como traduz o caldeu. Repare: o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. É pernicioso em qualquer pessoa, mas sobretudo nos juízes.
Samuel não aceitara subornos (1 Samuel 12:3), mas seus filhos aceitavam, embora sem dúvida ele os tivesse advertido contra isso ao nomeá-los juízes. Então pervertiam a justiça. Ao decidir as controvérsias, olhavam para o suborno, não para a lei, e perguntavam quem oferecia mais, não quem tinha razão.
A situação de um povo é triste quando a justiça pública, que deveria fazer-lhe justiça, é pervertida e lhe causa a maior injustiça.
O Povo Pede um Rei; A Resposta de Deus a Israel; O Povo Insiste em Ter um Rei. (a.C. 1075.)
Versículos 4 a 22
Temos aqui o início de algo inteiramente novo e surpreendente: a instituição do governo monárquico em Israel. Talvez os que gostavam de mudanças e se deixavam atrair pelo que parecia grandioso já tivessem falado disso muitas vezes entre si. Mas não encontramos registro de que o assunto tenha sido proposto e debatido publicamente até então.
Abimeleque pouco mais foi que um rei de nome, embora se diga que reinou sobre Israel (Juízes 9:22). Talvez sua queda tenha tornado odioso em Israel o título de rei por muito tempo, assim como a queda de Tarquínio entre os romanos; se foi assim, a aversão já se dissipara, e agora dão passos ousados rumo a uma grande revolução.
Temos aqui:
I. A abordagem dos anciãos a Samuel sobre esse assunto (v. 4, 5). Eles se reuniram de comum acordo, não num tumulto violento, mas com o respeito devido à posição dele; foram à sua casa, em Ramá, apresentar seu pedido, que incluía:
- Uma queixa contra a situação, resumida assim: “Tu estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos”. Muitas vezes tiveram ocasião melhor para pedir um rei, quando eram oprimidos pelos vizinhos ou se envolviam em conflitos internos por não haver rei em Israel. Mas um motivo pequeno basta aos espíritos facciosos para disfarçar o desejo de mudança.
(1.) Era verdade que Samuel estava velho; mas, se isso o tornava menos capaz de percorrer a região e passar longas horas no tribunal, também o tornava mais sábio e experiente e, por isso, mais apto a governar. Se envelhecera, não fora a serviço deles? Era muita falta de bondade, ingratidão e até injustiça descartá-lo na velhice, depois de passar os dias fazendo-lhes o bem.
Deus impedira que sua juventude fosse desprezada (1 Samuel 3:20), mas eles fazem isso com a velhice dele, que deveria ter recebido dupla honra. Se os idosos forem censurados por suas enfermidades e afastados por causa delas, não devem achar estranho; foi o que aconteceu ao próprio Samuel.
(2.) Era verdade que os filhos dele não seguiam seus caminhos; isso aumentava a tristeza de Samuel, mas não podiam dizer que a culpa era dele. Ele não os tolerara no mal, como Eli; estava pronto a receber queixas contra eles.
Se esse fosse o pedido, podemos supor que, comprovada a acusação de suborno, Samuel teria revogado as nomeações deles e os punido. Mas isso não bastaria aos anciãos de Israel: tinham outro plano em mente.
- Um pedido para remediar essas queixas, estabelecendo um rei sobre eles: “Dá-nos um rei para nos julgar, como todas as nações”. Até aqui, fizeram bem em não se rebelar contra Samuel nem escolher um rei por conta própria, vi et armis — à força; em vez disso, procuraram o profeta de Deus e lhe pediram humildemente que o fizesse.
Mas, pelo que vem a seguir, percebe-se que a proposta era má e foi feita de maneira errada, desagradando a Deus. Deus pretendia dar-lhes um rei, um homem segundo o seu coração, quando Samuel morresse; mas eles quiseram antecipar o conselho de Deus e ter um rei já, porque Samuel estava velho.
Tinham um profeta para julgá-los, em comunhão direta com o céu, e isso os tornava grandes e felizes acima de qualquer nação, pois nenhuma tinha Deus tão perto de si como eles (Deuteronômio 4:7). Mas não bastava: queriam um rei que os julgasse com pompa e poder externos, como todas as nações.
Um pobre profeta de manto, embora familiarizado com as visões do Todo-Poderoso, parecia insignificante aos olhos dos que julgavam pela aparência. Já um rei de manto púrpura, com guardas e oficiais de Estado, pareceria grandioso; era um homem assim que queriam.
Sabiam que não adiantava tentar convencer Samuel a assumir o título e a dignidade de rei; ele precisava nomear um para eles. Não disseram: “Dá-nos um rei sábio e bom, que julgue melhor do que teus filhos”, mas: “Dá-nos um rei”, qualquer um que apenas fizesse figura.
Assim, insensatamente, abandonaram as próprias bênçãos e, sob o pretexto de elevar a dignidade de sua nação à dos vizinhos, na verdade rebaixaram-se de sua própria excelência e profanaram a coroa, lançando-a ao chão.
II. O ressentimento de Samuel diante desse pedido (v. 6). Vejamos como ele o recebeu:
- Atingiu-o profundamente. Provavelmente foi uma surpresa; ele não tivera qualquer notícia prévia daquele plano, o que tornou tudo mais doloroso.
A proposta desagradou a Samuel não quando o censuraram por suas próprias limitações e pelas irregularidades dos filhos — ele podia suportar pacientemente o que atingisse a si mesmo e à família —, mas quando disseram: “Dá-nos um rei para nos julgar”, pois isso afrontava a Deus e a sua honra.
- Levou-o a dobrar os joelhos. Samuel não respondeu de imediato; tomou tempo para pensar no pedido e orou ao Senhor por direção, expondo-lhe a situação e deixando-a com ele, o que lhe trouxe tranquilidade.
Samuel orava muito, e somos encorajados a apresentar a Deus os nossos pedidos em tudo (Filipenses 4:6). Quando alguma coisa nos perturba, é do nosso interesse e também nosso dever mostrar a Deus a nossa aflição; ele nos permite falar-lhe com humildade e franqueza.
III. As instruções de Deus a Samuel sobre o assunto. Os que buscam a Deus em suas dificuldades o encontram perto e pronto a orientá-los. Deus lhe diz:
- Algo que deveria moderar seu desagrado. Samuel estava muito perturbado com o pedido; doía-lhe ver sua função profética tão desprezada e todos os benefícios que fizera a Israel retribuídos com tamanha ingratidão. Mas Deus lhe diz que não deveria considerar isso difícil ou estranho.
(1.) Não deveria considerar difícil que o tivessem desprezado, pois, com isso, desprezaram o próprio Deus: Não rejeitaram somente você, mas rejeitaram a mim. Também participo da afronta (v. 7). Repare: se Deus se identifica com as indignidades que nos fazem e os desprezos que nos lançam, podemos suportá-los com paciência.
Não precisamos pensar menos de nós mesmos se, por causa dele, suportamos o descrédito (Salmos 69:7); antes, podemos alegrar-nos e considerar isso uma honra (Colossenses 1:24).
Samuel não deveria queixar-se de que estivessem cansados de seu governo, embora fosse justo e brando, pois, na verdade, estavam cansados do governo de Deus. Era isso que rejeitavam: “Rejeitaram a mim, para que eu não reine sobre eles”.
Deus reina sobre as nações (Salmos 47:8), sobre o mundo inteiro; mas o governo de Israel até então fora, de maneira mais particular que qualquer outro, uma teocracia, um governo divino. Seus juízes recebiam o chamado e a comissão diretamente de Deus, e os assuntos da nação estavam sob a direção especial dele.
Tanto a constituição quanto a administração do governo se davam por “Assim diz o Senhor”. Eles estavam cansados desse método, embora fosse sua honra e segurança, mais do que qualquer outra coisa, enquanto permanecessem fiéis a Deus.
De fato, provocando a ira de Deus com o pecado, ficavam mais expostos às calamidades e descobriam que não podiam transgredir pagando tão pouco quanto as outras nações; talvez essa fosse a verdadeira razão para desejarem estar nas mesmas condições diante de Deus que as outras nações.
(2.) Samuel não deveria estranhar nem se admirar com isso, pois faziam como sempre haviam feito: “Conforme todas as obras que praticaram desde o dia em que os tirei do Egito, assim também fazem com você” (v. 8).
No início, tinham sido tão respeitosos e obedientes a Samuel que ele começara a esperar que tivessem superado sua antiga teimosia; agora via que se enganara e não deveria se surpreender. Sempre trataram mal os governantes, como se viu com Moisés e Arão.
Além disso, “abandonaram a mim e serviram a outros deuses”; a gravidade do crime de querer novos deuses poderia fazer parecer pequeno o crime de querer novos governantes. Samuel podia esperar que agissem com deslealdade, pois eram chamados de transgressores desde o ventre (Isaías 48:8). Esse era o comportamento deles desde a juventude (Jeremias 22:21).
- Deus lhe diz o que responder ao pedido deles. Samuel não saberia o que dizer se Deus não o instruísse. Opor-se à proposta poderia parecer apego excessivo ao poder e ao domínio, impróprio para um profeta, e indulgência para com os filhos. Ceder poderia parecer traição à confiança depositada nele e o tornaria cúmplice de todas as más consequências da mudança.
Arão pecou ao satisfazer o povo quando disseram: “Faze-nos deuses”. Por isso Samuel não ousa atender ao pedido: “Faze-nos um rei”. Mas lhes transmite com segurança a resposta que Deus lhe enviou.
(1.) Deve dizer-lhes que terão um rei: “Ouve a voz do povo” (v. 7 e, novamente, v. 9). Isso não quer dizer que Deus aprovava o pedido. Às vezes, por amor, ele nos contraria; em outras ocasiões, atende ao que pedimos em sua ira, e foi o que aconteceu aqui.
Quando pediram um rei e príncipes, Deus lhes deu um rei em sua ira (Oseias 13:10, 11), assim como lhes deu codornizes (Salmos 106:15; 78:29). Deus mandou Samuel satisfazê-los:
[1.] Para que apanhassem com a própria vara e sentissem, para seu prejuízo, a diferença entre o governo de Deus e o de um rei (2 Crônicas 12:8). Logo se viu que, em todos os aspectos, a situação deles sob Saul era muito pior do que fora sob Samuel.
[2.] Para impedir algo pior. Se não fossem atendidos, poderiam rebelar-se contra Samuel ou abandonar em massa a religião e aceitar os deuses das nações, para ter reis como elas. Melhor que isso não acontecesse: que tivessem um rei.
[3.] Deus sabe tirar glória para si disso e realizar seus propósitos sábios até por meio dos conselhos insensatos deles.
(2.) Mas também deve dizer-lhes que, quando tiverem um rei, logo se cansarão dele e, tarde demais, se arrependerão da escolha. Samuel deve declarar-lhes solenemente (v. 9): se quiserem um rei para governá-los como os reis do Oriente governavam seus súditos, descobrirão que o jugo é muito pesado.
Eles olhavam apenas para a pompa e a magnificência do rei, pensando que isso tornaria sua nação grande e importante entre os vizinhos e aterrorizaria os inimigos. Mas Samuel deve pedir-lhes que considerem quanto custaria sustentar aquela pompa e como suportariam o poder arbitrário que os reis vizinhos assumiam.
Repare: quem fixa o coração de modo desordenado em alguma coisa deste mundo deve, para moderar o próprio desejo, considerar os inconvenientes e as vantagens que a acompanham e pesar uns contra os outros. Dizem claramente aos que se submetem ao governo do mundo e da carne que senhores duros eles são e que tirania é o domínio do pecado; mesmo assim, trocam o governo de Deus por esse.
IV. Samuel transmite fielmente a mensagem de Deus ao povo (v. 10). Ele lhes comunicou todas as palavras do Senhor: o quanto aquilo o desagradava, como interpretava o pedido como rejeição a ele e como o comparava ao serviço a outros deuses.
Deus atenderia ao pedido se insistissem, mas também ordenara a Samuel que lhes apresentasse as consequências certas da escolha. Se ainda tivessem algum juízo e se permitissem considerar o próprio interesse, retirariam o pedido e rogariam para continuar como estavam.
Por isso, Samuel lhes expõe em detalhes não o direito de um rei em geral, mas o modo de agir do rei que reinaria sobre eles, seguindo o modelo das nações (v. 11). Samuel não fala, como explica o bispo Patrick, de um direito justo e honesto do rei de fazer essas coisas: o dever do rei é descrito de forma bem diferente na parte da lei de Moisés que trata dele.
Fala de um direito como aquele que os reis das nações haviam adquirido. “Este será o modo de agir do rei”: assim ele sustentará sua dignidade à custa do que vocês têm de mais querido e abusará do poder, como os poderosos costumam fazer. Como terá nas mãos as forças armadas, vocês serão obrigados a submeter-se a ele.
- Se quiserem um rei como os das nações, considerem:
(1.) Esse rei terá uma grande comitiva e muitos servidores para atendê-lo: cavalariços para cuidar de seus carros e cavalos, nobres para acompanhá-lo e criados para correr diante de seus carros. A grandeza principal dos príncipes e a glória imaginada dos grandes é ter uma multidão de acompanhantes.
De onde virão esses servidores? “Ele tomará os filhos de vocês, nascidos livres, bem-educados e agora à disposição de vocês, e os designará para servi-lo” (v. 11). Terão de servi-lo e obedecer às suas ordens.
Os que costumavam trabalhar para os pais e para si mesmos terão de trabalhar para o rei, lavrar a terra dele e colher a sua safra (v. 12), e ainda considerar esse serviço um cargo (v. 16). Que grande mudança!
(2.) Ele manterá uma mesa farta. Não se contentará em jantar com os vizinhos à custa de um sacrifício, como Samuel costumava fazer (1 Samuel 9:13); vai querer grande variedade de pratos finos, recheios de carne, doces e molhos delicados.
E quem vai prepará-los? “Ele tomará as filhas de vocês, as mais engenhosas e habilidosas, que vocês esperavam estabelecer em suas próprias casas e mesas; quer vocês queiram, quer não, terão de ser confeiteiras, cozinheiras, padeiras e coisas do gênero.”
(3.) Ele precisará manter um exército permanente, com guardas e guarnições. Em vez de serem anciãos de suas cidades, viverem tranquilos e honrados em casa, os filhos de vocês terão de ser capitães de milhares e capitães de cinquenta, e ficarão à disposição do soberano.
(4.) Podem esperar que o rei tenha grandes favoritos, a quem terá elevado e enobrecido; precisará enriquecê-los e dar-lhes propriedades à altura da posição. De que modo fará isso senão à custa das heranças de vocês? (v. 14).
“Tomará os campos e as vinhas que vocês receberam de seus antepassados e esperavam deixar aos descendentes, e tomará até os melhores deles. Não apenas os tomará para si — isso vocês suportariam melhor —, mas os dará aos seus servidores, que serão seus senhores e governarão aquilo pelo que vocês trabalharam. Como vocês gostarão disso?”
(5.) O rei precisará de grandes rendas para manter sua grandeza e seu poder; de quem as tirará, senão de vocês? Tomará a décima parte das colheitas de vocês (v. 15) e também dos seus rebanhos (v. 17).
Vocês já consideram pesados os dízimos, inclusive os dízimos duplos, que a lei de Deus estabeleceu para o sustento da igreja e reclamam de pagá-los. Mas, se tiverem um rei, outra décima parte dos seus bens será cobrada com mais rigor para sustentar a dignidade real. Considerem o custo dessa magnificência e se ela compensará.
- Essas seriam as queixas deles. E:
(1.) Não teriam a quem reclamar, a não ser a Deus. Certa vez reclamaram ao próprio rei e ele lhes respondeu conforme o modo de agir dos reis: O jugo de vocês é pesado, e eu o tornarei ainda mais pesado (1 Reis 12:11).
(2.) Quando reclamassem a Deus, ele não os ouviria (v. 18). Não poderiam esperar isso, tanto porque tinham sido surdos aos chamados e às advertências dele quanto porque esse problema, em particular, seria culpa deles: tinham rejeitado a Deus e não acreditado quando ele lhes contou o que aconteceria.
Repare: quando, por desejos e planos desordenados, trazemos aflição sobre nós, perdemos com razão o consolo da oração e o benefício do auxílio divino. Se Deus não for melhor conosco do que merecemos, teremos de nos socorrer pelas próprias mãos, e então estaremos em má situação.
V. A obstinação do povo no pedido (v. 19, 20). Seria de esperar que uma exposição como essa das consequências, feita pelo próprio Deus, que não engana com suas palavras nem se engana em seu conhecimento, os convencesse a desistir. Mas estavam decididos, certos ou errados, para o bem ou para o mal:
“Teremos um rei sobre nós, diga o que disserem Deus ou Samuel; teremos um rei, custe o que custar e quaisquer que sejam os prejuízos que isso traga para nós e para os nossos descendentes.” Veja como foram insensatos:
- Fecharam os ouvidos à razão e os olhos ao próprio interesse. Não podiam responder aos argumentos de Samuel nem negar sua força, mas se tornaram ainda mais veementes e insolentes.
Antes, disseram: “Pedimos que nos dê um rei”; agora: “Não, mas teremos um rei; sim, teremos, porque queremos; não suportaremos que se diga nada contra isso”. Veja como os desejos desordenados são absurdos e roubam o juízo das pessoas.
- Não conseguiram esperar o tempo de Deus. Deus lhes indicara na lei que, no tempo certo, Israel teria um rei (Deuteronômio 17:14, 15), e talvez tivessem alguma indicação de que a hora estava próxima. Mas estavam com pressa: “Queremos esse rei em nossos dias”.
Se tivessem esperado mais dez ou doze anos, teriam recebido Davi, um rei dado por Deus em misericórdia, e todas as calamidades que acompanharam a instituição de Saul teriam sido evitadas. Decisões repentinas e desejos apressados dão trabalho a um arrependimento longo e vagaroso.
- Ao pedir um rei, não pretendiam apenas, como antes, ser como as nações e igualar-se àquelas acima das quais Deus os havia elevado; queriam também alguém que os julgasse, fosse à frente deles quando saíssem para a batalha e lutasse por eles.
Povo insensato e sem juízo! Poderiam desejar uma batalha mais bem travada em favor deles do que a última, vencida pela oração de Samuel e pelo trovão de Deus? (1 Samuel 7:10). A vitória lhes parecia certa demais? Queriam arriscar a guerra com a mesma incerteza das outras nações?
Parece que estavam fartos de seus privilégios. E qual foi o resultado? Seu primeiro rei morreu numa batalha, coisa que nunca aconteceu a nenhum de seus juízes; o mesmo ocorreu com Josias, um dos últimos e melhores reis.
VI. O povo é dispensado com o aviso de que, em breve, terá o que pediu:
- Samuel repetiu aos ouvidos do Senhor todas as palavras do povo (v. 21). Não que Deus não as conhecesse perfeitamente sem o relato de Samuel; mas, como profeta, ele agiu com fidelidade entre Deus e Israel, devolvendo a resposta àquele que o enviara, e assim esperou novas instruções.
Deus conhece plenamente a situação que nos causa preocupação e dúvida, mas quer que nós a apresentemos a ele. Samuel ter repetido as palavras aos ouvidos do Senhor indica que fez isso em particular, pois o povo não estava disposto a unir-se a ele em oração para buscar a direção de Deus.
Isso também demonstra uma santa familiaridade, à qual Deus bondosamente admite o seu povo: falam ao ouvido do Senhor, como um amigo sussurra ao outro. A comunhão com Deus é um alimento que temos para comer, e o mundo não conhece (João 4:32).
- Deus orientou que tivessem um rei, já que estavam tão obstinadamente decididos a isso (v. 22): Estabeleça-lhes um rei; que tirem o melhor proveito dele e culpem a si mesmos se a pompa e o poder em que tanto querem ver seu soberano se tornarem sua praga e seu fardo. Assim, Deus os entregou aos desejos do próprio coração.
Samuel lhes disse isso, mas por ora os mandou para casa, cada um à sua cidade, pois a escolha da pessoa devia ficar a cargo de Deus; eles não tinham mais nada a fazer. Quando Deus julgasse apropriado comunicar a Samuel sua escolha, o povo voltaria a ter notícias de Samuel. Enquanto isso, deviam manter a paz e aguardar o desfecho.