Matthew Henry

1 Samuel 7

Argumento

Neste capítulo temos: I. O obscurecimento da glória da arca, por sua permanência em Quiriate-Jearim durante muitos anos, v. 1, 2.

II. A manifestação da glória de Samuel em seus serviços públicos para o bem de Israel, para quem foi levantado como juiz, sendo o último a ter esse título. Este capítulo nos dá todo o relato que temos dele no auge de sua vida; pois o que vimos antes foi sua infância (1 Samuel 2 e 3), e o que vemos dele depois foi sua velhice, 1 Samuel 8:1.

Aqui o vemos ativo: 1. Na reforma de Israel, afastando-o da idolatria, v. 3, 4. 2. Na renovação da religião entre eles, v. 5, 6.

  1. Em orar por eles contra a invasão dos filisteus (vv. 7-9), sobre os quais Deus, em resposta à sua oração, lhes concedeu uma gloriosa vitória, v. 10, 11. 4. Em erguer um memorial de gratidão por essa vitória, v. 12.

  2. Em aproveitar essa vitória, v. 13, 14. 6. Na administração da justiça, vv. 15-17.

Essas eram as tarefas para as quais Deus o preparava e que lhe destinava, ao lhe conceder desde cedo as primeiras manifestações de sua graça.

Versículos 1 a 2

A Arca em Quiriate-Jearim. (a.C. 1099.)

Aqui devemos acompanhar a arca até Quiriate-Jearim e então deixá-la ali, sem ouvir mais nada a respeito dela, exceto uma vez (1 Samuel 14:18), até que Davi a buscasse dali, cerca de quarenta anos depois, 1 Crônicas 13:6.

I. Estamos muito dispostos a acompanhá-la até lá, pois os homens de Bete-Semes, por sua própria insensatez, transformaram em fardo aquilo que poderia ter sido uma bênção; e gostaríamos muito de vê-la entre aqueles para quem ela será cheiro de vida para vida, pois, em todos os lugares onde esteve recentemente, foi cheiro de morte para morte. Agora:

  1. Os homens de Quiriate-Jearim a trazem alegremente para junto de si, v. 1. À primeira palavra, vieram buscar a arca do Senhor.

Os seus vizinhos de Bete-Semes não ficaram mais felizes por se livrar dela do que eles por recebê-la, sabendo muito bem que a mortandade que a arca causou em Bete-Semes não foi um ato de poder arbitrário, mas de justiça necessária; os que sofreram por isso deviam culpar a si mesmos, não a arca.

Podemos confiar na palavra que Deus disse: “Não me provoqueis, e não vos farei mal algum” (Jeremias 25:6). Repare: os juízos de Deus sobre os que profanam as suas ordenanças não devem nos fazer temer as ordenanças, mas profaná-las e fazer mau uso delas.

  1. Eles providenciaram cuidadosamente um acolhimento digno para ela entre eles, como convidada bem-vinda, com verdadeiro afeto, e como convidada honrada, com respeito e reverência.

(1.) Providenciaram um lugar adequado para recebê-la. Não tinham nenhum edifício público para adornar com ela, mas a alojaram na casa de Abinadabe, que ficava no ponto mais alto e, provavelmente, era a melhor casa da cidade; ou talvez o dono fosse o homem mais distinto entre eles por sua piedade e afeição pela arca.

Os homens de Bete-Semes a deixaram exposta sobre uma pedra, em campo aberto, e, embora aquela fosse uma cidade de sacerdotes, nenhum deles a recebeu em sua casa; os homens de Quiriate-Jearim, porém, embora fossem israelitas comuns, deram-lhe abrigo, sem dúvida no melhor cômodo da casa para onde foi levada.

Repare: [1.] Deus encontrará um lugar de repouso para a sua arca; se alguns a expulsam, ainda assim o coração de outros será inclinado a recebê-la. [2.] Não é novidade a arca de Deus ser alojada numa casa particular.

Cristo e seus apóstolos pregavam de casa em casa quando não podiam dispor de lugares públicos. [3.] Às vezes os sacerdotes são envergonhados e superados na religião por israelitas comuns.

(2.) Providenciaram uma pessoa adequada para cuidar dela: “Santificaram Eleazar, seu filho, para que a guardasse”. Não foi o pai, talvez porque fosse idoso e frágil, ou porque tivesse de cuidar dos assuntos de sua casa e família, dos quais não queriam afastá-lo; foi o filho, que, ao que parece, era um jovem muito piedoso e devoto, zeloso das melhores coisas.

Seu trabalho era guardar a arca, não apenas para impedir que filisteus maliciosos se apoderassem dela, mas também para impedir que israelitas curiosos demais a tocassem ou olhassem dentro dela. Ele devia manter limpo e digno o cômodo onde a arca ficava, para que, embora estivesse num lugar obscuro, não parecesse uma coisa negligenciada, da qual ninguém cuidava.

Não parece que esse Eleazar fosse da tribo de Levi, muito menos da casa de Arão, nem era necessário que fosse, pois ali não havia altar para sacrifício ou incenso. Podemos supor apenas que alguns israelitas devotos viessem orar diante da arca, e ele estaria pronto para atender e ajudar os que assim fizessem.

Para esse propósito, santificaram-no: isto é, com o seu consentimento, obrigaram-no a fazer disso seu trabalho e a dedicar-se continuamente a ele; em nome de todos os cidadãos, separaram-no para essa tarefa. Isso era irregular, mas desculpável por causa da aflição daquele momento.

Quando a arca acaba de sair do cativeiro, não podemos esperar que de repente esteja com toda a solenidade de costume; devemos aceitar as coisas como estão e fazer o melhor possível.

II. Ainda assim, custa-nos muito deixá-la aqui. Queremos que volte bem a Siló, mas esta está desolada (Jeremias 7:14); ou gostaríamos ao menos que estivesse em Nobe, em Gibeão ou onde quer que estivessem o tabernáculo e os altares. Porém, parece que ela deve ficar à margem do caminho, por falta de homens dispostos a zelar pelo bem público e levá-la ao lugar apropriado.

  1. O tempo que permaneceu ali foi longo, muito longo: por mais de quarenta anos ficou naquelas florestas, num lugar remoto, obscuro e particular, pouco frequentado e quase ignorado (v. 2): “O tempo que a arca permaneceu em Quiriate-Jearim foi longo”, até que Davi a buscou dali.

Era muito estranho que, durante todo o tempo em que Samuel governou, a arca nunca fosse levada ao seu lugar no Santo dos Santos, evidência do declínio do zelo santo entre eles.

Deus permitiu que assim fosse para puni-los por negligenciarem a arca quando ela estava em seu lugar e para mostrar que a grande importância atribuída à arca na instituição era apenas uma figura de Cristo e das boas coisas vindouras, que não podem ser abaladas (Hebreus 9:23; 12:27). Era uma justa censura aos sacerdotes que alguém de outra ordem fosse santificado para guardar a arca.

  1. Vinte anos desse período tinham passado antes que a casa de Israel percebesse a falta da arca. A Septuaginta a lê de modo um pouco mais claro do que nós: “E eram vinte anos quando toda a casa de Israel voltou a buscar o Senhor”.

Assim, por muito tempo a arca permaneceu na obscuridade, e os israelitas não perceberam o inconveniente nem perguntaram o que havia acontecido com ela; embora, enquanto estivesse ausente do tabernáculo, faltasse o sinal da presença especial de Deus, e eles não pudessem observar o Dia da Expiação como devia ser observado.

Contentaram-se com os altares sem a arca; com tanta facilidade os que professam uma religião formal se satisfazem com uma rotina de práticas exteriores, sem sinais da presença ou da aceitação de Deus.

Mas, por fim, caíram em si e começaram a lamentar a ausência do Senhor, provavelmente estimulados pela pregação de Samuel, à qual se somou uma atuação extraordinária do Espírito de Deus. Agora surge por todo o Israel uma disposição geral ao arrependimento e à reforma; eles começam a olhar para aquele que tinham desprezado e a lamentar-se (Zacarias 12:10).

O dr. Lightfoot pensa que esse acontecimento e esse tempo foram quase tão notáveis quanto quaisquer outros que lemos nas Escrituras, e que a grande conversão de Atos 2 e 3 é o único paralelo.

Repare: (1.) Os que sabem dar valor às ordenanças de Deus não podem deixar de considerar muito lamentável ficar sem elas. (2.) O verdadeiro arrependimento e a conversão começam com o lamento pela ausência do Senhor.

Precisamos reconhecer que, por nosso pecado, nós o provocamos a retirar-se e que estaremos arruinados se continuarmos distantes dele; devemos ficar inquietos até recuperarmos o seu favor e alcançarmos o seu retorno gracioso. Os israelitas estavam em melhor condição quando lhes faltava a arca e lamentavam sua ausência do que quando a tinham e a espiavam ou se orgulhavam dela.

É melhor ver pessoas ansiando pelos meios da graça quando escassos do que enfastiadas quando abundam.

Versículos 3 a 6

Podemos muito bem nos perguntar onde Samuel estava e o que fazia durante todo esse tempo, pois, desde 1 Samuel 4:1, não o vimos sequer mencionado, não porque estivesse indiferente, mas porque seus trabalhos entre o povo só são mencionados quando aparece o fruto deles.

Quando percebeu que começavam a lamentar a ausência do Senhor, aproveitou que o ferro ainda estava quente. Como servo fiel de Deus e amigo fiel do Israel de Deus, procurou fazer duas coisas por eles:

I. Procurou separá-los de seus ídolos, pois a reforma precisava começar por aí. Ele falou a toda a casa de Israel (v. 3), indo, ao que parece, de lugar em lugar, como pregador itinerante (pois não lemos que estivessem reunidos antes do v. 5).

Onde quer que chegasse, esta era a sua exortação: “Se vocês de fato voltam para o Senhor, como parecem inclinados a fazer ao lamentar o afastamento de vocês dele e o dele de vocês, então saibam: 1. Que vocês precisam renunciar e abandonar os ídolos; afastem de vocês os deuses estrangeiros, pois o seu Deus não admite rivais.”

“Cada um afaste os ídolos de si; além disso, retirem-nos do meio de vocês e façam o que puderem, cada qual no seu lugar, para removê-los do país. Afastem os baalins, os deuses estrangeiros, e as astarotes, as deusas estrangeiras”, pois eles também as tinham. Ou Astarote é mencionada em particular porque era o ídolo mais amado, aquele ao qual estavam mais apegados.

Repare: o verdadeiro arrependimento ataca o pecado de estimação e, com zelo e determinação especiais, afasta justamente aquele pecado que mais facilmente nos enreda.

  1. “Que vocês precisam levar a sério o retorno a Deus, com reflexão cuidadosa e firme determinação, pois ambas estão incluídas em preparar o coração, orientá-lo, dispô-lo e firmá-lo no Senhor.”

  2. “Que vocês precisam ser inteiramente de Deus, para ele e para nenhum outro, e servir somente a ele; do contrário, não o servem de modo algum de uma forma que lhe agrade.”

  3. “Que esse é o único caminho, e um caminho seguro, para a prosperidade e o livramento. Sigam esse caminho, e ele os livrará das mãos dos filisteus; pois foi porque vocês o abandonaram e serviram a outros deuses que ele os entregou nas mãos deles.”

Esse foi o teor da pregação de Samuel, e ela teve um efeito extraordinariamente bom (v. 4): “Afastaram os baalins e as astarotes”; não apenas deixaram de adorá-los, mas destruíram suas imagens, demoliram seus altares e os abandonaram por completo. “Que temos nós ainda com os ídolos?” (Oseias 14:8; Isaías 30:22).

II. Procurou vinculá-los para sempre a Deus e ao serviço dele. Agora que os tinha bem dispostos, fez tudo o que pôde para mantê-los assim.

  1. Convocou todo o Israel, ou ao menos seus anciãos como representantes, para se reunirem com ele em Mispa (v. 5), e prometeu orar por eles. Valia a pena que viessem até da parte mais distante do país para se unirem a Samuel na busca do favor de Deus. Repare: os ministros devem orar por aqueles a quem pregam, para que Deus, por sua graça, torne eficaz a pregação.

Quando nos reunimos em assembleias religiosas, precisamos lembrar que nosso dever ali é tanto participar das orações públicas quanto ouvir um sermão. Samuel oraria para que, pela graça de Deus, eles se separassem de seus ídolos e, então, pela providência de Deus, fossem livrados dos filisteus. Os ministros seriam mais úteis ao seu povo se apenas orassem mais por ele.

  1. Eles obedeceram à convocação. Não apenas compareceram à reunião, mas se conformaram ao seu propósito e ali demonstraram boa disposição, v. 6.

(1.) “Tiraram água e a derramaram diante do Senhor”, como sinal de: [1.] Humilhação e contrição pelo pecado, reconhecendo-se como “água derramada no chão, que não pode ser recolhida de novo” (2 Samuel 14:14), tão insignificantes e miseráveis diante de Deus (Salmos 22:14). O Targum lê: “Derramaram o coração em arrependimento diante do Senhor”.

Choraram rios de lágrimas e se entristeceram segundo Deus, pois fizeram isso diante do Senhor e com os olhos postos nele. [2.] Orações e súplicas fervorosas a Deus por misericórdia.

Na oração, a alma é derramada diante de Deus (Salmos 62:8). [3.] Reforma universal: assim expressaram a disposição de abandonar todos os pecados e não conservar deles mais gosto nem sabor do que o recipiente conserva da água que dele é derramada. Confessaram plena e abertamente, e estavam firmes na resolução de lançar fora de si todas as transgressões.

Israel agora é batizado para deixar os ídolos, segundo o dr. Lightfoot. [4.] Alguns pensam que isso significa a alegria pela esperança da misericórdia de Deus, da qual Samuel lhes dera certeza. Essa cerimônia era usada com esse sentido na Festa dos Tabernáculos (João 7:37, 38; veja Isaías 12:3).

Tomando-a nesse sentido, deve-se ler: “Tiraram água depois de terem jejuado”. Ao final da humilhação, expressaram assim a esperança de perdão e reconciliação.

(2.) Jejuaram, abstendo-se de alimento e afligindo a alma, expressando assim arrependimento e estimulando a devoção.

(3.) Fizeram uma confissão pública: “Pecamos contra o Senhor”, dando glória a Deus e tomando para si a vergonha. Se confessarmos assim os nossos pecados, encontraremos nosso Deus fiel e justo para nos perdoar.

  1. Samuel os julgou naquele dia em Mispa, isto é, assegurou-lhes, em nome de Deus, o perdão dos pecados em razão do arrependimento e que Deus estava reconciliado com eles. Foi um julgamento de absolvição. Ou recebeu acusações contra os que não abandonaram os ídolos e os processou conforme a lei. Julgou os que não quiseram julgar a si mesmos.

Ou então estabeleceu tribunais de justiça entre eles e designou as sessões e os circuitos que depois observou (v. 16). Naquele momento pôs as coisas em movimento. Começou a agir como magistrado para impedi-los de recair nos pecados que então pareciam ter abandonado.

Os Israelitas Atacados pelos Filisteus; A Intercessão de Samuel por Israel. (a.C. 1099.)

Versículos 7 a 12

Aqui: I. Os filisteus invadem Israel (v. 7), interpretando aquela reunião geral para arrependimento e oração como se fosse um encontro de guerra; se assim fosse, pensaram ser prudente impedir que a guerra chegasse ao seu próprio país. Não tinham motivo justo para essa suspeita; mas os que procuram fazer mal aos outros prontamente imaginam que os outros planejam fazer-lhes mal.

Observe aqui: 1. Às vezes o mal parece resultar do bem. A reunião religiosa dos israelitas em Mispa lhes trouxe problemas com os filisteus, o que talvez os tenha tentado a desejar que tivessem ficado em casa e a culpar Samuel por convocá-los.

Mas podemos estar no caminho de Deus e ainda assim encontrar aflição; ou melhor, quando os pecadores começam a se arrepender e a se reformar, devem esperar que Satanás reúna todas as suas forças contra eles e ponha seus instrumentos para trabalhar ao máximo, a fim de se opor a eles e desanimá-los. 2. Como, por fim, o bem resulta desse mal.

Israel nunca poderia ter sido ameaçado em momento mais oportuno do que aquele, quando se arrependia e orava, nem poderia estar mais bem preparado para receber o inimigo; tampouco os filisteus poderiam ter agido de modo mais imprudente para si mesmos do que guerreando contra Israel naquele momento, quando este fazia as pazes com Deus.

Mas Deus permitiu que agissem assim para ter a oportunidade de coroar imediatamente a reforma de seu povo com sinais de seu favor e confirmar as palavras do seu mensageiro, que lhes garantira que, se se arrependessem, Deus os livraria das mãos dos filisteus.

Assim, ele faz a ira do homem redundar em seu louvor e serve aos propósitos da sua graça para com seu povo até por meio dos desígnios maliciosos dos inimigos contra eles (Miquéias 4:11, 12).

II. Israel se apega firmemente a Samuel, seu melhor amigo depois de Deus, nessa aflição. Embora ele não fosse homem de guerra nem tivesse fama de grande guerreiro, eles, temendo os filisteus, contra os quais se julgavam em grande desvantagem, pediram as orações de Samuel em favor deles: “Não cesse de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós” (v. 8).

Estavam ali desarmados e despreparados para a guerra; tinham vindo para jejuar e orar, não para lutar. Portanto, como muitos deles só dispunham de orações e lágrimas, recorreram a essas armas. Sabendo que Samuel tinha grande influência no céu, pediram-lhe com fervor que a empregasse em favor deles.

Tinham razão para esperar isso, pois ele prometera orar por eles (v. 5), prometera-lhes o livramento dos filisteus (v. 3), e eles tinham observado tudo o que lhes dissera da parte do Senhor. Assim, os que se submetem sinceramente a Cristo como legislador e juiz não precisam duvidar de que têm parte em sua intercessão.

Queriam muito que Samuel não deixasse de orar por eles: as preparações militares que fossem necessárias, eles as fariam; mas que ele perseverasse em oração, talvez lembrados de que, quando Moisés baixava a mão, ainda que por pouco tempo, Amaleque prevalecia.

Como é consolador para todos os crentes saber que nosso grande intercessor no céu nunca cessa nem se cala, pois sempre comparece por nós na presença de Deus!

III. Samuel intercede por eles diante de Deus por meio de sacrifício, v. 9. Tomou um cordeiro ainda de mama e o ofereceu ao Senhor como holocausto completo; enquanto o sacrifício queimava, suas orações subiam ao céu junto com a fumaça. Observe: 1. Ele intercedeu por meio de um sacrifício.

Cristo intercede pelo mérito de sua satisfação, e em todas as nossas orações devemos olhar para a sua grande oblação, dependendo dela para sermos ouvidos e aceitos. O sacrifício de Samuel sem sua oração teria sido uma sombra vazia; sua oração sem o sacrifício não teria prevalecido tanto.

Ambos juntos nos ensinam quão grandes coisas podemos esperar de Deus em resposta às orações feitas com fé no sacrifício de Cristo. 2. Era um holocausto, oferecido exclusivamente para a glória de Deus, indicando que o grande argumento em que ele se apoiava na oração era a honra de Deus: “Senhor, ajuda agora o teu povo por amor do teu nome”.

Quando procuramos dar glória a Deus, podemos esperar que, em resposta às nossas orações, ele aja para a sua própria glória. 3. Ele ofereceu apenas um cordeiro ainda de mama, pois Deus considera mais a integridade e a intenção do coração do que o porte ou a quantidade das ofertas.

Esse único cordeiro, que representava o Cordeiro de Deus, foi mais aceitável do que milhares de carneiros ou novilhos sem fé e oração. Samuel não era sacerdote, mas era levita e profeta; a situação era extraordinária, e o que ele fez foi por orientação especial, por isso foi aceito por Deus. Com justiça, essa censura foi lançada sobre os sacerdotes, pois eles haviam se corrompido.

IV. Deus respondeu graciosamente à oração de Samuel (v. 9): “O Senhor o ouviu”. Ele próprio era um “pedido a Deus”, e Deus lhe concedeu muitos outros “pedidos”, isto é, muitas misericórdias em resposta à oração. Os filhos da oração devem ser notáveis por orar, como Samuel entre os que invocam o nome de Deus (Salmos 99:6).

A resposta foi concreta: os filisteus foram derrotados (v. 10, 11), completamente postos em fuga, e de tal maneira que a oração de Samuel, o poder de Deus e a valentia de Israel foram grandemente exaltados. 1. A oração de Samuel foi honrada, pois, exatamente quando ele oferecia o sacrifício e orava com ele, a batalha começou e logo se voltou contra os filisteus.

Assim, enquanto ele ainda falava, Deus ouviu e respondeu com trovões (Isaías 65:24). Deus mostrou que atentara para a oração e o sacrifício de Samuel.

Com isso, fez Israel saber que, no confronto anterior com os filisteus, havia justamente castigado a confiança presunçosa deles na presença da arca, carregada pelos ombros de dois sacerdotes profanos; agora, porém, aceitava graciosamente a humilde confiança na oração da fé, proferida pela boca e pelo coração de um profeta piedoso.

  1. O poder de Deus foi grandemente honrado, pois ele tomou a obra em suas mãos e os derrotou, não com grandes pedras de granizo, que os matariam (como em Josué 10:11), mas com um grande trovão, que os assustou e os lançou em tamanho terror e consternação que desmaiaram e se tornaram presa fácil para a espada de Israel; assim confundidos, foram derrotados diante dos israelitas.

Josefo acrescenta que a terra tremeu sob eles quando iniciaram o ataque e se abriu em muitos lugares, engolindo-os; além do terror dos trovões, o rosto e as mãos deles foram queimados por relâmpagos, o que os obrigou a fugir para salvar a própria vida.

E, depois de serem assim postos em fuga pela mão direta de Deus, a quem temiam menos do que tinham temido a sua arca (1 Samuel 4:7), 3. A honra foi concedida aos exércitos de Israel: foram usados para completar a vitória e tiveram o prazer de triunfar sobre seus opressores: “Perseguiram os filisteus e os feriram”.

Quão depressa perceberam o benefício do arrependimento, da reforma e do retorno a Deus! Agora que o comprometeram a agir em seu favor, nenhum inimigo poderia resistir-lhes.

V. Samuel ergueu um memorial de gratidão por essa vitória, para a glória de Deus e o encorajamento de Israel, v. 12. Ergueu um Ebenézer, a pedra de ajuda. Se algum dia o coração duro do povo perdesse a impressão dessa providência, essa pedra reavivaria sua lembrança e os faria agradecer, ou serviria de testemunho permanente contra a ingratidão deles.

  1. O lugar onde esse memorial foi erguido era o mesmo onde, vinte anos antes, os israelitas tinham sido derrotados pelos filisteus, pois ficava perto de Ebenézer (1 Samuel 4:1). O pecado que antes lhes causara aquela derrota, uma vez perdoado mediante o arrependimento, teve o perdão confirmado por essa gloriosa vitória no próprio lugar em que sofreram a perda; veja Oseias 1:10.

  2. O próprio Samuel cuidou de erguer esse monumento. Ele fora instrumento para alcançar a misericórdia por meio da oração e, por isso, pensou que tinha obrigação especial de fazer esse reconhecimento agradecido. 3. A razão que deu para o nome foi: “Até aqui o Senhor nos ajudou”.

Assim, falou com gratidão do passado, dando a glória da vitória somente a Deus, que acrescentara essa bênção a todos os seus favores anteriores; contudo, falou com alguma incerteza quanto ao futuro: “Até aqui as coisas foram bem, mas não sabemos o que Deus ainda fará conosco; deixamos isso com ele. Louvemos, porém, o que ele fez”.

Repare: devemos reconhecer com gratidão os começos de misericórdia e livramento, até onde chegam, mesmo que ainda não estejam completos e que o desfecho pareça incerto. “Tendo alcançado ajuda de Deus, continuo até hoje”, diz o bendito Paulo (Atos 26:22).

Versículos 13 a 17

A Derrota dos Filisteus. (a.C. 1092.)

Temos aqui um breve relato dos outros bons serviços que Samuel prestou a Israel. Depois de afastá-los dos ídolos e reconduzi-los a Deus, ele os colocou em condições de receber outros benefícios por meio de seu ministério. Tendo sido bem-sucedido nisso, tornou-se, em outros aspectos, uma grande bênção para eles; contudo, ao escrever ele mesmo, é breve no relato.

Não nos é dito aqui, mas parece (2 Crônicas 35:18) que, nos dias do profeta Samuel, o povo de Israel celebrou a Páscoa com devoção extraordinária, apesar da distância da arca e da desolação de Siló. Sem dúvida ele fez muitos bons serviços por Israel, mas aqui nos dizem apenas que foi instrumento:

  1. Para garantir a paz pública (v. 13): em seus dias os filisteus não voltaram a entrar no território de Israel, nem fizeram incursões ou ataques contra eles; perceberam que Deus agora lutava por Israel e que sua mão era contra os filisteus, o que os mantinha temerosos e conteve o restante da sua ira.

Samuel foi protetor e libertador de Israel, não pelo fio da espada, como Gideão, nem pela força do braço, como Sansão, mas pelo poder da oração a Deus e por conduzir o povo numa obra de reforma. Religião e piedade são as melhores garantias de uma nação. 2. Para recuperar os direitos públicos, v. 14.

Por sua influência, Israel teve coragem para reivindicar as cidades que os filisteus lhes haviam tomado injustamente e retido por muito tempo; e os filisteus, sem ousar contender com alguém de tão grande influência no céu, cederam mansamente ao pedido e as devolveram.

Alguns pensam que isso incluiu até Ecrom e Gate, duas das principais cidades, embora mais tarde os filisteus as tenham tomado novamente; outros pensam que se tratava de algumas cidades pequenas entre Ecrom e Gate, arrancadas das mãos dos filisteus. Foi isso que conseguiram com a reforma e a religião: avançaram sobre os inimigos e progrediram em seus assuntos.

Acrescenta-se: “Havia paz entre Israel e os amorreus”, isto é, os cananeus, os habitantes nativos que restavam. Israel não fez aliança com eles; eles ficaram quietos e não foram tão nocivos a Israel quanto às vezes tinham sido. Assim, quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos tenham paz com ele e não o perturbem (Provérbios 16:7).

  1. Para administrar a justiça pública (v. 15, 16): “Julgou Israel”. Como profeta, ensinou-lhes o dever e os repreendeu por seus pecados; isso é chamado de julgar (Ezequiel 20:4; 22:2). Moisés julgou Israel quando lhes deu a conhecer os estatutos e as leis de Deus (Êxodo 18:16); Samuel os julgou assim até o fim, mesmo depois de Saul ser feito rei.

Foi o que lhes prometeu quando Saul foi empossado (1 Samuel 12:23): “Não cessarei de vos ensinar o caminho bom e reto.” Como magistrado, recebia recursos dos tribunais inferiores e julgava os casos, examinava as causas e decidia, julgava os presos e os absolvia ou condenava conforme a lei.

Fez isso todos os seus dias, até envelhecer e não poder mais servir; então cedeu lugar a Saul. Mais tarde ainda exercia autoridade quando o procuravam; chegou a julgar Agague e o próprio Saul. Mas, no auge da vida, percorria a região para facilitar as coisas ao povo, ao menos naquela parte que estava mais sob sua influência.

Mantinha tribunais em Betel, Gilgal e Mispa, todas na tribo de Benjamim; mas sua residência permanente era Ramá, a cidade de seu pai. Ali julgava Israel, pois de todas as partes o procuravam com suas queixas (v. 17).

  1. Para manter as práticas públicas da religião:

Ali, onde morava, construiu um altar ao Senhor, não por desprezo ao altar que havia em Nobe, Gibeão ou onde quer que estivesse o tabernáculo; mas, como a justiça divina devastara Siló e ainda não se escolhera outro lugar para que levassem suas ofertas (Deuteronômio 12:11), considerou temporariamente suspensa a lei que os restringia a um único lugar.

Sendo profeta e estando sob orientação divina, fez como os patriarcas: construiu um altar onde vivia, tanto para uso de sua própria família quanto para o bem do povo da região que recorria ao altar. Os grandes devem usar sua riqueza, seu poder e sua influência para manter a religião nos lugares onde vivem.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra