1 Samuel 26
Argumento
Os problemas de Davi com Saul recomeçam aqui. As nuvens voltam depois da chuva, quando se poderia esperar que a tempestade tivesse passado e o céu se abrisse daquele lado. Mas, depois de admitir sua culpa por perseguir Davi e reconhecer o direito dele à coroa, Saul retoma a perseguição. Ele havia perdido por completo todo senso de honra e virtude.
I. Os zifeus informam a Saul onde Davi está (v. 1), e Saul sai em busca dele com uma força considerável (v. 2, 3).
II. Davi fica sabendo dos movimentos de Saul (v. 4) e observa seu acampamento (v. 5). III. Davi e um de seus homens arriscam-se a entrar no acampamento à noite e encontram Saul e todos os guardas dormindo profundamente (v. 6, 7).
IV. Embora seus companheiros o instiguem, Davi não tira a vida de Saul; leva apenas a lança e o jarro de água dele (vv. 8-12). V. Davi apresenta esses objetos como nova prova de que não pretendia fazer mal a Saul e argumenta com ele sobre sua conduta (vv. 13-20).
VI. Saul se convence do erro e, mais uma vez, desiste de perseguir Davi (vv. 21-25). A história se parece muito com a que vimos em 1 Samuel 24. Nas duas, Davi é livrado das mãos de Saul, e Saul, das mãos de Davi.
Versículos 1 a 5
Saul Volta a Perseguir Davi. (a.C. 1056.)
Aqui está: 1. Saul fica sabendo dos movimentos de Davi e parte para o ataque. Os zifeus foram até ele e contaram onde Davi estava, no mesmo lugar em que o haviam traído antes (1 Samuel 23:19). Talvez, embora o texto não mencione, Saul lhes tivesse dado a entender em segredo que continuava decidido a perseguir Davi e que ficaria satisfeito com a ajuda deles.
Se não foi assim, mostraram-se solícitos demais com Saul, sabendo o que o agradaria, e muito maliciosos contra Davi. Desesperando-se de algum dia se reconciliarem com ele, instigaram Saul, que não precisava de incentivo, contra Davi (v. 1).
Ao que sabemos, Saul teria mantido a boa disposição em que estava (1 Samuel 24:17) e não teria causado esse novo transtorno a Davi, se os zifeus não o tivessem instigado.
Veja quanto precisamos pedir a Deus que, já que há tanto combustível para a corrupção em nosso coração, mantenha longe de nós as faíscas da tentação, para que, se se juntarem, não sejamos incendiados pelo inferno.
Saul acolheu prontamente a informação e desceu com um exército de três mil homens ao lugar onde Davi se escondia (v. 2). Como depressa os corações não santificados perdem as boas impressões deixadas por suas convicções e voltam, como o cão ao próprio vômito!
- Davi fica sabendo dos movimentos de Saul e age em sua defesa. Não marchou para enfrentá-lo e lutar contra ele; buscava apenas a própria segurança, não a ruína de Saul. Por isso, permaneceu no deserto (v. 3).
Com isso, impôs grande contenção a si mesmo e refreou o ímpeto de seu espírito ao retirar-se em silêncio. Assim mostrou mais verdadeira coragem do que teria demonstrado numa resistência ilegítima.
(1.) Davi tinha espiões que o avisaram da chegada de Saul: ele realmente viera (v. 4). Davi não acreditaria que Saul o trataria com tamanha baixeza até ter provas cabais disso.
(2.) Com os próprios olhos, observou como Saul havia organizado o acampamento (v. 5). Aproximou-se do lugar onde Saul e seus homens haviam armado as tendas, suficientemente perto para observar, sem ser visto, as trincheiras, provavelmente ao cair da noite.
Versículos 6 a 12
Davi Poupa a Vida de Saul. (a.C. 1056.)
Aqui está: I. A ousada incursão de Davi ao acampamento de Saul durante a noite, acompanhado apenas de seu parente Abisai, filho de Zeruia.
Davi propôs a aventura a ele e a outro de seus confidentes (v. 6), mas o outro ou recusou por considerá-la perigosa demais, ou se contentou em deixar Abisai, que se dispôs a ir, correr o risco em seu lugar.
Não sabemos se Davi foi movido por sua própria coragem, por uma impressão extraordinária em seu espírito ou pelo oráculo. Como Gideão, avançou pelos guardas com a certeza especial da proteção divina.
II. A situação que encontrou no acampamento. Saul dormia na trincheira ou, como alguns leem, em seu carro, no meio das bagagens. A lança estava fincada no chão ao seu lado, para estar pronta caso invadissem seus alojamentos (v. 7). Todos os soldados, até mesmo os encarregados de montar guarda, dormiam profundamente (v. 12).
Assim, tinham os olhos fechados e as mãos atadas, pois um profundo sono enviado pelo Senhor havia caído sobre eles.
Foi algo extraordinário que todos dormissem ao mesmo tempo e tão profundamente que Davi e Abisai andassem e conversassem entre eles sem que nenhum se movesse. O sono que Deus concede aos seus amados é descanso e refrigério; mas, quando quer, pode transformar o sono de seus inimigos em prisão.
“Assim são despojados os valentes; dormiram o seu sono, e nenhum dos homens valentes encontrou as próprias mãos; à tua repreensão, ó Deus de Jacó!” (Salmos 76:5-6). O profundo sono vinha do Senhor, que governa as forças da natureza e as faz servir aos seus propósitos como quer. Quando quer incapacitar ou destruir alguém, ele o prende com um espírito de entorpecimento (Romanos 11:8).
Como jazem indefesos Saul e todo o seu exército, na prática desarmados e acorrentados! E, no entanto, nada lhes é feito; são apenas embalados até adormecer. Como Deus pode enfraquecer os mais fortes, confundir os mais sábios e frustrar os mais vigilantes! Portanto, que todos os seus amigos confiem nele e todos os seus inimigos o temam.
III. Abisai pede a Davi autorização para matar Saul com a lança fincada junto à cabeceira. Como Saul estava tão ao alcance, Abisai se compromete a matá-lo com um só golpe (v. 8).
Não insiste para que o próprio Davi o mate, pois ele já se recusara a fazê-lo quando teve oportunidade semelhante. Mas pede com insistência que Davi lhe permita fazê-lo.
Alega que Saul era inimigo de Davi, cruel e implacável, falso e traiçoeiro; não cederia a argumento algum, nem seria tocado por bondade. Além disso, Deus agora o entregara nas mãos de Davi e, na prática, mandava que o golpeasse.
A oportunidade anterior desse tipo surgiu por acaso, quando Saul entrou na mesma caverna que Davi. Mas agora havia algo extraordinário: o profundo sono que caíra sobre Saul e todos os seus guardas vinha claramente do Senhor. Era uma providência especial que dera essa oportunidade a Davi; por isso, segundo Abisai, ele não devia deixá-la passar.
IV. Davi se recusa generosamente a permitir que Saul sofra qualquer dano e mantém com firmeza seus princípios de lealdade (v. 9). Davi ordena a Abisai que não o mate. Não só se recusa a fazê-lo, como também não permite que outra pessoa o faça. E apresenta duas razões:
Seria uma afronta pecaminosa à ordem estabelecida por Deus. Saul era o ungido do Senhor, rei de Israel por escolha e designação especial do Deus de Israel, autoridade constituída; resistir a ele seria resistir à ordem de Deus (Romanos 13:2). Ninguém poderia fazer isso sem incorrer em culpa. Davi temia a culpa, e se preocupava mais com sua inocência do que com sua segurança.
Seria antecipar pecaminosamente a providência de Deus. No caso de Nabal, Deus já lhe mostrara que, se Davi deixasse a vingança por conta dele, Deus agiria no tempo certo.
Animado por essa experiência, Davi decide esperar até que Deus julgue oportuno vingá-lo de Saul, sem se vingar por conta própria (v. 10): “O Senhor o ferirá, como feriu Nabal, com algum golpe repentino; ou ele morrerá na batalha, como ocorreu pouco depois; ou, se não, chegará o dia de sua morte natural. Esperarei contente até lá, em vez de forçar meu caminho à coroa prometida por meios indiretos.”
A tentação era muito forte. Mas, se Davi cedesse, pecaria contra Deus; por isso, resiste com toda a determinação (v. 11): “O Senhor me livre de estender a mão contra o ungido do Senhor! Não, nunca farei isso, nem permitirei que seja feito.” Assim, com grande bravura, prefere a consciência ao próprio interesse e confia a Deus o desfecho.
V. Davi aproveita a ocasião para apresentar mais provas de sua integridade. Ele e Abisai levam a lança e o jarro de água que Saul tinha ao lado da cama (v. 12). E, coisa muito estranha, nenhum dos guardas percebe. Nem que um médico lhes tivesse dado o mais forte opiáceo ou uma dose entorpecente poderiam ter ficado mais profundamente presos pelo sono.
Enquanto Saul dormia, roubaram-lhe tanto a lança, que tinha para se defender, quanto o jarro de água, que tinha para se refrescar. Assim perdemos nossa força e nosso consolo quando somos descuidados, confiantes demais e deixamos de vigiar.
Versículos 13 a 20
Davi Argumenta com Saul. (a.C. 1056.)
Depois de sair em segurança do acampamento de Saul e levar provas suficientes de que estivera lá, Davi se posiciona num lugar apropriado, de onde possam ouvi-lo sem alcançá-lo (v. 13). Então começa a argumentar com eles sobre o que aconteceu.
I. Davi argumenta ironicamente com Abner e o ridiculariza com dureza. Davi sabia que o grande poder de Deus havia lançado Abner e os demais guardas num sono profundo e que a mão imediata de Deus estava nisso. Mesmo assim, repreende Abner como alguém indigno de ser capitão da guarda pessoal, pois dormira enquanto o rei, seu senhor, estava tão exposto.
Isso mostra que a mão de Deus os mantivera presos naquele sono profundo: assim que Davi saiu do perigo, algo muito pequeno os despertou. Até a voz de Davi, ouvida de muito longe, os despertou (v. 14). Abner se levantou — podemos supor que fosse cedo numa manhã de verão — e perguntou quem chamava e perturbava o descanso do rei.
“Sou eu”, diz Davi. Então o repreende por dormir quando deveria estar de guarda. Talvez Abner, considerando Davi um inimigo desprezível e sem perigo, tivesse deixado de montar sentinela; mesmo assim, ele próprio deveria ter permanecido mais vigilante. Para deixá-lo confuso, Davi lhe diz:
Que perdera a honra (v. 15): “Não és homem? (É isso que a palavra diz.) Um homem de posição, obrigado pelo dever do cargo a inspecionar os soldados? Não tens reputação de homem valente? Assim queres ser considerado: alguém de tamanha coragem e competência que não há outro igual. Mas agora estás envergonhado para sempre. Tu, um general! Tu, um preguiçoso!”
Que merecia perder a cabeça (v. 16): “Todos vocês merecem morrer pela lei militar, por terem deixado de vigiar enquanto o próprio rei dormia no meio de vocês.”
“Ecce signum — eis a prova. Vejam onde está a lança do rei: na mão daquele que o próprio rei considera seu inimigo. Quem levou a lança poderia ter levado a vida dele com a mesma facilidade e segurança.”
“Agora vejam quem são os melhores amigos do rei: vocês, que o negligenciaram e o deixaram exposto, ou eu, que o protegi quando estava exposto? Vocês me perseguem como alguém que merece morrer e incitam Saul contra mim; mas quem merece morrer agora?”
Às vezes, os que condenam outros injustamente são deixados, com justiça, à própria condenação.
II. Davi argumenta com Saul de maneira séria e afetuosa. A essa altura, Saul já estava desperto o suficiente para ouvir o que era dito e reconhecer quem falava (v. 17): “É esta a tua voz, meu filho Davi?” Saul se expressara do mesmo modo quando se abrandou (1 Samuel 24:16).
Saul dera a esposa de Davi a outro e, ainda assim, o chama de filho; desejava seu sangue e, contudo, alegra-se ao ouvir sua voz. São de fato maus aqueles que nunca têm uma convicção do bem nem pronunciam palavras boas com sinceridade.
Agora Davi tem uma oportunidade tão boa de alcançar a consciência de Saul quanto tivera, pouco antes, de tirar-lhe a vida. Davi aproveita esta oportunidade, embora não tenha aproveitado a outra, e argumenta com Saul sobre o sofrimento que ele continuava a lhe causar. Procura persuadi-lo a desistir da perseguição e a se reconciliar.
- Davi se queixa da condição muito triste a que a inimizade de Saul o reduzira. Lamenta duas coisas:
(1.) Ter sido afastado de seu senhor e de seu trabalho: “Meu senhor persegue o seu servo” (v. 18). “Como eu gostaria de servi-lo como antes, se meu serviço fosse aceito! Mas, em vez de ser reconhecido como servo, sou perseguido como rebelde; meu senhor é meu inimigo, e aquele a quem eu seguiria com respeito me obriga a fugir dele.”
(2.) Ter sido afastado de seu Deus e de sua religião, o que era uma aflição muito maior que a anterior (v. 19): “Eles me expulsaram da herança do Senhor, tornaram Canaã insuportável para mim, pelo menos nas partes habitadas, forçaram-me a ir para os desertos e montanhas e, em breve, me obrigarão a deixar o país por completo.”
O que o afligia não era tanto ter sido expulso de sua própria herança, mas da herança do Senhor, a terra santa. Deve nos consolar mais pensar que Deus tem direito às nossas propriedades e interesse nelas do que pensar em nosso próprio direito e interesse; e que, com elas, podemos honrá-lo, em vez de apenas sustentar a nós mesmos.
Também não o afligia tanto ser obrigado a viver entre estrangeiros quanto entre adoradores de deuses estranhos, e assim ficar exposto à tentação de participar da idolatria deles. Seus inimigos, na prática, mandavam que fosse servir a outros deuses. Talvez Davi tivesse ouvido alguns deles dizerem isso a seu respeito.
Os que nos impedem de participar das ordenanças de Deus fazem tudo o que podem para nos afastar de Deus e nos tornar pagãos.
Se Davi não fosse um homem de graça extraordinária e firmeza na religião, o mau tratamento que recebeu de seu próprio príncipe e povo — israelitas que adoravam o Deus verdadeiro — poderia tê-lo predisposto contra a religião que professavam e levado a participar do culto dos idólatras.
“Se estes são israelitas, então que eu viva e morra com os filisteus!” E não se pode agradecer aos israelitas por a conduta deles não ter produzido esse efeito.
Devemos considerar a maior injustiça aquela que nos expõe ao pecado. A respeito dos que assim levaram Davi à tentação, ele diz: “Sejam amaldiçoados diante do Senhor”. Caem sob maldição os que expulsam aqueles que Deus recebe e enviam ao diabo os que são queridos por Deus.
- Davi insiste em sua inocência: “Que fiz eu? Que mal há em minha mão?” (v. 18). Sua consciência testemunhava a seu favor: ele nunca fizera nem planejara qualquer mal contra a pessoa, a honra ou o governo de seu príncipe, nem contra os interesses de seu país.
Pouco antes, o próprio Saul dera testemunho a favor de Davi (1 Samuel 24:17): “Tu és mais justo do que eu”. Era muito irracional e perverso que Saul o perseguisse como criminoso, quando não podia acusá-lo de crime algum.
- Davi procura convencer Saul de que persegui-lo era não só errado, mas indigno dele e muito abaixo de sua posição: “O rei de Israel, cuja dignidade é grande e que tem tantos outros deveres, saiu à procura de uma pulga, como quando alguém caça uma perdiz nas montanhas” (v. 20). Que caça insignificante para o rei de Israel perseguir!
Davi se compara a uma perdiz, ave muito inocente e inofensiva: quando tentam matá-la, ela foge, se pode, mas não oferece resistência. Saul levaria a elite de seu exército ao campo só para caçar uma pobre perdiz?
Que desonra isso traria à sua posição! Que mancha deixaria em sua memória pisar num inimigo tão fraco e paciente, além de inocente! “Vós matastes o justo, e ele não vos resiste” (Tiago 5:6).
- Davi deseja que se investigue a causa principal da contenda e se tome uma providência adequada para encerrá-la (v. 19). Saul não podia alegar que a justiça o impelia a perseguir Davi ou que a segurança pública o obrigava a fazê-lo.
Davi não queria dizer — embora fosse verdade — que o próprio ciúme e malícia de Saul o levavam a agir assim. Conclui, portanto, que isso devia ser atribuído ou ao justo juízo de Deus ou aos planos injustos de pessoas más.
(1.) “Se o Senhor te incitou contra mim, seja para punir-me por pecar contra ele (embora eu seja inocente para contigo), seja por estar descontente contigo, caso isso decorra do espírito mau do Senhor que te perturba: que aceite a oferta de ambos; façamos as pazes e nos reconciliemos com Deus por sacrifício; espero então que qualquer pecado seja perdoado e cesse a grande aflição que nos atinge.”
Veja o caminho certo para fazer a paz: primeiro, façamos de Deus nosso amigo por meio de Cristo, o grande Sacrifício; então todas as outras inimizades serão eliminadas (Efésios 2:16; Provérbios 16:7). (2.) “Mas, se pessoas más te incitaram contra mim, que sejam amaldiçoadas diante do Senhor.” Isto é, são muito más e devem ser abandonadas como tais, excluídas da corte e dos conselhos do rei.
Davi atribui com tato a culpa aos maus conselheiros, que aconselharam o rei a fazer o que era desonroso e desonesto. Insiste que sejam afastados de Saul e proibidos de se aproximar dele, como pessoas amaldiçoadas diante do Senhor.
Então espera obter o que pede (v. 20): “Não deixes que meu sangue caia por terra, como tu ameaças, pois ele está diante do Senhor, que verá a injustiça e fará justiça por ela.” Assim Davi suplica comoventemente a Saul por sua vida e, para isso, pela boa opinião dele a seu respeito.
Versículos 21 a 25
Saul Cede. (a.C. 1056.)
Aqui está: I. A confissão em que Saul admite sua culpa e tolice ao perseguir Davi, e sua promessa de não voltar a fazê-lo. Essa segunda demonstração de respeito de Davi por Saul o comoveu mais que a primeira e arrancou dele reconhecimentos melhores (v. 21).
Saul admite que ficou comovido e completamente vencido pela bondade de Davi: “Minha vida foi preciosa aos teus olhos neste dia, embora eu pensasse que fosse detestável!”
Saul reconhece que agiu muito mal ao perseguir Davi: agiu contra a lei de Deus (“Pequei”) e contra o próprio interesse (“Procedi como um tolo”), pois perseguiu como inimigo aquele que teria sido um de seus melhores amigos, se Saul assim o tivesse considerado.
“Nisto errei profundamente e fiz mal tanto a ti quanto a mim.” Repare: os que pecam agem como tolos e erram gravemente, sobretudo os que odeiam e perseguem o povo de Deus (Jó 19:28).
Saul convida Davi a voltar à corte: “Volta, meu filho Davi”. Os que têm entendimento verão que lhes convém ter por perto pessoas que se comportam com sabedoria, como Davi, e que têm Deus consigo.
Saul promete que não voltará a persegui-lo como fizera, mas o protegerá: “Não mais te farei mal”. Pelo estado de espírito em que Saul se encontrava, temos razão para crer que falava sinceramente. Ainda assim, nem sua confissão nem sua promessa de mudar provinham de verdadeiro arrependimento.
II. Davi aproveita as convicções e confissões de Saul e apresenta provas de sua própria sinceridade. Davi pede a um dos soldados que traga a lança (v. 22) e, então (v. 23):
- Apela a Deus como juiz da contenda: “O Senhor retribua a cada um segundo a sua justiça”. Pela fé, Davi tem certeza de que Deus o fará, pois conhece perfeitamente o verdadeiro caráter das pessoas e de suas ações e é inflexivelmente justo ao retribuir a cada um segundo suas obras. Pela oração, Davi pede que Deus o faça.
Na prática, Davi ora contra Saul, que o tratara de modo injusto e infiel: “Dá-lhes segundo as suas obras” (Salmos 28:4). Mas, sobretudo, pede por si mesmo: que Deus o proteja em sua justiça e fidelidade e também o recompense, já que Saul o retribuíra tão mal.
- Davi volta a lembrar Saul da prova de seu respeito por ele, motivado pela lealdade: “Não quis estender a mão contra o ungido do Senhor”. Com isso, lembra Saul de que o óleo da unção o protegia e de que ele devia essa proteção ao Senhor, a quem deveria demonstrar gratidão.
Se Saul fosse uma pessoa comum, Davi talvez não o tivesse tratado com tanta consideração. Talvez haja ainda outra implicação: Saul sabia, ou tinha motivos para pensar, que Davi também era o ungido do Senhor; portanto, pela mesma regra, deveria ter tanto cuidado com a vida de Davi quanto Davi tivera com a dele.
- Sem confiar muito nas promessas de Saul, Davi se coloca sob a proteção de Deus e pede seu favor (v. 24): “Que a minha vida tenha grande valor aos olhos do Senhor, por menos valor que tu lhe dês.” Assim, por sua bondade para com Saul, Davi toma Deus como seu recompensador. Os que fazem o bem e sofrem por isso podem fazê-lo com santa confiança.
III. Saul prediz que Davi chegará à posição de rei. Elogia-o (v. 25): “Bendito sejas tu, meu filho Davi”. A convicção de Saul sobre a honestidade de Davi era tão forte que ele não teve vergonha de condenar a si mesmo e elogiar Davi, mesmo diante de seus próprios soldados.
Eles não podiam deixar de se envergonhar por terem saído com tanta fúria contra um homem a quem o próprio rei, ao encontrá-lo, tratava com tanto afeto.
Saul prevê as vitórias de Davi e sua elevação final: “Farás grandes coisas”. Os que, por dever de consciência, fazem o que é realmente bom podem, com a ajuda divina, chegar a fazer o que é realmente grandioso. Saul acrescenta: “Também continuarás a prevalecer, cada vez mais”. Quer dizer, prevalecer contra ele, embora relute em dizê-lo abertamente.
As qualidades régias que Davi demonstrou — sua generosidade ao poupar Saul, sua autoridade militar ao repreender Abner por dormir, seu cuidado pelo bem público e os sinais evidentes da presença de Deus com ele — convenceram Saul de que Davi certamente chegaria ao trono, conforme as profecias a seu respeito.
Por fim, a ferida recebeu um tratamento paliativo, e eles se despediram como amigos. Saul voltou a Gibeá re infecta — sem realizar seu intento —, envergonhado da expedição que fizera.
Mas Davi não confiou o bastante em sua palavra para voltar com ele. É difícil voltar a confiar em quem já nos enganou. Assim, Davi seguiu seu caminho. Depois daquela despedida, não parece que Saul e Davi tenham voltado a se encontrar.