1 Samuel 24
Argumento
Até aqui, vimos Saul procurando ocasião para destruir Davi, mas, para sua vergonha, nunca conseguiu encontrá-la. Neste capítulo, Davi teve uma boa oportunidade de destruir Saul; para sua honra, não a aproveitou. Poupar a vida de Saul foi uma demonstração tão grande da graça de Deus em Davi quanto preservar a própria vida de Davi foi da providência de Deus sobre ele.
Observe: I. A busca maliciosa de Saul pela vida de Davi (v. 1, 2). II. A generosidade de Davi ao poupar a vida de Saul, quando estava em posição vantajosa, limitando-se a cortar a orla de seu manto (vv. 3-8). III. Os argumentos comoventes com que Davi procurou melhorar a disposição de Saul para com ele (vv. 9-15). IV. O bom efeito temporário que isso causou em Saul (vv. 16-22).
Versículos 1 a 8
Davi Poupa Saul na Caverna. (a.C. 1057.)
Aqui está: I. Saul retoma a perseguição a Davi (v. 1, 2). Mal voltou em segurança de perseguir os filisteus — e parece que tivera bom êxito —, Saul perguntou por Davi para lhe fazer mal e resolveu atacá-lo de novo, como se tivesse sido liberto para praticar todas essas abominações (Jeremias 7:10).
Com as frequentes incursões dos filisteus, Saul poderia ter percebido como era necessário chamar Davi de volta do exílio e restituí-lo ao seu posto no exército. Mas, longe de fazer isso, agora está mais enfurecido do que nunca contra ele.
Ao saber que Davi estava no deserto de En-Gedi, Saul reuniu três mil homens escolhidos e saiu com eles no encalço de Davi, pelos penhascos onde viviam as cabras monteses.
Alguém poderia pensar que Davi não seria invejado por ter morada naquele lugar, nem Saul desejaria perturbá-lo: que mal poderia temer de alguém tão mal abrigado? Mas não bastava a Saul que Davi estivesse assim encurralado; não teria paz enquanto ele estivesse vivo.
II. A Providência conduz Saul sozinho à mesma caverna onde Davi e seus homens haviam se escondido (v. 3). Naqueles países havia cavernas enormes nas encostas das rochas ou montanhas. Algumas eram naturais, mas provavelmente muitas haviam sido ampliadas para abrigar as ovelhas do calor do sol.
Por isso, lemos de lugares onde os rebanhos descansavam ao meio-dia (Cantares de Salomão 1:7), e parece que esta caverna era um desses apriscos. Davi e seus homens ficaram em suas reentrâncias; talvez não estivessem lá todos os seiscentos, mas apenas alguns de seus amigos mais próximos, enquanto os demais se recolhiam em esconderijos semelhantes.
Saul, ao passar, entrou sozinho na caverna. Não foi à procura de Davi, pois, imaginando-o ambicioso e ávido por subir ao poder, pensava que o encontraria escalando os rochedos com as cabras monteses, em vez de se recolher numa caverna com as ovelhas.
Saul entrou ali para cobrir os pés, isto é, para dormir um pouco, pois era um lugar fresco, tranquilo e muito agradável no calor do dia. Provavelmente ordenou aos acompanhantes que seguissem adiante e deixou apenas alguns esperando à entrada da caverna.
Alguns entendem “cobrir os pés” como fazer as necessidades e pensam que esse era o motivo de Saul ter entrado na caverna; mas a interpretação anterior é mais provável.
III. Os servos de Davi o instigam a matar Saul, agora que tem uma oportunidade tão favorável (v. 4). Lembraram-lhe que aquele era o dia pelo qual havia esperado tanto e de que Deus lhe falara em termos gerais quando o ungiu para o reino: o dia que poria fim às suas aflições e abriria caminho para sua promoção.
Saul estava à mercê de Davi, e era fácil imaginar quanta misericórdia Davi receberia de Saul e, portanto, quão pouca razão tinha para poupá-lo. “Sem falta, dê-lhe agora o golpe fatal”, disseram seus servos.
Veja como somos propensos a entender mal: 1. As promessas de Deus. Deus garantira a Davi que o livraria de Saul, e seus homens interpretam isso como autorização para destruir Saul. 2. As providências de Deus. Como Davi tinha agora poder para matá-lo, concluíram que podia fazê-lo legitimamente.
IV. Davi corta a orla do manto de Saul, mas logo se arrepende de ter feito isso. Seu coração o acusou (v. 5). Embora não tivesse causado dano real a Saul e servisse a Davi como prova de que poderia tê-lo matado (v. 11), aquilo afrontava a dignidade real de Saul, e Davi desejou não ter feito isso.
É bom que o coração nos acuse até por pecados que parecem pequenos. Isso mostra que a consciência está desperta e sensível, e ajudará a impedir pecados maiores.
V. Davi argumenta firmemente consigo mesmo e com seus servos para que não façam mal algum a Saul. 1. Argumenta consigo mesmo (v. 6): “O Senhor me livre de fazer tal coisa”. O pecado é algo que devemos repelir com espanto e resistir à tentação não só com determinação, mas também com santa indignação.
Davi considerou Saul, naquele momento, não como seu inimigo e a única pessoa que impedia sua promoção — pois, assim, teria sido levado a ceder à tentação —, mas como o ungido de Deus: aquele que Deus designara para reinar enquanto vivesse e que, por isso, estava sob a proteção especial da lei divina. Considerou-o também seu senhor, a quem devia fidelidade.
Que os servos e súditos aprendam com isso a ser obedientes e leais, por mais duras que sejam as dificuldades que lhes imponham (1 Pedro 2:18). 2. Davi também argumenta com seus servos e não permite que se levantem contra Saul (v. 7).
Ele não só se recusa a fazer aquela maldade, como também não permite que os que estão com ele a façam. Assim, retribui com o bem o mal que recebera daquele que lhe pagara o bem com o mal. Nisso, Davi é tanto figura de Cristo, que salvou seus perseguidores, quanto exemplo para que os cristãos não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
VI. Davi sai da caverna atrás de Saul. Embora não aproveite a ocasião para matá-lo, aproveita sabiamente a oportunidade para, se possível, matar a inimizade de Saul, convencendo-o de que Davi não era o homem que Saul imaginava.
- Ao mostrar-se, Davi demonstrou que tinha boa opinião de Saul. Tinha motivos de sobra para crer que Saul o mataria assim que o visse, dissesse Davi o que dissesse; ainda assim, Davi abandona corajosamente essa desconfiança.
Acredita que Saul tinha discernimento suficiente para ouvir seus argumentos, já que Davi tinha muito a dizer em sua defesa e provas recentes e palpáveis de sua integridade. 2. Davi se comportou com grande respeito: inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.
Assim, deu honra a quem era devido e nos ensinou a nos portar com humildade e reverência diante de todos os nossos superiores, até mesmo dos que nos trataram da maneira mais injusta.
Versículos 9 a 15
Davi Argumenta com Saul. (a.C. 1057.)
Vemos aqui o discurso fervoroso e comovente de Davi a Saul. Davi procura convencê-lo de que era profundamente injusto persegui-lo assim e, por isso, persuadi-lo a se reconciliar com ele.
I. Davi chama Saul de pai (v. 11), pois Saul era, como rei, o pai de sua pátria e, em particular, seu sogro. De um pai se pode esperar compaixão e uma opinião favorável. Um príncipe buscar a ruína de qualquer de seus bons súditos é tão antinatural quanto um pai buscar a ruína dos próprios filhos.
II. Davi atribui a fúria de Saul contra ele aos maus conselheiros: “Por que ouves as palavras dos homens?” (v. 9). É uma demonstração de respeito devida aos reis: quando agem mal, atribuir a culpa aos que os cercam, seja porque os aconselharam a agir assim, seja porque deveriam tê-los aconselhado a não o fazer.
Davi tinha razões de sobra para pensar que Saul o perseguia apenas por inveja e malícia próprias. Mesmo assim, por cortesia, supõe que outros o instigaram e o fizeram acreditar que Davi era seu inimigo e buscava prejudicá-lo.
Satanás, o grande acusador dos irmãos, tem seus agentes por toda parte, particularmente nas cortes daqueles príncipes que os incentivam e lhes dão ouvidos. Esses agentes fazem do seu trabalho representar o povo de Deus como inimigo de César e nocivo aos reis e às províncias; fantasiado assim com peles de urso, o povo pode ser “atacado”.
III. Davi protesta solenemente por sua inocência e declara que está longe de querer fazer qualquer mal a Saul: “Não há mal nem transgressão em minhas mãos” (v. 11). Não se podia imputar crime algum a Davi, nem ele tinha consciência de culpa.
Se tivesse uma janela no peito, Saul poderia ver por ela a sinceridade de seu coração ao fazer esse protesto: “Não pequei contra ti” — embora tivesse pecado contra Deus —, e ainda assim Saul perseguia sua alma, isto é, sua vida.
Talvez tenha sido por essa época que Davi compôs o Salmo 7, sobre o caso de Cuxe, o benjamita — Saul, segundo alguns. Nele, Davi apela a Deus (vv. 3-5): “Se há iniquidade em minhas mãos, então que o inimigo persiga minha alma e a tome”; e acrescenta entre parênteses, referindo-se à história deste capítulo: “Sim, livrei aquele que, sem causa, é meu inimigo”.
IV. Davi apresenta provas incontestáveis para demonstrar que era falsa a acusação que alimentava a malícia de Saul. Acusavam Davi de procurar fazer mal a Saul. “Veja”, diz ele, “sim, veja a orla do teu manto” (v. 11).
“Que isso sirva de testemunha em meu favor, e é uma testemunha incontestável; se fosse verdade aquilo de que me acusam, eu agora teria a tua cabeça na mão, e não a orla do teu manto, pois poderia ter cortado aquela com a mesma facilidade com que cortei esta.”
Para confirmar essa prova, Davi mostra a Saul: 1. Que a providência de Deus lhe dera oportunidade de fazê-lo: “O Senhor te entregou hoje, de maneira muito inesperada, em minhas mãos”. Muitos teriam entendido isso como sinal de que era vontade de Deus desferir o golpe decisivo contra aquele cujo pescoço estava tão ao alcance.
Quando Saul teve uma pequena vantagem sobre Davi, exclamou: “Deus o entregou em minhas mãos” (1 Samuel 23:7) e resolveu tirar o máximo proveito dela. Davi, porém, não agiu assim.
Os conselheiros e os que estavam com Davi insistiram para que ele matasse Saul: “Alguns me disseram que te matasse”. Davi censurara Saul, com razão, por dar ouvidos às palavras dos homens: “Pois, se eu tivesse feito isso, você não estaria vivo agora”.
Davi se conteve por um princípio correto: não foi por medo dos homens de Saul, que talvez vingassem a morte dele. O que o conteve foi o temor de Deus. “Ele é meu senhor e o ungido do Senhor; devo protegê-lo e lhe devo fidelidade e lealdade. Por isso, disse: ‘Não tocarei num só fio de cabelo da cabeça dele’”.
Davi tinha tal domínio de si que, em meio à maior provocação, não permitiu que sua natureza se rebelasse contra seus princípios.
V. Davi declara sua resolução firme de nunca se vingar: “Que o Senhor me vingue de ti, isto é, que me livre de tuas mãos; mas, aconteça o que acontecer, minha mão não se levantará contra ti” (v. 12). E acrescenta (v. 13): “Como diz o provérbio dos antigos: ‘A maldade procede dos maus’”.
A sabedoria dos antigos é transmitida às gerações seguintes por seus provérbios. Recebemos muitos deles por tradição de nossos pais, e as decisões das pessoas comuns são em grande medida guiadas por ditos como “Como diz o velho ditado”.
Este era usado nos dias de Davi: “A maldade procede dos maus”. 1. Alguns entendem que a iniquidade das próprias pessoas acabará por arruiná-las. Homens impetuosos e furiosos cortarão a própria garganta com suas próprias facas. Dê-lhes corda suficiente, e se enforcarão. Essa interpretação se encaixa bem como razão para Davi não agir contra Saul.
- Pessoas más fazem coisas más: as ações correspondem aos princípios e às disposições das pessoas. Isso também se encaixa muito bem no contexto. Se Davi fosse mau, como diziam, teria feito aquela maldade; mas não ousou fazê-la, por temor de Deus.
Ou ainda: por mais injustiças que pessoas más nos façam — o que não deve nos surpreender, pois quem se deita entre espinhos deve esperar ser arranhado —, não devemos retribuir da mesma maneira, nem devolver insulto por insulto.
Ainda que a maldade proceda dos maus, não deixemos que proceda de nós como retaliação. Embora o cão ladre para a ovelha, a ovelha não ladra para o cão. Veja Isaías 32:6-8.
VI. Davi procura convencer Saul de que persegui-lo, além de mau, era indigno de um rei, pois Davi era uma pessoa insignificante (v. 14): a quem o rei de Israel persegue com tanto empenho e tantos recursos? A um cão morto; a uma pulga; a uma só pulga, como diz o hebraico.
Era indigno de um rei tão grande enfrentar alguém tão desigual, um de seus próprios servos, criado como pobre pastor e agora exilado, sem poder nem vontade de resistir. Conquistá-lo não honraria Saul; tentar fazê-lo o rebaixava.
Se Saul se importasse com a própria reputação, desprezaria um inimigo assim — supondo que Davi fosse mesmo seu inimigo — e não se julgaria ameaçado por ele. Davi estava tão longe de ser ambicioso que, aos próprios olhos, era como um cão morto. Mefibosete também se descreveu assim (2 Samuel 9:8).
Essa linguagem humilde teria comovido Saul, se lhe restasse algum sinal de generosidade. Satis est prostrasse leoni — “Basta ao leão ter derrubado a presa”. Que crédito Saul teria ao pisar num cão morto? Que prazer teria em caçar uma pulga, uma única pulga?
Como alguns observaram, se procurada, a pulga não é fácil de encontrar; encontrada, não é fácil de apanhar; e, apanhada, é um prêmio insignificante, sobretudo para um príncipe. Aquila non captat muscas — “A águia não caça moscas”. Davi pensa que Saul não tinha mais razão para temê-lo do que para temer uma picada de pulga.
VII. Davi apela repetidas vezes a Deus como juiz justo (v. 12 e 15): “O Senhor julgue entre mim e ti”. A justiça de Deus é refúgio e consolo para a inocência oprimida.
Se as pessoas nos fazem injustiça, Deus nos fará justiça, no mais tardar, no juízo do grande dia. Davi entrega sua causa a Deus e, assim, fica satisfeito, aguardando o momento em que Deus agirá em seu favor.
Versículos 16 a 22
Saul Cede à Repreensão de Davi. (a.C. 1057.)
Temos aqui: I. A resposta arrependida de Saul ao discurso de Davi. É surpreendente que Saul tenha tido paciência para ouvi-lo até o fim, considerando a fúria que sentia contra ele e o quanto as palavras de Davi eram incisivas.
Mas Deus conteve Saul e seus homens. Podemos supor que Saul ficou espantado com o caráter extraordinário do acontecimento, e ainda mais quando percebeu o quanto estivera à mercê de Davi. Seu coração teria de ser mais duro que uma pedra para não se comover com isso.
- Saul se desfez em lágrimas. Não precisamos supor que fossem fingidas; eram expressões sinceras de sua preocupação naquele momento, ao ver sua própria iniquidade tão claramente demonstrada.
Falou como alguém totalmente vencido pela bondade de Davi: “É esta a tua voz, meu filho Davi?” E, como alguém que se abrandou ao pensar na própria tolice e ingratidão, levantou a voz e chorou (v. 16).
Muitos lamentam os pecados sem se arrepender verdadeiramente deles: choram amargamente e, ainda assim, continuam a amá-los e a manter aliança com eles.
- Saul reconhece com franqueza a integridade de Davi e a própria iniquidade (v. 17): “Tu és mais justo do que eu”. Assim, Deus cumpriu para Davi a palavra que lhe dera como esperança: faria sua justiça brilhar como a luz (Salmos 37:6).
Os que se empenham em conservar a boa consciência podem deixar a Deus o cuidado de preservar o bom nome que ela lhes dá. Essa confissão sincera bastava para provar a inocência de Davi — até o próprio inimigo era seu juiz —, mas não para provar que Saul se arrependia de verdade.
Saul deveria ter dito: “Tu és justo, mas eu sou perverso”. O máximo que admite, porém, é: “Tu és mais justo do que eu”. Em geral, os maus não vão além disso em suas confissões: admitem não ser tão bons quanto algumas outras pessoas, e que há quem seja melhor e mais justo do que eles.
Saul reconhece que se enganara a respeito de Davi (v. 18): naquele dia, Davi mostrara que estava tão longe de querer lhe fazer mal que, na verdade, lhe fizera bem.
Temos propensão a suspeitar que os outros têm para conosco sentimentos piores do que realmente têm e do que talvez se prove que têm; quando depois descobrimos nosso engano, devemos nos apressar a retirar as suspeitas, como Saul faz aqui.
- Saul pede que Deus recompense Davi por sua generosa bondade. Reconhece que Davi tê-lo poupado quando estava ao seu alcance era uma demonstração incomum e sem igual de consideração por um inimigo; ninguém mais teria feito o mesmo.
Por isso, seja por se julgar incapaz de recompensá-lo plenamente por tão grande favor, seja por não se sentir inclinado a recompensá-lo de modo algum, Saul o entrega a Deus para receber a recompensa: “Que o Senhor te recompense com o bem” (v. 19). Os pobres mendigos não podem fazer menos do que orar por seus benfeitores, e Saul não fez mais que isso.
- Saul profetiza que Davi chegará ao trono (v. 20): “Sei muito bem que certamente serás rei”. Já sabia disso pela promessa que Samuel lhe fizera e pelo excelente espírito que Davi demonstrava; isso tornava ainda mais grave o pecado e a tolice de Saul em persegui-lo.
Saul tinha tanta razão para perguntar como poderia levantar a mão contra o ungido do Senhor quanto Davi tinha para perguntar isso a respeito dele. Agora, porém, reconhecia a realeza futura de Davi pelo apoio que ele tinha entre o povo, pela providência especial de Deus ao protegê-lo e pelo espírito generoso e régio que demonstrara ao poupar o inimigo.
Saul sabia disso, isto é, agora que estava de bom humor, estava disposto a admitir que sabia e a se submeter à convicção. Mais cedo ou mais tarde, Deus fará até os que pertencem à sinagoga de Satanás reconhecerem e confessarem que ele ama os seus, e se prostrarem diante deles; pois essa é a promessa (Apocalipse 3:9).
Esse reconhecimento de Saul, de que Davi tinha direito incontestável à coroa, foi grande encorajamento para o próprio Davi e sustentou sua fé e esperança.
- Saul exige que Davi jure que, no futuro, terá a mesma consideração por seus descendentes e por seu nome que acabara de ter por sua pessoa (v. 21). Davi teria mais razão para exigir de Saul um juramento de que não o destruiria, mas não insiste nisso: se as leis da justiça e da honra não o obrigassem, um juramento também não o faria.
Saul sabia que Davi era um homem de consciência e pensaria que seus interesses estariam seguros se pudesse garanti-los com um juramento. Saul arruinara a própria alma por sua desobediência e nunca procurara evitar essa ruína pelo arrependimento; mesmo assim, preocupava-se muito para que seu nome não fosse destruído nem seus descendentes exterminados.
Ainda assim, Davi jurou a Saul (v. 22). Embora pudesse ser tentado, não só por vingança como também por prudência, a exterminar a família de Saul, comprometeu-se a não fazê-lo. Sabia que Deus podia e iria estabelecer o reino para ele e seus descendentes sem recorrer a métodos tão sanguinários.
Depois, Davi cumpriu fielmente esse juramento: sustentou Mefibosete e executou como traidores os que mataram Is-Bosete. O enforcamento de sete descendentes de Saul, para expiar a destruição dos gibeonitas, foi determinação de Deus, não ato de Davi; portanto, não violou o juramento.
II. A despedida em paz. 1. Saul, por enquanto, interrompe a perseguição. Voltou para casa convencido, mas não convertido; envergonhado de sua inveja de Davi, mas ainda guardando no peito aquela raiz de amargura; irritado porque, quando finalmente encontrara Davi, não conseguira reunir ânimo para destruí-lo como planejara.
Deus tem muitos meios de deter as mãos dos perseguidores sem transformar-lhes o coração. 2. Davi continuou a cuidar da própria segurança. Conhecia Saul bem demais para confiar nele e, por isso, foi para o refúgio.
É perigoso confiar na misericórdia de um inimigo reconciliado. Lemos sobre pessoas que creram em Cristo, mas ele não se confiava a elas, porque conhecia todos. Os que, como Davi, são inocentes como pombas também precisam ser sábios como serpentes.