Matthew Henry

1 Samuel 22

Argumento

Davi, expulso por Aquis, volta à terra de Israel para ser caçado por Saul. I. Davi ergue seu estandarte na caverna de Adulão, acolhe seus parentes (v. 1), alista soldados (v. 2), mas leva seus pais idosos para um lugar mais tranquilo (v. 3, 4) e recebe o profeta Gade como conselheiro (v. 5). Saul decide persegui-lo e encontrá-lo; queixa-se de seus servos e de Jônatas (vv. 6-8).

E, ao saber, pela denúncia de Doegue, que Aimeleque fora bondoso com Davi, ordena que ele e todos os sacerdotes que estavam com ele, oitenta e cinco ao todo, sejam mortos, e que tudo o que lhes pertencia seja destruído (vv. 9-19). Abiatar escapa dessa execução bárbara e vai até Davi (vv. 20-23).

Versículos 1 a 5

Davi na Caverna de Adulão. (a.C. 1057.)

Aqui, I. Davi se refugia na caverna de Adulão (v. 1). Não sabemos se era um abrigo natural ou artificial. É provável que o acesso fosse tão difícil que Davi julgasse poder defendê-la contra todas as forças de Saul com a espada de Golias; por isso, enterrou-se vivo ali enquanto esperava para ver o que Deus faria com ele, como diz no v. 3.

A promessa do reino implicava a promessa de que Deus o preservaria, mas Davi usou os meios adequados para sua própria segurança; do contrário, teria tentado a Deus. Não fez nada para destruir Saul, apenas para proteger a si mesmo.

Aquele que poderia ter prestado grandes serviços à pátria como juiz ou general ficou encerrado numa caverna e foi posto de lado como um vaso em que não se tinha prazer. Não devemos estranhar se, às vezes, luzes brilhantes forem assim obscurecidas e escondidas debaixo de um alqueire.

Talvez o apóstolo se refira, entre outros, a este exemplo de Davi quando fala dos fiéis do Antigo Testamento que andaram errantes por desertos, cavernas e covas da terra (Hebreus 11:38). Foi nessa época que Davi compôs o Salmo 142, cujo título é “Oração quando Davi estava na caverna”.

Ali ele lamenta que ninguém queira conhecê-lo e que lhe falte refúgio, mas espera que em breve os justos o cerquem.

II. Seus parentes foram até ele: seus irmãos e toda a casa de seu pai, para que ele os protegesse, para ajudá-lo e para compartilhar sua sorte. O irmão nasce para a adversidade. Joabe, Abisai e os outros parentes vieram sofrer e arriscar-se com ele, na esperança de em breve serem promovidos junto com ele; e assim aconteceu.

Os três primeiros entre seus valentes foram os que primeiro se juntaram a ele quando estava na caverna (1 Crônicas 11:15, etc.).

III. Ali Davi começou a reunir forças para sua defesa (v. 2). Pelas experiências recentes, percebeu que não conseguiria salvar-se fugindo e, por isso, foi obrigado a fazê-lo pela força. Nunca agiu de modo ofensivo: não atacou seu príncipe nem perturbou a paz do reino; apenas usou suas forças como guarda pessoal.

Mas, qualquer que fosse a proteção que os soldados lhe ofereciam, eles não lhe davam grande prestígio. Seu grupo não era formado por homens importantes, ricos, corajosos ou sequer bons, mas por homens aflitos, endividados e descontentes, de fortuna arruinada e espírito inquieto, que precisavam se virar e não sabiam o que fazer de si mesmos.

Quando Davi estabeleceu seu quartel-general na caverna de Adulão, cerca de quatrocentos homens vieram alistar-se sob seu comando. Vemos como Deus às vezes usa instrumentos fracos para realizar seus propósitos. O Filho de Davi está pronto para receber almas aflitas que o escolham como capitão e sejam comandadas por ele.

IV. Davi cuidou de instalar seus pais num lugar seguro. Não encontrou lugar assim em toda a terra de Israel enquanto Saul estava tão furioso contra ele e contra todos os seus, por causa dele. Por isso, foi com eles ao rei de Moabe e os colocou sob sua proteção (v. 3, 4). Repare: 1. Com que carinho cuidou de seus pais idosos.

Não era justo expô-los aos sustos e às fadigas que ele teria de enfrentar no conflito com Saul; a idade deles não suportaria isso. Por isso, a primeira coisa que fez foi encontrar-lhes uma morada tranquila, acontecesse o que acontecesse com ele.

Que os filhos aprendam com isso a demonstrar piedade no próprio lar e a retribuir o que receberam dos pais (1 Timóteo 5:4), procurando em tudo o bem-estar e a satisfação deles. Por mais elevada que seja sua posição e por mais ocupados que estejam, não se esqueçam dos pais idosos.

  1. Com que fé humilde esperou o desfecho de suas aflições: “Até que eu saiba o que Deus fará por mim.” Ele expressou sua esperança com modéstia, como quem se entregara inteiramente a Deus e confiara seu caminho a ele. Esperava um bom resultado, não de sua própria habilidade, armas ou méritos, mas da sabedoria, do poder e da bondade de Deus.

Naquele momento, o pai e a mãe de Davi o abandonaram, mas Deus não (Salmos 27:10).

V. Davi recebeu o conselho e a ajuda do profeta Gade, que provavelmente era um dos filhos dos profetas criados sob a orientação de Samuel, que o recomendou a Davi como capelão ou guia espiritual. Como profeta, Gade oraria por ele e o instruiria na vontade de Deus; e Davi, embora também fosse profeta, alegrou-se com sua ajuda.

Gade o aconselhou a ir para a terra de Judá (v. 5), como alguém confiante em sua inocência e seguro da proteção divina, desejoso de prestar algum serviço à sua tribo e à sua pátria mesmo naquelas circunstâncias difíceis. Davi não devia ter vergonha de defender sua causa nem recusar o auxílio que lhe ofereceriam. Animado por essa palavra, decidiu aparecer publicamente ali.

Assim o Senhor dirige os passos do homem bom.

Saul Destrói os Sacerdotes do Senhor; a Cidade de Nobe É Destruída. (a.C. 1057.)

Versículos 6 a 19

Vimos o avanço das aflições de Davi; agora vemos o avanço da maldade de Saul. Parece que ele deixou de lado todos os outros assuntos e se dedicou inteiramente à perseguição de Davi. Por fim, ouviu, pela fama que corria pelo país, que Davi fora descoberto — isto é, aparecera em público e recrutara homens para seu serviço.

Então chamou todos os seus servos e sentou-se debaixo de uma árvore, ou bosque, no lugar alto de Gibeá, com a lança na mão como cetro. Isso indicava a força com que pretendia governar e o estado de espírito — ou melhor, de descontrole — em que estava: matar todos os que se pusessem em seu caminho. Nesse tribunal sangrento de inquisição:

I. Saul busca informações que possam incriminar Davi e Jônatas (v. 7, 8). Estava disposto a suspeitar de duas coisas e queria vê-las provadas, para poder descarregar sua malícia contra dois dos melhores homens que tinha ao redor: 1. Que seu servo Davi armava uma emboscada contra ele e procurava matá-lo, o que era inteiramente falso.

Saul é que procurava matar Davi; por isso, fingiu que Davi queria matá-lo, embora não pudesse acusá-lo de nenhum ato que desse a menor aparência de suspeita.

  1. Que seu filho Jônatas o incitara a isso e se aliara a ele para tramar e arquitetar a morte do rei. Isso também era notoriamente falso. Havia uma aliança de amizade entre Davi e Jônatas, mas nenhuma conspiração para fazer o mal; nenhuma cláusula da aliança deles causava dano a Saul.

Se, depois da morte de Saul, Jônatas tivesse concordado em ceder o reino a Davi, em obediência à vontade revelada de Deus, que dano isso causaria a Saul? Mesmo assim, muitas vezes os melhores amigos do príncipe e da pátria são retratados de modo odioso como inimigos de ambos; o próprio Cristo foi assim tratado.

Saul tomou como certo que Jônatas e Davi conspiravam contra ele, sua coroa e sua dignidade. Ficou irritado com seus servos por não lhe darem essa informação, supondo que não poderiam desconhecer o complô, quando na verdade ele não existia. Veja a natureza da malícia ciumenta e seus recursos lamentáveis para arrancar revelações sobre coisas que não existem.

Saul considerava todos ao redor seus inimigos, porque não diziam exatamente o que ele dizia. E lhes falou: (1) que eram muito insensatos e agiam contra os interesses de sua tribo — eram benjamitas, e Davi, se ascendesse ao poder, levaria a honra a Judá, que agora pertencia a Benjamim — e de suas famílias.

Davi jamais poderia recompensá-los com campos, vinhas e cargos de coronéis e capitães como Saul fazia.

(2) Que eram desleais: “Vocês conspiraram contra mim.” Como é contínua a agitação e o tormento dos que se entregam ao espírito de ciúme! “Se um governante dá ouvidos a mentiras, todos os seus servos são maus” (Provérbios 29:12), isto é, assim parecem aos olhos dele. (3) Que eram muito pouco bondosos.

Saul achou que poderia tocar-lhes o coração com estas palavras: “Não há nenhum de vocês que se compadeça de mim ou se preocupe comigo”, como alguns leem. Com esses argumentos, incitou-os a agir com vigor como instrumentos de sua malícia, para dissiparem as suspeitas que tinha contra eles.

II. Embora não pudesse obter de seus servos nenhuma informação contra Davi ou Jônatas, Saul recebeu de Doegue uma denúncia contra Aimeleque, o sacerdote.

  1. Doegue apresenta uma acusação formal contra Aimeleque e serve de testemunha contra ele (v. 9, 10). Talvez Doegue, por pior que fosse, não tivesse feito a denúncia se Saul não o tivesse pressionado; se estivesse muito disposto a isso, teria falado antes. Agora, porém, pensa que todos serão considerados traidores se ninguém os acusar.

Por isso, conta a Saul que bondade Aimeleque mostrara a Davi, coisa que por acaso presenciara. Aimeleque consultara a Deus por ele — o sacerdote só costumava fazer isso por pessoas públicas e em assuntos públicos — e lhe dera pão e uma espada.

Tudo isso era verdade, mas não era toda a verdade. Doegue devia ter contado também que Davi fizera Aimeleque acreditar que estava então numa missão do rei. Assim, qualquer ajuda que prestara a Davi, quaisquer que fossem os resultados, fora oferecida para honrar Saul. Isso teria inocentado Aimeleque, que estava ao alcance de Saul, e lançado toda a culpa sobre Davi, fora de seu alcance.

  1. Aimeleque é preso — ou, antes, convocado a comparecer diante do rei — e é formalmente acusado. O rei mandou chamar Aimeleque e todos os sacerdotes que então serviam no santuário, pois supunha que haviam ajudado e apoiado Davi. Como não se julgavam culpados nem temiam perigo, todos foram até o rei (v. 11); nenhum tentou fugir ou buscar abrigo com Davi.

Se estivessem tão comprometidos com os interesses dele como Saul suspeitava, teriam feito isso agora que Davi levantara sua bandeira.

Saul interpelou Aimeleque com o maior desprezo e indignação (v. 12): “Ouça agora, filho de Aitube.” Nem sequer o chamou pelo nome, muito menos lhe deu seu título de honra. Isso mostra que perdera o temor de Deus: não respeitava seus sacerdotes, mas gostava de afrontá-los e insultá-los.

Aimeleque ergueu a mão diante do tribunal e se apresentou com estas palavras: “Eis-me aqui, meu senhor, pronto para ouvir a acusação, pois sei que não fiz nada de errado.” Não contestou a jurisdição da corte de Saul nem reivindicou isenção por ser sacerdote — nem mesmo sumo sacerdote, ofício ao qual o de juiz ou magistrado principal fora recentemente ligado.

Como agora a soberania estava nas mãos de Saul, mesmo o sumo sacerdote se colocava no mesmo nível dos israelitas comuns nas questões relativas ao rei. Que cada pessoa se sujeite às autoridades superiores, inclusive os ministros religiosos.

  1. A acusação é lida (v. 13): Aimeleque, como traidor pérfido, teria se unido ao filho de Jessé numa conspiração para depor e assassinar o rei.

“O plano dele”, diz Saul, “era levantar-se contra mim, e você o ajudou com mantimentos e armas.” Veja a que más interpretações as ações mais inocentes estão sujeitas, como é insegura a vida sob um governo tirânico e por que temos razão para agradecer pela boa constituição e administração do governo sob o qual vivemos.

  1. Aimeleque se declara inocente (v. 14, 15). Admite o que fez, mas nega tê-lo feito como traidor, por malícia ou com qualquer intenção contra o rei. Alega que desconhecia tanto a briga entre Saul e Davi que realmente pensava que Davi ainda era tão estimado na corte quanto antes.

Observe: Aimeleque não alegou que Davi lhe contara uma mentira e o iludira com ela, embora fosse verdade, porque não queria expor a fraqueza de um homem tão bom — nem mesmo para se defender, sobretudo diante de Saul, que procurava qualquer oportunidade para prejudicá-lo.

Em vez disso, insistiu na reputação consolidada de Davi como o mais fiel dos servos de Saul, na honra que o rei lhe concedera ao dar sua filha por esposa e no uso frequente que fizera dele, confiando-lhe responsabilidades: “Ele cumpre as tuas ordens e é honrado na tua casa; por isso, qualquer um pensaria que demonstrar respeito a ele seria um serviço meritório à coroa, e não um crime.”

Aimeleque argumentou que costumava consultar a Deus por Davi quando Saul o enviava em alguma expedição, e que agora o fizera com a mesma inocência.

Protestou que abominava a ideia de conspirar contra o rei: “Longe de mim tal coisa. Cuido dos meus assuntos e não me meto em questões de Estado.” Pediu o favor do rei: “Não atribua crime algum a nós.” E concluiu declarando sua inocência: “O teu servo nada sabia de tudo isso.” Alguém poderia apresentar provas de sinceridade mais convincentes?

Se tivesse sido julgado por um júri de israelitas honestos, certamente seria absolvido, pois quem conseguiria encontrar nele alguma culpa? Mas 5. O próprio Saul o condenou (v. 16): “Tu certamente morrerás, Aimeleque, tu e toda a casa de teu pai”, como rebelde. Que injustiça maior poderia haver?

“Vi debaixo do sol o lugar do juízo: ali estava a maldade” (Eclesiastes 3:16). (1) Era injusto Saul julgar sozinho a própria causa, sem apelar a um juiz ou profeta, a seu conselho privado ou a um conselho de guerra. (2) Uma defesa tão justa foi rejeitada sem que se desse qualquer razão ou se tentasse contestá-la.

Prevaleceu apenas a força. (3) A sentença foi dada às pressas, sem que o juiz reservasse tempo para refletir ou permitisse ao acusado pedir a suspensão do julgamento. (4) A sentença recaiu não só sobre Aimeleque, o único acusado por Doegue, mas sobre toda a casa de seu pai, contra a qual nada fora alegado.

Acaso os filhos deveriam morrer pelos pais? (5) A sentença foi pronunciada com paixão, não para sustentar a justiça, mas para satisfazer sua fúria brutal.

  1. Saul expediu uma ordem — apenas verbal — para a execução imediata dessa sentença sangrenta.

(1) Ordenou que seus guardas a executassem, mas eles se recusaram (v. 17). Com isso, queria desonrar ainda mais os sacerdotes: não deveriam morrer pelas mãos dos homens de guerra (como em 1 Reis 2:29) ou de seus ministros habituais da justiça; seus guardas triunfariam sobre eles e lavariam as mãos em seu sangue.

[1.] Nunca um príncipe deu ordem mais bárbara: “Voltai-vos e abatei os sacerdotes do Senhor.” Isso foi dito com um ar de impiedade quase sem paralelo. Se Saul parecesse esquecer o ofício sagrado deles e não o mencionasse, mostraria algum pesar por homens daquele caráter caírem em seu desagrado.

Mas chamá-los sacerdotes do Senhor ao ordenar que seus guardas lhes cortassem a garganta parecia indicar que os odiava justamente por isso. Deus o rejeitara e ordenara que outro fosse ungido em seu lugar; Saul pareceu satisfeito com a oportunidade de vingar-se dos sacerdotes do Senhor, já que não podia alcançar o próprio Deus.

A que maldade o espírito maligno não levará alguém quando domina sobre ele!

Saul justificou a ordem com uma acusação falsa e sem provas: disse que os sacerdotes sabiam quando Davi fugira, embora nada soubessem do assunto. A malícia e o assassinato costumam apoiar-se em mentiras. [2.] Nunca a ordem de um príncipe foi desobedecida com maior honra. Os guardas tinham mais discernimento e virtude que seu senhor.

Embora pudessem esperar perder os cargos, ser punidos ou até mortos pela recusa, não atacariam os sacerdotes do Senhor. Tinham grande reverência pelo ofício deles e estavam convencidos de sua inocência.

(2) Saul ordenou que Doegue, o acusador, fosse o executor, e ele obedeceu. Seria de esperar que a recusa dos guardas despertasse a consciência de Saul e o fizesse desistir de uma crueldade que até eles consideravam horrível. Mas sua mente estava cega e seu coração, endurecido. Se os guardas não o fariam, as mãos da testemunha recairiam sobre as vítimas (Deuteronômio 17:7).

Os tiranos mais sanguinários sempre encontram instrumentos de crueldade tão bárbaros quanto eles.

Assim que recebe a ordem de atacar os sacerdotes, Doegue o faz de bom grado. Como ninguém oferece resistência, abate com a própria mão — ao que parece —, naquele mesmo dia, oitenta e cinco sacerdotes em idade de serviço, entre vinte e cinquenta anos, pois usavam éfode de linho (v. 18). Talvez tenham aparecido diante de Saul com suas vestes sacerdotais e tenham sido mortos com elas.

Isso, pensaríamos, bastaria para saciar até o mais sanguinário; mas a sanguessuga da perseguição continua clamando: “Dá, dá.” Sem dúvida por ordem de Saul, depois de assassinar os sacerdotes, Doegue foi à cidade deles, Nobe, e passou todos ao fio da espada: homens, mulheres, crianças e até o gado (v. 19). Que crueldade bárbara, impossível de contemplar sem horror!

Como poderia entrar no coração humano tamanha impiedade e desumanidade?

Vemos aqui: [1.] A maldade desesperada de Saul, depois que o Espírito do Senhor se retirou dele. Nada é tão vil que não possa ser feito por quem provocou a Deus a entregá-lo aos desejos de seu coração.

Saul fora tão compassivo a ponto de poupar Agague e o gado dos amalequitas, em desobediência à ordem de Deus; agora, porém, assistia sem compaixão ao assassinato dos sacerdotes do Senhor e não poupava nada do que lhes pertencia. Por causa daquele pecado, Deus o entregou a isso.

[2.] O cumprimento das ameaças pronunciadas havia muito contra a casa de Eli, pois Aimeleque e sua família descendiam dele. Saul foi injusto ao fazer aquilo, mas Deus foi justo ao permiti-lo. Agora Deus cumpria contra Eli o que anunciara, algo que faria tinir os ouvidos de quem ouvisse: julgaria sua casa para sempre (1 Samuel 3:11-13). Nenhuma palavra de Deus cairá por terra.

[3.] Isso pode ser considerado um grande juízo contra Israel e a justa punição por desejarem um rei antes do tempo em que Deus pretendia lhes dar um. Como era deplorável o estado da religião em Israel! Embora a arca estivesse havia muito escondida, ainda lhes consolava terem o altar e sacerdotes para servi-lo.

Agora, porém, viam os sacerdotes cobertos do próprio sangue, inclusive os herdeiros do sacerdócio, e a cidade sacerdotal reduzida a ruínas. O altar de Deus seria negligenciado por falta de ministros, por ordem injusta e cruel do próprio rei, apenas para satisfazer sua fúria brutal.

Isso não poderia deixar de ferir o coração de todo israelita piedoso e fazê-lo desejar mil vezes ter-se contentado com o governo de Samuel e seus filhos. Os piores inimigos da nação não poderiam ter-lhe causado dano maior.

Versículos 20 a 23

A Fuga de Abiatar. (a.C. 1057.)

Aqui temos: 1. A fuga de Abiatar, filho de Aimeleque, da devastação da cidade dos sacerdotes. É provável que, quando seu pai foi atender à convocação de Saul, Abiatar tenha ficado em casa para cuidar do altar e, assim, escapado da primeira matança. Antes que Doegue e seus cães de caça chegassem a Nobe, ele foi avisado do perigo e teve tempo de se salvar.

E para onde iria, senão até Davi? (v. 20). Que os que sofrem por causa do Filho de Davi confiem a guarda de sua alma a ele (1 Pedro 4:19).

  1. A reação de Davi às notícias tristes que Abiatar lhe trouxe. Ele contou a Davi o massacre que Saul fizera entre os sacerdotes do Senhor (v. 21), como os discípulos de João, depois que seu mestre foi decapitado, foram contar a Jesus (Mateus 14:12).

Davi lamentou muito a calamidade em si, mas sobretudo o fato de ter contribuído para ela: “Fui eu que causei a morte de todas as pessoas da casa de teu pai” (v. 22). Repare: é grande sofrimento para uma pessoa boa descobrir que, de algum modo, causou calamidades à igreja e ao ministério.

Davi conhecia tão bem o caráter de Doegue que temeu que ele causasse algum dano como esse quando o viu no santuário: “Eu sabia que ele contaria a Saul.” Chama-o de “Doegue, o edomita”, porque ele conservava o coração de um edomita, embora, ao abraçar a religião judaica, vestisse a máscara de israelita.

  1. A proteção que Davi concedeu a Abiatar. Percebeu que ele estava aterrorizado, como tinha razão para estar, e por isso lhe disse que não temesse; cuidaria dele tão bem quanto de si próprio: “Comigo estarás em segurança” (v. 23). Agora que teve tempo para recobrar a calma, Davi fala com confiança de sua própria segurança e promete que Abiatar terá plena proteção.

Foi prometido ao Filho de Davi que Deus o esconderia à sombra de sua mão (Isaías 49:2); com ele, todos os que lhe pertencem podem ter certeza de que estarão seguros (Salmos 91:1). Agora Davi tinha consigo não apenas um profeta, mas também um sacerdote, um sumo sacerdote. Davi era uma bênção para ambos, e eles, para ele; os dois juntos eram um bom presságio de seu sucesso.

Contudo, parece que Saul também tinha um sumo sacerdote, pois tinha um urim para consultar (1 Samuel 28:6). Supõe-se que tenha nomeado Aitube, pai de Zadoque, da família de Eleazar (1 Crônicas 6:8). Até os que odeiam o poder da piedade não querem ficar sem sua forma.

Também não se deve esquecer que Davi compôs nessa época o Salmo 52, como indica o título. Nele, retrata Doegue não apenas como malicioso e rancoroso, mas também como falso e enganador. Embora, em essência, o que dissera fosse verdade, ele lhe dera uma aparência falsa para causar dano.

Mesmo então, quando o sacerdócio se tornara como um ramo ressecado, Davi se via como oliveira verde na casa de Deus (Salmos 52:8).

Em meio a toda a agitação e confusão que cercavam Davi sem cessar, ele ainda encontrava tempo e disposição para ter comunhão com Deus e encontrava consolo nisso.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra