1 Samuel 20
Argumento
Depois de escapar várias vezes por pouco da fúria de Saul, Davi começa enfim a considerar se talvez não seja necessário retirar-se para o campo e pegar em armas para se defender. Mas não fará algo tão ousado sem consultar seu fiel amigo Jônatas.
Neste capítulo, temos o relato de como ele fez isso e do que se passou entre os dois: exemplos tão surpreendentes de amor sobrenatural quanto os de ódio antinatural que vimos no capítulo anterior.
I. Davi conta a Jônatas sua aflição atual e obtém dele o compromisso de continuar como seu amigo, vv. 1-8.
II. Jônatas promete fielmente descobrir e informar-lhe como o pai estava disposto para com ele e renova com ele a aliança de amizade, vv. 9-23.
III. Depois de pôr o pai à prova, Jônatas descobre, para sua tristeza, que ele estava implacavelmente furioso contra Davi, vv. 24-34.
IV. Conforme haviam combinado, Jônatas dá notícia disso a Davi, vv. 35-42.
Versículos 1 a 8
Davi Consulta Jônatas. (a.C. 1058.)
Aqui, I. Davi expõe a Jônatas os problemas que enfrenta. Enquanto Saul permanecia preso ao seu transe em Naiote, Davi escapou para a corte e conseguiu falar com Jônatas. Foi uma bênção para ele ter um amigo na corte quando tinha um inimigo no trono. Se há quem nos odeie e despreze, não nos deixemos perturbar por isso, pois também há quem nos ame e respeite.
Deus dispôs essas coisas lado a lado, e nós também devemos fazê-lo. Jônatas era um amigo que amava em todo tempo; amava Davi também em sua aflição e o acolheu em seus braços tão calorosamente quanto o fizera em seu triunfo (1 Samuel 18:1). Era “irmão nascido para a adversidade” (Provérbios 17:17).
Davi apela ao próprio Jônatas quanto à sua inocência; não precisava dizer muito para prová-la. Apenas lhe pediu que, caso soubesse de algum motivo justo de ofensa que ele tivesse dado ao pai, lhe contasse, para que pudesse humilhar-se e pedir perdão: “Que fiz eu?” (v. 1).
Davi procura convencê-lo de que, apesar de inocente, Saul queria tirar-lhe a vida. Por respeito filial ao pai, Jônatas relutava muito em crer que Saul planejasse ou jamais fizesse algo tão perverso (v. 2). Esperava ainda mais que não fosse verdade porque nada sabia de tal plano e geralmente era informado de todas as deliberações do pai.
Como convinha a um filho obediente, Jônatas procurava encobrir a vergonha do pai, tanto quanto isso fosse compatível com a justiça e a lealdade a Davi. O amor não se apressa a pensar mal de ninguém, sobretudo de um pai (1 Coríntios 13:5).
Davi, então, jura que corria perigo: Saul atentava contra sua vida, e ele temia perdê-la: “Tão certo como vive o Senhor — nada é mais seguro em si mesmo — e como vive a tua alma — nada é mais certo para ti —, por mais que penses o contrário, há apenas um passo entre mim e a morte” (v. 3).
Quanto a Saul esconder isso de Jônatas, era fácil explicar: ele conhecia a amizade entre Jônatas e Davi. Por isso, embora consultasse Jônatas sobre outras coisas, não o consultava a respeito desse plano.
Ninguém seria mais apto que Jônatas a ajudá-lo em qualquer plano justo e honroso, mas Saul sabia que ele tinha virtude demais para ser cúmplice de um projeto tão vil quanto o assassinato de Davi.
II. Jônatas se oferece generosamente para servi-lo (v. 4): “Tudo o que desejares, farei por ti”. Não precisava acrescentar “se for lícito e honesto”, pois conhecia Davi bem demais para supor que pediria algo diferente. Isso é amizade verdadeira. Assim Cristo demonstra seu amor por nós: “Pedi, e vos será feito”; e nós demonstramos o nosso por ele, guardando os seus mandamentos.
III. Davi pede apenas que Jônatas se certifique e depois lhe diga se Saul realmente planejava matá-lo. Talvez Davi tenha proposto isso mais para convencer Jônatas do que a si mesmo, pois ele próprio já estava convencido. 1. O método de prova que propôs era muito natural e certamente revelaria a disposição de Saul para com ele.
Nos dois dias seguintes, Saul deveria participar de um banquete público por ocasião da celebração da lua nova, quando se ofereciam sacrifícios extraordinários e se faziam refeições com as ofertas sacrificadas. Saul fora rejeitado por Deus, e o Espírito do Senhor se afastara dele; ainda assim, mantinha a observância das festas sagradas.
Pode restar devoção exterior onde só há ruínas da verdadeira virtude. Nessas festas solenes, ou todos os filhos de Saul se sentavam com ele e Davi tinha um lugar entre eles, ou todos os altos oficiais se sentavam com ele e Davi ocupava um lugar entre eles.
Fosse como fosse, Davi decidiu deixar vazio o seu lugar — algo que nunca acontecia numa festa sagrada — durante aqueles dois dias (v. 5). Ficaria escondido até o fim da celebração e deixaria a questão chegar a este resultado: se Saul aceitasse a justificativa de sua ausência e a relevasse, concluiria que mudara de ideia e se reconciliara com ele.
Mas, se se ressentisse e se enfurecesse, seria fácil concluir que planejava causar-lhe dano, pois certamente não o amava tanto que desejasse sua presença por outro motivo que não uma oportunidade de lhe causar dano (v. 7).
- A desculpa que Davi pediu a Jônatas para dar por sua ausência, ao que temos razão para crer, era verdadeira: o irmão mais velho o convidara a ir a Belém, sua cidade, para celebrar ali a lua nova com seus parentes.
Além da celebração mensal, em que tinham comunhão com todo o Israel, haveria naquela ocasião um sacrifício anual e uma festa sagrada para toda a família (v. 6). A família reservava um dia para agradecer pelos confortos que desfrutava e orar para que continuassem.
Isso mostra que a família de Davi era muito religiosa, uma casa que tinha uma igreja dentro dela.
- Os argumentos que Davi usou para persuadir Jônatas a prestar-lhe esse favor eram muito convincentes (v. 8):
(1.) Jônatas fizera com ele uma aliança de amizade por iniciativa própria: “Tu trouxeste o teu servo para uma aliança do Senhor contigo”.
(2.) Davi não lhe pediria que defendesse sua causa sem ter certeza de que ela era justa: “Se há iniquidade em mim, estou tão longe de desejar ou esperar que a aliança entre nós te obrigue a ser meu cúmplice nessa iniquidade, que te libero dela de bom grado e desejo que a tua mão seja a primeira contra mim: abate-me tu mesmo”.
Nenhum homem honesto pressionará um amigo a fazer algo desonesto em seu favor.
Versículos 9 a 23
A Aliança de Jônatas com Davi. (a.C. 1058.)
Aqui, I. Jônatas reafirma sua lealdade a Davi em sua aflição. Embora Davi confiasse muito em Jônatas, talvez tivesse motivos para temer que a influência do pai deste e os próprios interesses de Jônatas o fizessem vacilar ou esfriar na amizade.
Por isso, Jônatas considerou necessário renovar solenemente as declarações de amizade (v. 9): “Longe de ti pensar que desconfio de que cometeste algum crime pelo qual eu deveria matar-te ou entregar-te ao meu pai. Não; se tens alguma suspeita disso, vem, vamos ao campo (v. 11) e conversemos mais a fundo”.
Ele não o desafiava para um duelo por causa de uma afronta, mas para firmá-lo em sua amizade. Prometeu fielmente informá-lo do resultado da prova e dizer-lhe como encontrara o pai disposto para com ele, sem melhorar nem piorar o que descobrisse.
“Se houver bem para ti, eu te mostrarei, para que fiques tranquilo (v. 12); se houver mal, mandarei que partas, para que estejas a salvo” (v. 13). Assim, ajudaria a livrá-lo do mal, caso fosse real, e do medo do mal, caso fosse imaginário. Para confirmar a promessa, Jônatas invoca Deus:
Como testemunha (v. 12): “Ó Senhor Deus de Israel, tu sabes que sou sincero e penso o que digo”. A intensidade de sua emoção tornou concisa e abrupta a maneira de falar.
Como juiz: “Assim faça o Senhor a Jônatas e ainda mais se eu falar com engano ou quebrar minha palavra com meu amigo” (v. 13).
Jônatas se expressou tão solenemente para que Davi tivesse plena certeza de sua sinceridade. Assim também Deus confirmou suas promessas a nós, para que tivéssemos forte consolação (Hebreus 6:17-18).
Jônatas acrescenta às suas declarações suas orações sinceras: “O Senhor seja contigo, para proteger-te e fazer-te prosperar, assim como esteve antes com meu pai, embora agora se tenha afastado dele”. Desse modo, demonstra sua convicção de que Davi ocuparia o lugar de seu pai e deseja que prospere nele mais do que seu pai prosperava agora.
II. Jônatas providencia para que a aliança de amizade com Davi se estenda aos seus descendentes (vv. 14-16). Pede a Davi que seja amigo de sua família quando ele já não estiver aqui (v. 15): que lhe prometa jamais retirar sua bondade da casa de Jônatas.
Ele diz isso por afeto natural aos filhos, desejando que lhes corresse bem depois de sua morte; queria usar sua influência presente para garantir o bem-estar futuro deles.
Isso também indica sua firme convicção de que Davi ascenderia ao poder e poderia fazer o bem ou o mal aos seus descendentes. Pois, com o tempo, o Senhor eliminaria os inimigos de Davi — não se esperava que o próprio Saul sobrevivesse.
Então, Jônatas lhe pede: “Não retires a tua bondade da minha casa nem te venges dos erros de meu pai nos meus filhos”. A casa de Davi também deveria ficar vinculada à casa de Jônatas, de geração em geração.
Jônatas fez uma aliança com a casa de Davi (v. 16). Repare: amigos verdadeiros desejam transmitir aos seus descendentes o afeto mútuo. Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai. Jônatas chama essa bondade de bondade do Senhor:
Porque é a bondade que Deus demonstra aos que toma em aliança consigo: ele é Deus para eles e para seus descendentes, e eles são amados por causa dos pais.
Jônatas assegura esse compromisso com uma imprecação (v. 16): que o Senhor o exigisse da descendência de Davi — pois não suspeitava do próprio Davi —, caso ela se tornasse inimiga de Jônatas a ponto de tratar injustamente a posteridade de seu amigo.
Jônatas temia que Davi, ou algum descendente dele, pudesse ser tentado a fazer com os descendentes de Jônatas, para assegurar e consolidar seu direito ao trono, o que Abimeleque fizera aos filhos de Gideão (Juízes 9:5); queria impedir isso de vez.
Mas o motivo dado em seguida para Jônatas insistir tanto que essa amizade fosse transmitida aos descendentes (v. 17) é inteiramente generoso e nada tem de egoísta: ele amava Davi como à própria alma e, por isso, desejava que Davi também amasse a ele e aos seus.
Mesmo caído em desgraça na corte e aflito, Davi continuava tão amável aos olhos de Jônatas quanto antes. Jônatas o amava tanto quanto sempre, apesar de o pai odiá-lo: tão puros eram os princípios sobre os quais se firmava essa amizade.
Jônatas jurara a Davi e o fez jurar também — segundo lemos, jurar novamente —, e Davi consentiu, pois quem tem um coração honesto não se assusta com garantias. Jônatas pediu que jurasse por seu amor por ele, que considerava algo sagrado.
Seu coração estava tão empenhado nisso que, ao se despedirem dessa vez, concluiu com um solene apelo a Deus: “O Senhor esteja entre mim e ti para sempre” (v. 23), isto é: “Que o próprio Deus seja juiz entre nós e nossas famílias para sempre, se qualquer um dos lados violar esta aliança de amizade”.
Foi em lembrança dessa aliança que Davi tratou Mefibosete com bondade (2 Samuel 9:7; 21:7). Será bom para nós e para os nossos assegurar o favor daqueles a quem Deus favorece e fazer dos amigos de Deus os nossos amigos.
III. Jônatas estabelece como comunicará a notícia e por que sinais informará a Davi como o pai está disposto para com ele. Sentiriam falta de Davi no primeiro dia ou, no mais tardar, no segundo dia da lua nova, e perguntariam por ele (v. 18). No terceiro dia, quando já teria voltado de Belém, deveria estar num certo lugar (v. 19).
Jônatas iria para aquele local com seu arco e suas flechas, para atirar por diversão (v. 20); mandaria o rapaz buscar as flechas. Se as tivesse atirado para aquém do rapaz, Davi deveria tomar isso como sinal de segurança e não temer aparecer (v. 21). Mas, se atirasse para além do rapaz, seria sinal de perigo, e Davi deveria fugir para salvar a vida (v. 22).
Jônatas combinou esse recurso para o caso de não ter oportunidade de conversar com Davi e lhe dar a notícia pessoalmente, embora, como se viu, tenha conseguido fazê-lo.
Versículos 24 a 34
Jônatas Dá uma Desculpa por Davi a Saul. (a.C. 1058.)
Aqui, Jônatas se convence definitivamente daquilo em que tanto relutava em crer: o pai tinha inimizade implacável contra Davi e certamente o mataria se pudesse. E Jônatas quase pagou muito caro por essa certeza.
I. Sentem falta de Davi na festa no primeiro dia, mas ninguém diz nada a respeito dele. O rei tomou seu lugar para participar do banquete com as ofertas pacíficas, como de costume (v. 25), mas seu coração estava tão cheio de inveja e malícia contra Davi quanto podia estar.
Primeiro deveria ter-se reconciliado com ele e então apresentado sua oferta; em vez disso, esperava, naquela festa, beber o sangue de Davi. Que abominação era aquele sacrifício, oferecido com intenção tão perversa! (Provérbios 21:27). Quando o rei chegou para ocupar seu lugar, Jônatas se levantou, por respeito a ele como pai e soberano.
Todos sabiam seu lugar, mas o de Davi estava vazio. Não costumava ser assim. Ninguém tinha mais prazer em participar das obrigações sagradas do que ele; não teria faltado agora se comparecer não pusesse sua vida em risco. A autopreservação o obrigava a se retirar.
Em perigo iminente, podemos deixar passar as oportunidades do momento; ou melhor, não devemos nos lançar na boca do perigo. O próprio Cristo muitas vezes se retirou até saber que havia chegado a sua hora. Naquele dia, Saul não reparou que Davi estava ausente; disse consigo: “Certamente ele está impuro” (v. 26).
Talvez alguma impureza cerimonial tivesse sobrevindo a ele, proibindo-o de comer das coisas sagradas até lavar as roupas, banhar o corpo em água e permanecer impuro até a tarde. Saul sabia quanto Davi zelava pela lei e que preferiria afastar-se da festa sagrada a comparecer impuro.
Bendito seja Deus: agora nenhuma impureza nos impede de participar, pois pela fé e pelo arrependimento podemos ser lavados na fonte que foi aberta (Salmos 26:6).
II. No segundo dia, perguntam por ele (v. 27). Saul perguntou a Jônatas, que sabia ser seu confidente: “Por que o filho de Jessé não veio comer?” Davi era seu genro, mas Saul o chama com desprezo de filho de Jessé. Pergunta por ele como se lhe desagradasse sua ausência numa festa religiosa.
Isso deve servir de exemplo aos chefes de família, para que cuidem de que os que estão sob sua responsabilidade não faltem ao culto a Deus, em público ou em família. Salvo em caso de necessidade, é ruim deixarmos passar uma oportunidade regular de participar das ordenanças solenes de Deus.
Tomé deixou de ver Cristo por faltar uma vez a uma reunião dos discípulos. Mas o que desagradava Saul era perder, com a ausência de Davi, a oportunidade que esperava de lhe causar dano.
III. Jônatas apresenta a desculpa de Davi (v. 28, 29). 1. Davi estava ausente por um bom motivo: celebrava a festa em outro lugar, embora não ali. Seu irmão mais velho, que agora o tratava com mais respeito do que antes (1 Samuel 17:28), o chamara; Davi fora prestar respeito aos parentes e manter o amor entre irmãos.
Nenhum senhor negaria a um servo a liberdade de fazer isso no tempo devido. 2. Davi não partira sem pedir humildemente permissão a Jônatas e recebê-la. Como superior dele, Jônatas era a pessoa adequada a quem recorrer. Assim, Jônatas apresenta Davi como alguém que não falhava em nenhum aspecto do respeito e do dever para com o governo.
IV. Por isso, Saul explode numa fúria desmedida e ruge como um leão privado da presa. Davi estava fora de seu alcance, mas Saul ataca Jônatas por causa dele (v. 30, 31). Usa palavras vis, impróprias para um cavalheiro, um príncipe, dirigir a qualquer pessoa, sobretudo ao próprio filho, herdeiro de sua coroa e servidor seu, o maior apoio e ornamento de sua família.
Faz isso diante de muita gente, numa festa, quando todos deveriam estar de bom humor e, mais ainda, numa festa sagrada, que deveria mortificar e subjugar todas as paixões desregradas. Na prática, Saul o chama de:
- Bastardo: “Filho da mulher perversa e rebelde”.
Era o modo vulgar e imundo como, naquele tempo, homens dominados por paixões brutais falavam: “Filho de uma prostituta”. Saul lhe diz que ele nascera para a vergonha da mãe; em outras palavras, dera motivo para o mundo suspeitar de que não fosse filho legítimo de Saul, já que amava aquele que Saul odiava e apoiava quem seria a ruína da família deles.
Traidor: “Filho de perversidade rebelde” — assim diz o termo —, isto é, “rebelde perverso”. Em outros momentos Saul não considerava ter conselheiro ou comandante mais confiável e querido que Jônatas; agora, dominado pela fúria, apresenta-o como ameaça à própria coroa e à própria vida.
Tolo: “Escolheste o filho de Jessé como teu amigo, para tua própria vergonha, pois, enquanto ele viver, nunca te firmarás”. Jônatas, na verdade, agia com sabedoria e fazia o bem a si mesmo e à sua família ao garantir a amizade de Davi, a quem o Céu destinara o trono; ainda assim, por isso, Saul o tachava de extremamente imprudente.
É bom escolher o povo de Deus como nosso povo e unir-nos aos que têm Deus consigo. No fim, isso será vantajoso, por mais que agora pareça uma desonra e um prejuízo aos nossos interesses terrenos. É provável que Saul soubesse que a mesma mão que o ungira havia ungido Davi para o reino.
Nesse caso, o tolo não era Jônatas, mas Saul, que imaginava poder frustrar os desígnios de Deus. Nada o satisfaria, porém, senão a morte de Davi; Jônatas deveria buscá-lo para a execução. Como é deplorável a aparência da fúria de Saul! Que isso nos advirta a não alimentar nada parecido em nós. A ira é loucura, e quem odeia seu irmão é assassino.
V. Jônatas fica profundamente triste e perturbado com a fúria bárbara do pai, sobretudo porque esperava algo melhor (v. 2). Ficou aflito pelo pai, por este ser tão brutal, e pelo amigo, que sabia ser amigo de Deus, por ter sido tão vergonhosamente maltratado.
Entristeceu-se por Davi (v. 34) e também se perturbou por si mesmo: o pai o desonrara e, embora injustamente, ele tinha de submeter-se. Tenhamos compaixão de Jônatas ao vê-lo exposto: 1. Ao perigo de pecar. Aquele homem sábio e bom teve de lutar muito para conservar o domínio próprio diante de tal provocação.
Ele não revidou às ofensas do pai contra si; convém que os subordinados suportem com mansidão e silêncio o desprezo que lhes é lançado num acesso de ira. Quando você for a bigorna, fique quieto. Mas não conseguiu suportar que o pai condenasse Davi à morte. Respondeu com alguma veemência (v. 32): “Por que seria ele abatido? O que fez?”
As pessoas generosas suportam com muito mais facilidade ser maltratadas do que ouvir que seus amigos o sejam. 2. Ao perigo de morrer. Saul estava tão enfurecido que atirou a lança contra Jônatas (v. 33). Parecia estar muito preocupado (v. 31) para que Jônatas se firmasse em seu reino; no entanto, agora tentava matá-lo.
Que tolos e feras — piores que feras — a ira faz dos homens! Como é necessário pôr um gancho em seu nariz e um freio em suas mandíbulas! Jônatas se convenceu plenamente de que estava determinado o mal contra Davi e ficou profundamente perturbado.
Levantou-se da mesa, pois já era hora de fazê-lo quando sua vida estava ameaçada, e não comeu; não se devia comer das coisas sagradas durante o luto. Podemos supor que todos os convidados tenham ficado perturbados e que a alegria da festa tenha sido estragada. “Quem é cruel atormenta a própria carne” (Provérbios 11:17).
Versículos 35 a 42
Davi É Informado do Perigo. (a.C. 1058.)
Aqui temos: 1. Jônatas cumpre fielmente a promessa de informar Davi sobre o resultado de sua perigosa prova.
Foi à hora e ao lugar combinados (v. 35), à vista do local onde sabia que Davi estava escondido; mandou o pajem buscar suas flechas, que atiraria sem mirar (v. 36), e deu a Davi o sinal de perigo ao atirar uma flecha para além do rapaz (v. 37): “A flecha não está além de ti?” Davi entendia o sentido daquela palavra — “além” — melhor do que o rapaz.
Jônatas dispensou o rapaz, que nada sabia do assunto, e, vendo que o caminho estava livre e que não havia perigo de serem descobertos, arriscou conversar pessoalmente por um minuto com Davi, depois de lhe ordenar que fugisse para salvar a vida. 2. Os dois amigos se despedem com a maior tristeza.
Pelo que consta, nunca mais se encontraram, exceto uma vez, às escondidas, num bosque (1 Samuel 23:16). (1.) Davi se dirigiu a Jônatas com a reverência de um servo, mais do que com a liberdade de um amigo: prostrou-se com o rosto em terra e inclinou-se três vezes, profundamente consciente dos bons serviços que Jônatas lhe prestara. (2.)
Despediram-se com o maior afeto imaginável, entre beijos e lágrimas; choraram ao pescoço um do outro, até que Davi chorou mais (v. 41). A separação de dois amigos tão fiéis foi igualmente dolorosa para ambos, mas a situação de Davi era mais deplorável.
Jônatas voltava para sua família e seus amigos, enquanto Davi deixava para trás todos os seus confortos, até mesmo os do santuário de Deus; por isso sua tristeza era maior. Ou talvez fosse porque seu temperamento era mais terno e suas emoções mais fortes. (3.)
Recorreram à aliança de amizade que havia entre eles, e ambos se consolaram com ela naquela triste separação: “Nós dois juramos em nome do Senhor, por nós e por nossos herdeiros, que nós e eles seremos fiéis e bondosos uns com os outros de geração em geração”.
Assim, enquanto estamos em casa no corpo e ausentes do Senhor, temos este consolo: ele fez conosco uma aliança eterna.