1 Samuel 19
Argumento
Logo após o casamento de Davi, que se poderia esperar que garantisse a afeição de Saul, vemos as aflições dele chegarem mais depressa do que nunca, todas causadas pela inimizade de Saul.
Sua morte foi jurada, e este capítulo relata quatro notáveis livramentos da espada destruidora de Saul: o primeiro, pela prudente intervenção de Jônatas (vv. 1-7); o segundo, pela rapidez do próprio Davi (vv. 8-10); o terceiro, pela lealdade de Mical (vv. 11-17); e o quarto, pela proteção de Samuel e por uma mudança temporária operada em Saul (vv. 18-24).
Assim, Deus tem muitos meios de preservar seu povo. A Providência nunca fica sem recursos.
Versículos 1 a 7
O Ciúme de Saul contra Davi; a Intercessão de Jônatas por Davi. (a.C. 1058.)
Saul e Jônatas aparecem aqui com atitudes bem diferentes em relação a Davi.
I. Nunca houve inimigo tão cruel e irracional quanto Saul. Ele disse ao filho e a todos os seus servos que matassem Davi (v. 1). Seus planos para eliminá-lo haviam fracassado; por isso, declarou-o fora da lei e ordenou a todos, em nome da lealdade que lhe deviam, que aproveitassem a primeira oportunidade para matá-lo.
É estranho que Saul declarasse assim sua malícia sem motivo algum e que, sabendo que todos os seus servos amavam Davi — como ele próprio dissera (1 Samuel 18:22) —, não temesse incitá-los à revolta com essa ordem sanguinária.
Ou a malícia não era então tão astuta, ou a justiça não estava tão corrompida como depois; caso contrário, Saul teria acusado Davi e subornado testemunhas para jurarem que cometera traição, eliminando-o sob aparência de legalidade, como aconteceu com Nabote. Mas o menor perigo vem dessa malícia às claras.
Era estranho que Saul, sabendo quanto Jônatas amava Davi, esperasse que o filho o matasse. Pensava, porém, que, por ser herdeiro da coroa, Jônatas necessariamente invejaria Davi tanto quanto ele próprio. A Providência ordenou as coisas assim para que Jônatas protegesse Davi.
II. Nunca houve amigo tão surpreendentemente bondoso quanto Jônatas. Amigo na necessidade é amigo de verdade. Jônatas foi assim para Davi. Não apenas continuou a ter grande prazer na companhia dele, embora a glória de Davi eclipsasse a sua, como também se manifestou corajosamente em seu favor quando a corrente se voltou com tanta força contra ele.
Jônatas cuidou da segurança imediata de Davi, avisando-o do perigo (v. 2): “Cuida de ti mesmo e fica fora de perigo”. Jônatas sabia que alguns servos talvez fossem tão submissos a Saul, ou tão invejosos de Davi, que cumpririam as ordens do rei se conseguissem encontrá-lo.
Jônatas se esforçou para acalmar o pai e reconciliá-lo com Davi. Na manhã seguinte, arriscou-se a conversar com Saul a respeito dele (v. 3), e não naquela noite, talvez porque o tivesse visto bêbado e incapaz de conversar; talvez esperasse que Saul revogasse a ordem depois de dormir sobre o assunto; ou talvez só tivesse oportunidade de falar com ele pela manhã.
(1.) A intercessão de Jônatas por Davi foi muito prudente. Ele agiu com grande mansidão e sabedoria e mostrou-se fiel ao amigo, falando bem dele, embora corresse o risco de despertar o desagrado do pai. Foi um raro exemplo de amizade valiosa!
Jônatas apresenta: [1.] Os bons serviços que Davi prestara ao povo e, em especial, a Saul: “Sua obra para contigo tem sido muito boa” (v. 4). Basta lembrar o alívio que Davi lhe proporcionara de sua enfermidade ao tocar harpa e seu corajoso combate contra Golias, feito memorável que, na prática, salvou a vida e o reino de Saul.
Jônatas lembra Saul: “Tu mesmo o viste e te alegraste”. Nisso e em outras ocasiões, ficou claro que Davi era favorecido pelo céu, amigo de Israel e bom servo de Saul; por meio dele, o Senhor trouxera grande livramento a todo Israel. Ordenar sua morte seria vergonhosa ingratidão a um servo tão bom, grande afronta a Deus e grave dano ao povo.
[2.] Jônatas defende a inocência de Davi. Embora ele tivesse prestado muitos bons serviços, seria outra questão se agora fosse culpado de algum crime. Mas “não pecou contra ti” (v. 4), seu sangue era inocente (v. 5) e, se fosse morto, seria sem causa. Jônatas tinha razão para protestar, pois não poderia deixar herança mais nociva à família do que a culpa de derramar sangue inocente.
(2.) A intercessão de Jônatas, além de prudente, foi eficaz. Deus inclinou o coração de Saul a ouvir a voz de Jônatas. Repare: devemos estar dispostos a ouvir a razão e a aceitar repreensões e bons conselhos até de nossos inferiores: os pais, de seus próprios filhos. Como são convincentes as palavras certas!
Por enquanto, Saul se convenceu o bastante da irracionalidade de sua inimizade contra Davi para: [1.] revogar a ordem sanguinária de execução (v. 6): “Tão certo como vive o Senhor, ele não será morto”. Não sabemos se Saul jurou aqui com a devida solenidade. Talvez sim: o assunto era importante o bastante para merecer um juramento e incerto o bastante para precisar dele.
Em outras ocasiões, porém, Saul jurava de modo precipitado e profano, o que tornava justificável duvidar da sinceridade daquele juramento. Pode-se temer que os que brincam tanto com um juramento a ponto de torná-lo um dito e profaná-lo por uma ninharia não sintam devidamente sua obrigação; para alcançar seus objetivos, podem profaná-lo com uma mentira.
Alguns suspeitam que Saul tenha dito e jurado aquilo com a intenção maliciosa de trazer Davi novamente ao seu alcance, para matá-lo na primeira oportunidade. Mas, por pior que Saul fosse, dificilmente podemos pensar tão mal dele. Supomos, portanto, que falou segundo o que pensava naquele momento; logo, porém, as convicções se dissiparam, e sua corrupção prevaleceu e triunfou sobre elas.
[2.] Saul renovou a autorização para Davi ocupar seu lugar na corte. Jônatas levou Davi a Saul, e Davi voltou a estar em sua presença como antes (v. 7), na esperança de que a tempestade tivesse passado e de que seu amigo Jônatas conseguisse manter o pai sempre naquele bom estado de ânimo.
Versículos 8 a 9
Davi Escapa de Saul. (a.C. 1058.)
Aqui está: I. Davi continua prestando bons serviços ao rei e ao país. Embora Saul lhe tivesse retribuído o bem com o mal, e sua própria utilidade fosse justamente o motivo da inveja de Saul, Davi não se afastou ressentido nem deixou de servir ao público.
Quem recebe mal pelo bem que faz não deve se cansar de fazer o bem, lembrando-se de como nosso Pai celestial é um benfeitor generoso, até para com os rebeldes e ingratos.
Apesar das muitas afrontas que Saul fizera a Davi, vemos que ele continuou: 1. tão corajoso quanto antes no uso da espada a serviço do país (v. 8). A guerra recomeçou com os filisteus, dando a Davi nova ocasião de se distinguir. Foi muito corajoso ao atacá-los e saiu vitorioso, matando muitos e pondo os demais em fuga.
- Davi continuou tão alegre quanto antes ao usar a harpa a serviço do rei. Quando Saul voltou a ser perturbado pelos antigos acessos de melancolia, Davi tocou para ele (v. 9). Poderia ter alegado que aquele serviço já não estava à sua altura; mas o homem humilde não considera abaixo de si nada que lhe permita fazer o bem.
Poderia também ter alegado o perigo que correra da última vez que prestara esse serviço a Saul (1 Samuel 18:10). Mas aprendera a retribuir o mal com o bem e a confiar sua segurança a Deus enquanto cumpria seu dever. Veja como Davi reagiu quando seu inimigo adoeceu (Salmos 35:13, 14), passagem que talvez se refira à enfermidade de Saul.
II. Saul continua sua malícia contra Davi. Aquele que ainda outro dia jurara por seu Criador que Davi não seria morto agora tenta matá-lo pessoalmente. Tão implacável e incurável é a inimizade da serpente contra a mulher; tão enganoso e desesperadamente corrupto é o coração humano sem a graça de Deus (Jeremias 17:9).
As novas honras que Davi conquistara naquela guerra contra os filisteus, em vez de extinguir a má vontade de Saul e confirmar a reconciliação, reavivaram sua inveja e a tornaram ainda mais intensa. Quando Saul se entregou a essa paixão perversa, não é de admirar que o espírito mau o dominasse (v. 9).
Quando deixamos o sol se pôr sobre nossa cólera, damos lugar ao diabo (Efésios 4:26, 27), abrimos espaço para ele e o convidamos.
As perturbações da mente, embora a ação de Satanás possa contribuir para elas, em geral têm origem nos pecados e nas imprudências das próprias pessoas. O medo e o ciúme de Saul o atormentavam, de modo que não conseguia ficar em casa sem um dardo na mão.
Fingindo usá-lo para se proteger, pretendia na verdade destruir Davi: tentou pregá-lo à parede e arremeteu contra ele com tanta violência que cravou o dardo na parede (v. 10). Tão forte era o diabo nele, tão fortes eram sua própria fúria e paixão.
Talvez Saul pensasse que, se matasse Davi naquele momento, seria desculpado por Deus e pelos homens por estar non compos mentis — isto é, por não estar em pleno juízo — e que o ato seria atribuído à sua loucura. Mas Deus não se deixa enganar por fingimentos, embora os homens possam se deixar.
III. Deus continua cuidando de Davi e velando por seu bem. Saul errou o golpe. Davi foi mais rápido, fugiu e, pela bondosa providência de Deus, escapou naquela noite. Davi muitas vezes menciona esses livramentos, entre outros, em seus salmos, quando fala de Deus como seu escudo e broquel, sua rocha e fortaleza, e aquele que livra sua alma da morte.
Versículos 11 a 17
Aqui está: I. O plano seguinte de Saul para fazer mal a Davi. Depois que Davi escapou do dardo, Saul supôs que ele tivesse ido direto para casa, como de fato fez. Então enviou alguns guardas para ficarem de tocaia à porta e assassiná-lo pela manhã, assim que saísse (v. 11).
Josefo diz que o plano era prendê-lo e levá-lo às pressas perante um tribunal, que recebera ordens de condená-lo e executá-lo como traidor. Mas aqui lemos que escolheram um meio mais direto: receberam ordem de matá-lo.
Davi tinha razão para queixar-se de que seus inimigos eram homens sanguinários, como fez no salmo que compôs naquela ocasião (Salmos 59), quando Saul enviou homens que vigiaram a casa para matá-lo. Veja v. 2, 3 e 7: Davi se queixa de que havia espadas em seus lábios.
II. O maravilhoso livramento de Davi desse perigo. Mical foi o instrumento desse livramento. Saul a dera a Davi para ser uma armadilha, mas ela se tornou sua protetora e ajudadora. Muitas vezes, o diabo é atingido por uma flecha de seu próprio arco.
Não sabemos como Mical soube do perigo que ameaçava o marido. Talvez alguém da corte a tenha avisado; ou, mais provavelmente, ela mesma percebeu os soldados ao redor da casa quando ela e Davi iam se deitar, embora os soldados tenham ficado tão quietos e calados que diziam: “Quem está ouvindo?”, como Davi observa (Salmos 59:7).
Sabendo da grande indignação do pai contra Davi, Mical logo suspeitou do plano e se apressou em salvar o marido. 1. Ela tirou Davi do perigo. Avisou-o de quão iminente era o risco (v. 11): “Amanhã serás morto”. Segundo a paráfrase de Josefo, ela lhe disse que, se o sol o visse ali na manhã seguinte, nunca mais o veria. Depois, mostrou-lhe uma saída.
Davi era mais versado na arte de lutar do que na de fugir. Se fosse lícito, poderia facilmente ter livrado a casa, à força da espada, daqueles que a vigiavam. Mas Mical o fez descer por uma janela, pois todas as portas estavam guardadas (v. 12); assim, ele fugiu e escapou.
Foi então que Davi compôs o Salmo 59, talvez em seu aposento antes de sair ou no esconderijo para onde fugiu. O salmo mostra que, apesar do susto e da pressa, sua mente estava serena e, no grande perigo, sua fé permanecia firme e voltada para Deus. Embora o plano fosse matá-lo pela manhã, ele declara com grande confiança (v. 16): “Cantarei em alta voz a tua misericórdia pela manhã”.
- Mical enganou Saul e os que ele empregara para executar sua crueldade. Quando as portas da casa foram abertas pela manhã e Davi não apareceu, os mensageiros o procuraram pela casa. Mical, porém, disse que ele estava doente na cama (v. 14).
Se não acreditassem nela, poderiam ver: ela pusera uma imagem de madeira na cama e a agasalhara bem, como se Davi estivesse dormindo e sem condições de conversar (v. 13). Pôs pelos de cabra ao redor da imagem para imitarem o cabelo de Davi e enganá-los melhor.
Mical não pode ser de modo algum justificada por mentir e encobrir a mentira com um engano. A verdade de Deus não precisava da mentira dela. Mas, com isso, pretendia manter Saul em suspense por algum tempo para que Davi pudesse se pôr em segurança, pois não duvidava que os mensageiros o perseguiriam se descobrissem que ele partira.
Os mensageiros foram humanos o bastante para não incomodá-lo ao saberem que estava doente; deve-se ter compaixão dos que se encontram nessa aflição. Saul, porém, ao ouvir a notícia, ordenou que o trouxessem, doente ou com saúde: “Tragam-no para mim na cama, para que eu o mate” (v. 15).
Foi vil e bárbaro triunfar assim sobre um enfermo e jurar a morte de alguém que, até onde Saul sabia, talvez estivesse morrendo de causas naturais.
Ele ansiava tanto por seu sangue e era tão sedento de vingança que não se satisfaria em vê-lo morto a menos que ele próprio o matasse, embora pouco antes tivesse dito: “Que a minha mão não esteja sobre ele”. Quando as pessoas soltam as rédeas de suas paixões, tornam-se cada vez mais violentas.
Quando os mensageiros voltaram, o engano foi descoberto (v. 16). Mas, a essa altura, era de esperar que Davi estivesse em segurança, e por isso Mical não se preocupou muito com a descoberta.
Saul a repreendeu por ajudar Davi a fugir (v. 17): “Por que me enganaste assim?” Saul tinha um espírito vil: esperava que, por ser Mical sua filha, ela traísse injustamente o próprio marido em favor dele. Ela não deveria deixar pai e casa paterna para se unir ao marido?
Os que não se deixam prender por nenhum vínculo de razão ou religião estão sempre prontos a pensar que os outros também romperiam esses vínculos com facilidade.
Ao responder à repreensão de Saul, Mical não cuidou tanto da reputação do marido quanto cuidara de sua vida. Deu esta desculpa: “Ele disse: ‘Deixa-me ir; por que eu te mataria?’”
Assim como era falsa a insinuação de que ela tentara impedir a fuga — na verdade, foi ela quem o incentivou e ajudou —, também era injusto e indigno insinuar que Davi a ameaçara de morte caso ela não o deixasse partir. Isso poderia confirmar Saul em sua fúria contra Davi.
Davi estava longe de ser tão bárbaro e autoritário, tão grosseiro em suas decisões e arrogante em suas ameaças, como Mical o retratou. Mas Davi sofreu tanto nas mãos de amigos quanto de inimigos, e o mesmo aconteceu com o filho de Davi.
Versículos 18 a 24
Saul Profetiza Diante de Samuel. (a.C. 1058.)
Aqui está: I. O refúgio de Davi. Depois de escapar de casa durante a noite, ele não fugiu para Belém, onde estavam seus parentes, nem para alguma cidade de Israel que o tratara com carinho e o exaltara, a fim de conquistar apoio para se proteger. Foi direto a Samuel e lhe contou tudo o que Saul lhe fizera (v. 18).
- Samuel lhe prometera a coroa. Como sua fé nessa promessa começava a vacilar, Davi estava prestes a dizer na pressa — ou na fuga, segundo alguns (Salmos 116:11): “Todos os homens são mentirosos”, isto é: “Não apenas Saul, que me prometeu a vida, mas também Samuel, que me prometeu o trono”.
A quem recorrer senão a Samuel para receber, naquela aflição, o encorajamento que sustentaria sua fé?
Ao fugir para Samuel, Davi fez de Deus seu refúgio, confiando à sombra das asas dele. Onde mais um homem bom poderia se considerar seguro?
- Como profeta, Samuel era quem melhor podia aconselhá-lo sobre o que fazer naquele dia de aflição. No salmo que compusera na noite anterior, Davi havia elevado sua oração a Deus; agora aproveitou a primeira oportunidade para procurar Samuel e receber de Deus direção e instrução.
Se esperamos respostas de paz às nossas orações, devemos manter os ouvidos abertos à palavra de Deus.
- Junto de Samuel havia uma comunidade de profetas, à qual Davi poderia se unir para louvar a Deus. O prazer desse exercício seria o maior alívio possível para sua aflição. Davi encontrara pouco descanso e satisfação na corte de Saul; por isso, foi buscá-los na comunidade de Samuel.
Sem dúvida, neste mundo, a pouca alegria que se pode encontrar pertence aos que vivem em comunhão com Deus. Davi se refugiou nessa comunhão em tempos de aflição (Salmos 27:4-6).
II. A proteção de Davi nesse lugar. Ele e Samuel foram morar — ou se hospedar — em Naiote, onde ficava a escola dos profetas, em Ramá, como num lugar protegido, pois nem os próprios filisteus perturbariam aquela reunião (1 Samuel 10:10).
Saul soube disso por alguns de seus espiões (v. 19) e enviou oficiais para prender Davi (v. 20). Como eles não o trouxeram, enviou outros; quando estes não voltaram, mandou um terceiro grupo (v. 21). Sem notícias deles, foi pessoalmente (v. 22).
Tão impaciente era em sua sede pelo sangue de Davi e tão obstinado em levar adiante seu plano que, mesmo frustrado por uma providência após outra, não percebia que Davi estava sob a proteção especial do Céu.
Estava abaixo da dignidade do rei ir pessoalmente numa missão dessas; mas os perseguidores se rebaixam a qualquer coisa e não recuam diante de nada para satisfazer a malícia. Saul deixou de lado todos os assuntos públicos para caçar Davi.
Como Davi foi livrado quando estava prestes a cair — como seu cordeiro caíra antes — na boca dos leões? Não foi como livrara o cordeiro, matando o leão, nem como Elias fora livrado, consumindo os mensageiros com fogo do céu. Deus, por algum tempo, transformou os leões em cordeiros.
- Quando os mensageiros chegaram à congregação onde Davi estava entre os profetas, o Espírito de Deus veio sobre eles, e profetizaram, isto é, juntaram-se aos outros no louvor a Deus. Em vez de prender Davi, eles próprios foram tomados pelo Espírito.
(1.) Assim, Deus protegeu Davi. Ou os mensageiros foram arrebatados pelo espírito de profecia de tal modo que não conseguiam pensar em outra coisa e esqueceram a missão, sem sequer prestar atenção em Davi; ou foram levados, naquele momento, a um estado de espírito tão bom que não podiam sequer cogitar fazer algo tão perverso.
(2.) Deus honrou os filhos dos profetas e a comunhão dos santos. Mostrou como pode, quando quer, inspirar temor até nos piores homens por meio dos sinais de sua presença nas assembleias dos fiéis e obrigá-los a reconhecer que Deus está realmente entre eles (1 Coríntios 14:24, 25).
Veja também o benefício das comunidades religiosas e as boas impressões que elas podem causar até em mentes que pareciam incapazes de recebê-las. Onde se pode esperar a atuação do Espírito senão nas congregações dos santos?
(3.) Deus manifestou seu poder sobre os espíritos humanos. Aquele que fez o coração e a língua pode conduzir ambos para cumprir seus propósitos. Balaão profetizou a felicidade de Israel, a quem pretendia amaldiçoar; alguns escritores judeus pensam que aqueles mensageiros profetizaram a ascensão de Davi ao trono de Israel.
- O próprio Saul também foi tomado pelo espírito de profecia antes de chegar ao lugar. Seria de esperar que alguém tão perverso quanto ele não corresse o risco de se tornar profeta. Mas, ao escolher esse meio para proteger Davi, Deus fez com que Saul, mal chegasse a ponto de sentir o cheiro da fumaça de Naiote — como diz o bispo Hall —, profetizasse como seus mensageiros (v. 23).
Saul tirou o manto real e as vestes de guerra, por serem finas demais ou pesadas demais para aquele serviço, e caiu numa espécie de transe ou arrebatamento, que durou todo aquele dia e toda a noite.
Os santos de Damasco foram livrados da fúria do Saul do Novo Testamento por uma mudança de espírito, mas de outra natureza: a mudança de Saul foi apenas impressionante, mas a de Paulo, santificadora. A primeira durou um dia; a segunda, para sempre.
Repare: muitos têm grandes dons, mas nenhuma graça; profetizam em nome de Cristo e, mesmo assim, ele os rejeita (Mateus 7:22, 23). Agora se repete o provérbio: “Está Saul também entre os profetas?” (1 Samuel 10:12). Antes, o caso era diferente; agora, é o contrário. Saul fora rejeitado por Deus e era movido por um espírito mau; ainda assim, estava entre os profetas.