Matthew Henry

1 Samuel 2

Argumento

Neste capítulo temos: I. O cântico de ação de graças de Ana a Deus por sua bondade para com ela ao lhe dar Samuel (vv. 1-10).

II. O retorno deles à família, com a bênção de Eli (v. 11, 20); o crescimento da família (v. 21); o crescimento e o progresso de Samuel (v. 11, 18, 21, 26); e o cuidado de Ana em vesti-lo (v. 19).

III. A grande perversidade dos filhos de Eli (vv. 12-17, 22).

IV. A repreensão branda demais que Eli lhes fez por isso (vv. 23-25).

V. A mensagem justamente terrível que Deus lhe enviou por meio de um profeta, ameaçando a ruína de sua família por causa da perversidade de seus filhos (vv. 27-36).

Versículos 1 a 10

O Cântico de Ana. (a.C. 1137.)

Temos aqui a ação de graças de Ana, inspirada não só pelo espírito de oração, mas também pelo espírito de profecia. Sua petição pela misericórdia que desejava já apareceu antes (1 Samuel 1:11), e aqui temos sua resposta de louvor. Em ambos os casos, sua boca falou da abundância de um coração profundamente tocado: no primeiro, pelas próprias carências; no segundo, pela bondade de Deus.

Observe, em termos gerais: 1. Quando recebeu misericórdia de Deus, ela o reconheceu com gratidão, para o louvor dele. Não fez como os nove leprosos (Lucas 17:17). O louvor é o aluguel que devemos, o nosso tributo. Somos injustos se não o pagamos.

  1. A misericórdia que recebeu foi resposta à oração; por isso, julgou-se especialmente obrigada a dar graças por ela. O que obtemos pela oração podemos desfrutar com conforto e devemos desfrutar com louvor. 3. Aqui a ação de graças dela é chamada de oração: Ana orou, pois agradecer é parte essencial da oração.

Em toda súplica a Deus, devemos expressar gratidão a ele como nosso benfeitor. Sim, e a gratidão pelas misericórdias recebidas será aceita como petição por misericórdia futura.

  1. A partir dessa misericórdia particular que recebera de Deus, ela aproveita a ocasião, com o coração elevado e ampliado, para falar das coisas gloriosas de Deus e de seu governo do mundo em favor de sua igreja. Sempre que algo der ocasião aos nossos louvores, eles devem se elevar dessa maneira.

  2. Sua oração foi mental. Sua voz não foi ouvida; mas, em sua ação de graças, ela falou para que todos a ouvissem. Fez sua súplica com gemidos inexprimíveis, mas agora seus lábios se abriram para anunciar o louvor de Deus.

  3. Esta ação de graças foi registrada para encorajar as pessoas do sexo mais frágil a se achegarem ao trono da graça. Deus levará em conta as orações e os louvores delas. O cântico da virgem Maria tem grande afinidade com o de Ana (Lucas 1:46). Nesta ação de graças temos três coisas:

I. O triunfo de Ana em Deus, em suas gloriosas perfeições e nas grandes coisas que fizera por ela (vv. 1-3). Observe:

  1. Que grandes coisas ela diz de Deus. Ela dá pouca atenção à misericórdia particular que agora a alegrava. Não elogia Samuel por ser a criança mais bonita, mais promissora e mais perspicaz para a idade que já vira, como pais afetuosos tendem a fazer. Não: ela deixa de lado o presente e louva quem o deu, ao passo que a maioria se esquece do doador e se apega apenas ao presente.

Cada riacho deve nos conduzir à fonte; e as dádivas que recebemos de Deus devem aumentar nossa admiração pelas infinitas perfeições que nele há. Pode haver outros Samuéis, mas não há outro Jeová. “Não há outro além de ti.” Observe: Deus deve ser louvado como um ser sem igual, de perfeição incomparável.

Essa glória é devida ao seu nome; devemos reconhecer não só que ninguém se compara a ele, mas que não há outro além dele. Todos os demais eram impostores (Salmos 18:31).

Ana celebra aqui a glória de quatro atributos gloriosos de Deus: (1.) Sua pureza imaculada. Este é o atributo mais louvado no mundo celestial por aqueles que sempre contemplam sua face (Isaías 6:3; Apocalipse 4:8). Quando Israel triunfou sobre os egípcios, Deus foi louvado como glorioso em santidade (Êxodo 15:11). Assim também, no triunfo de Ana: “Não há santo como o Senhor.”

É a retidão de sua natureza, sua perfeita concordância consigo mesmo e a equidade de seu governo e juízo em todas as suas administrações. Ao nos lembrarmos disso, devemos dar graças. (2.) Seu poder onipotente: “Nem há rocha (ou força, pois às vezes essa palavra é traduzida assim) como o nosso Deus.”

Ana experimentara grande amparo ao se apoiar nele; por isso fala do que conheceu e parece aludir ao que Moisés disse (Deuteronômio 32:31).

(3.) Sua sabedoria insondável: “O Senhor, juiz de todos, é Deus de conhecimento.” Ele vê com clareza e perfeição o caráter de cada pessoa e o mérito de cada causa, e dá conhecimento e entendimento aos que os buscam nele. (4.) Sua justiça infalível: “Por ele as ações são pesadas.”

As dele são pesadas em seus conselhos eternos; as dos filhos dos homens, na balança de seu juízo. Assim, retribuirá a cada um segundo a sua obra e não se enganará sobre o que alguém é ou faz.

  1. Como ela encontra consolo nessas coisas. Podemos desfrutar do conforto daquilo cuja glória atribuímos a Deus. Ana faz isso: (1.) com santa alegria: “Meu coração se alegra no Senhor”; não tanto no filho quanto em seu Deus.

Ele deve ser a alegria da nossa alegria (Salmos 43:4), e nossa alegria não deve terminar em nada inferior a ele: “Alegro-me na tua salvação”, não só nesta graça particular para comigo, mas também na salvação do teu povo Israel, sobretudo nas salvações de que este menino será instrumento e, acima de tudo, naquela por meio de Cristo, da qual estas são apenas tipos.

(2.) Com santo triunfo: “A minha força está exaltada”; não só minha reputação foi salva por eu ter um filho, como também foi muito elevada por ter um filho assim. Lemos sobre alguns cantores designados por Davi para erguer o chifre, instrumento musical, no louvor a Deus (1 Crônicas 25:5); portanto, “a minha força está exaltada” quer dizer: “Meus louvores se elevaram muito, num tom incomum.”

“Exaltada no Senhor”: Deus deve receber a honra por toda a nossa exaltação, e nele devemos triunfar. “Minha boca se alargou”, isto é: “Agora tenho como responder aos que me insultavam.” Quem tem a aljava cheia de flechas e a casa cheia de filhos não terá vergonha de falar com o inimigo à porta (Salmos 127:5).

  1. Como, com isso, ela silencia os que se colocam como rivais de Deus e se rebelam contra ele (v. 3): “Não faleis mais tão orgulhosamente.” Que Penina e seus filhos não voltem a censurá-la por confiar em Deus e orar a ele: afinal, ela descobriu que não foi em vão. Veja Miquéias 7:10: “Então a minha inimiga o verá, e a vergonha a cobrirá, aquela que me dizia: Onde está o teu Deus?”

Talvez ela considerasse indigno dar tanta atenção a Penina e à maldade dela neste cântico. Mas estas palavras pretendem repreender a insolência dos filisteus e de outros inimigos de Deus e de Israel, que abrem a boca contra os céus (Salmos 73:9): “Que isso os faça calar-se e envergonhar-se.

Aquele que assim julgou em meu favor contra o meu adversário julgará em favor de seu povo contra todos os adversários dele.”

II. Ela considera a sabedoria e a soberania da providência divina ao dispor dos assuntos dos filhos dos homens. Tais são as mudanças que ocorrem com eles, e tão estranhas e repentinas são suas reviravoltas, que muitas vezes basta um passo curto para ir do auge da prosperidade ao fundo da adversidade.

Deus não só colocou uma diante da outra (Eclesiastes 7:14), como também as deixou bem próximas, sem abismo entre elas, para que nos alegremos como se não nos alegrássemos e choremos como se não chorássemos.

  1. Os fortes logo são enfraquecidos, e os fracos logo fortalecidos, quando Deus quer (v. 4). De um lado, se ele der a ordem, “os arcos dos poderosos são quebrados”: eles ficam desarmados e incapazes de fazer o que fizeram antes ou planejaram fazer. Alguns foram derrotados em batalha apesar de parecerem ter todas as vantagens e se julgarem certos da vitória (Salmos 46:9; 37:15, 17).

As pessoas também logo se enfraquecem por doença e velhice, e descobrem que o arco não permanece forte por muito tempo. Muitos poderosos que se gloriaram de sua força descobriram que ela era um arco enganoso, que falhou quando confiaram nele.

De outro lado, se o Senhor der a ordem, os que tropeçam por fraqueza, tão fracos que não conseguem andar em linha reta ou com firmeza, são revestidos de força no corpo e na mente, e podem realizar grandes coisas.

Os que foram enfraquecidos pela doença recuperam o vigor (Jó 33:25), e os abatidos pela tristeza recuperam o consolo, que fortalecerá as mãos fracas e os joelhos vacilantes (Isaías 35:3). A vitória favorece o lado que todos julgavam derrotado, e até os coxos tomam a presa (Isaías 33:23).

  1. Os ricos logo empobrecem e os pobres, de repente, ficam surpreendentemente ricos (v. 5). Às vezes, a providência arruína os bens dos homens e frustra seus esforços; com um fogo que ninguém atiçou, consome o que produziram.

Os que tinham fartura — celeiros, bolsas e casas cheios de bens (Jó 22:18), e o ventre cheio desses tesouros escondidos (Salmos 17:14) — podem ser reduzidos a tamanha necessidade que lhes faltem os sustentos indispensáveis da vida.

Então alugam a própria força por pão e precisam cavar, pois têm vergonha de mendigar. As riquezas fogem (Provérbios 23:5) e deixam miseráveis aqueles que, quando as possuíam, depositavam nelas a felicidade. Para quem tinha abundância e liberdade, a pobreza é necessariamente duas vezes mais dolorosa.

Mas, por outro lado, às vezes a providência ordena que os famintos deixem de passar necessidade; isto é, deixem de alugar a própria força por pão, como faziam. Pela bênção de Deus sobre seu trabalho, prosperaram e conseguiram o bastante para viver com tranquilidade; já não terão fome nem sede.

Isso não se atribui à sorte, nem apenas à sabedoria ou à insensatez dos homens. Riqueza não cabe aos entendidos, nem favor aos habilidosos (Eclesiastes 9:11); tampouco a pobreza é sempre culpa dos próprios pobres. Mas (v. 7) “o Senhor empobrece e enriquece”; empobrecer uns é enriquecer outros, e isso é obra de Deus.

A alguns ele dá poder para adquirir riquezas; de outros tira o poder de conservar o que têm. Somos pobres? Deus nos fez pobres, o que é boa razão para nos contentarmos e nos reconciliarmos com nossa condição. Somos ricos? Deus nos fez ricos, o que é boa razão para sermos gratos e servi-lo com alegria na abundância dos bens que nos concede.

Pode-se entender que se trata da mesma pessoa: Deus empobrece os que eram ricos e, depois de algum tempo, volta a enriquecê-los, como aconteceu com Jó. Ele deu, tirou e tornou a dar. Que os ricos não sejam orgulhosos nem presunçosos, pois Deus pode empobrecê-los depressa; que os pobres não desanimem nem desesperem, pois Deus pode enriquecê-los no devido tempo.

  1. Famílias vazias são preenchidas, e famílias numerosas diminuem e ficam pequenas. Este é o exemplo que se relaciona diretamente com a ocasião da ação de graças: “A estéril deu à luz sete.” Ela se refere a si mesma, pois, embora até então tivesse apenas um filho, sendo ele nazireu, dedicado a Deus e ocupado em seu serviço imediato, valia para ela por sete.

Ou estas palavras expressam sua fé. Agora que tinha um, esperava outros, e não se decepcionou: teve mais cinco (v. 21). Se contarmos Samuel como dois, e podemos fazê-lo com razão, ela alcançou o número que esperava: “A estéril deu à luz sete.” Em contrapartida, a que tinha muitos filhos enfraqueceu e deixou de dar à luz.

Ela não diz mais nada. Penina agora está humilhada e abatida. Segundo a tradição dos judeus, quando Ana deu à luz uma criança, Penina enterrou duas. Há muitos exemplos tanto do crescimento de famílias insignificantes quanto da extinção de famílias importantes (Jó 22:23; Salmos 107:38 etc.).

  1. Deus é o Senhor soberano da vida e da morte (v. 6): “O Senhor mata e dá vida.” Entenda-se: (1.) do domínio soberano e da ação universal de Deus sobre a vida e a morte dos filhos dos homens. Ele preside os nascimentos e os sepultamentos.

Quando alguém morre, é Deus quem dirige as flechas da morte. “O Senhor mata.” A morte é seu mensageiro; fere a quem e quando ele manda. Ninguém desce ao pó sem que ele o faça descer, pois em sua mão estão as chaves da morte e do sepulcro (Apocalipse 1:18).

Quando alguém nasce, é ele quem lhe dá vida. Ninguém sabe qual é o caminho do espírito, mas sabemos que ele vem do Pai dos espíritos. Quando alguém se recupera de uma enfermidade e é salvo de perigos iminentes, é Deus quem o faz subir, pois dele vêm as saídas da morte.

(2.) Da distinção que ele faz entre uns e outros: “Ele mata alguns e mantém outros vivos”, embora estivessem expostos ao mesmo perigo — numa guerra ou numa peste, por exemplo; talvez dois estivessem na mesma cama, um levado pela morte e o outro poupado. “Assim foi do teu agrado, ó Pai.”

Alguns que tinham mais probabilidade de viver são levados ao túmulo; outros, que pareciam tão propensos a morrer quanto eles, são levantados, pois a vida e a morte não seguem as probabilidades. As providências de Deus dão morte a alguns, arruinando-lhes o conforto, e ao mesmo tempo dão vida a outros.

(3.) Da mudança que ele opera na mesma pessoa: “Ele mata e faz descer à sepultura”, isto é, leva alguém até às portas da morte e então o reanima e levanta, quando já se perdera a esperança de vida e se recebera sentença de morte (2 Coríntios 1:8, 9). Ele reduz à destruição e então diz: “Volta” (Salmos 90:3). Nada é difícil demais para Deus: nem mesmo vivificar os mortos e dar vida a ossos secos.

  1. A exaltação e o rebaixamento vêm ambos dele. Ele humilha uns e eleva outros (v. 7): humilha os orgulhosos e concede graça e honra aos humildes; lança ao pó os que querem rivalizar com o Deus que está acima deles e pisar todos ao redor (Jó 40:12, 13), mas salva e eleva os que se humilham diante dele (Tiago 4:10).

Ou pode-se entender que se trata das mesmas pessoas: eleva aqueles que rebaixou, quando já estão suficientemente humilhados. Isso é desenvolvido no v. 8. Ele ergue o pobre do pó, de uma condição baixa e humilde, e até do monturo, condição vil e servil, desprezada e detestada, para fazê-lo sentar-se entre príncipes.

Veja Salmos 113:7, 8. A promoção não vem por acaso, mas do conselho de Deus, que muitas vezes favorece os menos prováveis e os que as pessoas julgavam muito indignos. José e Daniel, Moisés e Davi foram promovidos de modo extraordinário: da prisão ao palácio, do cajado de pastor ao cetro.

Os príncipes entre os quais forem colocados talvez se sintam tentados a desprezá-los, mas Deus pode firmar a honra que lhes concede de modo tão surpreendente e fazê-los até herdar o trono da glória. Que os favorecidos assim pela providência não sejam censurados por terem vindo do pó e do monturo.

Quanto mais humilde o começo, maior o favor recebido e mais Deus é glorificado na promoção, se ela ocorrer por meios lícitos e honrosos.

  1. Dá-se uma razão para todas essas disposições, razão que nos leva a aceitá-las, por mais surpreendentes que sejam: “Do Senhor são as colunas da terra.” (1.) Se entendermos isso literalmente, indica o poder onipotente de Deus, que não pode ser controlado. Ele sustenta toda a criação, fundou a terra e ainda a mantém pela palavra de seu poder.

O que ele não pode fazer nos assuntos das famílias e dos reinos, muito além da nossa compreensão e expectativa, ele que suspende a terra sobre o nada? (Jó 26:7). Mas (2.), se entendermos isso figuradamente, indica sua soberania incontestável, que não pode ser contestada. Os príncipes e grandes da terra, os governantes dos Estados e governos, são as colunas da terra (Salmos 75:3).

As questões do mundo parecem girar em torno deles, mas eles pertencem ao Senhor (Salmos 47:9). Receberam dele o poder; portanto, ele pode promover quem quiser. E quem pode dizer: “Que fazes?”

III. A profecia da preservação e exaltação de todos os amigos fiéis de Deus e da destruição de todos os inimigos dele e deles. Depois de testemunhar seu alegre triunfo pelo que Deus fez e está fazendo, ela conclui com alegres esperanças do que ele fará (vv. 9-10).

“Os afetos piedosos”, diz o bispo Patrick, “naqueles dias muitas vezes se elevavam à altura da profecia”; assim, Deus mantinha a verdadeira religião naquela nação, em meio às suas inclinações idólatras. Esta profecia pode se referir: 1. Mais diretamente ao governo de Israel por Samuel e por Davi, a quem Samuel foi incumbido de ungir.

Os israelitas, santos de Deus, seriam protegidos e libertados; os filisteus, seus inimigos, seriam vencidos e subjugados, particularmente por meio de trovões (1 Samuel 7:10).

Seus domínios seriam ampliados; o rei Davi seria fortalecido e grandemente exaltado; e Israel, que nos dias dos juízes tivera tão pouca importância e mal conseguira subsistir, logo se tornaria grande e influente, impondo suas leis a todos os vizinhos.

Que mudança extraordinária! O nascimento de Samuel foi, por assim dizer, o alvorecer daquele dia. Mas 2. Temos razão para pensar que esta profecia olha mais adiante, para o reino de Cristo e a administração desse reino da graça, sobre o qual ela agora começa a falar, depois de discorrer longamente sobre o reino da providência.

Esta é a primeira vez que encontramos o nome Messias, ou “seu Ungido”. Os antigos expositores, judeus e cristãos, entendem que a profecia vai além de Davi, até o Filho de Davi. Aqui se dizem coisas gloriosas sobre o reino do Mediador, tanto antes quanto depois de sua encarnação; pois o modo como ele é administrado pelo Verbo eterno e pelo Verbo feito carne é praticamente o mesmo.

Sobre esse reino, temos aqui a certeza: (1.) Todos os seus súditos leais serão protegidos com cuidado e poder (v. 9): “Ele guardará os pés dos seus santos.” Há no mundo um povo que são santos de Deus, seus escolhidos e santificados; e ele guardará os pés deles: tudo o que lhes pertence estará sob sua proteção, até os pés, a parte mais baixa do corpo.

Se ele guarda os pés, muito mais a cabeça e o coração. Ou guardará os pés, isto é, assegurará o chão em que pisam e firmará seus passos; colocará uma guarda de graça sobre seus afetos e ações, para que seus pés não se desviem do caminho nem nele tropecem.

Quando seus pés estiverem prestes a escorregar (Salmos 73:2), a misericórdia de Deus os amparará (Salmos 94:18) e impedirá que caiam (Judas 1:24). Enquanto guardarmos os caminhos de Deus, ele guardará nossos pés. Veja Salmos 37:23, 24.

(2.) Nenhum dos poderes que se levantam contra esse reino poderá destruí-lo: “Pela força, ninguém prevalecerá.” A força de Deus está empenhada em favor da igreja; enquanto assim for, a força humana não prevalecerá contra ela.

A igreja parece desprovida de força, com poucos amigos e fracos, mas a vitória não depende da força humana (Salmos 33:16). Deus não precisa dela a seu favor (Salmos 147:10), nem a teme quando se volta contra ele.

(3.) Todos os seus inimigos certamente serão destruídos e abatidos: “Os ímpios ficarão mudos nas trevas” (v. 9). Serão feridos de cegueira e mudez: não conseguirão enxergar o caminho nem terão o que dizer em sua defesa. Os pecadores condenados são sentenciados à escuridão completa e nela ficarão para sempre sem palavras (Mateus 22:12, 13).

Os ímpios são chamados de adversários do Senhor, e se prediz (v. 10) que serão despedaçados. Todos os seus planos contra o reino de Deus entre os homens serão frustrados, e eles próprios serão destruídos. Que outro destino poderiam ter os que se armam contra a Onipotência?

Veja Lucas 19:27. Deus tem muitos meios de fazê-lo; e, se necessário, “do céu trovejará sobre eles”, não só enchendo-os de terror e consternação, mas também levando-os à destruição. Quem pode resistir aos raios de Deus?

(4.) As conquistas desse reino se estenderão a regiões distantes: “O Senhor julgará os confins da terra.” As vitórias e os domínios de Davi foram vastos, mas os confins da terra foram prometidos ao Messias como possessão (Salmos 2:8), para serem submetidos a seu cetro de ouro ou destruídos por seu cetro de ferro.

Deus é o Juiz de todos e julgará em favor de seu povo contra os inimigos dele e deles (Salmos 110:5, 6). (5.) O poder e a honra do príncipe Messias crescerão cada vez mais: “Ele dará força ao seu rei” para realizar sua grande obra (Salmos 89:21; veja também Lucas 22:43), fortalecendo-o para atravessar as dificuldades de sua humilhação.

Em sua exaltação, Deus levantará sua cabeça (Salmos 110:7), exaltará o poder e a honra de seu Ungido e o fará mais elevado que os reis da terra (Salmos 89:27). Isso coroa o triunfo e é, acima de tudo, o motivo da exultação de Ana. Sua força está exaltada (v. 1) porque ela prevê que a força do Messias também será exaltada.

Isso assegura a esperança: os súditos do reino de Cristo estarão seguros, e seus inimigos serão arruinados, pois o Ungido, o Senhor Cristo, está cingido de força e pode salvar e destruir por completo.

Versículos 11 a 26

Samuel no Santuário; A Perversidade dos Filhos de Eli. (a.C. 1130.)

Nestes versículos temos o bom caráter e a boa conduta da família de Elcana, e o mau caráter e a má conduta da família de Eli. O relato das duas famílias está visivelmente entrelaçado em todo este parágrafo, como se o historiador quisesse pôr uma diante da outra para que o contraste destacasse ambas.

A devoção e a boa ordem da família de Elcana agravavam a iniquidade da casa de Eli; ao passo que a perversidade dos filhos de Eli fazia a piedade precoce de Samuel brilhar ainda mais.

I. Vejamos como as coisas iam bem na família de Elcana e quanto melhor estavam do que antes. 1. Eli os despediu da casa do Senhor com uma bênção, depois que levaram para lá seu filhinho (v. 20).

Abençoou-os como quem tinha autoridade: “O Senhor te dê outros filhos desta mulher, em troca daquele que foi emprestado ao Senhor.”

Se Ana tivesse muitos filhos, não teria sido um ato tão generoso de piedade entregar um deles ao serviço do tabernáculo; mas, tendo apenas um, seu único filho amado, seu Isaque, apresentá-lo ao Senhor foi um ato de piedade heroica que de modo algum devia ficar sem recompensa.

Assim como Abraão, depois de oferecer Isaque, recebeu a promessa de uma descendência numerosa (Gênesis 22:16, 17), também Ana, depois de apresentar Samuel ao Senhor como sacrifício vivo, recebeu a bênção.

Observe: o que é emprestado ao Senhor certamente será retribuído com juros, para nosso indizível proveito, e muitas vezes da mesma espécie. Ana entrega um filho a Deus e é recompensada com cinco; pois a bênção de Eli se cumpriu (v. 21): “Ela deu à luz três filhos e duas filhas.”

Nada se perde ao emprestar a Deus ou perder algo por causa dele; isso será devolvido cem vezes mais (Mateus 19:29).

  1. Eles voltaram à própria casa. Isso é mencionado duas vezes, no v. 11 e novamente no v. 20. Era muito agradável comparecer à casa de Deus, bendizê-lo e receber sua bênção. Mas tinham uma família em casa que precisava de seus cuidados; por isso voltaram para lá, deixando alegremente o querido pequeno, pois sabiam que o deixavam num bom lugar.

Não parece que ele tenha chorado por eles; parecia tão disposto a ficar quanto eles a deixá-lo. Tão depressa deixou de lado as coisas de criança e se comportou como homem. 3. Continuaram a comparecer regularmente à casa de Deus com o sacrifício anual (v. 19). Não pensavam que o serviço de seu filho ali os dispensasse, nem que aquela oferta substituísse as demais.

Depois de descobrirem o benefício de se achegar a Deus, não deixavam de ir em nenhuma ocasião prescrita; e agora tinham mais um motivo para ir a Siló. Podemos supor que visitavam o filho com mais frequência que uma vez por ano, pois Ramá ficava a menos de dez milhas dali.

A visita anual é mencionada porque então traziam o sacrifício do ano, e Ana vestia o filho — talvez mais de uma vez por ano — com uma túnica nova (v. 19) e tudo o que a acompanhava.

Ela assumiu o compromisso de fornecer roupas a ele durante seu aprendizado no tabernáculo e cuidava para que estivesse bem vestido, a fim de que sua aparência no serviço fosse mais decente e agradável e de que ele fosse encorajado no promissor início de sua carreira.

Os pais devem cuidar para que nada apropriado falte aos filhos, estejam eles em casa ou longe dela; e os filhos obedientes e promissores que servem ao Senhor merecem cuidado e bondade redobrados.

  1. O menino Samuel ia muito bem. É mencionado quatro vezes nestes versículos e ficamos sabendo de duas coisas: (1.) O serviço que prestava ao Senhor. De fato, ia muito bem, pois servia ao Senhor (v. 11, 18) de acordo com sua capacidade. Aprendia o catecismo, era assíduo nas devoções, logo aprendeu a ler e gostava do livro da lei; assim, servia ao Senhor.

Servia diante de Eli, isto é, sob a supervisão dele e conforme suas instruções, não diante dos filhos de Eli; todos concordavam que eles não serviam para ser seus tutores. Talvez acompanhasse Eli de perto, sempre pronto para ir buscar ou levar o que ele precisasse; e isso se chama servir ao Senhor.

Talvez também cumprisse pequenas tarefas junto ao altar, embora fosse muito mais novo do que a idade determinada pela lei para o serviço dos levitas. Podia acender uma vela, segurar um prato, levar um recado ou fechar uma porta; por fazer isso com disposição piedosa, o serviço é chamado de serviço ao Senhor e recebe grande destaque.

Depois de algum tempo, fazia tão bem o seu trabalho que Eli determinou que servisse com um éfode de linho, como os sacerdotes, embora não fosse sacerdote, pois via que Deus estava com ele. Observe: as crianças devem aprender desde cedo a servir ao Senhor. Os pais devem criá-las com esse fim, e Deus as aceitará.

Em especial, ensinem-nas a respeitar seus mestres, como Samuel respeitava Eli. Ninguém começa cedo demais a viver piedosamente. Veja Salmos 8:2 e Mateus 21:15, 16. (2.) A bênção que recebeu do Senhor: ele crescia diante do Senhor como uma planta tenra (v. 21), avançava (v. 26) em força e estatura e, sobretudo, em sabedoria, entendimento e aptidão para o trabalho.

Observe: os jovens que servem a Deus tão bem quanto podem recebem graça para progredir e servi-lo melhor. Os que são plantados na casa de Deus florescerão (Salmos 92:13). Ele era favorecido pelo Senhor e pelas pessoas.

É grande incentivo às crianças serem dóceis, virtuosas e boas desde cedo: assim serão amadas por Deus e pelas pessoas. Essas crianças são queridas tanto no céu quanto na terra. O que se diz aqui de Samuel também se diz do nosso bendito Salvador, esse grande exemplo (Lucas 2:52).

II. Vejamos agora como as coisas iam mal na família de Eli, embora morasse junto à própria entrada do tabernáculo. Quanto mais perto da igreja, mais longe de Deus.

  1. A perversidade abominável dos filhos de Eli (v. 12): “Os filhos de Eli eram filhos de Belial.” A expressão é enfática. Nada indica que Eli fosse um homem mau; sem dúvida, educara bem os filhos, dando-lhes boas instruções, bom exemplo e muitas orações sinceras por eles. Ainda assim, ao crescerem, revelaram-se filhos de Belial, homens profanos e libertinos sem vergonha: “Não conheciam o Senhor.”

Não podiam deixar de ter um conhecimento intelectual de Deus e de sua lei, uma forma de conhecimento (Romanos 2:20); mas, como sua conduta não correspondia a esse conhecimento, são descritos como inteiramente ignorantes de Deus. Viviam como se nada soubessem dele.

Observe: os pais não podem dar graça aos filhos, e a piedade não corre no sangue. Muitos pais sinceramente piedosos vivem para ver seus descendentes notoriamente ímpios e profanos, pois a corrida não é dos velozes.

Eli era sumo sacerdote e juiz em Israel. Por nascimento, seus filhos eram sacerdotes. Sua condição era sagrada e honrosa e os obrigava, por amor à reputação, a manter a decência. Moravam junto à fonte tanto do governo quanto do ministério; apesar disso, eram filhos de Belial, e a honra, o poder e o conhecimento que possuíam só os tornavam piores.

Não foram servir a outros deuses, como faziam os que viviam longe do altar, pois recebiam da casa de Deus sua riqueza e dignidade. Mas, pior ainda, conduziam o serviço de Deus como se ele fosse uma das divindades do monturo adoradas pelos pagãos.

É difícil dizer o que mais desonra a Deus, a idolatria ou a profanação, especialmente quando os profanadores são sacerdotes. Vejamos a perversidade dos filhos de Eli; é uma cena triste.

(1.) Profanavam as ofertas do Senhor e delas tiravam lucro para si, ou melhor, satisfaziam a própria gula. Deus lhes dera provisão suficiente por meio dos sacrifícios.

As ofertas queimadas ao Senhor eram parte considerável de sua renda, mas não lhes bastavam; não serviam ao Deus de Israel, mas ao próprio ventre (Romanos 16:18). Eram como os cães vorazes de que fala o profeta, que nunca se fartam (Isaías 56:11).

[1.] Roubavam os ofertantes e tomavam para si parte do sacrifício pacífico que pertencia a eles. Os sacerdotes tinham direito ao peito movido e à coxa alçada (Levítico 7:34), mas isso não os satisfazia.

Enquanto a carne fervia para o ofertante fazer uma refeição religiosa com os amigos, eles enviavam um servo com um garfo de três dentes, um tridente, para enfiá-lo na panela; o que viesse no garfo ficava para o sacerdote (v. 13, 14).

O povo, por grande reverência, deixou que isso se tornasse costume; depois de algum tempo, invocava-se a prática como justificativa para esse evidente abuso. [2.] Interpunham-se até mesmo entre Deus e o que lhe era devido, usurpando também o direito dele. Como se já não bastasse cansar os homens, cansavam também o meu Deus (Isaías 7:13).

Observe-se, para honra de Israel, que, embora o povo cedesse passivamente às exigências indevidas dos sacerdotes, preocupava-se muito para que Deus não fosse roubado: “Que não deixem de queimar imediatamente a gordura” (v. 16). Que o altar receba o que lhe é devido, pois isso é o principal. Se Deus não receber a gordura, o povo pouco conforto terá ao comer a carne.

Era vergonhoso que os sacerdotes precisassem ser advertidos assim pelo povo sobre seu dever; mas eles não deram atenção à advertência.

O sacerdote seria servido primeiro e tomaria da gordura também o que bem entendesse, pois estava cansado de carne cozida e queria carne assada; para isso, exigia que lhe dessem a carne crua.

Se o ofertante contestasse — não em favor próprio, pois deixava o sacerdote tomar o que quisesse de sua parte, mas em favor do altar, insistindo que primeiro queimassem a gordura —, até o servo do sacerdote se tornara tão arrogante que exigia receber a carne logo ou a tomaria à força.

Não poderia haver afronta maior a Deus nem abuso mais grave contra o povo. O resultado, primeiro, foi o desagrado de Deus: “O pecado desses jovens era muito grande diante do Senhor” (v. 17). Nada provoca mais a Deus do que profanar coisas sagradas e satisfazer os próprios apetites com as ofertas do Senhor.

Segundo, a religião sofreu: “Os homens aborreciam a oferta do Senhor.” Todos os homens bons aborreciam a maneira como os sacerdotes administravam as ofertas; muitos outros, sem perceber, passaram a desprezar as próprias ofertas por causa deles. O povo pecava ao ter em baixa conta as instituições de Deus, mas o pecado muito maior era dos sacerdotes, que lhe davam motivo para isso.

Nada traz maior vergonha à religião do que a avareza, a sensualidade e a arrogância dos ministros. Em meio a esta triste história, menciona-se novamente a devoção de Samuel: “Mas Samuel servia diante do Senhor.” Isso mostra o poder da graça de Deus, que o conservava puro e piedoso no meio daquela gente perversa.

Isso também ajudava a sustentar o crédito cada vez menor do santuário na opinião do povo. Depois de dizer tudo o que podiam contra os filhos de Eli, as pessoas não podiam deixar de admirar a seriedade de Samuel e de falar bem da religião por causa dele.

(2.) Seduziam as mulheres que vinham adorar junto à entrada do tabernáculo (v. 22). Tinham esposas, mas eram como “cavalos bem alimentados” (Jeremias 5:8).

Ir às casas de prostitutas comuns já teria sido perversidade abominável; mas aproveitar a influência que tinham como sacerdotes sobre aquelas mulheres de devoção e inclinação religiosa, levando-as a cometer tamanha maldade, era impiedade tão horrenda que mal se pode acreditar que homens que se diziam sacerdotes fossem capazes dela.

Espantem-se com isso os céus, e trema a terra! Nenhuma palavra pode expressar adequadamente a vileza de práticas assim.

  1. A repreensão que Eli fez aos filhos por essa perversidade. Eli já era muito velho (v. 22) e não podia supervisionar o serviço do tabernáculo como antes; deixou tudo a cargo dos filhos, que, por causa das fraquezas da idade dele, o desprezavam e faziam o que queriam.

Contudo, Eli foi informado da perversidade dos filhos. Podemos imaginar como isso lhe partiu o coração e aumentou os fardos da velhice; mas parece que ele só os repreendeu quando soube que seduziam as mulheres. Então julgou adequado adverti-los. Se tivesse repreendido a ganância e a gula deles, talvez isso pudesse ter sido evitado.

Os jovens devem ser advertidos de suas faltas assim que se percebe que começam a cometer excessos, para que o coração não se endureça. Quanto à repreensão de Eli, observe: (1.) Foi muito justa e razoável. O que ele disse era apropriado.

[1.] Disse-lhes que os fatos eram claros demais para serem negados e públicos demais para serem escondidos: “Ouço de todo este povo acerca de vossa má conduta” (v. 23). Não era suspeita de uma ou duas pessoas; muitos davam testemunho disso.

Todos os vizinhos os censuravam e traziam queixas a Eli, esperando que reparasse o agravo. [2.] Mostrou-lhes as consequências ruins do que faziam: não só pecavam, como também levavam Israel a pecar e teriam de responder pelo pecado do povo, além do próprio.

“Vocês, que deveriam afastar os homens da iniquidade” (Malaquias 2:6), faziam o povo do Senhor transgredir e corrompiam a nação em vez de reformá-la.

Tentavam as pessoas a servir a outros deuses quando viam o Deus de Israel ser tão mal servido. [3.] Advertiu-os do perigo em que se colocavam (v. 25). Deu a entender o que Deus lhe diria mais tarde: “A iniquidade não será expiada com sacrifício nem oferta” (1 Samuel 3:14).

Se alguém peca contra outra pessoa, o juiz — isto é, o sacerdote, designado juiz em muitos casos (Deuteronômio 17:9) — julgará esse homem, assumirá a causa dele, resolverá a questão e fará expiação pelo culpado. Mas, se alguém peca contra o Senhor — se um sacerdote profana as coisas santas do Senhor, se alguém que trata com Deus em favor de outros o afronta —, quem intercederá por ele?

O próprio Eli era juiz e muitas vezes intercedera pelos transgressores; mas, disse ele: “Vocês pecam contra o Senhor”, isto é, “contra a lei e a honra de Deus, justamente nas coisas que lhe dizem respeito e por meio das quais se faz a reconciliação. Como posso interceder por vocês?”

A situação deles era de fato deplorável, pois o próprio pai não podia dizer uma boa palavra em seu favor nem tinha como comparecer como advogado deles. Os pecados contra o remédio, contra a própria expiação, são os mais perigosos, pois pisam o sangue da aliança; nesse caso, já não resta sacrifício (Hebreus 10:26).

(2.) Mas a repreensão foi branda e gentil demais. Eli deveria tê-los repreendido com severidade. Os crimes deles exigiam dureza, e o temperamento deles também; a brandura com que os tratou só os endureceria ainda mais. A censura foi fraca demais quando disse: “Não é boa a fama que ouço.” Deveria ter dito: “Isto é vergonhoso, escandaloso e intolerável!”

Quer os tenha tratado com tanta ternura por amor a eles, quer por medo deles, isso certamente demonstrava falta de zelo pela honra de Deus e de seu santuário. Eli os entregou ao julgamento de Deus, mas deveria ter julgado pessoalmente os crimes deles, como sumo sacerdote e juiz, e os ter contido e punido. O que disse estava certo, mas não bastava.

Observe: às vezes é preciso tornar mais incisivas as repreensões que fazemos. Há pessoas que precisam ser salvas com temor (Judas 1:23). 3. A obstinação deles diante da repreensão. A brandura de Eli não os comoveu em nada: não deram ouvidos ao pai, embora ele também fosse juiz.

Não respeitaram nem sua autoridade nem seu afeto, o que era para eles um sinal claro de perdição; pois o Senhor queria matá-los. Há muito haviam endurecido o coração e agora Deus, num justo juízo, endureceu-lhes o coração, cauterizou-lhes a consciência e reteve deles a graça que haviam resistido e perdido.

Observe: os que não dão ouvidos às repreensões da sabedoria estão claramente marcados para a ruína. O Senhor decidiu destruí-los (2 Crônicas 25:16). Veja Provérbios 29:1.

Logo depois, volta a ser mencionada a docilidade de Samuel (v. 26), para envergonhar a obstinação deles: “O menino Samuel crescia.” A graça de Deus é dele: negou-a aos filhos do sumo sacerdote e concedeu-a ao filho de um levita do interior.

Versículos 27 a 36

Ameaças contra Eli e sua Casa. (a.C. 1128.)

Eli repreendeu os filhos com brandura excessiva e não os ameaçou como devia. Por isso, Deus lhe enviou um profeta para repreendê-lo severamente e ameaçá-lo, pois, ao tolerá-los, fortalecia-lhes as mãos na perversidade.

Se homens bons falham em seu dever e, por descuido e negligência, contribuem de algum modo para o pecado dos pecadores, devem esperar que isso lhes seja apontado e que sofram as consequências. A família de Eli estava agora mais perto de Deus do que todas as famílias da terra; por isso, Deus a puniria (Amós 3:2).

A mensagem é enviada ao próprio Eli, porque Deus queria levá-lo ao arrependimento e salvá-lo, e não aos filhos, que ele decidira destruir. A mensagem poderia ter despertado Eli para enfim cumprir seu dever e, assim, evitado o juízo; mas não lemos que tenha produzido grande efeito nele. O profeta transmite de Deus uma mensagem muito direta.

I. Ele o lembra das grandes coisas que Deus fizera pela casa de seus antepassados e por sua família. Deus apareceu a Arão no Egito (Êxodo 4:27), na casa da escravidão, como sinal de um favor ainda maior que pretendia conceder-lhe (v. 27). Elevou Arão ao sacerdócio, perpetuou-o em sua família e, com isso, distinguiu-a acima de todas as famílias de Israel.

Confiou-lhe um serviço honroso: oferecer no altar de Deus, queimar incenso e usar o éfode que levava o peitoral do juízo. Estabeleceu para ele uma subsistência honrosa, uma parte de todas as ofertas queimadas ao Senhor (v. 28). Que mais poderia ter feito por eles para levá-los a ser fiéis a ele?

Observe: os favores especiais que recebemos de Deus, sobretudo os do sacerdócio espiritual, tornam nosso pecado ainda mais grave; serão lembrados contra nós no dia do juízo se profanarmos nossa coroa e traírmos o que nos foi confiado (Deuteronômio 32:6; 2 Samuel 12:7, 8).

II. Ele apresenta uma grave acusação contra Eli e sua família. Seus filhos agiram perversamente, e Eli fez vista grossa; assim, tornou-se cúmplice da culpa. Por isso, a acusação se dirige a todos eles (v. 29). 1. Os filhos profanaram impiamente as coisas santas de Deus: “Vós dais coices no meu sacrifício, que ordenei.”

Não apenas tratavam a instituição como coisa desprezível, mas a repeliam como algo a que detestavam estar sujeitos.

Quando cometeram toda a violência e rapina de que lemos, pilhando à força as panelas sobre as quais, na prática, estava escrito “Santidade ao Senhor” (Zacarias 14:20), e tomando para si a gordura que Deus ordenara queimada no altar, ultrajaram ao máximo as ofertas do Senhor.

  1. Eli os encorajou nisso por não punir sua insolência e impiedade: “Tu honras teus filhos mais do que a mim.”

Ou seja: “Preferiu ver minhas ofertas desonradas pela profanação deles a ver seus filhos desonrados por uma censura legal que deveria ter sido aplicada, até a suspensão e destituição ab officio et beneficio, do ofício e de seus rendimentos.”

Os que permitem e incentivam os filhos em qualquer caminho mau e não usam sua autoridade para contê-los e puni-los, na prática, honram-nos mais do que a Deus. São mais zelosos pela reputação dos filhos do que pela glória de Deus e desejam mais agradá-los do que honrá-lo.

  1. Todos participaram do ganho obtido com o sacrilégio. É de temer que o próprio Eli, embora desaprovasse e repreendesse os abusos que os filhos cometiam, não se abstivesse de comer a carne assada que eles conseguiam sacrilegamente (v. 15).

Ele era um homem gordo e pesado (1 Samuel 4:18); por isso, a acusação é contra toda a família, embora Hofni e Fineias fossem os principais culpados: “Vocês se engordam com o que há de melhor em todas as ofertas.” Deus lhes dera alimento suficiente, mas aquilo não bastava; engordavam e satisfaziam seus desejos com aquilo que deveria ser oferecido a Deus. Veja Oseias 4:8.

III. Ele declara que o sacerdócio, antes destinado a permanecer na família de Eli, será retirado dela (v. 30): “O Senhor, Deus de Israel, zeloso pela própria honra e pela de Israel, diz e faz você saber que revogou e anulou sua comissão.” “De fato, eu dissera que a tua casa e a casa de teu pai Itamar andariam diante de mim para sempre.” Eli descendia de Itamar, o filho mais novo de Arão.

Não se sabe por que a dignidade do sumo sacerdócio foi transferida da família de Eleazar para a de Itamar; parece, porém, que isso já havia acontecido, e Eli tinha boas perspectivas de que a honra fosse perpetuada em seus descendentes. Mas observe: a promessa trazia consigo a condição: “Andarão diante de mim para sempre”, isto é: “Terão essa honra, desde que cumpram fielmente o serviço.”

Andar diante de Deus é a grande condição da aliança (Gênesis 17:1). “Que me tenham sempre diante de si, e eu os terei sempre diante de mim” (Salmos 41:12); caso contrário, não. Mas agora o Senhor diz: “Longe de mim tal coisa.” “Agora que vocês me rejeitaram, não podem esperar outra coisa senão que eu os rejeite.

Vocês não andarão diante de mim como deveriam; portanto, não andarão.” Deus dispensa e expulsa de seu serviço servos tão perversos e abusivos.

Alguns pensam que a revogação da concessão tem um alcance maior: cumpriu-se em breve quando os descendentes de Eli foram depostos e Zadoque, descendente de Eleazar, ocupou o lugar de Abiatar; mas seu cumprimento completo viria, por fim, com a abolição total do sacerdócio levítico pelo sacerdócio de Cristo.

IV. Ele apresenta boa razão para essa revogação, fundada numa regra permanente do governo de Deus, pela qual todos devem esperar ser tratados — como a regra segundo a qual Caim foi provado (Gênesis 4:7): “Aos que me honram honrarei, e os que me desprezam serão tidos em pouca conta.”

  1. Observe, em termos gerais: (1.) Deus é a fonte da honra e da desonra; pode exaltar os mais humildes e desprezar os mais importantes. (2.) Devemos esperar que Deus nos trate como o tratamos, embora nos trate com mais favor do que merecemos. Veja Salmos 18:25, 26.

  2. Em particular: (1.) Para eterna reputação da religião e da piedade sincera, que se diga que ela honra a Deus e dá honra aos homens. Por meio dela buscamos e servimos à glória de Deus; e ele não deixará de recompensar nenhum dos que assim fazem, mas garantirá sua glória agora e no porvir. O caminho para ser verdadeiramente grande é ser verdadeiramente bom.

Se nos humilhamos e negamos a nós mesmos em alguma coisa para honrar a Deus, mantendo o olhar fixo nele, podemos confiar nesta promessa: ele nos concederá a melhor honra. Veja João 12:26. (2.) Para perpétuo descrédito da impiedade e da profanação, que se diga que elas desonram a Deus — desprezam o maior e melhor dos seres, a quem os anjos adoram — e trarão desonra aos homens.

Os que agem assim serão tidos em pouca conta. Não só Deus os terá por pouco — o que talvez não lhes importe, assim como os que o honram valorizam a honra que recebem dele, conforme a promessa “eu os honrarei” —, mas também todo o mundo os desprezará.

A própria honra de que se orgulham será lançada ao pó; verão que toda a humanidade os despreza e que seus nomes são motivo de vergonha. Quando morrerem, sua memória apodrecerá; quando ressuscitarem, será para vergonha e desprezo eternos. A desonra que sua malícia impotente lança sobre Deus e sua justiça onipotente recairá sobre a própria cabeça deles (Salmos 79:12).

V. Ele prediz os juízos específicos que cairiam sobre a família de Eli, para sua perpétua vergonha. Uma maldição seria transmitida à sua descendência; terrível maldição, que mostra o zelo de Deus pelas questões de seu culto e como o ofende quando os que, por sua posição e profissão, devem preservar e promover os interesses de sua glória são infiéis ao encargo e os traem.

Se os ministros de Deus forem viciosos e profanos, quão mais severo será o castigo que merecerão, agora e para sempre, em comparação com os outros pecadores! Que leiam e tremam diante da sentença pronunciada aqui contra a casa de Eli. A ameaça é esta:

  1. Seu poder seria quebrado (v. 31): “Cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai.” Seriam privados de toda autoridade, depostos e sem a influência que antes exerciam sobre o povo. Deus os tornaria desprezíveis e vis. Veja Malaquias 2:8, 9.

Os filhos haviam abusado do poder para oprimir o povo e usurpar seus direitos; o pai não usara o próprio poder, como devia, para contê-los e puni-los. Por isso, foi justo ameaçar cortar o braço que não se estendera como deveria.

  1. Sua vida seria abreviada. Eli era velho; mas, em vez de empregar a sabedoria, a gravidade, a experiência e a autoridade da idade no serviço de Deus e no sustento da religião, permitiu que as fraquezas da velhice o tornassem mais frio e negligente no dever. Por isso, ameaçou-se que nenhum descendente seu chegaria à velhice (v. 31, 32).

Isso é dito duas vezes: “Não haverá velho na tua casa para sempre”; e novamente (v. 33): “Todos os que crescerem na tua casa, geração após geração, morrerão no vigor da idade”, no meio dos anos de serviço. Assim, embora a família não fosse extinta, jamais teria importância, nem algum de seus membros se destacaria em sua época.

O bispo Patrick conta, com base em alguns escritores judeus, que muito tempo depois havia em Jerusalém uma família cujos membros raramente viviam mais de dezoito anos. Ao investigar, descobriu-se que descendiam da casa de Eli, sobre a qual se pronunciara esta sentença.

  1. Todos os seus confortos seriam amargurados. (1.) O conforto que encontravam no santuário, em sua riqueza e prosperidade: “Verás um inimigo na minha habitação.” Isso se cumpriu nas invasões dos filisteus e nos danos que causaram a Israel, empobrecendo a terra (1 Samuel 13:19); sem dúvida, diminuíram muito também os rendimentos dos sacerdotes.

A captura da arca foi um ato de hostilidade contra a habitação de Deus que partiu o coração de Eli. Assim como é bênção para uma família ver paz sobre Israel (Salmos 128:5, 6), o contrário é um juízo doloroso, sobretudo para a família de sacerdotes.

(2.) O conforto que tinham com os filhos: “O homem da tua família que eu não eliminar por morte prematura viverá para ser vergonha e fardo da família, escândalo e aflição dos seus parentes.”

“Ele consumirá teus olhos e afligirá teu coração” por sua insensatez ou enfermidade, perversidade ou pobreza. A tristeza pela morte de um filho é grande, mas muitas vezes a causada por um filho mau é ainda maior.

  1. Seus bens seriam desperdiçados e eles seriam reduzidos à extrema pobreza (v. 36): “Quem restar na tua casa pouca alegria terá na vida, por não ter como se sustentar; virá e se curvará à família que suceder à tua, pedindo sustento.” (1.) Mendigará a menor esmola — uma pequena moeda de prata, pois o termo designa a moeda mais miúda, e um pedaço de pão.

Veja como isso correspondia ao pecado. Os filhos de Eli exigiam os melhores pedaços de carne; seus descendentes se contentariam com um pedaço de pão. Observe: a necessidade é o justo castigo da vida dissoluta. Os que não se contentavam sem iguarias e variedade, eles ou seus descendentes, acabam privados do necessário; o Senhor é justo ao puni-los assim.

(2.) Mendigará a função mais humilde: “Põe-me em algum cargo do sacerdócio” — assim diz o original. “Faze-me como um dos empregados”; esse é o lugar mais adequado para o pródigo. A abundância e o poder se perdem quando são mal empregados.

Não teriam como reivindicar nenhum cargo honroso, nem sequer um posto junto ao altar; teriam de pedir uma ocupação humilde, por mais duro que fosse o trabalho e pequeno o salário, desde que conseguissem pão.

É provável que isso se cumprisse plenamente quando Abiatar, descendente de Eli, foi deposto por Salomão por traição, e ele e seus familiares perderam seus cargos no templo (1 Reis 2:26, 27); assim, seus descendentes provavelmente chegaram aos extremos descritos aqui.

  1. Deus começaria em breve a executar esses juízos com a morte de Hofni e Fineias, notícia triste que o próprio Eli ainda viveria para ouvir: “Isto te será por sinal” (v. 34). Ao ouvi-la, diria: “Agora a palavra de Deus começa a cumprir-se; uma ameaça já se cumpriu, e disso concluo que todas as demais se cumprirão a seu tempo.”

Hofni e Fineias haviam pecado juntos muitas vezes; prediz-se aqui que morreriam juntos, ambos no mesmo dia. Ajuntai estes joios num feixe para o fogo. Isso se cumpriu (1 Samuel 4:11).

VI. Em meio a todas essas ameaças contra a casa de Eli, promete-se misericórdia a Israel (v. 35): “Levantarei para mim um sacerdote fiel.” 1. Isso se cumpriu em Zadoque, da família de Eleazar, que ocupou o lugar de Abiatar no começo do reinado de Salomão e foi fiel ao encargo. Enquanto durou o sacerdócio levítico, os sumos sacerdotes vieram de sua descendência.

Observe: a perversidade dos ministros pode destruí-los, mas não destruirá o ministério. Por piores que sejam os encarregados, o ofício permanecerá até o fim do mundo. Se alguns traem o encargo, outros serão levantados para cumpri-lo fielmente. A obra de Deus jamais cairá por falta de trabalhadores.

Diz-se que o sumo sacerdote andaria diante do ungido de Deus — isto é, Davi e sua descendência — porque usava o peitoral do juízo, que consultava não em assuntos comuns, mas em favor do rei e nas questões de Estado.

Observe: apesar da decadência que vemos e lamentamos em muitas famílias, Deus garantirá para si uma sucessão. Se alguns se tornam piores que seus antepassados, outros, para equilibrar isso, se tornarão melhores.

  1. A promessa se cumpre plenamente no sacerdócio de Cristo, aquele sumo sacerdote misericordioso e fiel que Deus levantou quando o sacerdócio levítico foi rejeitado. Em tudo ele fez a vontade de seu Pai; para ele Deus edificará uma casa firme, sobre uma rocha, de modo que as portas do inferno não prevaleçam contra ela.

Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra