1 Samuel 1
Argumento
1 Samuel
UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DO PRIMEIRO LIVRO DE
SAMUEL.
Este livro e o seguinte trazem o nome de Samuel no título, não porque ele os tenha escrito — exceto a parte que pertenceu ao seu próprio tempo, até o capítulo 25 do primeiro livro, onde temos o relato de sua morte —, mas porque o primeiro livro começa com um relato extenso dele, seu nascimento e infância, sua vida e seu governo.
O restante desses dois volumes, que levam seu nome, contém a história dos reinados de Saul e Davi, ambos ungidos por ele.
Como a história desses dois reis ocupa a maior parte desses livros, a Vulgata latina os chama de Primeiro e Segundo Livros dos Reis, e os dois seguintes, de Terceiro e Quarto. Os títulos das Bíblias inglesas mencionam esse outro nome: também chamado Primeiro Livro dos Reis, etc. A Septuaginta os chama de Primeiro e Segundo Livros dos Reinos.
Não há necessidade de discutir sobre isso, mas tampouco há motivo para se afastar do texto hebraico. Esses dois livros contêm a história dos dois últimos juízes, Eli e Samuel, que, ao contrário dos demais, não eram homens de guerra, mas sacerdotes. Nessa medida, são um apêndice ao livro de Juízes.
Contêm também a história dos dois primeiros reis, Saul e Davi; nessa medida, dão início à história dos reis.
Eles contêm uma parte considerável da história sagrada, são citados às vezes no Novo Testamento e muitas vezes nos títulos dos salmos de Davi. Esses salmos, se colocados em sua ordem, se situariam nestes livros.
Não se sabe ao certo quem os escreveu. É provável que Samuel tenha escrito a história de seu próprio tempo e que, depois dele, algum dos profetas que estavam com Davi — Natã é tão provável quanto qualquer outro — tenha continuado o relato.
Este primeiro livro nos dá um relato completo da queda de Eli e da ascensão e do bom governo de Samuel, 1 Samuel 1-8; da renúncia de Samuel ao governo e da ascensão e má administração de Saul, 1 Samuel 9-15; da escolha de Davi, suas lutas com Saul, a ruína final de Saul e o caminho aberto para Davi chegar ao trono, 1 Samuel 16-31. E essas coisas foram escritas para o nosso ensino.
A história de Samuel começa aqui tão cedo quanto a de Sansão, antes mesmo de seu nascimento, assim como depois aconteceu com a de João Batista e a do nosso bendito Salvador. Alguns dos heróis das Escrituras parecem surgir das nuvens, por assim dizer, e aparecem pela primeira vez já em pleno vigor e esplendor. Outros, porém, são acompanhados desde o nascimento, desde o ventre e desde a concepção.
O que Deus diz do profeta Jeremias é verdadeiro para todos: “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci” (Jeremias 1:5). Alguns grandes homens vieram ao mundo cercados de mais atenção que outros e foram distinguidos desde cedo das pessoas comuns; Samuel foi um deles. Nisso, Deus age livremente.
A história de Sansão o apresenta como filho da promessa (Juízes 13); a de Samuel, como filho da oração. O nascimento de Sansão foi anunciado por um anjo à mãe; Samuel foi pedido por sua mãe a Deus. Juntas, essas histórias mostram que maravilhas são produzidas pela palavra e pela oração. A mãe de Samuel era Ana, a principal personagem deste capítulo.
I. Sua aflição: ela não tinha filhos, e a insolência de sua rival agravava essa aflição, embora em alguma medida fosse compensada pela bondade do marido (vv. 1-8).
II. A oração e o voto que ela fez a Deus nessa aflição; Eli, o sumo sacerdote, primeiro a repreendeu, mas depois a encorajou (vv. 9-18).
III. O nascimento e a amamentação de Samuel (vv. 19-23). IV. A apresentação dele ao Senhor (vv. 24-28).
Versículos 1 a 8
A Linhagem de Samuel: Elcana, Ana e Penina. (a.C. 1140.)
Temos aqui um relato da família na qual nasceu Samuel, o profeta. Seu pai se chamava Elcana; era levita e pertencia à família dos coatitas, a casa mais honrada daquela tribo, como se vê em 1 Crônicas 6:33, 34. Seu antepassado Zufe era efratita, isto é, de Belém de Judá, chamada Efrata (Rute 1:2).
Foi ali que essa família levítica se estabeleceu primeiro, mas, com o tempo, um de seus ramos mudou-se para o monte Efraim, de onde descendia Elcana. O levita de Mica veio de Belém para o monte Efraim (Juízes 17:8). Talvez se mencione a origem efratita deles para mostrar sua ligação com Davi.
Elcana morava em Ramá, ou Ramataim, que significa “Ramá dupla”, a cidade alta e a baixa; era o mesmo lugar que Arimateia, de onde era José, aqui chamado Ramataim-Zofim. Zofim significa “vigias”; provavelmente havia ali uma das escolas dos profetas, pois os profetas são chamados de vigias.
A paráfrase caldeia chama Elcana de discípulo dos profetas. Parece-me, porém, que a profecia reviveu em Samuel; antes dele, durante muito tempo, não houve visão manifesta (1 Samuel 3:1).
Também não há menção a profeta do Senhor entre Moisés e Samuel, exceto em Juízes 6:8. Portanto, não temos razão para pensar que ali existisse uma escola ou seminário de profetas até o próprio Samuel fundar um (1 Samuel 19:19, 20). Esse é o relato da linhagem de Samuel e do lugar de seu nascimento. Vejamos agora a situação de sua família.
I. Era uma família devota. Todas as famílias de Israel deveriam ser assim, mas isso se aplicava de modo especial às famílias dos levitas. Os ministros devem ser exemplos de devoção familiar. Elcana subia nas festas solenes ao tabernáculo em Siló para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor dos Exércitos.
Creio que esta é a primeira vez nas Escrituras que Deus é chamado de Senhor dos Exércitos, Jehovah Sabaoth, nome pelo qual mais tarde foi muito chamado e conhecido.
É provável que o profeta Samuel tenha sido o primeiro a usar esse título de Deus, para consolo de Israel, quando, em seu tempo, os exércitos israelitas eram poucos e fracos, enquanto os de seus inimigos eram numerosos e poderosos. Isso os sustentaria: o Deus a quem serviam era o Senhor dos Exércitos, tanto dos céus como da terra. Ele tem autoridade soberana sobre todos e os utiliza como lhe apraz.
Elcana era um levita do interior e, pelo que se sabe, não tinha cargo ou função que exigisse sua presença no tabernáculo. Mesmo assim, subia como um israelita comum, com os próprios sacrifícios, para encorajar os vizinhos e dar-lhes bom exemplo. Ao oferecer sacrifícios, adorava, juntando orações e ações de graças a eles. Era constante nessa prática religiosa, pois subia todos os anos.
O que tornava isso ainda mais louvável nele era: 1. A decadência geral e o abandono da religião na nação. Alguns adoravam outros deuses, e a maioria era negligente no serviço ao Deus de Israel; ainda assim, Elcana manteve sua integridade. Fizessem os outros o que fizessem, ele estava decidido a servir ao Senhor com sua casa.
- Hofni e Fineias, filhos de Eli, eram então os principais responsáveis pelo serviço na casa de Deus. Eles se comportavam muito mal em suas funções, como veremos adiante; mesmo assim, Elcana subia para oferecer sacrifícios.
Naquela época, Deus havia vinculado seu povo a um só lugar e a um só altar, proibindo-o de adorar em qualquer outro lugar, sob qualquer pretexto. Por pura obediência a essa ordem, Elcana comparecia em Siló. Se os sacerdotes não cumprissem seu dever, ele cumpriria o dele.
Graças a Deus, nós, sob o evangelho, não estamos vinculados a um só lugar ou família. Os pastores e mestres que o Redentor exaltado deu à sua igreja são somente aqueles cujo ministério contribui para aperfeiçoar os santos e edificar o corpo de Cristo (Efésios 4:11, 12).
Ninguém tem domínio sobre a nossa fé; nossa obrigação é para com aqueles que nos ajudam a crescer em santidade e alegria, e não para com os que, por imoralidade escandalosa como a de Hofni e Fineias, fazem com que os sacrifícios do Senhor sejam desprezados. Ainda assim, a validade e a eficácia dos sacramentos não dependem da pureza de quem os administra.
II. Contudo, era uma família dividida, e suas divisões traziam culpa e sofrimento. Onde há piedade, é lamentável que não haja união. A devoção conjunta de uma família deveria pôr fim às suas divisões.
- A causa original dessa divisão foi Elcana ter se casado com duas mulheres, transgredindo a instituição original do casamento, à qual nosso Salvador remete o assunto: “Desde o princípio não foi assim” (Mateus 19:5, 8). Isso causou problemas na família de Abraão, na de Jacó e agora na de Elcana.
A lei de Deus cuida muito melhor do nosso conforto e bem-estar neste mundo do que nós cuidaríamos se fôssemos deixados por nossa própria conta!
É provável que Elcana tenha se casado primeiro com Ana e, como não teve filhos com ela tão cedo quanto esperava, tenha se casado com Penina. Ela lhe deu filhos, mas, em outros aspectos, era um tormento para ele. Assim, muitas vezes os homens são castigados com as varas que eles próprios fizeram.
- A consequência desse erro foi que as duas mulheres não conseguiam conviver em paz. Elas tinham bênçãos diferentes: Penina, como Lia, era fértil e tinha muitos filhos. Isso deveria tê-la deixado satisfeita e agradecida, embora fosse a segunda esposa e menos amada.
Ana, como Raquel, não tinha filhos, mas era muito querida pelo marido, que aproveitava todas as ocasiões para mostrar a ela e aos outros que a amava; muitas vezes lhe dava uma porção especial (v. 5), o que deveria tê-la deixado satisfeita e agradecida.
Mas elas tinham temperamentos diferentes. Penina não suportava a bênção da fertilidade e se tornou arrogante e insolente. Ana não suportava a aflição da esterilidade e ficou melancólica e descontente. Elcana tinha uma tarefa difícil ao lidar com ambas.
(1.) Elcana continuava a comparecer ao altar de Deus apesar dessa infeliz desavença em sua família. Levava consigo as mulheres e os filhos, para que, se não conseguissem concordar em outras coisas, concordassem em adorar a Deus. Se a devoção familiar não põe fim às divisões, que as divisões ao menos não interrompam a devoção.
(2.) Ele fazia tudo o que podia para encorajar Ana e mantê-la animada em sua aflição (v. 4, 5). Na festa, oferecia sacrifícios pacíficos, suplicando pela paz em sua família.
Quando ele e os seus iam comer sua parte do sacrifício, como sinal da comunhão com Deus e com o altar, dava a Penina e aos filhos porções adequadas; a Ana, porém, dava uma porção especial: a melhor peça que chegava à mesa, aquela que se costumava dar nessas ocasiões às pessoas mais estimadas.
Fez isso para demonstrar seu amor por ela e dar-lhe todas as garantias possíveis desse amor.
Observe: [1.] Elcana não amava menos sua esposa por ela ser estéril. Cristo ama sua igreja apesar de suas fraquezas e esterilidade; assim também os homens devem amar suas esposas (Efésios 5:25).
Diminuir o amor justo por alguém da família por causa de uma fraqueza que essa pessoa não pode evitar, e que não é pecado, mas aflição, é pôr a providência de Deus em conflito com seu mandamento e acrescentar, com grande crueldade, aflição ao aflito.
[2.] Ele procurava demonstrar ainda mais seu amor porque ela estava aflita, insultada e abatida. É sábio e correto apoiar os mais frágeis e amparar os que estão sendo derrubados.
[3.] Demonstrava seu grande amor por ela na parte dos sacrifícios pacíficos que lhe dava. Assim devemos expressar nosso afeto a amigos e familiares, orando muito por eles. Quanto mais os amamos, mais espaço devemos dar-lhes em nossas orações.
(3.) Penina era extremamente implicante e provocadora. [1.] Ela censurava Ana por sua aflição, desprezava-a por ser estéril e a insultava, como se o Céu não lhe fosse favorável. [2.] Tinha inveja do lugar que Ana ocupava no amor de Elcana. Quanto mais bondoso ele era com Ana, mais Penina se irritava contra ela, o que era vil e cruel.
[3.] Penina fazia isso sobretudo quando subiam à casa do Senhor, talvez porque então estivessem mais juntas do que em outras ocasiões, ou porque Elcana demonstrasse mais afeto por Ana. Era muito pecaminoso mostrar sua maldade justamente quando deviam erguer mãos puras no altar de Deus, sem ira nem contenda.
Também era muito cruel afligir Ana naquele momento, não só porque estavam em público e os outros perceberiam, mas porque Ana queria dedicar-se à adoração e desejava estar calma, serena e livre de perturbações.
O grande adversário da nossa pureza e paz se esforça ao máximo para nos perturbar justamente quando deveríamos estar mais serenos. Quando os filhos de Deus vêm apresentar-se diante do Senhor, Satanás certamente aparece entre eles (Jó 1:6).
[4.] Penina continuava a agir assim ano após ano; não foi uma ou duas vezes, mas uma prática constante. Nem o respeito ao marido nem a compaixão por Ana conseguiam fazê-la desistir.
[5.] O propósito dela era irritar Ana, talvez na esperança de partir-lhe o coração para possuir sozinha o coração do marido, ou simplesmente porque gostava de vê-la aflita. Ana não podia agradá-la mais do que se irritando.
Repare: é sinal de caráter vil gostar de entristecer os que são melancólicos e têm espírito abatido, ou de irritar os que tendem a ficar aflitos e inquietos. Devemos carregar os fardos uns dos outros, não acrescentar-lhes mais peso.
(4.) Ana, coitada, não conseguia suportar a provocação: chorava e não comia (v. 7). Isso a fazia sofrer e afetava todos os seus familiares. Não comia da refeição; sua tristeza lhe tirava o apetite, tornava-a incapaz de conviver e perturbava a harmonia da alegria familiar.
Era da refeição oferecida depois do sacrifício que ela não comia, pois não deviam comer das coisas sagradas durante o luto (Deuteronômio 26:14; Levítico 10:19).
Ainda assim, era fraqueza dela ceder tanto à tristeza mundana a ponto de se privar da alegria santa em Deus. Os que têm espírito irritadiço e levam as provocações muito a sério são inimigos de si mesmos; privam-se em grande medida dos confortos da vida e da piedade.
Vemos que Deus percebeu esse efeito nocivo das desavenças conjugais: os ofendidos cobriam de lágrimas o altar do Senhor, de modo que ele já não atentava para a oferta (Malaquias 2:13).
(5.) Elcana dizia tudo o que podia para consolá-la. Ana não o censurava pela falta de bondade ao se casar com outra mulher, como Sara fez, nem respondia às ofensas de Penina com outras ofensas; tomava toda a aflição para si, o que despertava muita compaixão. Elcana se mostrava profundamente entristecido com a tristeza dela (v. 8): “Ana, por que choras?”
[1.] Ele ficava muito angustiado ao vê-la tão dominada pela tristeza. Os que se tornam uma só carne pelo casamento também devem ser um só espírito nesse sentido: compartilhar as aflições um do outro, para que um não fique tranquilo enquanto o outro sofre. [2.] Ele lhe dá uma repreensão amorosa: “Por que choras?”
“E por que está triste o teu coração?” A quem Deus ama, ele repreende; nós também devemos fazê-lo. Elcana a leva a examinar a causa de sua tristeza.
Embora ela tivesse razão para se afligir, deveria considerar se havia motivo para sofrer tanto, sobretudo a ponto de deixar de comer das coisas sagradas.
Repare: nossa tristeza, por qualquer motivo, é pecaminosa e desmedida quando nos afasta do dever para com Deus e torna amargo o consolo nele; quando nos deixa ingratos pelas misericórdias que desfrutamos e desconfiados da bondade de Deus quanto às futuras misericórdias; quando esfria nossa alegria em Cristo e nos impede de cumprir nossos deveres e desfrutar do consolo das relações familiares.
[3.] Elcana dá a entender que nada faltaria da parte dele para compensar a tristeza dela: “Não sou eu melhor para ti do que dez filhos? Tu sabes que tens todo o meu afeto; que isso te console.” Repare: devemos prestar atenção aos nossos consolos para não sofrermos excessivamente por nossas aflições; pois merecemos estas, mas perdemos o direito àqueles.
Para manter o equilíbrio, devemos olhar para o que está a nosso favor, bem como para o que está contra nós; do contrário, seremos injustos com a providência e cruéis conosco mesmos. Deus pôs uma coisa em oposição à outra (Eclesiastes 7:14), e nós também devemos fazê-lo.
Versículos 9 a 18
A Oração de Ana. (a.C. 1140.)
Elcana repreendeu com brandura a tristeza desmedida de Ana, e aqui vemos o bom efeito dessa repreensão.
I. Ela voltou a comer. Comeu e bebeu (v. 9). Não se endureceu na tristeza nem se fechou quando foi repreendida. Ao perceber que o marido estava aflito porque ela não vinha comer com os demais, animou-se como pôde e sentou-se à mesa. Controlar as paixões é um exercício de abnegação tão grande quanto controlar o apetite.
II. Ela foi levada à oração. A repreensão a levou a refletir: “Faço bem em me irar? Faço bem em me afligir? Que bem isso me faz?”
“Em vez de carregar esse fardo nos ombros, não seria melhor aliviar-me dele e lançá-lo sobre o Senhor em oração?” Elcana dissera: “Não sou eu melhor para ti do que dez filhos?”, o que talvez a tenha levado a pensar: “Se ele é ou não melhor, Deus é; portanto, recorrerei a ele, derramarei diante dele a minha queixa e verei que alívio isso me traz”.
Se alguma vez ela faria um pedido mais solene que o habitual diante do trono da graça, era agora. Estavam em Siló, à entrada do tabernáculo, onde Deus prometera encontrar-se com seu povo e que era casa de oração.
Tinham acabado de oferecer sacrifícios pacíficos, para obter o favor de Deus e todo bem, e como sinal de sua comunhão com ele. Depois de se alegrarem por terem sido aceitos por Deus, tinham comido do sacrifício.
Agora era apropriado fazer sua oração com base naquele sacrifício. Por meio dos sacrifícios pacíficos, não só se fazia expiação pelo pecado, mas também se obtinham para nós a atenção e a aceitação de nossas orações, bem como uma resposta de paz. Em todas as nossas súplicas, devemos olhar para esse sacrifício. Sobre a oração de Ana, podemos observar:
- O fervor e a devoção viva que havia nela, manifestos de várias maneiras que nos servem de orientação para orar. (1.) Ela aproveitou a tristeza e a aflição presentes para despertar e avivar suas afeições piedosas na oração: em amargura de alma, ela orou (v. 10).
Devemos fazer bom uso das aflições: elas devem tornar mais fervorosas nossas súplicas a Deus. Nosso bendito Salvador, estando em agonia, orou com mais fervor (Lucas 22:44).
(2.) Ela misturou lágrimas às orações. Não foi uma oração seca: chorou muito. Como verdadeira israelita, chorou e suplicou (Oseias 12:4), confiando na terna misericórdia de nosso Deus, que conhece a alma atribulada. A oração vinha do coração, assim como as lágrimas dos olhos.
(3.) Seu pedido foi muito específico, mas também muito modesto. Pediu um filho, um menino, para que pudesse servir no tabernáculo. Deus nos permite pedir na oração não apenas coisas boas em geral, mas também mencionar aquela bênção especial de que mais precisamos e que mais desejamos. Contudo, ela não diz, como Raquel: “Dá-me filhos” (Gênesis 30:1). Ficaria muito agradecida com um só.
(4.) Ela fez um voto solene: se Deus lhe desse um filho, ela o entregaria a Deus (v. 11). Por nascimento, ele seria levita e, portanto, dedicado ao serviço de Deus; pelo voto da mãe, seria nazireu, e até sua infância seria consagrada. É provável que ela já tivesse contado seu propósito a Elcana e obtido seu consentimento e aprovação.
Repare: os pais têm o direito de dedicar seus filhos a Deus como sacrifícios vivos e sacerdotes espirituais. Com isso, os filhos ficam obrigados a servir a Deus fielmente por toda a vida. Além disso, quando buscamos alguma bênção, é muito apropriado comprometer-nos por um voto a dedicá-la à honra de Deus e usá-la alegremente em seu serviço, caso ele nos conceda essa bênção.
Não podemos alegar que, com isso, merecemos a dádiva; porém, assim nos preparamos para recebê-la e desfrutá-la. Na esperança de receber misericórdia, prometamos cumprir nosso dever.
(5.) Ela falou tão baixo que ninguém podia ouvi-la. Seus lábios se moviam, mas não se ouvia sua voz (v. 13). Assim demonstrou crer que Deus conhece o coração e seus desejos. Para ele, pensamentos são palavras; não é como os deuses a quem se deve clamar em voz alta (1 Reis 18:27).
Isso também foi sinal de sua humildade e de seu santo pudor ao se aproximar de Deus. Ela não era como os que fazem ouvir sua voz no alto (Isaías 58:4). Sua oração foi secreta; embora feita num lugar público, permaneceu privada, e não foi feita, como as orações dos fariseus, para ser vista pelos homens.
É verdade que não temos motivo para nos envergonhar de orar, mas devemos evitar toda aparência de ostentação. Que se mantenha entre nós e Deus o que se passa em nossa alma.
- A severa acusação que ela sofreu por causa disso. Eli era então sumo sacerdote e juiz em Israel; sentava-se num assento no templo para supervisionar o que se fazia ali (v. 9). O tabernáculo é aqui chamado de templo porque estava estabelecido e servia a todos os propósitos de um templo.
Eli sentava-se ali para ouvir pedidos e dar orientações. De algum lugar — provavelmente um canto reservado — avistou Ana orando e, por causa de seu jeito incomum, imaginou que estivesse bêbada. Então falou com ela: “Até quando estarás bêbada?” (v. 14). Era a mesma acusação que fizeram contra Pedro e os apóstolos quando o Espírito Santo lhes deu voz (Atos 2:13).
Talvez, naquela época degenerada, não fosse raro ver mulheres bêbadas à entrada do tabernáculo; do contrário, seria difícil entender como a vil luxúria de Hofni e Fineias encontrava ali presas tão fáceis (1 Samuel 2:22). Eli confundiu Ana com uma dessas mulheres.
Um efeito nocivo do aumento do pecado e de sua popularização é que ele muitas vezes dá ocasião para suspeitarem dos inocentes. Quando uma doença se torna epidêmica, todos são suspeitos de contaminação.
(1.) A culpa foi de Eli, e grave: fez uma acusação tão severa sem observar melhor nem se informar. Se sua própria visão já estivesse fraca, deveria ter encarregado os que estavam com ele de investigar. Os bêbados costumam ser barulhentos e turbulentos, mas aquela pobre mulher estava em silêncio e serena.
A culpa era ainda maior por ele ser sacerdote do Senhor, que deveria compadecer-se dos ignorantes (Hebreus 5:2).
Repare: não convém sermos precipitados e apressados ao julgar os outros, nem nos dispormos a acreditar que são culpados de coisas ruins quando o fato que serve de base à acusação é duvidoso e não comprovado, ou admite uma interpretação favorável.
O amor nos ordena a ter esperança do melhor a respeito de todos e proíbe a atitude condenatória. Paulo tinha boas informações quando apenas em parte acreditou no relato (1 Coríntios 11:18), esperando que não fosse verdade.
Devemos ter cuidado especial ao julgar a devoção alheia, para não chamar de hipocrisia, entusiasmo ou superstição aquilo que de fato nasce de um zelo sincero e é aceito por Deus. (2.) Aquilo foi uma aflição para Ana, e grande: somou-se a todo o resto, como vinagre em suas feridas.
Elcana já a repreendera por não comer nem beber; agora Eli a acusava de ter comido e bebido demais. Foi muito duro. Não é novidade que pensem mal dos que agem bem; não devemos estranhar se às vezes isso nos acontecer.
- A humilde defesa de Ana contra essa acusação. Ela suportou tudo admiravelmente. Não devolveu a acusação nem censurou Eli pela devassidão dos filhos dele; não lhe disse que olhasse para a própria casa e os contivesse; não lhe disse que não convinha a alguém em sua posição maltratar uma pobre adoradora triste diante do trono da graça.
Quando somos acusados injustamente, precisamos vigiar duplamente a porta dos lábios para não retribuir acusação com acusação. Ana julgou suficiente defender-se, e nós também devemos fazê-lo (v. 15, 16). (1.) Por respeito à verdade e a si mesma, ela negou expressamente a acusação.
Falou com todo o respeito possível, chamou-o de “meu senhor” e mostrou quanto desejava conservar sua boa opinião e não ficar sob sua censura.
“Não, meu senhor, não é como suspeitas: não bebi vinho nem bebida forte, nem sequer um pouco” — embora fosse apropriado oferecê-la a alguém tão abatido (Provérbios 31:6) — “muito menos em excesso.”
“Portanto, não tenhas tua serva por filha de Belial.” Os bêbados são filhos de Belial — em especial as mulheres bêbadas —, filhos do maligno, filhos da desobediência, que não suportam o jugo; do contrário, não ficariam bêbados. Isso se aplica ainda mais quando estão de fato embriagados. Quem não consegue governar a si mesmo não aceita que outra pessoa o faça.
Ana reconhece que o crime teria sido muito grave se ela fosse culpada e que Eli poderia, com razão, excluí-la dos pátios da casa de Deus. Mas seu próprio modo de se defender bastava para demonstrar que ela não estava bêbada.
(2.) Para esclarecer a Eli, ela explica seu comportamento naquele momento, que dera ocasião à suspeita: “Sou uma mulher de espírito aflito, abatida e perturbada, e por isso não pareço com os outros; meus olhos estão vermelhos, não de vinho, mas de tanto chorar.”
“Não estava falando comigo mesma, como fazem os bêbados e os tolos; eu estava derramando minha alma diante do Senhor, que ouve e entende a linguagem do coração, por causa da grande aflição e tristeza que sinto.”
Ela orava a Deus com fervor fora do comum e lhe explicou que essa era a verdadeira razão do arroubo e da perturbação que pareciam manifestar-se nela. Repare: quando somos acusados injustamente, devemos procurar não só esclarecer os fatos, mas também satisfazer nossos irmãos, dando-lhes um relato justo e verdadeiro daquilo que entenderam mal.
- Eli reparou a acusação precipitada e hostil com uma bênção bondosa e paternal (v. 17). Ao contrário de muitos que, numa situação dessas, considerariam uma afronta terem seu erro corrigido e serem convencidos de seu engano, ele não se irritou. Em vez disso, passou a encorajar a devoção de Ana tanto quanto antes a havia censurado.
Com estas palavras, “Vai em paz”, não apenas indicou que estava convencido de sua inocência; como sumo sacerdote, falando com autoridade, abençoou-a em nome do Senhor.
Embora não soubesse qual bênção específica ela pedira, acrescentou seu amém ao pedido, tamanha era agora sua estima pela prudência e piedade dela: “Que o Deus de Israel te conceda o pedido que lhe fizeste, seja ele qual for.”
Repare: com nossa atitude mansa e humilde para com os que nos censuram por não nos conhecerem, talvez possamos torná-los nossos amigos e transformar suas críticas em orações por nós.
- A grande satisfação de espírito com que Ana partiu (v. 18). Ela pediu que Eli continuasse a ter boa opinião dela e a orar por ela; depois, foi e comeu o que restava dos sacrifícios pacíficos, dos quais nada podia ficar até a manhã. Seu semblante já não estava triste, nem mostrava, como antes, perturbação interior; estava alegre e serena, e tudo ia bem.
O que havia acontecido? De onde vinha essa súbita e feliz mudança? Em oração, ela confiou seu caso a Deus e o deixou em suas mãos; agora já não estava angustiada. Ana orara por si mesma, e Eli orara por ela; ela acreditava que Deus lhe daria a bênção pedida ou compensaria sua falta de outra maneira.
Repare: a oração traz alívio ao coração de uma alma piedosa. Os descendentes de Jacó muitas vezes descobriram isso, confiantes de que Deus nunca lhes dirá: “Buscai-me em vão” (ver Filipenses 4:6, 7). A oração suavizará o semblante; deve fazê-lo.
Versículos 19 a 28
O Nascimento de Samuel e Sua Apresentação ao Senhor. (a.C. 1137.)
Aqui está: I. O retorno de Elcana e sua família à própria casa, quando terminaram os dias determinados para a festa (v. 19). Observe como aproveitaram o tempo no tabernáculo. Todos os dias em que estiveram ali, inclusive o dia reservado para a viagem de volta, adoraram a Deus; levantaram-se cedo para fazê-lo.
É bom começar o dia com Deus. Que aquele que vem primeiro receba a primazia. Eles tinham uma viagem pela frente e uma família de filhos para levar, mas não partiram antes de adorarem juntos a Deus. A oração e as provisões não impedem uma viagem.
Já haviam passado vários dias em adoração e, ainda assim, participaram mais uma vez. Não devemos nos cansar de fazer o bem.
II. O nascimento e o nome desse filho tão desejado. Por fim, o Senhor se lembrou de Ana, exatamente o que ela desejara (v. 11), e ela não precisava desejar mais nada: isso bastava. Então concebeu e deu à luz um filho. Embora Deus pareça esquecer por muito tempo os fardos, as aflições, as preocupações e as orações de seu povo, no fim mostrará que eles não lhe saíram da memória.
A mãe chamou o menino de Samuel (v. 20). Alguns atribuem ao nome uma etimologia muito parecida com a de Ismael: “ouvido por Deus”, pois as orações da mãe foram ouvidas de modo notável, e ele foi uma resposta a elas. Outros, por causa da explicação que ela dá para o nome, entendem que significa “pedido a Deus”.
O sentido é quase o mesmo: com esse nome, ela queria perpetuar a lembrança do favor de Deus ao atender suas orações.
Assim, cada vez que mencionasse o nome dele, ela mesma encontraria consolo e daria glória a Deus por essa graciosa condescendência. Repare: devemos lembrar com expressões especiais de gratidão as misericórdias recebidas em resposta à oração (Salmos 116:1, 2).
Quantos livramentos e auxílios oportunos podemos chamar de “Samuéis”, pedidos a Deus! Tudo o que recebemos assim nos compromete de modo especial a dedicá-lo a ele.
Com esse nome, Ana também queria lembrar ao filho que ele tinha a obrigação de pertencer ao Senhor: fora pedido a Deus e, ao mesmo tempo, dedicado a ele. Um filho recebido em resposta à oração tem obrigação especial de ser um bom filho. A mãe de Lemuel o lembra de que ele era filho de seus votos (Provérbios 31:2).
III. O cuidado constante de Ana ao amamentá-lo. Ela fez isso não apenas por ele lhe ser querido, mas também por estar dedicado a Deus; por isso, ela mesma o amamentou e não o confiou ao peito de outra mulher.
Devemos cuidar de nossos filhos tendo em vista não só a lei natural, pois são nossos, mas também a aliança da graça, pois foram entregues a Deus. Veja Ezequiel 16:20, 21. Amamentá-los se torna um serviço santo quando o fazemos para o Senhor.
Elcana subia todos os anos para adorar no tabernáculo e, em particular, para cumprir seu voto. Talvez tivesse feito um voto separado do de Ana, caso Deus lhe desse um filho com ela (v. 21).
Ana, embora tivesse grande apreço pelos pátios da casa de Deus, pediu ao marido que a deixasse ficar em casa; as mulheres não eram obrigadas a ir às três festas anuais, como os homens. Ela costumava ir, mas agora pediu para ser dispensada.
- Ela não queria ficar tanto tempo longe do filho pequeno. “Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama?” Podemos supor que permanecia sempre em casa, pois, se fosse a algum lugar, teria ido a Siló. Repare: Deus quer misericórdia, e não sacrifício.
Quem fica impedido de participar das reuniões públicas por amamentar e cuidar de crianças pequenas pode encontrar consolo neste exemplo e crer que, se age assim com os olhos voltados para Deus, ele a aceitará graciosamente. Embora fique em casa, participará dos despojos.
- Ela não queria ir a Siló até o filho ter idade suficiente não apenas para ser levado para lá, mas também para ficar ali. Depois de levá-lo, ela achava que não teria coragem de trazê-lo de volta. Repare: os que estão firmemente decididos a cumprir seus votos ainda podem ter bons motivos para adiar seu cumprimento.
Tudo é belo a seu tempo. Nenhum animal era aceito para sacrifício antes de ficar algum tempo com a mãe (Levítico 22:27). O fruto é melhor quando amadurece.
Elcana concordou com o que ela propôs (v. 23): “Faze o que bem te parecer.” Não tinha prazer em contrariá-la; deixou inteiramente a decisão a cargo dela. Vejam como é bom e agradável quando marido e mulher caminham juntos, adaptando-se um ao outro e cada um aprovando o que o outro faz, sobretudo nas obras de piedade e caridade.
Ele acrescenta uma oração: “Que somente o Senhor confirme a sua palavra”, isto é: “Que Deus preserve a criança dos perigos da primeira infância, para que o voto solene, cuja aceitação Deus nos indicou ao nos dar o menino, seja cumprido no tempo devido e, assim, tudo se complete.”
Repare: os que dedicaram sinceramente seus filhos a Deus podem orar por eles com confiança, para que Deus confirme a palavra selada a eles quando foram selados para ele.
IV. A entrada solene do menino no serviço do santuário. Podemos supor que ele foi apresentado ao Senhor aos quarenta dias, como todos os primogênitos (Lucas 2:22, 23). Isso não é mencionado, pois não havia nada de extraordinário nesse rito. Mas, depois de desmamado, foi apresentado, não para ser resgatado.
Alguns pensam que isso aconteceu assim que ele deixou de mamar, o que, segundo os judeus, só ocorria aos três anos; diz-se que ela o amamentou até desmamá-lo (v. 23). Outros pensam que só ocorreu quando ele deixou para trás as coisas infantis, aos oito ou dez anos.
Não vejo problema em admitir que uma criança tão extraordinária como essa tenha entrado no tabernáculo aos três anos, para ser educada entre os filhos dos sacerdotes.
Está escrito: “O menino ainda era pequeno” (v. 24); mas, por ser mais inteligente do que se esperava para sua idade, não dava trabalho. Ninguém pode começar cedo demais a viver piedosamente. O menino era uma criança, como diz o hebraico, em idade de aprender. A quem ele ensinará conhecimento, senão aos que acabam de ser desmamados do leite e afastados do peito? (Isaías 28:9).
Observe como ela apresentou o filho: 1. Com um sacrifício: nada menos que três novilhos, com uma oferta de cereais para cada um (v. 24). Talvez um novilho para cada ano de vida do menino. Ou um para holocausto, outro para oferta pelo pecado e o terceiro para oferta pacífica.
Ana não pensou que, por apresentar o filho a Deus, tivesse feito de Deus seu devedor; pelo contrário, considerou necessário buscar a aceitação de Deus para seu sacrifício vivo por meio desses animais oferecidos em sacrifício.
Todas as nossas alianças com Deus, por nós e pelos nossos, devem ser firmadas por meio do sacrifício, o grande sacrifício.
- Com um reconhecimento agradecido da bondade de Deus em resposta à oração. Ela conta isso a Eli, pois ele a encorajara a esperar uma resposta favorável (v. 26, 27): “Por este menino orei. Aqui, com minhas orações, obtive o que pedi e aqui o dedico ao Deus que ouve as orações.”
“O senhor se esqueceu de mim, meu senhor, mas eu, que agora apareço tão alegre, sou a mulher — a mesma — que há três anos ficou aqui ao seu lado, chorando e orando; este é o menino pelo qual orei.”
Podemos nos alegrar humildemente pelas respostas às nossas orações, para a glória de Deus. Aqui há um testemunho vivo em favor de Deus. “Sou testemunha de que ele é gracioso” (veja Salmos 66:16-19); “pois por esta bênção, por este consolo, orei, e o Senhor me concedeu o que pedi.” Veja também Salmos 34:2, 4, 6.
Ana não lembra Eli do episódio mencionando a suspeita que ele expressara antes; não diz: “Sou a mulher a quem você fez aquela severa acusação. O que pensa de mim agora?” Não devemos censurar os homens bons por seus erros e descuidos. Eles mesmos já se arrependeram; que não precisem ouvi-los mencionar de novo.
- Com a entrega completa ao Senhor de todo o seu direito sobre o menino (v. 28): “Eu o emprestei ao Senhor por todos os dias que viver.” Ela repete isso porque nunca revogará a decisão: ele será emprestado ou dado ao Senhor, como um bem consagrado a Deus.
Não pretende pedi-lo de volta, como fazemos com o que emprestamos; usa a palavra Shaol, “emprestado”, porque é a mesma palavra que usara antes (v. 20: “Pedi-o ao Senhor”), mas em outra conjugação.
No v. 27, ela diz: “O Senhor me concedeu o pedido que lhe fiz” (Shaalti, no Kal); por isso, “eu o emprestei” (Hishilti, a mesma palavra no Hiphil). Assim, surge outra etimologia para o nome Samuel: não só “pedido a Deus”, mas também “emprestado a Deus”.
Observe: (1.) Tudo o que damos a Deus foi primeiro pedido e recebido dele. Todas as nossas dádivas a ele foram antes dádivas dele para nós: Do que é teu, Senhor, demos a ti (1 Crônicas 29:14, 16).
(2.) Podemos dizer que tudo o que damos a Deus lhe é emprestado porque, embora não possamos retomá-lo como algo emprestado, ele certamente nos retribuirá com juros, para nosso proveito indizível, em especial o que é dado aos pobres (Provérbios 19:17).
Quando dedicamos nossos filhos a Deus pelo batismo, lembremos que eles já lhe pertenciam por direito soberano e que, para nosso consolo ainda maior, continuam sendo nossos.
Ana o entrega ao Senhor, não por um número determinado de anos, como quando crianças são enviadas para aprender um ofício, mas durante vita (“por toda a vida”): será emprestado ao Senhor enquanto viver, nazireu por toda a vida. Nossa aliança com Deus também deve ser assim, como uma aliança de casamento: enquanto vivermos, devemos ser dele e nunca o abandonarmos.
Por fim, o menino Samuel fez sua parte muito além do que se poderia esperar de alguém de sua idade; pois parece que é dele que se diz: “Adorou o Senhor ali”, isto é, fez suas orações.
Sem dúvida, ele era extraordinariamente precoce — conhecemos crianças que demonstraram alguma compreensão da religião muito novas —, e sua mãe, que o destinava ao santuário, teve cuidado especial de educá-lo para o trabalho que faria ali.
Repare: as crianças pequenas devem aprender desde cedo a adorar a Deus. Os pais devem ensiná-las a adorá-lo e levá-las ao culto; devem incentivá-las a participar como puderem. Deus as aceitará graciosamente e lhes ensinará a fazer melhor.